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Trans/Form/Ação, Volume: 42, Número: spe, Publicado: 2019
  • APRESENTAÇÃO Editorial

    Ivanov, Andrey
  • Estrutura, tema ou contexto: em que concentrar o trabalho do historiador da filosofia, especialmente do medievalista? Artigos

    Savian Filho, Juvenal

    Resumo em Português:

    Resumo: Muitos trabalhos em história da filosofia, eminentemente em história da filosofia medieval, são marcados por uma oposição metodológica entre três abordagens: a ênfase na estrutura interna de um pensamento; a ênfase na investigação de um tema ou conceito; a ênfase na inserção de um pensamento em seu contexto histórico-filosófico. No entanto, é possível defender a aproximação dessas três abordagens, e mesmo a combinação delas, em vista de um ganho de inteligibilidade dos pensamentos estudados. É o que pretende o presente artigo, procurando apontar para a artificialidade da oposição entre as três abordagens e defendendo um modelo comunicacional que a supere.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Many works in history of philosophy, especially in the history of medieval philosophy, are marked by a methodological opposition between three approaches: an emphasis on the internal structure of a thought, an emphasis on investigating a theme or concept, and an emphasis on the place of a thought in its historical-philosophical context. However, it is possible to defend the approximation of these three approaches, and even their combination, aiming at greater intelligibility of the thoughts under investigation. This article aims to point out the artificiality of the opposition between the three approaches and to defend a communicational model that overcomes it.
  • Dibattiti filosofici e scientifici sulla geomanzia nel medioevo latino Articles

    Palazzo, Alessandro

    Resumo em Italiano:

    Riassunto: La geomanzia, una disciplina divinatoria importata dal mondo arabo, prosperò nel medioevo latino. Di fronte a tale popolarità traduttori e autori di trattati geomantici, filosofi, teologi e letterati si interrogarono sulla sua validità, sulle sue implicazioni filosofiche e sulla visione del mondo che essa presupponeva. Il presente contributo esamina questo dibattito. In particolare, si ricostruisce lo statuto epistemologico della geomanzia nei suoi rapporti con l’astrologia. Il problema della scientificità della geomanzia viene discusso anche nel contesto dell’azione della causalità celeste sul mondo sublunare. Sono esaminati i ruoli del geomante e dell’interrogante (quaerens) ed è analizzato il concetto di intentio, che rimanda ad un’analisi psicologica peculiare della geomanzia. Caratterizza la geomanzia anche una dimensione rituale fatta di prescrizioni preliminari e di invocazioni da rivolgere alla divinità. Quanto detto impedisce di ridurre la geomanzia ad una semplice tecnica divinatoria; essa appare piuttosto una forma di sapienza rivelata solo al geomante esperto e moralmente degno, che attinge così la conoscenza di eventi futuri e cose nascoste. Da questa breve ricostruzione emerge l’articolata natura della geomanzia, contraddistinta, nella sua originaria versione araba, da una marcata impronta religiosa e da uno stretto, benché ambiguo, nesso con la profezia Islamica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Geomancy, a divinatory discipline imported from the Arab world, flourished in the Latin Middle Ages. In the attempt to explain the popularity of geomancy, translators and authors of geomantic writings, philosophers, theologians, and other scholars addressed such issues as its validity, its philosophical implications, and the worldview it presupposed. This paper explores this debate, delineating the epistemological status of geomancy in relation to astrology. The problem of the scientificity of geomacy will be discussed with regard to the celestial influences on the sublunary world. In addition, the different roles played by both the geomancer and the consultant (quaerens) are examined. Attention will be paid to the concept of intentio, which implies a psychological analysis peculiar to geomancy. Geomancy is also characterized by ritual elements such as both preliminary prescriptions and invocations of God, meaning that it is not an ordinary divinatory technique, but a form of wisdom revealed only to experienced and upright geomancers, who can thus obtain knowledge of future events and hidden things. From this analysis emerges the complex nature of geomancy, whose original Arabic version had a prominent religious character and a close, albeit ambiguous, link with Islamic prophecy.
  • As duas faces da ciência de acordo com Tomás de Aquino Artigos

    Nascimento, Carlos Arthur Ribeiro do

    Resumo em Português:

    Resumo: Tomás de Aquino, ao falar de ciência mostra-se influenciado pelo Segundos analíticos. Entende ciência quer como uma disposição mental, quer como um conjunto de proposições de acordo com as propriedades e relações lógicas e epistêmicas das proposições que dele fazem parte.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: When dealing with science, Thomas Aquinas proves to have been influenced by the Posterior Analytics. He understands science either as a mental disposition or as a set of propositions organized according to their properties and their logical and epistemic relations.
  • A importância e o legado de Alberto Magno na controvérsia sobre a unicidade do intelecto Artigos

    Raschietti, Matteo

    Resumo em Português:

    Resumo: A finalidade deste trabalho é destacar importância e o legado do dominicano Alberto Magno na controvérsia com os defensores da unicidade do intelecto possível para todo o gênero humano. Para tanto, será feita uma apresentação sumária do seu tratado De unitate intellectus, redigido em 1263. Após uma contextualização histórica que apresenta a posição do bispo de Regensburg diante das teses averroístas, procurar-se-á mostrar como ele foi o inspirador, quanto a essa questão, de um dos seus alunos mais brilhantes: Tomás de Aquino. Além disso, deseja-se frisar como, para o Doctor Universalis, a contribuição de Averróis se revelasse indispensável: este soube indicar, com efeito, a maneira correta segundo a qual o intelecto devia ser considerado “imaterial”, embora sua conclusão da existência de um único intelecto possível para todo gênero humano fosse inaceitável.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The purpose of this paper is to highlight the importance and the legacy of the Dominican Albertus Magnus in the controversy with the defenders of the possible unity of the intellect of all mankind. To this end, a brief presentation of his treatise De unitate intellectus, written in 1263, will be given. After a historical contextualization that presents the Bishop of Regensburg’s position in relation to Averroism, it will be shown how he inspired one of his most brilliant students, Thomas Aquinas, with regard to this topic. Moreover, it is pointed out that, for the Doctor Universalis, Averroes’ contribution proved indispensable: the latter was able to indicate the correct way in which the intellect should be considered “immaterial”, although his conclusion that there was a possible single intellect for all mankind was unacceptable.
  • A causa final nas Disputas metafísicas de Francisco Suarez Artigos

    Cezar, Cesar Ribas

    Resumo em Português:

    Resumo: Nas Disputationes metaphysicae (disp. 23 e 24) Francisco Suarez tenta mostrar que a causa final não é uma projeção do intelecto humano, mas algo real nas próprias coisas e que sem ela não é possível dar uma explicação satisfatória dos fatos observados na experiência. Ele mostra como a causa final age no ser humano, em Deus, nos chamados ‘agentes naturais’ e no universo como um todo. De fato, a causa final supõe a existência de algo capaz de conhecer um fim e de direcionar suas ações para ele. Mas isto não significa que o fim está totalmente ausente das operações dos ‘agentes naturais’, nem que a explicação teleológica nunca faça sentido para eles. Sob certo aspecto há intencionalidade mesmo nas operações dos entes não-racionais, pois toda a natureza está submetida à ação e à racionalidade divina.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In the Disputationes metaphysicae (disp. 23 and 24) Francisco Suarez tries to show that final cause is not a projection of human intellect, but something real in things themselves, and that it is not possible to satisfactorily explain empirical data without it. He shows how final cause operates in human beings, in God, in so-called ‘natural agents’, and in the universe as a whole. In fact, final cause presupposes the existence of something which is able to know an end and to direct its actions towards that end. This does not imply, however, that the end is totally absent from the operations of ‘natural agents’, nor that teleological explanation never makes sense for them. From a certain point of view, there is intentionality even in the operations of non-rational beings, because all nature is subject to divine action and rationality.
  • Agostinho: a fé tem olhos próprios Artigos

    Contaldo, Sílvia Maria

    Resumo em Português:

    Resumo: Trata-se de um comentário ao texto de santo Agostinho intitulado De fide rerum quae non videntur, na verdade, um sermão motivado pelos equívocos ou mesmo os enganos daqueles que não professavam a fé cristã. Provavelmente o texto foi escrito entre 420-425, tempo propício para fortalecer a fé nas coisas invisíveis, tendo em vista o horizonte que anunciava o declínio do Império Romano. Na composição do texto, em consonância com o estilo próprio de um sermão, são oito breves partes. Sem perder a coesão em torno do tema principal, Agostinho pode concluir que a fé tem olhos próprios capazes de ver - e de nos permitir crer - nas coisas invisíveis.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article is a commentary on a text of St Augustine entitled De fide rerum quae non videntur, which is a sermon motivated by the misconceptions or even mistakes of those who do not profess the Christian faith. The text was probably written between 420-425 A.D., a time conducive to strengthening of faith in invisible things, given the historical horizon that heralded the decline of the Roman Empire. In the composition of the text, in line with the proper style of a sermon, there are eight brief parts. Without losing cohesion with regard to the main theme, Augustine concludes that faith has its own eyes capable of seeing - and allowing us to believe in - invisible things.
  • Heidegger e Agostinho: o fenômeno da Tentatio e a historicidade do si (Selbst) na apropriação fenomenológica do livro X das Confissões Artigos

    Santos, Bento Silva

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata do fenômeno da cura segundo a apropriação fenomenológica do livro X feita por Martin Heidegger no curso friburgense intitulado Augustinus und der Neuplatonismus (SS1921). Pretendemos apresentar o fenômeno da tentação e a historicidade do si: segundo a apropriação genuína do ser da vida de Agostinho, a “tentatio” (Versuchung) se torna expressão da mobilidade da existência histórico-atuativa, que jamais pode ser compreendida como “quietude”. É a vida mesma que, assumida em sua totalidade, representa uma “tentação”, uma provação - entendida em sentido ontológico-existencial - na medida em que indica o “como” (Wie) da atuação da facticidade. Na procura deste “como” originário surge a interrogação fundamental do que vem a ser a vida para si mesma: quaestio mihi factus sum (fiz de mim mesmo uma questão). Descortinamos na perda de si do “eu sou” o processo da temporalização como deformitas, como o defluxus na distração, como a queda no “inautêntico”. Com base nesta apropriação contemporânea do ser da vida de Agostinho chegaremos ao âmago do fenômeno da cura, compreendendo o curare como caráter fundamental da vida fática e reconhecendo na procura de Deus a constituição da facticidade e da cura de si que nesta procura se expressa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The article deals with the phenomena of healing, according to the phenomenological appropriation of Book X of Augustine’s Confessions made by Martin Heidegger in the course at Freiburg entitled Augustinus und der Neuplatonismus (SS1921). I intend to present the phenomenon of temptation and the historicity of the self. According to the genuine appropriation of the being of the life of Augustine, the “tentatio” (Versuchung) becomes an expression of the mobility of the historical-actuative existence, which can never be understood as “stillness”. It is the life itself which, assumed in its totality, represents a “temptation”, an ordeal - understood in an ontological-existential sense - insofar as it indicates the “how” (Wie) of facticity. In the search for this originating “how”, there arises the fundamental question of what life is for itself: quaestio mihi factus sum (I made of myself a question). We see, in the loss of “I am”, the process of temporalization as deformitas, as the defluxus in distraction, as the fall into the “inauthentic”. On the basis of this appropriation of the being of Augustine’s life, we will reach the core of the phenomenon of healing, understanding healing as the fundamental character of phatic life and recognizing in the search for God the constitution of facticity and self-healing expressed in this search.
  • Idolatria, ordem e beleza: o caminho de retorno ao Absoluto segundo o De Vera religione de Santo Agostinho Artigos

    Gracioso, Joel

    Resumo em Português:

    Resumo: Este artigo pretende expor a relação entre idolatria, ordem, beleza e interioridade na perspectiva agostiniana, a partir de sua obra De vera religione.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article discusses the relationship between idolatry, order, beauty, and interiority in Augustine’s De vera religione.
  • O mal, a matéria e a Lei em Moisés Maimônides Artigos

    Macedo, Cecilia Cintra Cavaleiro de

    Resumo em Português:

    Resumo Moisés Maimônides (1135-1204) é um dos mais importantes pensadores medievais. Sua obra filosófica o Guia dos perplexos não apenas se tornou uma referência fundamental para os pensadores judeus até os dias atuais, mas também exerceu intensa influência sobre os autores latinos durante a escolástica cristã. O Guia aborda diversos temas, dentre eles, há a questão do mal. Maimônides não acredita na existência de um mal substancial. Sem estatuto ontológico próprio, o mal é meramente privação do bem e se divide em três classes: mal natural, o mal que um homem inflige a outro ou aos demais em geral e aquele mal que o homem causa a si mesmo. Este artigo visa expor a perspectiva racionalista de Maimônides sobre a questão do mal e a fundamentação desta na matéria, a importância da Lei, bem como sua consequente proposta de conduta ética.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Moses Maimonides (1135-1204) is one of the most important medieval thinkers. His philosophical work, The Guide for the Perplexed, has not only became a fundamental reference for Jewish thinkers up to the present day, but it also exerted a strong influence on Latin philosophers during the Scholastic period. The Guide covers several themes, and among them is the issue of evil. Maimonides does not believe in the existence of a substantial evil. Evil does not have ontological status and is merely the privation of good. It can be divided into three types: natural evil, the evil that a man imposes on others, and the evil that a man causes to himself. This article intends to explain Maimonides’ rationalistic approach to the question of evil and its grounding in matter, the importance of Jewish Law, as well as the notion of ethical conduct that follows from this approach.
  • Aniquilamento e descriação: uma aproximação entre Marguerite Porete e Simone Weil Artigos

    Nogueira, Maria Simone Marinho

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, pretendemos abordar o pensamento de duas mulheres (duas filósofas francesas) por meio dos conceitos de aniquilamento (anientissement), que encontramos em Le mirouer des simples ames de Marguerite Porete († 1310), e descriação (decréation) que aparece em Pensateur et grace de Simone Weil (1909-1943). Também usaremos a obra de Weil La connaisance surnaturelle composta pelos Cahiers d’Amérique e Notes ècrites à Londres, onde ela faz referência ao livro de Marguerite Porete. Deste modo, apresentaremos, num primeiro momento, a mística de Marguerite Porete, focando no conceito de aniquilamento. Depois, num segundo momento, mostraremos um pouco da mística de Simone Weil por meio do conceito de descriação. A partir deste segundo momento, já iremos traçando alguns paralelos para mostrar a semelhança entre a mística das duas pensadoras que se refletirá no terceiro momento deste artigo, onde apresentaremos Weil como leitura de Le mirouer des simples ames.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In this article we intend to approach the thought of two French philosophers through two concepts: (1) annihilation (anientissement), found in the Le mirouer des simples ames of Marguerite Porete (†1310), (2) and decreation (décréation), which appears in the Pensateur et grace of Simone Weil (1909-1943). We will also refer to Weil’s La connaisance surnaturelle, composed of the Cahiers d’Amérique and Notes ècrites à Londres, where she refers to Marguerite Porete’s book. First we present the mysticism of Marguerite Porete, focusing on the concept of annihilation. Next we discuss the mysticism of Simone Weil through the concept of decreation. We then draw some parallels to show the similarity between the mysticism of the two thinkers, and discuss Weil as a reader of Le mirouer des simples ames.
  • A harmonia entre razão e oração no pensamento de Anselmo de Aosta Artigos

    Vasconcellos, Manoel

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca analisar uma das orações elaboradas por Anselmo de Aosta (1033-1109), mais precisamente, a Oração a São Nicolau, procurando mostrar como é possível encontrar, refletidos na prece, aspectos relevantes da produção filosófico-teológica do autor, sobretudo, em relação à situação do homem, marcado pelo pecado, uma vez que abandonou a retidão da vontade. Na prece, bem como em sua obra especulativa, Anselmo examina a situação do homem pecador, diante da graça e misericórdia divinas. Almejamos ressaltar a existência, na obra anselmiana, de uma harmoniosa relação entre oração e trabalho especulativo, em conformidade com o ideal beneditino do ora et labora.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes one of the prayers of Anselm of Canterbury (1033-1109), namely, the Prayer to Saint Nicholas. We aim to show how it is possible to find relevant aspects of the author’s philosophical-theological output reflected in the prayer, mainly in relation to the situation of man, marked by sin, once rectitude and will are abandoned. In the prayer, as well as in his speculative work, Anselm examines the situation of sinful man in the face of divine grace and mercy. We highlight the existence in Anselm’s work of a harmonious relationship between prayer and speculation, in conformity with the Benedictine ideal of ora et labora.
  • O livre-arbítrio na ética de Abelardo Artigos

    Diebe, Edsel Pamplona

    Resumo em Português:

    Resumo A concepção sobre livre-arbítrio em Abelardo foi definida na obra Theologia scholarium como a própria deliberação do indivíduo em fazer ou renunciar a algo. Na Ethica, essa ideia foi desenvolvida a partir da noção de voluntário. Em se tratando de pecado, base das discussões da Ethica, Abelardo desenvolveu o conceito que conhecemos hoje como “moral da intenção”. Nessa perspectiva de moral, o pecado só se sustentaria a partir da intenção do indivíduo, fruto do seu consentimento, ação livre e voluntária. A proposta do artigo é analisar de forma introdutória como a ideia de livre-arbítrio foi compreendida por Abelardo em relação ao pecado e em relação à vontade de Deus, posicionamento que colaborou para sua condenação no Concílio de Sens, em 1140.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Abelard’s conception of free will was defined in the work Theologia scholarium as the deliberation of the individual to do or renounce something. In Abelard’s ethical writings, this idea was developed on the basis of the notion of the voluntary. In his treatment of sin, the basis of Abelard’s discussions, Abelard developed the concept currently known as “intentionalist morals”. In this moral perspective, sin would only result from the intention of the individual, as the result of his or her consent and of free and voluntary action. The purpose of this article is to introduce Abelard’s idea of free will in relation to sin and God’s will, a position that contributed to his condemnation at the Council of Sens in 1140.
  • O ato moral segundo Tomás de Aquino Artigos

    Martines, Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo: Ao considerar as ações que são propriamente humanas, as quais pertencem ao homem enquanto homem, Tomás de Aquino destaca aquelas ações que procedem da vontade deliberada e que visam a um determinado fim, uma orientação que será caracterizada como algo inscrito no próprio ser da criatura e acompanhada de certo conhecimento. Este artigo almeja estudar a constituição do ato moral para Tomás, fazendo ressaltar não apenas a centralidade da vontade na constituição desse ato, mas também certos assuntos pertinentes à reflexão tomasiana do ato moral, como a distinção voluntário/involuntário, a coexistência de inteligência e vontade na determinação do ato humano e a qualificação da ação que é imperada pela vontade, pois é nela que se manifestará de modo mais claro o agir ético para Tomás, demarcado este pelo signo da prudência. A referência textual de Tomás, aqui utilizada, diz respeito à segunda parte da Suma de teologia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: In considering actions that are properly human, which belong to man as man, Thomas Aquinas highlights those actions that proceed from deliberate will and aim at a certain end. This orientation is characterized as something inscribed in the very being of the creature and accompanied by knowledge of a certain kind. This article aims to study the constitution of the moral act for Aquinas. It emphasizes not only the centrality of the will in the constitution of this act, but also certain issues pertinent to Aquinas’ reflection on the moral act. For example, the voluntary/involuntary distinction, the coexistence of intelligence and will in the determination of the human act, and the qualification of action dominated by the will. It is in action that the ethical act for Aquinas is most clearly manifested, marked by the sign of prudence. The primary text referred to in this article is the second part of the Summa theologiae.
  • A virtude da dulia (honra) em Tomás de Aquino Artigos

    Ramos, Felipe de Azevedo

    Resumo em Português:

    Resumo: A honra foi amplamente tratada por diversos autores antigos, tais como Aristóteles e Cícero. No medievo, Tomás de Aquino retoma alguns temas da Antiguidade, oferecendo uma formulação nova. Para isso, ele se serve do conceito de dulia, superando o tradicional binômio com a latria. Na realidade, ele reputa à dulia uma virtude anexa à justiça que visa prestar honras ou homenagens aos homens excelentes, em particular aos virtuosos. De fato, o Estagirita já considerava a honra como um “prêmio da virtude”. Nesse contexto, se percorre todo corpus thomisticum para analisar o conceito de dulia e de honra, quando esta se refere ao assunto tratado. Para isso, se pergunta o que é a dulia propriamente, a quem deve ela ser prestada, se a honra pode ou deve ser desejada, o papel da magnanimidade, como e para que se honra. A proposta tomasiana poderia trazer um novo olhar a respeito da temática, infelizmente um pouco esquecida nos dias de hoje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Honor was amply dealt with by several ancient authors such as Aristotle and Cicero. In the Middle Ages, Thomas Aquinas revisited certain themes from Antiquity, offering new formulations. To do this, he used the concept of dulia, going beyond the traditional contrast with latria. He regards dulia as a virtue connected to justice and that seeks to pay honour or homage to excellent men, particularly virtuous ones. In fact, Aristotle already regarded honour as a “reward for virtue”. In this article, the body of Thomistic work is explored in order to analyse the concept of dulia and honour. To this end, it is asked what dulia truly is, to whom it should be rendered, whether honour can or should be desired, what the role of magnanimity is, and how honour should be shown and for what. The Thomistic proposal offers a new outlook on a subject which, unfortunately, has been somewhat neglected in the present day.
  • João Duns Scotus sobre a escravidão Artigos

    Pich, Roberto Hofmeister

    Resumo em Português:

    Resumo: As contribuições dos pensadores medievais para o debate em torno da escravidão ainda são pouco conhecidas em seus detalhes. Junto com as abordagens na filosofia antiga, na patrística, no direito romano e no direito canônico, elas formam um corpo de textos e de ideias fundamental para se compreender o tratamento da escravidão do século XVI ao século XIX. Neste artigo, busca-se expor e analisar a abordagem que João Duns Scotus dá ao tema, contrastando-a com as visões de Aristóteles e de Tomás de Aquino. As posições de Scotus dependem de seus pareceres sobre a liberdade, a propriedade e a lei positiva, bem como sobre o significado do livre-arbítrio como condição prático-racional de todos os seres humanos. Na base dessas ideias, Scotus restringe de forma severa as condições de lei positiva segundo as quais a servidão pode ser introduzida com justiça e o escopo de perda de liberdade que pode ser aceito no contrato da escravidão.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: The contributions by medieval thinkers to the debate on slavery are still little known in their details. Together with the approaches in ancient philosophy, patristics, Roman law, and Canon law, they constitute a body of texts and ideas that are fundamental to understanding the treatment of slavery from the 16th to the 19th centuries. In this article, we examine John Duns Scotus’ account of the theme, contrasting it with the views of Aristotle and Thomas Aquinas. The position of Scotus depends on his views about freedom, property, and positive law, as well on the meaning of free will as a practical-rational condition of all human beings. Based on these ideas, Scotus severely restricts the conditions of positive law according to which servitude can be justly introduced, and the scope of the loss of freedom that can be accepted in the contract of slavery.
  • A natureza dos sincategoremas segundo Pedro Hispano Artigos

    Wyllie, Guilherme

    Resumo em Português:

    Resumo: Pedro Hispano define os sincategoremas como expressões que revelam de que maneira os sujeitos e os predicados estão de fato relacionados nas proposições, contribuindo assim para o estabelecer o que elas significam e fixar as condições de verdade e as formas lógicas correspondentes. Entre as expressões que ele julga serem sincategoremáticas, ‘não’, ‘e’, ‘ou’, ‘se’, ‘todo’ e ‘necessário’ se destacam atualmente como constantes lógicas. Todavia, opondo-se a grande parte dos lógicos contemporâneos para quem tais expressões possuem um significado fixo na medida em que integram as formas lógicas das respectivas proposições, Pedro Hispano admite que seu significado pode ser modificado quando a expressões do mesmo tipo credita a capacidade de atuarem em determinados contextos como categoremas. Além disso, ao defender que as expressões ora em questão explicitam as formas lógicas das proposições mediante a articulação dos categoremas a elas associados, ele também demonstra divergir dos principais critérios de demarcação das constantes lógicas atualmente vigentes que não preveem a atribuição de tal comportamento a expressões desse tipo. Portanto, não resta dúvida de que a teoria de Pedro Hispano sobre os sincategoremas enriquece a nossa compreensão ainda insuficiente da natureza das constantes lógicas e contribui para a resolução do problema da demarcação de tais expressões.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: According to Petrus Hispanus, syncategoremata are expressions that determine how subjects and predicates are actually related in propositions. They contribute to establishing what the categoremata mean and to specifying the truth conditions of the corresponding logical forms. Among the expressions Peter of Spain thinks of as syncategorematic, ‘not’, ‘and’, ‘or’, ‘if’, ‘all, and ‘necessary’ are nowadays considered to be logical operators. But unlike the contemporary logicians who argue that these expressions have fixed meanings because they belong to the logical forms of the corresponding propositions, Peter of Spain allows that their meanings can be modified, attributing to them the ability to act in certain contexts as categoremata. In addition, he argues that these expressions make explicit the logical forms through the articulation of corresponding propositions’ categoremata; thus he also diverges from the main contemporary criteria of demarcation of logical constants, which does not allow that these expressions have such behavior. Therefore, there is no doubt that Hispanus’ theory of the syncategoremata enriches our still insufficient understanding of the logical constants and contributes to the resolution of the problem of the demarcation of such expressions.
  • A retórica na Antiguidade e na Idade Média Articles

    Costa, Ricardo da

    Resumo em Português:

    Resumo: O artigo trata da retórica na Antiguidade e na Idade Média a partir da perspectiva de onze filósofos – Platão e Aristóteles, Cícero, Sêneca e Quintiliano, a Retórica a Herênio (de autor desconhecido), Agostinho, Marciano Capela e Isidoro de Sevilha, Bernardo de Claraval e Ramon Llull. Oferece, ainda, um extrato por nós traduzido da Retórica nova (1301) do filósofo catalão, a primeira tradução para a língua portuguesa.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: This article deals with rhetoric in Antiquity and Middle Ages from the perspective of eleven philosophers: Plato, Aristotle, Cicero, Seneca, Quintilian, the unknown author of the Rhetorica ad Herennium, Saint Augustine, Martianus Capella, Isidore of Seville, Bernard of Clairvaux, and Ramon It also offers an extract translated by us from Llull’s Retorica nova (1301).
  • Sobre a ciência física e a ciência metafísica Tradução

    Al-Fārābī,; Iskandar, Jamil Ibrahim
Universidade Estadual Paulista, Departamento de Filosofia Av.Hygino Muzzi Filho, 737, 17525-900 Marília-São Paulo/Brasil, Tel.: 55 (14) 3402-1306, Fax: 55 (14) 3402-1302 - Marília - SP - Brazil
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