Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 21, Número: 72, Publicado: 2000
  • Editorial

  • A imagem e suas formas de visualidade nos livros didáticos de Português<A NAME="top_"></A> Artigos

    Belmiro, Celia Abicalil

    Resumo em Português:

    A importância do estudo da imagem e de sua utilização nos veículos de comunicação, principalmente os de caráter pedagógico, instaura, no âmbito escolar, a necessidade de se defrontar com a presença avassaladora da imagem visual no cotidiano dos sujeitos. Este texto pretende compreender os diferentes modos de visualidade em livros didáticos de Português, de 5 a 8 séries do Ensino Fundamental, nas décadas de 1960, 1970 e 1990. Qual o papel da escola ao se apropriar do discurso imagético e submetê-lo ao discurso pedagógico? Ao longo das décadas analisadas, como as imagens foram sendo constituídas por um discurso específico do processo de escolarização? Três abordagens teóricas, a saber, a imagem do ponto de vista funcional, semiótico e cognitivo, têm o objetivo de compor um conjunto de reflexões cujo eixo é a relação ensino-aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    The importance of studying the image and its use in the media, mainly in the media with pedagogical features, establishes, in the school environment, the need to cope with the overwhelming presence of visual image in people's everyday life. This paper intends to analyze and understand the different aspects of visuality in Portuguese didactic books used in the last grades of Junior High School (from 5th to 8th grade of the Fundamental School in the Brazilian School System), during the 60s, 70s and 90s. Which role does school play, since it takes hold of the imagetical speech and submits it to the pedagogical speech? How have images been built by a speech that is specific to the school process, along the decades mentioned above? Three theoretical approaches, namely image seen form the functional, semiotical and cognitive points of view, aim at the constructing a set of reflections, the core of which is the teaching-learning relationship.
  • Procurando outros paradigmas para a educação Artigos

    Barros, Maria Elizabeth Barros de

    Resumo em Português:

    Este artigo, inspirado nas propostas de Deleuze e Guattari, faz uma análise das práticas educacionais pautadas no paradigma cientificista. Propõe outras direções de sentido e um redimensionamento da educação com baser no paradigma ético/estético/político trazendo a proposta das "Árvores do Conhecimento"de M. Authier e P. Levy como uma possibilidade de se construírem comunidades de conhecimento, recusando os especialismos.

    Resumo em Inglês:

    This article, inspired by the proposal of Deleuze and Guattari , analyses the educational practices supported by the scientific model. It proposes other educational sense directions and dimensions based on the ethical/esthetic/politic principle, according to M. Authier's and P. Levy's "Tree Knowledge" as a way to construct knowledge communities, refusing the traditional educational scientificism.
  • Relatos orais de famílias de imigrantes japoneses: elementos para a história da educação brasileira Artigos

    Demartini, Zeila de Brito Fabri

    Resumo em Português:

    Este artigo dá continuidade a uma reflexão que vimos realizando há muitos anos sobre a estruturação do campo educacional paulista e as diferentes formas pelas quais a procura pela escolarização tem se configurado para diferentes setores da população rural e urbana no estado de São Paulo. Focalizamos aqui o segmento representado pelas famílias de imigrantes japoneses que vieram para São Paulo a partir de 1908. Apresentamos os resultados obtidos em estudo sobre as famílias de imigrantes japoneses na cidade de São Paulo, sendo que os relatos orais foram a fonte privilegiada que permitiu, de um lado, apreender as visões e vivências educacionais desse grupo, e, de outro, obter informações valiosas sobre a ainda desconhecida rede de escolas "japonesas" criadas por esse grupo na sociedade paulistana.

    Resumo em Inglês:

    This paper continues a long lasting research that analyses the educational field in São Paulo and the different forms assumed by the need of instruction of different sectors of the rural and urban population. We focus on the segment represented by the Japanese immigrants' families which came to São Paulo from 1908. We present the results obtained by means of oral reports, a privileged source for collecting data. It allowed, on the one hand, to seize the educational representations and practices of these Japanese groups and, on the other hand, to obtain valuable information about the still unknown Japanese school-net created by this group within São Paulo society.
  • Regimes de valor, regimes de conhecimento: alguns temas da antieconomia da dádiva Artigos

    Pereira, Gilson R. de M.

    Resumo em Português:

    O estudo das homologias estruturais dos campos, das especificidades dos interesses e das estratégias empregadas pelos agentes, bem como os estudos da lógica do quasi-market e da troca de dádivas como tipo modelar de intercâmbios não explicitamente econômicos, lança luz nas relações entre o campo simbólico e o econômico, entre os valores e os saberes, podendo resultar num conjunto de conhecimentos capazes de redimensionar os problemas do campo educacional advindos dos desafios postos à cidadania, simultaneamente nas esferas intra e extramercado.

    Resumo em Inglês:

    The study of the areas structures homologies, the interests specificity and strategies used by the agents, as well as the study of the quasi-market logic and gift exchange as interchanges model type not explicitly economic that clarify the relations between the symbolic area and the economics and knowledge which could result in some knowledge able to re-measure the problems of the educational area coming from the challenges placed to citizenship, into infra and extra market spheres at the same time.
  • A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação Formação De Profissionais Da Educação

    Silva, Ana Maria Costa e

    Resumo em Português:

    A formação contínua de professores em Portugal, regulada em vários dispositivos legais, pretende favorecer dinâmicas de actualização e aprofundamento do conhecimento necessário para o exercício da profissão docente, bem como desenvolver intervenções inovadoras nos contextos de desempenho profissional. Procuramos neste texto, com base no enquadramento legal e conceptual da formação contínua de professores e dos mode-los de formação, produzir uma reflexão sobre as práticas e discutir o papel e a importância da reflexão para o desenvolvimento profissional.

    Resumo em Inglês:

    In-service teacher education in Portugal is regulated by various legal documents and aims to promote the dynamic up-dating and knowledge acquisition needed for the profession, as well as to develop innovative interventions within professional contexts. On the basis of the legal and conceptual frameworks of in-service education and teacher training models, the present paper seeks to reflect upon practices and discuses the role of reflection in professional development.
  • La maestra española de la tradición a la modernidad

    Gago, Sonsoles San Román

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este trabajo es explicar el origen y desarrollo de la incorporación de la maestra a la escuela pública en España desde 1783 a 1882. En la línea temporal que cruza este período histórico, de la Ilustración a la Restauración, he creído encontrar fundamentos teóricos, educativos, sociales, políticos, religiosos y económicos suficientes para trazar una tipología de maestras que permite mostrar sus fases de incorporación a la escuela pública. Estos períodos reflejan, por otro lado, un tipo de discriminación tanto negativa, vía exclusión - maestra analfabeta -, como positiva, vía inclusión - maestra maternal y racional intuitiva. El estudio se encuadra dentro de una investigación realizada en España, defendida como tesis doctoral en el año 1996 con el título Las transformaciones sociales de la profesión de maestra en España, 1772-1882, y, posteriormente revisada en el Instituto de Educación de la Universidad de Londres. Las conclusiones de esta investigación han sido recientemente publicadas con el título: Las primeras maestras. Los orígenes del proceso de feminización docente en España.<A NAME="top1"></A>

    Resumo em Inglês:

    The objective of this paper is to explain the origin and development of the incorporation of the teacher in the state school in Spain from 1783 to 1882. I the time line that crosses this historical period, from the Illustration and the Restoration, it's to believe to find theoretical, educational, social, political, religious and economicals foundations enough to bring teachers that allow to show their faces in the state school incorporation. These Periods shows, on the other hand, a kind of prejudice - as being negative, through exclusion - illiterate teacher - as being positive, through inclusion - maternal and rational intuitive teacher. The study is framed within an investigation made in Spain, defended as a doctoral thesis in 1996 entitled "The social changes in the teacher profession in Spain", 1772-1882 and latter revised en the Education Institute of London University. The conclusion from this investigation has been recently published with the title: "The first teachers. The origin of the womanly teaching process i Spain.
  • Teoria e método na análise de conjuntura Análise Da Prática Pedagógica

    Cruz, Sebastião C. Velasco e

    Resumo em Português:

    O artigo versa sobre a lógica da análise de conjunturas políticas. Constatando o fato de que, em contraste com o observado na economia, a análise de conjuntura não constitui uma subárea diferenciada de investigação no campo da Ciência Política, o artigo traça um roteiro para a pesquisa e o ensino do tema, destacando dimensões gerais, problemas típicos e soluções alternativas com base no comentário de trabalhos representativos de autores clássicos (Marx, Weber, Tocqueville) e contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    The article deals with the logic of the analysis of political conjunctures. Taking notice of the fact that conjuncture analysis does not exist as a distinct sub-area in the discipline of Political Science, the article presents some guidelines both for research and for teaching on this subject, pointing out general aspects of it, some typical problems, and alternative solutions to them. To this effect it draw on representative works by classics (Marx, Weber, Tocqueville) and contemporary authors.
  • A dinâmica discursiva na sala de aula e a apropriação da escrita Análise Da Prática Pedagógica

    Macedo, Maria do Socorro Alencar Nunes; Mortimer, Eduardo Fleury

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute, no contexto da teoria sociocultural, alguns elementos que constituem a dinâmica discursiva de uma sala de aula em que a escrita e as normas ortográficas são objetos de ensino-aprendizagem. O vídeo foi usado na coleta de dados e as transcrições, organizadas na forma de episódios de ensino, foram submetidas à análise microgenética. Essa análise permite inferir que o discurso da professora é heterogêneo e encerra uma tensão entre dialogia e univocidade, pois possibilita a participação dos alunos no processo de enunciação ao mesmo tempo que controla a produção de significados unívocos em relação às regras de ortografia. Os dados evidenciam também que os alunos internalizam não só os conteúdos de ensino, mas também aspectos mais gerais do discurso escolar, como regras disciplinares e estratégias metacognitivas de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes, in the context of the sociocultural theory, aspects of the discursive dynamic of a classroom in which writing and orthographic rules were taught. The data were recorded in video and the transcriptions, organized in teaching episodes, were submitted to microgenetic analysis. From the analysis it can be inferred that the teacher discourse is heterogeneous since it lets the students participate in the process of enunciation and, at the same time, controls the production of univocal meanings related to the orthographic rules. The data also indicate that students internalize not only the teaching contents but also more general aspects of the school discourse, as disciplinary rules and metacognitive strategies of learning.
  • Novos paradigmas do conhecimento e modernos conceitos de produção: implicações para uma nova didática na formação profissional Debates

    Markert, Werner

    Resumo em Português:

    A intenção do presente trabalho é apresentar uma discussão sobre as análises de como a modificação de futuros potenciais de conhecimento influenciaram, por um lado, os novos conceitos de currículo e didática e, por outro lado, as reformas pedagógicas efetuadas no sistema educacional na Alemanha, a partir de um projeto desenvolvido pelo autor - pesquisador do Instituto Federal de Formação Profissional/BIBB/Berlin. Ao longo do texto procurar-se-á indicar que, como conseqüência das inovações pedagógicas ligadas ao conceito de qualificação-chave, ou seja competência profissional para a ação, ocorreu decisivamente uma nova orientação na construção de currículos e na teoria didática do referido país.

    Resumo em Inglês:

    The current paper intends to present a discussion about analysis on how future knowledge potentials influenced in a way, the new concepts of curriculum and didactics and, on the other hand, the pedagogical reforms made in the German educational system, from a project developed by the author-researcher of the Federal Institute of Professional Formation/BIBB/Berlin. Along the text the author will seek to show as a consequence of the pedagogical innovations linked to the "key-qualification"concept, or better "professional competence to the action", definitely occurred a new orientation in the curriculum and in the didactic theory of the referred country.
  • Quando nós somos o outro: questões teórico-metodológicas sobre os estudos comparados<A NAME="topa"></A> Debates

    Franco, Maria Ciavatta

    Resumo em Português:

    Refletir sobre os problemas postos pela comparação e sobre estudos que a utilizam é o objetivo deste trabalho. O texto é parte de uma pesquisa comparativa sobre políticas de formação profissional de trabalhadores em três países, México, Brasil e itália. Do ponto de vista metodológico, não iniciamos a reflexão pelas semelhanças, mas pelas diferenças. A utilização do método histórico permite buscar as diferenças entre os países a partir dos processos históricos mais amplos (compreender a história como processo), e reconstruí-las como parte de uma determinada realidade complexa, aberta às transformações (utilizar a história como método). A discussão dos estudos comparados tem diversas vertentes de análise. Neste trabalho procuramos compreender algumas questões que emergem do uso da comparação na antropologia, na história, na sociologia e na ciência política. Por último, apresentamos uma visão metodológica comparativa sobre o tema das políticas de formação profissional.

    Resumo em Inglês:

    The objetive of this work is to reflect upon both the problemspresented when exercising comparison and the studies supported by its application. The text is part of a comparative research on workers education policies in three countries, Mexico, Brazil and Italy. Talking about methodological approach, we didn't start such reflection by the similarities, but by the diferences. The utilization of the historical method make possible to seek the differences among countries, starting from widerange historical processes (to understand history as a process), and to reconstruct them as part of a specific and complex reality, opened to transformations (to use history as a method). The discussion of comparative studies has several forms of analysis. In this work we seek to understand some questions that emerges from the comparison in anthropology, history, sociology and political science. Finally, we present one comparative methodological view on the theme of workers education policies.
  • Evolução recente da educação de pessoas adultas na Espanha<A NAME="topa"></A> Jornal Da Educação

    Di Pierro, Maria Clara

    Resumo em Português:

    O artigo relata o desenvolvimento da educação de pessoas adultas na Espanha desde seus antecedentes no século XIX aos dias atuais, enfatizando as inovações introduzidas pela reforma de ensino promovida nos anos 80 e consolidada na Lei de Organização Geral do Sistema de Ensino de 1990. São analisadas as influências exercidas neste processo pelos movimentos de renovação pedagógica, organismos internacionais e multilaterais europeus. Dentre as inovações analisadas, destacam-se: a superação da concepção de educação compensatória que historicamente presidiu a educação de pessoas adultas e sua substituição por um paradigma de educação continuada; a descentralização educativa em favor das comunidades autônomas; a preeminência do princípio político-pedagógico da integração; a adoção do território como unidade de planejamento da oferta educativa.

    Resumo em Inglês:

    The paper reports the development of adult education in Spain from its early stages in the 19thcentury to present days. Emphasis is given to innovations introduced in the 80's by the teaching reform, wich was consolidated in 1990 by the General Organization Law of the Teaching System. Influences on this process from the pedagogical renovation movements as well as from international and multilateral european organizations are analyzed. Among the innovations analyzed, the following are highlighted: adult education conceived as a paradigm of continuous education rather than the compensatory trait that historically had guided it; decentralization of education favoring Autonomous Communities; integration as a preeminent political and pedagogical principle; territory adopted as a planning unit for educational availability.
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br