Acessibilidade / Reportar erro
Educação & Sociedade, Volume: 33, Número: 121, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

  • A cultura digital e a formação dos professores: uma questão em debate Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Pino, Ivany; Zuin, Antônio A. S.
  • Interação e interatividade: por uma reantropolização da EaD online Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Valle, Lílian do; Bohadana, Estrella D'alva Benayon

    Resumo em Português:

    Da súbita ampliação e intensificação dos usos da tecnologia e da consequente penetração da informática em quase todos os campos de existência humana resultou - entre as profundas mudanças ainda em vias de realização - a introdução de um neologismo que, sintetizando as expectativas e esperanças depositadas na revolução digital, tornou-se um conceito central também na educação online. A interatividade - termo que, nas línguas ocidentais, até hoje resiste à dicionarização - se impôs, assim, como expressão de umideal comunicativo que ninguém ousaria questionar. É possível, entretanto, que esta subserviente acolhida tenha um preço, devido à cristalização de uma nomenclatura que nenhum trabalho conceitual consegue penetrar. O propósito deste texto é, assim, menos o de propor novas acepções para o conceito de interatividade do que aquele de dar a ver, pelo exame do campo conceitual em que se inscreve, suas insuficiências teóricas, tanto quanto outras perspectivas a serem exploradas.

    Resumo em Francês:

    De la subite amplification et intensification des usages de la technologie et de la consécutive pénétration de l'informatique dans presque tous les champs de l'existence humaine a résulté - parmi d'autres profonds changements encore en voie de réalisation - l'introduction d'un néologisme qui, synthétisant les expectatives et les espérances portées sur la révolution digitale, est devenu un concept central aussi dans l'éducation en ligne . L'interactivité - terme qui, dans les langues occidentales, jusqu'à aujourd'hui résiste à la dictionnarisation - s'est imposée, ainsi, comme expression d'un idéal communicatif que personne n'oserait questionner. Il est possible, néanmoins, que cete soumission acceptée ait un prix, dû à la cristallisation d'une nomenclature qu'aucun travail conceptuel ne réussit à pénétrer. L'objet de ce texte est, ainsi, moins de proposer de nouvelles acceptions pour le concept d'interactivité que de donner à voir, par l'examen du champ conceptuel dans lequel il s'inscrit, ses insuffisances théoriques, aussi bien que d'autres perspectives à être explorées.

    Resumo em Inglês:

    From the sudden broadening and increase of the technology uses and the consequent penetration of the information technology in virtually all fields of the human existence resulted among the deep changes still ongoing the introduction of a neologism that, by synthesizing the expectations and hopes placed on the digital revolution, has become a central concept also in the online education. Thus, the interactivity - a term that, in western languages, during a long time dictionaries resisted to acknowledge - imposes itself as the expression of a communicative ideal that no one would dare to question. It is possible, however, that this subservient welcome has a price, due to the crystallization of a nomenclature that no conceptual work is able to penetrate. Therefore, the objective of this text is not so much to propose new meanings for the concept of interactivity, but to expose, by looking into the conceptual field in which it inscribe itself, its theoretical insufficiencies, as well as other perspectives to be explored.
  • A recontextualização das tecnologias da informação e da comunicação na formação e no trabalho docente Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Barreto, Raquel Goulart

    Resumo em Português:

    Fundado na análise crítica de discurso, este artigo aborda a recontextualização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) na formação e no trabalho docente, considerando as tendências pedagógicas em disputa por hegemonia. Está dividido em quatro seções: (1) princípios básicos da análise crítica de discurso e pontos de entrada; (2) o conceito de recontextualização como chave; (3) ensinar e aprender: entre a substituição tecnológica e a apropriação das TIC; e (4) para além da inovação tecnológica e da "democratização".

    Resumo em Francês:

    Fondé sur l'analyse critique du discours, ce texte se penche sur la recontextualisation des technologies de l'information et de la communication (TIC) au sein de la formation et du travail des enseignants, prenant en compte la lute pour l'hégémonie entre les différentes tendances pédagogiques. Le texte est présenté en quatre sections: 1) principes de l'analyse critique du discours et point d'approche; 2) le concept de recontextualisation en tant que clé de lecture; 3) enseigner et apprendre: entre la substitution technologique et l'appropriation des TIC; et 4) au-delà de l'innovation technologique et de la "démocratisation".

    Resumo em Inglês:

    Grounded on critical discourse analysis, this paper approaches the recontextualization of information and communication technologies (ICT) in teacher training and work by taking into account pedagogical trends in hegemonic struggle. It is divided into four sections: (1) critical discourse analysis principles and entry points; (2) recontextualization as key concept; (3) teaching and learning: between technological substitution and the appropriation of ICT; and (4) beyond technological innovation and 'democratization'.
  • Transposição midiática: da sala de aula convencional para a presencial conectada Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Garonce, Francisco; Santos, Gilberto Lacerda

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta o conceito de transposição midiática e, para tal, fundamenta-se nos resultados de uma pesquisa acadêmica que identificou os impactos provocados pela tecnologia da videoconferência pela internet, ou webconferência, nação educativa (modo de ensinar), focando as alterações nos papéis docentes. O estudo de caso etnográfico mostrou de que modo a ação docente foi modificada pela situação educativa na qual alunos e professores interagiram face a face, mediados pela tecnologia, de modo síncrono a distância, caracterizando a educação presencial conectada. A investigação tomou como ponto de partida a teoria da transposição didática dos saberes (Chevallard, 1985), tendo identificado e analisado mudanças na prática docente, especificamente nos papéis docentes, caracterizando o fenômeno da transposição midiática.

    Resumo em Francês:

    L'article présente le concept de Transposition Médiatique, à partir d'une recherche académique dont les résultats ont identifié les impacts de la téchnologie de la vidéoconférence par Internet, c'est-à-dire la webconférence, sur l'action éducative (mode d'enseigner) en metant l'accent sur l'évolution des rôles des enseignants. L'étude de cas, du type ethnographique, a montré la façon dont l'intervention de l'enseignant est modifiée par la situation éducative dans laquelle les étudiants et les enseignants intéragissent face à face, par le moyen de la technologie, de façon syncronisée et à distance. Cela caractérise l'éducation présentielle connectée. La recherche a eu comme point de départ la théorie de la Transposition Didactique (Chevallard, 1985) et a identifié et analysé les changements dans la pratique des enseignants, notamment dans leurs rôles, ce qui caractérise le phénomène de la Transposition Médiatique.

    Resumo em Inglês:

    The focus of this article is to introduce the Mediatic Transposition concept referring to the results of a Brazilian research project that sought to identify impacts of Internet videoconferencing (web conferencing) use in education with an emphasis on the changing role of teachers brought on by this new technology. The ethnographic study identified how the teaching tasks changed when pupils and instructors interacted face to face, mediated by technology, using a synchronous communication tool in a hybrid mode of education. This new educational environment in cyberspace is the face-connected classroom. The research took as its starting point studies related to the Didactic Transposition (Chevallard, 1985) and the research addressed changes in teaching practices that were identified and analyzed, specifically those that impacted on the role of instructors during the transition from conventional to face-connected classrooms characterizing Mediatic Transposition.
  • O lema aprender a aprender na literatura de informática educativa Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Ferreira, Benedito de Jesus Pinheiro; Duarte, Newton

    Resumo em Português:

    Este artigo faz uma análise das concepções pedagógicas presentes na literatura nacional de informática educativa, assim como na obra de Seymour Papert, dada a influência incontestável desse autor na referida literatura. Identificamos nesse campo uma forte hegemonia das pedagogias do aprender a aprender, pela via do construtivismo, do construcionismo, dos projetos de aprendizagem e da pedagogia das competências, entre outros. Fazemos uma análise crítica dessas tendências à luz da pedagogia históricocrítica, apontando um conjunto de aspectos que carecem de análise aprofundada, com destaque para a problemática contraposição entre ensino e aprendizagem.

    Resumo em Francês:

    Cet article constitue une analyse des conceptions pédagogiques dans la litérature nationale de l'informatique éducative, ainsi que du travail de Seymour Papert, compte tenu de l'influence incontestable de l'auteur dans cet e lit érature. Nous avons identifié dans ce domaine une hégémonie forte de la pédagogie de l'apprendre à apprendre, à travers, parmi d'autres: le constructivisme, le constructionnisme, le projet d'apprentissage et les pédagogies des compétences. Nous faisons une analyse critique de ces tendances à la lumière de la pédagogie historique-critique metant en évidence un certain nombre d'aspects qui méritent d'être approfondis, ceci en soulignant l'opposition problématique entre enseignement et apprentissage.

    Resumo em Inglês:

    This paper makes a characterization of pedagogical conceptions found in the educational informatics literature in Brazil as well as in the work of Seymour Papert given the undeniable influence of this author in that literature. We identified a strong hegemony in this field of learning-to-learn pedagogy by means of constructivism, constructionism, learning projects and pedagogy of competencies among others. We make a critical analysis of these trends in light of the historical-critical pedagogy pointing to a number of aspects that need further discussion, highlighting the problematic opposition between teaching and learning.
  • "Mitologias" em torno da novidade tecnológica em educação Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    O ensaio discute algumas mitologias em torno do uso das tecnologias digitais no campo da educação, com base em autores como Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí e Muniz Sodré. Discutem-se temas relativos à constituição de subjetividades, no interior do novo cenário ético dado pelas diversas práticas educacionais e comunicacionais, propiciadas pelo acesso às redes sociais e a experiências com uma série de situações e objetos virtuais, vividas especialmente pelos grupos mais jovens, de diferentes camadas sociais.

    Resumo em Francês:

    L'essai débat de quelques mythologies sur l'usage des nouvelles technologies de l'information et de la communication, dans l'éducation, à partir d'auteurs comme Sherry Turkle, Michel Foucault, Marilena Chauí et Muniz Sodré. Nous débatons le thème de la constitution de la subjectivité au sein du nouveau cadre éthique créé par les diverses pratiques éducatives, issues de l'accès aux réseaux sociaux et des expériences avec une série de situations et objets virtuels, vécues particulièrement par les groupes les plus jeunes, de différentes couches sociales.

    Resumo em Inglês:

    In this essay, we discuss some myths about digital technologies on education, working with concepts of Michel Foucault, Sherry Turkle, Marilena Chauí and Muniz Sodré about those issues. This paper focuses on the subjectivities construction, considering the new ethical scenery related with educational practices on communication, virtual life, especially by young people, from various strata of society.
  • Formação de educadores a distância na pós-graduação: potencialidades para o desenvolvimento da investigação e produção de conhecimento Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é oferecer subsídios para a formação a distância de educadores em cursos de pós-graduação stricto sensu, comprometidos com a investigação, os avanços da produção científica e a publicação de seus resultados. O trabalho está estruturado em três partes: visão geral das políticas, regulamentação e estrutura da educação a distância no ensino superior brasileiro; princípios da interação, reflexão, investigação, colaboração e construção do conhecimento; contribuições para a realização de cursos de pós-graduação a distância.

    Resumo em Francês:

    L'objectif de ce travail est de fournir des subventions pour la formation à distance des enseignants dans les études supérieures, engagés dans la recherche, les avancées dans la production scientifique et la publication de leurs résultats. Le travail est structuré en trois parties: aperçu des poli-tiques, règlements et structures d'éducation à distance dans l'enseignement supérieur au Brésil; principes de construction d'interaction, de réflexion, de recherche, de collaboration et de connaissances; des contributions pour la réalisation d'études supérieures à distance.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this work is to offer evidence for distance teacher training programs in postgraduate programs based in the commitment with the investigation, the advances of scientific writings and the publication of results. This work is structured in three parts, mainly: general view of policies, regulation and structuring of distance learning in Brazilian higher education; principles of interaction, reflection, investigation, collaboration and development of knowledge; indications of contributions for the development of distance education postgraduate programs
  • Diálogos possíveis: entre a autopoiesis e as tecnologias da inteligência Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Alonso, Kátia Morosov; Silva, Danilo Garcia da; Silveira, Maria Cristina da; Strobel, Mabel Moreira

    Resumo em Português:

    O trabalho tem por objetivo discutir aproximações entre os pensamentos de Maturana e Varela (2001) sobre sistemas autopoiéticos em diálogo com Lévy (2010), trazendo à cena as denominadas Tecnologias da Inteligência. Nesta perspectiva, pretende-se fomentar uma conversação entre conceitos propostos pelos autores, de modo que seja relevada compreensão sobre as tecnologias digitais da informação e comunicação. Isso como espaço profícuo para o desenvolvimento de ambiências de aprendizagens que congreguem e exprimam possibilidades de interação e experiências inovadoras. Igualmente, propõe-se problematizações considerando a transcendência das tecnologias antes mencionadas, tendo em vista o conceito de psicotecnologias calcadas na ideia de extensão não apenas de corpos, como também de mentes humanas, e as possíveis tendências no campo educacional ao se empreender análise nesse sentido.

    Resumo em Francês:

    Cet article vise à discuter des ressemblances entre la pensée de Maturana et Varela (2001) sur les systèmes autopoiétiques dans un dialogue avec Lévy (2010), faisant surgir ce qu'on appelle les Technologies de l'Intelligence. Dans cete perspective, il vise à susciter une conversation entre les concepts proposés par les auteurs afind' approfondir la compréhension sur les Technologies Numériques de l'Information et de la Communication. Ceci comme un espace fructueux pour le développementd' ambiances d'apprentissages quiassocient et expriment des possibilités d'interaction et d'expériences innovantes. En outre, on propose de considérer des problématisations considérant la transcendance des technologies mentionnées ci-dessus, vu le concept des psychotechnologies copié de l'idée d'extension non seulement des corps, mais aussi des esprits humains et des tendances posibles dans le domaine de l'éducation quando nentreprend l'analyse dans ce sens.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss similarities between the thoughts of Maturana and Varela (2001) on autopoietic systems in a dialogue with Lévy (2010), bringing in the so-called Intelligence Technologies. In this perspective, it is intended to foster a conversation between concepts proposed by the authors in order to unveil their understandings on Digital Technologies of Information and Communication. This would be as a fruitful space for the development of learning ambiances associating and expressing possibilities of interaction and innovative experiences. It also proposes considering problematizations on overcoming the aforementioned technologies, from the concept of psycho-technologies point of view, grounded on the idea of the extension not only of bodies, but of human minds and the possible trends in the educational field when undertaking analysis in this direction.
  • As práticas em comunáutica no centro da aprendizagem online Dossiê: " A Cultura Digital E A Formação De Professores : Uma Questão Em Debate"

    Alava, Seraphin

    Resumo em Português:

    A implementação de novas práticas coletivas e de comunidades virtuais nos espaços da modernidade avançada questiona as abordagens sociológicas, comunicacionais, educativas e econômicas. Sabe-se atualmente que a colaboração na aprendizagem online é um fator suplementar de sucesso e de enriquecimento da formação e que existem ferramentas para implementá-la, mas podemos nos questionar quanto à parte real atribuída pelos alunos às práticas comunáuticas nas respectivas aprendizagens, e mais especificamente no ensino online. Com base numa investigação realizada em 2009 junto ao público adulto referenciado, tanto no que diz respeito às formações a distância como às formações online, descreveremos as práticas comunáuticas e exporemos como e com que competências ativas se estruturam estas práticas digitais de interação e de cooperação pedagógica

    Resumo em Francês:

    L'émergence d'un phénomène collectif ou communautaire est un des points déterminants des spécificités du Cyberespace depuis plus de dix ans. On sait que la collaboration dans l'apprentissage en ligne est un facteur supplémentaire de réussite et d'enrichissement de la formation. Mais nous pouvons nous demander quelle est la part réelle qui est donnée par les apprenants aux pratiques communautiques dans leurs apprentissages. En nous appuyant sur une recherche conduite en 2009 auprès d'un public adulte référencé, qu'il s'agisse de formations à distance ou de formations en ligne, nous décrirons les pratiques communautiques et nous exposerons comment et avec quelles compétences actives se structurent ces pratiques numériques d'interaction et de coopération pédagogique. Nous chercherons à décrire ces pratiques et à comprendre ce qui favoriserait le développement de ces compétences spécifiques à la pratique collective.

    Resumo em Inglês:

    Several sociological, educative and economics approaches are questioned by this deployment of new collective practices and virtual communities in advanced modernity spaces. The concepts of groupware and collective intelligence are the proof of existence of a new determining social movement. However, it is important to ask ourselves what actual part is given to groupware practices by the learners in their learning approach and more specifically in e-learning. Based on a 2009 research lead with adults following either remote trainings or e-training, we describe here the groupware practices and we expose the methods and the active skills used to structure theses digital practices of interaction and pedagogical cooperation. We try to describe these practices and to understand what would promote the development of these skills specific to collectives' practices.
  • Princípios filosóficos e pedagógicos da educação natural em Rousseau: uma investigação sobre o segundo livro do Émile Artigos

    Dalbosco, Claudio A.

    Resumo em Português:

    O presente trabalho reconstrói o conteúdo de dois princípios que caracterizam o projeto de educação natural exposto por Rousseau no segundo livro do Émile. Investiga basicamente duas questões: Qual é o conteúdo de tais princípios? Em que base filosófica e pedagógica Rousseau os ampara? O primeiro princípio refere-se à dinâmica tensional do ser humano como constitutiva da ideia de infância; o segundo compreende o caráter negativo da educação natural. A exposição destes dois princípios pretende indicar o quanto é importante que o adulto proteja a criança, em seu desenvolvimento inicial, da invasão destruidora dos vícios e da artificialidade da sociedade. Desse modo, a difícil e complexa tarefa do educador pode ser atenuada na medida em que este tiver clareza dos princípios sob os quais repousa a ideia de educação natural.

    Resumo em Francês:

    Le présent travail reconstruit le contenu des deux principes qui caractérisent le projet d'éducation naturelle exposé par Rousseau dans le second livre du Émile. Il investigue essentiellement deux questions: Quel est le contenu de tels principes? Sur quelle base philosophique et pédagogique Rousseau les soutenait-il? Le premier principe se réfère à la dynamique tensionnelle de l'être humain comme constitutive de l'idée d'enfance; le second contient le caractère négatif de l'éducation naturelle. L'exposition de ces deux principes vise à indiquer combien il est important que l'adulte protège l'enfant, dans son développement initial, contre l'invasion destructrice des vices et de l'artificialité de la société. De cete manière, la difficile et complexe tâche de l'éducateur peut être aténuée dans la mesure où celui-ci aura la clarté des principes sur lesquels repose l'idée de l'éducation naturelle.

    Resumo em Inglês:

    This paper rebuilds the content of two principles that characterize the project of natural education which is exposed by Rousseau in Émile's second book. It investigates basically two questions: what is the content of such principles? On what philosophical and pedagogical groundwork does Rousseau support them? The first principle refers to the tensional distance of the human being as constructive of the infancy idea, and the second one embraces the negative character of natural education. The exposition of those principles intends to show how important it is that the adult protect the child in its initial development from the destructive invasion of vices and of the artificiality of society. Thus, the hard and complex task of the educator may be atenuated as the principles on which the idea of natural education rests is clear for them.
  • A origem das parcerias público-privada na governança global da educação Artigos

    Robertson, Susan; Verger, Antoni

    Resumo em Português:

    Durante a última década, a globalização da governança educacional por meio de parcerias público-privadas (PPP) tem gerado considerável debate quanto ao seu significado, propósito, status e resultados. Este debate é particularmente aquecido no setor da educação por causa da ampla aceitação da educação como atividade complexa, social e política que deve permanecer, em grande parte, se não totalmente, no setor público, servindo a interesses públicos. O artigo analisa a rápida expansão das parcerias público-privadas em educação (PPPE) articulada à introdução de regras de mercado no setor. Neste estudo nos concentramos sobre o papel de uma rede de desenvolvimento global, fundamental na globalização de um tipo particular de PPPE, indicando que a ideia de PPP encaixa-se em um projeto mais amplo de reconstituição da educação pública no âmbito do setor de serviços, a ser governada como parte da construção de uma sociedade de mercado.

    Resumo em Francês:

    Durant la dernière décennie, la globalisation de la gouvernance éducactive au moyen de Partenariats Public-Privés (PPPs) a occasionné un considérable débat quant à son sens, propos , statut et résultats. Ce débat est particulièrement intense dans le secteur de l'éducation à cause de la large acceptation de l'éducation comme activité complexe, sociale et politique qui doit rester en grande partie, sinon totalement, dans le secteur public servant des intérêts publics. L'article analyse la rapide expansion des Partenariats Public-Privés en Education (PPPEs) articulée avec l'introduction de règles de marché dans le secteur de l'éducation. Dans cete étude nous nous concentrons sur le rôle d'un réseau de développement global, fondamental dans la globalisation d'un type particulier de PPPEs, en indiquant que l'idée de PPP s'inscrit dans un projet plus ample de reconstitution de l'éducation publique dans l'environnement du secteur de services et vouée à être gouvernée comme partie de la construction d'une société de Marché.

    Resumo em Inglês:

    Over the past decade, the globalization and governing of education through Public Private Partnerships (PPPs) have generated considerable debate as to their meaning, purpose, status and outcomes. This debate is particularly heated in the education sector because of the widely-held view that education is a complex social and political activity that should remain largely, if not wholly, in the public sector serving public interests. The article analyses the rapid expansion of Education Public Private Partnerships (EPPPs) and the associated introduction of market rules into the education sector. We focus on the role of a key global development network in globalizing a particular kind of ePPPs, and show that the EPPP idea fits into a wider project of reconstituting public education as an education services industry to be governed as part of the construction of a market society.
  • Florestan Fernandes e a defesa da educação pública Artigos

    Leher, Roberto

    Resumo em Português:

    O artigo examina os estudos teóricos de Florestan Fernandes e sua elaboração dedicada à causa da educação pública em dois períodos: o da Lei de Diretrizes e Bases de 1961 e o compreendido entre a Constituinte de 19871988 e a elaboração da Lei de Diretrizes e Bases, até o ano de 1995. Aborda questões de método para o estudo das concepções do sociólogo sobre a educação pública e destaca a centralidade do conceito de capitalismo dependente para compreender as mudanças em sua perspectiva sobre os entraves que impossibilitaram, no Brasil, reformas educacionais universalistas, características das revoluções burguesas clássicas.

    Resumo em Francês:

    L'article analyse les liens entre les études théoriques de Florestan Fernandes et son travail de réflexion dédié à la cause de l'éducation publique pendant deux périodes: celle de la Loi de Directives et Bases de 1961 et celle comprise entre la constitutante de 1987/88 et l'élaboration de la Loi de Directives et Bases jusqu'en 1995. Il aborde les questions de méthode pour l'étude des conceptions du sociologue sur l'éducation publique et met en évidence le caractère central du concept de capitalisme dépendant pour comprendre les changements intervenus dans sa manière d'appréhender les entraves qui ont rendu impossibles, au Brésil, les réformes universalistes liées à l'éducation, caractéristiques des révolutions bourgeoises classiques.

    Resumo em Inglês:

    The article examines the theoretical studies of Florestan Fernandes and his elaboration dedicated to the cause of public education in two periods: the first concerning the Law of Directives and Basis for Brazilian Education from 1961 and the second between the constituent of 1987-1988 and the preparation of the Law of Directives and Basis for Brazilian Education, till the year of 1995. It addresses questions of method to the sociologist's concepts study on public education and highlights the centrality of the concept of dependent capitalism to understand the changes, in his perspective, that represented an obstacle to the Brazilian universalistic educational reforms that characterize classical bourgeois revolutions.
  • A formação de uma cultura democrática na gestão da escola pública: analisando o discurso dos conselheiros escolares Artigos

    Marques, Luciana Rosa

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute a formação de uma cultura democrática escolar a partir da análise do discurso dos membros do Conselho Escolar de três escolas públicas pernambucanas. Adota o conceito de cultura proposto por Hall (1997), que se articula ao conceito de discurso. Utiliza os referenciais das novas teorias do discurso, de corte laclauniano, para análise dos dados empíricos. Considera, ainda, que a gestão democrática não é instituída por leis ou normatizações, mas tem um caráter instituinte, podendo ser construída de diferentes formas em cada escola. Trata o discurso como prática social, que tanto pode manter como transformar as relações sociais. A análise dos dados empíricos revelou que as práticas discursivas constroem significados à gestão de cada escola e que são constitutivas de sua cultura. Verificou-se, ainda, que a gestão escolar vem se estruturando a partir de práticas democráticas que podem contribuir, também, no processo de democratização da sociedade.

    Resumo em Francês:

    Ce travail discute la formation d'une culture démocratique scolaire à partir de l'analyse du discours des membres du Conseil Scolaire de trois écoles publiques de l'Etat du Pernambouc. Il adopte le concept de culture proposé par Hall (1997), qui s' articule avec le concept de discours. Il utilise les référentiels des nouvelles théories du discours, de coupure laclaunienne, pour l'analyse des données empiriques. Il considère, aussi, que la gestion démocratique n'est pas instituée par des lois ou des normatisations, mais elle a un caractère instituant, pouvant être construite sous différentes formes dans chaque école. Il traite le discours comme une pratique sociale, qui peut aussi bien maintenir que transformer les relations sociales. L'analyse des données empiriques a révélé que les pratiques discursives construisent des sens propres à la gestion de chaque école et qu'elles sont constitutives de sa culture. Il a été vérifié , d'autre part , que la gestion scolaire est en train de se structurer à partir de pratiques démocratiques qui peuvent contribuer, aussi , au processus de démocratisation de la société.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a democratic culture development in public schools trough the analysis of School Council members' discourse in three public schools in Pernambuco. The culture concept proposed by Hall (1997) is adopted, which is joined to the discourse concept, using the reference to Discourse Theory for analysis of the empiric data. This article considers that the democratic administration is not instituted by laws, but has a institutionalize character, that could be built in different ways in each school. It treats the discourse as social practice, that can maintain or transform the social relationships. The empiric data shows that the discursive practices build meanings to every school management, which are constituent of its culture. It was verified that the school administration are structured by democratic practices that they can contribute, also, in the democratization process of the society.
  • Gestão democrática da educação sob perspectiva comparada Brasil-Portugal: entre a exigência legal e a exequibilidade real Artigos

    Souza, Donaldo Bello; Castro, Dora Fonseca

    Resumo em Português:

    Este artigo visa discutir, sob perspectiva comparada, alguns aspectos da gestão democrática da educação no Brasil e em Portugal, com base na revisão da literatura pertinente e dos marcos jurídicos que vieram regulá-la, problematizando a dicotomia entre a difusão do seu ideário e a sua concretização no campo das políticas públicas. Como conclusão mais geral, constata-se que, apesar de o poder central vir difundindo o discurso da descentralização nestes países, tudo leva a crer que o plano da retórica não logrou ser efetivamente superado, uma vez que, entre avanços e recuos deste processo, as tentativas vêm se constituindo em movimentos de alguma desconcentração de poderes, ainda marcados pela mesma lógica centralizadora.

    Resumo em Francês:

    Cet article a pour but de débatre sous une perspective compara-tive certains aspects de la gestion démocratique de l'éducation au Brésil et au Portugal. Tout cela ayant pour base l'étude récapitulative appropriée et les cadres juridiques qui viennent la réglementer, remetant en cause la dichotomie entre la diffusion de ses idées et sa concrétisation dans le domaine des politiques publiques. Pour conclure d'une manière plus générale, on note que, malgré le discours de décentralisation que le gouvernement central répand dans ces pays, il semble que le niveau de la rhétorique n'ait pas réussi à être surmonté efficacement, car entre progrès et reculs de ce dossier les essais ont pris la forme de mouvements d'une certaine décentralisation de pouvoirs, encore déterminés par la même logique centralisée.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses, from a comparative perspective, selected features of democratic management in Brazilian and Portuguese Education by revising key literature and its legal framework, problematizing the dichotomy among the diffusion of its ideas and its actual operability among public policies. The general conclusion, notes that, although both central governments have emphasized the decentralization discourse, they have both failed to effectively overcome the rhetoric level, since advances and setbacks in this process have constituted some movements of devolution of powers, they are still imprinted by the same centralized logic.
  • Desvendando o perfil dos gastos educacionais dos municípios brasileiros Artigos

    Araújo, Raimundo Luiz Silva

    Resumo em Português:

    Este artigo sistematiza os resultados da pesquisa "Perfil dos Gastos Educacionais nos Municípios Brasileiros - ano base 2009", desenvolvida pela Undime. A pesquisa foi motivada pela constatação de que as informações disponíveis sobre os custos da educação municipal estavam imprecisas. A pesquisa comprovou a fragilidade dos indicadores sistematizados pelo Siope, mostrando que há uma subdeclaração dos gastos municipais em educação infantil e educação de jovens e adultos. Demonstrou ainda que os fatores de ponderação utilizados pelo Fundeb estão distantes dos valores efetivamente praticados, especialmente para creches. Uma das descobertas é que a política de fundos não tem conseguido ser eficiente na diminuição da desigualdade territorial. O estudo comprova a distância entre o padrão mínimo de qualidade instituído pelo Conselho Nacional de Educação e os gastos efetivados pelos municípios nordestinos.

    Resumo em Francês:

    Cet article synthétise les résultats de l'enquête "Profil des dépenses d'éducation dans les municipalités brésiliennes - 2009 année de base", développée par l'Association des directeurs municipaux de l'éducation. La recherche a été motivée par le fait que les informations disponibles sur les coûts de l'éducation municipale étaient inexactes. La recherche a prouvé la fragilité des indicateurs systématisés par Siope, montrant qu'il y a une sous-déclaration des dépenses municipales consacrées à l'éducation de la petite enfance et l'éducation pour les jeunes et les adultes. Elle a également montré que les facteurs de pondération utilisés par Fundeb sont éloignés des valeurs effectivement pratiquées, en particulier pour les garderies. Une constatation est que le Fundeb n'a pas réussi à être efficace dans la réduction des inégalités régionales. Cela prouve aussi la distance entre la norme de qualité minimum fixée par le Conseil national de l'éducation et les dépenses efficaces par les municipalités dans le Nord-Est.

    Resumo em Inglês:

    This article synthesizes the results of the survey "Profile of Educational Expenditures in Brazilian Municipalities - 2009 Base Year", developed by the Association of Municipal Education Directors. The research was motivated by the fact that the available information on the costs of municipal education was inaccurate. The research proved the fragility of the indicators systematized by Siope, showing that there is an underreporting of municipal spending on early childhood education and education for youth and adults. It also showed that the weighting factors used by Fundeb are distant from the values effectively practiced, especially for day care center. One finding is that the Fundeb has failed to be effective in reducing regional inequality. It also proves the distance between the minimum quality standard established by the National Council of Education and the effective spending by municipalities in the Northeast.
  • Concepções de "trabalho docente": as condições concretas e os discursos das prescrições oficiais Análise Das Práticas Pedagógicas

    Nogueira, Ana Lúcia Horta

    Resumo em Português:

    Este texto focaliza o trabalho do professor em suas relações com as prescrições oficiais e as condições de trabalho na instituição escolar. Como os professores descrevem os impactos das condições de trabalho a que estão submetidos? Quais são suas reivindicações? Como as condições e as especificidades do trabalho docente são contempladas nos documentos oficiais? Estas questões são problematizadas a partir da explicitação dos sentidos de "trabalho docente" em circulação em alguns documentos elaborados nas últimas décadas. As análises apontam que as concepções presentes nos documentos estão correlacionadas à disputa de posições ideológicas neste contexto, posições que constituem o (trabalho do) professor.

    Resumo em Francês:

    Ce texte se concentre sur le travail du professeur dans ses relations avec les prescriptions officiels et les conditions de travail dans l'institution scolaire. Comment les professeurs décrivent les impacts des conditions de travail auxquelles ils sont soumis? Quelles sont leurs revendications? Comment les conditions et les spécificités du travail enseignant sont traitées dans les documents officiels ? Ces questions sont problématisées à partir de l'explication des sens du "travail enseignant" en circulation dans quelques documents élaborés dans les dernières décennies. Les analyses démontrent que les conceptions présentes dans les documents sont corrélées à la dispute de positions idéologiques dans ce contexte, positions qui constituent le (travail du) professeur.

    Resumo em Inglês:

    This article focuses on the on the work of the teacher and its relationship with the official prescriptions and the working conditions at school: How do teachers describe the impacts of the working conditions which they are submited to? What are their expectations? How are the working conditions and the teaching specificities treated in official documents? Those questions are discussed from the meanings of "the work of the teacher" concept's perspective found in documents developed in the last decades. The analyses indicate that the notions present in these documents are correlated to the debate between the ideological positions taking part in this context, positions that constitute (the work of) the teacher.
  • Concepción, formación y evaluación por competencias: reflexiones en torno a posibles alternativas pedagógicas y didácticas

    Tovar-Gálvez, Julio César; Contreras, Germán Antonio Garcia; Puyo, Nhora Cárdenas; Malagón, Yudy Paola Fernández

    Resumo em Francês:

    L'article reprend les aspects théoriques et méthodologiques en rapport avec les compétences et les problématise à partir de l'établissement de trois questions qui orientent le développement de la discussion et les conclusions, de cete manière: I) quels éléments théoriques permet ent de comprendre la compétence en une dimension plus large que la seule dimension opérative?, conduisant à établir des composants comme: a) cognitif, b) métacognitif, c) contextuel, d) réflexif, et e) factuel; II) Quels fondements et/ ou modèles pédagogico-didactiques permetent de former le sujet par compétences?, instaurant des alternatives comme: a) travail par projets, et b) apprentissage par investigation dirigée; et III) comment penser une évaluation par compétences cohérentes avec le contexte?, arrivant à questionner la standardisation des compétences et son évaluation en-dehors des contextes, à travers des tests massifs et en général sous le format écrit.

    Resumo em Espanhol:

    El artículo retoma aspectos teóricos y metodológicos referentes a las competencias y los problematiza a partir del establecimiento de tres preguntas que orientan el desarrollo de la discusión y las conclusiones, así: I) ¿qué elementos teóricos permiten comprender la competencia en una dimensión más amplia que lo operativo?, llegando a establecer componentes como: a) cognitivo, b) metacognitivo, c) contextual, d) reflexivo, y e) fáctico; II) ¿qué fundamentos y/o modelos pedagógico-didácticos permiten formar al sujeto por competencias?, planteando alternativas como: a) trabajo por proyectos, y b) aprendizaje por investigación dirigida; y III) ¿cómo pensar una evaluación por competencias coherentes con los contextos?, llegando a cuestionarse la estandarización de las competencias y su evaluación fuera de los contextos, a través de pruebas masivas y por lo general en formato escrito.

    Resumo em Inglês:

    The article takes up theoretical and methodological aspects concerning the competences and questions them to guide the development of the discussion and conclusions as follows: I) what theoretical elements allow us to understand the competences beyond the merely operational?, reaching set components: a) cognitive, b) metacognitive, c) context, d) reflexive, e) facts; II) what are the didactical-pedagogical foundations that permit the subject competence-based training?, considering alternatives models such as: a) Project-based work and b) learning through the research, and III) how to think a competence assessment consistent with the context?, in order to put into question the competences' standardization and its evaluation out of context, through massive tests, usually in writ en form.
  • A "política de fundos" e os contornos federativos do estado brasileiro Imagens & Palavras

    Silva, Isabelle Fiorelli
  • Mobilidade humana e a diversidade sócio-cultural Imagens & Palavras

    Simai, Szilvia; Baeninger, Rosana
Centro de Estudos Educação e Sociedade - Cedes Av. Berttrand Russel, 801 - Fac. de Educação - Anexo II - 1 andar - sala 2, CEP: 13083-865, +55 12 99162 5609, Fone / Fax: + 55 19 3521-6710 / 6708 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br