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Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), Volume: 35, Número: 5, Publicado: 2008
  • Ansiedade em vestibulandos: um estudo exploratório Artigo Original

    Rodrigues, Daniel Guzinski; Pelisoli, Cátula

    Resumo em Português:

    CONTEXTO: Apesar do crescente interesse e da literatura existente sobre adolescentes em preparação para o vestibular, ainda é escasso o conhecimento sobre essa população. OBJETIVOS: Verificar a prevalência de indicadores de ansiedade em alunos de cursos pré-vestibulares na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. MÉTODOS: Foram avaliados 1.046 estudantes que se preparavam para o vestibular; 390 (37,3%) eram do sexo masculino e 656 (62,7%), do sexo feminino. A média de idade da amostra foi 18 anos (DP 2,71). Os participantes responderam a um questionário estruturado, com questões sociodemográficas, e à Escala Beck de Ansiedade. RESULTADOS: 23,5% dos vestibulandos apresentaram ansiedade considerada moderada ou grave; candidatas do sexo feminino apresentaram significativamente níveis mais elevados do que os candidatos do sexo masculino; os cursos cujos candidatos apresentaram maior ansiedade foram Publicidade e Propaganda, Farmácia, Medicina Veterinária, Medicina e Odontologia; a sensação de obrigação de prestar vestibular e o fato de considerá-lo como algo decisivo em sua vida fizeram que os adolescentes sentissem mais ansiedade. CONCLUSÕES: Há necessidade premente de atenção psiquiátrica/psicológica a esses candidatos. Outros estudos devem ser realizados, ampliando o conhecimento e baseando em evidências as futuras intervenções dirigidas a essa população.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Despite the growing interest and the existing literature about adolescents in preparation for the university entrance examinations, the knowledge about this population is still scarce. OBJECTIVES: To verify the prevalence of anxiety indicators in students of courses for preparation for entrance examinations in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. METHODS: 1,046 students were evaluated who were preparing for the entrance exam, among them 390 (37.3%) were male and 656 (62.7%) were female. The average age for the sample was 18 years old (SD 2.71). The participants answered a structuralized questionnaire, with sociodemographic questions and the Anxiety Beck Scale. RESULTS: 23.5% of the students presented moderate or severe anxiety; the female candidates had significantly higher levels than the male candidates; the courses whose candidates presented greater anxiety were Advertising, Pharmacy, Veterinary Medicine, Medicine and Dentistry; the feelings of obligation to take the exam and the fact of considering it as something decisive in their lives made the adolescents feel more anxiety. DISCUSSION: There is an urgent need for psychiatric/psychological attention to these candidates. Other studies must be carried out, enhancing the knowledge and basing on evidence the future interventions aimed at this population.
  • Depressão materna e a saúde mental de escolares Revisões Da Literatura

    Mendes, Ana Vilela; Loureiro, Sonia Regina; Crippa, José Alexandre S.

    Resumo em Português:

    CONTEXTO: A depressão materna tem sido apontada como uma condição pouco favorecedora ao desenvolvimento infantil, mostrando-se associada a dificuldades emocionais e comportamentais. OBJETIVOS: Identificar e analisar na literatura indexada artigos que abordem o impacto da depressão materna para as crianças em idade escolar. MÉTODOS: Procedeu-se à pesquisa nos indexadores Medline, Lilacs, Scielo, Index Psi, Psyc Info, considerando a produção dos últimos cinco anos (2002-2007). Foram identificados e analisados 30 artigos empíricos. RESULTADOS: Observou-se distribuição semelhante quanto aos delineamentos longitudinais e transversais, características das amostras e formas de avaliação. As coletas de dados foram realizadas em contextos diversos com uma variedade de recursos e informantes. Depressão materna associou-se a dificuldades apresentadas pelas crianças, tais como problemas comportamentais, sintomas depressivos, prejuízos cognitivos e sociais, independentemente do momento de primeira exposição à depressão materna e dos delineamentos adotados, sendo o prejuízo potencializado na presença de comorbidades psiquiátricas. CONCLUSÕES: A depressão materna configurou-se como fator de risco ao desenvolvimento infantil, com impacto negativo para as crianças em idade escolar. Do ponto de vista da saúde mental, considera-se relevante maior atenção às crianças que convivem com tal condição, visando à detecção precoce das eventuais dificuldades como forma de instrumentar práticas preventivas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: Maternal depression has been identified as a possibly harmful condition for child development, showing to be associated with emotional and behavioral difficulties. OBJECTIVES: To identify and analyze articles in the indexed literature addressing the impact of maternal depression for school-age children. METHODS: The procedure was made via the electronic databases Medline, Lilacs, Scielo, Index Psi, and Psyc Info, considering the production of the last five years (2002-2007). Thirty empirical articles were identified and analyzed. RESULTS: In the overall analysis, there was a similar distribution regarding the studies' design, characteristics of the samples and forms of assessment. Data collections were performed in different contexts with a variety of resources and informants. Maternal depression was linked to difficulties faced by children such as behavioral problems, depressive symptoms, and cognitive and social impairments, regardless of the time of first exposure to maternal depression and designs adopted. Such impairments were intensified by the presence of comorbidities. DISCUSSION: Maternal depression was configured as a risk factor for child development with a negative impact on school-age children. In terms of mental health, greater attention to children living side by side with this condition seems to be relevant, aimed at the early detection of any difficulties as a way to implement preventive practices.
  • Terapia focada em esquemas: conceituação e pesquisas Revisões Da Literatura

    Cazassa, Milton José; Oliveira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    CONTEXTO: O presente estudo buscou mapear as pesquisas realizadas acerca da Terapia Focada em Esquemas e sobre o Questionário de Esquemas de Young. OBJETIVOS: Os principais objetivos desta revisão de literatura foram apresentar trabalhos conduzidos na abordagem, avaliar o Questionário de Esquemas de Young e identificar os centros de pesquisa mais envolvidos na produção científica neste modelo. MÉTODOS: A metodologia utilizada envolveu a revisão bibliográfica de artigos publicados em bases de dados no período de 1998 a 2007. Os descritores utilizados foram "Young Schema Questionnaire", "YSQ", "Schema Questionnaire", "Questionário de Esquemas" e "Terapia Focada em Esquemas". Nove artigos foram selecionados por terem estabelecido o foco na abordagem dos esquemas. RESULTADOS: Foi possível observar que os centros de pesquisas acerca dessa temática encontram-se espalhados em quatro dos cinco continentes - América, Europa, Ásia e Oceania. As propriedades psicométricas foram significantes quanto à consistência interna da escala e no que tange ao poder de discriminação, considerando-se as diferenças entre grupos clínicos e não-clínicos. CONCLUSÕES: De modo geral, os resultados relacionados ao Questionário de Esquemas de Young demonstraram ser este um importante instrumento disponível ao profissional da saúde mental para a utilização clínica ou no âmbito da pesquisa científica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: The aim of the present study was to review the studies conducted on the Therapy Focused on Schemes and on the Young Schema Questionnaire. OBJECTIVES: To find out the recent studies, to evaluate the Young Schema Questionnaire and identify the research centers more involved in scientific production related to this model. METHODS: The articles published in databases during/from the period of 1998 to 2007 were reviewed. The keywords used were "Young Schema Questionnaire", "YSQ", "Schema Questionnaire", "Survey of Schemes" and "Focused on Therapy Schemes". Nine articles were selected for having established the focus in addressing the schemes approach. RESULTS: It was possible to verify that the research centers on this field are nowadays spread in four of the five continents - America, Europe, Asia and Oceania. It was found that psychometrics properties were significant at the internal consistency of scale and regarding to indices of being a reliable and valid measure, considering the differences between clinical and non-clinical groups. DISCUSSION: In general, the results related to the Young Schema Questionnaire have demonstrated that it is an important measure available to the mental health professionals for uses it in clinical as well as research settings.
  • Depressão, antidepressivos e sistema imune: um novo olhar sobre um velho problema Revisões Da Literatura

    Vismari, Luciana; Alves, Glaucie Jussilane; Palermo-Neto, João

    Resumo em Português:

    CONTEXTO: A hipótese monoaminérgica da depressão não responde a uma série de questões, tais como "quais as causas dos distúrbios monoaminérgicos?" e "como explicar uma taxa de 30% de refratariedade aos antidepressivos?". Sendo assim, outras teorias têm sido propostas, entre elas, aquelas que enfocam as participações dos sistemas imune e endócrino. OBJETIVOS: Analisar criticamente o papel do sistema de resposta imunoinflamatória na depressão e discutir a interação dos antidepressivos com esse sistema, tanto do ponto de vista básico como clínico. MÉTODOS: Realizou-se pesquisa bibliográfica utilizando-se as bases de dados MedLine e SciELO. RESULTADOS: Pacientes vítimas de estresse crônico e depressão apresentam ativação das respostas imunoinflamatórias e do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, os quais, direta ou indiretamente, influenciam a neurotransmissão. Nesse sentido, a utilização de antidepressivos não apenas aumenta a disponibilidade de neurotransmissores na fenda sináptica, mas também induz mudança do padrão de resposta imune Th1 - pró-inflamatório - para o Th2, que é antiinflamatório. Além disso, sabe-se que pacientes não responsivos aos antidepressivos possuem o sistema imuneinflamatório mais ativo. No entanto, há uma série de dados controversos na literatura, havendo indícios de um perfil imune diferente de acordo com o tipo de depressão. CONCLUSÕES: A compreensão de aspectos neuroimunes presentes na depressão poderia contribuir para um melhor entendimento das bases biológicas desse transtorno e, possivelmente, para novas perspectivas na busca de uma terapêutica mais efetiva.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: The monoaminergic hypothesis of depression does not answer certain questions, such as "what are the causes of the monoaminergic disturbances?" and "how to explain the existence of 30% refractory patients to antidepressants?". Therefore, other theories have emerged, such as those focusing on the immune and endocrine systems. OBJECTIVES: To analyze the role of the immune-inflammatory system on depression and, furthermore, the interactions between antidepressants and this system, from basic and clinical points of view. METHODS: Literature review was carried out in the MedLine and SciELO databases. Patients suffering of chronic stress and depression present an activation of both inflammatory responses and hypothalamic-pituitary-adrenal axis, which, directly or indirectly, influence neurotransmission. Therefore, the use of antidepressants not only increases the availability of neurotransmitters in the synaptic cleft, but also changes the pattern of Th1 immune response - pro-inflammatory - to the Th2, which is antiinflammatory. Moreover, it is known that patients who do not respond to antidepressant treatment have hyperactive immune-inflammatory response system. However, there are several controversies in the literature, and evidences suggest a different immune profile according to the type of depression. DISCUSSION: The understanding of the neuroimmune aspects of depression might contribute to a better comprehension of the biological basis of this disorder and, therefore, to a new perspective in the search for a more effective therapy.
  • Neurociência Forense: um novo paradigma para a Psiquiatria Forense Ponto De Vista

    Barros, Daniel Martins de
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