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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 14, Número: 2, Publicado: 2006
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • Relíquias sagradas e a construção do território cristão na Idade Moderna Estudos De Cultura Material

    Cymbalista, Renato

    Resumo em Português:

    O texto investiga um elemento estratégico para promovera cristianização do território da América Portuguesa nos dois primeiros séculos de ocupação: as relíquias sagradas, restos físicos dos santos, principalmente seus ossos, mas também outros artefatos com os quais os santos tiveram contato. Os atributos simultâneos de sacralidade e mobilidade da maior parte das relíquias, sua condição de repositório portátil da história e da memória católicas, deram a esses artefatos uma posição altamente privilegiada como agentes da duplicação do território cristão na América. Utilizando fontes documentais dos dois lados do Atlântico Ibérico, o texto investiga processos de descobertas, traslado e produção de relíquias sagradas, revelando sua função primordial de estruturação do espaço cristão. Além disso, mostra que as relíquias sagradas constituíram objetos em torno dos quais missionários e índios estabeleceram um campo de traduções e interlocuções, levando adiante, nas vertentes católica e ameríndia, o difícil trabalho de reconhecimento e apropriação do outro.

    Resumo em Inglês:

    This paper looks into a strategy devised to promote the expansion of Christianity across the territory of Portuguese America in the first two centuries of occupation, namely the use of holy relics - i.e. the remains of saints, particularly their bones, as well as artifacts once touched by the saints. Because most of these relics were simultaneously endowed with the qualities of sacredness and mobility, serving as portable repositories for the history and memory of Catholicism, they assumed a critical role as agents for duplicating the Christian domain in America. By drawing on documental evidence from both sides of the Iberian Atlantic, the paper investigates the processes of discovery, transfer and production of holy relics, revealing their key role in efforts to structure a new Christian domain. Furthermore, it shows that holy relics were objects around which missionaries and American Indians established a field of translation and dialogue, carrying on the arduous task of recognizing and appropriating the other, on both fronts: the Catholic and the Amerindian.
  • As fotografias de "anjos" no Brasil do século XIX Estudos De Cultura Material

    Vailati, Luiz Lima

    Resumo em Português:

    O presente artigo examina fotografias de crianças mortas produzidas em São Paulo no século XIX, de modo a pensar acerca da sensibilidade da época em relação à morte, bem como algumas transformações operadas nesse âmbito. A estratégia de análise privilegiará a identificação, nesse material, de elementos constitutivos das práticas e representações relacionadas à criança morta, cujas origens são bem anteriores à prática de registro fotográfico dos "anjos" e, na mesma medida, daqueles elementos que estão associados às mudanças que nesse universo tiveram lugar na segunda metade do século XIX e que, como cremos, acompanharam e fomentaram não só o advento mas também a extinção desse costume.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the photographs of dead children taken in São Paulo in the 19th century, as a means to understand the sensibilities in relation to death at the time as well as certain changes that occurred in this domain. The analytical strategy adopted by the author focuses on the identification, in the photographic material, of the elements that constituted the practices and representations relating to deceased children, the origins of which are far older than the practice of photographing "angels". Likewise, he looks into the elements associated with the changes that took place in this sphere during the second half of the 19t h century, which he believes accompanied and fostered not only the advent but also the extinction of this custom.
  • Os guardados da viscondessa: fotografia e memória na coleção Ribeiro de Avellar Estudos De Cultura Material

    Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente trabalho discute o tema da família no Império através do viés metodológico da micro-história e da análise da documentação íntima que pertenceu à família Ribeiro de Avellar, rica proprietária de terras, cafezais e escravos em Paty do Alferes, Vale do Paraíba fluminense. A análise dos retratos fotográficos foi privilegiada, no intuito de refletir sobre os diferentes tipos de circulação das imagens e o ideal de família vigente.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the theme of family life when Brazil was an empire, using the methodological approach of microhistory and by analyzing personal documents that belonged to the Ribeiro de Avellar family, who were wealthy landowners and proprietors of coffee plantations and slaves in Paty do Alferes, located in the Paraíba River Valley of the Province of Rio de Janeiro. The author focused on the analysis of photographic portraits in order to reflect upon the different means of circulation of images and the prevailing family ideal at the time.
  • Um olhar sob suspeita Estudos De Cultura Material

    Fabris, Annateresa

    Resumo em Português:

    As fotografias de Aleksandr Rodtchenko, feitas a partir de pontos de vista desconcertantes, são consideradas demasiado concentradas em aspectos formais, estando, com isso, distantes dos processos sociais e históricos contemporâneos. O artista, que introduz a fotografia de vanguarda na União Soviética, defende a busca da inovação formal como uma maneira de transformação da percepção numa sociedade revolucionária.

    Resumo em Inglês:

    The photographs by Aleksandr Rodchenko, taken from the most disturbing angles, are considered far too preoccupied with formal issues and therefore far-removed from contemporary social and historical processes. The artist, who introduced avant-garde photography in the Soviet Union, stands for the pursuit of formal innovation as a means to change people's perception and thereby transform them into a revolutionary society.
  • Reconstituição do traçado da "estrada dos Goiases" no trecho da atual mancha urbana de Campinas Estudos De Cultura Material

    Rossetto, Pedro Francisco

    Resumo em Português:

    O artigo trata de reconstituir o traçado do trecho da estrada dos Goiases (rota de penetração bandeirista, aberta em 1722) na região da atual mancha urbana da cidade de Campinas através da análise de fotografias aéreas datadas de junho de 1940. O resultado - o traçado que corresponde às evidências coligidas - concorda com o traçado esquemático apresentado pelo historiador Celso Maria de Mello Pupo (PUPO, 1969), discordando de tradição divergente e presentemente dominante, no que concerne a trabalhos acadêmicos relativos à história de Campinas, também comentada. A reconstituição desse trecho do traçado desta antiga estrada a que Campinas deve suas origens impõe-se como passo inicial para a compreensão da posterior evolução do traçado urbano da cidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to retrace a stretch of "Estrada dos Goiases" (an old trail opened in 1722 by frontiersmen moving west) over the urban area of present-day Campinas, basically through an analysis of aerial photographs dated June 1940. The result - i.e. the outline ensuing from the evidence gathered - coincides with the sketch presented by historian Celso Maria de Mello Pupo (PUPO, 1969), but it diverges from a traditional and prevailing opinion found in academic works concerning the history of this city, which is also discussed in the paper. Retracing the said stretch of the old route, to which Campinas owes its origins, is an important first step towards a clearer understanding of the subsequent development of the city's urban contour.
  • Uma promenade nos trópicos: os barões do café sob as palmeiras-imperiais, entre o Rio de Janeiro e São Paulo Estudos De Cultura Material

    D'Elboux, Roseli Maria Martins

    Resumo em Português:

    O presente trabalho propõe-se a discutir a transformação da paisagem urbana das cidades vale-paraibanas, a partir do estabelecimento de uma elite ligada à cultura do café nessa região e do surgimento de uma configuração paisagística específica, apoiada na utilização da palmeira-imperial (Roystonea oleracea). Seu recorte cronológico abrange o período entre 1808 e 1911, enquanto espacialmente seu foco direciona-se para o eixo Rio de Janeiro-São Paulo, com estudo mais aproximado do caso da cidade de Lorena, São Paulo, de modo a cobrir as transformações aí ocorridas desde a chegada do café até o esgotamento dessa cultura. Acompanhando as transformações urbanas do período, surgiram e consolidaram-se exemplos paisagísticos próprios da sociedade do café: ruas arborizadas com renques de palmeiras, a demonstrar a proximidade com a Corte, a sinalizar os novos "modos afrancesados". Utilizaram-se tais configurações com o propósito de qualificar os logradouros públicos, a fim de equipará-los aos novos edifícios que substituíam aqueles da tradição colonial. O texto desenvolve-se em três momentos principais: a introdução da palmeira-imperial no Rio de Janeiro, sua vinculação à idéia de nobreza e classe, e conseqüente aproximação com a arquitetura neoclássica trazida pela Missão Francesa de 1816; a difusão de sua utilização como recurso paisagístico qualificador dos espaços públicos desde a Corte até a capital paulista, principalmente pelo baronato do Segundo Império; e, finalmente, a possibilidade de sua introdução nos espaços públicos paulistanos ter sido viabilizada por um lorenense, vinculado à elite cafeeira, embora já sob a República.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to discuss the transformation of urban landscapes in the Paraíba River Valley as members of the coffee elite emerged in this area and a specific landscape configuration was projected there based on the use of imperial palms (Roystonea oleracea). Chronologically speaking, the paper covers a period from 1808 to 1911; with regard to space, it focuses on the stretch between Rio de Janeiro and São Paulo, with a closer look at the case of the city of Lorena (SP), so as to encompass all the changes that took place in this region from the introduction to the decline of coffee growing as an economic activity. The urban changes during this period were accompanied by the advent and consolidation of landscapes typical of the society of coffee growers: streets lined with palm trees, a token of their close connections with the royal court, a display of their adherence to "Frenchified customs". Such configurations were used to characterize public areas and raise them to the same status as the new buildings that gradually replaced those built in colonial style. The paper is structured around three key moments, namely: the introduction of imperial palms in Rio de Janeiro and their association with the idea of nobility and rank, and consequently with neoclassical architecture, which was brought to the colony by the 1816 French Mission; the dissemination of the use of imperial palms as a landscaping resource typical of public spaces from the royal court to the capital of São Paulo, particularly by the coffee barons during the second period of monarchic rule; and, finally, the hypothesis that the use of imperial palms to embellish public areas in São Paulo may have been introduced by a Lorena citizen associated with the coffee elite, albeit later, when Brazil was already a republic.
  • Tecidos no museu: argumentos para uma história das práticas curatoriais no Brasil Museus

    Paula, Teresa Cristina Toledo de

    Resumo em Português:

    O texto apresenta alguns argumentos sobre as práticas curatoriais desenvolvidas com aqueles acervos têxteis que hoje integram as coleções da Universidade de São Paulo. As atividades de coleta, documentação, conservação, exposição e trânsito das coleções foram discutidas a partir daqueles que teriam sido os vetores/valores determinantes associados aos trabalhos curatoriais dos museus no século passado.

    Resumo em Inglês:

    This paper forwards certain arguments related to the curatorial practices developed around the fabrics that are now part of the collections maintained by the University of São Paulo. The activities of collecting, documenting, conserving, displaying and transfering collections were discussed on the basis of what would have been the determining guidelines/values associated with the curatorial work of museums in the last century.
  • Correspondências entre Joachim Le Breton e a corte portuguesa na Europa: o nascimento da Missão Artística de 1816 Documentos

    Dias, Elaine

    Resumo em Português:

    Uma série de documentos conservados no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa, oferece-nos ainda instrumentos significativos para a compreensão da origem da Missão Artística de 1816. Embora alguns historiadores brasileiros tenham já explorado intensamente este campo, dentre os quais as preciosas publicações de Afonso d'Escragnolle Taunay, Mário Barata e Mário Pedrosa - destacando-se também os escritos deJean-Baptiste Debret -, convém buscar novas luzes para entender a concepção do projeto de ensino artístico e industrial, ainda na Europa, pelas mãos de Joachim Le Breton. Como surgiu o projeto da Missão? Este artigo tem como objetivo a análise de algumas correspondências conservadas na Torre do Tombo, trocadas entre Le Breton e os diplomatas portugueses em 1815, ainda em Paris, visando à recuperação dos primeiros passos desta história.

    Resumo em Inglês:

    A series of documents kept at the National Archive of Tombo Tower in Lisbon offers us important tools to understand the origin of the 1 81 6 Artistic Mission. Although some Brazilian historians have already explored this field extensively - including Afonso d'Escragnolle Taunay, Mário Barata and Mário Pedrosa in their invaluable publications, not to mention Jean-Baptiste Debret in his writings - it is important to shed new light on this subject so that we may understand how the project of art and industrial education was conceived in Europe byJoachim Le Breton. How did the Mission's project come about? This paper proposes to review certain letters kept at the Tombo Tower and exchanged between Portuguese diplomats and Le Breton in 1815, while the latter was still in Paris, for the ultimate purpose of retracing the first steps of this story.
  • Nina Gorgus: Le Magicien des vitrines. Le muséologue Georges Henri-Rivière Bibliografia

    Angotti-Salgueiro, Heliana
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