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Estudos Afro-Asiáticos, Número: 38, Publicado: 2000
  • Representação racial e política no Brasil: parlamentares negros no Congresso Nacional (1983-99)

    Johnson III, Ollie A.

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo analisar o Congresso brasileiro no que tange à sub-representação de negros e seu comportamento neste âmbito. O seu argumento principal consiste de duas afirmações: os afro-brasileiros estão dramaticamente sub-representados no Congresso em relação a sua proporção na população geral; e essa sub-representação e os fatores políticos e culturais relacionados a ela reduzem enormemente a eficácia dos afro-brasileiros no Congresso.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est d'analyser le Congrès brésilien sous l'angle de la sous-représentation des noirs et de leurs comportements dans ce domaine. L'argument principal repose sur deux affirmations: les Afro-brésiliens sont dramatiquement sous-représentés au Congrès par rapport à leur proportion dans la population globale et cette sous-représentation et les facteurs politiques et culturels liés à elle réduisent grandement l'efficacité des Afro-brésiliens au Congrès.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes to examine the Brazilian Congress with respect to the underrepresentation and behavior of Blacks in this arena. Its major argument consists of two assertions: Afro-Brazilians are dramatically underrepresented in Congress as compared to their proportion in the general population, and both this underrepresentation and the political and cultural factors relating to it bring about an immense reduction of Afro-Brazilians’ effectiveness in Congress.
  • O insulto racial: as ofensas verbais registradas em queixas de discriminação

    Guimarães, Antonio Sérgio Alfredo

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é investigar o insulto racial, como forma de construção de uma identidade social estigmatizada. Para tanto, o autor toma como fonte as queixas registradas na Delegacia de Crimes Raciais de São Paulo entre maio de 1997 e abril de 1998 procurando analisar os estereótipos socialmente aceitos, tanto pelas vítimas quanto pelos policiais. O autor argumenta que a função do insulto racial é institucionalizar um inferior racial, sendo capaz não só de simbolicamente dirigir a pessoa discriminada a seu lugar inferior historicamente constituído, como também de reinstituir esse lugar.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est d’enquêter sur l’insulte raciale, comme mode de construction d’une identité sociale stigmatisée. Pour cela, l’auteur prend comme sources les plaintes portées au Commissariat des crimes raciaux de São Paulo entre mai 1997 et avril 1998 et cherche à analyser les stéréotypes socialement acceptés comme tels, autant par les victimes que par les policiers. L’auteur soutient que la fonction de l’insulte raciale est d’institutionaliser un inférieur racial avec la capacité non seulement d’amener symboliquement la personne discriminée à une place inférieure historiquement constituée, mais aussi de réinstituer cette place.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at investigating racial insults as a means of building a stigmatized social identity. With that in mind the author uses complaints filed with the São Paulo Racial Crime Police Headquarters as a source for analyzing stereotypes that are socially accepted by both victims and police officers. The author argues that the function of racial insults is to instate people as racially inferior, and that such attacks can not only symbolically direct those who are discriminated against toward their historically constituted status as inferiors but also reinstate that status.
  • O negro no espelho: imagens e discursos nos salões de beleza étnicos

    Santos, Jocélio Teles dos

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é analisar de que forma está sendo elaborada a construção de uma imagem negra que se contrapõe à representação dominante nas sociedades ocidentais. Dessa forma, examina o surgimento dos salões de beleza étnicos e o seu crescimento, tomando-o como locus privilegiado para a compreensão de discursos sobre diversos aspectos relacionados à ética e a beleza. Através de matérias de jornais, rocura perceber o discurso dos sujeitos presente na publicização dessas imagens, e realiza uma pequena incursão etnográfica em dois salões de beleza paulistanos.

    Resumo em Francês:

    Le but de cet article est d’analyser la façon dont s’élabore graduellement une image du noir en contrepoint de la représentation dominante chez les sociétés occidentales. Il examine ainsi l’apparition des salons de beauté ethnique et leur essor, en les prenant comme locus privilégié pour la compréhension de discours concernant divers aspects liés à l’esthétique et à la beauté. À l’aide d’articles de journaux, il essaie de saisir le discours des sujets présent dans ces images rendues publiques et réalise une petite incursion éthnographique dans de salons de beauté de São Paulo.

    Resumo em Inglês:

    The object of this article is to analyze the process whereby new images of Blacks are being built in contradistinction to the representation prevailing in Western societies. It therefore examines the appearance and increasing diffusion of ethnic beauty parlors as a privileged locus for understanding the discourse about several developments pertaining to aesthetics and beauty. Drawing upon newspaper articles, the author tries to make out the subjects’ discourse as involved in publicizing those images and makes a brief ethnographical survey of two beauty parlors in the city of São Paulo.
  • Em louvor a "Sant’Anna": notas sobre um plano de revolta escrava em São Matheus, norte do Espírito Santo, Brasil, em 1884

    Martins, Robson L. M.

    Resumo em Português:

    Este artigo ressalta o papel da imprensa e o da polícia ante a denúncia de um plano de revolta escrava. Planejado para ocorrer em meio às comemorações em louvor a Sant’Anna, no dia 27 de julho de 1884, em São Matheus, norte da Província do Espírito Santo, com a finalidade de promover a emancipação geral dos escravos do município. Ao longo do século XIX, os escravos aproveitavam o momento das comemorações religiosas para planejar grandes revoltas. Os fatos verificados em São Matheus elucidam um pouco mais este costume, bem como o papel da imprensa, ao ocultar os eventos capazes de promover o pânico na sociedade da época.

    Resumo em Francês:

    Cet article fait ressortir le rôle de la presse et de la police face aux dénonciations d’un plan de révolte des esclaves dont le déroulement aurait été prévu en pleine célébration de Sant’Anna, le 27 juillet 1884 à São Matheus, nord de la province de Espírito Santo, avec le but de permettre l’émancipation générale des esclaves de la municipalité. Au cours du XIXème siècle, les esclaves profitèrent du moment des festivités religieuses pour organiser de vastes soulèvements. Les faits survenus à São Matheus nous éclairent un peu sur ces pratiques de même que sur le rôle de la presse désireuse d’occulter des événements propres à favoriser une panique générale dans la société de l’époque.

    Resumo em Inglês:

    This article highlights the role played by the press and the police upon learning about a slaves’ planned rebellion scheduled to take place during the celebrations in honor of Saint Anne on July 27, 1884 in the county of São Matheus, in the northern area of the province of Espírito Santo, a revolt intended to promote general slave emancipation in the county. Throughout the nineteenth century slaves were wont to take advantage of religious celebrations to carry out massive insurrections. The events which took place in São Matheus help throw some more light into both this practice and the role played by the press in concealing facts that might stir up panic in the society of the time.
  • Do cativeiro ao mar: escravos na Marinha de Guerra

    Nascimento, Álvaro Pereira do

    Resumo em Português:

    O artigo procura revelar que, ao longo do século XIX, a Marinha de Guerra Brasileira era um dos caminhos seguidos pelos escravos fugidos para alcançar a liberdade. Já existem algumas obras que tratam dos escravos emancipados para a guerra do Paraguai. Contudo, temos somente alguns poucos comentários na historiografia sobre os escravos não-emancipados - que fugiam e burlavam os aparato policial e de recrutamento militar ao longo do século XIX. Analisei os ofícios trocados entre o chefe de polícia da Corte e o encarregado do quartel general da Marinha, que revelaram as falhas do alistamento militar provocadas pela necessidade de homens para a Armada e pelo interesse do aparato policial em se livrar daqueles tidos como vadios, mendigos, menores, etc. Além disso, em momentos de guerra, crises políticas e revoltas, os escravos poderiam ter variadas interpretações da palavra liberdade. No processo de independência, na Sabinada, na guerra Paraguai e em outros momentos de crise, os escravos fugiram, enganaram recrutadores, assumiram seus postos no front em forças legalistas ou separatistas e alcançaram a liberdade. Todavia, essa mesma liberdade não estaria garantida, se eles não lutassem com unhas e dentes pela causa da guerra. O que revela um sentido político não ligado à Força Armada que participavam, mas aos seus próprios interesses.

    Resumo em Francês:

    L’article vise à montrer que la marine de guerre brésilienne était une des voies empruntées par les esclaves en fuite au long du XIXème siècle. Quelques oeuvres traitant des esclaves émancipés pour la guerre du Paraguay, existent. Toutefois, quant aux non émancipés qui fuyaient et trompaient l’appareil policier et le recrutement militaire pendant le XIXème siècle, nous n’avons que quelques rares commentaires dans l’historiographie. Nous avons analysé la correspondance échangée entre le chef de police de la cour et le responsable du quartier général de la marine, laquelle a révélé des failles dans l’enrôlement militaire provoquées par le grand besoin en hommes de l’escadre et par l’intérêt du sytème policier de se débarasser de ceux qui étaient tenus pour vagabonds, mendiants, mineurs etc. Par ailleurs, en période de guerre, de crise politique et de révolte, les esclaves pouvaient avoir diverses interprétations du mot liberté. Dans le processus d’indépendance, à Sabinada, pendant la guerre du Paraguay et à d’autres moments de crise, les esclaves s’enfuirent, se jouèrent de leurs recruteurs, prirent leurs postes au front comme forces légalistes ou séparatistes et obtinrent leur liberté. Cependant, cette liberté n’aurait pas été garantie s’ils n’avaient lutté bec et ongles pour la cause belliqueuse. Ce qui révèle moins un sens politique indépendant des forces armés participantes qu’un sens lié à leurs propres intérêts.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at showing the Brazilian Navy used to be one of the routes followed by fugitive slaves throughout the nineteenth century. Some works have already been published on free slaves that took part in the war against Paraguay. However, with regard to non-emancipated slaves ¾ those who escaped and cheated the apparatuses of both the police and conscription during the nineteenth century ¾ historiographic comments are rather scarce. The author has analyzed official communications exchanged between the court’s chief of police and the officer in charge of Navy headquarters, which have revealed flaws in enlistment caused by the need to man warships and by police interest in ridding themselves of men regarded as vagrants or beggars, as well as minors etc. On the other hand, in wartime and during political crises and revolt slaves could give variable meanings to the word freedom. During the process of independence, the Sabinada rebellion, the war against Paraguay and other times of crisis, slaves would escape, cheat draft officials, take up their posts on the front in either loyalist or separatist forces, and thereby gain liberty. That freedom, however, was not to be ensured unless they fought tooth and nail for the cause of war, all of which discloses a political meaning not so much related to the branch of the armed forces they were enrolled in as to their own personal interests.
  • Paradigmas de interpretação das relações raciais no Brasil

    Motta, Roberto

    Resumo em Português:

    No estudo das relações raciais no Brasil durante o século XX Distinguem-se três paradigmas. O primeiro, o paradigma da morenidade, está associado a Gilberto Freyre, mas apesar de aparentes desacordos, é compartilhado por Marvin Harris e Carl Degler, cujas formulações , "ambigüidade referencial no cálculo da identidade racial" e "nem branco nem preto" significam em essência o mesmo que moreno. Um segundo paradigma está associado a Florestan Fernandes, que destaca o caráter puramente residual do preconceito de raça e da desigualdade no Brasil. O terceiro paradigma, ligado sobretudo a Carlos Hasenbalg, postula que a discriminação racial persistente é a causa da desigualdade entre brancos e não-brancos no plano da economia, da educação e de outros indicadores. As diferenças entre esses paradigmas, e mesmo entre autores que aderem a paradigmas substancialmente idênticos, derivam em grande medida de modelos diferentes de história e desenvolvimento.

    Resumo em Francês:

    Dans l’étude des relations raciales au Brésil pendant le XXème siècle, on distingue trois paradygmes. Le premier, celui de la morenidade, est lié à Gilberto Freyre. Mais, malgré des désaccords apparents, il est partagé par Marvin Harris et Carl Degler, dont les formulations de "l’ ambiguïté référentielle dans l’évaluation de l’identité raciale" et du "ni blanc ni noir" signifient pareillement dans leur essence l’état marron. Le second, est associé à Florestan Fernandes, qui distingue le caractère purement résiduel du préjugé de la race et de l’inégalité au Brésil. Le troisième, issu surtout de Carlos Hasenbalg, postule que la discrimination raciale persistante est cause de l’inégalité entre blancs et non-blancs sur le plan de l’économie, de l’éducation et d’autres indices. Les différences entre ces paradygmes, voire entre auteurs qui adhèrent à des paradygmes fondamentalement identiques, proviennent dans une large mesure de modèles différents d’histoire et de développement.

    Resumo em Inglês:

    Three paradigms can be distinguished in the study of racial relations in Brazil during the nineteenth century. The first of them, the dark-complexion [morenidade] paradigm, is associated to Gilberto Freyre. Despite seeming disagreements, however, it is shared by Marvin Harris and Carl Degler, whose formulations about "a referential ambiguity in the assessment of racial identity" and "neither Black nor White" have essentially the same meaning as "dark-complexioned". A second paradigm relates to Florestan Fernandes, who stresses the purely residual nature of racial prejudice and inequality in Brazil. The third one, chiefly associated to Carlos Hasenbalg, states that persistent racial discrimination is the cause of inequality between Whites and non-Whites in the realms of economy, education, and other social indicators. The differences between those paradigms as well as among authors who adhere to substantially identical ones result largely from different models of history and development.
  • Democracia racial e multiculturalismo: ambivalente singularidade cultural brasileira

    Souza, Jessé

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é discutir alguns aspectos da obra de Gilberto Freyre, procurando diferenciar os aspectos mais datados das reflexões que ainda possuem uma surpreendente atualidade. Para isso, toma como ponto de partida o livro de Anthony Marx Making race and nation: a comparison of the United States, South Africa and Brazil. A escolha desse livro se deve a interessante idéia do autor de vincular a questão racial, nesses três casos clássicos de grandes nações constituídas por brancos e negros, ao tema da formação nacional [nation building].

    Resumo em Francês:

    Le but recherché par cet article est de discuter certains aspects de l’oeuvre de Gilberto Freyre en différenciant les aspects les plus anciens de réflexions qui présentent encore une étonnante actualité. On prend pour cela comme point de départ le livre d’ Anthony Marx Making race and nation: A comparsion of the United States, South Africa and Brazil. Le choix de ce livre est dû à une intéressante idée de l’auteur d’associer la question raciale, dans ces trois cas classiques de grandes nations constituées par des blancs et des noirs, au thème de formation nationale, [nation building].

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to discuss some aspects of Gilberto Freyre’s work in an attempt to distinguish those that are more dated from views which are still surprisingly up-to-date. It therefore takes as a starting point Anthony Marx’s Making Race and Nation: A Comparison of the United States, South Africa and Brazil. The reason for choosing this book is its author’s interesting idea of linking the racial question in those three classic examples of large nations made up of Blacks and Whites to the theme of nation building.
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