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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 15, Número: 1, Publicado: 2007
  • Apresentação

    Samara, Eni de Mesquita
  • A cidade de São Paulo e a era dos melhoramentos materiaes: Obras públicas e arquitetura vistas por meio de fotografias de autoria de Militão Augusto de Azevedo, datadas do período 1862-1863 Estudos De Cultura Material

    Campos, Eudes

    Resumo em Português:

    Tomadas entre os anos de 1862 e 1863, as primeiras fotos paulistanas de autoria de Militão Augusto de Azevedo são sempre evocadas por documentarem a vetustez, a precariedade e a letargia da cidade de São Paulo dos meados do século XIX. Nossa interpretação, no entanto, baseada na leitura de fontes primárias da época, propõe um sentido substancialmente oposto a esse. Entre os anos de 1850 e 1860, a arquitetura e os espaços urbanos de São Paulo já apresentavam significativas modernizações, que aparecem nas fotografias de Militão de Azevedo, hoje pertencentes ao acervo do Museu Paulista e também da Divisão de Iconografia e Museus, do Departamento do Patrimônio Histórico paulistano.

    Resumo em Inglês:

    The first photographs of São Paulo, taken by Militão Augusto de Azevedo between 1862 and 1863, are always cited as documentary evidence of the city's backwardness, deterioration, and lethargy in the mid 19th century. However, our view is that things were quite different, based on a reading of prime sources dating back to that period. In fact, the architecture and urban spaces of São Paulo already showed clear signs of modernization between the years 1850 and 1860, as depicted in Azevedo's photographs, which belong to the collection of Paulista Museum and also of the Iconography and Museums Division of the São Paulo Heritage Department.
  • Construindo imagens, fazendo clichês: fotógrafos pela cidade Estudos De Cultura Material

    Rezende, Eliana Almeida de Souza

    Resumo em Português:

    O trabalho aqui desenvolvido parte da análise de duas coleções de fotografias, uma paulistana e outra lisboeta, produzidas nas duas primeiras décadas do século XX, que se articulam através de suas semelhanças temáticas. A pesquisa apresentada não pretende ser nem a somatória das diferentes imagens nem a segmentação das mesmas por agência produtora, mas, antes de tudo, ser um discurso sobre a cidade, onde cada imagem dialoga com as demais produzidas sobre o mesmo tema. O eixo de construção deste diálogo entre as diferentes imagens está no discurso sanitário e pretende contribuir com um dos muitos olhares possíveis sobre a cidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper is based on the analysis of two photographic collections taken as documentary assemblages and marked by a crisscross of intertwined themes. The research presented here is not intended as a sum of the different images or a segmentation of such images by producer; in fact, it is meant to be a discourse about the city, where every image dialogs with every other picture about the same theme. The dialog between the various images revolves around the topic of sanitation, and it is intended as a contribution to our understanding of the theme from one perspective, among so many other possible ways of looking at the city.
  • Material culture in action: conserving garments deliberately concealed within buildings Material Culture Studies

    Eastop, Dinah

    Resumo em Português:

    O estudo da cultura material abrange as propriedades materiais e simbólicas dos objetos. Abordagens do ponto de vista da cultura material podem auxiliar na conservação de têxteis, por encorajar considerações acerca de mudanças de suas propriedades, tanto materiais quanto simbólicas, no decorrer do tempo. Ao analisar os desafios à conservação apresentados por tecidos deliberadamente escondidos em construções, a conservação de têxteis fornece um exemplo do modo de ação da cultura material. A significação atribuída a esses têxteis varia: alguns são valorizados como exemplos raros de vestimentas; outros, por sua função de proteção; e outros, ainda, são vistos como lixo. As estratégias de conservação são indicadas pela significação atribuída a esses têxteis.

    Resumo em Inglês:

    The study of material culture encompasses the material and the symbolic properties of things. Approaches based on an understanding of material culture can help with the conservation of textiles because they encourage considerations regarding changes in their properties, both material and symbolic, over time. Examples of textile conservation illustrate material culture in action to the extent that they analyze the challenges posed by garments deliberately concealed within buildings to conservation. The significance attributed to such textiles varies: some are valued as rare samples of clothing; others are appreciated for their protective function; while others are viewed as rubbish. The conservation strategies are indicated by the significance attributed to these textiles.
  • Uma crônica da integração dos museus estatutários à USP Museus

    Brandão, Carlos Roberto Ferreira; Costa, Cleide

    Resumo em Português:

    O presente artigo historia o processo político da incorporação dos atuais museus estatutários à Universidade de São Paulo, como subsídio às discussões atuais sobre mudanças no Estatuto da USP. Relata os passos do processo de integração dos museus à USP, segundo os cenários em que ocorreram, concentrando-se no caso do Museu de Zoologia. Identifica os principais obstáculos que dificultaram e ainda impedem a plena inserção dos museus à vida acadêmica.

    Resumo em Inglês:

    This article offers a historical account of the political process behind the incorporation of today's statutory museums into the University of São Paulo, providing support for ongoing discussions about the changes to the university's bylaws. It describes the steps leading to the integration of the museums into USP while considering the environment in which this process took place, with a special focus on the Zoology Museum. It identifies the main obstacles that have stood in the way of their full integration into the academic life of the university.
  • Le musée français: guerras napoleônicas, coleções artísticas e o longínquo destino de um livro Museus

    Gomes Júnior, Guilherme Simões

    Resumo em Português:

    O artigo trata de Le musée français, livro que fez parte da coleção da biblioteca da Academia Imperial das Belas Artes, no RiodeJaneiro. Como catálogo do Museu Napoleão, é testemunho do processo de reordenamento, resultante das guerras napoleônicas, do universo das artes na Europa e do projeto de fazer de Paris a legítima herdeira de Atenas e Roma, como centro de uma nova idéia de república das artes. Processo esse que foi objeto de disputa, em que se destacaram Quatremère de Quincy eJoachim Lebreton, e foi uma das causas do exílio do grupo de artistas que esteve na origem da formação do ambiente acadêmico no Rio de Janeiro.

    Resumo em Inglês:

    This paper is about Le Musée Français [The French Museum], a book found in the collection of the library of the Imperial Academy of Fine Arts in Rio de Janeiro. As a catalog of the Napoleon Museum, it bears witness to the reorganization of the arts in Europe as a result of the Napoleonic wars and the project of making Paris a true successor to Athens and Rome, as the center of a new republic of the arts. This process was the object of a dispute where Quatremère de Quincy and Joachim Lebreton played an important role. It was also one of the causes leading to the exile of a group of artists who then helped to lay the foundations for an academic environment in Rio de Janeiro.
  • Souvenir de ma carrière artistique: uma autobiografia de Julieta de França, escultora acadêmica brasileira Documentos

    Simioni, Ana Paula Cavalcanti

    Resumo em Português:

    O presente artigo procura analisar uma importante documentação realizada pela escultora Julieta de França, primeira mulher artista brasileira a conquistar o prêmio de viagem ao exterior (em finais de 1900). O álbum intitulado Souvenir de ma carrière artistique, hoje pertence ao acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, constitui uma referência para a história da arte brasileira, trazendo um conjunto variado de documentos - recortes de jornais, fotografias de obras suas, cartas trocadas com o Diretor da Escola Nacional de Belas Artes - de excepcional raridade e valor. Procura-se compreender o álbum como uma autobiografia de caráter particular, na qual a artista selecionou a documentação, organizou-a e nela inscreveu um sentido, almejando reconhecimento público de seu trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes important documents compiled by the sculptor Julieta França, the first Brazilian female artist to be awarded with a voyage abroad (towards the end of 1900). The album titled Souvenir de Ma Carrière Artistique [Memoirs of my Career as an Artist], part of the Museu Paulista of the University of São Paulo, is a reference as far as the history of Brazilian art is concerned because it brings together a variety of rare and invaluable documents - e.g. newspaper clippings, photographs of her own works, and letters exchanged with the Director of the National School of Fine Arts. The author tries to look at this album as an autobiography of distinctive character, where the artist selected, organized and attributed meaning to the documents for the purpose of obtaining public recognition for her work.
  • Conservação da coleção de álbuns fotográficos do Museu da Imagem e do Som de Goiás Consevação E Restauração

    Figueiredo, Stela Horta; Mosciaro, Maria Clara; Silva, Ivy da

    Resumo em Português:

    O artigo tem como objeto o tratamento de conservação da coleção de álbuns fotográficos do Museu da Imagem e do Som de Goiás, realizado com recursos provenientes da Fundação Vitae, em parceria com o Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte. Apresentamos, com referência a cada álbum fotográfico, informações históricas, uma descrição sumária, as características de deterioração, os procedimentos adotados e as principais intervenções realizadas durante o tratamento de conservação.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the conservation of a collection of photographic albums belonging to the Goiás Image and Sound Museum, which was carried out with Vitae Foundation funding and in partnership with Funarte's Center for Photographic Conservation and Preservation. The authors present a brief description of each photographic album along with historical data and information about their state of deterioration, as well as the procedures adopted and the main interventions performed during their conservation.
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