Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 33, Número: 4, Publicado: 2011
  • RBCE: avanços, possibilidades, perspectivas Editorial

  • As jornadas antropológicas em Sant Louis

    Delsahut, Fabrice

    Resumo em Português:

    Em 1904, como parte da Exposição Universal de SaintLouis, os Jogos Olímpicos não puderam escapar da ascensão de ideologias racistas de princípios do século vinte, de forma que estiveram no centro da discussão da potencialidade esportiva de diferentes raças. Forma preparadas competições especiais chamadas "Jornadas Antropológicas", destinadas àqueles que para a América segregacionista da época. O impacto dos estudos sobre raça sobre a maneira de pensar no esporte não foi, ao contrário do que os diferentes presidentes do COI se esforçaram em fazer crer no curso das décadas seguintes, um simples avatar do movimento olímpico. Veremos a influência deste espetáculo atlético interracial não apenas nos Estados Unidos, mas no mundo, particularmente no que se refere ao papel da imprensa. As Jornadas Antropológicas permitiram, indubitavelmente, elaborar uma certa perspectiva sobre a outricidade e limitaram a integração dos povos autóctones na máquina esportiva mundial.

    Resumo em Espanhol:

    En 1904, en medio de la feria de la exposición universal de Saint-Louis, los Juegos olimpicos no pudieron escapar a la ascención de ideologías racistas del principios del siglo XX y contibuyeron a la discusión del mérito atlético de diferentes razas. Los organisadores prepararon competiciones especiales que llamaron en esta ocasión «Jornadas antropológicas» reservadas a los que la América segregacionista del momento consideraba como primitivos. El impacto de los estudios sobre las razas, sobre la manera de pensar en el deporte no fue, al contrario de lo que se esforzaron hacer creer los diferentes presidentes del C.O.I en el curso de las siguientes decadas, un simple avatar del movimiento olimpico. Veremos la influencía de este espectáculo atletico interracial en los Estados Unidos pero tambien en el mundo, particularmente a través del papel de la prensa. Las jornadas antropológicas permitieron indudablemente elaborar una cierta percepción de la otricidad y limitaran la integración de los pueblos autóctonas en la maquina deportiva mundial.

    Resumo em Inglês:

    In1904, in the Louisiana Purchase Exposition, the Olympic Games couldn't escape the rise in the racist ideologies of the 20th century and they contributed to the discussing of the athletic merit of the different races. Their organizers set up special competitions, called for the occasion « Anthropology Days », reserved for those who were considered as primitives by the segregationist America of that time. The impact of the race studies on the ways of thinking sport, contrary to what the different chairmen of the IOC tried hard to make believe during the new decades, was not only an unfortunate moment in the history of the Olympic movement. We shall make some forecasts regarding the influence of that interracial athletic show in the United States but also in the world, in particular through the role of the press. The anthropology days surely allowed a certain perception of otherness and limited the integration of native peoples in the world sports fabric.
  • Autoeficácia docente, satisfação e disposição para continuar na docência por professores de educação física Artigos Originais

    Iaochite, Roberto Tadeu; Azzi, Roberta Gurgel; Polydoro, Soely Aparecida Jorge; Winterstein, Pedro José

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou identificar e analisar a autoeficácia docente (AED) de professores de educação física e sua relação com nível de satisfação pessoal e de disposição em continuar na atividade de ensino. Participaram 220 professores de escolas públicas e privadas da região de Campinas e do Vale do Paraíba, SP. Foi utilizado uma escala de autoeficácia docente e um questionário de caracterização. A AED foi elevada, sendo que a Eficácia do manejo da classe mostrou-se significativamente inferior quando os professores apresentavam níveis baixos ou médios de satisfação ou de disposição. Nota-se que, apesar da tendência positiva na percepção do professor, a promoção da AED se mostra relevante, especialmente quando é discutido seu papel na prevenção ou intervenção frente à saúde do professor.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo identificar y analizar la autoeficacía docente (AED) de profesores de educación física y su relación con la satisfacción personal y la voluntad de continuar en la actividad docente. 220 profesores participaron en las escuelas públicas y privadas, la región de Campinas y Vale do Paraíba, SP. Se utilizó un cuestionario de autoeficacia y outro para la caracterización. La AED fue alto, y la eficacia para la gestión de la clase fue significativamente menor cuando los profesores tenían niveles bajos o medios de satisfacción o disposición. Tenga en cuenta que, a pesar de la tendencia al alza en la percepción de los docentes, la promoción de AED parecen ser relevantes, sobre todo cuando se discute su papel en la prevención o la intervención en contra de la salud de los docentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify and analyze teacher self efficacy (TSE) of physical education teachers and their relationship to personal satisfaction and willingness to continue in the teaching activity. Participated 220 teachers who taught in public and private schools from region of Campinas and Vale do Paraíba, SP. We used a range of teaching self efficacy questionnaire and a characterization. The TSE was elevated, and the effectiveness of the management class was significantly lower when teachers had low or medium levels of satisfaction. In despite of the positive trend in the perception of teachers, promoting TSE seems to be relevant, especially when it discussed its role in prevention or intervention against the health of teachers.
  • Preocupações ao longo da carreira docente: estudos de caso com professores de educação física do magistério público estadual Artigos Originais

    Folle, Alexandra; Nascimento, Juarez Vieira do

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi analisar as preocupações de professores de Educação Física. Participaram do estudo quatro professores efetivos e com mais de 25 anos de atuação no magistério público estadual de Santa Catarina. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas, e a técnica de análise de conteúdo foi utilizada na análise das informações. Os resultados revelaram alterações importantes nas percepções de preocupações ao longo da carreira docente. Os professores iniciaram na profissão preocupados com as condições de trabalho ofertadas, pautando-se posteriormente na ação didática e nas propostas governamentais para a escola pública. Nos ciclos finais de vida docente destacaram-se as preocupações com os problemas sociais a que os alunos são expostos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue analizar las preocupaciones de los profesores de Educación Física. Los participantes fueron cuatro profesores efectivos con más de 25 años de experiencia en la enseñanza pública del estado de Santa Catarina. Entrevistas semi-estructuradas se realizaron y la técnica de análisis de contenido fue utilizada para analizar las informaciones. Los resultados revelaron cambios importantes en las preocupaciones a lo largo de la carrera docente. Los maestros se iniciaron en la profesión preocupados con las condiciones de trabajo ofrecidas, guiándose después en la acción didáctica y en las propuestas del gobierno para las escuelas públicas. En los últimos ciclos de la vida docente, se destacaron las preocupaciones por los problemas sociales que los estudiantes están expuestos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyze the concerns of Physical Education teachers. The participants were four permanent teachers, with more than 25 years experience in public teaching in the state of Santa Catarina. Semi-structured interviews were conducted and the technique of content analysis was used in the information analysis. The results revealed major changes in pedagogical concerns along the teaching career. The teachers started in the career concerned with the offered working conditions, concerning themselves later into didactic action and government proposals for public schools. In the final cycles of teaching life, the concerns of social problems to which students are exposed were highlighted.
  • Escola de formação de "professoras": as relações de gênero no currículo superior de educação física Artigos Originais

    Silveira, Viviane Teixeira; Rigo, Luiz Carlos; César, Maria Rita de Assis; Pardo, Eliane Ribeiro

    Resumo em Português:

    As relações de gênero continuam sendo um tema recorrente no campo da Educação Física. Nesse sentido, este artigo teve como objetivo investigar como as relações de gênero estiveram presentes na emergência e na consolidação do currículo da Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (ESEF/UFPel). A metodologia utilizada para realizar a pesquisa foi a História Oral. Assim, através da coleta de cinco (5) depoimentos orais, de fontes históricas escritas (jornais, atas e documentos avulsos) e de um suporte teórico pós-estruturalista, concluímos que a emergência da ESEF/UFPel e as suas práticas curriculares nos anos de 1970 e 1980 estiveram atreladas a discursos e a práticas que reiteraram a maximização das diferenças entre os sexos, entre homens e mulheres.

    Resumo em Espanhol:

    Las relaciones de género siguen siendo un tema recurrente en el ámbito de la Educación Física. Por lo tanto, este artículo tiene como objetivo investigar cómo las relaciones de género están presentes en el surgimiento y la consolidación del plan de estudios de la Escuela de Educación Física de la Universidad Federal de Pelotas (ESEF/UFPEL). La metodología para llevar a cabo la investigación fue la historia oral. Así, mediante la recopilación de cinco (5) testimonio oral, fuentes históricas escritas (diarios, registros y documentos separados) y la base teórica proveniente de lo post-estructuralismo, se concluye que la aparición de ESEF/UFPEL y sus prácticas curriculares en 1970 y 1980 estaban vinculados a los discursos y prácticas que reiteró la maximización de las diferencias entre los sexos, los hombres y mujeres.

    Resumo em Inglês:

    The gender relations continue to be a recurring theme in the field of Physical Education. In that sense, this paper aims to investigate how gender relations were present in the emergence and consolidation of the curriculum of the School of Physical Education, Federal University of Pelotas (ESEF/UFPel). The methodology for conducting the research was to Oral History. Thus, by collecting five (5) oral testimony, written historical sources (newspapers, records and documents separate) and the theoretical support post structuralist, we conclude that the emergence of ESEF/UFPel and their curriculum practices in 1970 and 1980 were linked to discourses and practices that reiterated the maximization of differences between the sexes, men and women.
  • Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná Artigos Originais

    Buogo, Edmara Cristina Bonetti; Lara, Larissa Michelle

    Resumo em Português:

    O estudo em questão objetiva discutir a dança como conteúdo estruturante nas Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE) a fim de apontar avanços e limites, bem como potencializar reflexões que contribuam com a prática pedagógica do professor. Por meio da análise das diretrizes curriculares, desde sua concepção, em 2003, até seu processo de reformulações, foi possível identificar carências e potencialidades do documento oficial para o ensino da referida manifestação. A análise desse documento poderá subsidiar a Secretaria de Estado da Educação (SEED) com vistas ao aperfeiçoamento da proposta que orienta a ação docente na escola, assim como contribuir com o trabalho do professor, uma vez que ele é impelido a ser co-partícipe, intervindo em sua estruturação.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo discutir la danza como contenido de estructuración en las Directrices Curriculares para la Educación Básica de Paraná (DCE) para señalar los avances y límites, así como instigar reflexiones que contribuyan con la práctica pedagógica del profesor. Mediante el análisis de las Directrices Curriculares, desde su creación en 2003 hasta su proceso de reformulación, fue posible identificar las necesidades y el potencial del documento oficial para la enseñanza de la manifestación. El análisis de este documento puede ayudar al Ministerio de Educación (SEED) para la mejora de la propuesta que guía la enseñanza en la escuela, así como ayudar en la labor del maestro, ya que se ve obligado a ser un co-participante y intervenir en su estructuración.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the issue in dance as structuring content of the Basic Education Curriculum Guidelines of Paraná (DCE) to indicate progress and limits, as well as enhance reflections that contribute to the pedagogical practice of teachers. Through analysis of the Curriculum Guidelines, since its conception, in 2003, until the process of reformulation, it was possible to identify needs and potential of the official document for the teaching of the manifestation. The analysis of this document was made to subside the Ministry of Education (SEED) towards in improvement of the proposal that guides the teaching in school as well as assisting with the work of the teacher, since he is compelled to be a co-participant, intervening in their structure.
  • Capoeira nas aulas de educação física: alguns apontamentos sobre processos de ensino-aprendizado de professores Artigos Originais

    Silva, Paula Cristina da Costa

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da capoeira e de seus processos de ensino-aprendizado a partir de uma investigação qualitativa que incluiu em sua primeira fase de pesquisa de campo um curso de formação continuada de Capoeira para professores. Nele destacamos a compreensão que temos sobre a Capoeira e a importância de sua inserção nas aulas de educação física escolar. Detalhamos como ocorreu o curso para os professores, no qual nos inserimos como participante observadora, e discutimos os processos de ensino-aprendizado nele desenvolvidos. Por fim, apontamos alguns indícios com relação às dificuldades apresentadas pelos participantes, as experiências positivas decorridas e a possibilidade de abordagem do ensino da Capoeira baseado nas interações gestuais.

    Resumo em Espanhol:

    Este artículo es sobre la capoeira y sus procesos de enseñanza y aprendizaje a partir de una investigación cualitativa que incluyó en su primera fase de trabajo de campo un curso de formación continuada de Capoeira para profesores. En el se destaca la comprensión que tenemos acerca de la Capoeira y la importancia de su inclusión en las clases de educación física en la escuela. Se detallan cómo el curso fue para los profesores, en los que se le incluyen como observadora participante, y se discuti los procesos de enseñanza-aprendizaje que se desarrolló. Por último, señalamos algunas evidencias en relación a las dificultades presentadas por los participantes, las experiencias positivas transcurridas y la posibilidad de acercarse a la enseñanza de la Capoeira basada en la interacción gestual.

    Resumo em Inglês:

    This article talk about Capoeira and its processes of teaching and learning from a qualitative research which included in the first stage of fieldwork a continued course of education for Capoeira's teachers. We highlighted the understanding that we have about Capoeira and the importance of their inclusion in physical education classes at school. We detail how the course was for teachers in which we incluided as a participant observer, and discuss the teaching-learning processes developed. Finally, we point out some evidences about the difficulties presented by the participants, the positives experiences elapsed and the possibility of approaching the teaching of Capoeira based on gestural interaction.
  • Jogadores de futebol no Brasil: mercado, formação de atletas e escola Artigos Originais

    Soares, Antonio Jorge Gonçalves; Melo, Leonardo Bernardes Silva de; Costa, Felipe Rodrigues da; Bartholo, Tiago Lisboa; Bento, Jorge Olímpio

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo é refletir sobre a relação entre a profissionalização no futebol e a escolarização. O Brasil exportou para o exterior nos últimos seis anos 6.648 jogadores. Deste contingente emigraram para Europa 3.593, isto é, 54,0% do total. Argumentamos que estamos diante de uma agência que: recruta jovens do sexo masculino, em geral das camadas populares, para atuarem no mercado interno ou externo do futebol; e se configura num tipo de negócio que dá base à criação de uma indústria de formação profissional, que pode estar em competição com a escolarização básica dos jovens aspirantes a atletas profissionais.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es discutir la relación entre el fútbol profesional y el proceso de escolarización en Brasil. En los últimos seis años, este país exportó al extranjero un total de 6,648 jugadores de fútbol. Entre estos jugadores, 3.593 (54%) emigraron a Europa. Creemos que se trata de uma agencia que recluta a hombres jóvenes, en general desde el más bajo estrato social, para jugar en el mercado del fútbol interno o externo. Además, se configura un tipo de negocio que soporta una industria de formación profesional, que puede competir contra la escolarización básica de estos jóvenes deportistas que sueñan con ser jugadores profesionales de fútbol.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to discuss the relationship between professional soccer and education in Brazil. In the last six years, this country exported abroad a total of 6.648 soccer players. Among these players, 3.593 (or 54%) went to Europe. We believe that we are dealing with an agency that recruits young male, generally from the lowest social strata, to play in internal or external soccer market. Besides, it configures a kind of business that supports an industry of professional formation, that may be in competition against basic schooling of these young athletes which dream about being professional soccer players.
  • Conquista, confirmação e construção do conceito "corpo": uma proposta para o estudo das práticas corporais a partir da epistemologia de Pierre Bourdieu

    Galak, Eduardo Lautaro; Gambarotta, Emiliano Matías

    Resumo em Português:

    Este artigo reflete sobre como o corpo tem sido investigado em Educação Física, de maneira a questionarmos como ele é compreendido em tais pesquisas, tomando como situação exemplar o caso da Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Esta questão, de ordem epistemológica, segue os três momentos que Bourdieu descreve ao considerar a pesquisa de um fenômeno social: conquista, construção e confirmação. No primeiro encontramos uma ruptura com o conceito que o senso comum tem sobre o corpo; no segundo, destacamos o esforço de construção do próprio objeto de estudo para educação física; no terceiro, se proporó algumas possíveis linhas de investigação da noção de "corpo"que escapem dos diferentes substancialismos.

    Resumo em Espanhol:

    Este escrito reflexiona sobre la forma en que, desde la Educación Física, se investiga (y se ha investigado) al "cuerpo", para interrogarnos así acerca de cómo se lo entiende en tales investigaciones, especialmente en la Universidad Nacional de La Plata - UNLP (Argentina). Esta indagación, de carácter espistemo-metodológica, seguirá los tres momentos que Bourdieu plantea en la investigación de un fenómeno social: la conquista, la construcción y la confirmación. En el primero encontramos una ruptura con la concepción que el sentido común tiene sobre el cuerpo; en el segundo hallamos el esfuerzo por construir el propio objeto de estudio desde la Educación Física; en el tercero se plantearán algunas posibles líneas para la investigación de la noción de "cuerpo", que escapen a los diversos substancialismos.

    Resumo em Inglês:

    This paper analizes how Physical Education's investigations understand the concept of "body", especially in La Plata's University (Argentina). Thus, this imply an epistemic and methodological investigation that follows the three moments that Bourdieu refers to research a social phenomenons: the conquest, the construction and the confirmation. In the first one we find an epistemological break with the common sense. The second one refers to the effort of building the particular object of study of the Physical Education. Finally, the third one poses some possible lines for future investigations of the notion of "body", in order to escape from any substantialism.
  • Expectativas da mídia sobre o legado das olimpíadas de 2016: racionalidade instrumental e substantiva Artigos Originais

    Silva, Carlos Alberto Figueiredo da; Osborne, Renata; Murad, Mauricio; Santos, Roberto Ferreira dos; Mocarzel, Rafael Carvalho da Silva; Porreti, Marcelo Faria; Figueiredo, Ronaldo dos Santos; Souza, Eliane Glória Reis da Silva; Silva, Orestes Manoel da; Mandarino, João Domingos Bezerra

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo discutir a expectativa da mídia sobre o futuro legado dos Jogos Olímpicos de 2016, para a cidade do Rio de Janeiro. Foram consultadas 360 edições de cinco dos principais jornais editados no estado do Rio de Janeiro. Dezessete categorias foram construídas, a partir da análise das notícias veiculadas nos tablóides. O enfoque utilizado na discussão aproveita as concepções de racionalidade instrumental e substantiva para analisar os limites históricos que a razão instrumental nos impõe e também a incessante tentativa de ultrapassá-los e de superá-los.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo discutir las expectativas de los medios de comunicación en el legado de los Juegos Olímpicos de 2016 a la ciudad de Río de Janeiro. Consultamos 360 ediciones de los cinco principales periódicos publicados en el Estado de Río de Janeiro. Diecisiete categorías se construyeron a partir del análisis de las noticias en los tabloides. El enfoque utilizado en la discusión se lleva los conceptos de racionalidad instrumental y de fondo para analizar los límites históricos que impone la razón instrumental y el intento continuo de superarlos y vencerlos.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to discuss the expectations of the media on the legacy of the 2016 Olympic Games to the city of Rio de Janeiro. We consulted 360 editions of five major newspapers published in the state of Rio de Janeiro. Seventeen categories were constructed from the analysis of news in the tabloids. The approach used in the discussion takes the concepts of instrumental and substantive rationality to analyze the historical limits which instrumental reason imposes and the continued attempt to overcome them and overcome them.
  • As práticas corporais nas academias de ginástica: um olhar do professor sobre o corpo fluminense Artigos Originais

    Freitas, Diego Costa; Silva, Fernanda Azevedo Gomes da; Silva, Alan Camargo; Lüdorf, Sílvia Maria Agatti

    Resumo em Português:

    O presente estudo tem por objetivo investigar as concepções dos professores de Educação Física, atuantes em academias de ginástica da Baixada Fluminense, sobre sua prática profissional e o trato com o corpo. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semiestruturadas, observação e anotações de diário de campo. Os investigados demonstram preocupação em atender aos anseios do aluno e preservar a sua integridade física. Contudo, características socioeconômicas da região parecem colaborar para uma prática laboral que privilegie a rotina de exercícios exaustivos, sendo detectada uma tensão entre o que seria ideal em nível de discurso e a realidade dos usuários que desejam resultados rápidos.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio es investigar los conceptos que tienen los profesores de Educación Física que actúan en pequeños centros de acondicionamiento de la Baixada Fluminense respecto a su práctica profesional y sobre cuestiones asociadas al cuerpo en ese ambiente. Obtuvimos los datos a través de encuestas semi-estructuradas, observación y apuntes en un diario de campo. Los profesionales demuestran preocupación por atender a los anhelos del alumno y por preservar su integridad física. Sin embargo, las características socioeconómicas de la región parecen colaborar con una práctica laboral que privilegia una rutina de ejercicios exhaustivos, habiendo sido detectada una tensión entre lo que sería lo ideal en nivel del discurso y la realidad de los usuarios que desean resultados rápidos.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the conceptions of physical education teachers about their professional practice and some issues related to the body. The focus is the reality of small gyms in Baixada Fluminense, Rio de Janeiro. Data were obtained by semi-structured interviews, observation and notes in a field diary. Teacher's practices were directed to the needs of the student and to preserve their physical integrity. Social and economics characteristics of the region seem to collaborate to a work routine that stress exhaustive exercises. It was detected some tension between the discourse and the practice of these instructors, whose students claim for immediate results.
  • Incidência de lesões e desvios posturais em atletas de taekwondo Artigos Originais

    Tamborindeguy, Aline Cavalheiro; Tirloni, Adriana Seára; Reis, Diogo Cunha dos; Freitas, Cíntia DE La Rocha; Moro, Antônio Renato Pereira; Santos, Saray Giovana dos

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de analisar a incidência de lesões e desvios posturais no taekwondo foram avaliados 10 atletas do sexo masculino da seleção catarinense. O histórico de lesões relacionadas à prática desta modalidade foi obtido por aplicação de questionário. A postura foi analisada por meio do protocolo do software SAPO. Os resultados indicaram lesões mais frequentes nos membros inferiores (7/10), principalmente no pé, por fratura e entorse. Houve diferença significativa entre os hemicorpos no ângulo Q (p = 0,037), ângulo perna/retropé (p = 0,001), alinhamento horizontal da pelve (p = 0,016) e comprimento entre membros (p = 0,02). Sugere-se a implementação de treinamento preventivo e exercícios compensatórios para prevenir lesões e desvios posturais em atletas de taekwondo.

    Resumo em Espanhol:

    Con el objetivo de analizar la incidencia de lesiones y alteraciones posturales en el taekwondo fueron evaluados 10 atletas del sexo masculino de la seleción catarinense. El histórico de lesiones relacionadas a la práctica de esta modalidad fue obtenido por aplicación de cuestionario. La postura fue analizada por medio del protocolo del software SAPO. Los resultados indicaron lesiones más frecuentes en los miembros inferiores (7/10) principalmente en el pie, por fractura y esguince. Ocurrieron diferencias significativas entre los hemicorpos en el ángulo Q (p = 0,037), ángulo pierna/retropie (p = 0,001), alineamiento horizontal de la pelves (p = 0,016) y tamaño entre miembros (p = 0,02). Se sugiere la implantación de entrenamiento preventivo y ejercicios compensatorios para prevenir lesiones y alteraciones posturales en atletas de taekwondo.

    Resumo em Inglês:

    Ten male athletes of Santa Catarina taekwondo team were evaluated with the purpose of assessing incidence of injuries and postural deviations. A questionnaire was used to access history of injuries related to the practice of this sport. Posture was evaluated by SAPO protocol. The results indicated more frequent injuries in lower limbs (7/10), specially on feet, by fractures and sprains. Significant difference at Q angle (p = 0,037), leg-hindfoot angle (p = 0,001), pelvis horizontal alignment (p = 0,016), and limbs length (p = 0,02) were identified. The relationship between postural deviations and incidence of injuries has not been established, due to the small sample size. We suggest prevention work programs and compensatory exercise to prevent injuries in taekwondo athletes.
  • O efeito da prescrição de cadeira de rodas de basquetebol sobre o desempenho esportivo Artigos Originais

    Moraes, Giane Francine Garcia de; Candido, Cristiane Regina Coelho; Faquin, Bruno Secco; Gorgatti, Tiago; Marques, Inara; Okazaki, Victor Hugo Alves

    Resumo em Português:

    Foi analisado o desempenho esportivo de jogadores de basquetebol com utilização de cadeiras de rodas prescritas (específicas) e não-prescritas (genéricas) de acordo com as características de cada atleta. Seis participantes desempenharam testes de velocidade (20 m com e sem bola) e de agilidade (sem bola). Escalas de percepção de esforço e de conforto foram utilizadas após a realização dos testes. Foram verificados melhores desempenho e conforto nos testes realizados com a utilização das cadeiras prescritas. Foi sugerido o uso de cadeiras prescritas especificamente para cada atleta, a fim de otimizar o desempenho e o conforto para a prática do basquetebol em cadeira de rodas.

    Resumo em Espanhol:

    Se analizó el desempeño deportivo de jugadores de baloncesto con la utilización de sillas de ruedas prescriptas (específicas) y no prescriptas (generales) de acuerdo a las características de cada atleta. Seis participantes desarrollaron pruebas de velocidad (20 m con y sin balón) y de agilidad (sin balón). Escalas de apreciación de esfuerzo y de comodidad fueron utilizadas después de las pruebas. Se verificaron mejores desempeños y comodidades en las pruebas realizadas con la utilización de sillas prescriptas. Se sugirió el uso de sillas prescriptas específicamente para cada atleta, a fin de optimizar el desempeño y la comodidad para la práctica de baloncesto en silla de ruedas.

    Resumo em Inglês:

    It was analyzed the athletic performance in basketball players using wheelchairs prescribed (specific) and not prescribed (non-specific) according to the particularity of each player. Six wheelchair basketball players performed the 20 meters speed test (with and without dribbling a ball), and the agility test without dribbling a ball. Scales of effort and comfort were used after each test. It was verified better performance (P<0,05) and comfort (P<0,05) in the tests performed with the use of the prescribed wheelchair. Therefore, it was suggested that the use of prescribed wheelchair specially designed for each athlete, for the optimization of their performance and comfort in the basketball wheelchair sport.
  • Análise da organização ofensiva dos levantadores campeões da superliga de voleibol Artigos Originais

    Matias, Cristino Julio Alves da Silva; Greco, Pablo Juan

    Resumo em Português:

    Avaliou-se a organização ofensiva efetuada por dois levantadores (um de cada sexo) de alto nível do voleibol brasileiro. Estes levantadores culminaram com o título de campeão nacional. Houve uma dependência (associação) significativa abrangente da condição de levantamento e de finalização com o número de atacantes mobilizados, o tempo e a área de ataque. O efeito de ataque não apresentou a mesma dependência com estas três variáveis. A dependência entre condição de levantamento, condição de finalização e efeito da solução teve maior evidência entre a condição de levantamento e finalização. O estudo indica o alto nível dos levantadores brasileiros ao organizarem taticamente o sistema ofensivo, confirmando o conceito clássico do levantador em ser o cérebro de uma equipe de voleibol.

    Resumo em Espanhol:

    Se evaluó la organización ofensiva efectuada por dos colocadores (uno de cada sexo) de alto nivel del voleibol brasileño. Ambos fueron campeones nacionales (Superliga). Fue encontrada dependencia (asociación) significativa amplia en la condición de toque y de finalización con el número de atacantes movilizados, el tiempo y el área de ataque. El efecto de ataque no presentó la misma dependencia con estas tres variables. La dependencia entre la condición del toque, la condición de finalización y el efecto de la solución presentó mayor evidencia entre la condición toque y finalización. El estudio señala el alto nivel de los colocadores brasileños al organizar tácticamente el sistema ofensivo, confirmando el concepto clásico de que el colocador es el cerebro de un equipo de voleibol.

    Resumo em Inglês:

    It was evaluated the offensive organization performed by of two setter's (one of each sex) in elite of volleyball (champion's at Brazilian National Championship: Superliga). It was observed a significantly large dependence (association) among the setting's conditions and the attack's conditions with the number of striker's involved, the time of attack and area of attack. The solution's effect did not show the same dependence on with these three variables. The association among setting's condition, the attack's conditions and solution's effect was more evidence of the setting's condition and the attack's conditions. This study suggests high level of Brazilian setter's to organize tactically offensive system, confirming the classical concept of setter to be the brains of a volleyball team.
  • Comparação entre os ajustes de curva exponencial e polinomial na determinação do limiar de lactato pelo método Dmax Artigos Originais

    Machado, Fabiana Andrade; Higino, Wonder Passoni; Peserico, Cecília Segabinazi; Mezzaroba, Paulo Victor; De Moraes, Solange Marta Franzói

    Resumo em Português:

    Comparou-se a velocidade de corrida no limiar de lactato (vLL) determinada pelo método Dmax utilizando-se os ajustes de curva exponencial mais constante (vLLexp) e polinomial de terceira ordem (vLLpol). Dezessete corredoras recreacionais realizaram um teste incremental descontínuo em esteira rolante até a exaustão voluntária com coleta de sangue entre os estágios para análise do lactato. A vLL Exp (10,9 ± 0,8 km/h) foi estatisticamente diferente (P < 0,05) da vLL Pol (10,4 ± 1,1 km/h) utilizando-se o teste t de Student pareado. A correlação entre a vLL Exp e a vLL Pol foi de r = 0,84. As correlações entre a velocidade pico e as vLL foram r = 0,94 (vLLexp) e r = 0,69 (vLLpol). Foi concluído que a escolha da curva de regressão do lactato sanguíneo influi no valor da vLL, sendo a vLLpol consistentemente inferior à vLLexp.

    Resumo em Espanhol:

    Se comparó la velocidad de carrera en el umbral de lactato (vLL) determinado por el método Dmax utilizando la curva exponencial más constante (vLLexp) y polinómica de tercer grado (vLLpol). Diecisiete corredoras recreativas ejecutaron una prueba incremental discontinua en la cinta rodante hasta la extenuación voluntaria con la extracción de sangre entre las etapas para el análisis de lactato. La vLL Exp (10,9 ± 0,8 km/h) fue estadísticamente diferente (P < 0,05) de la vLL Pol (10,4 ± 1,1 km/h) mediante la prueba t de Student pareado. La correlación entre vLL Exp y vLL Pol fue de r = 0,84. Las correlaciones entre el pico de velocidad y las vLL fueron de r = 0,94 (vLLexp) y r = 0,69 (vLLpol). Fue concluido que la elección de la curva de regresión de lactato sanguíneo influye en el valor de la vLL, siendo la vLLpol sistemáticamente inferior a la vLLexp.

    Resumo em Inglês:

    The running speed at lactate threshold (vLT) determined by the Dmax method was compared using the exponential plus constant (vLTexp) and third level polynomial (vLTpol) curve fitting. Seventeen female recreational runners underwent a treadmill incremental test until voluntary exhaustion. Blood samples were collected between the stages for lactate analysis. The vLTexp (10.9 ± 0.8 km/h) was statistically different (P < 0.05) from vLTpol (10.4 ± 1.1 km/h) using paired Student's t test. The correlation between vLTexp and vLTpol was r = 0.84. The correlations between peak speed and vLT were r = 0.94 (vLTexp) and r = 0.69 (vLTpol). It was concluded that the choice of the blood lactate regression curve influences the vLT value, in which the vLTpol was consistently lower than the vLTexp.
  • Sintomas de distúrbios osteomusculares em profissionais de educação física, atuantes em academias de Florianópolis-SC Artigos Originais

    Mohr, Pedro Augusto; Guimarães, Alexsander Vieira; Barbosa, Aline Rodrigues

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar os sintomas de distúrbios osteomusculares - SDO em professores de academias e sua associação com jornada de trabalho, sexo e função exercida. O estudo foi do tipo transversal e contou com a participação de 54 professores. Os SDO foram verificados através do Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. A média de idade foi de 31,2 (± 6,9) anos. Verificou-se que 41 (75,9%) professores relataram SDO em pelo menos uma região anatômica nos últimos 12 meses e 25 (46,3%) nos últimos sete dias. Trabalhar mais de oito horas/dia e exercer duas ou mais funções apresentaram relação positiva com SDO na "parte inferior das costas". Apesar deste profissional apregoar a saúde e o bem-estar físico, a prevalência de SDO foi alta e semelhante com a de outras profissões.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue verificar los síntomas de disturbios musculares (SDM) en profesores de centros de acondicionamiento físico y su asociación con jornada de trabajo, sexo y función ejercida. El estudio fue del tipo transversal y contó con la participación de 54 profesores de centros de acondicionamiento físico, de ambos sexos. Se utilizó un cuestionario conteniendo datos demográficos y ocupacionales. Los SDM fueron verificados, utilizándose el Cuestionario Nórdico de Síntomas Musculares. El cuestionario fue auto aplicado, en el lugar de trabajo. La media de edad de los individuos fue 31,2 (± 6,9) años. Se verificó que 41 profesores (75,9%) relataron SDM en por lo menos una región anatómica, en los últimos 12 meses. La región lumbosacra fue la región anatómica más citada (24 individuos, 44,4%). Uno en cada tres profesionales relató necesidad de alejamiento del trabajo y 22 individuos (40,7%) consultaron algún profesional del área de salud en los últimos 12 meses, debido a los SDM. Trabajar más de 8 horas/día y ejercer dos o más funciones presentaron relación positiva con SDM en la región lumbosacra. Los resultados mostraron que los SDM fueron prevalentes entre los profesionales de educación física actuantes en centros de acondicionamiento físico. La gravedad de los SDM puede ser observada por la frecuencia de necesidad de alejamiento del trabajo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to assess the symptoms of musculoskeletal disorders (SMD) on gym teachers, and its association with working hours, gender, and job function. The study was cross-sectional and relied on 54 gym teachers of both sexes. We used a questionnaire containing demographic and occupational data. The SMD was verified using the Nordic Musculoskeletal Questionnaire. The questionnaire was self-applied in the workplace. The mean age of subjects was 31.2 (± 6.9) years. It was found that 41 teachers (75.9%) reported SMD in at least one anatomical region in the past 12 months. The anatomic region most often cited was the lumbar (24 patients, 44.4%). One in every three employees took sick leave from work, and 22 subjects (40.7%) consulted a health care professional in the past 12 months, due to the SMD. Working more than 8 hours a day, and exercising two or more functions were closely related to SMD in the lumbar region. The results showed that musculoskeletal disorders were prevalent among physical education teachers working in academies. The severity of the SMD could be gauged by the frequency of sick leave from work.
  • Doping genético e possíveis metodologias de detecção Artigos De Revisão

    Bairros, André Valle DE; Prevedello, Alex Almeida; Moraes, Liliana de Los Santos

    Resumo em Português:

    O doping genético caracteriza-se pelo uso não terapêutico de células, genes e elementos gênicos, ou a modulação da expressão gênica com objetivo de aumentar o desempenho esportivo. Isto somente pode ser realizado através de manipulação gênica. Esta prática dopante caracteriza-se como virtualmente "indetectável", o que representa novos desafios analíticos para sua detecção. Esta revisão apresenta o doping genético e possíveis métodos de detecção para evitar futuras fraudes desportivas.

    Resumo em Espanhol:

    El dopaje genética se caracteriza por el uso no terapéutico de células, genes y elementos genéticos o la modulación de la expresión génica con el objetivo de aumentar el rendimiento deportivo. Esto sólo puede lograrse gracias la manipulación genética. Esta práctica dopante se caracteriza por ser casi "imperceptible", lo que representa nuevos retos para la detección analítica. Esto presenta la revisión y posible dopaje gen métodos de detección para prevenir los futuros tramposos en el deportes.

    Resumo em Inglês:

    Gene doping is characterized by non-therapeutic use of cells, genes and genetic elements, or modulation of gene expression with the aim to increase sports performance. This can only be accomplished through gene manipulation. This doping practice is characterized as virtually "undetectable", which represents new challenges for analytical detection. This review presents and possible gene doping detection methods to prevent future sports cheats.
  • Contaminação de suplementos dietéticos usados para prática esportiva: uma revisão de literatura Artigos De Revisão

    Parra, Renata Marques Toews; Palma, Alexandre; Pierucci, Anna Paola Trindade Rocha

    Resumo em Português:

    O objetivo do presente estudo foi revisar a literatura que trata da contaminação dos suplementos alimentares por substâncias consideradas nocivas à saúde ou doping para os atletas. Para tanto, foram revisados artigos científicos indexados nas bases de dados Medline e Scielo. Foi possível observar que algumas investigações detectaram doses excessivas de ingredientes potencialmente tóxicos, não indicados no rótulo e considerados doping. Entre as substâncias proibidas encontradas em alguns suplementos estão os esteróides anabólico-androgênicos e os psicoestimulantes. Neste sentido, é possível alegar que o uso de suplementos dietéticos por praticantes de atividades físico-esportivas, competitivas ou não, carece de maior segurança e deve ser realizado com muito critério.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo del presente estudio fue revisar la literatura que trata de la contaminación de los suplementos alimentares por sustancias consideradas nocivas a la salud o doping para los atletas. Para eso, fueron revisados artículos científicos indexados en las bases de datos Medline y Scielo. Fue posible observar que algunas investigaciones detectaron dosis excesivas de ingredientes potencialmente tóxicos, no indicados en el rótulo y considerados doping. Entre las sustancias prohibidas encontradas en algunos suplementos están los esteroides anabólico-androgénicos y los psicoestimulantes. En este sentido, es posible alegar que el uso de suplementos dietéticos por practicantes de actividades físico-deportivas, competitivas o no, carece de mayor seguridad y debe ser realizado con mucho criterio.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to review the literature about the contamination of dietary supplements by substances considered harmful to health or doping to athletes. Scientific articles indexed in the databases Medline and Scielo were searched. It was observed that some investigations had detected excessive doses of potentially toxic not labeled ingredients that are considered doping. Among the illegal substances found in some supplements there are the anabolic-androgenic steroids and stimulants. It can be concluded that the use of dietary supplements by practitioners of physical activities, competitive or not, needs more security and should be done carefully.
  • Das críticas às possibilidades: perspectivas de atuação da educação física em saúde coletiva Resenhas

    Beccalli, Michel Binda; Gomes, Ivan Marcelo
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com