Acessibilidade / Reportar erro
Trans/Form/Ação, Volume: 36, Número: 3, Publicado: 2013
  • Palavras da Editora Editorial

    Martins, Clélia Aparecida
  • Poderia a narrativa do Gyges de Platão ser uma ficção baseada em Heródoto? Artigos

    Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha

    Resumo em Português:

    Ao contrário daqueles que afirmam que Platão teria se baseado numa antiga fonte para desenvolver sua narrativa sobre Gyges (República, 359d-360b), este trabalho se propõe examinar a hipótese de que esta é, de fato, uma ficção baseada na narrativa de Heródoto (Histórias, I.8-14). Assim, pretende-se investigar o método utilizado por Platão para dar base ao seu argumento filosófico, analisando os pontos da narrativa platônica que divergem da de Heródoto e se esses pontos justificam tomarmos tal narrativa como uma ficção platônica, mais propriamente, um mito criado por Platão com uma função filosófica.

    Resumo em Inglês:

    Opposite to those who inferred that Plato might have developed his Gyges narrative based on an ancient source (Republic, 359d-360b), this paper aims to examine the hypothesis that this is in fact a fiction based on Herodotus' narrative (Histories, I.8-14). Therefore, it intends to investigate the method used by Plato to base his philosophic argument, analyzing the points in the platonic narrative which differ from Herodotus', and whether these points enhance our perception of its fictitious nature, or better, a myth created by Plato with a philosophic purpose.
  • El ente en Cayetano: aproximación a su significado e implicancias metafísicas

    Muñoz, Ceferino P. D.

    Resumo em Espanhol:

    El siguiente trabajo pretende realizar un análisis en torno a la noción de ens en Cayetano. Sobre todo a partir de dos expresiones que introduce Tomás de Vio y que podrían tener asidero en la letra de Aristóteles; nos referimos a los términos esse essentiae y esse actualis existentiae. También nos detendremos en el origen doctrinal de dichas expresiones y en las consecuencias del uso de las mismas cuando Cayetano interpreta a Tomás de Aquino.

    Resumo em Inglês:

    The following work pretends to analyze the notion of ens in the work of Cardinal Cajetan (Thomas de Vio). In particular, we discuss two expressions which Cajetan introduced and could have a grip on the letter of Aristotle: esse essentiae and esse actualis existentiae. We also discuss the doctrinal origin of these expressions and the consequences of Cajetan's use of them in interpreting Thomas Aquinas.
  • O lugar da experiência na fenomenologia de E. Husserl: de prolegômenos a ideias I Artigos

    Tourinho, Carlos Diógenes C.

    Resumo em Português:

    O artigo aborda o lugar da experiência nas origens da fenomenologia, em Prolegômenos à Lógica Pura (1900). Mostra-nos que Husserl assume uma posição específica quanto ao papel da experiência no debate sobre a relação entre a lógica e a psicologia. O artigo trata ainda dos reflexos da posição husserliana em Ideias I (1913), a propósito da temática da constituição dos objetos intencionais. Husserl indica o papel decisivo assumido pelos dados sensíveis, na medida em que servem de "suporte" para a intencionalidade. Destaca-se a concepção segundo a qual a doação de sentido que se dá através dos atos intencionais da consciência não deriva dos dados sensíveis, porém, não começa sem eles.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the place of experience in the origins of phenomenology in Husserl's Prolegomena to Pure Logic (1900). It is shown that Husserl assumes a specific position regarding the role of experience in the debate on the relationship between logic and psychology. The article also discusses the effects of the Husserlian position in Ideas I (1913) concerning the issue of the constitution of intentional objects. Husserl indicates the critical role assumed by sense data, which serve as "support" for intentionality. It is pointed out that the giving of meaning that occurs through intentional acts of consciousness does not derive from sense data; however, it also does not start without such data.
  • Unicidade e comunidade: a recepção de M. Stirner em L'homme Révolté de Albert Camus Artigos

    Pérez, José Luis

    Resumo em Português:

    O presente artigo pretender estudar a recepção da filosofia de Max Stirner por Albert Camus em L'Homme révolté, nomeadamente a partir da articulação entre dois conceitos centrais nos pensamentos de ambos os autores: revolta e revolução. Num momento conclusivo, e com base na leitura comparativa entretanto desenvolvida, é proposta uma aferição da validade das objecções feitas pelo ensaísta franco-argelino à filosofia stirneriana, em particular no que à questão da comunidade e unicidade diz respeito.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses the reception of Max Stirner's philosophy by Albert Camus in his book The Rebel. A comparative reading of the views of the authors is developed, specifically through the articulation of two central concepts in the thought of both men - revolt and revolution. We evaluate of the validity of the objections presented by Camus to Stirner's philosophy, with a focus on the issues surrounding the concepts of community and uniqueness.
  • O trabalho do negativo: linguagem e ontologia em Saussure e Merleau-Ponty Artigos

    Perius, Cristiano

    Resumo em Português:

    Este ensaio aplica o conceito de grandeza negativa, de Kant e Fichte, à filosofia da linguagem de Merleau-Ponty, reabrindo o diálogo com Saussure a partir da descoberta, em 1996, dos Écrits de Linguistique Generale, em uma Orangerie de Genebra. Valendo-se do último curso de Merleau-Ponty em vida, sobre A Origem da Geometria, de Husserl, trata-se de realçar o trabalho do negativo na linguagem, iluminado a partir de um refinado cruzamento: Merleau-Ponty (filosofia) e Saussure (linguística).

    Resumo em Inglês:

    This essay applies the concept of negative magnitude in Kant and Fichte to MerleauPonty's philosophy of language, reopening a dialogue with the work of Saussure based on the latter's Writings in General Linguistics, discovered in 1996 in an orangery in Geneva. Making use of the last course given by Merleau-Ponty during his lifetime, on Husserl's The Origin of Geometry, the work of the negative in language is examined in light of a refined reading of Merleau-Ponty (philosophy) and Saussure (linguistics).
  • Da Revolução: Arendt, uma moderna? Artigos

    Eccel, Daiane

    Resumo em Português:

    Em Da Revolução, Arendt aponta para o vigor da política que renasce por meio das iniciativas revolucionárias. Por outro lado, é preciso atentar para o fato de que várias outras características presentes em Da Revolução apontam para aspectos críticos e negativos da modernidade que estão presentes dentro do âmago das próprias revoluções. O objetivo deste texto consiste em analisar os elementos modernos presentes nas revoluções que são admirados por Arendt, bem como os retornos que ela faz à antiguidade, de modo que seja possível contrapô-los e mostrar que, apesar de a autora louvar os feitos modernos das revoluções, o faz tendo Atenas e Roma como referências, já que a forma de participação dos conselhos provenientes das revoluções lembra, em grande escala, a polis grega, e a liberdade pública exaltada pelas revoluções (neste caso, a americana) corresponde à liberdade dos antigos, da mesma maneira como o ato de fundação da república americana lembra com grande vigor a fundação da "cidade eterna". O objetivo, longe de enquadrar Arendt em alguma das categorias que seus comentadores já fizeram, está em perceber a relevância de não negar a importância que os antigos legaram para as considerações "modernas" de Arendt, assim como voltar os olhares para essa autora como alguém que realmente pensou seu tempo tendo os antigos como alguns parâmetros, mas não considerando isso de forma inteiramente negativa. Em outras palavras, trata-se de tentar assumir esse caráter presente na obra de Arendt, sem que ele seja tomado como um defeito.

    Resumo em Inglês:

    In On Revolution, Arendt points to the positive political forces reborn through revolutionary movements, but also criticizes what she sees as the negative aspects of these revolutions. She compares the modern elements in these revolutions, which she admired, with Athens and Rome, and celebrates participation in revolutionary councils as a renewal of the ancient Greek polis. Arendt praises the public freedom exalted by these revolutions (especially in the American Revolution) as a reflection of the freedom of the ancients, and compares the American founding with the founding of Rome. Some critics have accused Arendt of focusing too much on the ancients, and thus overemphasizing the negative aspects of modern revolutions. In fact, she does use the ancients as a standard by which to measure the modern, but this does not undermine her larger project. Using the ancients as a standard allows her to highlight the positive aspects of revolution in the modern world.
  • O estatuto do corpo em esquisse d'une théorie des émotions, de Jean-Paul Sartre Artigos

    Ferretti, Marcelo Galletti

    Resumo em Português:

    Neste artigo, pretendo evidenciar algumas dificuldades que cercam a definição do estatuto do corpo em Esquisse d'une théorie des émotions (Esboço de uma teoria das emoções), obra de Jean-Paul Sartre publicada em 1939. Tais dificuldades, fundamentalmente, advêm do primado que a consciência adquire na eidética sartreana da emoção, o qual acaba por condicionar a atividade do corpo à espontaneidade da consciência. Trata-se, portanto, de uma posição teórica que guarda semelhanças com o intelectualismo, o qual, todavia, é objeto das críticas de Sartre desde o início da referida obra. Com o intuito de assinalar essas questões, procuro expor a eidética sartreana da emoção, dando ênfase ao estatuto problemático do corpo nela presente. Contudo, é necessário, antes dessa exposição, retomar o teor da censura às teorias psicológicas da emoção no texto de Sartre, em especial a de William James, bem como recuperar algumas teses centrais do próprio James a respeito da emoção.

    Resumo em Inglês:

    In this paper I intend to reveal some difficulties surrounding the definition of the status of the body in Jean-Paul Sartre's Esquisse d'une théorie des émotions (Sketch for a theory of the emotions), published in 1939. Such difficulties are fundamentally due to the primacy of consciousness in Sartre's eidetic of emotion, which subordinates the activity of the body to the spontaneity of consciousness. This is a theoretical position that bears resemblance to intellectualism, something which is criticized by Sartre from outset of the work in question. With the purpose of treating these issues, I attempt to explain Sartre's eidetic of emotion by emphasizing the problematic status of the body in this eidetic. First, however, it is necessary to examine Sartre's strictures against psychological theories of emotion, especially that of William James, as well as to examine some of James' main theses on emotion.
  • Os diagramas de C. S. Peirce para as dez classes de signos Artigos

    Farias, Priscila Lena; Queiroz, João

    Resumo em Português:

    Uma seção da Gramática Especulativa de C.S.Peirce - Dez classes de signos - recebeu, a partir de 1903, um importante tratamento diagramático. Neste artigo, são apresentados e discutidos dois diagramas desenvolvidos por Peirce para as dez classes, incluindo esboços desses modelos.

    Resumo em Inglês:

    A section of C. S. Peirce's Speculative Grammar, on the ten classes of signs, received an important diagrammatic treatment from 1903 on. In this article we present and discuss two diagrams developed by Peirce for the ten classes, and include sketches of these models.
  • Novas direções na filosofia da mente Artigos

    Hollanda, Gabriel Jucá de

    Resumo em Português:

    As críticas a teorias naturalistas/fisicalistas na filosofia da mente têm focado problemas conceituais fundamentados em qualia e experimentos de pensamento. Cabe questionar a validade de tais críticas, se o alvo das mesmas satisfaz as exigências de uma explicação científica e se as objeções envolvem asserções aparentemente ad hoc. Os filósofos da mente Tyler Burge e Alva Noë, sem fazer uso de tais recursos teóricos, propõem novas maneiras de questionar a neurociência atual. Suas perspectivas chamam atenção pelo foco em problemas empíricos e ainda assim revelam lacunas surpreendentes, no que fisicalistas tendem a considerar a ciência mais avançada da mente.

    Resumo em Inglês:

    Critiques of naturalist/physicalist theories in the philosophy of mind have focused on conceptual problems rooted in qualia and thought experiments. It would seem reasonable to question the validity of such critiques when their targets satisfy what is demanded of a scientific explanation and when their objections employ apparently ad hoc assumptions. The philosophers of mind Tyler Burge and Alva Noë propose new ways of objecting to contemporary neuroscience, without making use of the usual conceptual tools. Their viewpoints stand out for a focus on empirical problems, and at the same time reveal surprising gaps in what physicalists tend to see as the most advanced science of the mind.
  • Dificultades de la lógica deóntica: el problema de las tareas abstractas

    López Astorga, Miguel

    Resumo em Espanhol:

    La propuesta relativa a que existe una lógica deóntica con la que los seres humanos operan en algunos dominios tiene que solucionar el problema de los discretos resultados de las tareas de selección deónticas abstractas. En una investigación reciente, se ha tratado de resolver este problema argumentando que las tareas de selección deónticas abstractas suelen ir acompañadas de instrucciones ambiguas que no son fáciles de interpretar y planteando a participantes nuevas versiones de esas mismas tareas con instrucciones más simples y menos equívocas. En este trabajo, analizamos los textos que se utilizan en tal investigación y los resultados que se obtienen en ella y llegamos a la conclusión de que, realmente, no soluciona los problemas de las tareas deónticas abstractas iniciales. Desde nuestro punto de vista, las respuestas de sus participantes en las nuevas versiones deberían haber sido más óptimas y existen fenómenos pragmáticos y relacionados con la comprensión de los textos que pueden haber influido en sus resultados experimentales.

    Resumo em Inglês:

    The question of the existence of a deontic logic with which human beings operate in some domains must address the problem of the limited results of deontic abstract selection tasks. Recent research attempts to solve the problem by arguing that deontic abstract selection tasks have ambiguous instructions that are not easy to interpret, and by having participants work on new versions of these tasks with simple and less equivocal instructions. In this paper, I analyze the texts used in this research and the results obtained with them, and conclude that the revised approach does not really solve the problems of the initial deontic abstract tasks. I argue that the participants' answers should have been better in the new versions, and that there are pragmatic phenomena and phenomena related to textual comprehension that may have influenced the experimental results.
  • Uma filosofia da história tornada sóbria sobre o papel da filosofia da história na teoria crítica da sociedade de Jürgen Habermas Artigos

    Lohmann, Georg

    Resumo em Português:

    Após uma parte introdutória sobre o estatuto da filosofia da história como conhecimento, o texto procura analisar o corte efetuado por Habermas em sua trajetória teórica visando livrar sua teoria social daquela filosofia e, consequentemente, superar as teses acerca da construção de um sujeito da história e da exequibilidade da história. Com essa análise procura-se diagnosticar as transformações fundamentais que esse corte ou rejeição, por parte de Habermas, do pensamento próprio da filosofia da história trouxe para a sua teoria crítica da sociedade, e também apontar os rudimentos e traços daquela filosofia nessa teoria.

    Resumo em Inglês:

    After an introductory section on the status of the philosophy of history as knowledge, this article analyzes the rupture effectuated by Habermas in his theoretical trajectory, which had the objective of freeing his social theory from that philosophy and, consequentely, of going beyond theses on the constrution of a subject of the history of the practicability of history. We diagnose the fundamental transformation that this rupture or rejection of the philosophy of history brought to Habermas' critical theory of society and, more specifically, point out the rudiments and traces of the earlier philosophy in the later theory.
  • "Pensar contra a desesperança é uma obrigação" resposta a Georg Lohmann Artigos

    Habermas, Jürgen
  • Do deserto de gelo da abstração ao filosofar concreto: correspondência Adorno-Benjamin (1928-1940) Resenha

    Bretas, Aléxia

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma resenha crítica da controvertida correspondência entre Theodor W. Adorno e Walter Benjamin - dois dos mais expressivos representantes da chamada primeira geração de teóricos críticos associados ao Instituto de Pesquisa Social. Além de remeter suas cartas à respectiva experiência intelectual de cada um deles, este artigo busca oferecer uma análise fundamentada dessa instigante interlocução filosófica, para além da rígida bipolarização entre "adornianos" e "benjaminianos", que, via de regra, tem predominado em sua recepção especializada, dentro e fora do Brasil. Para isso, procura-se enfatizar o contraponto produtivo entre a Dialética negativa de Adorno e o projeto das Passagens de Benjamin, tomando como centro gravitacional o processo construtivo deste último trabalho - cerne tanto das afinidades, quanto das insolúveis dissonâncias entre os dois autores. Esta pesquisa tem o apoio da FAPESP.

    Resumo em Inglês:

    This is a critical review of the controversial correspondence between Theodor W. Adorno and Walter Benjamin - two of the most significant representatives of the so-called first generation of critical theorists associated with the Institute for Social Research. Refering his letters to the intellectual experience of each of them, this text attempts to provide a reasoned analysis of such intriguing philosophical dialogue far beyond the rigid polarization between "Adornians" and "Benjaminians" - that as a rule has prevailed in their specialized reception inside and outside Brazil. To this end, this article seeks to emphasize the productive counterpoint between Adorno's Negative Dialectics and Benjamin's Arcades Project, taking the construction process of this last work as the gravitational center of both affinities and insoluble dissonances between the two authors. This research is funded by FAPESP.
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
E-mail: transformacao@marilia.unesp.br