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Trans/Form/Ação, Volume: 42, Número: 2, Publicado: 2019
  • Trasímaco e a téchne do governo Artigos

    Menezes, Luiz Maurício Bentim da Rocha

    Resumo em Português:

    RESUMO: Ao associar governo à téchne, Trasímaco estabelece que o governo também exige um conhecimento específico. Esse saber permitiria que o governante pudesse beneficiar-se dos governados, tirando proveito deles. Em sua definição de governo, ele aproximará essa téchne do governo ao governante injusto, mais especificamente o tirano. Neste trabalho, pretende-se analisar a relevância dos argumentos de Trasímaco para a filosofia política.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: By associating government with téchne, Thrasymachus states that government requires specific knowledge. This knowledge allows the ruler to benefit from the governed and to take advantage of them. In his definition of government, he equates this téchne with government by an unjust ruler, specifically that of a tyrant. This article aims to analyze the relevance of Thrasymachus' arguments for political philosophy.
  • The Aristotelian theory of regimes and the problem of kingship in Politics III Artigos

    Oliveira, Richard Romeiro

    Resumo em Português:

    Resumo: A proposta principal do presente artigo é compreender o caráter complexo e multifacetado da teoria dos regimes elaborada por Aristóteles, no livro III da Política, e, por meio disso, identificar os principais elementos filosóficos e conceituais que tornam possível ao filósofo, nesse momento da obra, efetuar uma vigorosa defesa da tese segundo a qual a realeza pode ser considerada, em determinadas circunstâncias políticas, como a melhor forma de governo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The main purpose of this paper is to understand the complex and many-sided nature of the theory of regimes elaborated by Aristotle in Politics III. We identify the main philosophical and conceptual elements that make it possible for the philosopher to accomplish a vigorous defense of the thesis that kingship can be considered, under certain political circumstances, the best form of government.
  • Esclarecimento e educação em Kant: a autonomia como projeto de melhoramento humano Artigos

    Lima Filho, José Edmar

    Resumo em Português:

    Resumo: A presente exposição propõe a tese, com base no pensamento de Immanuel Kant (1724-1804), de que educação e melhoramento humano são noções que se implicam necessariamente. Isso significa que não se pode conceber, desde a posição kantiana, uma proposta pedagógica cujo cume não desemboque na construção de si do sujeito como instância racional teórico-prática. Parte-se, pela leitura imanente da opera kantiana, da necessidade da admissão da unidade da razão, para se desdobrarem os argumentos que pretendem justificar a posição da pedagogia como o cumprimento do ideal de Esclarecimento moderno, o qual articula em seu bojo o desenvolvimento do indivíduo, seja do ponto de vista teórico-especulativo, seja daquele moral. Ao fim e ao cabo, a proposta da educação coincide com a proposta do Esclarecimento, que, por sua vez, nada mais é que aquela da autoconstrução do sujeito como senhor de si mesmo, como horizonte aberto em permanente aprimoramento.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the thought of Immanuel Kant (1724-1804), this article argues that education and human development are notions that necessarily involve one another. From a Kantian position, one cannot conceive a pedagogical proposal whose goal does not end up as the self-construction of the rational theoretical-practical subject. Based on a reading of the opera kantiana, we start from the necessity of the unity of reason and present arguments that seek to justify the notion of pedagogy as the fulfillment of the ideal of the modern Enlightenment, which has at its core the development of the individual from both the moral and theoretical-speculative point of view. Altogether, the idea of education coincides with the proposal of the Enlightenment, which, for its part, is nothing more than that of the self-construction of the subject as the master of him or herself and as an open horizon in permanent improvement.
  • Teses ad Feuerbach e a educação Artigos

    Rossi, Rafael

    Resumo em Português:

    Resumo: O presente texto aborda as Teses ad Feuerbach elaboradas por Marx, com intuito de extrair elementos de ordem ontometodológica que possam subsidiar a reflexão à filosofia da educação. Entendemos, na esteira de Lukács e Mészáros, que o pensamento marxiano se distingue qualitativamente do padrão de cientificidade moderno, em razão da instauração de uma ontologia de base materialista e dialética do ser social. Isso significa que a teoria social marxiana possui, como seu núcleo mais essencial, a historicidade na abordagem ontológica dos fenômenos sociais, buscando compreendê-los em sua gênese e na função social que desempenham no processo de reprodução social. Com isso, no texto aqui em debate, tratamos da radicalidade revolucionária do escrito abordado, em suas potencialidades ao debate educacional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper analyses Marx’s Theses on Feuerbach in order to extract onto-methodological elements in support of a philosophy of education. We understand, in light of the analyses of Lukács and Mészáros, that Marxian thought differs qualitatively from modern scientific standards because of its introduction of a materialist and dialectical ontology of social being. This means that Marxian social theory has historicity in the ontological approach to social phenomena as its most essential core, and it seeks to understand these phenomena in their genesis and in terms of the social role they play in the process of social reproduction. We treat the revolutionary radicalism of the text under discussion in light of its potential to contribute to the educational debate.
  • Método e estrutura social: a crítica marxista de István Mészáros à Lógica de Hegel Artigos

    Menezes, Rafael Lessa Vieira de Sá

    Resumo em Português:

    Resumo: Neste trabalho discute-se a crítica de István Mészáros à Lógica de Hegel. Aponta-se como o marxismo realiza a crítica aos pontos de partida e de chegada da Ciência da lógica, quais sejam, o pensamento sem pressupostos e o círculo auto-constituído da Lógica. Com isso, indica-se a diferença entre os modos hegeliano e marxista de conceber o enraizamento do conhecimento no processo de vida real. Discute-se ainda como István Mészáros realizou uma dura crítica à hipostasiação do método dialético em G. Lukács, crítica esta que se apóia na rejeição de um método que deixa de prestar contas ao ser e que, por isso, acaba lidando com a identidade entre conhecimento e ser como uma mera postulação abstrata.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper discusses István Mészáros critique of Hegel’s Logic. We point out how Marxism criticizes the presuppositionless thinkingand self-constituted circle of reasoning of the Science of logic. We thereby show the difference between the Hegelian and Marxist ways of conceiving the rooting of knowledge in the process of real life. We also discuss how Mészáros made a scathing critique of the hypostatization of dialectical method in Lukács work. This critique is based on the rejection of a method that fails to be accountable to the real world and therefore ends up treating the identity of knowledge and being as a mere abstract postulation.
  • O problema da propriedade privada para o jovem Marx Artigos

    Vieira, Julia Lemos

    Resumo em Português:

    Resumo: O problema da perversão da comunidade social pela propriedade privada se tornara, para Marx, com o estudo dos socialistas utópicos e especialmente de Proudhon, bastante claro: não sendo um desenvolvimento necessário, e sim casual, a propriedade privada - e a cisão entre interesse particular e interesse geral dela proveniente - poderia ser subsumida. O presente artigo visa a demonstrar como, na busca de um republicanismo de tom rousseauniano e crítico ao liberalismo burguês, Karl Marx flertou com a crítica dos comunistas à propriedade privada. Para tanto, perpassa cinco artigos redigidos para a Gazeta Renana - o artigo de defesa contra o kantiano Hermes, a polêmica com o socialista Moses Hess, a resposta à Gazeta de Augsburg, o artigo de crítica às resoluções da VI Assembleia da Província do Reno e o artigo “Sobre a lei do roubo de lenha” - e, ainda, a crítica de Proudhon à propriedade privada.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Through his study of the utopian socialists, and especially of Proudhon, the problem of the perversion of the social community by private property became quite clear to Marx: if private property - and the split between private interest and general interest originating from it - it is not a necessary development, but an incidental one, it can be subsumed. This article aims to demonstrate how, in search of a Rousseauian republicanism and a critique of bourgeois liberalism, Karl Marx flirted with the communists’ critique of private property. We discuss Proudhon’s critique of private property and five articles Mark wrote for the Rheinische Zeitung: the article against the Kantian Hermes, the controversy with the socialist Moses Hess, the reply to the Augsburg Allgemeine Zeitung, the critique of the resolutions of the Sixth Rhine Province Assembly, and the “Debates on the Law on the Thefts of Wood”.
  • Schmitt para las izquierdas: notas sobre marxismo y política Artigos

    Cortés, Martín

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El texto propone un recorrido sucinto por los modos en que las lecturas marxistas de fines de los años setenta del siglo XX se apropiaron de la figura de Carl Schmitt, con el propósito de enriquecer con su concepción fuerte de lo político lo que era considerado una debilidad propia del marxismo: su teoría política. Se toman dos casos paradigmáticos en materia de articulación entre Schmitt y Marx: el del italiano Mario Tronti y el del argentino José María Aricó. La lectura parte de la hipótesis de que los ejercicios de Tronti y Aricó se pueden leer como intentos de complementar a Marx con las contribuciones de Schmitt, razón por la cual permanecen al interior del marxismo como horizonte problemático. Finalmente, sugerimos que sobre todo a partir de los años ochenta, y con mayor énfasis de los noventa hacia el presente, las lecturas de Schmitt que continuaron formulándose desde el campo de las izquierdas se hicieron por fuera -y quizá en contra- del marxismo, en la medida en que se lo considera incapaz de producir una teoría compleja de lo político. Se abre entonces la pregunta por los alcances de estas distintas operaciones en materia de crítica del presente.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This paper proposes a brief tour of the ways in which Marxist readings of the late 1970s appropriated the figure of Carl Schmitt in order to enrich Marxist political theory (which was considered weak) with Schmitt’s strong conception of the political. The paper revisits two paradigmatic cases of complementarity between Schmitt and Marx: the Italian Mario Tronti and Argentine Jose Maria Aricó. The paper puts forward the hypothesis that the exercises of Tronti and Aricó are attempts to supplement Marx with contributions from Schmitt, which is why they remain problematic within Marxism. Finally, we suggest that from the 1980s onward, and with greater emphasis since the 1990s, readings of Schmitt made from the left are outside (and perhaps in contradiction with) Marxism, to the extent that they are considered unable to produce a complex theory of the political. The paper ends by discussing the present-day scope of these various critiques.
  • La hegemonia en su mutuo anudamiento óntico-ontológico en la teoria política de Ernesto Laclau Artigos

    Fair, Hernán

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: Este artículo analiza cómo se encadenan los planos de lo ontológico y lo óntico en la Teoría Política del Discurso de Ernesto Laclau. Se concluye que, desde el plano ontológico, la hegemonía constituye una forma político-discursiva de articulación y universalización relativa, precaria, contingente y parcial de los particularismos en significantes vacíos que actúan como puntos nodales. Desde el nivel fenoménico-político, Laclau pone en juego estos conceptos para mostrar el desplazamiento y contaminación discursiva entre lo particular y lo universal en la operación hegemónica, que transforma las identidades políticas y construye un orden comunitario y un nuevo sentido común. Desde el nivel ético-político, la conceptualización de la hegemonía se articula a la construcción discursiva de una estrategia socialista y a una democracia radical. Este proyecto político lucha contra los esencialismos y las formas de explotación y opresión social y por un horizonte de liberación que amalgame las luchas de los grupos subordinados y reconozca las diferencias y particularidades como constitutivas y deseables. La teoría formal del populismo presenta algunas inconsistencias óntico-ontológicas en este esquema. Sin embargo, su sobredeterminación simbólica disuelve las disyunciones tajantes entre la lógica y el análisis histórico-político y entre la forma y el contenido. Ello pone de manifiesto el mutuo anudamiento entre lo óntico y lo ontológico y la centralidad de la noción gramsciana de hegemonía para el análisis político y crítico de fenómenos y procesos históricos contemporáneos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article analyzes how the ontological and ontic planes are interconnected in Laclau’s political discourse theory. It is concluded that, on the ontological level, hegemony constitutes a political-discursive form of relative, precarious, contingent and partial universalization and articulation of particularities in empty signifiers that act as nodal points. On the phenomenological-political level, Laclau shows the displacement and discursive contamination between the particular and the universal in the hegemonic operation which transforms political identities and builds a communitarian order and a new commonality. On the ethical-political level, the conceptualization of hegemony is articulated as the discursive construction of a socialist strategy and a radical democracy. This political project fights against essentialisms and forms of exploitation and social oppression of subordinate groups, and in favor of a horizon of liberation that recognizes conflicts and differences as constitutive and desirable. The formal theory of populism presents some ontic-ontological inconsistencies in this scheme. However, its symbolic overdetermination dissolves the disjunctions between logic and historical-political analysis and between form and content. This reveals the mutual interconnection between the ontic and the ontological, and the central relevance of the Gramscian notion of hegemony for the political and critical analysis of contemporary historical phenomena and processes.
  • Consecuencias alternativas: la importancia de su conocimiento en la implementación de políticas Artigos

    Ivarola, Leonardo

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: En el presente trabajo se examinarán las distintas clases de conocimientos que se requieren para una correcta implementación de política. Cartwright y Hardie (2012) han criticado el enfoque de la política basada en la evidencia por estar fundamentado en inferencias inductivas, y han propuesto un enfoque alternativo donde, por un lado, el principio causal o variable política se abstraiga lo máximo posible como para superar cualquier problema de validez externa, y por el otro, que este principio sea complementado con un acervo de factores coadyuvantes (los cuales refieren a aspectos muy concretos de un sistema objetivo). Si bien este enfoque proporciona una buena base para el armado de políticas, omite un tema central: las consecuencias alternativas que se derivan de una política. Más precisamente, en el enfoque de Cartwright y Hardie se apunta a recolectar información a fin de armar una política que funcione aquí, pero no dice nada si la política se desvía de su curso deseado. El problema de esto emerge cuando los desvíos conllevan consecuencias trascendentalmente negativas. Se argumentará que el conocimiento de las consecuencias alternativas de una política es tan importante como el conocimiento de factores centrales y de factores coadyuvantes. La toma de decisión de un hacedor de política no dependerá solo entonces de las chances de éxito de una política, sino también de la asimetría de sus resultados (TALEB, 2012).

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The present paper examines the different kinds of knowledge required for correct policy implementation. Cartwright and Hardie (2012) have criticized the evidence-based policy approach for being grounded on inductive inferences. They propose an alternative approach where, on the one hand, the causal principle or policy variable is abstracted as much as possible in order to overcome external validity problems, and, on the other hand, this principle is complemented with a set of supporting factors which refer to very specific aspects of a target system. While this approach provides a good basis for formulating a policy, it omits a central issue: the alternative consequences that derive from a policy. More precisely, Cartwright and Hardie’s approach aims to collect information in order to assemble a policy that works here. However, it says nothing about the cases where a policy deviates from its desired path. The problem arises when such deviations lead to transcendentally negative consequences. It will be argued that knowledge of a policy’s alternative consequences are just as important as the knowledge of central and support factors. A policy-maker’s decision will then depend not only on a policy’s chances of success, but also on the asymmetry of its results (Taleb, 2012).
  • Questão ambiental e coletivo de pensamento Artigos

    Felicio, Munir Jorge

    Resumo em Português:

    Resumo: Para ampliar a compreensão das problemáticas ambientais atuais, este texto reúne as análises interpretativas de dois documentos, os quais, por possuírem perspectivas distintas, contribuem significativamente com o estudo da teoria fleckiana. São dois coletivos de pensamento desenvolvendo práticas científicas com intencionalidades advindas das opções teóricas e políticas, configurando um processo dinâmico de produção de conhecimento. A essência de cada um desses coletivos de pensamento consiste na ampliação e na disseminação da ideia transpessoal, por ela não pertencer, de forma exclusiva, a nenhum dos componentes do coletivo. Propiciar a troca constante de concepções interna e externamente impulsiona o conhecimento científico, cuja evolução depende do processo coletivo em que o pensamento se desenvolve por vínculos e interferências engendradas pelo condicionamento social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: With the intention of broadening the understanding of current environmental issues, this article contains interpretive analysis of two documents which, because of their different perspectives, contribute significantly to the study of Fleckian theory. They are two collective thought manifestoes which develop scientific practices, their goals arising from theoretical and political options that configure a dynamic process of knowledge production. The essence of each of these collective thoughts consists in the expansion and spread of transpersonal ideas that do not belong exclusively to any of the components of the collective. Propitiating the constant exchange of internal and external views drives scientific knowledge, whose evolution depends on a collective process in which thought is developed by bonds and interferences engendered by social conditioning.
  • DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. Tradução de Heci Regina Candiani. São Paulo: Boitempo, 2016, 244p. Resenhas

    Bretas, Aléxia
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
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