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Educação & Sociedade, Volume: 31, Número: 111, Publicado: 2010
  • Documento sem título Editorial

  • Apresentação - De uma geração a outra: a dimensão educativa dos processos de transmissão intergeracional Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Tomizaki, Kimi
  • Transmitir e herdar: o estudo dos fenômenos educativos em uma perspectiva intergeracional Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Tomizaki, Kimi

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é promover uma discussão sobre a potencialidade analítica e metodológica da abordagem geracional para as pesquisas que assumem como objeto de investigação a educação, especialmente, nas análises sociológicas dos fenômenos educativos. Para tanto, apresentaremos uma discussão sobre a noção de geração e seu uso nas ciências sociais, a partir do célebre trabalho de Karl Mannheim, mas em diálogo com outros autores contemporâneos que têm se debruçado sobre a análise das relações intergeracionais, tendo em vista destacar os aspectos fundamentais que caracterizaram o fenômeno geracional como uma situação social específica.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to promote a discussion on the analytical and methodological potential of the generational approach for research studies investigating education, especially in the sociological analysis of educational processes. To do so, it presents a discussion about the idea of generations and its use in social sciences according to the work of Karl Mannheim, as well as of other authors, to detach the fundamental aspects characterizing the generational phenomenon as a specific social circumstance. Finally, it discusses how the generational approach can imply a radicalization of the sociological analysis of the educational processes.
  • Permanências e mutações na definição intergeracional do trabalho infantil Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Lima, Adriana Carnielli de; Almeida, Ana Maria F.

    Resumo em Português:

    O artigo discute a percepção de famílias dos grupos populares sobre o significado do trabalho infantil, apontando o enquadramento moral, cercado de ambiguidades, das decisões tomadas pela geração mais velha de adiar a entrada dos filhos em ocupações remuneradas. Embora suas decisões possam ser explicadas, pelo menos em parte, pela profundidade das transformações nas mentalidades que acompanharam a gênese da percepção da criança como um ser humano em formação e fundamentaram a transformação do trabalho infantil em prática ilegal e socialmente ilegítima, nosso estudo, não obstante, ajuda a mostrar que as ambiguidades percebidas podem ser explicadas pela história social das gerações em foco, que é, em grande parte, a história das transformações por que passou o Brasil nas últimas décadas, tanto no que diz respeito à sua estrutura produtiva, quanto à sua organização legal e espacial.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses how low-income families perceive the meaning of child labor. It points out the ambiguous moral vision that supports the decision made by the older generation to postpone the entrance of their children in the labor market. Such decisions can be explained, at least partly, by the deep transformations in mentalities that have followed the genesis of the perception of children as "human beings in formation" and founded the transformation of child labor into an illegal and socially illegitimate practice. Nevertheless, our study shows that the ambiguities noted may also be explained by the social history of the generations focused, which is, mainly, the history of the transformations that have taken place, these last decades, in the productive structures and in the legal and spatial organization of Brazil.
  • Ruptura geracional induzida e estratégias de gestão: a experiência nas montadoras do sul fluminense Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Santana, Marco Aurélio

    Resumo em Português:

    Entre o arsenal de práticas implementadas pelas empresas com as mudanças operadas no mundo do trabalho, nas décadas recentes, a indução do corte entre gerações na força de trabalho pode ser considerada uma das mais frequentes e eficazes. O que está em jogo aqui é uma ruptura geracional induzida, que guarda relações com as mudanças objetivas ocorridas no setor industrial, mas que, sobretudo, são acentuadas e utilizadas no sentido de minar o potencial identitário e coletivo dos trabalhadores. Um dos modelos mais bem acabados dessa prática foi o caso francês, analisado com maestria no clássico Retour sur la condition ouvrière, de Stephane Beaud e Michel Pialoux. A ideia no presente artigo é analisar o caso particular de uso dessa estratégia pelas montadoras instaladas no sul fluminense, avaliando seus impacto concretos no que diz respeito 1) ao possível desarmar da classe operária e de sua forma de resistência; 2) à ruptura geracional; 3) à separação entre "empregáveis" e "não empregáveis"; 4) à possível desarticulação do coletivo operário e 5) à erosão das base tradicionais de transmissão de valores identitários.

    Resumo em Inglês:

    The induced generation gap has been one of the most prominent and successful tool within the strategies implemented by the companies in the recent years. At stake here is an induced generation gap, in keeping with the objective changes that have taken place in the industrial sector, which both reinforces them and undermines the identity and collective potential of workers. One of the best examples of this mechanism is the French case analyzed by Stephane Beaud e Michel Pialoux in Retour sur la condition ouvrière. This paper analyzes the particular case of the automotive industry in Southern Rio de Janeiro. It evaluates its concrete impacts taking into account: 1) the possible weakening of the working class and of its forms of resistance; 2) the generation gap; 3) the separation between "employable" and "unemployable"; 4) the possible disarticulation of worker collective actions and 5) the erosion of the transmission of traditional identity values.
  • A passagem pelo sistema de ensino em três gerações: classe e gênero na segmentação do sistema de ensino Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Perosa, Graziela Serroni

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os investimentos educativos diferenciados, realizados por três gerações de famílias inseridas em um grupo socialmente privilegiado. A análise centra-se na discussão de como, de uma geração a outra, a passagem pelo sistema de ensino esteve na base dos processos de diferenciação social entre os indivíduos. O material empírico trabalhado foi obtido no quadro de uma pesquisa de doutorado, na qual identifiquei a escola de nível secundário e as trajetórias sócio-profissionais de oitenta e duas mulheres, ex-alunas de três escolas católicas de São Paulo. Discute se modificações estruturais, de longa duração, tais como a expansão do acesso ao ensino, o investimento crescente das meninas nos caminhos da escolarização e a conotação sexual dos percursos escolares. Por meio da comparação sistemática da passagem pelo sistema de ensino e de ingresso no ensino superior é possível verificar a maneira pela qual a ordem social foi transposta para o universo escolar definindo os horizontes possíveis para cada um.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyses the different educational investments made by three generations of families included in a socially privileged group. It discusses how, from one generation to the other, passing through the education system was the basis of the social differentiation processes among individuals. The empirical material studied was obtained as part of a doctoral research, which identified the secondary school level and socio-professional trajectories of eighty-two women who had studied in three Catholic schools. It focuses on the structural long-duration changes, such as the expanding access to education, the increased investment in girls' schooling paths and the survival of the sexual connotation of school courses. By systematically comparing the passage through the education system and the enrollment in higher education, it shows how the social order was transferred into the school environment and how it defines the possible horizons for each person.
  • Desafios do "preconceito etário" no Brasil Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Goldani, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Os fluxos de recursos materiais e simbólicos e as obrigações entre gerações marcam de forma importante os membros da família e a sociedade em geral. As possibilidades de trocas intergeracionais aumentam com a longevidade humana e hoje ganham destaque nas agendas acadêmicas e de políticas públicas. Concorrentemente, o preconceito etário e a discriminação por idade emergiram como assuntos importantes. Este artigo busca, principalmente, chamar a atenção para essas questões e sua relação com o debate político atual sobre a alocação de recursos por grupos etários. Argumentamos que o preconceito etário e a prática da discriminação por idade no Brasil deveriam ser vistos como parte das múltiplas formas de discriminação experimentadas pelos indivíduos. Entendemos, também, que noticiar a idade de alguém não seria inerentemente ofensivo, mas agir a partir de estereótipos baseados na idade funciona claramente contra o indivíduo. Este trabalho documenta o impacto do preconceito etário e das relações intergeracionais na vida das pessoas e aponta para sua importância na formulação de políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The material and symbolic resource flows and obligations between generations leave an indelible imprint on family members. These intergenerational exchanges have increased in recent years with growing human longevity and they thus have become important to current academic and policy agendas. Concurrently, ageism and age discrimination have emerged as important subjects. The main goal of this article is to call attention to these issues and their relationship with the current policy debate on resource allocation by age groups. We argue that ageism and the practice of age discrimination in Brazil should be viewed as part of the multiple forms of discrimination experienced by individuals. While noticing someone's age is not inherently offensive, acting on age-based stereotypes clearly works against the individual and often goes unchallenged by mainstream society. A central assumption in this paper is that the way we frame ageism and intergenerational relations significantly affects public policies.
  • A família multigeracional e seus personagens Dossiê: "de Uma Geração A Outra: A Dimensão Educativa Dos Processos De Transmissão Intergeracional"

    Motta, Alda Britto da

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir, a partir dos resultados de quatro pesquisas realizadas ao longo desta década, na Bahia, a família multigeracional contemporânea em dois dos seus segmentos geracionais básicos: os muito idosos, que crescentemente atingem a condição de centenários, e a geração-pivô, constituída por seus filhos, também idosos, que, além de se constituírem em seus cuidadores, também apoiam os seus próprios filhos e netos. Para isso será necessário abordar a questão da duplicidade dos papéis geracionais como obrigatoriamente de gênero, contemplando, ao mesmo tempo, mudanças: o processo de ressocialização desses "idosos jovens", os quais, participando de novas experiências, como lazer em grupo ou retorno ao mercado de trabalho, tentam novas atuações sociais.

    Resumo em Inglês:

    Based on the results of four surveys conducted during the past 10 years, in Bahia, this paper explores two basic generations of contemporary multigenerational families: the very old, who are increasingly becoming centenarians, and the pivot generation, constituted by their children, who also grow older. Besides being caregivers for the former, the latter frequently support their own children and grandchildren. We thus consider the duplicity of the generational roles as gender-oriented and take into account the impact of social changes on the resocialization process of the "young old" who, after new experiences such as leisure groups or return to the labor market, are trying to play new social roles.
  • As implicações políticas e pedagógicas do currículo na educação de jovens e adultos integrada à formação profissional Artigos

    Ciavatta, Maria; Rummert, Sonia Maria

    Resumo em Português:

    Este artigo, derivado de nossas atividades de pesquisa, visa a apresentar elementos de reflexão que concorram para a construção de propostas curriculares voltadas, especificamente, para a educação de jovens e adultos (eja) que rompam com os parâmetros hoje hegemônicos. Para tanto, inicialmente, abordaremos a eja como expressão das assimetrias de poder existentes entre as classes e grupos sociais. A seguir, serão abordadas especificidades desta modalidade de ensino, com destaque para as experiências de classe que esses alunos trazem como marca e como potencialidade para o espaço educativo. Finalmente, será referida a questão do trabalho, em sua perspectiva ontológica, como eixo articulador das propostas pedagógicas voltadas para os interesses da classe trabalhadora que acorre à escola para complementar sua escolaridade básica.

    Resumo em Inglês:

    A result of our research activities, this paper presents some food for thought that may help design curricular proposals specific to youth and adult education and break the current hegemonic tendencies. To do so, it first approaches youth and adult education as an expression of the power asymmetry between different social classes and groups. Next, it deals with the specificities of this education by highlighting the students' social class experience as a feature they bring to school. It finally addresses the issue of work in its ontological perspective, as the organizing axis of pedagogic proposals in the interests of the working class members who go to school to complement their basic schooling.
  • Expansão da privatização/mercantilização do ensino superior Brasileiro: a formação dos oligopólios Artigos

    Chaves, Vera Lúcia Jacob

    Resumo em Português:

    O objetivo principal deste artigo é apresentar uma análise crítica das políticas de expansão da educação superior, no Brasil, instituídas pós-LDB/1996, com a finalidade de identificar e discutir as novas configurações dessa expansão, em especial a que vem sendo efetivada, a partir de 2007, com a criação de redes de empresas por meio da compra e (ou) fusão de instituições de ensino superior privadas do país, por empresas nacionais e internacionais de ensino superior e pela abertura de capitais destas nas bolsas de valores, configurando a formação de oligopólios. Para tanto, utilizamos como recurso metodológico a pesquisa bibliográfica, especificamente a consulta em fontes documentais diversas, em especial, web sites de empresas educacionais, bem como de órgãos da imprensa tradicional e da mídia eletrônica nacionais. Nas considerações finais, apontamos algumas tendências da mercantilização do ensino superior, no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this article is to present a critical analysis of the post-1996 LDB (Law of Basic Tenets and Guidelines of Brazilian Education) educational policies regarding the expansion of higher education in Brazil. It seeks to identify and discuss the new configurations of that expansion. It focuses more particularly on the creation of nets of educational firms from 2007 on, showing that the acquisition or merging of Brazilian higher education private institutions by national and international educational firms that went public has yielded oligopolies. Its methodological resources come from a variety of documental sources, in particular websites of educational firms and the Brazilian traditional and electronic news agencies. Its final considerations point out some tendencies towards the mercantilization of higher education in Brazil.
  • Alguma memória do futuro Artigos

    Almeida, Milton José de; Pimenta, Alan Victor

    Resumo em Português:

    Uma escola tradicional localizada numa avenida tradicional mostra um pastiche visual típico de bairros residenciais que se transformam em bairros comerciais em cidades que degradam seu patrimônio visual.

    Resumo em Inglês:

    A traditional school settled in a traditional avenue reveals a visual pastiche typical of residential districts transformed into commercial zones in cities that do not care for their visual patrimony.
  • Thompson e Gramsci: história, política e processos de formação

    Vieira, Carlos Eduardo; Oliveira, Marcus Aurélio Taborda de

    Resumo em Português:

    Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século xx, o italiano Antonio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação.

    Resumo em Inglês:

    This paper investigates the connections between the ideas of two prominent twentieth century's social thinkers, the Italian Antonio Gramsci and the English Edward Thompson. It sets a discussion on the importance these intellectuals granted to politics, culture and human education to highlight similar aspects in both works yet considering that one of the main sources of Thompson's historiographic thought is Gramsci's work. It then reflects on the heuristic possibilities this dialogue may bring to the field of education. It concludes that Gramsci and Thompson's reflections converge on three main aspects: the emphasis on working class history, the option for a historical approach of knowledge and the discussion on the conceptions of culture and education.
  • Apoyo a los procesos de autorrevisión escolar: una revisión crítica

    Domingo-Segovia, Jesús

    Resumo em Espanhol:

    Hoy, profesores y centros se ven sometidos a una avalancha de nuevos desafíos, responsabilidades y exigencias. Éstos pueden actuar tanto como elementos dinamizadores de autonomía curricular y capacidad profesional, o bien como escudo o velo que oculta _ en artificiosos y externos proyectos _ lo que realmente importa en el aula. No vale cualquier cambio, lo sustantivo de la mejora en educación son los buenos aprendizajes de todos los estudiantes. Y ello, con buenos profesores y buenos centros, para lo que es vital estimular y apoyar los orientados procesos de mejora. Para ello hay que considerar las lecciones aprendidas sobre el cambio. Desde ahí, el artículo, revisa la mejora de los centros, apuesta por los procesos de autorrevisión escolar y señala implicaciones sobre cómo apoyar tales prácticas. Y concluye ofreciendo una propuesta viable de integración entre autorrevisión escolar y asesoría crítica, sin perder la perspectiva de calidad y equidad como ejes fundamentales de acción.

    Resumo em Inglês:

    Considering education changes, teachers and schools are subjected to an avalanche of new challenges, responsibilities and demands. These can either revitalize elements of curricular autonomy and professional ability or conceal what really matters in the classroom by resorting to contrived, external projects. Whatever the changes, the important is to make sure that all students really learn, which can only be attained with good schools and teachers. It is thus vital to stimulate and support the guided processes of improvement. Yet, we cannot support changes without taking into account the lessons we have learned along the way. From this perspective, this paper revises some school improvements, bets on processes of school self-review and points out how to back such practices. Its conclusion offers a viable proposal to integrate school auto-review and critical advising, without losing sight of quality and equity as fundamental action axes.
  • Estágio supervisionado e práticas de oralidade, leitura e escrita no ensino fundamental Formação De Profissionais Da Educação

    Semeghini-Siqueira, Idméa; Bezerra, Gema Galgani; Guazzelli, Tatiana

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe-se a discorrer sobre o contexto de realização de um projeto de comunicação a distância entre alunos do ensino fundamental (EF) mediada por estagiários e professores. Trata-se de uma modalidade de estágio supervisionado proposto aos alunos de Pedagogia e de Licenciatura na disciplina "Metodologia do Ensino de Português". O objetivo da proposta é motivar o aluno do EF a se apropriar de seu papel de sujeito na interlocução, descobrindo o prazer de ler e escrever e a importância de estar bem instrumentalizado para se comunicar. O projeto consiste numa proposta geral que tem por finalidade desencadear a construção de um projeto específico pelo estagiário, com a colaboração do professor do EF. Envolve, para tanto, um trabalho intenso com a linguagem verbal e com as linguagens não verbais. Ao mesmo tempo, viabiliza-se o intercâmbio entre universidade e escola e caminhos são apontados para a formação inicial e contínua do professor de língua materna.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the context of a distance communication project involving Brazilian elementary and middle schools (EMS) students mediated by trainees and teachers. This supervised training course for students of the Pedagogy and the Pre-service Teacher Education Programs is part of the "Portuguese Teaching Methodology" course. It aims to motivate EMS students to take on their role as subjects in interlocutions, discovering the pleasure of both writing and reading, and the importance of being well equipped to achieve successful communication. The training course modality consists of guidelines that help trainees to build specific projects in cooperation with EMS teachers, involving intense work with verbal and non-verbal languages. The project development allows both exchanges between university and school, and the pre-service and continuing education of mother-tongue teachers.
  • Narrativas, identidades e ação política na pós-modernidade Debates & Polêmicas

    Mattos, Andrea Machado de Almeida

    Resumo em Português:

    Este trabalho procura explorar o recente interesse pela pesquisa qualitativa de natureza narrativa, discutindo as relações entre narrativa e formação e/ou compreensão da identidade. O objetivo principal deste trabalho é tentar estabelecer um diálogo entre o pensamento de pesquisadores que abordam as narrativas ou histórias de vida como constitutivas de nossas identidades e o pensamento de autores que abordam a questão identitária a partir de um ponto de vista pós-moderno. Por meio de um exemplo de "Terceiro Espaço", as ideias e propostas desses autores serão discutidas a fim de se alcançar uma compreensão maior sobre questões tão atuais quanto polêmicas, quais sejam narrativas, identidades e culturas, em suas definições mais amplas.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to consider the recent interest in a type of qualitative research known as narrative research, discussing the relationship between narrative and identity formation and/or understanding. The main objective is to try to establish a link between the ideas of researchers who deal with the issue of narratives or life stories as identity construction and the ideas of authors who approach the identity issue from a post-modern point of view. Through an example of "Third Space", the ideas and suggestions of these authors will be discussed in order to try to reach a deeper comprehension of such current as well as polemic issues as narratives, identities and cultures, in their broadest definitions.
  • Coleção de imagens: o cinema documentário na perspectiva da Escola Nova, entre os anos de 1920 e 1930 Imagens & Palavras

    Catelli, Rosana Elisa

    Resumo em Português:

    Entre os anos de 1920 e 1930, propostas foram formuladas por parte dos educadores da Escola Nova, com o objetivo de implantar um cinema educativo no Brasil. Atentos aos problemas sociais presentes naquele momento, elegeram a educação como um dispositivo de transformação da sociedade brasileira. Para isso, os mais diversos recursos pedagógicos e técnicas audiovisuais foram pensados, entre eles, o filme documentário. Baseados no que já se fazia em países como a França e os Estados Unidos, teceram várias considerações a respeito das possíveis contribuições do cinema documentário para a educação. Pretendemos, neste artigo, discutir as concepções presentes entre os educadores da Escola Nova com relação ao vínculo entre cinema documentário e educação.

    Resumo em Inglês:

    In the 1920s and 1930s, educators associated to the Escola Nova movement drew up a set of educational proposals to implement educational cinema in Brazil. Quite aware of the social problems of its time, this group elected education as the possibility to transform Brazilian society. Documentary cinema, among other pedagogical resources and audiovisual techniques, was idealized as the solution to the crisis. Based on the French and U.S. experience, those educators discussed the contributions of documentary cinema to education. This paper discusses the conceptions designed by the members of the Escola Nova movement as for the link between documentary cinema and education.
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