Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 31, Número: 3, Publicado: 2010
  • Os periódicos e suas políticas Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de
  • Futebol e "imaginário nacional" helvético (1920-1942): os jogos Suíça-Alemanha no entreguerras vistos pela imprensa suíça francófona Artigos Originais

    Quin, Grégory Etienne

    Resumo em Português:

    Nosso objetivo é procurar circunscrever o processo de construção de representações nacionais helvéticas por meio de uma sucessão de eventos esportivos: as partidas de futebol entre os times nacionais suíços e alemães entre 1920 e 1942. Os elementos destacados testemunham a celebração de um imaginário nacional helvético. Neutros, unidos, indomáveis, homogêneos, os jogadores de futebol suíços são a parte em movimento de um imaginário nacional, definindo-se diante de um Outro, alemão. E, se os resultados não são sempre favoráveis, a caracterização nacional, que se coloca igualmente nos relatos dos defeitos helvéticos, permite-nos afirmar o caráter perene dessas representações

    Resumo em Espanhol:

    Nuestro objetivo es procurar circunscribir el proceso de construcción de representaciones nacionales helvéticas por medio de una serie de eventos deportivos: los partidos de fútbol entre los equipos nacionales suizos y alemanes entre 1920 y 1942. Los elementos destacados testimonian la celebración de un imaginario social helvético. Neutrales, unidos, indomables, homogéneos, los futbolistas suizos son la parte en movimiento de un imaginario nacional, definiéndose frente al Otro alemán. Si los resultados no siempre son favorables, la caracterización nacional, que se pone igualmente en los relatos de los defectos helvéticos, nos permite afirmar el carácter perenne de esas representaciones

    Resumo em Inglês:

    Our ambition is to try to circumscribe the construction process of some Swiss national representations, through a succession of major sporting events: football matches between national teams Swiss and German between 1920 and 1942. The elements highlighted emphasize the celebration of a Swiss imagined communities. Neutral, united, fierce, homogeneous, the Swiss football players are the moving portion of an Imagined communities, constantly redefining itself toward an Other German. And if the results are not always favorable, national characterization operating also in the Swiss accounts of defeats, allows us to affirm the sustainable nature of these representations
  • O imaginário social de professores de educação física da rede municipal de ensino de Vitória a respeito de sua formação continuada Artigos Originais

    Loureiro, Walk; Caparróz, Francisco Eduardo

    Resumo em Português:

    O artigo corresponde ao desdobramento de uma pesquisa de iniciação científica que estudou a formação continuada dos professores de educação física que atuam na educação básica do município de Vitória. Vale-se da teoria do imaginário social e do pressuposto metodológico de uma postura qualitativa. Como resultado, apontamos, entre outras questões: que os professores entrevistados enxergam negativamente a descontinuidade do programa de formação conduzido pela Seme; que esses professores não são somente vítimas desse processo, mas também tributários; e que o sistema precisa dialogar com os docentes, sabendo ouvir seus desejos e aspirações, na construção do programa para que ele não seja estéril

    Resumo em Espanhol:

    El artículo corresponde al desdoblamiento de una investigación de iniciación científica que estudió la formación continuada de maestros de educación física que actúan en la educación básica de la ciudad de Vitória-ES, Brasil. Se basa en la teoría del imaginario social y del supuesto metodológico de una postura cualitativa. En los resultados, apuntamos, entre otras cuestiones: que los maestros entrevistados perciben negativamente la discontinuidad del programa de formación desarrollado por la Seme; además evalúa que ellos no son solamente víctimas de dicho proceso, sino también tributarios; que el sistema necesita dialogar con los docentes, sabiendo oír sus deseos y aspiraciones, en la construcción del programa para que el mismo no sea estéril

    Resumo em Inglês:

    The paper is about the development of a scientific initiation research that studied the continuing formation of Physical Education teachers working with elementary education in the city of Vitória. It is based on the social imaginary theory and methodological assumption of a qualitative posture. As result, it mentions, among other issues: that the teachers who were interviewed see negatively the non-continuity of the formation program conducted by Seme, but evaluate themselves as not only victims of the process, but also tributaries; that the system needs to dialogue with the teachers, knowing how to listen to their wishes and aspirations, in the construction of the program so that it does not become sterile
  • A cidade, os jovens e o campo das práticas corporais

    Cachorro, Gabriel Armando; Césaro, Aldo Román; Scarnatto, Martín; Villagrán, Juan Pablo

    Resumo em Português:

    A investigação aborda uma reconstrução do campo das práticas corporais na cidade de La Plata. Os referentes empíricos, sujetos juvenis, protagonistas da ressignificação dos espaços da cidade para o desdobramento de práticas corporais, do traçado de diversos territórios de interação e rituais da comunicação corporal. A estratégia envolve: a. uma pesquisa das práticas, os territórios e saberes corporais existentes na cidade, mediante censos e enquetes; b. aplicação de registros etnográficos; c. triangulação dos dados obtidos; d. classificação e inventariado das propostas corporais

    Resumo em Espanhol:

    La investigación abordó una reconstrucción del campo de las prácticas corporales en la ciudad de la Plata. Los referentes empíricos, sujetos juveniles, protagonistas de la resignificación de los espacios de la ciudad para el despliegue de prácticas corporales, del trazado de diversos territorios de interacción y rituales de la comunicación corporal. La estrategia involucra: a. Rastrillaje de prácticas, territorios y saberes corporales existentes en la ciudad, mediante censos y encuestas; b. aplicación de registros etnográficos; c. triangulación de los datos obtenidos; d. clasificación e inventariado de las propuestas corporales

    Resumo em Inglês:

    The research approaches a reconstruction of the field of the bodily practices in the city of La Plata. The empirical modals are juvenile subjects, since they have a leading role in establishing bodily practices, generating different body expression rituals and interaction areas. The working strategy involves: a. a field study of the practices, areas and knowledge of bodily practices in the city, by means of censuses and surveys; b. using ethnographic records, c. triangulation of data obtained; d. classification and inventory of the different bodily options
  • Práticas pedagógicas: entre a reprodução e a reflexão Artigos Originais

    Sanchotene, Mônica Urroz; Nolina Neto, Vicente

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta a pesquisa na qual buscamos compreender a constituição das práticas pedagógicas através das teorias da ação. Nesse sentido, desenvolvemos um estudo de caso etnográfico em uma escola municipal de Porto Alegre. Obtivemos a colaboração de sete professores de educação física que se encontravam em momentos distintos da docência e observamos que as experiências vividas por eles influenciam fortemente sua prática pedagógica. Identificamos que os professores que problematizam suas práticas o fazem com o auxílio de teorias pedagógicas recentes. A pesquisa foi apresentada aos professores colaboradores como forma de validação do estudo e com o intuito de estabelecer um diálogo com os participantes, promovendo uma discussão sobre suas práticas

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo presentamos una investigación en la cual intentamos comprender la constitución de las prácticas pedagógicas a través de las teorías de la acción. En este sentido, desarrollamos un estudio de caso etnográfico en una escuela municipal de Porto Alegre. Hemos tenido la colaboración de siete docentes de educación física que se encuentran en diferentes momentos de la carrera docente y observamos que las experiencias vividas por éstos influencian de manera significativa en su práctica pedagógica. Identificamos que los docentes que problematizan sus prácticas lo hacen con la ayuda de las teorías pedagógicas recientes. La investigación fue presentada a los profesores colaboradores como forma de validación del estudio y con el intuito de establecer un diálogo con los participantes

    Resumo em Inglês:

    In the present study we seek to comprehend the constitution of pedagogic practices through the theories of action. In this sense, we have developed an ethnographical case study in a district school of Porto Alegre. We had the collaboration of seven physical education teachers who were in distinct moments of their teaching career and we observed that their life experiences strongly influence their pedagogic practices. We found out that the teachers who problematize their practices do so with the help of recent pedagogic theories. The research was presented to the collaborative teachers as a means of validating the study and with the intent of establishing a dialogue with the participants to promote a discussion on their practices
  • Educação física, ciência e cultura Artigos Originais

    Velozo, Emerson Luís

    Resumo em Português:

    Este artigo discute algumas características da ciência moderna que têm influenciado a prática acadêmica na educação física e contribuído para que algumas de suas subáreas se tornem hegemônicas. Isso implica uma visão fragmentada, naturalizada e universalizada de ser humano e de realidade social. Alguns pressupostos defendidos pelo pensamento antropológico - a compreensão da realidade como dimensão cultural e simbólica, a noção de fato social total e a concepção sintética de homem - podem contribuir para desfragmentar, desnaturalizar e desuniversalizar o saber científico sobre a realidade social. Esses pressupostos podem fornecer subsídios para a compreensão da tradição acadêmica da educação física e para a sua discussão epistemológica

    Resumo em Espanhol:

    Esta ponencia discute algunas de las características de la ciencia moderna, las cuales vienen influenciando la práctica académica en la Educación Física y contribuyendo para que algunas de sus sub-áreas se vuelvan hegemónicas. El hecho ha implicado en una visión fragmentada, naturalizada y universalizada de ser humano y de realidad social. Algunos presupuestos defendidos por el pensamiento antropológico - la comprensión de la realidad como dimensión cultural y simbólica; la noción de hecho social total y la concepción sintética de hombre - pueden contribuir para desfragmentar, desnaturalizar y desuniversalizar el saber científico acerca de la realidad social. Estos presupuestos pueden fornecer subsidios para la comprensión de la tradición académica de la Educación Física y para su discusión epistemológica

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses some characteristics of modern science, which have influenced the academic practice in physical education and contributed that some of its sub-areas become hegemonic. This has entailed a fragmented, naturalised and universalised view of the human being and of the social reality. Some tenets defended by anthropological thinking - the comprehension of reality as a cultural and symbolic dimension; the notion of total social fact and the synthetic conception of man - may contribute to unfragment, unnaturalise and un-universalise the scientific knowledge on social reality. These tenets may provide support for the comprehension of the physical education's academic tradition and its epistemological discussion
  • Imagens da prática profissional em academias de ginástica na cidade do Rio de Janeiro Artigos Originais

    Coelho Filho, Carlos Alberto de Andrade; Votre, Sebastião Josué

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é fornecer subsídios aos cursos de educação física, aproximando a formação profissional do campo de atuação em academias de ginástica. Através da análise de discurso, descrevemos e interpretamos a maneira como o profissional apresenta a si mesmo e a sua prática às outras pessoas, os meios pelos quais dirige e regula a impressão que formam a seu respeito e as atividades que pode ou não realizar. Os resultados confirmam que a prática do profissional de ginástica em academia vive momentos de tensão e impasse, o que implica a urgência de reformular a formação para essa prática nos cursos de graduação e de pós-graduação em educação física

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es ofrecer subsidios a las carreras de Educación Física, aproximando la formación profesional del campo de actuación en gimnasios. A través del análisis de discurso, analizamos la manera como el profesional se presenta a sí mismo y a su práctica a otras personas, los medios por los cuales dirige y regula la impresión que dejan a su respecto y las actividades que puede o no realizar. Concluimos que la práctica del profesional de gimnasia en el gimnasio vive momentos de tensión e indefinición, e proponemos una nueva perspectiva de formación que regula esa práctica en nivel superior

    Resumo em Inglês:

    This study aims helping the physical education courses making the physical education major, closer to the work practice at the gyms. Beyond the analyses of the speech, we take into consideration the way the professional introduce him/herself and his/ her experience to people, the means to deal with the impression toward him/herself and the activities which might or might not be accomplished. We come to a conclusion that those professionals of gymnastic practices have been through tense times and impasse, what implies the need to reformulate undergraduate physical education courses oriented to education of teachers
  • O espetáculo futebolístico e o Estatuto de Defesa do Torcedor Artigos Originais

    Reis, Heloisa Helena Baldy dos

    Resumo em Português:

    Este artigo é resultante de uma pesquisa qualitativa e tem como tema o espetáculo futebolístico no Brasil e o Estatuto de Defesa do Torcedor. A pesquisa foi realizada com enfoques bibliográfico, documental e de campo, e aborda as inaplicabilidades do Estatuto de Defesa do Torcedor. Esta pesquisa conclui que aproximadamente 50% dos artigos e incisos da lei n. 10.671/03 ainda não são cumpridos, situação pela qual a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), algumas federações afiliadas e o Poder Público são corresponsáveis

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo persigue difundir los resultados de uma investigación sobre el espectáculo futbolístico y el Estatuto de Defensa del Hincha. La investigación es conceptual, fundada en la literatura científica, y otros dados obtenidos mediante la experimentación directa e analiza las deficiencias del Estatuto de Defensa del Hincha, que dificultan su eficacia. El trabajo demuestra que casi la mitad de la ley n. 10.671/03 no se cumple por culpa, fundamentalmente, de la Confederación Brasileña del Fútbol, de algunas federaciones y de los Poderes Públicos

    Resumo em Inglês:

    This article is derived from a qualitative research and its subject is the soccer spectacle in Brazil and the Estatuto de Defesa do Torcedor. The research was conducted with bibliographic approaches, documentary and field and showing the no applicability of the Estatuto de Defesa do Torcedor. This survey concludes that almost half of the articles and sections of the law n. 10.671/03 is not yet completed, a situation in which the Brazilian soccer confederation (CBF), some affiliated federations, and the Public Authorities are co-responsibles
  • Esporte universitário brasileiro: uma leitura a partir de suas relações com o Estado Artigos Originais

    Starepravo, Fernando Augusto; Reis, Leoncio José de Almeida; Mezzadri, Fernando Marinho; Marchi Júnior, Wanderley

    Resumo em Português:

    No presente artigo, procuramos discutir o modo como o Estado se constitui como elemento fundamental para a gestão do esporte universitário brasileiro, enfatizando, sobretudo, o momento mais recente, que representa um modelo híbrido de desenvolvimento. Para tanto, foram utilizados como recursos empíricos de pesquisa: 1. documentos que pertencem ao arquivo da Federação Paranaense de Desporto Universitário - FPDU; 2. legislação vigente sobre o tema; 3. entrevistas realizadas com alguns agentes que participaram como membros da diretoria da FPDU no decorrer de sua história. Temos como conclusão que o Estado está diretamente relacionado com o desenvolvimento do esporte universitário no Brasil, principalmente por manter com este uma relação de interdependência por meio do financiamento público do esporte.

    Resumo em Espanhol:

    En el presente artículo, buscamos investigar el modo con que el Estado se constituye como elemento fundamental para gestión del deporte universitario brasileño, enfatizando, sobretodo, el momento más reciente que representa un modelo híbrido de desarrollo. Para esto, fueron utilizados como recursos de experiencia para investigación: 1. documentos que peretenecen al archivo de la Federación Paranaense de Desporto Universitario (FPDU); 2. legislación vigente sobre el tema; 3. entrevistas realizadas con algunos agentes que participaron como miembros de la directoria de la FPDU en el caminar de su historia. Tenemos como conclusión que el Estado está directamente relacionado con el desenvolvimiento del deporte universitario en el Brasil, principalmente por mantener con este una relación de recíproca dependencia del financiamento público del deporte.

    Resumo em Inglês:

    In the present study it is intended to discuss the way in which the State is constituted as a major element for the management of Brazilian university teams, pointing out, above all, the most recent moment that represents a hybrid model of development. To do so, empirical resources of research have been used: 1. documents that belong to the file of the FPDU (an institution in the state of Paraná which is in charge of university teams); 2. the existing legislation on the theme; 3. interviews with some of the agents who took part in the FPDU as members of the directory board throughout its history. It has been concluded that the State is directly responsible for the development of university sports in Brazil, mainly because between them there is an inter-dependence relationship through the financial support to sports.
  • Configuração dos remos de caiaquistas, suas medidas antropométricas e as variáveis cinemáticas

    Díaz Suárez, Arturo; García-Pallarés, Jesús

    Resumo em Português:

    Foram analisadas as correlações entre a configuração dos remos de caiaquistas, suas medidas antropométricas (altura, altura sentado e envergadura) e as variáveis cinemáticas, frequência de ciclo média (FCM), comprimento do ciclo médio (LCM) e rendimento em distância, a partir de um teste máximo de 500m, realizado pelas componentes da equipe nacional espanhola juvenil feminina. Os dados cinemáticos foram obtidos pela digitalização das filmagens de cada um dos testes. Do estudo se depreende que existe correlação entre o comprimento do remo (LP) e o tamanho dos remadores, e não entre a LP, porém entre o tamanho sentado e a envergadura. Não existe correlação entre a LP e a FCM, mas sim entre a LP e a LCM. A exigência física requerida do caiaquista (DP) não mostra correlação com nenhuma das variáveis cinemáticas estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    Se analizaron las correlaciones entre la configuración de la pala en kayakistas, sus medidas antropométricas (talla, talla sentado y envergadura) y las variables cinemáticas frecuencia de ciclo media (FCM), longitud de ciclo medio (LCM) y rendimiento en la distancia, sobre un test máximo de 500m. realizado por las componentes del equipo nacional español dama juvenil. Los datos cinemáticos se obtuvieron tras digitalizar las filmaciones de cada uno de los test. Este estudio sugiere que existe correlación entre la longitud de la pala (LP) y la talla de los palistas, y no entre la LP y la talla sentado o la envergadura. No existe correlación entre la LP y la FCM, pero sí se entre LP y LCM. La dureza de la pala (DP) no muestra correlación con ninguna de las variables cinemáticas estudiadas.

    Resumo em Inglês:

    We examined the correlations between the configuration of the kayak paddle, anthropometric measurements of the kayakers (height, sitting height and arm span) and the kinematic variables average frequency cycle (FCM), average length of cycle (LCM) and performance in the distance, about 500 m. test in the components of the female Spanish Junior National Team. Kinematic variables were obtained after digitizing the video test. The study shows that there is correlation between the length of the paddle (LP) and the height of paddlers, and not between the LP and other anthropometric variables such as sitting height and wingspan. There is no correlation between the LP and FCM, but there are between LP and LCM. The hardness of the paddle (DP) shows no correlation with any of the kinematic variables studied.
  • Relações entre desempenho em 200m nado crawl e variáveis cinéticas do teste de nado estacionário Artigos Originais

    Castro, Flávio Antônio de Souza; Oliveira, Thiago Silva de; Moré, Felipe Collares; Mota, Carlos Bolli

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é relacionar o desempenho (DES) em 200m nado crawl e variáveis cinéticas do teste de nado estacionário (TNE): impulso total (IMP), taxa de variação de impulso (TIMP) e pico de força (PF). De 12 nadadores competitivos (idade média de 18,3 ± 2,9 anos) foram obtidos IMP, TIMP, PF e DES em 200m nado crawl (este transformado em unidades pontuais). Com o desempenho (711,8 ± 29,1 pontos), o IMP (2663,6 ± 150,6 N·s) apresentou correlação (r = 0,876; p < 0,001), enquanto a TIMP (-24,45 ± 14,38 N) e o PF (217,48 ± 29,10 N) não apresentaram correlações (r = -0,553; p = 0,062 e r = -0,19; p= 0,714; respectivamente). O impulso total obtido no TNE pode ser utilizado como parâmetro de avaliação da capacidade de força aplicada ao longo do tempo e como preditor do desempenho na prova de 200m nado livre.

    Resumo em Espanhol:

    O objectivo del estudo es relacionar el desempeño (DES) en 200m nado crol y variables cinéticas del test de nado estacionario (TNE): impulso total (IMP), tasa de variación de impulso (TIMP) y pico de fuerza (PF). De 12 nadadores competitivos (edad: 18,3 ± 2,9 anos) se obtuvieron IMP, TIMP, PF y DES en 200 m nado crol (éste convertido en unidades puntuales). Con el desempeño (711,8 ± 29,1 puntos): IMP (2663,6 ± 150,6 N·s) presentó correlación (r = 0,876; p < 0,001), mientras TIMP (-24,45 ± 14,38 N) y PF (217,48 ± 29,10 N) no presentaron correlaciones (r = -0,553; p = 0,062 y r = -0,19; p= 0,714; respectivamente). El impulso total obtenido en el TNE se puede utilizar como parámetro de evaluación de la capacidad de fuerza aplicada a lo largo del tiempo y como predictor del desempeño en la prueba de 200 m nado libre.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to relate 200 m front crawl performance (DES) and kinetics variables obtained from a tethered swimming test (TNE): total impulse (IMP), impulse rate (TIMP) and force peak (PF). From 12 competitive swimmers (mean age: 18.3 ± 2.9 years) were obtained IMP, TIMP, PF and DES in 200 m front crawl (this last transformed into unit points). Regarding to DES (711.8 ± 29.1 points): IMP (2663.6 ± 150.6 N·s) was significantly correlated (r = 0.876; p < 0.001), whereas TIMP (-24.45 ± 14.38 N) and PF (217.48 ± 29.1 N) were not correlated (r = -0.553; p = 0.062 and r = -0.19; p = 0.714, respectively). Total impulse obtained from TNE can be used a force capacity along time assessment parameter and as a performance parameter predictor for the 200 m freestyle event.
  • Modelo competitivo da distância percorrida por futebolistas na Uefa Euro 2008 Artigos Originais

    Braz, Tiago Volpi; Spigolon, Leandro Mateus Pagoto; Vieira, Nathália Arnosti; Borin, João Paulo

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo centra-se em conhecer o modelo competitivo da distância percorrida por futebolistas na Uefa Euro 2008, mediante as posições de jogo, os tempos e a distância total percorrida durante as partidas. Foram analisadas todas as partidas das 16 seleções, totalizando 31 jogos, dos quais participaram 460 futebolistas. Posteriormente, produziram-se informações descritivas e inferenciais. Os principais resultados apontam que: i) futebolistas da elite europeia percorreram 10232 ± 852m; ii) meio-campistas (10894 ± 648m) percorreram maior distância, seguidos pelos laterais (10274±694m), atacantes (10108 ± 624m), zagueiros (9498 ± 592m) e goleiros (4198 ± 610m); iii) a distância média percorrida no 1º tempo (4907 ± 201m) das partidas foi maior do que a do 2º tempo (4890 ± 238m).

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio se centra en conocer el modelo competitivo de la distancia recorrida por futbolistas en Uefa Euro 2008, por las posiciones de juego, tiempos y la distancia total recorrida durante los partidos. Se analizaron todos los juegos de 16 selecciones, totalizando 31 juegos que participaron 460 futbolistas. Posteriormente, fueran producidas informaciones descriptivas e inferencia. Los principales resultados indican que: i) futbolistas de la elite Europea recorrerán 10232 ± 852m; ii) centro-campistas (10894 ± 648m) recorrerán mayor distancia, seguido por laterales (10274 ± 694m), delanteros (10108 ± 624m), defensores (9498 ± 592m) y porteros (4198 ± 610m); iii) la media distancia recorrida en lo 1º tiempo (4907 ± 201m) de los juegos fue superior a 2º tiempo (4890 ± 238m).

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study focuses on knowing the competitive model of distance covered by soccer players in the Uefa Euro 2008, in the positions of the game, times and the total distance covered during the matches. It was analyzed all matches from 16 teams, totaling 31 games of which involved 460 soccer players. Subsequently, produced descriptive and inferential information. The main results show that: i) European soccer players elite covered 10232 ± 852m; ii) a midfielders (10894 ± 648m) greater distance covered, followed by external defenders (10274 ± 694m), forwards (10108 ± 624m), central defenders (9498 ± 592m) and goalkeepers (4198 ± 610m); iii) the average of covered distance at first half (4907 ± 201m) for matches was higher than the second half (4890 ± 238m).
  • Cafeína não altera os níveis de Imunoglobulina A Salivar (IgA-s) em jogadores de voleibol Artigos Originais

    Locatelli, Jamille; Mendes, Edmar Lacerda; Silva, Rafael Pires da; Paula, Sérgio Oliveira de; Natali, Antônio José

    Resumo em Português:

    Avaliou-se a influência da ingestão de cafeína na resposta da imunoglobulina A salivar (IgA-s) em atletas de voleibol. Usou-se o modelo crossover e duplo-cego. Nove atletas participaram de duas sessões de treino e ingeriram cafeína (6mg/kg de peso corporal) ou placebo. Analisou-se a concentração de IgA-s antes e após as sessões. Os resultados mostraram que não houve diferença significativa (P > 0,05) nos níveis de IgA-s pré e pós-treino nos atletas que ingeriram CAF (8,54 ± 4,03 mg/dL e 7,45 ± 4,72 mg/dL, respectivamente), bem como naqueles que tomaram PLA (6,88 ± 3,17 mg/dL e 9,76 ± 5,81 mg/dL, respectivamente). Concluiu-se que a suplementação adotada não afetou a resposta da IgA-s durante as sessões de treino realizadas pelos atletas de voleibol.

    Resumo em Espanhol:

    Se avalio la influencia de la ingestión de cafeína en la respuesta de a inmunoglobulina A salivar (IgA-s) en atletas de voleibol se uso el modelo crossover y doble-cego. Nueve atletas participaran de dos sesiones de entrenamiento y ingirieron cafeína (6 mg de peso corporal) o placebo. Se analizo la concentración de IgA-s antes y después de la sesión. Los resultados mostraron que no hubo diferencia significativa (P > 0,05) en los niveles de (IgA-s) pre e pos entrenamiento en los atetas que ingirieron CAF (8,54 ± 4,03 mg/dL e 7,45 ± 4,72 mg/dL, respectivamente) como en aquellos que tomaron PLA (6,88 ± 3,17 mg/dL e 9,76 ± 5,81 mg/dL, respectivamente). Se concluyo que la suplementación adoptada no afecto la respuesta de la IgA-s durante las sesiones del entrenamiento realizados por los atletas de voleibol.

    Resumo em Inglês:

    We tested the influence of caffeine (CAF) ingestion on the salivary immunoglobulin A (s-IgA) of volleyball's athletes. In a cross-over and double blind way, nine male volleyball players performed two training sessions within 15 days interval when ingested either CAF (6 mg/kg b.w.) or placebo (PLA) one hour before. The levels of s-IgA were measured at rest and after exercise. The results showed that the levels of s-IgA at rest were not statistically different (P>0.05) from those after exercise when athletes ingested either CAF (8.54 ± 4.03 mg/dL and 7.45 ± 4.72 mg/dL, respectively) or PLA (6.88 ± 3.17 mg/dL and 9.76 ± 5.81 mg/dL, respectively). It is concluded that caffeine ingestion did not affect the s-IgA response during the training session performed by the athletes.
  • Lesões esportivas: um estudo com atletas do basquetebol bauruense Artigos Originais

    Dario, Bruno Estevan Siqueira; Barquilha, Gustavo; Marques, Reinaldo Monteiro

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo identificar as principais lesões no basquetebol e suas incidências. Participaram do estudo vinte jogadores de basquetebol do sexo masculino com idade variando entre 13 e 15 anos. O instrumento utilizado foi o questionário e seus resultados mostraram que, dos atletas participantes do estudo, todos relataram algum tipo de lesão. Foram identificadas 26 lesões, sendo 13 nos membros inferiores (50%) e 13 nos membros superiores (50%). No joelho, as lesões mais frequentes foram a tendinite patelar - sete casos (53,85%). Nos membros superiores, destacaram-se as entorses nos dedos das mãos - cinco casos (38,46%). Com este estudo, percebemos a necessidade de se desenvolver um trabalho preventivo no intuito de diminuir a incidência dessas lesões.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar cuales son las principales lesiones que afectan a los jugadores de baloncesto y mostrar su incidencia. Participaron del estudio 20 baloncestistas, todos hombres de edades comprendidas entre 13 y 15 años. El instrumento utilizado en este trabajo fue un cuestionario. Los resultados demostraron que todos los participantes tuvieram algún tipo de lesión causada por el baloncesto. Fueron identificadas 26 lesiones de las cuales 13 ocurrieron en los miembros inferiores (50%) y 13 en los miembros superiores (50%). La lesión más frecuente en la rodilla fue la tendinitis patelar, con 7 casos (53,85%). En los miembros superiores destacaronse los esguinces en los dedos de las manos, con 5 casos (38,46%). Con este estudio fue posible percibir la necesidad del desarrollo de un trabajo preservativo buscando a la disminución de la incidencia de estas lesiones.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify key injuries in basketball and its impact. In the present study the participants were 20 male basketball players aged between 13 and 15 years. The instrument used was the questionnaire and its results showed that the athletes participating in the study, all reported some type of injury. 26 lesions were identified, of which 13 in the lower limbs (50%), 13 upper limbs (50%). With the knee injuries were the most frequent patellar tendinitis 7 cases (53.85%). In the upper limb are highlighted sprains of fingers with 5 cases (38.46). This study realized the need to develop a preventive work in order to reduce the incidence of these injuries.
  • Lesões em tenistas competitivos Artigos Originais

    Guedes, Janesca Mansur; Barbieri, Dechristian França; Fiabane, Fernanda

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa buscou, como objetivo geral, identificar a incidência de lesões em tenistas competitivos e, como objetivos específicos, relacionar a incidência de lesão dos tenistas com a idade; relacionar a lesão com o tempo de prática do tênis; e identificar o segmento corporal com lesões mais frequentes. Foram entrevistados cinquenta tenistas, com média de idade de 30 anos; média do tempo de prática do tênis de 13,9 anos. Dos atletas entrevistados, 56% relataram lesão nos últimos dois anos decorrente da prática do tênis. Ao relacionar a idade com a incidência de lesão, observou-se uma relação de dependência estatisticamente limítrofe (p = 0,045), e também que 78,6% dos tenistas com menos de 17 anos tiveram incidência de lesão. Os segmentos corporais mais lesionados foram o cotovelo, o ombro e o joelho.

    Resumo em Espanhol:

    Esta investigación intentó identificar la incidencia de lesiones en los jugadores de tenis competitivos y como objectivos especificos hacer relaciones entre la incidencia de lesiones y la edad de los jugadores, hacer relaciones entre la edad y el tiempo de la práctica del tenis y identificar el segmento del cuerpo más frecuentemente afectado por estas lesiones. Fueron entrevistados 50 jugadores, la media de edad Fue igual a 30 años, el tiempo medio para la práctica del tenis es igual a 13,9 años; y el 56% de los atletas informó lesiones en los últimos dos años a partir de la práctica del tenis. Al vincular la edad con la incidencia de lesiones se observó una relación de dependencia estadística límite (p = 0,045), se observó también que el 78,6% de los tenistas menores de 17 años tuvieron incidencia de lesiones. El segmento del cuerpo más perjudicado Fue el codo, hombro y rodilla.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed to identify the incidence of injuries in competitive tennis players and to relate this incidence to the age; to correlate the injury to the length of practice and to identify the most affected body part. Fifty tennis players have been interviewed, the average age was 30 years old, the average length of practice was 13,9 years; 56% of the athletes reported injuries in the last two years resulting from tennis practice. There was a statistically bordering dependence relation when associating the age to the injury incidence (p = 0,045), it has been noticed that 78% of the tennis players under 17 years of age had incidence of injury. The most injured body part was the elbow, shoulder and knee.
  • Biologia molecular como ferramenta no esporte de alto rendimento: possibilidades e perspectivas Artigos De Revisão

    Bueno Júnior, Carlos Roberto; Pereira, Marcelo Gomes

    Resumo em Português:

    Várias estratégias têm sido pensadas com o propósito de se utilizar a biologia molecular como ferramenta na pré-seleção e na seleção de talentos esportivos, na manipulação genética visando ao aumento ou à diminuição da produção de determinadas substâncias pelo organismo, na prescrição do treinamento e na recuperação de lesões. Portanto, o objetivo desta revisão é apresentar o DNA como regulador do funcionamento do organismo e de que forma alterações no perfil genético, tanto espontâneas como induzidas artificialmente, podem modular respostas fisiológicas e morfológicas por alterar a expressão de determinadas proteínas. Será dada especial atenção à descrição dos procedimentos utilizados para a manipulação genética, nos baixos riscos associados e nas estratégias que têm sido desenvolvidas com o objetivo de detectá-la. Com base em conhecimentos científicos, coerência e bom senso, diversas visões devem ser expostas e amplamente discutidas para ser definido o que é permitido e o que é proibido nas competições esportivas.

    Resumo em Espanhol:

    Varias estrategias han sido diseñadas con el propósito de utilizar la biología molecular como una herramienta de pre-selección y selección de talentos deportivos en la manipulación genética destinada a aumentar o disminuir la producción de determinadas sustancias por el organismo en la prescripción de la formación y la recuperación de la lesión. Por lo tanto, el objetivo de esta revisión es presentar el DNA como un regulador del funcionamiento del cuerpo y cómo los cambios en el perfil genético, tanto espontáneo y artificialmente inducida, son capaces de modular las respuestas fisiológicas y morfológicas en cambio la expresión de determinadas proteínas. Se prestará especial atención en la descripción de los procedimientos utilizados para la manipulación genética, los bajos riesgos y las estrategias que se han desarrollado con el objetivo de detectar la misma. Basadas en el conocimiento científico, la coherencia y el sentido común, los diferentes puntos de vista deben ser expuestos a ser ampliamente discutidos y definidos de lo permitido y qué está prohibido en competiciones deportivas.

    Resumo em Inglês:

    Many strategies have been thought with the purpose of to use the molecular biology as an instrument in the pre-selection and in the selection of sport talents, in the genetic manipulation to increase or to reduce the production of certain substances by the body, in the prescription of training and in the recuperation of lesions. By the way, the aim of this review is to present the DNA as regulator of the body functioning and as alterations in the genetic approach, spontaneous and artificially induced, can modulate physiological and morphological responses by changes the expression of certain proteins. It will be give special attention in the description of the proceedings used to genetic manipulation, in the small risks associated and in the strategies that have been developed with the purpose of detect them. Based in scientific knowledge, coherence and good sense, many visions have to be exposed and very discussed to be defined what is permitted and what is prohibited in the sport competitions.
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com