Acessibilidade / Reportar erro
Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Volume: 38, Número: 3, Publicado: 2016
  • O que publicar? Editorial

    Vaz, Alexandre Fernandez; Almeida, Felipe Quintão de; Bassani, Jaison José
  • Entre a cura e o divertimento: as viagens de férias junto à natureza em estâncias hidrominerais (1930-1940) Artigos Originais

    Medeiros, Daniele Cristina Carqueijeiro de; Soares, Carmen Lúcia

    Resumo em Português:

    Resumo A natureza e seus elementos, como o sol, a água e o clima –considerados regeneradores –, afirmam-se nos discursos médicos como destinos apropriados aos viajantes durante as férias, estabelecidas legalmente aos trabalhadores com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943. Este artigo trata das viagens de férias em estâncias hidrominerais e toma como objeto principal de análise um dos destinos: Poços de Caldas (MG). Seu objetivo foi analisar, a partir de um conjunto de revistas de vulgarização científica e guias de viagens das décadas de 1930 e 1940, o lugar da cura e do divertimento nessa estância. Analisa, assim, o lugar da educação do corpo nas prescrições voltadas para os destinos escolhidos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La naturaleza y sus elementos, como el sol, el agua y el clima –considerados regeneradores– se afirman en los discursos médicos como destinos apropiados para los viajantes durante las vacaciones, establecidas legalmente para los trabajadores con las Consolidaciones de las Leyes del Trabajo (CLT) en 1943. Este artículo aborda los viajes de vacaciones en estancias hidrominerales y tiene como objetivo principal uno de los destinos: Pozos de Caldas, MG. Su objetivo fue analizar, a partir de un conjunto de revistas de divulgación científica y guías de viaje de las décadas de 1930 y 1940, el lugar de la cura y de la diversión en esa estancia. Analiza, asimismo, el lugar de la educación del cuerpo en las prescripciones orientadas a los destinos escogidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Nature and its elements, such as sun, water, weather (all considered regenerative) are asserted in medical discourses as appropriate destinations for the vacations time, a worker's right legally established in 1943 by the CLT (Consolidações das Leis do Trabalho). This paper deals with vacation trips to thermal springs by analyzing one specific travelling destination: Poços de Caldas/MG. Based on a set of travel guides and magazines of scientific dissemination published in the decades of 1930 and 1940 we aim at analyzing this thermal spring as a place of healing and amusement. Thus, we analyze the role played by body education in the prescriptions of such travelling destinations.
  • Gregório Bezerra: professor de educação física, revolucionário, comunista e torturado nas duas ditaduras do Brasil Artigos Originais

    Frizzo, Giovanni Felipe Ernst

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo busca recontar a história de Gregório Bezerra, cuja trajetória é marcada pelo seu envolvimento no movimento comunista ao longo do século XX, por meio de um aspecto singular de sua vida: o fato de ser professor de educação física, formado num período fortemente marcado pela tendência militarista. Com essa passagem do personagem central deste texto, buscamos relacionar o trato com a historiografia na educação física por meio de tendências e contratendências.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El presente artículo tiene como objetivo contar la historia de Gregório Bezerra, cuya trayectoria estuvo marcada por su implicación en el movimiento comunista a lo largo del siglo XX gracias a un aspecto singular de su vida: el hecho de ser profesor de educación física, formado en un período fuertemente marcado por la tendencia militarista. Por medio de esta experiencia del personaje central de ese texto, buscamos replantear el trato con la historiografía en educación física a través de las tendencias y las contratendencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article seeks to retell the story of Gregory Bezerra, whose career is marked by his involvement in the communist movement throughout the twentieth century, through a singular aspect of his life: the fact of being a physical education teacher, formed a period strongly marked by militaristic trend. Through this passage the central character of this text, resignify the deal with historiography in Physical Education through trends and counter-trends.
  • Compreensões de corpo na educação física: análise de conteúdo das revistas EPS (França) e RBCE (Brasil) Artigos Originais

    Nóbrega, Terezinha Petrucia da; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; Gleyse, Jacques

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetiva analisar a compreensão de corpo e a maneira pela qual essa compreensão é transformada no campo da educação física, na França e no Brasil, de 1980 a 1990. Foram analisados 76 artigos da Revue Éducation Physique et Sportive e 74 da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, com a técnica da análise de conteúdo. Interessou-nos tecer aproximações e divergências entre os dois países nesse período. A análise de conteúdo de ambas as revistas propicia horizontes de compreensão e de investigação sobre o conhecimento do corpo, a cientificidade e delineamentos de pesquisa na educação física. No período analisado, em ambos os periódicos, predomina a abordagem das ciências biomédicas associadas ao esporte de alto rendimento, embora encontremos elementos de crítica a essa visão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Esta investigación tiene como objetivo analizar la comprensión del cuerpo y la forma en que la comprensión se transforma en el campo de la educación física, en Francia y en Brasil entre 1980 y 1990. Se analizaron 76 artículos de la Revue d'Education Physique et Sportive y 74 artículos de la Revista Brasileira de Ciências do Esporte mediante la técnica de análisis del contenido. Nos interesó encontrar aproximaciones y divergencias entre los dos países durante este período. Un análisis del contenido de las revistas ofreció horizontes de la comprensión y de investigación sobre el conocimiento del cuerpo, la ciencia y la investigación en educación física. En el período examinado de las revistas predomina el enfoque de las ciencias biomédicas relacionadas con el deporte de alto rendimiento a pesar de encontrarnos con los elementos de crítica a esta visión.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to analyze the understanding of the body and the way that understanding is transformed in the field of Physical Education in France and Brazil, in the period of 1980 - 1990. We analyzed 76 articles of the Revue Education Physique et Sportive and 74 articles of the Revista Brasileira de Ciências do Esporte, using the technique of content analysis. Interested in weaving approaches and divergences between the two countries during this period. The content analysis of both Journals provides horizons of understanding and the research about the knowledge of the body, the scientific and research designs in Physical Education. In the period examined in both journals, the predominant approach of biomedical sciences associated with high performance sport, although we find the critical elements of this vision.
  • O campo da Educação Física visto a partir da produção acadêmica sobre voleibol Artigos Originais

    Lopez, Luiza Azevedo; Silveira, Raquel da; Stigger, Marco Paulo

    Resumo em Português:

    Resumo Neste artigo, investigamos o conhecimento científico produzido sobre o voleibol. O objetivo foi analisar os artigos acadêmicos a respeito desse esporte. Para isso, foram usados como fonte de análise quatro periódicos científicos: Motriz, Movimento, Pensar a Prática e Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). A metodologia selecionada foi a pesquisa documental. Os resultados foram classificados a partir da divisão do campo da Educação Física em três subáreas: biodinâmica, sociocultural e pedagógica. Identificamos que mais de 70% da produção analisada fazem parte da subárea biodinâmica e abordam apenas uma forma de expressão do voleibol, qual seja, a de rendimento.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se investigó el conocimiento científico producido acerca del vóleibol. El objetivo fue analizar los artículos académicos respecto a este deporte en cuatro revistas: Motriz, Movimento, Pensar a Prática y Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). La metodología seleccionada fue de carácter documental. Los resultados fueron clasificados a partir de la división del campo de la Educación Física en las siguientes subáreas: biodinámica, sociocultural y pedagógica. Así, se constató que más del 70% de la producción analizada formaba parte de la subárea de biodinámica y trataba sólo sobre el rendimiento en el vóleibol.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In the present article we investigate the scientific knowledge on volleyball. The goal of the present work was to analyze the academic articles on the forementioned sport. To achieve the objective four scientific journals were used as analysis source: Motriz, Movimento, Pensar Prática and Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE). The methodology employed was the documental research. Results were classified having the Physical Education field divided into three subfields: Biodynamics, Sociocultural and Pedagogic. We have identified that more than 70% of the publications analyzed belongs to the subfield of Biodynamics and relate to only one expression of volleyball, that of performance.
  • "Jogando" com as diferentes linguagens: a atualização dos jogos na educação física escolar Artigos Originais

    Martini, Cristiane Oliveira Pisani; Viana, Juliana de Alencar

    Resumo em Português:

    Resumo Este texto busca uma aproximação entre o campo de estudos e de intervenções do lazer e a educação física escolar, a partir das reflexões sobre uma experiência com a transposição de linguagens em um curso superior para a formação de professores de educação física. A proposta consistiu na transposição da linguagem midiática dos jogos eletrônicos para uma experiência corporal educativa que enriquecesse as práticas da educação física escolar. Buscou-se incrementar uma formação crítica para apropriação, ressignificação e promoção de experiências a partir das mais diferentes linguagens, a fim de ampliar o repertório de vivências e trazer implicações para a formação e atuação em educação física escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este texto intenta buscar un acercamiento entre el ámbito de los estudios y las intervenciones de ocio y la educación física escolar a partir de reflexiones sobre una experiencia en la implementación de un curso de capacitación en medios para los profesores de educación física. La propuesta consistía en la incorporación del lenguaje mediático de los juegos electrónicos a una experiencia corporal para enriquecer las prácticas educativas de la educación física escolar. Hemos tratado de aumentar la capacitación crítica para la apropiación, redefinición y promoción de experiencias de diferentes medios de comunicación con el fin de ampliar el repertorio de experiencias y extraer consecuencias para la formación y actuación en la educación física escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aims approaches between the field of leisure studies and interventions of Physical Education, as of reflections on experience with the transposing of media languages on a training course for teachers of Physical Education. The proposal consisted in transposing the media language of electronic games for a bodily experience to enrich the educational practices of physical education at school. We sought to increase training for critical appropriation, redefinition and promotion of experiences from many different media languages in order to expand the repertoire of experiences, bringing implications for the education and intervention in physical education.
  • Percepção da qualidade do ambiente e vivências em espaços públicos de lazer Artigos Originais

    Silva, Emília Amélia Pinto Costa da; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Oliveira, Leonardo dos Santos; Santos, Ana Raquel Mendes dos; Rechia, Simone; Freitas, Clara Maria Silvestre Monteiro de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo teve como objetivo analisar a percepção da qualidade dos espaços públicos de lazer e as vivências dos usuários nesses espaços. Recorreu-se a uma pesquisa, com abordagem qualitativa, em que participaram 80 frequentadores do Parque da Jaqueira e do Calçadão de Boa Viagem, em Recife (PE). Empregou-se a análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que os usuários usufruem dos espaços públicos de lazer, mesmo percebendo que tais espaços necessitam de melhorias no tocante à infraestrutura física e técnica.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue analizar la calidad percibida de los espacios públicos para el ocio y las experiencias de los usuarios de estos espacios. Se recurrió a una investigación, un enfoque cualitativo, en que participaron 80 personas que solían acudir al parque Jaqueira y al paseo marítimo del Boa Viagem de la ciudad de Recife-PE. Se aplicó el análisis del contenido. Los resultados mostraron que los usuarios disfrutan de los espacios públicos de ocio aunque se dan cuenta de que estos espacios necesitan mejoras respecto a la infraestructura física y técnica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to analyze the perceived quality of public spaces for leisure and the experiences of users in these spaces. This research has a qualitative approach, the sample is composed of 80 people that always go to the Parque da Jaqueira and Calçadão de Boa Viagem, in Recife-PE. The data was analyzed by the content analysis. The results show that users enjoy the public spaces of leisure even realizing that such areas need some improvement in terms of physical and technical infrastructure.
  • (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação Artigos Originais

    Pizani, Juliana; Barbosa-Rinaldi, Ieda Parra; Miranda, Antonio Carlos Monteiro de; Vieira, Lenamar Fiorese

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetivou identificar a presença da desmotivação na educação física escolar, por meio da teoria da autodeterminação, com vistas à compreensão de possibilidades de intervenção. Aplicamos o questionário de Goudas, Biddle e Fox (1994) para 371 alunos de educação física do ensino médio. Na análise dos dados usamos o teste de Mann-Whitney e o alpha de Conbrach. Os resultados indicaram baixa prevalência de desmotivação (7,3%); evidenciaram que para esse contexto de estudo a motivação prevaleceu e contrariaram achados anteriores. A pesquisa aponta algumas estratégias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo del estudio fue identificar la presencia de la desmotivación en la educación física a través de la teoría de la autodeterminación con miras a la comprensión de las posibilidades de intervención. Aplicamos el cuestionario Goudas, Biddle y Fox (1994) a 371 estudiantes de educación física de enseñanza media. En el análisis de los datos se utilizó la prueba de Mann-Whitney y alfa Conbrach. Los resultados mostraron una baja prevalencia de la desmotivación (7,3%), lo que mostró que en este contexto de estudio la motivación prevaleció, contrariamente a las conclusiones anteriores. El estudio identifica algunas estrategias que pueden ayudar en el proceso de enseñanza-aprendizaje.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study aimed to identify the presence of demotivation in physical education, through the self-determination theory, with a view to understanding possibilities of intervention. We apply the questionnaire elaborate by Goudas, Biddle e Fox (1994) to 371 students in high school physical education. In the data analysis we used the Mann-Whitney test and alpha Conbrach. The results showed a low prevalence of unmotivated (7,3%); showing that the context for this study motivation prevailed, contradicting previous findings. The research identifies some strategies that may help in the teaching-learning process.
  • Análise qualitativa dos motivos de adesão e desistência da musculação em academias Artigos Originais

    Liz, Carla Maria de; Andrade, Alexandro

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo teve por objetivo investigar os motivos de adesão e desistência da musculação em academias por meio de uma investigação qualitativa. Participaram aderentes (n=13) e desistentes (n=8) da prática de musculação, de ambos os sexos, entre 23 e 55 anos, selecionados de maneira não probabilística intencional, em academias de Florianópolis (SC). O instrumento usado foi uma entrevista semiestruturada. Os principais motivos de prática de musculação foram "bem-estar", "melhoria da saúde" e "estética corporal". Os principais motivos de desistência foram "falta de tempo", "atendimento profissional desqualificado" e "poucos aparelhos para a prática".

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue investigar las razones de la adhesión y renuncia a la práctica de ejercicios de musculación en los gimnasios mediante una investigación cualitativa. Participaron en el estudio partidarios (n = 13) y personas que abandonaron (n = 8) los ejercicios de musculación, de ambos sexos, con edades de 23 a 55 años, seleccionados de forma intencional no probabilística en los gimnasios de Florianópolis-SC. El instrumento que se utilizó fue una entrevista semiestructurada. Entre las razones para la práctica de ejercicios de musculación se encontraban "bienestar", "mejora de la salud" y "estética corporal". Entre las razones para la renuncia se encontraban "falta de tempo", "bajo cuidado profesional cualificado" y "falta de aparatos para la práctica".

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this study was to investigate the reasons of adhesion and desistance to the practice of resistance exercises in gyms through a qualitative investigation. Adherents (n=13) and individuals who dropped out (n=8) of resistance exercises, of both sexes, with ages ranging from 23 to 55 years old, selected in an intentional non-probabilistic manner, in gyms of Florianópolis/SC, participated in the study. The instrument that was utilized was a semi structured interview. Among the main reasons for the practice of resistance exercises were "well being", "improvement of the health" and "body aesthetics". Among the reasons for the desistance were "lack of time", "under qualified professional care" and "lack of equipments for the practice".
  • Percepções de determinantes bioculturais da atividade física e associação com características pessoais e profissionais de professores de educação física Artigos Originais

    Alberto, Alvaro Adolfo Duarte; Figueira Junior, Aylton José

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se estabelecer associações entre percepções de determinantes bioculturais relacionados à prática de atividade física, características pessoais e profissionais de professores. Na coleta de dados, usou-se um questionário sobre a percepção de determinantes bioculturais na prática de atividade física. A amostra foi constituída por 25 professores de educação física de ambos os sexos. Da amostra analisada, 46,5% dos professores pós-graduados e 16,9% graduados concordaram que os determinantes bioculturais podem potencializar práticas de atividades físicas, entretanto com o aumento da idade suas percepções se tornam menos positivas. Concluiu-se que o nível de formação, sexo e idade dos professores podem refletir a uma prática docente voltada para comportamentos saudáveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo establecer asociaciones entre las percepciones de los determinantes bioculturales relacionados con la actividad física, características personales y profesionales de los docentes. En la recolección de datos se utilizó un cuestionario sobre las percepciones de los determinantes bioculturales en la actividad física. De la muestra analizada, el 46,5% de los profesores posgraduados y el 16,9% de los graduados estuvieron de acuerdo en que los determinantes bioculturales pueden mejorar la práctica de actividades físicas, pero con el aumento de la edad sus percepciones se vuelven menos positivas. Se concluyó que el nivel de formación, el sexo y la edad de los profesores pueden reflejar una práctica docente hacia comportamientos saludables.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of establishing associations between perceptions of biocultural determinants related to physical activity, personal and professional characteristics of teachers. During data collection, we used a questionnaire on perceptions of biocultural determinants in physical activity. The sample consisted of 25 Physical Education teachers of both sexes. The sample analyzed 46.5% of postgraduates teachers and 16.9% agreed that graduates biocultural determinants may enhance practice of physical activities, but with increasing age their perceptions become less positive. It was concluded that the level of education, gender and age of teachers may reflect a focused teaching practice healthy behaviors.
  • Jogos recreativos para a terceira idade: uma análise a partir da percepção dos idosos Artigos Originais

    Castro, Marcela Rodrigues de; Lima, Leopoldo Henriques Rezende; Duarte, Emerson Rodrigues

    Resumo em Português:

    Resumo Objetivou-se analisar as percepções dos idosos sobre a sua participação nos Jogos Recreativos da Terceira Idade. Foram entrevistados 15 homens e 11 mulheres, (69,62 ± 6,54 anos) por meio de entrevista semiestruturada analisada à luz da análise de conteúdo. Os resultados são expressos nas categorias: interação social; cuidados com a saúde; combate ao sedentarismo, adesão e permanência em programas de exercícios físicos. Essas denotam que tais intervenções são vistas pelos idosos como oportunidade de melhoria da saúde e socialização. A participação ativa enquanto coautor na elaboração contribuiu para adesão e permanência. Assim, eventos esportivos e recreativos são percebidos como direito materializado e ferramenta importante no processo de educação para saúde de pessoas idosas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen: El objetivo fue analizar la percepción de los ancianos sobre su participación en juegos recreativos. Se entrevistó a 15 hombres y a 11 mujeres (69,62 ± 6,54 años) mediante entrevistas semiestructuradas analizadas a la luz del análisis de contenido. Los resultados se expresan en categorías: interacción social, asistencia sanitaria, lucha contra el sedentarismo, adhesión y permanencia en programas de actividad física. Estos indican que los ancianos ven este tipo de intervenciones como una oportunidad para mejorar la salud y la socialización. La participación activa como coautor en la redacción contribuyó a la adhesión y permanencia. Así, eventos recreativos y deportivos se perciben como una herramienta adecuada e importante en el proceso de educación para la salud en los ancianos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper aimed to analyze the perception of the elderly about their participation in Recreational Games to Elderly. We interviewed 15 men and 11 women (69.62 ± 6.54 years) through a semi-structured interview later analyzed in the light of Content Analysis. Results are expressed in categories: social interaction, health care, combating sedentary lifestyle, adherence and retention in physical exercise programs. These denote that such interventions are perceived by elderly as an opportunity to improve health and socialization. Active participation as a coauthor in formulation contributed to adherence and retention. Thus, recreational and sporting events are perceived as an important tool in the process of health education for the elderly.
  • Indicadores da prática de atividade física e da qualidade do sono em escolares adolescentes Artigos Originais

    Rombaldi, Airton José; Soares, Débora Gonçalves

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo objetivou investigar indicadores da prática regular de atividade física (AF) e da qualidade do sono em escolares adolescentes em Pelotas (RS). A amostra de conveniência foi constituída de 85 alunos de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, que cursavam o ensino médio. Foi usado um questionário para medir nível de AF, horários de acordar e dormir, qualidade e tempo de sono e presença de parassônias. Os resultados indicaram que os rapazes foram mais ativos e que o tempo médio de sono dos adolescentes variou por volta de 7h30 m de segunda a quinta-feira, de 5h30 m às sextas-feiras e mais de 10 h nos fins de semana e feriados, independentemente do nível de AF. Concluiu-se que os hábitos de sono dos adolescentes foram desregrados e fora do padrão.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio tuvo como objetivo relacionar los indicadores de la calidad del sueño y la práctica regular de la actividad física (AF) en adolescentes escolares de la ciudad de Pelotas/RS. El muestreo de conveniencia consistió en 85 estudiantes de ambos sexos, entre 14 y 18 años, que asisten a la escuela secundaria. Se utilizó un cuestionario para medir los niveles de AF, las horas de vigilia y del sueño, la calidad y el tiempo de sueño, y la presencia de parasomnias. Los resultados indicaron que los niños eran más activos y que la duración media de sueño de los adolescentes fue de unas 7 horas y media de lunes a jueves, de unas 5 horas y media el viernes, y de más de 10 horas los fines de semana y días festivos, independientemente del nivel de AF. Se concluyó que los hábitos de sueño de los adolescentes no seguían ninguna disciplina y no eran de tipo estándar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract To investigate indicators of sleep quality and regular physical activity (PA) practice in adolescents from Pelotas/RS. The sample consisted of 85 students among 14 to 18-years-old attending high school. A questionnaire was used to measure PA levels, times of waking and sleep, quality and sleep time and presence of parasomnias. Results indicated that boys were more active and that the average sleep duration of adolescents was around 7,5 h Monday through Thursday, from 5,5 h on Fridays and more than 10 hours to weekends and holidays, regardless of the level of PA. It was concluded that the sleep habits of teenagers were unruly and nonstandard.
  • Comparação da prevalência de métodos de perda de peso pré-competição em judocas de diferentes categorias Artigos Originais

    Mazzoccante, Rafaello Pinheiro; Sousa, Ioranny Castro de; Mendes, Lucas Cezar Vilela; Mendes, Milena Cristina Vilela; Asano, Ricardo Yukio

    Resumo em Português:

    Resumo Atletas de judô geralmente recorrem em períodos prévios às competições ao uso de métodos de perda de peso rápida. Essa prática tem como objetivo o benefício do atleta que competirá em uma categoria de menor peso e buscará recuperar o peso em um curto tempo entre a pesagem e a competição. Contudo, o uso dessa prática sem um acompanhamento profissional pode ser prejudicial à saúde do atleta. Objetivo: Investigar os métodos e as estratégias usados para perda de peso em competidores de judô de nível nacional de diferentes categorias. Métodos: 60 atletas de judô competidores de nível nacional de ambos os sexos de diferentes categorias (juvenil, júnior, sênior e master) responderam a um questionário com perguntas referentes ao uso ou não de métodos de perda de peso e quais são as estratégias de perda de peso frequentemente usadas no período pré-competitivo. Resultado: 80% (juvenil), 69,6% (júnior), 88,9% (sênior) e 100% (master) usam métodos de perda de peso pré-competição, 70% (juvenil), 69,6% (júnior), 77,8% (sênior) e 77,7% (master) relataram ter o seu desempenho prejudicado pelo uso dessas estratégias. Conclusão: Observou-se que uma quantidade bem elevada de atletas de judô, de diferentes categorias de idade, faz uso de métodos ou estratégias de perda de peso rápida. Esse fato demonstrou ter efeito deletério direto sobre o desempenho físico e emocional dos atletas durante as competições.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los judocas en los períodos anteriores a las competiciones a menudo usan métodos de pérdida de peso rápida. Esta práctica tiene como objetivo beneficiar el hecho de que el judoca compita en una categoría de peso inferior y trate de recuperar el peso en un corto espacio de tiempo entre el pesaje y la competición. Sin embargo, el uso de esta práctica sin supervisión profesional puede ser perjudicial para la salud del deportista. Objetivo: Investigar los métodos y estrategias utilizados para la pérdida de peso en la competición de judo a nivel nacional en distintas categorías. Métodos: 60 competidores de judo a nivel nacional de ambos sexos y distintas categorías (juvenil, júnior, sénior y máster) respondieron a un cuestionario sobre el uso de métodos para bajar de peso o no, y cuáles son las estrategias de pérdida peso utilizadas con frequencia en el período previo a la competición. Resultados: El 80% (juvenil), el 69,6% (júnior), el 88,9% (sénior) y el 100% (máster) utilizan métodos de pérdida de peso antes de la competición, y el 70% (juvenil), el 69,6% (júnior), el 77,8% (sénior) y el 77,7% (máster) comunicaron que sus resultados se vieron afectados por el uso de estas estrategias. Conclusión: Se observó que diversos atletas de distintas categorías de edad utilizaron métodos o estrategias para perder peso rápidamente. Este hecho ha demostrado un efecto directo perjudicial sobre el rendimiento físico y emocional de los atletas durante las competiciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Judo athletes often use in previous periods of competitions, methods for rapid weight loss. This purpose of this practice is benefit the athlete, competing in a lower weight category and tries to regain weight in a short space of time between the weigh-in and competition. However, the use of this practice without professional supervision may be harmful to the health of the athlete. Objective: Investigate the methods and strategies used for weight loss in judo competitors at the national level and different categories. Methods: 60 athletes the national levels, male and female, of different ages (juvenile, junior, senior and master) answered a questionnaire regarding the use or not of methods for weight loss and what are the strategies loss weight often used in the pre-competition period. Results: 80% (juvenile), 69.6% (junior), 88.9% (senior) and 100% (master) use methods of weight loss pre-competition, and 70% (juvenile), 69.6% (junior), 77.8% (senior) and 77.7% (master) reported their performance impaired by the use of these strategies. Conclusion: We found that a much higher judo athletes from different age categories, makes use of methods or strategies for rapid weight loss. This fact has shown a direct deleterious effect on the physical and emotional performance of athletes during competitions.
  • Rigidez mecânica: um parâmetro global associado com desempenho em velocistas de elite Artigos Originais

    Mangini, Fernando López; Fábrica, Gabriel

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo analisa a rigidez vertical como um parâmetro global que poderia ser diretamente associado ao desempenho em velocistas. Avaliou-se a rigidez vertical, o desempenho, a frequência cardíaca e a concentração de lactato em 15 velocistas do sexo masculino, todos altamente treinados, que correram em uma esteira à velocidade de transição e a 13 km.h−1. A rigidez vertical foi determinada pela razão entre o pico de aceleração vertical e o deslocamento máximo do centro de massa. Os parâmetros fisiológicos foram mesurados na coleta de dados e o desempenho foi estimado por registros de tempo em 100 metros de corrida. Como esperado, a rigidez vertical e a frequência cardíaca aumentaram com a velocidade. A rigidez e a frequência cardíaca obtiveram alta correlação na menor velocidade. Contudo, a 13 km.h−1 o pico de lactato mostrou alta correlação com a rigidez, o que sugere uma maior participação do sistema anaeróbico. Uma relação inversa foi achada entre rigidez e registros de tempo, nos quais os atletas mais rápidos são os mais rígidos. Além disso, os atletas mais rápidos foram os que apresentaram os maiores picos de lactato. Assim, este estudo sugere que a rigidez vertical poderia ser um parâmetro global para avaliar o desempenho dos velocistas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este estudio analiza la rigidez vertical como un parámetro global que podría estar directamente relacionado con el rendimiento en velocistas. Se evaluó la rigidez vertical, el rendimiento, la frecuencia cardíaca y la concentración de lactato en 15 velocistas de sexo masculino, muy entrenados, que corrieron en una cinta a la velocidad de transición y a 13 km/h−1. La rigidez vertical se calculó por el cociente entre el pico de aceleración vertical y el desplazamiento máximo del centro de masa. Los parámetros fisiológicos se midieron durante el procedimiento experimental y el rendimiento se estimó a través del tiempo de cada atleta en 100 m llanos. Como era de esperar, la rigidez vertical y la frecuencia cardíaca aumentaron con la velocidad. Se encontró una alta correlación entre frecuencia cardíaca y rigidez vertical a la velocidad más baja. Sin embargo, a 13 km/h−1, el pico de lactato mostró una alta correlación con la rigidez vertical, lo que sugería mayor participación del sistema anaeróbico. Se encontró una relación inversa entre el rendimiento y la rigidez vertical, donde los atletas más rápidos fueron más rígidos. Asimismo, el rendimiento y el pico de lactato presentaron la misma relación inversa; los atletas más rápidos mostraron los picos más altos de lactato. Por consiguiente, los atletas más rápidos fueron más rígidos y consumieron más energía. Estos resultados sugieren que la rigidez mecánica podría ser un parámetro global para evaluar el rendimiento de los velocistas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study analyzes vertical stiffness as a global parameter that could be directly associated to sprinter's performance. We evaluated vertical stiffness, performance, heart rate and lactate concentration on fifteen male sprinters that ran on a treadmill at gait transition speed and 13 km h−1. Vertical Stiffness was determined by the ratio of the vertical acceleration peak and maximum displacement of the center of mass. Physiological parameters were measured throughout the experimental procedure and performance was estimated by athlete's time records on 100 m track race. As expected, vertical stiffness and heart rate increased with running speed. We found a high correlation between heart rate and vertical stiffness at gait transition speed. However, at 13 km h−1, lactate peak showed a higher correlation with vertical stiffness, suggesting a greater participation of the anaerobic system. An inverse relationship between performance and vertical stiffness was found, where faster athletes were the stiffer ones. Performance and lactate peak presented the same inverse relationship; faster athletes had higher lactate peaks. As a result, faster athletes were stiffer and consume more energy. All in all, these findings suggest that mechanical stiffness could be a potential global parameter to evaluate performance in sprinters.
  • Olhares aparentemente dispersos para a história da educação corporal: Sentidos e sensibilidades Resenha

    Herold Jr, Carlos
Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte Universidade de Brasilia - Campus Universitário Darcy Ribeiro, Faculdade de Educação Física, Asa Norte - CEP 70910-970 - Brasilia, DF - Brasil, Telefone: +55 (61) 3107-2542 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: rbceonline@gmail.com