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Estudos Econômicos (São Paulo), Volume: 35, Número: 3, Publicado: 2005
  • Uma nova versão sobre a oferta de moeda no Plano de Ação Econômica do Governo (PAEG)

    Lucinda, Cláudio Ribeiro; Arvate, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    O controle da oferta de moeda foi um dos principais instrumentos na execução da política monetária desenhada pelos gestores do PAEG (1964/66). Embora a inflação tenha sido controlada, as metas previstas de execução monetária não foram alçadas. Pastore (1973, 1973a), Lara Resende (1982) e Cysne (1993) discordam, ora dos motivos, ora do momento em que os fatos ocorreram. Com a técnica de séries de tempo foi possível investigar o que de fato ocorreu. Como resultado desta investigação, durante o PAEG: a) apenas uma mudança importante ocorreu na oferta de moeda (julho de 1965). Se outras mudanças ocorreram, elas foram antes ou depois do plano; b) apesar dos autores concordarem com o papel do financiamento monetário do Caixa do Tesouro, o crédito concedido pelo Banco do Brasil enquanto Autoridade Monetária é o maior candidato para explicar o descontrole da oferta de moeda durante o plano; c) o crédito dado pelos Bancos Comerciais ao setor privado não teve qualquer papel no descontrole da oferta de moeda durante o plano e d) o papel das reservas internacionais descrito pelos autores não foi o que de fato ocorreu. A utilização de dados de reservas que não aqueles disponibilizados pela SUMOC em termos reais impossibilitou um trabalho mais adequado por parte dos autores.

    Resumo em Inglês:

    The control of the money supply was one of the most important instruments used in the carrying out of the monetary policy designed by the author of PAEG (1964/1966). Although the inflation has been controlled, the targets for monetary supply have not been reached. Pastore (1973, 1973a), Lara Resente (1982) and Cysne (1993) disaggee both on the reasons for that and the timing of the relevant facts. With a Time Series analysis it was possible to investigate what really happened with the money supply. The main conclusions are: a) During the PAEG, only one important structural change had happened (July 1965); other breaks have happened before the plan; b) although all of these authors agree with the role played by the money financing of Treasury, the credit supplied by Banco do Brasil as Monetary Authority is the best candidate in explaining the behavior of the Money Supply during the plan; c) the credit supplied by the Commercial Banks to the private sector had not any role in the determination of money supply during the period and d) the role of international reserves described by the authors is different from what really happened. The use of data on reserves other than those made available by SUMOC in real terms turned impossible a more precise work by these authors.
  • Aglomeração industrial no Brasil: um estudo empírico

    Resende, Marcelo; Wyllie, Ricardo

    Resumo em Português:

    O artigo mede a aglomeração industrial para a indústria de transformação no Brasil em 1995 e 2001. Consideram-se medidas recentemente desenvolvidas por Ellison e Glaeser (1997), Maurel e Sédillot (1999) e Devereux et al. (2004) que se amparam em microdados e que possuem sólido fundamento teórico. A evidência indicou que uma substancial heterogeneidade estava presente entre os diferentes setores. Entre os líderes existem setores com conteúdos tecnológicos bastante distintos que apenas parcialmente coincidem com os encontrados na França e no Reino Unido. Adicionalmente, pode-se observar mudanças substanciais nos padrões de aglomeração industrial entre 1995 e 2001.

    Resumo em Inglês:

    The article measures industrial agglomeration in the Brazilian manufacturing industry in 1995 and 2001. It considers measures that were recently developed by Ellison and Glaeser (1997), Maurel and Sédillot (1999) and Devereux et al. (2004) that rely in microdata and are theoretically sound. The evidence indicated that a substantial heterogeneity was present across the different sectors. Among the leaders there are sectors with very different technological content that only partially coincide with the leading sectors in France and United Kingdom. Moreover, one can observe substantial changes in the agglomeration patterns between 1995 and 2001.
  • Debt renegotiation with incomplete contract

    Jorge Neto, Paulo de Melo

    Resumo em Português:

    Um contrato de débito geralmente não inclui uma cláusula sobre renegociação. O direito de liquidar os ativos do tomador e as regras do processo são habitualmente estipuladas no contrato. Tal promessa de não renegociar não é crível, já que a renegociação pode mitigar a perda bruta de se liquidar tomadores insolventes. Uma vez que o contrato inicial pode não considerar os procedimentos de renegociação, e esta pode, de fato, vir a ocorrer, este artigo investiga a razão de um contrato completo não ser ofertado. Mostra-se que o emprestador não precisa estipular os procedimentos de renegociação no contrato inicial porque ele é indiferente entre se comprometer ou não aos termos do contrato. Isto indica que um contrato completo dá ao emprestador o mesmo retorno esperado de um contrato incompleto, no qual os procedimentos de renegociação são determinados após a declaração de default.

    Resumo em Inglês:

    A debt contract usually does not include a provision about renegotiation. The right to seize the borrower’s asset and the rules of this process are usually stipulated in the contract. Such a promise not to renegotiate is not credible since renegotiation can mitigate the dead-weight loss of liquidating insolvent borrowers. Once the initial contract may not consider the renegotiation procedure and renegotiation may occur, this paper investigates why a complete contract is not offered. It shows that the lender does not need to stipulate the renegotiation procedure on the initial contract because he is indifferent about committing or not to the terms of a contract. This indicates that a complete contract gives the lender the same expected return as an incomplete contract, in which the renegotiation process is determined after the occurrence of default.
  • Políticas de precificação do setor de saneamento urbano no Brasil: as evidências do equilíbrio de baixo nível

    Faria, Ricardo Coelho de; Nogueira, Jorge Madeira; Mueller, Bernardo

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a existência do Equilíbrio de Baixo Nível no setor de saneamento urbano brasileiro, de acordo com o modelo de Spiller e Savedoff (1999). Neste tipo de equilíbrio existe um círculo vicioso entre o oportunismo do governo, preços abaixo dos custos de fornecimento, ausência de investimentos e a baixa qualidade dos serviços de utilidade pública. A exemplo de outros países da América Latina, os resultados demonstram que, com poucas exceções, a qualidade dos serviços de abastecimento urbano de água e de esgotamento sanitário no Brasil é de baixo nível. Este resultado está associado ao modelo ins-titucional e regulatório adotado. No entanto, as particularidades no caso brasileiro deixam mais evidente que o baixo nível está também associado às condições econômicas, uma vez que os estados e municípios de maior renda possuem serviços de alta qualidade, independentemente do sistema regulatório.

    Resumo em Inglês:

    The existence of a low level equilibrium balance in the supply of urban sewage services is analysed in this essay. The low level equilibrium hypothesis is related to the model by Spiller e Savedoff (1999) for Latin American countries. In their view, government opportunism and populism lead towards prices below costs of providing sewage service in developing countries. This is the starting point of a vicious circle, leading towards low quality of public utility services. Like other countries in Latin America, data for Brazil demonstrate that, with few exceptions, the low level equilibrium of water and sewage supply services in urban areas. However, some particularities in the Brazilian reality suggest that this low level equilibrium may be explained in economic terms. It is shown that wealthier states and municipalities provide high quality services, regardless of the regulatory system.
  • Sem medo de flutuar? O regime cambial brasileiro pós-1998

    Souza, Francisco Eduardo Pires de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho faz uma avaliação do arranjo cambial implantado no Brasil em 1999. Utilizando-se de indicadores do tipo Calvo-Reinhart faz-se uma comparação das características do regime brasileiro com o de outros países, com vistas a verificar se há evidências de "medo da flutuação". Tais indicadores mostram que o comportamento do governo deste país é bem mais intervencionista do que o de países que se caracterizam por uma flutuação genuína. Por outro lado, ao se fazer uma análise por períodos, percebe-se que, na ausência de choques externos fortes, o regime brasileiro se assemelhou a uma flutuação pura. Além disso, as evidências parecem sugerir que as autoridades monetárias manifestam medo maior de um desalinhamento grande da taxa real de câmbio do que da volatilidade cambial propriamente dita.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to assess the exchange rate arrangement adopted in Brazil since January 1999. We use indicators of the Calvo-Reinhart type to evaluate if the monetary authorities in this country show fear of floating as compared to the cases of a number of other emerging economies as well as developed economies. Our results indicate that the Brazilian authorities intervene more intensively in the foreign exchange market than free floaters do. On the other hand, we can show, through an analysis period by period, that in the absence of strong external shocks, the Brazilian exchange rate arrangement looks like a pure floating one. Moreover, the empirical evidence suggests that monetary authorities seems to be more concerned about a large misalignment of the real exchange rate, than about volatility.
  • Abertura comercial e inflação: uma análise para dados em painel

    Machado, João Batista de Britto; Sachsida, Adolfo; Mendonça, Mário Jorge Cardoso de

    Resumo em Português:

    Este estudo tem como objetivo tentar verificar a existência de uma relação robusta entre inflação e abertura comercial por meio do emprego da metodologia de dados em painel. Romer (1993), usando dados de cross-section para uma amostra ampla de países, concluiu que existe uma forte relação negativa entre essas duas variáveis. Diferentemente, Terra (1997, 1998), usando a mesma base de dados, mostra que isto somente ocorre para países cujo endividamento externo tem influência sobre a condução da política monetária, ou seja, países altamente endividados. Os resultados encontrados no presente trabalho, a partir da aplicação da metodologia para dados em painel, se aproximam daqueles obtidos por Terra (1997, 1998) e mostram que a correlação negativa entre inflação e abertura comercial desaparece quando se leva em consideração o efeito individual de cada país, sendo que ela somente persiste para países com médio e elevado grau de endividamento externo.

    Resumo em Inglês:

    In this article we estimate the relation between inflation and trade openness [e.g; Romer (1993)] using modern panel data techniques. Our rationale is as follows: the higher the gains, in terms of product, in generating an inflationary "surprise", the greater the incentives will be for the government to effect such a "surprise". Therefore, in the absence of an independent monetary authority - or a credible monetary authority - able to restrain the governmental incentive to generate inflation, trade openness would act as a "brake" for the gains generated by the inflationary "surprise". Consequently, more open countries would have fewer incentives to generate inflation, thus pointing to a negative relation between inflation and trade openness.
  • Um modelo para análise socioeconômica da criminalidade no município de Aracaju

    Lemos, Alan Alexander Mendes; Santos Filho, Eurílio Pereira; Jorge, Marco Antonio

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem por objetivo investigar as razões socioeconômicas da criminalidade em Aracaju, a partir de fontes primárias e secundárias de informação. Para tanto, parte-se de uma análise teórica, na qual foram identificadas quatro hipóteses explicativas para a criminalidade: (i) ato racional deliberado; (ii) relacionada com o ciclo econômico; (iii) decorrente da maior desigualdade social existente na economia contemporânea e; (iv) não diretamente relacionada com variáveis socioeconômicas. A seção seguinte descreve a metodologia empregada para a construção do banco de dados e para a análise por meio de regressão do tipo stepwise. Na última seção são apresentados os resultados: o modelo explica 90% do comportamento dos crimes contra o patrimônio, e as variáveis responsáveis por tal comportamento são: a concentração de renda, características da infra-estrutura existente nos bairros, a baixa densidade demográfica e a menor participação dos jovens no total da população.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to investigate the socioeconomic reasons of criminality in Aracaju/SE, using primary and secondary sources of information. Beginning with a theoretical analysis, we identified four hyphotesis to the criminality which are: (i) a deliberated rational action; (ii) related to the economic cycle; (iii) consequence of the growing social inequality in the contemporary economy and (iv) not directly related to the socioeconomic reasons. The next section describes the methodology employed to construct the database and for analysis through stepwise regression. The results are presented in the last section: our model explains 90% of the property crime behavior, mainly due: income inequality, existing characteristics of infrastructure in the city districts, low demographic density and low rate of youths’ participation in the whole population.
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