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Educação & Sociedade, Volume: 39, Número: 142, Publicado: 2018
  • REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE - 40 ANOS: ENTRE LEMBRANÇAS E SONHOS Editorial

    Pino, Ivany Rodrigues; Rossi, Vera Lúcia Sabongi De
  • ESTATÍSTICA EDUCACIONAL E POLÍTICA PÚBLICA: A PROPÓSITO DOS MODELOS DE VALOR ACRESCENTADO Artigo

    Ferrão, Maria Eugénia

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo apresenta uma revisão sobre modelos de valor acrescentado e ligação à política pública em educação e ensino superior, omitindo os aspectos técnico-metodológicos que são por natureza complexos. Assim, o artigo destina-se, prioritariamente, a pesquisadores e atores de política educativa. Também procede à revisão sistemática da literatura científica publicada em periódicos do Brasil e de Portugal registados na plataforma SciELO, donde resulta a constatação de uma escassa produção face à agenda científica imposta pelas potencialidades inerentes à melhoria da educação e do ensino superior e, consequentemente, à prosperidade da sociedade. Por fim, são enunciadas três etapas principais para o desenvolvimento de um sistema de avaliação que inclua o indicador de valor acrescentado.

    Resumo em Francês:

    RESUME: L’article présente un aperçu des modèles à valeur ajoutée et la connexion à la politique publique dans l’éducation et l’enseignement supérieur, en omettant les aspects techniques et méthodologiques qui sont complexes par nature. Ainsi, l’article est destiné principalement aux chercheurs et acteurs de la politique éducative. Réalise également l’examen systématique de la littérature scientifique publiée dans des revues du Brésil et du Portugal enregistrés dans la plate-forme SciELO, d’où la faible production en raison de l’agenda scientifique imposé par le potentiel inhérent à l’amélioration de l’éducation et de l’enseignement supérieur et, par conséquent, à la prospérité de la société. Enfin, ils ont mis trois étapes principales dans le développement d’un système d’évaluation qui comprend l’indicateur de la valeur ajoutée.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article presents a review on value added models and connection to public policy in education and higher education, omitting the technical and methodological aspects that are by nature complex. Thus, the article is primarily aimed at researchers and actors of educational policy. It also proceeds to the systematic review of the scientific literature published in Brazilian and Portuguese journals registered in the SciELO platform, which results in the scarce production in view of the scientific agenda imposed by the potentialities inherent to the improvement of education and higher education and, consequently, to the prosperity of society. Finally, three main steps are set out for the development of an evaluation system that includes the value added indicator.
  • MASSIFICAR SEM DEMOCRATIZAR: O EXCESSO QUE OPRIME Artigo

    Pina, Kleber Vieira

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo pretende explorar um processo de exclusão que tem surgido graças ao modelo de expansão da educação superior adotado pelo Estado brasileiro. Análises realizadas acerca do crescimento histórico do número de matrículas e composição do sistema, bem como do tema da exclusão social e opressão, sugerem que as políticas nacionais pautadas pelo estímulo à iniciativa privada têm mantido, e não reduzido, como se divulga, a distância entre a elite nacional e as camadas inferiores da sociedade. É proposto que um modelo de oferta capaz de promover a cidadania e reduzir as desigualdades não pode se orientar pelas leis do mercado, já que estas tendem a estimular a concorrência entre indivíduos e, assim, mostram-se incapazes de promover reduções significativas de diferenças sociais.

    Resumo em Francês:

    RESUME: Cet article propose d’explorer le développement de l’exclusion qui émerge grâce au modèle d’expansion de l’enseignement supérieur adopté par l’État brésilien. Les analyses sur la croissance historique du nombre d’élèves et la composition du système, ainsi que l’objet de l’exclusion sociale et de l’oppression, suggèrent que les politiques nationales orientées à stimuler l’initiative privée ont maintenu et pas réduit comme on divulgue, la distance entre l’élite nationale et les couches inférieures de la société. Il est proposé qu’un modèle d’offre capable de promouvoir la Citoyenneté et de réduire les inégalités ne puisse pas être orienté par les lois du marché, puisqu’elles ont tendance à stimuler la concurrence entre les individus et sont incapables de promouvoir des réductions significatives des différences sociales.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article aims to explore the process of exclusion that has emerged due to the expansion of the higher education model adopted by the Brazilian State. Analyses of the historical growth of the number of registrations and the composition of the system, as well as the subject of social exclusion and oppression, suggest that national policies oriented at stimulating private initiative have maintained the gap between the national elite and the other social classes, instead of reducing it, as the State has claimed. It is proposed that a supply-based model able to promote citizenship and reduce inequalities cannot be guided by the laws of the market, since these tend to stimulate competition between individuals and thus are unable to promote significant reductions of social differences.
  • O REENCONTRO DOS SUJEITOS ADULTOS COM A ESCOLA: SIGNIFICADOS E TENSÕES NO ÂMBITO DO PROEJA Artigo

    Silva, Monica Ribeiro; Jorge, Ceuli Mariano

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo resulta de um inventário realizado em 18 escolas da cidade e da região metropolitana de Curitiba (PR), que ofertam ensino médio noturno. A análise contemplou 73 alunos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A problemática da pesquisa partiu da identificação do quadro de abandono na última etapa da educação básica e que se vê agravado na especificidade do PROEJA. Os dados obtidos possibilitaram estabelecer o perfil dos alunos conforme idade, sexo, cor e renda mensal, além de evidenciar os motivos que os levaram a retornar aos estudos, a permanecer na escola, o que os desestimulavam e quais motivos os levavam a não desistir. Buscou-se, em face do quadro delineado, uma aproximação dos aspectos que podem levar ao abandono ou à permanência na escola a partir das vozes dos próprios sujeitos do processo.

    Resumo em Francês:

    RESUME: L’article résulte d’un inventaire réalisé dans 18 écoles de la ville de Curitiba et sa région métropolitaine qui offrent des cours de l’enseignement secondaire le soir. L’analyse comprenait 73 étudiants du PROEJA (sigle en portugais pour le « Programme National d’Intégration entre l’Éducation Professionnelle et l’Éducation Secondaire dans la Modalité d’Éducation des Jeunes et des Adultes »). La problématique de la recherche a été basée sur l’identification d’un cadre d’abandon dans la dernière étape de l’éducation de base qui s’est aggravé dans la spécificité de PROEJA. Les données obtenues ont permis d’établir un profil des élèves en fonction de l’âge, du sexe, de la couleur et du revenu mensuel, en mettant en évidence les raisons qui les ont amenés à retourner à leurs études, ce qui les a motivés à rester à l’école, ce qui les décourageait et les raisons qui les ont conduits à ne pas l’abandonner. On a cherché, étant donné le cadre tracé, un rapprochement des aspects qui peuvent conduire à l’abandon ou à la permanence à l’école à partir des voix des sujets du processus eux-mêmes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper results from an inventory made at 18 schools in the city and the metropolitan area of Curitiba (PR) that offer evening secondary school. The analysis included 73 students from Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). The research problem was based on the identification of a severe dropout rate in the last stage of basic education which gets worse in PROEJA. The obtained data made it possible to establish students’ profile in relation to age, gender, ethnicity and monthly income as well as highlight the reasons that led students to return to school, what motivated them to stay at school or discourage them from studying, and the reasons that led them not to drop out. Given the outlined context, efforts were made to find an approach of the aspects that may lead students either to drop out or remain at school based on the subjects’ statements.
  • O MODELO INTERSUBJETIVO DO SI MESMO PRODUZIDO SOCIALMENTE: MEAD, EDUCAÇÃO E LUTA POR RECONHECIMENTO Artigo

    Vitorino, Artur José Renda; Silva, Bruna Coden da

    Resumo em Português:

    RESUMO: A partir das interpretações dos filósofos Jürgen Habermas e Axel Honneth do modelo intersubjetivo do si mesmo produzido socialmente, conforme elaborado por G. H. Mead, defende-se a necessidade de incorporar os preceitos de intersubjetividade, reconhecimento e democracia em uma concepção de educação que, com base no pensamento cooperativo e comunitário, ensine o agir democrático - orientado para a resolução consensual de problemas e embasado no reconhecimento intersubjetivo entre os indivíduos.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Dans le cadre de l’interprétation des philosophes Jürgen Habermas et Axel Honneth du modèle intersubjectif du «moi» socialement construit, ainsi démontré par G. H. Mead, nous soutenons le besoin d’inclusion des concepts d’intersubjectivité, de la lutte pour la reconnaissance et la démocratie, au sein de la conception d’une éducation qui, basée sur la mentalité coopérative et communautaire, enseigne l’action démocratique, en s’orientant donc vers les résolutions consensuelles des problèmes et en se basant sur la reconnaissance intersubjective entre individus.

    Resumo em Inglês:

    Abstract: Based on the interpretations of the philosophers Jürgen Habermas and Axel Honneth of the intersubjective model of the socially constructed self, as shown by G. H. Mead, we defend the need to include the concepts of intersubjectivity, struggle for recognition and democracy within a conception of education that, based on cooperative and communitarian thought, teaches democratic action - which will be orientated toward a consensual resolution of problems and based on an intersubjective recognition among individuals.
  • O DIÁLOGO INTERCULTURAL ENTRE FREIRE & DEWEY: O SUL E O NORTE NAS MATRIZES (PÓS)-COLONIAIS DAS AMÉRICAS Artigo

    Guilherme, Maria Manuela Duarte

    Resumo em Português:

    RESUMO: Este artigo empreende uma análise intercultural dos textos de Paulo Freire e John Dewey, tendo em conta os seus contextos culturais e epistemológicos, no enquadramento de duas matrizes (pós)-coloniais distintas, que constituíram os cenários intelectuais e as bagagens sócio-históricas das obras desses autores. Procura, assim, acrescentar uma perspectiva intercultural e pós-colonial sobre os seus fundamentos filosóficos e epistemológicos aos estudos comparativos das suas obras que se têm concentrado apenas nos seus axiomas em relação à educação e à pedagogia como se constituíssem universais culturais e epistemológicos. Desse modo, tenciona recuperar os seus legados teórico-práticos para as pedagogias interculturais de uma educação para a cidadania nas sociedades cosmopolitas contemporâneas.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Cet article fait une analyse interculturelle des textes de Paulo Freire et John Dewey en tenant compte leurs contextes culturelles et épistémologiques, par reférénce à deux matrices post (coloniales) distinctes qui ont constitué les scénarios intellectuels et les bagages socio-historiques de ces auteurs. On essaye d’ajouter une perspective interculturelle et postcolonial sur leurs fondements philosophiques et epistemologiques vis à vis les études comparatives concentrés seulement dans leurs theories educatives et pédagogiques comme si celles-ci étaient des universels culturels et epistemologiques. Enfin, nous cherchons de mettre en évidence cet héritage inestimable pour les pédagogies interculturelles d’une éducation pour la citoyennneté dans les sociétés cosmopolites contemporaines.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This article undertakes an intercultural analysis of Paulo Freire’s and John Dewey’s texts, having in mind their cultural and epistemological contexts, within the framework of two distinct (post)colonial matrices, that constituted the intellectual backcloth and the sociohistorical baggage of both authors’ works. It intends to add an intercultural and postcolonial perspective about their philosophical and epistemological foundations to the comparative studies that have merely focused on their axioms related to education and pedagogy as if they were cultural and epistemological universals. Therefore, it attempts to recuperate their theoretical and practical legacies for the purpose of the intercultural pedagogies of citizenship education in contemporary cosmopolitan societies.
  • O LUGAR DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM DUAS PERSPECTIVAS: BRASIL E INGLATERRA Formação De Profissionais Da Educação

    Lüdke, Menga; Scott, David

    Resumo em Português:

    RESUMO: O estágio supervisionado ocupa lugar central na articulação entre o aspecto teórico e o prático na formação de futuros professores. O artigo apresenta constatações de um estudo sobre esse lugar em duas realidades distintas.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: L’article présente des résultats d’une recherche sur le rôle central du stage dans l’articulation entre les aspects théorique et pratique de la formation des enseignants sous deux perspectives differentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This text presents findings from a study about the central role played by the practical training in the process of teachers’ education under two different perspectives.
  • "EU GANHEI MAIS O GOSTO DE ESTUDAR": O E-LEARNING COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA DE RECLUSAS DE UM ESTABELECIMENTO PRISIONAL PORTUGUÊS Análise Da Prática Pedagógica

    Monteiro, Angélica; Leite, Carlinda; Barros, Rita

    Resumo em Português:

    RESUMO: O artigo estudou as percepções de reclusas sobre formação na modalidade e-learning, num estabelecimento prisional feminino de Portugal. A análise do curso e da formação, inscritos no paradigma de aprendizagem ao longo da vida, objetiva estudar a possibilidade do e-learning constituir um dispositivo de diferenciação pedagógica que promove a inclusão digital. Os dados relativos ao percurso de aprendizagem em regime de e-learning foram recolhidos por dois questionários e um grupo focal. A análise dos dados evidencia que essas formandas, reclusas, consideram que a experiência de formação em e-learning lhes devolveu a confiança de que ainda têm capacidade de realizar novas aprendizagens, com impacto em perspectivas relacionadas a uma futura inserção no mercado de trabalho.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Cet article analyse les perceptions des détenues par rapport à une formation conçue selon dans la modalité de e-learning et qui s'est déroulé dans un établissement carcéral féminin au Portugal. L'analyse de ce cours de formation, qui s'inscrit dans le paradigme d'apprentissage tout au long de la vie, avait pour objectif d'étudier les possibilités de e-learning à construire un dispositif de différentiation pédagogique promoteur de l'inclusion numérique. Les données, relatives au parcours d'apprentissage en régime e-learning ont été recueillies par deux questionnaires et un focus group. L'analyse des données a mis en évidence que les détenues considèrent cet expérience de formation e-learning les a rassurés quant à leur capacité d'effectuer de nouveaux apprentissages et l'impact que ceci peut avoir sur leur insertion future dans le marché du travail.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The article analysed inmates' perceptions on e-learning training, in a female prison in Portugal. The course analysis and training focus is supported in the lifelong learning paradigm and its objective is to study the possibility of e-learning as a pedagogical differentiation dispositive that promotes digital inclusion. Data about the lifelong learning course, using e-learning and learning skills, were gathered by means of two questionnaires and a focus group. The analysis shows that these trainers, in a prison situation, recognize that the experience of e-learning training gave them confidence and proved to them that they still have the ability of undertaking new apprenticeships, with an impact on perspectives related to future integration into the labour market.
  • GRATUIDADE DO ENSINO SUPERIOR EM ESTABELECIMENTOS OFICIAIS: PRECISÃO E IMPLICAÇÕES Debates & Polêmicas

    Minto, Lalo Watanabe

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste estudo tratamos do princípio constitucional da gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais (art. 206) como extensivo e obrigatório também para o nível superior. Assumimos que essa extensividade também implica obediência, no caso das universidades oficiais/públicas, a outro princípio particular dessas instituições: o da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (art. 208). A partir de uma leitura global do capítulo sobre educação na Constituição Federal de 1988 (CF 1988) e de seus desdobramentos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 1996), em especial no capítulo “Da Educação Superior”, afirmamos que incorre em infração a prática de cobrar mensalidades, taxas e outras formas de cobrança nas universidades mantidas pelo Poder Público. Nas considerações finais, apresentamos uma discussão sobre os atuais contornos da gratuidade do ensino superior público, bem como sobre os renovados argumentos em prol da sua extinção, dentro e fora das instituições.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Cette étude porte sur le principe constitutionnel de l’enseignement public gratuit dans les établissements officiels (art. 206) comme obligatoire également au niveau supérieur. Nous partons du principe que cette extensification implique également l’obéissance, dans le cas des universités officielles/publiques, à un autre principe particulier de ces institutions: l’inséparabilité de l’enseignement, la recherche et l’extension (art. 208). A partir d’une lecture globale de la Constitution Fédérale de 1988 et ses déploiements dans la Loi de Lignes Directrices et les Bases de L’Éducation Nationale (LDB 1996), en particulier le chapitre « De L’Enseignement Supérieur », nous affirmons que la pratique de faire payer les frais de scolarité et autres frais dans les universités tenus par le gouvernement est une infraction à la loi. Dans les considérations finales, nous présentons une discussion sur la forme en vigueur de l’enseignement supérieur public gratuit, ainsi que des arguments renouvelés qui plaident en faveur de son extinction, dans et hors des institutions.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: This paper deals with the constitutional principle of free public education in official establishments (art. 206) as extensive and compulsory also for the higher education. In the case of public universities, it is assumed that such extension implies compliance with another specific principle: the indissolubility between teaching, research, and extension (art. 208). From an overall reading of the chapter on education in the Federal Constitution of 1988 and its developments in the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB 1996), especially in the chapter “On Higher Education”, one may affirm that the practice of collecting monthly fees, taxes, and other forms of billing in universities maintained by the public power violates these superior rules. In final considerations, a discussion about the current frame of free public higher education is presented, along with renewed arguments supporting its extinction, inside and outside institutions.
  • CULTURA DIGITAL E A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: DA AUTORIDADE PEDAGÓGICA À AUTORIDADE TECNOLÓGICA Imagens & Palavras

    Alonso, Katia Morosov
  • OS PRIMEIROS PASSOS DA REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE 40 Anos: Educação & Sociedade. Seção Comemorativa

    Höfling, Eloisa de Mattos
  • A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO COMPLEXA 40 Anos: Educação & Sociedade. Seção Comemorativa

    Tragtenberg, Mauricio

    Resumo em Português:

    RESUMO: O texto examina a constituição histórica dos processos de desenvolvimento do capitalismo a partir do século XVI, com a urbanização e a burocratização das instituições de poder, a ampliação da divisão do trabalho e a introdução da técnica, analisando-os como imperativos da generalização da educação escolar. Integrando as contribuições de clássicos como Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, entre outros, compreende-se o surgimento e a recriação de conceitos e práticas como: disciplina, coerção, trabalho, obediência, hierarquia, conformismo, êxito, nas suas formas contemporâneas, estruturadoras tanto da empresa capitalista como da administração pública. Dessa lógica decorre a crítica das organizações na sociedade atual, entre as quais a escola.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Le texte examine la constitution historique du processus de développement du capitalisme depuis le XVIe siècle, notamment l’urbanisation et la bureaucratisation des institutions du pouvoir, la division du travail croissante et la technicisation. L’analyse tient compte de ceux-ci comme impératifs de la généralisation de l’éducation scolaire. En s’appuyant sur les formulations classiques de Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot, parmi d’autres, on adresse l’émergence et la reformulation de concepts et pratiques tels que discipline, coercition, travail, obéissance, hiérarchie, conformisme et réussite sous ses formes contemporaines et structurantes de l’entreprise capitaliste aussi bien que de l’administration publique. De cette logique ressortent des critiques adressées auxorganisations de la société actuelle, d’entre autres l’école.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The text explores the historical constitution of the capitalism’s development processes from the sixteenth century forward, with the urbanization and bureaucratization of power institutions, the expansion of labor division and the introduction of technique, analyzing them as imperatives of school’s education generalization. By gathering contributions by classic authors such as Weber, Marx, Bourdieu, Lobrot and others, we try and understand the emergence and re-creation of concepts and practices such as discipline, coercion, labor, obedience, hierarchy, conformity, success in their contemporary forms, structuring both capitalist enterprises and public administration. From this logic, the critique of organizations in today’s society comes up, school included.
  • REDE DE TEXTOS E IMAGENS E METAMORFOSES VISUAIS 40 Anos: Educação & Sociedade. Seção Comemorativa

    Almeida, Milton José de

    Resumo em Português:

    RESUMO: O propósito [deste artigo] é procurar uma rede de imagens longínquas que estariam no espírito visual da pintura do conhecido mestre Ataíde - Manoel da Costa Ataíde -, que, entre 1800 e 1809, pintou a nave central da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto, cujo tema condutor é a Assunção da Virgem. Estou falando de Memórias Longínquas, aquelas imagens que talvez Ataíde nunca tenha visto, e texto que nunca tenha lido, mas que pulsam nessa pintura numa variedade de origens literárias e visuais europeias da Idade Média até nossos dias. Um aglomerado assincrônico que podemos ver com os olhos de hoje, ao tomarmos a sua pintura como um vórtice visual e temporal. A pintura de Ataíde servirá para nos mostrar algumas das formas políticas e visuais que persistem hoje numa parte da cultura comum, tanto na cultura popular, quanto na cultura acadêmica. Ataíde, tanto quanto outros pintores de sua época, em diversos países, praticavam sua arte sob um conjunto de regras para a invenção e produção de imagens, que é ao mesmo tempo um conjunto de regras morais e religiosas, uma espécie de lei do bom senso, do senso estético daquilo que são as imagens comuns, populares. Não nos interessa aqui se Ataíde foi um bom ou mau pintor, ou compará-lo a grandes pintores da sua época. Ele não excede em brilho técnico nem em qualidade de invenção. É um pintor médio, talvez medíocre, que pintou o possível em suas condições materiais e culturais. Sem grandes informações culturais, foi representativo da média cultural de seu tempo.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Le but [de cet article] est à la recherche d’un réseau d’images à distance qui serait dans l’esprit visuel du peintre connue sous maître Athayde - Manoel da Costa Ataíde - qui, entre 1800 et 1809, a peint la nef centrale de l’église São Francisco de Assis, à Ouro Preto, dont le thème principal est l’Assomption de la Vierge. On parle de lointains souvenirs, les images qui Ataide peut être n’a jamais vu, et textes qu’il n’a jamais lu, mais que pulse dans ce tableau avec une variété de sources littéraires et visuelles européennes du Moyen-Age à nos jours. Un groupe asynchrone que nous pouvons voir avec les yeux d’aujourd’hui, lors de sa peinture comme un tourbillon visuel et temporel. La peinture de Ataide servira à nous montrer les formes politiques et visuelles qui persistent aujourd’hui dans une partie de la culture commune, à la fois dans la culture populaire, comme dans la culture universitaire. Autant que d’autres peintres de son temps de plusieurs pays, Ataíde a pratiqué son art sous un ensemble de règles pour créer et produire images, ce qui est à la fois un ensemble de règles morales et religieuses, une sorte de loi de bon sens, du sens esthétique de ce que sont les images communes et populaires. Il ne nous concerne pas ici si Ataide était une bon ou mauvais peintre, ou lui comparer à grands peintres de son temps. Il ne dépasse pas la brillance technique ou la qualité de l’invention. C’est un peintre moyen, peut-être médiocre, qui a peint ce qui était possible sous ses conditions matérielles et culturelles. Sans beaucoup d’informations culturelles, il représentait la moyenne culturelle de son temps.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The purpose of this article is to search for a network of distant images that would be in the visual painting spirit of well-known master Ataíde - Manoel da Costa Ataíde -, who, between 1800 and 1809, painted the central nave of the Church São Francisco de Assis, in Ouro Preto, whose guiding theme is the Assumption of Virgin Mary. We address Memórias Longínquas, images that Ataide may never have seen, and texts that he may never have read, but which pulsate in this painting in a variety of European literary and visual origins from the Middle Ages to our days. An asynchronous cluster that one can look upon with today’s view, as we take his painting as a visual and temporal vortex. Ataíde’s paintings will serve us as display of political and visual forms that linger nowadays across part of the common culture, both in popular and academic culture. Just like other painters of his time from various countries, Ataíde practiced his art under a set of rules while creating and producing images which is also a set of moral and religious rules, a kind of common sense law regarding the esthetic sense of common, popular images. Our concern is not whether Ataíde was a good or a bad painter, or to compare him to the great painters of his time. He does not surpass in technical brilliance or quality of invention. He is an average painter, perhaps even mediocre, who painted what his material and cultural conditions allowed him to. Without great cultural information, he was a representative of the cultural average of his time.
  • AS MARCAS DO HUMANO: PISTAS PARA O CONHECIMENTO DA NOSSA IDENTIDADE PESSOAL 40 Anos: Educação & Sociedade. Seção Comemorativa

    Pino, Angel

    Resumo em Português:

    RESUMO: Neste artigo, o Professor Angel Pino problematizou o paradoxo da natureza humana do homem, ao analisar como os sentidos do adjetivo humano podem qualificar tal natureza. Ao indagar sobre como o ser biológico se transforma em ser humano pela ação da cultura que ele próprio produz, o autor buscou expandir e adensar os argumentos na perspectiva do materialismo histórico e dialético e discutir as implicações das teses vigotskianas sobre a emergência histórica e cultural das funções psicológicas especificamente humanas, da dimensão simbólica, da consciência. Ao admitir a contradição inerente às relações natureza-cultura e comentar sobre as possibilidades atuais da biotecnologia na ciência contemporânea, Pino elaborou conceitualmente sobre a atividade criadora do homem, procurando explicitar como as marcas do humano, marcas da história e da cultura, se inscrevem e se tornam constitutivas do funcionamento orgânico na espécie Homo. Apontando para a complexidade da condição humana, o autor ainda teceu considerações sobre as implicações éticas dessa condição.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Dans cet article, le professeur Angel Pino problematise le paradoxe de la nature humaine de l’homme, en analysant comment les sens de l’adjectif humain peuvent qualifier une telle nature. En s’interrogeant sur la façon dont l’être biologique devient un être humain par l’action de la culture qu’il lui-même produit, l’auteur a essayer d’ élargir et approfondir les arguments du point de vue du matérialisme historique et dialectique, et discute aussi des implications des thèses de vigotskiennes sur l’émergence historique et culturel des fonctions psychologiques spécifiquement humaines, de la dimension symbolique, de la conscience. En admettant la contradiction inhérente à la relation nature-culture et en faisant des commentaires sur les possibilités actuelles de la biotechnologie dans la science contemporaine, Prof. Pino a conceptuelment élaboré sur l’activité créatrice de l’homme, en essayant d’expliquer comment les marques humaines, les marques de l’histoire et de la culture, font partie et devient constitutives du fonctionnement organique dans l’espèce Homo. Soulignant la complexité de la condition humaine, l’auteur a encore fait des considérations sur les implications éthiques de cette condition.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: In this article, Professor Angel Pino brought the paradox of human nature of man to the fore, analyzing how the meanings of the adjective human can qualify this nature. Inquiring about how biological beings become human beings by the action of the very culture they produce, the author attempted to expand and deepen arguments from the perspective of historical and dialectical materialism, while discussing the implications of the Vigotskian theses on the historical and cultural emergence of specifically human psychological functions in the symbolic dimension of consciousness. Assuming the inherent contradiction in nature-culture relations and commenting on the current possibilities of biotechnology in contemporary science, Professor Pino elaborated concepts on the creative activity of man, seeking to explain how specifically human marks, marks of history and culture become inscribed in and constitute the organic functioning of the Homo specie. By pointing the complexity of the human condition, the author also makes remarks about its ethical implications.
  • A REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE: UMA LEITURA DOS EDITORIAIS DE 1978 A 1996 40 Anos: Educação & Sociedade. Seção Comemorativa

    Rodrigues, Fabiana de Cássia

    Resumo em Português:

    RESUMO: O texto analisa os editoriais da Revista Educação & Sociedade n. 1 a 57, abarcando o período entre 1978 e 1996. Percebe-se esta publicação como um corpus documental que expressa diferentes concepções educacionais e perspectivas políticas, que, em conexão com a ebulição no campo educacional no período, traz luz para amplas possibilidades de estudos oferecidas por este acervo. Procurou-se colocar em destaque o contexto de surgimento da Revista como expressão política de um grupo de intelectuais engajados na luta pela educação na construção de uma sociedade democrática. A Revista também se constituiu como um importante espaço de confronto de ideias, tornando-se uma referência fundamental para o estudo dos dilemas e desafios educacionais da realidade brasileira. O texto está organizado em três partes: inicialmente, a Revista é discutida como um espaço de consenso no rechaço à ditadura e à sua política educacional. Na segunda parte do texto destacam-se aspectos que exemplificam o intenso debate em que a Revista estava inscrita, como lugar de divergências teóricas e políticas. Por fim, na terceira parte, são tratados aspectos que se sobressaíram na análise dos editoriais na “Nova República”: o debate sobre a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), as relações entre educação e trabalho, em meio às políticas de cunho neoliberal, e o processo de reestruturação produtiva.

    Resumo em Francês:

    RÉSUMÉ: Cete article analyse les éditoriaux de la revue Educação & Sociedade, éditions 1 à 57, englobant la période entre 1978 et 1996. Cette publication est perçue comme un corpus documentaire qui exprime des conceptions pédagogiques et des perspectives politiques différentes, lesquelles, en rapport avec l’ébullition dans le domaine de l’éducation de cette période, éclaire les larges possibilités d›études permis par cet assortiment. En visant à mettre en évidence le contexte de l›émergence de la Révue, en tant qu›expression politique d›un groupe d›intellectuels engagés dans la lutte pour l›éducation pour la construction d’une société démocratique. La revue, également, constituait un importante espace de confrontation d’idées, en devenant une référence fondamentale pour l’étude des dilemmes et des défis éducatifs de la réalité brésilienne. Le texte est organisé en trois parties: d’abord, la revue est débattue comme une place de consensus en repoussant la dictature et sa politique d’éducation. Dans la deuxième partie, soulignent certains aspects qui illustrent un débat intens dans lequel la revue se trouve, en tant que lieu des divergences théoriques et politiques. Enfin, dans la troisième partie, on aborde des aspects qui se démarquant de l’analyse des éditoriaux de la “Nouvelle République”: le débat sur la LDB, les rapports entre éducation et travail, face des politiques néolibérales et le processus de restructuration productive.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT: The text analyses the editorial of the Magazine Education and Society issues 1 to 57, encompassing the period between 1978 and 1996. This publication is perceived as a documentary corpus that expresses both different educational concepts and political perspectives that, in connection with the ebullience in the educational field during such period, sheds light on the broad possibilities of study provided by this collection. The context in which the journal emerged was put in the spotlight as a political expression of a group of intellectuals engaged in the fight towards education and the building of a democratic society. The journal is also an important space for clash of ideas, thus being an essential reference for the study of dilemmas and educational challenges of the Brazilian reality. This article is organized in three sections: initially, the journal is referred to as a space of consensus about rejection of both dictatorship and its educational policies. The second part of the text highlights some aspects that exemplify the intense debate in which the journal was inserted, as a place for theoretical and political divergences. Finally, in the third section, aspects standing out from the editorials addressing the “New Republic” are approached: a debate about LDB, the relationship between education and work amongst neoliberal policies, and the process of productive restructuring.
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