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Cadernos CEDES, Volume: 32, Número: 86, Publicado: 2012
  • Apresentação

    Fernandes, Renata Sieiro; Rocha, Maria Silvia P. de M. L. da; Cantuária, Adriana Lech
  • Apresentação comentada: "territórios da infância"

    Faria, Ana Lúcia Goulart de
  • O best-seller na revalorização de sentidos: "Harry Potter" e o tema da criança imaginal Artigos

    Silva, Gisela Cristina Ribeiro

    Resumo em Português:

    O tema da criança e, para nós, dos adolescentes é cada vez mais um assunto de discussão em que são abordadas várias análises e/ou problemáticas. Considerando uma das questões primordiais da existência da adolescência, que é a do adolescente como ser imaginal, a questão que se coloca prende-se com a seleção e posterior anexação das leituras bestselerianas por leitores tão jovens. Como justificar esse apego a livros de tão numerosas páginas? A resposta não é de todo difícil se compreendermos como protagonistas, no relacionamento livro/leitor, factores que apontam para a importância polifónica da obra; a problemática da "intentio lectoris" (Eco, 1990) e, finalmente, mas não por esta ordem de ideias, a noção de vacuidade à qual a criação de qualquer obra literária deve obedecer. Considerando os itens em destaque, pretende-se tão-só, a partir da saga Harry Potter, compreender a importância de determinadas imagens e aceder às suas significações mítico-simbólicas. Construindo-se num todo a história do Eu-leitor imaginal, portador de qualidades e reminiscências arquetipais, serão expostas ideias conducentes à corporização do herói nas relações de identidade/alteridade.

    Resumo em Inglês:

    The child, and for us, the adolescent issue, is increasingly a subject of discussion in which various analysis/ problematics are discussed. Considering one of the key matters: the adolescent's existence, that is the imaginal adolescent, a question is raised about the selection and subsequent annexation of bestseller readings by such young readers. How to explain this commitment to books with so many pages? It is not difficult to understand if we notice that the main actors in this relationship between book/reader, point to the importance of polyphonic works, the problem of "intentio lectoris" (Eco, 1990). Last but not least, the concept of emptiness to which the creation of any literary work must comply. Whereas the items in focus, we intend to have the Harry Potter's books as basis in order to understand the importance of the access to certain images and their mythical-symbolic meanings. Building itself in as a whole in the history of the I-imaginal reader, with reminiscences of qualities and archetypes will expose ideas of the leading hero in the embodiment of the relations between identity/alterity.
  • De protagonista a coadjuvante: o ônus das virtudes de Narizinho Artigos

    Cantuária, Adriana Lech

    Resumo em Português:

    A partir da análise de algumas das obras infantis de Monteiro Lobato, este artigo propõe uma reflexão sobre a mudança de status da personagem Narizinho na dinâmica de funcionamento do universo lobatiano. São focalizados aqui aspectos de sua trajetória de heroína dos textos reunidos em Reinações de Narizinho e sua transformação em coadjuvante nas aventuras e cenários posteriores, a partir da hipótese de que as concepções de infância, de gênero, bem como as demandas sociais e seus efeitos no mercado editorial da época teriam influenciado o autor na construção e desenvolvimento da personagem. A personagem Narizinho é a mais próxima dos adultos do Sítio e também a que mais legitima suas normas e valores, ao evocá-los constantemente e transgredi-los com moderação. A intensidade de sua participação em várias histórias e sua ausência em algumas ocorrem em oposição principalmente à atuação de Emília, personagem que se singulariza e agiganta-se ao longo da obra. Nesse contexto, Narizinho e suas virtudes parecem resquícios de uma tradição utilitarista de literatura para crianças, de caráter basicamente pedagógico, tendência esta que, no Brasil, Monteiro Lobato foi o primeiro a superar.

    Resumo em Inglês:

    Following the analysis of several of Monteiro Lobato's children's works, this article proposes a rethinking on the status of the character named Narizinho as it pertains to the development and dynamics of the "Lobato Universe". The hypothesis emphasizes that Narizinho's journey as a main character and heroine in the compilation of stories "Reinações de Narizinho" and her metamorphoses into a secondary character in the later plots and adventures are a direct result of the changes in Childhood conceptions, style, as well as in social demands and their effect on the literary market at the time. All the above factors have had a direct influence on the author's creation and development of Narizinho. Narizinho is the one character who is the closest to the adult world and she is also the one who validates its norms and values as she constantly recites them and seldom infringes on them. The frequency with which Narizinho appears in several stories and her absence in some are in direct contrast with the rise of the character named Emilia, who later becomes a larger than life character. In this context, Narizinho and her virtues seem to be remnants of a literature for children which make use of pedagogical utilitarian characteristics as a base, a trend in Brazil that was first surpassed by Monteiro Lobato himself.
  • Píppi, Momo, Eloíse e Grimble: apoios para se pensar a infância com ou sem tutela Artigos

    Fernandes, Renata Sieiro

    Resumo em Português:

    A partir dos personagens infantis: Píppi Meialonga, Momo, Eloíse e Grimble, pretende-se discutir aspectos presentes na apresentação de tais personagens e suas infâncias narradas de forma literária. Uma característica comum a essas personagens é a ausência da convivência com seus pais, embora em seus grupos de socialização e convivência existam adultos. Isso leva à ideia de que sejam personagens-crianças vivendo seu mundo infantil sem a tutela adulta, talvez um sonho ou um desejo de muitas crianças reais. Será mostrado como os seus autores os inserem em paisagens e cenários e lhes atribuem pensamentos e ações baseados em seus próprios projetos ou concepções de infância, muitas vezes nostálgica, romantizada ou sentimental. Algumas proposições serão feitas para ajudar a pensar se é possível tratar da infância com ausência de tutela adulta.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss, from childlike characters: Píppi Longstocking, Mime, Eloíse and Grimble, some aspects in the presentation of such characters and their childhood narrated in literary way. A common characteristic to these characters is the absence of familiarity with their parents, though in their groups of socialization and familiarity there are some adults. Which leads to an initial idea of them as children-characters surviving in their childlike world without the adult protection, a dream or a wish of many real children? It will be shown how the authors insert them into landscapes and sceneries attributing to them thoughts and actions based on their owns projects or conceptions of childhood, very often nostalgic, romanticized or sentimental. Some propositions will be done to help thinking if it is possible to treat childhood without adult protection.
  • Os três porquinhos e as temporalidades da infância Artigos

    Prado, Patrícia Dias

    Resumo em Português:

    Tendo como alegoria de análise das temporalidades da infância uma edição atual da clássica história Os três porquinhos, articulada com os dados coletados em minha pesquisa de doutorado sobre as relações etárias entre crianças pequenas em uma instituição de educação infantil pública, proponho a reflexão sobre a construção social das idades da infância no capitalismo em contraponto com as capacidades de sociabilidade e de produção das culturas infantis pelas meninas e meninos, menores e maiores no coletivo educativo.

    Resumo em Inglês:

    Taking a current edition of the classic story "The Three Little Pigs" as an allegory of childhood's multiplicity of time, intertwined with the research data from my doctorate about age relationships among small children at a public institution of Early Childhood Education, I propose a reflection about childhood age social construction in capitalism in contrast with children's (girls and boys, younger and older) capacities of sociability and production of childhood culture while they are grouped in a education context.
  • Cenas (im)próprias para crianças? Artigos

    Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi da

    Resumo em Português:

    O tema deste artigo é o anime japonês Dragonball Z e os modos como meninos - fãs de grupos socioeconômicos díspares - produziram significações sobre ele. Propõe-se (1) colocar em evidência dois eixos temáticos que constituem esta narrativa: "lutar-agredir" (certamente sua face mais visível) e "cuidarproteger", a partir das relações entre três personagens - Goku, Gohan e Piccolo (em suas posições de pai, filho/discípulo e mestre, respectivamente), (2) analisar os valores que são veiculados nestas relações e (3) dar voz às leituras e produções de significações feitas por algumas crianças sobre estes eixos e valores. Pretende-se, a partir disso, levantar hipóteses sobre: (a) as razões que fizeram de Dragonball Z um sucesso da mídia televisiva e (b) os efeitos da posição dos adultos (e, em especial, dos educadores) de qualificarem esta produção (e/ou outras similares) como imprópria(s) para a infância, a priori.

    Resumo em Inglês:

    The topics of this work are the Japanese anime Dragonball Z and how its fans - boys from different social and economical communities - built meaning about it. The proposal is (1) to discuss the two main themes of the narrative: fighting and attacking (certainly its most visible feature), and caring and respecting, which can be observed in the relationship among three characters - Goku, Gohan and Piccolo (in their roles as father, son/disciple, and master, respectively); (2) to analyze the values conveyed in these relationships, and (3) to give voice to some children's reading and construction of meaning about these themes and values. Considering the above, this work intent to bring hypothesis about (a) the reasons why Dragonball Z is a television hit and (b) the effects of adults' position (especially educators) in considering this show improper for children, a priori, will be raised.
  • Da menina meiga à heroína superpoderosa: infância, gênero e poder nas cenas da ficção e da vida Artigos

    Salgado, Raquel Gonçalves

    Resumo em Português:

    Este artigo pretende discutir o desenho animado As meninas superpoderosas como um texto midiático que traz à tona a imagem da criança como herói. Analisamos os modos como crianças de uma turma de educação infantil interpretam episódios do desenho animado e, a partir dessas referências simbólicas, produzem sentidos sobre ser criança na contemporaneidade. Com base no diálogo entre os discursos das crianças e aqueles que compõem a narrativa da animação, discutimos os novos mapeamentos das fronteiras entre infância e vida adulta e das experiências masculina e feminina. Destacamos, também, os modos como as meninas produzem uma cultura lúdica, atravessada por referências advindas de outros textos midiáticos, nos quais a imagem da menina poderosa aparece associada à sedução. Por fim, refletimos sobre as contradições da infância contemporânea, situadas entre a desconstrução da imagem da criança frágil e inocente e outras formas de controle adultas, circunscritas pela cultura do consumo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss The powerpuff girls cartoon as a media text that brings the child image as hero. We analyse the ways preschool children interpret some cartoon episodes and, through these symbolical references, produce meanings about being a child in contemporary culture. Based on the dialogue between children discourses and those which compose the animation narrative, we discuss the new mappings of the boundaries between childhood and adulthood and between male and female experiences. We also highlight the ways girls produce a play culture, crossed by references taken from other media texts in which the image of the powerful girl appears associated with seduction. In conclusion, we analyse the contradictions of the contemporary childhood, located between the deconstruction of the fragile and innocent child image and other types of adult control, drawn by consume culture.
  • No centenário de Astrid Lindgren: a gaveta secreta de Píppi Meialonga Caleidoscópio

    Beseghi, Emy
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