Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 18, Número: 58, Publicado: 1997
  • Editorial Editorial

  • Os efeitos de uma "educação total": um colégio jesuíta, 1960 Artigos

    Faguer, Jean-Pierre

    Resumo em Português:

    Este artigo se baseia em um estudo sobre um colégio fundado pelos jesuítas no 16e arrondissement de Paris, cuja clientela se origina principalmente da burguesia e da aristocracia. Em particular, este artigo aborda os métodos aplicados de ensino, as trajetórias familiares e profissionais, as estratégias matrimoniais e a divisão de trabalho familiar entre as esposas dos formandos com o baccalauréat por este colégio em 1961. Visa também mostrar como certos colégios particulares podem ser vistos como substitutos da autoridade familiar, encarregados de transmitir um modelo de educação que se torna mais homogêneo pelo fato de pais e professores compartilharem a mesma concepção dos papéis da escola e da família, além de manterem seus alunos isolados de crianças de outras classes sociais, não somente durante o horário de aula, mas também (e esta é uma das "especialidades" deste tipo de colégio) durante a maioria das atividades de lazer, pelas quais são responsáveis.

    Resumo em Inglês:

    This article is based on a monographic study of a school founded by the jesuits in the 16th arrondissement of Paris, whose clientele is drawn mainly from the business bourgeoisie and the aristocracy. In particular it studies the teaching methods applied and the professional and family trajectories, the matrimonial strategies, and the division of family work between spouses of those graduating from the school with the baccalauréat in 1961. It also seeks to show how certain private schools can be seen as substitutes for family authority, charged with transmitting a model of education that is made more homogeneous by the fact that the parents share with the teachers the same conception of the role of the family and the school; and that these schools keep their pupils away from all contact with children from other social classes, not only during teaching time but also (it is one of the "specialities" of this kind of school) during most of the leisure activities for which they are responsible.
  • Alguns questionamentos sobre a hipótese da requalificação do trabalho Artigos

    Castillo, Noela Invernizzi

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a hipótese, colocada por um grupo de autores na década de 1980, que sustenta a requalificação geral da força de trabalho como resultado da automação industrial. Há três aspectos discutíveis: a) as novas características da qualificação surgidas com a automação são identificadas de forma mecânica com uma ampliação e um aprofundamento dos conhecimentos requeridos; b) os conceitos que designam as novas características da qualificação são pouco precisos, e c) não são apresentados instrumentos metodológicos que permitam avaliar rigorosamente a evolução da qualificação. A seguir, desenvolvemos uma abordagem alternativa baseada em evidências empíricas fornecidas na literatura.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the hypothesis supported by a group of authors in the 80's, about the general requalification of the workforce as a result of industrial automation. I criticize three main points: a) the new characteristics of qualification under automation are mechanically identified with an enlargement and deepening of the knowledge required; b) the concepts that designate the new characteristics of qualification are poorly defined, and c) there are no methodological instruments that allow a rigorous analysis of the evolution of qualification. Afterwards, I develop an alternative approach based on empirical evidence supplied by the literature.
  • Educación y prensa en el contexto electoral: un estudio comparado Argentina, Brasil y México

    Aragón, Virgilio Alvarez

    Resumo em Português:

    O artigo tenta analisar a importância que a imprensa latino-americana outorga à educação e o impacto que tais matériais poderiam ter na população nos momentos eleitorais. Levando em conta a proposta teórica dos cenários de representação política, apresenta-se o que foram as temáticas mais importantes para a imprensa na Argentina, no Brasil e no México, no que diz respeito à educação, nos períodos prévios aos pleitos eleitorais, considerando para isso os distintos níveis de ensino e os diferentes tipos de notas.

    Resumo em Inglês:

    This article tries to analyse the importance that Latin-American press gives to education issues and the impact such subjects could have on the population during election periods. Based on the theoretical proposal of the scenarios of political representation, the most important subjects within the education area during pre-election periods according to the Argentinean, Brazilian and Mexican press are presented, considering the different levels of education.
  • Política e administração da educação: um estudo de algumas reformas recentes implementadas no estado de Minas Gerais Debates

    Oliveira, Dalila Andrade; Duarte, Marisa Ribeiro Teixeira

    Resumo em Português:

    Este artigo estuda as reformas implementadas na administração da rede de ensino pública do estado de Minas Gerais em 1995. Considera que as medidas adotadas contribuem para a reestruturação do sistema público sob a racionalidade administrativa que informa o programa denominado Proqualidade, ao mesmo tempo em que reforçam a permanência de um padrão autoritário de formulação da política educacional. Procedeu-se a um levantamento estatístico do movimento de ampliação/retração das redes de ensino no estado de Minas, a análise de atos administrativos publicados pela Secretaria de estado da Educação e suas repercussões na configuração do sistema estadual.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the reforms implemented in the administration of the public school system in the state of Minas Gerais in 1995. It is considered that those adopted actions contribute to the restructure of the public system on administrative rationality, which informs the entitled Proqualidade. At the same time, it reinforces the frequency of an authoritative pattern of political education. It was derived from a survey of the process of amplification/retraction of the state of Minas Gerais' public system, the analysis of administrative actions published by the State Secretary of Education and its repercussions on the configuration of the state system.
  • A concepção socialista da educação e os atuais paradigmas da qualificação para o trabalho: notas introdutórias Debates

    Soares, Rosemary Dore

    Resumo em Português:

    A literatura educacional brasileira inspirou-se nas idéias socialistas para apresentar propostas alternativas para a escola. No entanto, o socialismo real entrou em crise. Viria essa situação abalar os ideais socialistas de uma escola para todos? Neste texto, argumenta-se que o socialismo real, devido às suas contradições internas, não foi, no Brasil, referência para o debate sobre a concepção socialista da escola. Este fundamentou-se mais na filosofia política do socialismo do que na prática concreta das sociedades do leste europeu. No entanto, o conceito socialista da escola, tanto quanto antes da débâcle do socialismo real, permanece confuso. A unidade das formações geral e técnica, tema relevante desse ideário, vem sendo retomada em face de demandas contemporâneas do capitalismo, no campo da qualificação profissional, exigindo novas pesquisas sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian educational literature was inspired by socialist ideas to present alternative scholastic proposals. However real socialism fell into crisis. Will this situation affect the socialist ideals about a quality public school for everybody? In this text we support the argument that real socialism, owing to its inherent contradictions, did not give references, in Brazil, to the debate on a socialist concept of education. This was influenced more by the political philosophy of socialism than by the concrete practise of the societies of eastern Europe. However, the socialist concept of school remains today as confused as it was before the débâcle of real socialism. Actually, the unity of general and technical education that is the relevant theme on this conception is again undergoing demands of capitalism in the field of professional qualification, so requiring new research on the subject.
  • O educador: de intelectual a burocrata Debates

    Mendonça, Ana Waleska P.C.

    Resumo em Português:

    Partindo da concepção de Anísio Teixeira, ao longo dos anos 30, sobre o papel do intelectual, como dirigente e como educador, concepção esta que esteve na base da experiência da Universidade do Distrito Federal (UDF), o artigo se propõe a refletir sobre as conseqüências da extinção desta universidade para o campo da educação que, na época, se institucionalizava, particularmente, no que se refere ao papel social do educador e ao seu processo de formação.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to provide an interpretation of the consequences of the extinction of the University of Federal District (UDF) to the field of education. The extinction of UDF occurred in a period in which the field of education was in a process of institutionalization, particularly referring to the social role of educators and their training process. The paper departs from Anisio Teixeira's conception of the role of intellectuals, both as leaders and as educators. This conception which was advanced by Anisio Teixeira during the 30's was at the root of UDF's educational experience.
  • Programa de pesquisa "Ciência e Tecnologia, Qualificação e Produção" Pesquisa No Cedes

  • Projeto: reestruturação produtiva e qualificação Pesquisa No Cedes

    Leite, Márcia de Paula; Rizek, Cibele Saliba

    Resumo em Português:

    À guisa de apresentação do Projeto "Reestruturação produtiva e qualificação", este texto é um relatório parcial de um ano das diferentes pesquisas. Ele discute os primeiros achados dos vários subprojetos que compõem o projeto, analisando especialmente as segmentações presentes no mundo do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This text is a partial report of a year-long project entitled "Productive restructuring and qualification". It discusses the first findings of several sub-projects that comprise the main project, giving special emphasis to the present segmentation in the working arena.
  • Rede Edunet Pesquisa No Cedes

    Scalabrin, Maria Elisa
  • O olhar em construção Resenhas

    Almeida, Célia Maria de Castro
  • A fala da criança sobre sexualidade humana: o dito, o explícito e o oculto Resenhas

    Cruz, Elizabete Franco
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br