Acessibilidade / Reportar erro
Trans/Form/Ação, Volume: 34, Número: 2, Publicado: 2011
  • Palavra do Editor

  • A crítica deleuziana ao primado da identidade em Aristóteles e em Platão

    Fornazari, Sandro Kobol

    Resumo em Português:

    seguindo a linha interpretativa de Deleuze, em Diferença e repetição, o artigo apresenta como, em Aristóteles e em Platão, a diferença é definida desde a primazia da identidade e como Deleuze rompe com ela, ao definir a diferença em si mesma. A filosofia da diferença deleuziana se compõe a partir da apreensão da diferença como virtualidade positiva e imanente, constituinte da univocidade do ser. No mesmo movimento, ela comporta uma crítica a toda filosofia que busca subordinar a diferença à representação, como em Aristóteles, em que a diferença está submetida à quádrupla raiz da identidade, da analogia, da oposição e da semelhança. Apesar disso, Deleuze explicita a noção de não-ser sem negação presente no Sofista de Platão como testemunho da potência da diferença em subverter a distinção modelo-cópia, ali onde havia um empenho em subordiná-la aos poderes da identidade e da semelhança.

    Resumo em Inglês:

    Following the interpretative line of Deleuze in Difference and Repetition, the paper shows how, in Aristotle and Plato, the difference is defined from the primacy of identity and how Deleuze breaks it to define the difference itself. The Deleuzian philosophy of difference is composed from an apprehension of difference as positive and immanent virtuality constituent of univocal being. In the same motion, it includes a critique of philosophy that seeks to make the difference subject to the representation, as in Aristotle, in which the difference is subject to the fourfold root of identity, analogy, similarity and opposition. Nevertheless, Deleuze explains the concept of nonbeing without negation from Plato's Sophist as testimony of the power of the difference in subverting the distinction copy-model, where there was a commitment to subordinate it to the powers of identity and similarity.
  • La felicidad como ideal de la imaginación

    Ferrer, Soledad García

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo intentamos desarrollar mínimamente los cinco discursos sobre la felicidad que hemos encontrado en la obra de Kant. Los hemos encontrado con dificultad, porque no se trata de discursos ordenados ni continuados a lo largo de sus páginas, sino más bien de sugerencias que van apareciendo de vez en cuando al hilo de otras reflexiones. La felicidad se dibuja como totalidad, como un concepto indeterminado, como el polo opuesto a la cultura, como sentimiento y como bien. Aunque no se trate de discursos bien enlazados, es posible seguirles la pista a lo largo de los textos. No obstante, hay otra sugerencia que Kant nos proporciona y que él mismo no desarrolla en absoluto: según ella la felicidad sería el ideal de la imaginación. Este sexto discurso no pronunciado tal vez pudiera suministrar la clave que nos sirva para encontrar la coherencia de los demás.

    Resumo em Inglês:

    In this article, we develop minimally five discourses about the happiness we find in Kant's work. We hardly met them because they are not ordered or continued speeches throughout his pages, but suggestions that appears from time to time, between the lines of other reflections. Happiness is designed as totality, as an undefined concept, as the opposite corner of culture, and as feeling and wellness. Although not involving linked speeches, it is possible to follow its tracks throughout the text. However, there is another suggestion that Kant gives us without having developed entirely: according to that, happiness would be the ideal of imagination. This non pronounced speech could be the key to find consistency of others.
  • Kant e o resgate do bem na natureza humana decaída

    Pinheiro, Letícia Machado

    Resumo em Português:

    este artigo tem como propósito examinar os argumentos de Kant quanto à possibilidade do restabelecimento do bem face ao mal radical na natureza humana. A investigação aqui proposta toma como ponto de partida e foco central a afirmação kantiana de que intenção ou máxima suprema está corrompida pelo mal, e busca, a partir das consequências de tal constatação e dos argumentos fornecidos por Kant, delinear as possibilidades e o caráter do restabelecimento do bem no interior de tal intenção¹.

    Resumo em Inglês:

    This article has as purpose to examine the Kant's argument with relationship to of the possibility restoration of good in face of radical evil in human nature. The study proposed here takes as its starting and central point to Kant's affirmation that the intention or supreme maxim is corrupted by evil, and seeks, from the consequences of such finding and arguments provided by Kant, outline the possibilities and character of the restoration of good in the within such intention.
  • Do individual e do coletivo: sobre aproximações entre o pensamento de Freud e Marx

    Granúzzio, Patrícia Magri; Ceribelli, Renata de Fátima

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a aproximação teórica entre duas vertentes distintas de pensamento que, inicialmente, pode parecer improvável: a psicanálise e o marxismo. O texto discorre sobre a reflexão da gênesis do problema político, interpretando sociedade e indivíduo como inter-relação da natureza humana, conectando, a partir desse princípio, o problema político e o problema psicológico, este se situando como base original daquele. Portanto, no entrecruzamento de sociedade, poder político e natureza humana, expande-se um campo de investigação que se abre a diversas possibilidades, inclusive à aproximação teórica entre as ideias de Marx e Freud. Dentre diversos autores que discutem o freudomarxismo e o posicionamento de Sigmund Freud, diante das ideias de Karl Marx, será dada exclusividade a Wilhelm Reich, Herbert Marcuse e a Ludwig Marcuse. Para uma crítica às ideias de Herbert Marcuse e análise da inter-relação entre marxismo e psicanálise, por sua vez, recorre-se ao filósofo marxista Louis Althusser e a outros analistas e críticos dessas mesmas ideias.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to discuss the theoretical approach between two distinct strands of thought that initially may seem unlikely: psychoanalysis and Marxism. The text is about the reflection of the political genesis of the problem, interpreting society and individual as the interrelationship of human nature, connecting from this principle, the political problem and the psychological problem that is standing as the original basis of that. Therefore, the intersection of society, political power and human nature, it expands a field of research that opens several possibilities, including the theoretical approach between the ideas of Marx and Freud. Among several authors who discuss the freudomarxismo and positioning of Sigmund Freud on the ideas of Karl Marx will be given exclusivity to Wilhelm Reich, Herbert Marcuse and Ludwig Marcuse. For a critique of ideas of Herbert Marcuse and analysis of the inter-relationship between Marxism and psychoanalysis, in turn, refers to the Marxist philosopher Louis Althusser and other analysts and critics of those ideas.
  • A Fenomenologia como retorno à ontologia em Martin Heidegger

    Zuben, Newton Aquiles von

    Resumo em Português:

    A elaboração de uma ontologia fenomenológica era uma possibilidade inscrita no próprio projeto filosófico husserliano. Em que sentido, no entanto, o espírito da máxima da "volta às coisas mesmas" serviu de inspiração ao retorno à questão do ser? Em que medida as elaborações ontológicas que se atribuíram o título de fenomenológicas permaneceram fiéis ao espírito geral e às diretrizes formais do pensamento de Husserl? É na tentativa de responder a essas questões que nos propomos examinar a posição especial de Heidegger face ao problema da articulação da ontologia com a fenomenologia. Nossa preferência é ditada pela própria originalidade do emprego da fenomenologia, no autor de Ser e Tempo. O exame do sentido que assume a fenomenologia enquanto ontologia da compreensão, cujo instrumento é a hermenêutica da existência fáctica do homem, exige previamente o delineamento do projeto filosófico fundamental heideggeriano.

    Resumo em Inglês:

    The development of a phenomenological ontology was a possibility inserted in the Husserlian philosophical project. In which sense, however, the spirit of the maxim of "the return to the same things" was used as an inspiration to the return to the question of the Being? In which extent the ontological elaborations that have incorporated the title of phenomenological remained faithful to the general spirit and to the formal guidelines of Husserl's thought? In an attempt to answer these questions, this brief study aims at examining the special position of Heidegger in face of the problem of the articulation between the ontology ant the phenomenology. Our preference is dictated by the originality itself of the utilization of the phenomenology by author of Being and Time. The examination of the sense that phenomenology assumes as ontology of the comprehension, whose instrument is the hermeneutic of the factual existence of the man, requires a previous outlining of Heidegger's philosophical fundamental project.
  • Uma reconstrução racional do programa de pesquisa do racionalismo neoclássico: os subprogramas do convencionalismo/pragmatismo (Poincaré) e do realismo estrutural convergente (Duhem)

    Chiappin, José Raimundo Novaes; Leister, Ana Carolina

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é proporcionar uma reconstrução racional do programa de pesquisa do racionalismo neoclássico como um substituto para o programa do racionalismo clássico. O programa do racionalismo neoclássico se desenvolve pela elaboração de uma nova concepção de ciência que a demarque da metafísica, com a definição da ciência como representação em lugar de explicação. Esse programa é constituído de três subprogramas: o convencionalismo/pragmatismo de Poincaré, o realismo convergentista de Duhem e o empirismo lógico.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article é to propose a rational reconstruction of a research program of the neoclassical rationalism as a replacement for the program of the classical rationalism. The neoclassical program has as his main objective the construction of a new conception of science as representation instead of explanation. It is made of three subprograms: the conventionalism/pragmatism of Poincaré, the structural realism of Duhem and the logical empirism.
  • Putting the horse before the cart: a pragmatist analysis of knowledge

    Augusto, Luís M.

    Resumo em Português:

    A definição de conhecimento como crença verdadeira justificada é a melhor que possuímos actualmente. Contudo, a análise tripartida do conhecimento que podemos dizer canónica não é a mais apropriada para a sua defesa, devido a uma concepção platónica de verdade a priori que põe a carroça à frente dos bois. Dentro de uma abordagem pragmática, defendo que esta definição é de facto frutuosa, se (1) eliminarmos a verdade a priori, nomeadamente pela subordinação da verdade à justificação, e (2) procedermos às alterações consequentes nesta análise canónica. Com efeito, esta definição passa a ser tão frutuosa que torna irrelevantes os contraexemplos de Gettier, permitindo, assim, um trabalho positivo em filosofia do conhecimento e nas disciplinas com ela relacionadas.

    Resumo em Inglês:

    The definition of knowledge as justified true belief is the best we presently have. However, the canonical tripartite analysis of knowledge does not do justice to it due to a Platonic conception of a priori truth that puts the cart before the horse. Within a pragmatic approach, I argue that by doing away with a priori truth, namely by submitting truth to justification, and by accordingly altering the canonical analysis of knowledge, this is a fruitful definition. So fruitful indeed that it renders the Gettier counterexamples vacuous, allowing positive work in epistemology and related disciplines.
  • Possibilidades e limites da cura nos textos protoarqueológicos de Michel Foucault

    Nalli, Marcos

    Resumo em Português:

    O artigo tem por objetivo interpretar como Foucault concebe a possibilidade da cura nos discursos e práticas psicológicas, durante sua fase protoarqueológica. Para atingir tal fim, discorre sobre os dois textos mais importantes dessa fase - Maladie Mentale et Personnalité e a introdução à Le Rêve et l'Existence - evidenciando como nesses textos se desenha uma concepção psicopatológica que deve subsidiar uma prática psicoterápica. Constata-se, no entanto, que reina uma contradição inerente aos dois textos, em que ora se completam, ora conflitam no modo de conceber a doença mental. Terminamos assim por demarcar toda a intensidade dessa contradição, sublinhando a indecisão teórica de Foucault sobre o estatuto da psicologia.

    Resumo em Inglês:

    The paper aims to interpret as Foucault conceives the possibility of healing in the speeches and psychological practices in its proto-archaelogical phase. To accomplish this purpose, talks about the two most important texts of this phase - Maladie Mentale et Personnalité and the introduction to Le Rêve et l'Existence - showing how these texts to draw a design that psychopatology should subsidize a psychotherapy practice. There is, however, that there is an inherent contradiction in the two texts, which sometimes complement and sometimes conflict in the way of understanding mental illness. We finished so demarcate all the intensity of this contradiction, showing indecision theory of Foucault on the status of psychology.
  • Escatologia à la cantonade: Althusser para além de Derrida

    Morfino, Vittorio

    Resumo em Português:

    O autor propõe um confronto entre Althusser e Derrida acerca da questão da temporalidade, focalizando a leitura que os dois autores fazem de Marx sub specie theatri. A partir desse confronto, emerge uma teoria da temporalidade althusseriana, a qual se encontra para além, quer da teleologia da tradição hegeliano-marxista, quer do messianismo sem Messias proposto por Derrida, em sua releitura benjaminiana de Marx. Nesse sentido, a escatologia em Althusser é pensável somente à la cantonade.

    Resumo em Inglês:

    The article proposes a comparison between Althusser and Derrida on the question of temporality through the two Marx's reading sub specie theatri set by the two authors in Pour Marx and in Spectres de Marx. From this comparison emerges that the althusserian theory of temporality is beyond the teleology of the hegelo-marxist tradition, but also of the messianism without messiah that is at the core of the Derrida's interpretation of Marx strongly influenced by Benjamin. In this sense, in a provocative way, it can be said that in Althusser the escatology is à la cantonade.
  • (Re)descrevendo Foucault: com Rorty, contra Rorty

    Almeida, Felipe Quintão de; Vaz, Alexandre Fernandez

    Resumo em Português:

    O artigo propõe uma interlocução entre o filósofo francês Michel Foucault e o filósofo norte-americano Richard Rorty. Apresenta a descrição que Rorty realizou do colega francês. Analisa essa leitura e oferece, a partir do próprio Foucault, uma interpretação alternativa, que aponta para algumas imprecisões cometidas por Rorty, em sua interpretação. Conclui com um comentário sobre a conversação proposta.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to put in dialog the French Philosopher Michel Foucault and the North-American Philosopher Richard Rorty. It presents Rorty's lecture of Foucault's work and analyses this interpretation. After that, the paper offers an alternative interpretation of Foucault's work, suggesting that Rorty was quite imprecise in his interpretation A final commentary about this conversation.
  • Paranoia como catástrofe social: sobre o problema da gênese de categorias clínicas

    Safatle, Vladimir

    Resumo em Português:

    Trata-se de discutir as relações entre a constituição da paranoia como categoria clínica e experiências estético-sociais de crise. Esta é uma maneira de se perguntar sobre as relações que categorias clínicas tecem com processos e valores advindos dos campos da política e da estética.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the relationship between the constitution of paranoia as clinical category and social-aesthetical experiences of crisis. This is a way to ask for the relationships between clinical categories and values, processes that came from the field of politics and aesthetics.
  • A experiência da arte Resenha

    Bagolin, Luiz Armando
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br