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Educação & Sociedade, Volume: 20, Número: 68, Publicado: 1999
  • Editorial Editorial

  • A reforma do Ensino Superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores Artigos

    Freitas, Helena Costa Lopes de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho apresenta as discussões que têm orientado o debate acerca da formação dos profissionais da educação, recuperando a trajetória do movimento dos educadores na luta pela sua formação e pela profissionalização do magistério - representada na atualidade pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (Anfope) - nos últimos 20 anos. A construção coletiva em torno da base comum nacional, em oposição às políticas de formação, e a proposta de escola única de formação, que materializa os princípios da Anfope para a reorganização dos cursos de formação dos profissionais da educação nas universidades, vêm orientando o debate atual na resistência às políticas oficiais de aligeiramento e fragmentação da formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    This work presents the discussion that have oriented the debate about the formation of educational professionals, recuperating the trajectory of the movement of the educators in the struggle for transformation and professionalization of teaching as represented actually by the National Association for the Professional Educators Formation (Anfope), during the last 20 years. The collective construction of common national base in opposition to the formation policies and the proposal of a single school of formation which materializes Anfope's principles for the reorganization of the courses of education professional formation in the universities, have oriented the actual debate of resistence to the official policies that propugnes hastening and fragmentation in the professional teaching formation.
  • Programas oficiais para formação dos professores da educação básica Artigos

    Melo, Maria Teresa Leitão de

    Resumo em Português:

    O artigo analisa a formação dos professores da educação básica destacando dois eventos ocorridos na última década: a Conferência Mundial de Educação para Todos e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Avalia os desdobramentos advindos dos referidos eventos e a sua influência nos programas oficiais de formação, criticando a tônica no aperfeiçoamento em serviço restrito a algumas áreas, de conteúdo fragmentado, aligeirado, sem repercussão na carreira docente. Contextualiza a formação no âmbito das políticas de valorização do magistério, categorizando-a como direito do professor. Lança o desafio de construir o perfil e a identidade do profissional da educação, considerando os atores que atuam na escola e têm vínculo com o trabalho educativo: professores e funcionários da educação, portadores do direito a uma formação includente e de qualidade social.

    Resumo em Inglês:

    The article analyses the formation of basic education teachers highlighting two events that took place last decade: The World Conference of Education for All and The Directive and Basis Law of the National Education. It evaluates the unrolling coming from these events already mentioned and their influence in the official programs of formation, criticising the tonic in the improvement in restricted service to some areas, having a fragmented content, hastening, with no repercussion in the ambit of valorization policies of teachership, categorizing it as the right of the teacher. It originates the challenge to build up the profile and the identity of the education professional, considering them the actors that act on school and have a link with educative work: teachers and workers of education, having the right to an including formation and with social quality.
  • Política de formação profissional para a educação infantil: Pedagogia e Normal Superior Artigos

    Kishimoto, Tizuko Morchida

    Resumo em Português:

    O texto trata da política de formação profissional para a educação infantil dos anos 90 configurada pelos cursos de pedagogia e normal superior. A pedagogia historicamente ofereceu a formação em nível superior, desde a década de 1930, demonstrando seu projeto político-pedagógico, ao aliar a licenciatura ao bacharelado, em cursos que formam concomitantemente o professor e o profissional da educação infantil, garantindo um espaço pedagógico de interação entre a formação geral e a profissional. O curso normal superior, recriado pela lei 9394/96, traz uma polêmica ao separar a formação docente da universitária, propor um curso com menor tempo de formação, fragmentar o cuidar do educar e desqualificar o quadro de profissionais responsáveis pelo curso.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the policy of teacher education for children in the 1990s as it is established by the Pedagogy Courses and Normal Courses, at superior level. Pedagogy has historically been offering teaching education courses at superior level since the 1930s, showing its engaged political and pedagogical project through linking licentiate degree courses to bachelor degree courses. It has guaranteed, therefore, a better and bigger interaction between the general education and the professional. The Normal Courses at superior level, recreated by the law 9394/96, has brought up some discussion due to the idea of separating the teacher education courses at university from shorter teacher education courses that not only understand caring disassociated from educating but also disqualify the staff of professors responsible for the course.
  • Embates na definição das políticas de formação de professores para a atuação multidisciplinar nos anos iniciais do Ensino Fundamental: respeito à cidadania ou disputa pelo poder? Artigos

    Brzezinski, Iria

    Resumo em Português:

    O artigo situa os embates contemporâneos travados entre o mundo oficial e o mundo real em relação às políticas de formação de professores para a educação básica, em particular, às políticas de formação de professores das séries iniciais do Ensino Fundamental. Nele buscam-se alternativas para a indagação: esses embates expressam respeito à cidadania ou constituem disputa pelo poder? Tal busca requereu uma incursão na história das políticas, das instituições (loci) e dos cursos que, na modalidade regular, vêm formando professores para atuar multidisciplinarmente no Ensino Fundamental em nosso país. Concomitantemente, foi necessária uma fundamentação em aportes teóricos que tratam das relações de poder presentes na sociedade e na escola brasileiras, as quais convivem com a existência de dois mundos bem definidos: um mundo do sistema e um outro, do vivido. Tal dicotomia é própria das sociedades modernas e pressupõe um jogo de interações entre esses mundos, consistindo em uma luta poderosa e dinâmica entre a coerção da sociedade política e a resistência ativa da sociedade civil.

    Resumo em Inglês:

    The article shows the modern opposition between the official world and the real world related with the policies of teachers formation for basic education, especially for the policies of teachers formation for the initial grades of elementary school. In this article there's a search for alternatives concerning the question: Do these oppositions express respect to citizenship or constitute dispute of power?This same search required na incursion through policies history, of the institutions and of the courses that in the standard pattern, it's been forming teachers to act multidisciplinary in elementary school in our country.Concurrently, it was necessary a foundation in theoretical support that treat the power relationship present in society and in Brazilian schools, which live with the existence of two well defined worlds: the world of the system and another one that's really lived. Such dichotomy is proper from modern societies, and pressupose an interaction game between these worlds, consisting of a powerful and dynamic struggle between the coaction of the political society and the active resistence of the civilian society.
  • As licenciaturas e as novas políticas educacionais para a formação docente Artigos

    Pereira, Júlio Emílio Diniz

    Resumo em Português:

    Neste artigo são apresentadas reflexões e análises a respeito das recentes políticas educacionais para a formação docente no Brasil. O foco são as diferentes questões que envolvem os cursos de licenciatura no país, principalmente, a partir da aprovação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (lei nº 9.394/96). Mais especificamente, são discutidos os modelos de formação docente - subjacentes às formulações atuais e a serem implementadas -, as demandas para a formação profissional resultantes das mudanças na educação básica brasileira, o locus da preparação de professores e o processo de construção das diretrizes curriculares para as licenciaturas.

    Resumo em Inglês:

    This article presents reflexions and analysis about recent educational policies for Brazilian teacher education. It foccuses on different aspects related to teaching major courses in the country, specially, after the implementation of the new LDB - law that rules National Educational System -, in 1996.
  • A formação de professores para crianças de 0 a 10 anos: modelos em debate Artigos

    Campos, Maria Malta

    Resumo em Português:

    O texto discute as questões envolvidas na definição de um novo perfil para os professores de educação infantil e das quatro primeiras séries do Ensino Fundamental. Mostra como, historicamente, constituiram-se dois modelos diferentes de professores: o do professor generalista, formado no nível médio, e o do professor especializado por disciplinas, formado no nível superior. O primeiro inclui aqueles que trabalham com a faixa etária de 0 a 10 anos, sendo que na educação infantil existem ainda diferenças entre os professores de crianças de pré-escolas e educadores que trabalham em creches, no Brasil em sua maioria leigos. Tendo em vista as mudanças legais e as reformas dos sistemas educacionais no país, o artigo discute aspectos ligados: às relações entre teoria e prática; entre conhecimentos voltados para os conteúdos do ensino e aqueles relativos às características de desenvolvimento dos educandos; aos níveis de ensino nos quais se insere a formação de professores; às especializações pelas subfaixas etárias entre 0 e 10 anos; e à preparação para o trabalho com os pais e a comunidade. Finalmente, enfatiza a importância de se pensar soluções para o período de transição em direção aos novos padrões definidos pela legislação.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the possibility of defining a new profile for teachers of early childhood education and the first four years of primary school. There are two different models of teachers that have emerged historically: the one qualified at the secondary level, that teaches all the subject matters, and the other that is qualified at the college or university level, that is especialized by different subjects. The first one works with preschool and primary school children. There is another kind of educator that work in day care centers; in Brazil they generally lack any kind of qualification. In the context of the recent legal and institutional reforms in the educational systems in Brazil, the article discusses the following aspects of the qualification of teachers for children up to 10 years of age: the relationships between theory and practice; the relationships between knowledge of the subjects contents and the knowledge about children's development; secondary or post secondary level of qualification; especialization by sub groups of age between the 0-10 group; and preparation for work with parents and the community. The article also stresses the importance of planning for the transition period until the new levels of qualification are attained.
  • Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores Artigos

    Arroyo, Miguel G.

    Resumo em Português:

    Os ciclos não são mais uma proposta isolada de algumas escolas, a nova LDB os legitimou e estão sendo adotados por muitas redes escolares. Este texto se pergunta pelo tipo de profissional que está sendo formado nessa modalidade de organização do trabalho pedagógico. A reflexão está estruturada em duas partes. A primeira reflete sobre o caráter formador do repensar das concepções e práticas de formação que acontecem na implantação dos ciclos. A segunda parte reflete sobre as virtualidades formadoras de todo o processo de desconstrução de uma estrutura centrada nas Temporalidades ou Ciclos do Desenvolvimento Humano.

    Resumo em Inglês:

    The cycles aren't an isolated proposal any longer, the new LDB legitimated them and they are being adopted by many school nets. This text asks itself about the kind of professional that is being formed in this such kind of pedagogical work organisation. The reflection is structured in 2 parts. The first reflects on the upbringing of thinking over the conceptions and formation practices that take place in the implementation of cycles. The 2nd part reflects about the virtualities that form the whole process of not building the structure centres in the temporalities or Human Development Cycles.
  • As políticas de formação: a constituição da identidade do professor sobrante Artigos

    Kuenzer, Acacia Zeneida

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe-se a analisar as novas políticas de formação de professores em face das mudanças ocorridas no mundo do trabalho e com base nas políticas educacionais que elas determinam desde a aprovação da LDB. Mostrando desde o caráter orgânico dessas políticas até a extinção dos postos de trabalho, a flexibilização e a polarização das competências, a autora demonstra que as políticas de formação inviabilizam a construção da identidade do professor como cientista da educação para constituí-lo como tarefeiro, dados o aligeiramento e a desqualificação de sua formação. Dessa forma, a autora pretende contribuir para que os professores e suas organizações estabeleçam uma pauta mínima de negociação com o MEC, tendo em vista assegurar as condições necessárias a uma formação que responda às novas demandas dos trabalhadores e excluídos.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is the analysis of the new teacher formation policies facing the changes occurred in the job world and based upon the educational policies that they determine since the LDB approval. Showing from the organic character of these policies to the extinction of job vacancies, the flexibilization and the polarization of the competences, the author shows that the formation policies make the construction unviable from the identity of the teacher as na education scientist to constitute him as a "task-man", because of the quickness and the disqualification of his formation. Overall, the author intends to contribute in such a way that the teachers and their organizations establish a minimum negotiation roll with MEC, in order to keep the necessary conditions to a formation that responds to the new workers and the remaining demand.
  • A formação de educadores e a constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico Artigos

    Ribeiro, Vera Masagão

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é enquadrar o tema da formação de educadores de jovens e adultos na problemática mais ampla da constituição da educação de jovens e adultos como campo pedagógico. Inicialmente, destaca-se o prejuízo que o tratamento compensatório e assistencialista acarreta para a construção da identidade dessa modalidade educativa e a profissionalização de seus agentes. Em seguida, são comentados alguns temas-chave que deveriam ser incluídos na formação inicial e contínua dos educadores de jovens e adultos: a dimensão política dessa prática, a funcionalidade das aprendizagens escolares para os jovens e adultos trabalhadores e a consideração das formas de pensamento que lhes são características. Finalmente, destaca-se a importância de se experimentar novas formas de organização do ensino dirigido a jovens e adultos.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to place the theme of educator formation within a broader scope, which considers the field of youth and adult education as a specific pedagogical area. It begins by highlighting how harmful the charitable focus has been in constructing a positive identity in this kind of educational activity and in developing professionalism of the educational agents. It then goes on to comment some key themes that should be included in initial and continued formation of youngster and adult educators: the political dimension of this practice; the functionality of school knowledge for the students; and the regard to thought patterns that are characteristic to them. The final focus is on the importance of trying out new forms of organizing basic educational programs geared to youn and adult workers.
  • Educação continuada: a política da descontinuidade Artigos

    Collares, Cecília Azevedo Lima; Moysés, Maria Aparecida Affonso; Geraldi, João Wanderley

    Resumo em Português:

    Os autores discutem, em um texto ensaístico, as concepções de sujeito e conhecimento subjacentes às propostas de educação continuada. Utilizando prática tradicional na filosofia, o texto é construído pela interrogação dos termos que compõem o título. Analisando as limitações do pensamento científico moderno, conformado pela eliminação da seta do tempo e pela redução da natureza a leis deterministas, avança-se para o entendimento de que enquanto as rupturas, propiciadas pelo acontecimento e pela imprevisibilidade, permitem o fluir da vida, dando-lhe o sentido da continuidade, a descontinuidade característica das políticas brasileiras, pelo seu constante recomeçar, em um "tempo zero", é fundante do continuismo.

    Resumo em Inglês:

    The authors discuss, in na essayistic text, the conceptions about subject and subject knowledge to the continued education proposals. Using traditional practices in philosophy, the text is constructed by the interrogation of the terms that compose the title. Analysing the limitations of the modern scientific thinking, faced by the elimination of the time pointer and for the nature reduction to the determinist laws, go forward to the understanding that while the ruptures, provided, by the happening and by the unpredictability, permit the flow of life, giving it the sense of continuity, the discontinuity characteristic of the Brazilian policies, for its constant starting again, in a "zero time", it's the foundation of the continuism.
  • Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão Artigos

    Scheibe, Leda; Aguiar, Márcia Ângela

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é apresentar subsídios para uma melhor compreensão da situação atual do curso de pedagogia no Ensino Superior brasileiro e das dificuldades enfrentadas para a implantação das novas diretrizes curriculares para esse curso. Iniciamos pela configuração do contexto em que se coloca o debate das diretrizes, no interior das alterações que sofre hoje esse grau de ensino, e com um breve histórico do curso de pedagogia no país. Destaca-se, em seguida, o processo de afirmação da identidade do profissional da educação e a construção da docência como patamar básico para a sua formação. Ao final, são apontadas as diretrizes que o momento histórico brasileiro indica para a formação do pedagogo.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to contribute for a better understanding of the Pedagogy Course present situation, in the realm of the undergraduate teaching level, and of the difficulties for the implantation of the new curriculum directives for this Course. Initially, we contextualize the debate concerning the directives, considered the alterations which are being proposed for the whole level, giving also a brief history of the Pedagogy Course in Brazil. The process of identity affirmation of the education professional and the building of the teaching practice as a basic ground for his formation are followed by some directives, which are indicated by the present Brazilian historical moment for the formation of the pedagogue.
  • Formação de profissionais da educação: visão crítica e perspectiva de mudança Artigos

    Libâneo, José Carlos; Pimenta, Selma Garrido

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta breve análise crítica do histórico da formação dos profissionais da educação no Brasil, explicitando as ambigüidades do curso de pedagogia desde sua criação até a atualidade, o percurso dos cursos de formação de professores e o impacto dos debates promovidos em instituições, entidades <a NAME="nt01"></a>e movimentos em torno da questão. Na seqüência, o texto analisa a natureza e a identidade da pedagogia como área de conhecimento do campo educacional e as questões relacionadas com o exercício profissional dos pedagogos e dos professores. Indica, finalmente, sugestões de organização institucional e de possíveis percursos de formação desses profissionais que apontam para uma mudança do quadro atual.

    Resumo em Inglês:

    The article presents brief critical analysis of the historical of the formation of the education professionals in Brazil, clearing the ambiguities of the course of pedagogy from its creation to the present time, the trajectory of the courses of teachers' formation and the impact of the debates promoted in the institutions, entities, movements, around the subject. In the sequence, the text analyzes the nature and the identity of the pedagogy as an area of knowledge of the educational field and the subjects related to the professional exercise of pedagogues and teachers. It finally indicates suggestions of institutional organization and some possible trajectories of those professionals' formation that point for a change of the current picture.
  • Repercussões de tendências internacionais sobre a formação de nossos professores Artigos

    Lüdke, Menga; Moreira, Antônio Flávio Barbosa; Cunha, Maria Isabel da

    Resumo em Português:

    O artigo analisa aspectos de propostas sobre a formação de professores desenvolvidas em vários países ou apresentadas pelo Banco Mundial, focalizando de modo especial as experiências da França, da Inglaterra e da Espanha, e seus possíveis reflexos sobre as propostas hoje correntes entre nós.

    Resumo em Inglês:

    The article analyzes aspects from teacher education proposals carried out in different countries or presented by the World Bank. It pays special attention to the French, English and Spanish experiences in teacher education and their repercussion on current Brazilian proposals.
  • Estado da arte da formação de professores no Brasil Jornal Da Educação

    André, Marli; Simões, Regina H.S.; Carvalho, Janete M.; Brzezinski, Iria

    Resumo em Português:

    O presente trabalho busca fazer uma síntese integrativa do conhecimento sobre o tema da formação do professor, com base na análise das dissertações e teses defendidas nos programas de pós-graduação em educação do país, de 1990 a 1996, dos artigos publicados em 10 periódicos da área, no período 90-97, e das pesquisas apresentadas no Grupo de Trabalho Formação de Professores da Anped, no período de 92 a 98.

    Resumo em Inglês:

    This paper tries to synthesize knowledge on teacher education, taking into account the 284 dissertations and doctoral thesis completed from 1990 to 1996; 115 articles published in 10 educational periodicals, from 1990 to 1997; and 70 papers presented in the Annual meeting of Anped, from 1990 to 1998.
  • Parecer CNE/CP n. 115, de 10 de Agosto de 1999 Jornal Da Educação

    Soares, Edla de Araújo Lira; Durham, Eunice Ribeiro; Cordão, Francisco Aparecido; Mello, Guiomar Namo de; Velloso, Jacques; Weber, Silke
  • Parecer CNE/CES n. 970/99, de 09 de Novembro de 1999 Jornal Da Educação

    Durham, Eunice Ribeiro; Okida, Yugo; Neves, Abílio Afonso Baeta
  • Decreto n° 3.276, de 6 de Dezembro de 1999 Jornal Da Educação

    Cardoso, Fernando Henrique
  • Denúncia: Governo intervém por decreto Jornal Da Educação

  • Às universidades, sociedades científicas e entidades profissionais relacionadas à Educação Jornal Da Educação

    Cury, Carlos Roberto Jamil; Soares, Edla; Cordeiro, Hésio de Albuquerque; Veloso, Jacques; Monlevade, João; Rohden, Kuno Paulo; Assis, Regina de; Weber, Silke
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