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Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2015
  • Apresentação Apresentação

    Ornstein, Sheila Walbe
  • As capitanias hereditárias no mapa de Luís Teixeira Estudos De Cultura Material

    Cintra, Jorge Pimentel

    Resumo em Português:

    RESUMO Partindo do conhecido mapa de Luís Teixeira, apresenta-se a evolução das capitanias hereditárias nos primeiros 50 anos. Constatou-se que esse mapa, apesar de seu valor histórico e cartográfico, possui diversos equívocos e inconsistências. Há enganos com relação às linhas divisórias, aos donatários e aos acontecimentos. Do ponto de vista cartográfico, como outros mapas da época, ele é suficientemente acurado em latitude, mas pouco em longitude. Com relação à datação, feita principalmente examinando-se os nomes dos donatários, pode-se dizer que coexistem dados de diferentes épocas, e a melhor explicação é de que o autor coletou dados numa época (1574) e depois atualizou algumas informações (1586), mas não todas. Para examinar essa questão, foi feita uma breve análise das vicissitudes desses territórios, cujas informações se encontram dispersas. Isso permitiu retificar alguns conhecimentos, como, por exemplo, o fato de a Capitania da Bahia, nos primeiros anos, ser formada unicamente pela cidade de Salvador, e que a categorização em vilas ou cidades não se dá pelo maior ou menor tamanho ou importância, mas pelo fato de serem criadas ou pelo donatário ou pela coroa. Esses enganos talvez possam ser explicados pelo caráter do mapa, comparável a alguns "roteiros" da época, e podem mostrar de forma concreta uma interessante lição já conhecida teoricamente: um mapa, por mais belo e histórico que seja, e por mais louvado que tenha sido, não pode ser considerado simploriamente como um retrato fiel da realidade, uma fotografia da época: como qualquer documento histórico, deve ser lido com cuidado e sentido crítico.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT By means of the known map of Luís Teixeira, we analyze the evolution of the hereditary captaincies in their first 50 years. It was found that this map, despite its historical and cartographic value, has several mistakes and inconsistencies. There are errors with regard to the border lines, donatories and historical events. From the cartographic point of view, as other maps of the time, it is quite accurate in latitude but not in longitude. With regard to the dating, task made mainly by the examination of the names of the donatories, it can be said that coexist data from different times and the best explanation for this is that the author collected the most data in 1574 and then updated some information in 1586, but not all. To examine this question, we made an analysis of the evolution of these territories, whose information are dispersed. And this propitiated rectify some knowledge; by example the fact that the Bahia captaincy, in the first years, be constituted only by the city of Salvador; and about the categorization of village or cities, that is not made in the base of the greater or lesser size or importance, but by the fact of be created by the donatory or by the crown. These mistakes may perhaps be explained by the character of the map, similar to some roteiros of the time, and show in a practical way an interesting lesson, yet known theoretically: a map, no matter how beautiful and how historical it is, it can not be considered as an accurate portrayal of the reality or as a photography of the time: as any historical document, should be read carefully and with critical sense.
  • Imagens em trânsito: as virgens de Luján e Sumampa e os circuitos coloniais na América Meridional na primeira metade do século XVII Estudos De Cultura Material

    Vilardaga, José Carlos

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo busca-se analisar a materialidade e parte da trajetória de duas imagens seiscentistas em terracota - uma de Nossa Senhora da Conceição e outra de Nossa Senhora da Consolação - que se tornaram, respectivamente, a Virgen de Luján, padroeira da Argentina, e a Virgen de Sumampa. Ambas são compreendidas aqui como entrelaçadas nas variadas redes e conexões estabelecidas entre a América portuguesa e espanhola, nos espaços contíguos da América Meridional na primeira metade do século XVII. No texto, discute-se uma possível procedência "paulista" dessas imagens, o que, para além de uma aparente casualidade, atesta como o grande "espaço peruano", articulado por Potosí, incluía também distintas regiões da América portuguesa. É nesse espaço ampliado, marcado pelo tráfego de pessoas, mercadorias e objetos atrelados às redes comerciais de contrabando, que acompanhamos os percursos dessas duas imagens, buscando visualizar como elas ganharam sentidos peculiares em ambientes e contextos diversos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article seeks to analyze the materiality and part of the trajectory of two seventeenth-century terracotta statuettes - one of Nossa Senhora da Conceição and another of Nossa Senhora da Consolação - who respectively became the Virgin of Luján, patron of Argentina, and Virgen of Sumampa. Both are understood here as intertwined in the various networks and connections between the Portuguese and Spanish America in the contiguous areas of South America in the first half of the seventeenth century. In the text, we discuss a possible "Paulista" origin of these images which, in addition to an apparent coincidence, attests that the great "Peruvian space," articulated by Potosí, also included distinct regions of Portuguese America. Ii is in this expanded space marked by the traffic of people, goods and objects linked to the networks of smuggling that we follow the paths of these two images, trying to visualize how they got peculiar meanings in different contexts and environments.
  • Pátio cercado por árvores de espinho e outras frutas, sem ordem e sem simetria: O quintal em vilas e arraiais de Minas Gerais (séculos XVIII e XIX) Estudos De Cultura Material

    Meneses, José Newton Coelho

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto objetiva analisar os quintais urbanos e rurais em Minas Gerais, ao final do século XVIII e início do século XIX. Interpreta evidências documentais de inventários post mortem, narrativas de viajantes estrangeiros, documentos administrativos e iconográficos, interpretando esses espaços, na perspectiva da cultura material, como lugares de abastecimento alimentar, sociabilidades e da intimidade familiar. Considera a ligação dos quintais com a casa e as ruas e os vê como espaços de equilibrio da paisagem urbana.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyses urban and rural backyards in Minas Gerais, in the late18th and early 19th centuries. Sources include probate records, foreign travelers accounts, administrative documents and iconography. These spaces are interpreted as a part of material culture, as provisioning grounds, and places of sociability and family intimacy. The connections of yards within households and the surrounding streetscapes are examined, revealing that they can be viewed as instruments of balance in the overall urban landscape.
  • Sociedade armada: o modo senhorial de atuação no Brasil Império Estudos De Cultura Material

    Almeida, Adilson José de

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo aborda o emprego da violência armada nas relações políticas sob o Império brasileiro. De fato, chama atenção na vida política brasileira, e num extenso período que abrange de meados do século XVIII à primeira metade do século XX, a recorrência de conflitos armados. A violência física era recurso nas disputas por poder no governo geral do país, nas lutas entre setores das elites regionais pelos governos provinciais, depois estaduais, e no controle de municípios pelas lideranças locais. O estudo do uso de armas na vida política logo mostrou que a violência armada era largamente empregada, também, na vida social do país. Os homens tinham acesso a armas e as usavam nos seus conflitos interpessoais, nas disputas por terras, etc. Ao problema geral da formação do Estado brasileiro com as lutas nas instâncias de governo juntou-se o problema de uma sociedade armada, isto é, uma sociedade que tem capacidade de obter e empregar armas independentemente das instâncias governamentais. Este artigo estuda, especificamente, as formas de reprodução da sociedade armada, os meios que ela criou para se manter na posse de armas e a capacidade para empregá-las nas situações de conflito. Numa sociedade cujas pessoas dispunham facilmente de armas, que estavam nas mãos dos senhores e das famílias, os homens precisavam saber manejá-las e lutar. Como aprendiam isso? Para responder esta pergunta propõe-se a noção de "modo senhorial de atuação armada".

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article deals with the problem of armed violence in the political life of the Brazilian Empire. Armed violence was used often in power struggles to win the general government, in the struggles of regional elites by provincial governments and local leaders for the cities. But the research also showed that armed violence was present in social life. The men had access to weapons and used them in their interpersonal conflicts in land disputes etc. The imperial society was an armed society, that is, a society that was able to obtain and use weapons regardless of control of government bodies. This article studies specifically forms of reproduction of armed society, means that it created to remain in possession of weapons and able to use them in conflict situations. How men learned to handle weapons and fight? To answer this question it is proposed the notion of "modo senhorial de atuação armada" (manorial mode of forming armed groups to employ them in conflicts).
  • Operários da memória: artistas escultores do início do século XX e o concurso do monumento Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo Estudos De Cultura Material

    Uhle, Ana Rita

    Resumo em Português:

    RESUMO: O presente artigo discute a construção do monumento Glória imortal aos fundadores de São Paulo (obra de Amadeu Zani, 1925) e, mais especificamente, o concurso público para escolha da maquete, ocorrido em 1910. O foco da análise é o conjunto de projetos apresentados por escultores paulistas, brasileiros e italianos e toda a conflituosa negociação estabelecida entre a comissão executiva e os artistas, observada por um parecer publicado na primeira década do século XX, que traz o exame crítico dos trabalhos pela comissão julgadora. Os documentos possibilitam ainda reconhecer o savoir-faire de artistas que atuavam na produção de obras públicas no período, o modo como manejam a interpretação de episódios históricos e a sua conversão em imagens. A hierarquia entre os diferentes personagens, seja ele membro da comissão julgadora, historiador ou escultor, não é empecilho para que se operem interferências diversas no projeto vencedor, que são determinantes na concepção final da obra. Há nas fontes analisadas um instigante debate acerca da elaboração de narrativas calcadas em eventos históricos por meio de imagens, ou seja, da representação de personagens históricos, de cenários e de figuras alegóricas que merece ser problematizado. A análise da elaboração de um projeto do monumento Glória Imortal se faz adotando uma perspectiva da história social da arte, mirando o diálogo, as trocas e as negociações que permeiam o objeto de estudo, buscando pensar a obra e a produção dessas imagens como fruto de um processo e de um conjunto de práticas sociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this paper I intend to discuss the construction of the monument to the Imortal Glory to the Founders of São Paulo (a work of Amadeu Zani, 1925). Specifically, I discuss here the 1910 contest that defined the selected scale model. The focus of the analysis presented is the set of projects presented by Paulistas, Brazilians and Italian sculptors and the conflictual negotiations established between the executive commission of the contest and these artists, which may be seen through the dossier published by the executive commission during the first decade of the 20th century. The set of documents allows to recognise not only the "savoir faire" of the artists who worked in the production of public monuments, but also their interpretation of historical events, and how they convert such events to images. The hierarchy of these actors, either members of the commission, historians or artists is not an obstacle to a myriad of interferences to the winner project, which are determinant to the final conception of the monument. Thus, an instigating debate may be found within the analysed documents, involving the narrative of historical events through the use of images, the representation of historical figures, scenarios and allegoric representations, and therefore a debate that deserves to be problematized. I make the analysis of the proposals through the use of a social-historical perspective of art, aiming the dialogs, the exchange, and negotiations related to the subject, seeking to understand of the work and its production as a consequence of a process and a set of social practices.
  • Duchamp's Erotic Stereoscopic Exercises Estudos De Cultura Material

    Adams, Gavin

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo busca explorar certos elos entre a medicina e a arte por meio da estereoscopia. Destaca-se uma obra do artista Marcel Duchamp (o ready-made Stéréoscopie a la Main) e cartões estereoscópicos usados na oftalmologia. As duas instâncias envolvem o desenho de marcas gráficas sobre cartões estereoscópicos pré-existentes. A similaridade entre Stéréoscopie a la Main e os ditos cartões ecoa também na forma dos exercícios estereoscópicos. O cartão estereoscópico foi amplamente difundido na segunda metade do séc. XIX, frequentemente na forma da "viagem sem sair de casa." Foi sobre esse tipo de material que tanto médicos quanto Marcel Duchamp desenharam suas marcas. Explora-se a obra Stéréoscopie a la Main como um sítio hipotético para uma espécie de exercício, propondo que tal ready-made retificado seja um lugar para exercícios estereoscópicos eróticos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article explores certain links between medicine and art, with regard to their use of stereoscopy. I highlight a work by the artist Marcel Duchamp (the ready-made Stéréoscopie a la Main) and stereoscopic cards used in ophthalmic medicine. Both instances involve the drawing of graphic marks over previously existing stereoscopic cards. This similarity between Stéréoscopie a la Main and stereoscopic cards is echoed in the form of "stereoscopic exercises." Stereoscopic exercises were prescribed by doctors to be performed with the stereoscope as early as 1864. Stereoscopic cards were widely diffused in the 19th century, often promoted as "stay-at-home travel." It was over such kinds of materials that both Marcel Duchamp and doctors of ophthalmic medicine drew their graphic marks. I explore Duchamp's Stéréoscopie a la Main as a hypothetical basis for stereoscopic exercises of different types, proposing that this rectified ready-made is the locus for erotic stereoscopic exercises.
  • De uma "cientificidade difusa": o coronel e as práticas colecionistas do Museu Sertório na São Paulo em fins do século XIX Museus

    Carvalho, Paula

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo pretende examinar as práticas colecionistas realizadas em torno do Museu Sertório, uma coleção particular que veio a constituir o primeiro núcleo do acervo do Museu Paulista. Para tanto, serão apresentados alguns dados biográficos inéditos sobre o proprietário do Museu, o coronel Joaquim Sertório, bem como aspectos da organização das coleções, buscando, assim, refletir sobre o suposto amadorismo de Sertório no campo das ciências, uma vez que a abertura do acervo à visitação pública estava associada à intenção de vincular o museu a fins educativos. Procura-se, igualmente, traçar um paralelo entre a trajetória do Museu Sertório com a do Ashmolean Museum of Art and Archaelogy da Universidade de Oxford, Inglaterra, a fim de melhor compreender a sua inserção na São Paulo de fins do século XIX.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article intends to examine the collecting practices of the private collection known as Museu Sertório, which became Museu Paulista's first main collection. For that, a brief biography of Colonel Joaquim Sertório, the owner of the Museum, will be presented, as well as aspects of the collections' organization, in order to reflect on Sertório's supposed dilettantism in scientific fields, since the museum was associated with an educational project of the period. A parallel between Museu Sertório and the Ashmolean Museum of Art and Archaelogy, of Oxford University, will also be made, in order to better understand its insertion in nineteenth-century São Paulo.
  • Imigração, patrimônio cultural e turismo no Brasil Museus

    Paiva, Odair da Cruz

    Resumo em Português:

    RESUMO: O patrimônio da imigração, como toda expressão cultural, possui múltiplas formas e sua compreensão perpassa pela abordagem de várias questões, dentre elas: as várias manifestações do patrimônio cultural; as intencionalidades das ações de preservação e valorização da herança cultural de grupos de imigrantes; e as práticas para a ressonância deste patrimônio, como é o caso do turismo. O objetivo deste artigo é analisar o patrimônio da imigração como fenômeno que se constituiu num ambiente determinado, não só pelas questões acima, mas também como uma forma particular de instituir o passado no presente e seus desdobramentos para a construção de identidades coletivas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The heritage of immigration, like all cultural expression, has multiple forms and understanding permeates the approach to several issues, among them: the various manifestations of cultural heritage, the intentions of conservation actions and appreciation of the cultural heritage of immigrant groups and practices for the resonance of this heritage, such as tourism. The objective of this paper is to analyze the heritage of immigration as a phenomenon that was constituted in a particular environment, not only by the above issues, but also as a particular form of instituting the past in the present and its consequences for the construction of collective identities
  • Le Musée de l'histoire de l'immigration à Paris: une collection et un musée en devenir Museus

    Delaplace, Andréa

    Resumo em Português:

    RESUMO: Com a globalização e o surgimento da Comunidade Europeia, a questão das migrações se apresenta no centro das preocupações políticas mundiais contemporâneas. E nesse contexto histórico de países de imigração ou de emigração organizam-se os museus de estudos das migrações que pertencem à categoria dos museus de história e de sociedade. Em outubro de 2007, é criada, em Paris, a Cité nationale de l'Histoire de l'Immigration (CNHI) que desde 2013 passou a se chamar Musée de l'histoire de l'immigration (MHI): um museu que apresenta ao público uma abordagem histórica e cultural da imigração assim como obras de arte contemporânea que tratam do tema. Neste artigo, bucaremos compreender como este museu constitui uma tentativa de reconhecimento do patrimônio da imigração como um patrimônio nacional.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Avec la mondialisation et l'émergence de nouvelles politiques d'immigration dans la Communauté Européenne, la question des migrations est centrale dans le monde politique d'aujourd'hui. C'est dans ce contexte historique de pays d'immigration ou d'émigration que se met en place et s'organise l'étude des musées d'immigration qui appartiennent à la catégorie des musées d'histoire et de société. En France, la Cité nationale de l'Histoire de l'Immigration, qui a ouvert ses portes en octobre 2007, depuis 2013 Musée de l'histoire de l'immigration (MHI), se distingue, dans ce contexte mondial, par l'originalité de son projet et les discussions qu'il suscite dans divers domaines (aussi bien dans le milieu académique que dans les réseaux d'associations qui s'occupent des immigrés en France). Le musée présente au public une approche historique et culturelle de l'immigration ainsi que des œuvres d'art contemporain sur ce sujet. Dans cet article, on s'interrogera sur comment ce musée constitue une tentative de reconnaître le patrimoine de l'immigration comme un patrimoine national.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: Globalization and the emergence of political issues in the European Union have propelled the topic of immigration into the center of the current political climate. In this contemporary context, museums that are focused on immigration are gaining more importance due to the impetus for preserving and providing visibility for the heritage of immigrants. In Paris during October 2007 the Cité nationale de l'Histoire de l'Immigration (CNHI) opened its doors but in 2013 it changed its name to Musée de l'histoire de l'immigration (MHI). The museum presents a historical and cultural approach to immigration as well as displaying contemporary works of art that deal with the theme of immigration. In this paper we will analyze how this museum is an attempt to integrate the History of immigration as a national heritage.
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