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Trans/Form/Ação, Volume: 41, Número: spe, Publicado: 2018
  • Apresentação Editorial

    Pereira Jr., Alfredo
  • Syneidesis, para além da fragmentação do espírito: uma introdução à teoria do abrangente e do pensar em imagens Artigos

    Silva, Manuel Moreira da

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo discute a emergência da syneidesis (como consciência ativa concreta) e do pensar em imagens, na atualidade, em contraposição às discussões contemporâneas em torno da consciência e do pensamento como representações abstratas. A hipótese de trabalho assumida é de que a syneidesis - como consciência sociocultural ou ético-política, à qual os medievais designaram conscientia consequens (consciência retrospectiva ou consequente) - é histórica e ontologicamente anterior à consciência teórica individual, em suas múltiplas formas, e à consciência prática individual, daquela derivada. Essas duas são formas da que também se nomearia conscientia antecedens (consciência antecedente), típicas do pensamento da representação. Nessa perspectiva, de início, o artigo apresenta as linhas gerais da syneidesis e, ato contínuo, o pensar em imagens como seu elemento próprio.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the emergence of syneidesis (as active concrete consciousness) and thinking in images, as opposed to contemporary discussions about consciousness and thought as abstract representations. The working hypothesis assumed is that syneidesis - as sociocultural or ethical-political consciousness, which medieval thinkers called conscientia consequens (retrospective consciousness) - is historically and ontologically prior to the individual theoretical consciousness in its manifold forms and to the individual practical consciousness derived from it. The latter two are forms of what may be called conscientia antecedens (antecedent consciousness), and are typical of the thought of representation. From this perspective, the article first presents the general lines of syneidesis and then discusses thinking in images in its own right.
  • The merits of higher-order thought theories Articles

    Coleman, Sam

    Resumo em Português:

    Resumo Durante muitos anos, e em muitas publicações, David Rosenthal desenvolveu, defendeu e aplicou sua justamente reconhecida teoria da consciência, intitulada high-order thought (HOT; pensamento de ordem superior). Neste artigo, explico a teoria e, em seguida, forneço uma breve história de uma objeção maior feita a ela. Sugiro que essa objeção é, em última análise, ineficaz, mas que por trás disso há uma razão para olhar além da teoria de Rosenthal, para outro tipo de teoria HOT. Então ofereço minha própria teoria HOT como uma alternativa adequada, antes de concluir, em uma seção final, a respeito de questões filosóficas aqui envolvidas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Over many years and in many publications David Rosenthal has developed, defended and applied his justly well-known higher-order thought theory of consciousness.2 In this paper I explain the theory, then provide a brief history of a major objection to it. I suggest that this objection is ultimately ineffectual, but that behind it lies a reason to look beyond Rosenthal's theory to another sort of HOT theory. I then offer my own HOT theory as a suitable alternative, before concluding in a final section.
  • Misrepresentation and mental appearance Articles

    Rosenthal, David

    Resumo em Português:

    Resumo: Começo por discutir uma objeção muitas vezes apresentada contra as teorias da consciência de ordem superior. A objeção é que essas teorias não impedem a consciência de representar de modo errôneo as propriedades mentais de nossos estados conscientes. Eu argumento que existem várias razões pelas quais essa objeção não pode ter sucesso. Sam Coleman (2019) concorda que a objeção falha, mas a vê como apontando para uma objeção relacionada, que ele argumenta apresentar dificuldades que o teórico do pensamento de ordem superior não pode evitar. Sua solução é uma variante desta teoria, que invoca a “citação mental” como conteúdo da consciência de ordem superior. Eu argumentarei que a citação mental não pode ser entendida de alguma forma que satisfaça tal objeção. Argumentarei também que a objeção que Coleman articula incorre em petição de princípio, uma vez que, na prática, ela simplesmente escolhe uma abordagem de primeira ordem para a consciência, e não tem nenhuma justificativa independente para isso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract I begin by discussing an objection often lodged against higher-order theories of consciousness. The objection is that those theories do not preclude consciousness from misrepresenting the mental properties of our conscious states. I argue that there are several reasons why this objection cannot succeed. Sam Coleman (2018) agrees that the objection fails, but sees it as pointing to a related objection, which he argues poses difficulties the higher-order theorist cannot avoid. His solution is a variant theory of consciousness that invokes mental quotation in the content of a higher-order awareness. I’ll argue that mental quotation cannot be understood in any way that helps with the objection. I’ll argue also that the objection Coleman articulates is question begging, since it in effect simply channels a first-order approach to consciousness, and has no independent basis apart from that.
  • Critique phénoménologique d’une approche neuronale de la conscience Articles

    Petit, Jean-Luc

    Resumo em Português:

    Resumo: A consciência é sempre consciência de algo, geralmente algo diferente de si - mas que tipo de coisa é a consciência, considerada em si mesma? Paradoxo a pouco tempo temido de que uma ciência séria se entrega de bom grado aos filósofos, será que a consciência foi finalmente reduzida à condição de um objeto da ciência, dentre os demais? O desenvolvimento de uma nova “neurociência da consciência” por cerca de vinte anos é frequentemente apresentado como um avanço natural para uma ciência segura de seu sucesso na explicação de funções cognitivas baseadas nos mecanismos neurais do cérebro humano. Concebida, também, originalmente como uma “ciência da consciência”, mas com base na imanência do sujeito consciente à sua própria experiência vivida, a fenomenologia deve refrear seu sentido de paradoxo frente ao projeto da neurociência da consciência, para não ser acusada de irracionalismo? Retornando ao diálogo Changeux-Ricoeur, considero a crítica da objetivação fenomenológica da nossa experiência de consciência com base em mecanismos internos ao cérebro, e examino o exemplo representativo da teoria neuronal de Changeux e Dehaene et al., para avaliar até que ponto a crítica fenomenológica permanece relevante.

    Resumo em Francês:

    Résumé: La conscience est toujours conscience de quelque chose, généralement une chose autre qu’elle-même - mais quelle sorte de chose est donc la conscience, considérée en et pour elle-même? Naguère redoutable paradoxe qu’une science sérieuse abandonnait volontiers aux philosophes, la conscience a-t-elle été ramenée finalement à la condition d’un objet de science parmi les autres? Le développement d’une nouvelle «neuroscience de la conscience» depuis une vingtaine d’années est souvent présenté comme une avancée naturelle pour une science forte de son succès dans l’explication des fonctions cognitives sur la base des mécanismes neuronaux du cerveau humain. Conçue, elle aussi, originairement, comme «science de la conscience», mais sur la base de l’immanence du sujet conscient à sa propre expérience vécue, la phénoménologie doit-elle réfréner son sens du paradoxe devant le projet de cette neuroscience de la conscience, pour ne pas être accusée d’irrationalisme? Faisant retour sur le dialogue Changeux-Ricœur, je relève les objections du phénoménologue à l’objectivation de notre expérience de la conscience sur la base de mécanismes corrélatifs dans le cerveau et j’examine sur l’exemple représentatif de la théorie neuronale de Changeux, Dehaene et al. dans quelle mesure cette critique phénoménologique garde une pertinence.
  • Quantum physics and consciousness: a (strong) defense of panpsychism Articles

    Maldonado, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Resumo: Provavelmente, o cerne da ciência quântica é a relação entre consciência e realidade. O nome dado a dessa relação varia, o que aponta para um problema fundamental, a saber, a possibilidade de se superar o dualismo. Na ciência e na filosofia em geral, o determinismo e o reducionismo já foram abordados, se não superados. O problema permanece com o dualismo. Este artigo argumenta em favor de uma relação radical entre realidade e consciência baseada na teoria quântica: o panpsiquismo, que pode ser descrito e apreendido em várias formas. Os argumentos são fornecidos e algumas conclusões são tiradas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Probably the crux of quantum science is the relationship between consciousness and reality. The name for that relation is varied, and points out to a most fundamental problem, namely the possibility to overcome dualism. In science and philosophy at large, determinism and reductionism have already been tackled, if not superseded. The trouble though remains with dualism. This paper argues in favor of a radical relationship between reality and consciousness based on quantum theory. Such a relation is panpsychism, which can be translated and grasped in various other forms. The arguments are provided and some conclusions are drawn.
  • The fish in the creek is sentient, even if I can’t speak with it Articles

    Woodruff, Michael L.

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste artigo, argumento que o modelo reflexivo de consciência perceptiva de Velmans é útil para se entender a perspectiva de primeira pessoa e a sentiência em animais. Em seguida, ofereço uma defesa da proposta de que os peixes ósseos com nadadeiras raiadas tenham sentiência e perspectiva de primeira pessoa. Esta defesa tem dois momentos. O primeiro ponto é a presença de um corpo substancial de evidências de que a neuroanatomia do cérebro de peixes exibe os princípios organizacionais básicos associados à consciência em mamíferos. Esses princípios incluem a interação entre um relê sensorial de segunda ordem (o complexo pré-glomerular) e o pálio, os quais apresentam, respectivamente, estreita semelhança com o tálamo e o neocórtex dos mamíferos; a existência de circuitos de retroalimentação e reentrada, assim como diferenças estruturais e funcionais entre as divisões do pálio. A segunda questão é a existência de comportamentos de peixes que exibem flexibilidade significativa na presença de mudanças ambientais e requerem aprendizado relacional entre estímulos distribuídos no espaço, ao longo do tempo, ou ambos. Concluo que, embora sejam instanciados de maneira diferente dos mamíferos, uma perspectiva de primeira pessoa e sentiência estão presentes nos peixes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In this paper I argue that Velmens’ reflexive model of perceptual consciousness is useful for understanding the first-person perspective and sentience in animals. I then offer a defense of the proposal that ray-finned bony fish have a first-person perspective and sentience. This defense has two prongs. The first prong is presence of a substantial body of evidence that the neuroanatomy of the fish brain exhibits basic organizational principles associated with consciousness in mammals. These principles include a relationship between a second-order sensory relay, the preglomerular complex, and the fish pallium which bears a resemblance to the relationship between the mammalian thalamus and the neocortex, the existence of feedback/feedforward and reentrant circuitry in the pallium, and structural and functional differences among divisions of the fish pallium. The second prong is the existence of behaviors in fish that exhibit significant flexibility in the presence of environmental change and require relational learning among stimuli distributed in space, over time, or both. I conclude that, although they are instantiated differently, a first-person perspective and sentience are present in fish.
  • The extended dual-aspect monism framework: an attempt to solve the hard problem Articles

    Vimal, Ram Lakhan Pandey

    Resumo em Português:

    Resumo: Em trabalho anterior, relatamos o seguinte: (i) existem cerca de quarenta significados atribuídos ao termo consciência; eles foram identificados e categorizados conforme se referiam à função ou à experiência; (ii) as abordagens da consciência baseadas no materialismo, idealismo e dualismo têm sérios problemas. Por conseguinte, a abordagem do monismo de duplo aspecto estendido (eDAM) foi proposta para a consciência, em que: (a) a problemática teoria da informação integrada (IIT), baseada no materialismo/pampsiquismo, foi interpretada; e (b) se afirma a inseparabilidade entre aspectos físicos e não físicos, pois os dados empíricos das imagens por ressonância magnética funcional (fMRI) e eletroencefalografia (EEG) não mostram dissociação entre os aspectos. O eDAM tem o menor número de problemas, em comparação com todas as outras abordagens, implicando que a potencialidade das experiências subjetivas, irredutíveis e primárias, coexiste com o seu aspecto físico na natureza. Esta informação, ausente na ciência, é fornecida pelo eDAM, que aborda com êxito o problema difícil da consciência, o que é elaborado em detalhe neste artigo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In prior work, we reported the followings: (i) There are about forty meanings attributed to the term consciousness. They were identified and categorized according to whether they were principally about function or about experience. (ii) The frameworks for consciousness that are based on materialism, idealism, and dualism have serious problems. Therefore, an extended dual-aspect monism (eDAM) framework was proposed for consciousness, where (a) the problematic materialism/panpsychism based integrated information theory (IIT) was interpreted and (b) the inseparability between physical and non-physical aspect holds because none of the empirical fMRI/EEG data shows separability between aspects. This has the least number of problems compared to all other frameworks. It required a novel feature that the potentiality of primary irreducible subjective experiences co-exists with its physical aspect in nature. This missing information in science is provided by the eDAM, which addresses the hard problem of consciousness successfully, which is elaborated in detail in this article.
  • Two paradoxes of projection Articles

    Blauvelt, Whit; Mundell, Clare E.

    Resumo em Português:

    Resumo: Os modelos projetivos de consciência e de seus conteúdos, recentemente desenvolvidos, desafiam os esquemas tradicionais, nos quais todos os conteúdos da consciência são mantidos bem contidos dentro do crânio. Trabalhando desta forma, a partir de vários ângulos, torna-se evidente que existem inconsistências na forma como emolduramos classes de conteúdos mentais que são possivelmente equivalentes em seu ser. Exemplos particulares de imagens, de dança e de palavras são apresentados para ressaltar o choque em nossas suposições apreensivas, focalizando possíveis custos cognitivos e psicológicos de tal inconsistência. Uma maneira coerente de misturar os esquemas do “continente” e do “projetor” é apontada; no entanto, tal combinação não suporta as exigências gerais, encontradas na literatura, para qualquer tipo de fala puramente interna, que esteja contida, mas não projetada. A reflexão consciente pode, em todos os casos, depender da projeção, com reflexo na imagem - visual, audível, até tátil e sentida - situada apenas no lado distante do que pode ser esquematicamente compreendido como o horizonte sensorial onde, no espaço-tempo e agora, nossas expectativas imaginativas apóiam o reconhecimento das coisas presentes e atuais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Recently developed projective models of consciousness and its contents challenge received schemas in which all contents of consciousness are held to be well contained in the skull. Working our way into this from several angles, it becomes evident that there are inconsistencies in how we frame classes of mental contents which are arguably equivalent in being. Particular examples of imagery, of dancing and of words, are brought forward to highlight the clash in our apprehensive assumptions, focusing on possible cognitive as well as psychological costs of such inconsistency. A coherent way to blend the container and projector schemas is pointed out; yet such a blend does not support the standard claim for any kind of purely inner voice, contained but not projected. Conscious reflection may in all instances depend on projection, with reflection in imagery - visual, audible, even tactile and otherwise felt - placed just the far side of what can schematically be grasped as the sensory horizon where, in the space-time just beyond here and now, our imaginative expectations backstop recognition of here-now present things.
  • The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology Target Paper

    Pereira Jr., Alfredo

    Resumo em Português:

    Resumo: O desenvolvimento de áreas interdisciplinares das neurociências (cognitiva, afetiva e da ação), contribui para a identificação das bases neurobiológicas da experiência consciente. A estrutura intrínseca da experiência consciente foi filosoficamente concebida há um século como consistindo de um pólo subjetivo, o portador de experiências, e um pólo objetivo, composto dos conteúdos experimentados. Em formulações mais recentes, Thomas Nagel refere-se a um “ponto de vista”, no qual experiências qualitativas são ancoradas, enquanto Max Velmans entende que o conteúdo fenomenal é composto de representações mentais “projetadas” para o espaço externo ao cérebro que as constrói. Na psicologia freudiana, a mente consciente contém uma tensão entre o Id e o Ego. Como relacionar esta estrutura bipolar com os resultados da neurociência? Proponho a noção de projeção (também utilizada por Williford et al., 2012) como princípio-ponte, conectando os sistemas neurobiológicos do saber, sentir e agir com a estrutura bipolar. O processo projetivo é considerado responsável pela geração do sentido do eu e do sentido do mundo, compondo um campo fenomenal informacional gerado pelo sistema nervoso e vivenciado na perspectiva da primeira pessoa. Após apresentar a hipótese projetiva, discuto seu status filosófico, relacionando-o às abordagens fenomenológicas, à teoria do pensamento de ordem superior e ao modelo matemático da projeção. Oito maneiras de testar o status da hipótese projetiva são brevemente mencionadas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The development of the interdisciplinary areas of cognitive, affective and action neurosciences contributes to the identification of neurobiological bases of conscious experience. The structure of consciousness was philosophically conceived a century ago (HUSSERL, 1913) as consisting of a subjective pole, the bearer of experiences, and an objective pole composed of experienced contents. In more recent formulations, Nagel (1974) refers to a “point of view”, in which qualitative experiences are anchored, while Velmans (1990, 1993, 2009, 2017) understands that phenomenal content is composed of mental representations “projected” to the space external to the brains that construct them. In Freudian psychology, the conscious mind contains a tension between the Id and the Ego (FREUD, 1913). How to relate this bipolar structure with the results of neuroscience? I propose the notion of projection [also used by Williford et al. (2012)] as a bridge principle connecting the neurobiological systems of knowing, feeling and acting with the bipolar structure. The projective process is considered responsible for the generation of the sense of self and the sense of the world, composing an informational phenomenal field generated by the nervous system and experienced in the first-person perspective. After presenting the projective hypothesis, I discuss its philosophical status, relating it to the phenomenal (BLOCK, 1995, 2008, 2011) and high-order thought (ROSENTHAL, 2006; BROWN, 2014) approaches, and a mathematical model of projection (RUDRAUF et al., 2017). Eight ways of testing the status of the projective hypothesis are briefly mentioned.
  • How to investigate perceptual projection: a commentary on Pereira Jr., “The projective theory of consciousness: from neuroscience to philosophical psychology” Comments

    Velmans, Max

    Resumo em Português:

    Resumo: Este comentário enfoca o status científico da projeção perceptiva - uma característica central da teoria da consciência de Pereira. Em seu artigo alvo, ele recorre ao meu trabalho anterior para desenvolver uma estrutura explicativa para integrar a experiência consciente visível em primeira pessoa com os correlatos neurais visíveis de terceira pessoa e as causas antecedentes que formam a experiência consciente em uma estrutura bipolar que contém tanto um sentido de eu (criado por processos projetivos interoceptivos) e um sentido do mundo (criado por processos projetivos exteroceptivos). Enfatizo que a projeção perceptiva é um efeito psicológico (e não uma explicação para esse efeito) e relaciono modalidades de seu estudo na psicologia experimental, por exemplo em estudos de percepção de profundidade em visão e audição, experiências de profundidade em superfícies bidimensionais em imagens estereoscópicas, cinemas 3D, hologramas e realidades virtuais. Eu então justaponho o modelo explicativo de Pereira com dois outros modelos que têm objetivos e suposições similares, mas orientações diferentes, o modelo do sistema retinóide de Trehub, que se concentra principalmente no funcionamento neural do sistema visual, e o modelo de consciência projetiva de Rudrauf et al., que estabelece raciocínios geométricos para especificar os requisitos de organismos que precisam navegar em um mundo tridimensional, e como eles podem ser implementados no processamento de informação no contexto humano. Juntos, esses modelos ilustram abordagens convergentes e divergentes para compreender o papel dos processos projetivos na consciência humana.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This commentary focuses on the scientific status of perceptual projection-a central feature of Pereira’s projective theory of consciousness. In his target article, he draws on my own earlier work to develop an explanatory framework for integrating first-person viewable conscious experience with the third-person viewable neural correlates and antecedent causes that form conscious experience into a bipolar structure that contains both a sense of self (created by interoceptive projective processes) and a sense of the world (created by exteroceptive projective processes). I stress that perceptual projection is a psychological effect (not an explanation for that effect) and list many of the ways it has been studied within experimental psychology, for example in studies of depth perception in vision and audition and experiences of depth arising from cues arranged on two-dimensional surfaces in stereoscopic pictures, 3D cinemas, holograms, and virtual realities. I then juxtapose Pereira’s explanatory model with two other models that have similar aims and background assumptions but different orientations, Trehub’s Retinoid model, which focuses largely on the neural functioning of the visual system, and Rudrauf et al’s Projective Consciousness Model, which draws largely on projective geometries to specify the requirements of organisms that need to navigate a three-dimensional world, and how these might be implemented in human information processing. Together, these models illustrate both converging and diverging approaches to understanding the role of projective processes in human consciousness.
  • A constituição do Eu em Merleau-Ponty e o estatuto da projeção na psicanálise freudiana Comentários

    Santos, Renato dos

    Resumo em Português:

    Resumo: As reflexões desenvolvidas ao longo do presente artigo se apresentam como desdobramento do texto3 de Alfredo Pereira Jr., mais especificamente sobre a noção de Eu sentiente e do conceito de “projeção”, desde a psicanálise freudiana. Num primeiro momento, analisa-se de que forma Merleau-Ponty, em contraste com as filosofias empirista e racionalista, reformula a noção da subjetividade, num plano fenomenológico e ontológico. O Eu se define não mais por uma sorte de pensamento, ou por uma causalidade de leis físicas e químicas, mas pelo entrelaçamento na carnalidade do mundo. Em seguida, investiga-se a noção de projeção em Freud, a fim de evidenciar como tal conceito ocupa a função de “proteção” para o Eu. A projeção (de)limita o “lugar” necessário para que o Eu possa se desenvolver, conforme mecanismo de defesa. Por fim, sustenta-se que a noção de Eu merleau-pontyano e a projeção freudiana convergem, na medida em que ambas só podem ser pensadas como experiências dentro de um mundo de relações que ocorrem por uma dimensão inconsciente, aproximando-se, assim, com a proposta de Pereira Jr..

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article takes as its starting point a text by Alfredo Pereira Jr. which discusses Merleau-Ponty’s notion of the sentient Self and the concept of “projection” in Freudian psychoanalysis. First we analyze how Merleau-Ponty, in contrast to empiricist and rationalist philosophies, reformulates the notion of subjectivity on a phenomenological and ontological plane. The Self is no longer defined by a kind of thought or by the causality of physical and chemical laws, but by its entanglement in the carnality of the world. Second, the notion of projection in Freud is investigated in order to show how this concept occupies the function of “protection” for the Self. Projection (de)limits the necessary “place” for the Self to develop. Finally, it is argued that Freud’s concept of projection and Merleau-Ponty’s notion of the Self converge, since both can only be thought of as experiences within a world of relations that occur in an unconscious dimension; it is in this sense that our proposal is similar to that of Pereira Jr.
  • Projecting the trees but ignoring the forest: brief critique of Alfredo Pereira Jr.’s target paper Comments

    Nixon, Gregory Michael

    Resumo em Português:

    Resumo: A teoria da consciência projetiva de Pereira é uma proposta experimental, baseada em diversas fontes, explorando como a consciência pode ser produzida por um mecanismo projetivo que resulta tanto em individualidades privadas (“Eus”) quanto em um mundo da experiência. Infelizmente, reunir tantas fontes e métodos sem relações recíprocas significa que nenhum recebe atenção total. Além disso, parece-me que a amplitude desconfortável deste artigo complica desnecessariamente seu projeto; na verdade, pode ocultar o que procura revelar. Se esse conglomerado de diversas fontes e métodos fosse comparado a árvores, o leitor poderia se sentir como o explorador que não pode ver a floresta por causa das árvores. Então, novamente, pode ser que o autor esteja tão preocupado com as figuras de primeiro plano que o pano de fundo sempre presente fique finalmente obscurecido.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Pereira’s “The projective theory of consciousness” is an experimental statement, drawing on many diverse sources, exploring how consciousness might be produced by a projective mechanism that results both in private selves and an experienced world. Unfortunately, pulling together so many unrelated sources and methods means none gets full attention. Furthermore, it seems to me that the uncomfortable breadth of this paper unnecessarily complicates his project; in fact it may hide what it seeks to reveal. If this conglomeration of diverse sources and methods were compared to trees, the reader may feel like the explorer who cannot see the forest for the trees. Then again, it may be the author who is so preoccupied with foreground figures that the everpresent background is ultimately obscured.
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