Acessibilidade / Reportar erro
Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 1, Número: 1, Publicado: 1993
  • Apresentação da Nova Série

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de
  • Imagem, história e semiótica Debates

    Neiva, Eduardo
  • Comentário I Debates

    Saliba, Elias Thomé
  • Comentário II Debates

    Cardoso, Ciro Flamarion Santa
  • Comentário III Debates

    Meneses, Ulpiano Bezerra de
  • Comentário IV Debates

    Penuela Cañizal, Eduardo
  • Comentário V Debates

    Ferrara, Lucrecia D' Alessio
  • Sob o signo da comentadores História: resposta a meus comentadores Debates

    Neiva, Eduardo
  • Transformações do espaço habitacional ocorridas na arquitetura brasileira do século XIX Estudos De Cultura Material

    Lemos, Carlos Alberto Cerqueira

    Resumo em Português:

    Depois de referências à arquitetura colonial (inclusive no exame de modelos vernaculares portugueses, da contribuição indígena e da adaptação a condições climáticas, ao isolamento geográfico e a padrões segregacionistas de comportamento), o autor descreve os principais traços do padrão difuso de residência rural, assim como de seus equivalentes urbanos. O Ecletismo - com suas raízes externas - é apontado como o principal vetor de transformações, da segunda metade do século XIX até a 1.0 Guerra Mundial.

    Resumo em Inglês:

    After a survey of colonial domestic architecture in Brazil (including references to Portuguese vernacular models, indigenous contributions and adaptation to climatic condltions, geograf?hical isolatíon and seggregative behaviour patterns he author describes the main features of the diffuse pattern of rural houses, as wel as its urban counterparts. Eclecticism - with its alienigenous roots - is considered the most important trend 01 change from the second half 01 the 19th - century until the First World War.
  • Fontes textuais e vida material: observações preliminares sobre casas de moradia nos Campos dos Goitacases, sécs. XVIII e XIX Estudos De Cultura Material

    Faria, Sheila Siqueira de Castro

    Resumo em Português:

    A autora explora uma rica coleção de inventários dos séculos XVIII e XIX, referentes a habitantes dos Campos de Goitacazes (no atual Norte Fluminense, RJ). São propostas inferências sobre vários tópicos: atributos morfológicos e tecnológicos das estruturas, padrões de atividades (em particular as f:!rodutivas), arranjos espaciais, sistemas de artefatos, relações com a organização familiar, a condição servil, sistemas de valor, etc. Também se registram as mudanças observadas.

    Resumo em Inglês:

    The author explores a rich collection of 18th.-19th-century inventories regarding inhabitants from CamPos dos Goitacazes (the area nowadays known as "Norte Fluminense", State of Rio de Janeiro, Brazil). Inferences are made on several subjects, including morphological and technological attributes of the structures, patterns of activities (particularly the productive onesL spatial ensembles, artifact systems, relationships with family organization, servile condition, valorative systems etc. Observable changes are registered.
  • Arquitetura eclética no Brasil: o cenário da modernização Estudos De Cultura Material

    Fabris, Annateresa

    Resumo em Português:

    A autora acentua o significado social e cultural do Ecletismo, além do domínio da arquitetura e do nivel aos fenômenos estilísticos. Este quadro lhe permite entender, de um ponto de vista histórico, suas tendências cenográficas, o gosto pela magnificência, a expressividade e a monumentaliaade, assim como os vínculos com o passado. São então apontados alguns traços específicos do Ecletismo no Brasil, que tem entre seus ingredientes uma atitude anti-colonial. O movimento neoclássicoé incluído como manifestação tardia do Ecletismo, que sobreviverá até o estabelecimento de uma nova relação com a modernidade - mediada pela tecnologia.

    Resumo em Inglês:

    The author enhances the social and cultural meaning of Eclecticism, beyond the domain of Architecture and the levei of stylistic phenomena. This frame of reference allows her to understand in a historical key its scenographical tendencies and the taste for magnificence, expressiveness and monumentality, as well as its links with the pasto Some specific features of Brazilian Eclecticism are then described, as its anti-colonialistic bias. Neoclassical movement is included as a late manifestation of Eclecticism which survives until the establishment of a new kind of relationship with modernity - mediated by technology.
  • São Paulo Antigo, uma encomenda da modernidade: as fotografias de Militão nas pinturas do Museu Paulista Museus

    Lima, Solange Ferraz de; Carvalho, Vânia Carneiro de

    Resumo em Português:

    Por ocasião das comemorações do centenário da Indendência do Brasil em 1922, o então diretor do Museu Paulista, Affonso de Escragnole Taunay, empenhou-se na montagem de exposições voltadas para a reconstituição arcaizante do passado urbano de São Paulo. Parte desse projeto consistiu em encomendas de pinturas realizadas a partir de matrizes fotográficas do século passado. O presente estudo discute as estratégias visuais presentes na transcodificação de objetos iconográficos de natureza diversa no ãmbito do espaço celebrativo do Museu e seus desdobramentos ideológicos, implícitos nas ações de caráter nacionalista,-educacional e preservacionista.

    Resumo em Inglês:

    The centennial commemoration of Brazil's Independence in 1922 offered the director of the Museu Paulista at that time, Affonso de Escragnole Taunay, the opportunity to organize public exhibitions dedicated to an archaizing recreation of São Paulo's urban past. Part of this commemoration resulted in commissioning well known artists to produce oil canvasses from 19th. - century photographic sources. The present study examines the visual strategies in the translation of dissimilar iconographic media, considered within the Museum's celebrative functions, and the ideological implications'in their nationalistic, pedagogic and conservational aims.
  • Sintomas do modo de vida burguês no Vale do Paraíba, Séc.XIX: fazenda São Fernando, Vassouras, RJ Exploração arqueológica e museológica Museus

    Lima, Tania Andrade; Bruno, Maria Cristina O.; Fonseca, Marta P. R. da

    Resumo em Português:

    No âmbito de um projeto voltado para investigar arqueologicamente o surgimento do modo de vida burguês, que antecede a instalação da Durguesia propriamente dita no país, vêm sendo pesquisadas unidades de produção de café implantadas em meados do século passado no Vale do Paraíba Fluminense. A Fazenda São Fernando, situada no município de Vassouras RJ, na condição de um dos mais notáveis exemplos do processo de expansão, apogeu e decadência desta monocultura na região, foi trabalhada com vistas a se tornar um dos espaços destinados ao connecimento e divulgação desse passado. A Arqueologia e a Museologia, operando em fina sintonia, estão expondo e restituindo à comunidade as informações recuperadas em escavações sistemáticas na área e desta forma garantindo a preservação da sua memória.

    Resumo em Inglês:

    In the scope of an archaeological project that deals with the arising of a boufgeois way of life, which carne before the establishment of the bourgeoisie itself, cottee plantations from middle 19th century in the Vale do Paraíba are being investigated. The Fazenda São Femando, locatea in Massambará, county of Vassouras, RJ, as one of the most conspicuous examples of the rise and fali process of the monoculture in the valley, has been worked out to become one of the places to disclose such past. Archaeology and Museology acting in concert, are displa'y,'ing and retuming to the community ali data recovered through sistematic diggings, thus assuring the preservation of the valley's memory.
  • A problemática da identidade cultural nos museus: de objetivo (de ação) a objeto (de conhecimento) Museus

    Meneses, Ulpiano T. Bezerra de

    Resumo em Português:

    Os museus são comumente tidos como poderosos meios de definir e reforçar identidades. O autor propõe que ao invés de tais fins ideológicos, eles considerem a identidade como objeto ae análise crítica e compreensão histórica. Aponta vários traços problemáticos da identidade, sobretudo na sua estrutura de processo sócio-cultural e nas suas funções contrastivas. A seguir, examina criticamente respostas usuais dos museus a reivindicações de identidade (em especial as que pressupõem a superioridade do conhecimento interior ou étnico sobre o acadêmico). Postula-se a necessidade da abordagem crítica, sempre, como única forma de afrontar o tema da alteridade, independentemente das lutas pelo monopólio da verdade. Traça-se, por fim um paralelo entre a mostra museológica e o conceito de "texto discursivo", formulado pela História e pela Antropologia: as exposições não devem ser nem uma representação absoluta, nem uma expressão subjetiva, mas uma construção dialética, contigente e contestável- capaz de tertilizar.

    Resumo em Inglês:

    Museums are usually seen as valuable means to attain and reinforce cultural identities. The author argues tfiat, instead of such ideological goals, the'):' should consider identity as an object of critica I analysis and historical understanding. Several problematic features are pointed out, mainly identity's nature as a socio-cultural process and its contrastive functions. Current answers of museums to identity claims are then critically analyzed (particularly the alleged preeminence of inner or ethnic knowledge over academic knowledge). In any case, critica I approach is required as the only way to deal with alterity, regardless of struggles for monopolizing truth. A final parallel is established between museum displays and the concept of "discursive text" as developed in History and Anthropology: exhibits should be taken neither as an absolute representation nor as a subjective expression, but as a contingent and contestable - and 011 the way fertile - dialectical construction.
  • Arqueologia Histórica no Brasil: balanço bibliográfico (1960-1991) Bibliografia

    Lima, Tania Andrade
  • Iconografia, história e antigüidade grega I: tendências gerais Bibliografia

    Rede, Marcelo
  • Iconografia, história, antigüidade grega II: a cidade das imagens Bibliografia

    Souza, Marcos Alvito Pereira de
  • A Encyclopédie de Diderot: de Tratado a álbum ilustrado. Observações sobre os riscos de interpretações editoriais Bibliografia

    Oliveira, Cecilia Helena de Salles
  • Brigitte Schroeder-Gudehus e Anne Rasmussen: les fastes du progres: le guide des Expositions universelles 1851-1992. Paris, Flammarion, 1992 Bibliografia

    Barbuy, Heloisa
Museu Paulista, Universidade de São Paulo Rua Brigadeiro Jordão, 149 - Ipiranga, CEP 04210-000, São Paulo - SP/Brasil, Tel.: (55 11) 2065-6641 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: anaismp@usp.br