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Educação & Sociedade, Volume: 19, Número: 64, Publicado: 1998
  • Inovação tecnológica, qualificação e competência profissional Editorial

    Manfredi, Sílvia Maria
  • Trabalho, qualificação e competência profissional - das dimensões conceituais e políticas Artigos

    Manfredi, Silvia Maria

    Resumo em Português:

    Neste artigo reconstruímos as noções de qualificação e competência e suas respectivas interfaces. Mostramos também que são conceitos polissêmicos e que variam de acordo com os parâmetros teórico-metodológicos utilizados para investigá-los. Procuramos mostrar que noção de competência é multidimensional, envolvendo facetas que vão do individual ao sociocultural, situacional (contextual-organizacional) e processual. Por tudo isso, não pode ser confundida como mero desempenho. Além disso, por ser um constructo, o que se apreende são manifestações específicas cujos conteúdos não são universais. Nesse sentido, do ponto de vista de pesquisa empírica seria mais pertinente ater-se a áreas específicas, com recortes relativos a domínios circunscritos de conteúdos (teórico-práticos), frutos de experiências e trajetórias individuais, coletivas, situadas e datadas. Nessa perspectiva ressaltamos a necessidade de novos estudos e pesquisas que, adotando parâmetros histórico-críticos e multidisciplinares, desenvolvam novas estratégias metodológicas para a investigação de competências e saberes de trabalhadores e trabalhadoras em situações de vida e trabalho.

    Resumo em Inglês:

    In this article we analyse the notions of qualification and skill, showing these are concepts which vary according to theoretical and methodological approaches and are not to be taken for the notion of performance. These concepts envolve non-universal individual and social characteristies and demand empirical research. We defend the need for new studies adapting historical, critical and multidiciplinary approaches to investigate skills and habilities of workers in their real life and work situations.
  • A competência profissional como tema de pesquisa Artigos

    Meghnagi, Saul

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma reflexão sobre a competência profissional enfocando várias dimensões. Partindo das transformações que estão ocorrendo no sistema produtivo, no mercado e na organização do trabalho e das mudanças sobre e na distribuição dos tempos de vida e sua conexão com os sistemas de tutela, a reflexão aponta para as redefinição e ressignificação da noção de trabalho assalariado (em tempo integral) e para o crescimento da ocupação que possui um caráter normativo diferenciado em relação ao passado. Sendo assim, aponta para a necessidade de se apreender a noção de competência profissional à luz de quadros de referência ancorados no estudo destas transformações mais globais, de natureza social, econômica, cultural e política. No conjunto, pretende mostrar que é falsa a alternativa entre flexibilização e especialização, e a importância em se redefinir a educação profissional a partir de uma perspectiva que estabeleça vínculos entre pesquisa, experimentação e negociação entre os protagonistas sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article reflects on the various dimensions of professional competence. Analysing the changes in the productin system, market and work organisation as well as lifecycle, it shows the redefinition of paid jobs and their relationship with global transformation. It also argues that the alternative between flexibility and specialization is a false one, being vital to redefine professional training in terms of research, experience and negotiation between social actors.
  • A sociologia do trabalho frente à qualificação e à competência Artigos

    Dubar, Claude

    Resumo em Português:

    A partir da definição tourainiana da "qualificação social" que, segundo ele, apresenta muitos traços do que os especialistas, no fim dos anos 80, passariam a chamar de "competência", o autor propõe um panorama dos usos do termo de "competência" na sociologia francesa do trabalho desde os anos 50, ressaltando alguns momentos decisivos. Tenta apreender tanto as relações entre as noções de "competência" e de "qualificação" quanto as articulações entre o uso destes termos no debate social e suas definições pelos sociólogos. Esta análise, que, entre outras coisas, mostra como a evolução das práticas pode invalidar a legitimidade do "modelo da competência", o conduz a duvidar que este possa substituir de modo duradouro os paradigmas anteriores da qualificação para designar o que está em jogo na troca salarial.

    Resumo em Inglês:

    Using Touraine's definition for "social qualification" (named, from the 1980's on competence or skill) the authour establishes different uses for the term "competence" in French sociology from the 1950's on. He doubts that the "competence model" can replace older qualification paradigms.
  • Experiência de elaboração negociada de uma política de formação profissional Artigos

    Lúcio, Clemente Ganz; Sochaczewski, Suzanna

    Resumo em Português:

    O artigo tem como primeiro objetivo apontar a atual agenda sindical dos trabalhadores em relação à formação profissional e o contexto na qual se insere. Sistematizar o relato de uma experiência de elaboração e construção de um projeto inovador no campo da educação profissional, desenvolvida no Estado de São Paulo e que visa em parte responder à agenda sindical, é o segundo objetivo.

    Resumo em Inglês:

    The following has two objectives. The first one describes professional training as part of the trade union and workers agenda today, the main ideas and demands it contains and the new social and economic background involved. Next, the article presents the story of a project that innovates the educational field, developed in the State of São Paulo and that in a certain way answers to part of the workers demands.
  • Do governo dos homens: "Novas responsabilidades" do trabalhador e acesso aos conhecimentos Artigos

    Rosa, Maria Inês

    Resumo em Português:

    As atuais mudanças na divisão e organização do trabalho capitalista colocam, como uma das exigências ao trabalhador, o acesso a novos conhecimentos. Buscamos compreender o que é o novo nestas mudanças, e o fazemos através de duas hipóteses. A primeira concerne à mudança de governo do trabalho, ou seja, dos homens como trabalhadores. Este governo não mais se escora na forma taylorista, porém repropõe seu ideal político. A segunda refere-se à vivência pelo trabalhador do acesso aos conhecimentos enquanto profissionalização e/ou qualificação de sua força de trabalho. Desenvolvemos nossas reflexões tanto em nível teórico quanto empírico. Em nível teórico discutimos a política reduzida à instrumentalização, no exercício do governo dos homens, na situação de trabalho. Relacionamos este governo com a concepção do trabalho como uso de si, do homem, como trabalhador. Esta concepção colocou como necessário ouvir os trabalhadores sobre suas atividades de trabalho através de entrevistas. Articulamos este nível empírico e o teórico com as questões do sujeito e do agente social presentes nessas hipóteses.

    Resumo em Inglês:

    The changes on the division and organisation of capitalistic labour demand that workers have access to new knowledge. We try in this article to understand such changes and what is new about them. We do it through the examination of two hypothesis. The first concerns the change on the government of work, that is, the government of men as workers. This new government does not assume a tayloristic form anymore, but it reproposes its political-ideal. The second one refers to the worker's experience regarding the access to knowledge considered a crucial part of his qualification. Our study has been developed both on the theoretical and on the empirical levels. Theoreticaly we discuss politics in it's reducionistic connotation, that is, as an expression of the government of some men over others in the work situation. We related this government to the conception of work in which men as whole being, are used by others as workers. This conception made it necessary to hear workers about their work activities through enterviews. We articulated both the theoretical and the empirical level of the study through the categories of subject and of social agent, which are part of our hypothesis.
  • Trabalho em grupo nas empresas alemãs: Um novo modelo de produção e uma proposta conceitual de formação profissional Artigos

    Markert, Werner

    Resumo em Português:

    O presente trabalho é resultado parcial do projeto "Conceito de Formação Profissional para os trabalhadores de fabricação em grupo em pequenas e médias empresas". A base do projeto abrange estudos teóricos e pesquisas empíricas. O objetivo central é o desenvolvimento de um conceito de formação profissional para os trabalhadores envolvidos no processo de reorganização da produção em empresas exemplares. Para tanto, propõe-se analisar os novos conceitos implantados nas empresas alemãs e as conseqüências para a qualificação profissional, centrando-se na questão do novo perfil necessário ao trabalhador no modelo de trabalho em grupo. Pretende-se mostrar que este novo perfil contem a necessidade de requalificação do pessoal, envolvendo conhecimentos técnicos específicos e capacidades orientadas no novo modelo de cooperação entre departamentos.

    Resumo em Inglês:

    The present work results from the project "Concept of Professional Formation among group workers in small and middle-sized enterprises". It deals with the building of the concept of formation among workers of restructuring German firms. The new profile for the group worker involves the ideas of re-qualification, specific technical knowledge and habilities and also co-operation between departments.
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