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Cadernos CEDES, Volume: 33, Número: 89, Publicado: 2013
  • Apresentação

    Goulart, Cecília M. A.
  • Um balanço crítico da "Década da Alfabetização" no Brasil Artigos

    Mortatti, Maria do Rosário Longo

    Resumo em Português:

    Articuladamente à "Década das Nações Unidas para a Alfabetização" (2003-2012), vêm-se elaborando e implementando no Brasil políticas públicas de educação e de alfabetização, cujos resultados indicam tanto a ruidosa conquista de alguns avanços, quanto o agravamento de muitos problemas históricos. Dentre esses, destacam-se os decorrentes do silenciamento da discussão em torno do conceito restrito e rudimentar de alfabetização, no qual, em consonância com o modelo político neoliberal, fundamentam-se as políticas educacionais e correspondentes "sistemas de avaliação" de habilidades e competências de leitura e escrita, as quais se espera que os alunos aprendam e que são definidoras da função do professor como mero "provedor de estratégias" para essa aprendizagem. Com base nessa hipótese, apresentam-se, em tom de balanço crítico, reflexões sobre a "Década da Alfabetização", a fim de contribuir para a discussão de problemas e perspectivas para o ensino da leitura e da escrita no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    In relation to United Nations Literacy Decade (2003-2012), are being developed in Brazil many public policies on education and literacy. The results of these public policies indicate both noisy conquest of some advances as the worsening of many historical problems. Among these, we highlight the result of silencing of discussion around the concept of restricted and rudimentary literacy, on which, in line with neoliberal political model, are based educational policies and corresponding "systems assessment" of skills and competencies of reading and writing, which it is hoped that students learn and which are defining the role of the teacher as a mere "provider of strategies" for such learning. Based on this hypothesis, we present, in a tone of critical balance, reflections on the "Decade of Literacy" in order to contribute to the discussion of problems and perspectives for teaching reading and writing in Brazil.
  • Alfabetização no ciclo inicial do ensino fundamental de nove anos: reflexões sobre as proposições do Ministério da Educação Artigos

    Gontijo, Cláudia Maria Mendes

    Resumo em Português:

    Este artigo parte de uma pesquisa documental mais ampla, cuja finalidade foi analisar as políticas de alfabetização infantil implementadas no período de 2003 a 2012. Objetiva compreender as orientações formuladas pelo Ministério da Educação para o ensino fundamental de nove anos relativas à alfabetização infantil. Dessa forma, toma como objeto de análise a orientação intitulada Ensino fundamental de nove anos: orientações gerais (2004) e a coletânea denominada A criança de seis anos, a linguagem escrita e o ensino fundamental de nove anos: orientações para o trabalho com a linguagem escrita com crianças de seis anos de idade (2009). Conclui que as proposições do Ministério da Educação ainda estão pautadas na ideia de carência cultural e, por isso, em grande medida, as orientações para o ensino da linguagem escrita estão fundadas em processos de aquisição de capacidades que visam a suprir tais carências.

    Resumo em Inglês:

    This article is part of a much broader documentary study whose purpose was to analyze the literacy policies for children implemented during the period from 2003 to 2012. The aim of the research is to understand the guidelines provided by the Ministry of Education for a basic education period of nine years as far as childhood literacy is concerned. Thus, the texts which formed the database for the analysis were the policy document entitled Nine-year Elementary School: general guidelines (2004) and the compilation of texts called The six-year-old, written language and nine years of basic education: guidelines for working with written language with six-year-old children (2009). The study concludes that the Ministry of Education's proposals are still guided by the notion of cultural deprivation; therefore, to a large extent, the guidelines for the teaching of written language are rooted in the acquisition process of skills that aim to meet those needs.
  • Políticas e práticas de letramento na Inglaterra: uma perspectiva de letramentos sociais como base para uma comparação com o Brasil Artigos

    Street, Brian V.

    Resumo em Português:

    As políticas nacionais voltadas para o trabalho com o letramento em escolas, no Brasil e na Inglaterra, oferecem percepções interessantes tanto teóricas quanto práticas. Na Inglaterra, a Estratégia Nacional de Letramento (NLS) está embasada no que denominei de modelo "autônomo" de letramento, uma abordagem universal, independente da cultura, baseada em habilidades. Há críticas a esse modelo, embora ele continue a ser bastante utilizado. No Brasil, houve uma objeção à visão estreita de aquisição da escrita - representada pelo termo alfabetização - e o uso do termo letramento tem facilitado a referência a processos que envolvem usos sociais da leitura e da escrita. Apresento limitações das políticas e estratégias fundadas em premissas etnocêntricas, contrastando-as com políticas e estratégias baseadas em teoria crítica, a partir da teoria do letramento enraizada na comparação intercultural dos usos sociais da leitura e da escrita, baseada no modelo ideológico de letramento.

    Resumo em Inglês:

    National policies concerning the teaching of literacy in schools in Brazil and England offer interesting insights, both theoretical and practical. In England, the National Literacy Strategy (NLS) is rooted in what I have termed the 'autonomous' model of literacy, assuming a culture free, universal, skills-based approach. Even though this approach has been criticized, it continues to be largely used. In Brazil there has been an objection to this narrow view of literacy acquisition - represented by the term alfabetização. The term literacy, on the other hand, has facilitated the reference to processes that involve the social uses of reading and writing. I present the limitations of policies and strategies grounded on ethnocentric assumptions, contrasting them with policies and strategies based on critical theory, such as the literacy theory rooted on the cross cultural comparison of social uses of reading and writing, based on the ideological model of literacy.
  • Letramento e processo de escritura de alunos recém-alfabetizados Artigos

    Calil, Eduardo; Amorim, Kall Anne; Lira, Lidiane

    Resumo em Português:

    A partir de um enfoque genético (Genética de Textos) e enunciativo, este trabalho discute como elementos lexicais, semânticos e sintáticos relacionados ao letramento escolar interferem na criação de títulos de contos etiológicos inventados por escreventes novatos (6 a 7 anos). Nosso corpus foi coletado durante o desenvolvimento de um projeto didático de Língua Portuguesa, realizado numa escola de Maceió em 2012. Selecionamos como objeto de análise o processo de escritura de um título produzido por uma díade de alunos, quando a professora solicitou a invenção de um conto de origem. Nossa análise destaca tanto a relevância da leitura deste gênero para a estruturação do título dado, quanto a importância do processo coenunciativo (e intersubjetivo) que deu visibilidade ao material linguístico advindo do trabalho com o livro didático de Ciências.

    Resumo em Inglês:

    This study is inserted in the field of Textual Genetics and Enunciation Linguistics studies and discusses how lexical, syntactic and semantic elements related to school literacy interfere in the creation of titles for etiological tales invented by novice writers (6 to 7 years old). Our corpus was collected during the development of a didactic project for the teaching of Brazilian Portuguese, held at a school in Maceió in 2012. As the object of analysis we selected the process of writing a title produced by a pair of students, when the teacher asked them to invent an origin tale. Our analysis highlights both the importance of reading this genre for structuring the given title and the co-enunciative (and intersubjective) process that foregrounded the linguistic material arising from work with the Science textbook.
  • Eventos interacionais e eventos de letramento: um exame das condições sociais e semióticas da escrita em uma turma de educação infantil Artigos

    Castanheira, Maria Lúcia; Neves, Vanessa Ferraz Almeida; Gouvêa, Maria Cristina Soares de

    Resumo em Português:

    Neste texto, examinamos as condições sociais e semióticas em que a escrita se faz presente no cotidiano de uma turma da educação infantil de uma escola pública em Belo Horizonte, por meio da análise de eventos interacionais e de letramento identificados nesse contexto. Os eventos analisados integram o banco de dados de uma pesquisa que envolveu a observação participante e adotou as abordagens da etnografia interacional e da sociologia da infância no exame de como, quando e por quem atividades com a escrita eram iniciadas e desenvolvidas na turma observada. A contraposição de diferentes formas de análise e de representação da interação entre participantes em eventos de letramento evidenciou que ora a professora, ora os alunos tornavam a escrita integrante das interações estabelecidas entre eles. Além disso, foi possível reconhecer aspectos que contribuem para a ocorrência de situações de incompreensão entre os participantes do grupo. O engajamento das crianças nos eventos de letramento permite argumentar que há um esforço, individual e coletivo, das mesmas em se posicionarem como leitoras e escritoras no espaço da sala de aula.

    Resumo em Inglês:

    In this text we examine the social and semiotic conditions in which writing is present in the everyday school life of kindergarten, by analyzing the interactional and literacy events identified in a group of kindergarten students in a public school in Belo Horizonte. The events herein analyzed integrate the data bank of a research project that involved participant observation and adopted the approaches of Interactional Ethnography and childhood Sociology in examining how, when and by whom the activities involving written language were initiated and developed in the group we observed. The contraposition of different ways of analysis and representation of the interactions among the participants in literacy events demonstrated that sometimes the teacher, sometimes the students used writing as an integral part of their interactions. Additionally, it was possible to recognize aspects that contribute to the occurrence of lack of comprehension among the group participants. The engagement of the children in literacy events allows us to argue that there is an effort, both collective and individual, for them to position themselves as readers and writers in the classroom environment.
  • As letras como unidades históricas na construção do discurso Artigos

    Arena, Dagoberto Buim

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe a concessão de estatuto de unidade portadora de sentido aos grafemas, constituintes de palavras em situações de construções discursivas, tal como Vigostki deu ao fonema esse estatuto na palavra oral. Procura-se analisar também essas unidades em manifestações singulares em atos de apropriação da linguagem escrita, com base em dados criados por uma criança de 6 anos, em uma situação discursiva. Para a realização da tarefa, foram importantes também os estudos bakhtinianos a respeito do papel do outro nas relações com a linguagem. Uma vez que as análises indicaram aproximações ortográficas a registros encontrados no português antigo, foram utilizadas pesquisas de gramática histórica dessa língua. As conclusões apontam a diversidade de fontes de referência para a seleção, pela criança, das letras, conforme suas funções na composição da palavra.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes we grant graphemes - the constituents of words in situations of discursive constructions - the status of meaning carrying units, in much the same way Vigotski granted the phoneme such status in relation to the spoken word. This paper also seeks to analyze these units in singular manifestations in acts of appropriation of the written language, based on data created by a six-year-old child in a discursive situation. To perform this task, we also referred to Bakhtinian studies on the role of the other in our relation with language. Since the analysis indicated spelling approximations to records found in old Portuguese, historical grammar research of Portuguese was also used. The findings indicate the diversity of reference sources for letter selection by the child, according to its function in the composition of the word.
  • Alfabetização: o olhar das crianças sobre o aprendizado da linguagem escrita Artigos

    Gonçalves, Angela Vidal

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada com crianças do primeiro ano do ensino fundamental, em escola pública federal, no Rio de Janeiro, durante o ano de 2011, cujo objetivo geral é conhecer as concepções que crianças elaboram sobre o processo de alfabetização, antes e depois de serem alfabetizadas. Realizaram-se entrevistas com as crianças, os pais e a professora da turma. A análise dos discursos dos sujeitos participantes se baseou na Teoria da Enunciação de Bakhtin. Recorreu-se ainda ao pensamento de Vigotski para compreender os modos de pensar próprios da infância. Os resultados nos levam a afirmar que o aprendizado da leitura e da escrita altera os modos de pensar e dizer das crianças; os conhecimentos específicos sobre o sistema de escrita permitiram-lhes realizar novas operações metalinguísticas e metacognitivas. Esse processo evidenciou-se como parte dos processos gerais de aculturação escolar, com ênfase no aprendizado de condutas típicas dessa esfera social.

    Resumo em Inglês:

    The article presents the results obtained from a research with children in their first year of elementary school, in a federal public school, in Rio de Janeiro, during the year of 2011. This research aims to understand the concepts elaborated by children about the literacy process, before and after being literate. Interviews were conducted with children, their parents and the classroom teacher. The discourse analysis of the respondents was based on the Theory of Enunciation of Mikhail Bakhtin. Complementarily, Lev Vygotsky's concepts and thoughts were also used to understand the children's own ways of thinking. The results indicate that the learning of reading and writing changes the children's ways of thinking and talking; the specific knowledge of the writing system allowed them to perform new metalinguistic and metacognitive operations. This process is also highlighted as part of the academic acculturation general processes, with emphasis on the learning of typical behaviors of this social sphere.
  • Alfabetização no Brasil: uma história de sua história Caleidoscópio

    Pereira, Bárbara Cortella
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