Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 34, Número: 1, Publicado: 2012
  • Os processos de revisão de artigos Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • Indices fisiológicos e neuromusculares determinantes da performance de corredores velocistas e meio-fundistas Artigos Originais

    Pupo, Juliano Dal; Arins, Francimara Budal; Guglielmo, Luiz Guilherme Antonacci; Silva, Rosane Carla Rosendo da; Moro, Antônio Renato Pereira; Santos, Saray Giovana dos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi comparar índices fisiológicos e neuromusculares de corredores e predizer a performance dos mesmos. Treze velocistas (VEL) e 11 meio-fundistas (MF) realizaram as seguintes avaliações: 1) performance nos 400 (P400) e 800 m (P800) e pico de lactato (LACmax); 2) determinação do VO2max, velocidade do VO2max (vVO2max) e do LAn (vLAn); 3) tempo limite; 4) máximo déficit acumulado de oxigênio (MAOD) e 5) counter movement jump (CMJ). Os VEL apresentaram maior MAOD, tempo de pico de lactato, altura e velocidade no CMJ. O VO 2max, vVO2max e vLAn foram maiores nos MF. Conclui-se que os VEL possuem maior capacidade anaeróbia e que os MF apresentam maior aptidão aeróbia. A P400 foi determinada pela associação do LACmax, VO2max e CMJ, enquanto que o LACmax e vVO2max explicaram a P800.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue comparar índices fisiológicos y neuromusculares de corredores y predecir el rendimiento de los mismos. Trece velocistas (VEL) y 11 corredores de medio fondo (MF) hicieron las siguientes evaluaciones: 1) performance en los 400m (P400) y 800 m (P800) y pico de lactato (LACmax); 2) determinación del VO2max, velocidad del VO2max (vVO2max) y del LAn (vLAn); 3) tiempo límite; 4) máximo déficit acumulado de oxígeno (MAOD); 5) counter movement jump (CMJ). Los VEL presentaron mayor MAOD, tiempo de pico de lactato, altura y velocidad en CMJ. El VO2max, vVO2max y vLAn fueron mayores para los MF. Se concluye que los VEL desarrollaran una mayor capacidad anaeróbica, y los MF presentaron un mejor condicionamiento aeróbico. El P400 se determinó por la asociación de LACmax, VO2max e CMJ, mientras el LACmax y vVO2max explicó el P800.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to compare physiological and neuromuscular indices of runners and predict their performance. Thirteen sprinters (SP) and 11 middle distance runners (MD) performed the following tests: 1) performance in 400 (P400) and 800 m (P800) and lactate peak (LACmax); 2) determination of VO2max, velocity at VO2max-vVO2max and velocity at LAn-vLAn; 3) time limit; 4) maximum accumulated oxygen deficit-MAOD; and 5) counter movement jump (CMJ). The SP showed higher values of MAOD, time of lactate peak, height and velocity at CMJ. VO2max, vVO2max and vLAn were higher for MD. It is concluded that SPR develop higher anaerobic capacity, and MD have a higher fitness aerobic level. The P400 was determined by the association of LACmax, VO2max and CMJ, while LACmax and vVO2max explained the P800.
  • Ativação e co-contração dos músculos gastrocnêmio e tibial anterior na marcha de mulheres utilizando diferentes alturas de saltos Artigos Originais

    Candotti, Cláudia Tarragô; Carvalho, Kátya Vieira de; Torre, Marcelo La; Noll, Matias; Varela, Marcelo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi verificar a ativação e a co-contração muscular dos músculos tibial anterior (TA) e gastrocnêmio lateral (GL) durante a marcha, utilizando diferentes calçados. Nove mulheres caminharam sobre uma esteira elétrica com velocidade de 3,5 Km/h em três situações: sem calçado, com salto baixo (6 cm) e com salto alto (9 cm), sendo simultaneamente registrados sinais eletromiográficos do TA e GL. Os principais resultados encontrados no presente estudo demonstraram que: (1) independente da altura do salto houve maior ativação do GL (p<0,05), em comparação com o TA; (2) o músculo GL apresentou maior ativação (p<0,05) com o calçado de salto alto, em comparação a situação com os pés descalços; e (3) quanto maior a altura do salto, maiores percentuais de co-contração muscular foram encontrados (p<0,05).

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este estudio fue investigar la activación muscular y la co-contracción de los músculos tibial anterior (TA) y gastrocnemio lateral (GL) durante la marcha, utilizando zapatos diferentes. Nueve mujeres caminaron en una cinta de velocidad de 3,5km/h en tres situaciones: sin zapatos, con zapatos de tacón bajo (6 cm) y con zapatos de tacón alto (9 cm), siendo al mismo tiempo registrado señales eletromiograficos de TA y GL. Los resultados mostraron que en las tres situaciones de prueba había una mayor activación de GL en comparación con TA (p<0,05). También se encuentran diferencia (p<0,05) en la activación muscular entre las condiciones sin zapatos x tacón alto sólo por el músculo GL. Por último, se encontró que, cuanto mayor es la altura del tacón, mayor sea el porcentaje de co-contracción.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the muscle activation and co-contraction of tibialis anterior (TA) and lateral gastrocnemius (GL) during gait using different shoes. Nine college women walked on a treadmill with speed of 3,5km/h in three situations: without shoes, with short heels (6 cm), and high heels (9 cm) were simultaneously electromyography sinals recorded of TA and GL. The results showed that in the three test situations there was a higher activation of the GL compared with TA (p<0,05). There was also difference (p<0,05) in the muscle activation between the conditions "without shoes x high heels" just for the GL muscle. Finally, it was found that the higher the heel, higher is the percentage of co-contraction found.
  • Efeito da idade relativa no futsal de base de Minas Gerais Artigos Originais

    Penna, Eduardo Macedo; Costa, Varley Teoldo da; Ferreira, Renato Melo; Moraes, Luiz Carlos Couto de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O Efeito da Idade Relativa, representado pela vantagem obtida pelo atleta nascido mais próximo ao início do ano de seleção, mostra-se uma variável significativa para a identificação de talentos em diversas modalidades. Objetivou-se avaliar o quartil de nascimento de atletas das categorias de base do futsal em Minas Gerais. Foram analisados 510 atletas inscritos em competições federadas em 2009. Para análise empregou-se o teste de qui-quadrado. Verificou-se diferenças significativas na distribuição dos quartis de nascimento em quatro das cinco categorias avaliadas, com predominâncias do primeiro e segundo quartis. Concluiu-se que o Efeito da Idade Relativa é um fator que pode influenciar a seleção de atletas nas categorias de base do futsal.

    Resumo em Espanhol:

    El efecto de la edad relativa, entendido como la ventaja obtenida por el atleta nacido em las primeras fechas del año de selección, se muestra una variable significativa para el desarrollo de talentos en distintas modalidades. Por esta se evaluó el cuartil de nacimiento de atletas de las categorias base del fútbol sala em Minas Gerais. La muestra estaba compuesta por 510 atletas inscritos en competiciones federadas en 2009. Para este análisis fue empleado el test de chi-cuadrado. Fueron encontradas diferencias significativas en la distribucíon de los cuartiles de nacimiento em cuatro de las cinco categorias evaluadas, con predomínio del primer y segundo. Se concluyó que el efecto de la edad relativa es un factor que puede influenciar em la selección de jugadores de fútbol sala em las categorias de base.

    Resumo em Inglês:

    The effect of relative age, understood as the advantage obtained by athletes born in the beginning of the year of selection, is a significant variable for the development of talents in several modalities. Therefore, the objective is to assess the quartile of birth of athletes of the minor league categories of futsal in Minas Gerais. The sample was composed by 510 athletes enrolled in federated competitions in 2009. The chi-square test was used in this analysis. There were significant differences in the distribution of the quartiles of birth in four of the five categories assessed, with a predominance of the first and second quartiles. In conclusion, the effect of relative age is a factor which might influence the choice of futsal players in the base categories.
  • Estilo de vida de acadêmicos de educação física de uma universidade pública do estado de Sergipe, Brasil Artigos Originais

    Silva, Diego Augusto Santos; Pereira, Indianara Magalhães Marques; Almeida, Marcos Bezerra de; Silva, Roberto Jerônimo dos Santos; Oliveira, Antônio César Cabral de

    Resumo em Português:

    Objetivou-se analisar o estilo de vida de acadêmicos de Educação Física de uma universidade pública do estado de Sergipe, Brasil. A amostra probabilística foi de 217 alunos da Universidade Federal de Sergipe com 20,6 (±3,1) anos de idade, sendo 105 da licenciatura e 112 do bacharelado. Da amostra analisada, 3,3% (IC95%: 0,9-1,6) apresentou um estilo de vida inadequado. A maior parte dos alunos, 57,4% (IC95%: 50,7-64,0), não atendeu as recomendações para atividade física. Estudantes da licenciatura estavam mais inadequados que os do bacharelado no conjunto do estilo de vida global e nas condutas de sono, cinto de segurança, estresse e sexo seguro. Os achados contribuem para que a universidade elabore campanhas e programas de extensão no campus para promoção do estilo de vida saudável.

    Resumo em Espanhol:

    Se tuvo como objetivo analizar el estilo de vida de los estudiantes de Educación Física en una universidad pública en Sergipe, Brasil. La muestra aleatoria de 217 estudiantes de la Universidad Federal de Sergipe con 20.6 (± 3.1) años de edad, siendo 105 estudiantes de graduación e 112 de bachillerato. El estudio demonstró que 3.3% (IC 95%: 0,9 - 1,6) tenía un estilo de vida inadecuado. La mayoría de los estudiantes, 57,4% (IC 95%: 50,7 - 64,0), no cumplir con las recomendaciones de actividad física. Los estudiantes de graduación fueron más inadecuados que el bachillerato en todo el estilo de vida global y en el comportamiento del sueño, estrés, cinturón de seguridad y sexo seguro. Los resultados contribuyen a la universidad para desarrollar campañas y programas de extensión en el campus para promover el saludable estilo de vida.

    Resumo em Inglês:

    The objective was to analyze the lifestyle in Physical Education students at a public university in Sergipe, Brazil. The random sample was 217 students at Federal University of Sergipe, 20.6 (± 3.1) years old, with 105 of the graduate and 112 of the bachelor. The prevalence of inappropriate lifestyle was 3.3% (95%CI: 0.9-1.6) among the students studied. Most students, 57.4% (95%CI: 50.7 -64.0), didn't meet recommendations for physical activity. The graduate students were more inadequate than bachelor's students in the global lifestyle and in the sleep, safety belt, stress and safe sex behaviors. The findings contribute to the university to develop campaigns and outreach programs on campus to promote healthier lifestyle.
  • Atenção em velejadores: conceitos e aplicações Artigos Originais

    Brandt, Ricardo; Viana, Maick da Silveira; Segato, Luciana; Andrade, Alexandro

    Resumo em Português:

    A vela exige de seus atletas conhecimento sobre hidrodinâmica, meteorologia, táticas, além das exigências físicas, técnicas e psicológicas, como a atenção. O objetivo deste estudo foi, por meio de uma revisão de literatura, investigar a atenção e suas implicações na prática da vela. A atenção é uma variável de grande importância no contexto competitivo da vela, sendo uma habilidade fundamental para um bom rendimento. Sugere-se que, para manter níveis adequados de atenção, o atleta estabeleça metas de desempenho, tenha rotinas mentais e faça uso de "palavras gatilho". A atenção está intimamente ligada com as características da vela, podendo ser considerada uma capacidade cognitiva básica para os velejadores.

    Resumo em Espanhol:

    La vela requiere de los atletas conocimientos en hidrodinámica, meteorología, tácticas, además de las capacidades físicas, técnicas y psicológicas, como la atención. El objetivo de este estudio fue, a través de una revisión de literatura, investigar la atención y sus implicaciones en la práctica de la vela. La atención es una variable de gran importancia en el contexto competitivo de la vela, siendo una habilidad fundamental para un gran rendimiento. Se sugiere que para mantener niveles adecuados de atención es necesario que el atleta establezca metas de desempeño, tenga rutinas mentales y hacer uso de "palabras gatillo". La atención es unida íntimamente con las características de la vela, y puede ser considerada una capacidad cognitiva básica para los velejadores.

    Resumo em Inglês:

    The sail demands from the athlete vast knowledge of hydrodynamic, meteorology, rules and tactics, beyond physical and psychological demands as concentration and attention. The aim of this study was, through a literature review, to investigate the attention and your implication in the practice of sail. Attention is a variable of great importance in the context of competitive sail, considered the necessary ability to a best performance. For the athlete to reach and maintain good levels of attention it is necessary that he establishes performance goals, mental routines and use "trigger words". The attention is intimately linked with the characteristics of sail, and could be considered a basic cognitive capacity for sailors.
  • Capoeira para deficientes visuais: comparação do equilíbrio entre praticantes e não praticantes de capoeira Artigos Originais

    Matos, Janaína barbosa; Menezes, Fábio Sprada de

    Resumo em Português:

    OBJETIVO: Comparar o equilíbrio de deficientes visuais praticantes e não praticantes de capoeira. MÉTODO: 10 deficientes visuais (20 a 47 anos), escolhidos de forma não probabilística intencional, capoeiristas n=5 e não capoeiristas n=5, submetidos à Escala de Equilíbrio de Berg - EEB e Escala Internacional de Eficácia de Quedas - FES-I. RESULTADOS: A média dos valores da EEB foi de 55,4 ± 1,34 para os capoeiristas; 54 ± 1,58 para os não capoeiristas, quanto na FES-I foi de 27 ± 7,64 para os capoeiristas; 35 ± 8,12 para os não capoeiristas. CONCLUSÃO: Não houve diferença estatística significativa na comparação do equilíbrio entre os praticantes e não praticantes de capoeira, embora os capoeiristas tenham obtido melhor desempenho nos dois testes aplicados.

    Resumo em Espanhol:

    FINALIDAD: Comparar el equilibrio entre los discapacitados visuales practicantes de la Capoiera y no practicantes de la Capoeira. MÉTODOS: 10 discapacitados visuales (20 a 47 años), elegidos de forma no probabilística intencional, capoeiristas n = 5 y n = 5 no capoeiristas, presentado a la Berg Escala del equilibrio -EEB y la Escala de Eficácia de Quedas - FES-I. RESULTADOS: La media de los puntos de la EEB fue 55,4 ± 1,34 para los capoeiristas y 54 ± 1,58 para los no capoeiristas, y la media de los resultados obtenidos en la FES-I se 27 ± 7,64 para los capoeiristas y 35 ± 8,12 para los no capoeiristas. La diferencia entre los grupos en la incidencia de EEB fue p = 0,146 y FES-I fue p = 0,5284. CONCLUSIÓN: La comparación del saldo a partir de las puntuaciones de los individuos en las escalas, no se observaron diferencias significativas en el rendimiento entre los dos grupos, a pesar de que capoeiristas han obtenido mejores resultados en ambas las escalas.

    Resumo em Inglês:

    PURPOSE: To compare the balance between visually impaired practitioners of Capoeira and non-practitioners of Capoeira. METHODS: 10 visually impaired individuals (20 to 47 years), chosen on a non-probabilistic intentional, capoeirists n = 5 and n = 5 non capoeirists, submitted to the Berg Balance Scale (BBE) and Falls Efficacy Scale (FES-I). RESULTS: The BBE average points was 55.4 ± 1.34 for capoeirists and 54 ± 1.58 for non-capoeirists, and the average result obtained in the FES-I was 27 ± 7.64 for capoeirists and 35 ± 8.12 for non-capoeirists. CONCLUSION: There were not significant statistic differences in the balance between the two groups, although the capoeirists have had better scores in both tests.
  • Ritmo & rebeldia em jogo: só na luta da capoeira se canta e dança? Artigos Originais

    Stotz, Marcelo Backes Navarro; Falcão, José Luiz Cirqueira

    Resumo em Português:

    Este estudo tem por objetivo investigar se existem e quais são as lutas e as artes marciais praticadas ao som de músicas, e apontar as semelhanças no campo das gestualidades entre estas práticas e a capoeira. Por meio de uma pesquisa bibliográfica e análises de imagens e vídeos, foram levantados elementos afins que apontam para a existência de traços semelhantes entre algumas manifestações combativas, especialmente as geradas na diáspora africana durante a escravidão, e a capoeira.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo investigar si existen y cuáles son las peleas y las artes marciales comprometidas con el sonido de la música, y señalar las similitudes en el ámbito de los gestos entre estas prácticas y la capoeira. A través de una búsqueda bibliográfica y el análisis de imágenes y vídeos se han planteado como elementos que apuntan a la existencia de rasgos similares entre algunas manifestaciones militantes, en especial los generados en la diáspora africana durante la esclavitud, y la capoeira.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate whether there are and what are the fights and the martial arts committed to the sound of music, and point out the similarities in the field of gestures between these practices and capoeira. Through a literature search and analysis of images and videos have been raised related elements that point out to the existence of similar traits among some militant demonstrations, especially those generated in the African diaspora during slavery, and the capoeira.
  • Os exergames e a educação física escolar na cultura digital Artigos Originais

    Baracho, Ana Flávia de Oliveira; Gripp, Fernando Joaquim; Lima, Márcio Roberto de

    Resumo em Português:

    Os exergames são jogos eletrônicos que captam e virtualizam os movimentos reais dos usuários. Com o objetivo de discutir as perspectivas da utilização da virtualidade dos videogames na educação física escolar, participaram deste estudo 117 alunos de uma escola pública, com idade entre 13 e 14 anos. Os voluntários responderam a um questionário para identificar o nível de contato com as tecnologias digitais e, em seguida, relataram suas percepções sobre a vivência em dois jogos, o exergame e o real. Os resultados constataram a imersão dos estudantes na cultura digital e no processo de virtualização que lhe é típico, assim como apontaram algumas perspectivas de utilização crítica dessa nova linguagem, que pode ampliar e recriar as possibilidades das práticas e vivências corporais.

    Resumo em Espanhol:

    Exergames son juegos electrónicos que capturan y virtualizan los movimientos reales de los usuarios. Con el objetivo de discutir las perspectivas de utilización de la virtualidad en la educación física escolar, 117 estudiantes entre 13 y 14 años de un colegio público participaron en este estudio. Los sujetos respondieron a un cuestionario para identificar el nivel de contacto con las tecnologías digitales, y informaron sus percepciones acerca de la experiencia en dos juegos, exergame y real. Los resultados mostraron la inmersión de los estudiantes en la cultura digital y el proceso de virtualización que le és típico, como se ha señalado algunas perspectivas críticas de la utilización de este lenguaje que puede ampliar y reconstruir las posibilidades de las prácticas corporales.

    Resumo em Inglês:

    The exergames are electronic games that capture and virtualize the real movements of the users. With the aim of discussing the perspectives of using virtual videogames in school physical education, 117 students participated in this study at a public school aged 13 and 14. The subjects answered a questionnaire to identify the level of contact with digital technologies, and then reported their perceptions about the experience in two games, the exergame and the real. The results showed the students' immersion in the digital culture and in the process of virtualization which is typical, as pointed out some critical perspectives of using this new language that can expand and rebuild the possibilities of bodily practices and experiences.
  • Análise parcial da produção acadêmica na área profissional de educação física na Colômbia

    Duque, León Jaime Urrego

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta a evolução das pesquisas sobre a produção dos acadêmicos de Educação Física na Colômbia, entre 1990 e 2006, onde são identificadas as características acadêmicas, os meios comunicação, os atores e as etapas envolvidas neste campo profissional. Foi implementado como métodos de análise do discurso documental e entrevistas em profundidade, abordando a desafio para a identidade profissional e a interação de conhecimentos, teorias e métodos que modelam e constituem esta parcela de acadêmicos.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo presenta avances de la investigación acerca la producción académica en la Educación física en Colombia entre los años 1990 y 2006, en los que se identifican rasgos académicos, formas comunicativas, actores y escenarios implicados en dicho campo profesional. Se implemento como métodos el análisis de discurso documental y las entrevistas en profundidad buscando abordar el cuestionamiento por la identidad profesional y la interacción de saberes, teorías, métodos y conocimientos que configuran y constituyen esta parcela académica.

    Resumo em Inglês:

    The article presents developments in research on scholarly productivity in physical education in Colombia between 1990 and 2006, in that the academic characteristics, the means of communication, the actors and scenes implied in this professional field are identified. Was implemented as methods of discourse analysis documentary and in-depth interviews by approaching the question of professional identity and interaction of knowledge, theories, methods and knowledge that form and constitute this academic parcel.
  • Algo para além de tirar da rua: o ensino do esporte em projeto socioeducativo Artigos Originais

    Hirama, Leopoldo Katsuki; Montagner, Paulo César

    Resumo em Português:

    O presente artigo está vinculado a uma pesquisa de tipo etnográfico e de reconstrução de memórias orientado pela história oral, e teve como objetivo principal apresentar características relevantes de um projeto socioeducativo na comunidade de Heliópolis, na cidade de São Paulo, procurando compreender as transformações vividas por adolescentes em seu cotidiano, relacionando as possíveis contribuições para a estruturação de ações que possuam o esporte como eixo norteador. Destacaram-se como resultados mais significativos a relação professor-aluno, o sentimento de pertencimento e a continuidade no aprendizado. Concluiu-se o estudo indicando a importância de tratamento pedagógico criterioso ao se oferecer esporte como foco de atuação voltada para comunidades populares.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo está relacionado a una investigación etnográfica y de reconstrucción de memórias a través de la historia oral. El objetivo principal del trabajo es presentar características relevantes de un proyecto social y educativo en la comunidad de Heliópolis, en la ciudad de São Paulo, tratando de comprender las transformaciones experimentadas por los adolescentes en su rutina, referiendo las possibles contribuiciones a la formación de acciones que toman el deporte como influenciador. Se destacaran como resultados más significativos la relación professor-estudiante, el sentimiento de pertenencia y la continuidad en el aprendizaje. Se concluyó el estudio con la revelación de la importância de un cuidadoso tratamiento pedagógico en el ofrecimiento de actividades deportivas como foco de acciónes orientadas a las comunidades populares.

    Resumo em Inglês:

    The present article is related to a research based on ethnography and memory reconstruction guided by oral history. Its main purpose is to reveal relevant characteristics about a social and educational project implemented in Heliópolis community, in the city of São Paulo, seeking to understand the changes experienced by adolescents in their everyday life, relating the possible contributions for structuring actions which use sport as the guideline. The results underscored as most significant are the relationship between teacher and student, the feeling of belonging and the continuity of learning. The study is concluded by indicating the importance of careful pedagogic treatment when offering sports as the focus of action towards a community.
  • Jogos de gênero em Pequim 2008: representações de feminilidades e masculinidades (re)produzidas pelo site Terra Artigos Originais

    Mühlen, Johanna Coelho Von; Goellner, Silvana Vilodre

    Resumo em Português:

    Fundamentado na perspectiva pós-estruturalista, mais especificamente nos Estudos de Gênero e nos Estudos Culturais, esse artigo tem como objetivo analisar as representações de gênero produzidas e reproduzidas pelo site Terra sobre os atletas participantes dos Jogos Olímpicos de Pequim. Para tanto foram coletados todos os textos e imagens publicados na seção "Últimas Notícias" e "Fotos" durante os dezessete dias de competição. O material empírico constou de reportagens e imagens que foram metodologicamente tratados pela análise de discurso de inspiração foucaultiana. Dessa análise foi possível perceber que o site Terra exibiu diferentes masculinidades e feminilidades, possibilitando a emergência de um "jogo de gênero", no qual diferentes modos de ser atleta foram representados.

    Resumo em Espanhol:

    Fundamentada en la perspectiva pos-estructuralista, más específicamente en los Estudios de Género y en los Estudios Culturales, este artículo tiene como objetivo analizar las representaciones de género producidas y reproducidas por el site Terra sobre los atletas participantes de los Juegos Olímpicos de Pequin. Para tanto fueron colectados todos los textos e imagenes publicados en la sección "Últimas Noticias" y "Fotos" durante los diecisiete días de competición. El material empírico constó de reportajes e imagenes que fueran metodologicamente tratados con la análisis de discurso de inspiración foucaultiana. De ese análisis fue posible percibir que el Site Terra exhibió diferentes masculinidades y feminidades, posibilitando la emergencia de un "juego de género", en el cual diferentes modos de ser atleta fueron representados.

    Resumo em Inglês:

    Based on the post-structuralism perspective, more specifically, on the theoretical field of Gender Studies and Cultural Studies, the purpose of this article is to analyse the gender representations that were produced and reproduced by Terra website about athletes that participated in the Beijing Olympic Games. All text and images published in the sections "Last News" and "Photos" during the seventeen days of the competition were collected. The empirical sources consisted of sports news and images and was analysed using the Foucalt´s analyses of discourse. Based on the analysis, it was possible to realize that Terra website has shown different masculinities and femininities which generated a "gender game" in which different ways of being an athlete were represented.
  • O futebol feminino no discurso televisivo Artigos Originais

    Santos, Doiara Silva dos; Medeiros, Ana Gabriela Alves

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo analisar as características discursivas da narração de partidas disputadas pela equipe do Santos Futebol Clube na Copa Libertadores de Futebol Feminino (CLF). Para tanto, foram gravadas, transcritas e analisadas (segundo a teoria da Análise Crítica do Discurso) as transmissões das partidas disputadas pela equipe. Percebemos que nas narrativas investigadas, sobressai o apelo estético em torno das mulheres, em detrimento aos aspectos técnicos e táticos da prática esportivo-competitiva em si. Por essa razão, os sentidos incorporados à prática profissional do futebol feminino continuam carecendo de uma ressignificação, como apontado por Goellner (2005). Entendemos que tal ressignificação perpassa todo o processo comunicativo.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tuvo como objetivo examinar las características discursivas de la narración de partidos jugados por el equipo de Santos Futebol Clube en la Copa Libertadores de fútbol femenino (CLF). Fueron grabadas, transcritas y analizadas ( con base en la teoría del Análisis Crítico del Discurso) las transmisiones de partidos jugados por el equipo. Nos damos cuenta de que en los relatos estudiados, se destaca la estética en vez de la práctica desportiva con sentido competitivo en sí. Por esto, los significados incorporados en estos discursos siguen faltando una reinterpretación. Comprendemos que esto permea todo el proceso de comunicación.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to analyze the discursive features of soccer matches narratives played by the Santos Futebol Clube team in the Copa Libertadores de Futebol Feminino (CLF). For this, the matches played by the team were recorded, transcript and analyzed (based in the theory of Critical Discursive Analysis). We realized that in the investigated narratives, it comes up the aesthetic appeal instead of the sportive-competitive practice itself. For this reason, the meanings embedded in these discourses are still lacking a new meaning as appointed by Goellner (2005). It is our understanding that it encompasses the whole communicative process.
  • Os supostos espaços de discussão futebolística na televisão: as "mesas redondas" Artigos Originais

    Escher, Thiago Aragão; Reis, Heloisa Helena Baldy dos

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os programas esportivos que supostamente são os espaços de discussão do futebol. Para tanto, escolhemos os programas "Terceiro Tempo", da Rede Bandeirantes de Televisão e "Mesa Redonda", da TV Gazeta, por serem os mais relevantes do gênero e por serem constantemente citados nas respostas dos entrevistados de Reis (2008). Analisamos a estrutura de apresentação dos programas veiculados no ano de 2008, durante a realização do Campeonato Brasileiro de futebol, principalmente sua composição com o merchandising. Conclui-se que a compreensão desse processo não deve ser visto como uma mera mercadorização do esporte, e sim como uma mistura entre o processo simbólico que existe no futebol e sua latente transformação em mercadoria, que contribui também para uma visão fragmentada da violência no futebol e dos torcedores.

    Resumo em Espanhol:

    Este articulo analisa los programas desportivos que supuestamente son los foros para la discusión de fútbol. Com este fin, hemos elegido el programa "Terceiro Tempo" de la Rede Bandeirantes de Televisão y "Mesa Redonda" de la TV Gazeta, ya que son más relevantes en el género y porque son constantemente citados en las respuestas de los encuestados por Reis (2008). Hemos analizado la estrutura de la presentación de los programas emitidos en 2008 durante el transcurso del Campeonato Brasileiro, especialmente su composición con el merchandising. Llegamos a la conclusión de que la comprensión de este proceso no debe ser visto como uma mera mercantilización del deporte, sino como una mezcla entre el proceso simbólico que existe en el fútbol y su mercantilización latente. Estos programas también contribuyen a uma visión fragmentada de la violência em el fútbol y de los fans.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the sports programs which are supposedly the forums for discussion of football. To this end we chose the programs "Terceiro Tempo" from "Rede Bandeirantes" and "Mesa Redonda" from TV Gazeta, because they are the most relevant programs of this gender, and because they are constantly cited in interviews (REIS, 2009). We analyzed the structure of presentation of the programs televised in 2008 during the performance of the Brazilian football Championship, especially in regard to its composition with the merchandising. We concluded that the understanding of this process should not be seen simply as a commodification of sport, but as a mix between symbolic process that exists in football and its latent modification in merchandising. These programs also contribute to a fragmented view of the violence of football and the fans.
  • Primórdios da natação competitiva feminina: do "páreo elegância" aos Jogos Olímpicos de Los Angeles Artigos Originais

    Devide, Fabiano Pries; Votre, Sebastião Josué

    Resumo em Português:

    Este estudo tem o objetivo de construir a narrativa histórica sobre o surgimento da natação competitiva feminina. Para coleta de dados, realizamos duas entrevistas com nadadoras que participaram deste processo: Blanche Pironnet e Maria Lenk, além de fontes documentais. A interpretação dos dados demonstra que, no início do século XX, a natação foi um locus de poder simbólico, que permitiu às mulheres da elite conquistar o espaço público sem maiores resistências sociais, adequando-se ao projeto eugênico do Estado, ganhando visibilidade numa sociedade patriarcal e conservadora.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio tiene como objetivo construir la narrativa histórica sobre el surgimiento de la natación competitiva femenina hasta 1932. La obtención de datos ha sido a través de dos entrevistas de élite, con nadadoras que participaron en este proceso: Blanche Pironnet y María Lenk, y de otros documentos. La interpretación de las fuentes demuestran que, a principios del siglo XX, la natación fue un sitio de poder simbólico, permitiendo a las mujeres de élite el reconocimiento en espacios públicos sin gran resistencias sociales, adaptadas al proyecto eugênico del Estado, que ha permitido, a esas mujeres, visibilidad en una sociedad patriarcal y conservadora.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to construct the historical narrative of the appearance of swimming competitions for women up to 1932. Two swimmers who actually participated in this process were interviewed: Blanche Pironnet, and Maria Lenk. Documents from other sources were also used in the process. The interpretation of the sources shows that at the beginning of the 20th century, swimming was a locus of symbolic power, which permitted elite women to conquer public space without much social resistance at the same time that they made it appropriate to state eugenic projects and became visible to a patriarchal and conservative society.
  • Esporte, pós-colonialismo, neocolonialismo: um debate a partir de fintar o destino (1998) Artigos Originais

    Melo, Victor Andrade de; Rocha Junior, Coriolano Pereira da

    Resumo em Português:

    A partir do diálogo com o filme Fintar o destino (Fernando Vendrell, 1998), considerado como um mapa que descortinou importantes questões do cotidiano caboverdiano, esse artigo tem por objetivo discutir duas ocorrências contemporâneas do âmbito esportivo: a) a relação de ex-colônias com os antigos colonizadores; b) a migração de atletas de países economicamente menos desenvolvidos para determinados centros, especialmente do mercado europeu. Argumentamos que essa discussão permite-nos sintonizar a interpretação do esporte com alguns debates relacionados ao pós-colonialismo, especialmente no que se refere a posicionamentos neocolonialistas.

    Resumo em Espanhol:

    A partir del diálogo con la película Fintar o destino (Fernando Vendrell, 1998), considerada como un mapa que presentó importantes cuestiones del cotidiano caboverdiano, este artículo tiene por objetivo discutir dos ocurrencias contemporáneas del ámbito deportivo: a) la relación de ex-colonias con antiguos colonizadores; b) la migración de atletas de países menos desarrollados económicamente para ciertos centros, notadamente del mercado europeo. Sostenemos que esta discusión permite ajustar la interpretación del deporte con algunos debates relacionados al postcolonialismo, especialmente en lo que se refiere a posiciones neocolonialistas.

    Resumo em Inglês:

    From the dialogue with the film Dribbling fate (Fernando Vendrell, 1998), considered as a map unfolded important issues of cape verdeans daily lives, this article aims to discuss two contemporary instances of sports activities: a) the relationship of ex-colonies with the former colonizers, b) the migration of athletes from less economically developed countries for specific centers, especially the European market. We argue that this discussion allows us to set up dialogue between the interpretation of the sport and some discussions related to postcolonialism, above all in relation to neocolonialist positions.
  • A escolarização do esporte nas décadas de 1920 e 1930: a associação brasileira de educação e a energização do caráter Resenhas

    Macedo, Christiane Garcia; Goellner, Silvana Vilodre
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com