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Trans/Form/Ação, Volume: 36, Número: 2, Publicado: 2013
  • Palavras da editora

    Martins, Clélia Aparecida
  • La transformación de la doctrina de la virtud moral en el pensamiento de Juan Duns Escoto

    Cuccia, Emiliano Javier

    Resumo em Espanhol:

    En su comentario a la distinción 33 del Tercer Libro de las Sentencias, Juan Duns Escoto desarrolla su doctrina referida al sujeto de las virtudes morales, mediante la cual establece la voluntad como única sede posible de las mismas. En el presente trabajo se intentará mostrar que esta determinación, por un lado, es consecuencia de la previa postulación de la voluntad como única potencia moral del hombre y que, por otro, implica una fuerte debilitamiento del rol e importancia de la virtud para la perfección moral.

    Resumo em Inglês:

    In his commentary on distinction 33 in the Third Book of Lombard's Sentences, John Duns Scotus develops his doctrine concerning the subject of the moral virtues, according to which the will is the only possible seat of the virtues. This paper aims to show that this determination, on the one hand, results from the prior postulation of the will as the only moral power of man and, on the other, involves a serious weakening of the role and importance of virtue in moral perfection.
  • O Compêndio de Gramática Hebraica de Espinosa é uma obra more geometrico demonstrata? Artigos

    Santiago, Homero

    Resumo em Português:

    No prefácio das Obras póstumas de Espinosa, o inacabado Compêndio de gramática da língua hebraica é apresentado como um trabalho que, segundo a intenção do autor, quando concluída, assumiria a forma de uma exposição more geometrico da gramática hebraica. Nos estudos espinosanos, muitas vezes se buscou determinar o aspecto geométrico do trabalho, sobretudo em comparação com a Ética, ou então renegá-lo, afirmando a incongruência de aplicar-se tal método a um objeto, um idioma, inapreensível à geometria. A partir da reconsideração desses argumentos e do estudo de algumas passagens do Compêndio, acreditamos ser possível concluir que a obra era realmente redigida como uma exposição geométrica da gramática hebraica, o que se revela especialmente pela presença de um movimento ordenado e dedutivo a comandar sua composição.

    Resumo em Inglês:

    In the preface to Spinoza's Posthumous Works, the unfinished Compendium grammatices linguæ Hebrææ is presented as a work which, according to the author's intention, would when completed take the form of an exhibition more geometrico of Hebrew grammar. In Spinoza studies, scholars often seek to determine the geometric aspect of the Compendium, especially in comparison with the Ethics, or to deny it, arguing for the incongruence of applying this method to an object - a language - which is inapprehensible to geometry. Upon reconsideration of these arguments and after the study of some passages of the Compendium, we believe it is possible to conclude that the work was in fact written as a geometrical exposition of Hebrew grammar, as revealed by the presence of an ordered and deductive movement that directs its composition.
  • A conclusão da dedução do gosto na dialética da faculdade de juízo estética em Kant Articles

    Sánchez, Manuel

    Resumo em Português:

    Neste artigo, defende-se que, somente na seção da Dialética da Crítica do Juízo, Kant chega a uma versão definitiva e conclusiva do argumento da dedução, após descobrir o conceito de suprassensível. Na seção da Dedução do Juízo Estético, Kant não justifica de forma satisfatória a diferença crucial entre a natureza sensível da humanidade e a natureza suprassensível da razão humana, que é pressuposta no conceito de comunicação universal. Enquanto o conceito de suprassensível ilustra tal diferença, somente através dele pode Kant justificar a possibilidade de uma pretensão de validez subjetiva no gosto. Essa prioridade da solução que encontramos na Dialética é ilustrada não somente a partir de uma análise comparativa entre ambas as seções, mas também a partir de uma reconstrução histórico-evolutiva do processo de formação da obra, a qual mostra que a primeira formulação do conceito de validez coincide com o uso do suprassensível.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, it is argued that only in the section on dialectic in the Critique of Judgment does Kant reach a definitive and conclusive version of deduction, after discovering the concept of the supersensible. In the section on the deduction of pure aesthetic judgments, Kant does not satisfactorily explain the critical distinction between the sensible nature of humanity and the supersensible nature of human reason presupposed in the concept of universal communicability. While the concept of the supersensible illustrates this distinction, it is only through this concept that Kant that can justify the specific possibility of claiming subjective validity in taste. The priority of the solution found in the dialectic is illustrated not only by a comparative analysis of the two sections, but also by a historical reconstruction of the process of the formation of the work, which shows that the first formulation of the concept of validity coincides with the use of the concept of the supersensible.
  • O pensamento de Marx sobre a subjetividade Artigos

    Chagas, Eduardo F.

    Resumo em Português:

    O pensamento de Karl Marx sobre a subjetividade humana é pouco conhecido e divulgado na língua portuguesa, e, no Brasil, particularmente, carece ainda de um estudo amplo, explícito e sistemático. Meu artigo pretende esboçar uma reflexão mais completa de sua filosofia sobre a subjetividade humana, insistindo não somente na crítica, mas também, e especialmente, na compreensão da referida questão, a partir de uma leitura imanente e estrutural de suas obras, no original. Vale ainda ressaltar que minha investigação se apoia na conexão entre subjetividade e objetividade, entre sujeito e objeto, inquirindo se há um determinismo da objetividade sobre a subjetividade, ou seja, se essas duas determinações são contraditórias no interior do pensamento marxiano, comprometendo, pois, as suas reflexões acerca da crítica à filosofia especulativa de Hegel e ao empirismo da economia clássica, ou se, na verdade, tal conexão é o segredo recôndito de sua filosofia sobre a subjetividade humana.

    Resumo em Inglês:

    Marx's thinking about human subjectivity is little discussed in the Portuguese language, and in Brazil in particular it still lacks an ample, explicit and systematic study. The article aims at delineating a more complete reflection on his thinking on human subjectivity, emphasizing not only criticism, but also, and in a special manner, an understanding of the issue starting from an immanent and structurally-based reading of his works in the original. It is also worth noting that this investigation is based on the connection between subjectivity and objectivity, between subject and object, inquiring whether these two concepts contradict themselves within Marx's thought, compromising in this fashion his critical reflections on Hegel's speculative philosophy and the empiricism of classical economy, or whether in fact a connection between the two is a deeply buried secret of Marx's philosophy on human subjectivity.
  • Acerca de cierta experiencia de lo histórico en Hegel

    Cea, Francisco Abalo

    Resumo em Espanhol:

    El siguiente artículo intenta reflexionar acerca de los límites de la Filosofía de la Historia en el pensamiento de Hegel. Con este propósito, el esfuerzo se concentra en la interpretación de una cierta experiencia de lo histórico que nos presenta Hegel en su "Introducción a la Filosofía de la Historia". La exposición que hace el autor exhibe ciertos elementos que están vinculados al tratamiento filosófico del asunto. Por otra parte, se muestra que la misma justificación de la Filosofía de la Historia aparece bosquejada en este pasaje. Por último se introduce la discusión acerca de algunos aspectos problemáticos en el planteamiento hegeliano tomando en cuenta los resultados de esta interpretación.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the limits of the philosophy of history in Hegel's thought, centering on the interpretation of a certain experience of the historical that Hegel presents in his Introduction to the Philosophy of the History. There can be discovered in Hegel's exposition some typical elements of his philosophical position, but it is also possible to see up to what point his justification of the philosophy of the history is outlined in this text. Finally, we discuss some problematic aspects of the Hegelian position in light of our interpretation.
  • O homem vazio: uma crítica ao utilitarismo Artigos

    Andrade, Érico

    Resumo em Português:

    O objetivo do meu artigo é criticar a compreensão utilitarista do agente moral como átomo racional que está disposto invariavelmente a agir de acordo com o não sofrimento. Minha hipótese é a de que o utilitarismo esvazia os seres humanos de suas motivações para oferecer uma imagem opaca do agente moral. Por isso, ele é incapaz de solucionar dilemas morais que envolvem, por um lado, o autossacrifício por razões afetivas e, por outro, conflitos que opõem culturas distintas. Meu ponto é que não é necessariamente imoral a ação de um agente o qual sacrifica a solução ótima (proposta pelo cálculo utilitário e que privilegia a maioria), em nome de uma motivação afetiva, que julga que uma vida pode valer mais do que outra, nem o sofrimento é necessariamente imoral em todas as culturas de modo uniforme.

    Resumo em Inglês:

    This article criticizes the utilitarian understanding of the moral agent as a rational atom invariably willing to act in accord with non-suffering. My hypothesis is that utilitarianism drains human beings of their motivations in order to offer an opaque view of the moral agent. Utilitarianism is therefore incapable of solving moral dilemmas that involve, on one hand, self-sacrifice for affective reasons and, on the other hand, conflicts where distinct cultures oppose each other. The point here is that it is not necessarily immoral for an agent to sacrifice an optimal solution (as proposed by the majority-favoring utilitarian calculation) in favor of an affective motivation which judges that one life may be worth more than another. Furthermore, suffering is not necessarily immoral in the same way in all cultures.
  • O utilitarismo de preferências de Hare: uma visão geral e crítica Articles

    Simões, Mauro Cardoso

    Resumo em Português:

    Meu propósito neste artigo é resumir alguns aspectos do utilitarismo e a visão geral do utilitarismo de preferências de Hare; em seguida, aponto uma crítica da teoria da preferência de Hare.

    Resumo em Inglês:

    My purpose in this paper is to summarize some aspects of utilitarianism and to provide a general overview of Hare's preference utilitarianism, followed by a critique of Hare's preference theory.
  • A atualidade da discussão sobre a indústria cultural em Theodor W. Adorno Artigos

    Costa, Jean Henrique

    Resumo em Português:

    Este ensaio vem problematizar acerca da atualidade do conceito de indústria cultural (Kulturindustrie), no projeto da teoria crítica de Theodor W. Adorno, objetivando mostrar que as atuais limitações impostas ao debate derivam mais do fundamento não-dialético dos que apontam sua restrição do que da própria potência da teorização frankfurtiana.

    Resumo em Inglês:

    This essay discusses the contemporary relevance of the concept of the culture industry (Kulturindustrie) in the critical theory of Theodor W. Adorno, aiming to show that the limitations imposed on present debate derive more from the non-dialectical basis of those who would restrict it than from the strength of Frankfurt School theorizing.
  • Estruturas e fundamentos sociais: a leitura honnethiana de Habermas Artigos

    Silva, Hélio Alexandre da; Ravagnani, Herbert Barucci

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretende sublinhar, na forma de breves apontamentos gerais, os contornos mais amplos da crítica de Honneth a alguns aspectos do pensamento habermasiano. Tal crítica é norteada especialmente por uma investigação dos critérios morais e normativos das lutas sociais que Honneth recupera, por meio de uma apropriação crítica do pensamento do jovem Hegel. O ponto central defendido por Honneth é que as possibilidades da experiência interativo-comunicativa não podem ser resumidas ou tomadas exclusivamente na interação linguística, nem mesmo esta última pode ser perseguida em seu aspecto ideal, sem a pressuposição dos contextos conflituosos nos quais ela sempre está inserida.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to highlight, in the form of brief general notes, the broad outlines of Honneth's critique of some aspects of Habermas' thought. Honneth's critique is guided by an investigation of the moral and normative criteria of social struggles, which Honneth appropriates in a critical fashion from the young Hegel. Honneth's central point is that the possibilities of interactive-communicative experience cannot be summarized in, or taken exclusively from, linguistic interaction, nor can the latter be pursued in its ideal aspect without the presupposition of the conflicting contexts in which it is always inserted.
  • A proposta de uma teoria geral de princípios de abstração: uma contribuição à fundamentação da aritmética Artigos

    Pontes, André Nascimento

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente artigo é apresentar a correlação entre o programa logicista fregeano de fundamentação da aritmética, o neologicismo de Crispin Wright e os chamados princípios de abstração. Minha tese é que uma análise geral de princípios de abstração, do ponto de vista lógico e explanatório, é mais basilar que o projeto de fundamentação da aritmética na forma como ele foi proposto pelo logicismo. Isso fica evidente através do fato de que o fracasso do programa logicista esteve intimamente ligado à imprecisão e inconsistência no uso de procedimento de abstração.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to present the correlation between fregean logicist program of the arithmetic foundation and CrispinWright's neologicism and the so-called abstraction principles. My theses is that a general analyses of the abstraction principles, from a logical and explanatory point of view, is more basic than the project of the arithmetic foundation in the way that it was proposed by the logicism. That became evident through the fact that the failure in the logicist program was closely connected to imprecision and to inconsistency in the use of abstraction procedures.
  • Oscilações entre o reducionismo e o fisicalismo não-redutivo no naturalismo biológico de John Searle Artigos

    Prata, Tárik de Athayde; Lima Filho, Maxwell Morais de

    Resumo em Português:

    O artigo examina a concepção de Searle sobre a redução da consciência (em especial a sua teoria acerca de seus poderes causais), que se mostra obscura e incoerente. Porém, essa incoerência não é inevitável, pois o naturalismo biológico possui elementos que permitiriam a articulação de uma teoria mais clara a respeito das capacidades causais. O exame da teoria de Pereboom e Kornblith possibilita entender por que a afirmação de identidade das capacidades causais leva a um reducionismo. Essa teoria aponta um caminho promissor para que se possa aprimorar o naturalismo biológico.

    Resumo em Inglês:

    The paper examines Searle's conception of the reduction of consciousness (especially his theory of its causal powers), which seems confused and incoherent. Such incoherence, hovever, is not inevitable, as biological naturalism has elements that enable the articulation of a better theory of causal powers. An examination of Pereboom and Kornblith's theory allows us to understand why an identity statement of causal powers leads to a reductionism. This theory indicates a promising path for improving biological naturalism.
  • Indeterminação e fenômenos fronteiriços: considerações segundo o ponto de vista do pragmatismo peirceano Artigos

    Pires, Jorge de Barros; Silveira, Lauro Frederico Barbosa da

    Resumo em Português:

    O pragmatismo, como método formal, nos fornece uma importante arena para discussões a respeito do modo pelo qual conceitos podem ser construídos, independentemente de qualquer posição antropocêntrica ou linguística. O presente trabalho tem por finalidade efetuar uma discussão sobre a máxima pragmática e a tese sobre a indeterminação do significado (meaning) que ela traz consigo. Ou seja, busca-se entender o trânsito que há entre o indefinido e o definido, entre o indeterminado e o determinado, bem como algumas fronteiras intermediárias encontradas nos processos de determinação relativa do conceito.

    Resumo em Inglês:

    Pragmatism, as a formal method, has provided a fabulous arena for discussions about the way concepts may be constructed, irrespective of any anthropomorphic or linguistic position. We will see that the pragmatic maxim possesses an interesting thesis regarding the indetermination of the meaning. Such idea helps to understand the transit between the indefinite and the defined, indeterminate and determined, as well as some found intermediate borders in the processes of relative determination.
  • Retórica da Evidência: ou Descartes segundo a ordem das imagens Resenha

    Pricladnitzky, Pedro Falcão
  • Somente rastros na areia: Foucault, Kant e a questão (filosófica) da antropologia Resenha

    Nalli, Marcos; Pez, Tiaraju Dal Pozzo
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