Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 18, Número: 60, Publicado: 1997
  • Editorial Editorial

    Camargo, Elizabete S.P.
  • Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica Artigos

    Kramer, Sonia

    Resumo em Português:

    Este trabalho, de natureza teóricoprática, visa apresentar uma alternativa de análise e construção de currículo. Foi produzido a partir de atividades de assessoria, acompanhamento e avaliação de políticas públicas de educação de diferentes órgãos públicos, especialmente municipais, e está baseado em pesquisas na área, tendo o objetivo de subsidiar a análise crítica de propostas pedagógicas ou curriculares. O texto é orientado pela teoria crítica da cultura e a autora parte do pressuposto de que toda proposta pedagógica é expressão de um projeto político e cultural. Destina-se em particular a profissionais que atuam nas redes de ensino regular. A análise aqui desenvolvida tenta sistematizar as principais questões que precisam ser respondidas na elaboração de projetos curriculares.

    Resumo em Inglês:

    This text has a theoretical and practical approach - it intends to present an alternative to curriculum analyses and curriculum construction. It is based on the activities of educational consultancy as well as on educational policies, evaluation practice managed by different public institutions, and on educational research, with the purpose of aiding pedagogical proposals or curricula projects. The text is guided by a critical theory of culture and the author assumes that every pedagogical project expresses a political and cultural project. It is aimed at, in particular, professionals who work or study in public education. The analysis developed here attempted to systemize the principal questions that have to be answered in order to elaborate curricula projects.
  • A arte de se ligar às coisas da cultura: escola e lei de retorno do capital simbólico Artigos

    Pereira, Gilson R. de M.

    Resumo em Português:

    Tomando por base a análise realizada por Bourdieu da prática educativa, o estudo examina a especificidade do papel da escola na reprodução social e expõe a lógica da inserção do sistema de ensino no processo de produção e circulação de bens simbólicos. Enfoca as relações que a escola mantém com a lei de retorno do capital simbólico e aborda as determinações tendenciais do capital lingüístico no êxito e no fracasso escolares.

    Resumo em Inglês:

    Based on the analysis realised by Bourdieu of the educational practice, the study examines the specificity of the school paper in social reproduction and explores the logic of the introduction of the teaching system in the production process and circulation of symbolic possessions. It shows the relationships that the school maintains with the law of return of the symbolic capital and broaches the determinations of the linguistic capital in the success and failure in schools.
  • Formação, competência e cidadania Artigos

    Desaulniers, Julieta Beatriz Ramos

    Resumo em Português:

    O artigo refere-se às novas exigências impostas ao conjunto de iniciativas voltadas à formação do trabalhador e do cidadão, devido às transformações que vêm ocorrendo no mundo atual. Por isso, verifica-se um deslocamento de noções: - dos saberes à competência, na esfera educativa; - da qualificação à competência, na esfera do trabalho. A abordagem de tais categorias de análise, baseia-se em recentes estudos e pesquisas sobre formação, construção da competência e possíveis articulações com o aprofundamento da cidadania

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the new demands imposed on a set of initiatives linked to the formation of both the worker and the citizen, as a result of the transformations that have been occurring in the present world. Therefore, one observes a shift of conceptions: - from knowledge to competence, in the sphere of education; - from qualification to competence, in the sphere of work. The approach of such categories of analysis is based on recent studies and research on formation, construction of competence and possible articulations of these phenomena with the enhancement of citizenship
  • Brinquedo e brincadeira na educação infantil japonesa: proposta curricular dos anos 90 Artigos

    Kishimoto, Tizuko Morchida

    Resumo em Português:

    A política educacional do Japão dos anos 90, influenciada pela globalização e internacionalização, reforma os jardins-de-infância oficiais. Destinada a crianças de 3 a 5 anos, os jardins-de-infância oficiais definem uma proposta pedagógica em torno do brincar, como forma de levar a criança a conhecer seu ambiente, a socializar-se, a aprender a linguagem, a expressar-se e a criar. Em virtude da predominância do atendimento particular no campo da educação infantil e a pouca participação do governo, o brincar ocupa pouco espaço nas escolas infantis.

    Resumo em Inglês:

    Japanese educational politics in the nineties, influenced by globalization and internationalization, are restructuring the official pre-schools. Designed for children of 3 to 5 years, the official pre-schools define a pedagogical proposal about play, as a way to conduct the child to know his environment, to make himself sociable and creative. Due to the predominance of schools in the field of child education and weak government participation, private play represents a small role in pre-school education.
  • Alfabetização científica e formação profissional Debates

    Lacerda, Gilberto

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a questão da "alfabetização científica" no contexto do ensino profissionalizante. Inicialmente, nós apresentamos algumas previsões quanto ao contorno da sociedade tecnológica emergente, colocando em evidência as repercussões sobre o mundo do trabalho. Em seguida, nós abordamos o conceito de alfabetização científica e o situamos no campo da formação para o trabalho, tendo em vista principalmente uma caracterização do saber do técnico de nível médio. Este saber, de natureza eminentemente funcional, encontra na dinâmica do processo de alfabetização científica uma via de valorização pessoal e social da formação profissional. Nós concluímos com uma reflexão geral sobre o tema tratado.

    Resumo em Inglês:

    This article analyses the concept of "scientific literacy" in the context of technical education. First, we present some previsions about new technological society and its repercussions on work. Then, we characterize "scientific literacy" and identify the relationship between this concept and the characteristics of a middle level professional knowledge. We conclude with a general reflection on personal valorization, technical education and "scientific literacy".
  • Programa de Pesquisa: Ciências e Tecnologia, Qualificação e Produção Pesquisa No Cedes

  • Experiências e projetos de formação profissional entre trabalhadores brasileiros Pesquisa No Cedes

    Manfredi, Silvia Maria; Bastos, Solange

    Resumo em Português:

    Este artigo constitui uma tentativa de resgate e reconstrução das propostas e iniciativas de formação profissional promovidas por entidades dos movimentos sindical e popular, no Brasil. Iniciando com um breve resgate histórico tenta mostrar que as práticas de formação profissional não constituem uma novidade, fazendo parte da história dos trabalhadores e suas organizações. Na seqüência, apresenta um retrato das iniciativas desenvolvidas no âmbito das organizações populares e das entidades sindicais do eixo Rio/São Paulo, incluindo com destaque as concepções e os projetos do Conselho das Escolas de Trabalhadores e das Centrais Sindicais: CUT (Central Única dos Trabalhadores) e FS (Força Sindical). Finaliza com as formas de atuação articulada das Centrais Sindicais através de negociações coletivas e de sua participação nos fóruns institucionais de formulação e gestão das políticas públicas de educação profissional.

    Resumo em Inglês:

    This article attempts do retrive and rebuild the propositions and initiatives of professional education promoted by Brazilian unions and labor movements. It starts with a brief background to demonstrate that the practise of professional education is not something new. Secondly, the article presents an overview of the activities carried out by the unions of the axis Rio de Janeiro/São Paulo, emphasizing the conceptions and projects of the Conselho das Escolas de Trabalhadores (Workers Educational Council) and the union representations CUT and FS. Finally the article analises the synergy inherent to the work of the unions and their participation in institutional foruns of debate and management of public policies of professional education
  • Alfabetismo funcional: referências conceituais e metodológicas para a pesquisa Pesquisa No Cedes

    Ribeiro, Vera Masagão

    Resumo em Português:

    O artigo discorre sobre o alfabetismo funcional, conceito que se refere à condição de pessoas ou sociedades que utilizam a leitura e a escrita. Recupera as origens do conceito e suas diversas aplicações, inclusive servindo a concepções teóricas divergentes. Aponta os principais problemas teóricos e metodológicos implicados na pesquisa sobre o tema. Afirma as tendências mais atuais no campo, que consideram o alfabetismo como fenômeno multidimensional e a importância de se considerarem os contextos práticos e ideológicos em que realizam os usos da leitura e da escrita. Descreve, em linhas gerais, as opões metodológicas de um estudo sobre o tema que vem sendo realizado na América Latina, do qual participa uma equipe de pesquisadores brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses functional literacy as a concept referring to the condition of people or societies that use written language. It recovers the origins of the concept and its several applications, even those that are divergent. It also points out the principal theoretical and methodological problems implicated in the research on the theme. It affirms most current tendencies that consider literacy as multidimensional and the importance of considering practical and ideological contexts in which uses of writing and reading occur. It describes, in general terms, the methodological options of a study that is taking place in Latin America in which a group of Brazilian researchers are participating.
  • Estudo de competências básicas das populações jovem e adulta ECBP-1996: termos de referência do projeto Pesquisa No Cedes

    Fletcher, Philip R.

    Resumo em Português:

    As transformações tecnólogicas exigem o domínio de habilidades cognitivas mais complexas. A pesquisa proposta desenvolverá novos instrumentos de avaliação das competências básicas usadas na compreensão de prosa e poesia, documentos e operações quantitativas. Os novos instrumentos deveriam ser aplicados numa amostra probabilística de base domiciliar no Rio de Janeiro (RJ) e em Campinas (SP), para identificar potencialidades e lacunas no domínio das competências básicas da população jovem e adulta. Pretende-se treinar pessoal na elaboração de instrumentos novos , nos procedimentos do trabalho de campo e nas técnicas de análise em psicometria, permitindo ainda outros estudos das qualificações básicas de mão-de-obra brasileira no futuro próximo.

    Resumo em Inglês:

    Techonological transformations require higher levels of cognitive skills. The proposed research will develop new instruments for the measurement of basic skills used in understanding prose and poetry, documents and quantitative reasoning. The new instruments will be applied to a household probability sample in Rio de Janeiro, RJ, and Campinas, SP, for the purpose of identifying the potential and shortcoming in basic competencies among the adult population. The project will train personel in the elaboration of new test instruments, fielwork techniques and in psychometric analisys, enabling future studies of basic skills in the Brazilian labor force.
  • Por que (não) ensinar gramática na escola Resenhas

    Ilari, Rodolfo
  • Vygotsky e Bakhtin - Psicologia e educação: um intertexto Resenhas

    Sinder, Marilene
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br