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Pesquisa Operacional, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2000
  • Nota de agradecimento

    Galvão, Roberto Diéguez
  • Nota dos Editores Convidados

  • Minimizing flowtime subject to optimal makespan on two identical parallel machines

    Gupta, Jatinder N. D.; Ho, Johnny C.

    Resumo em Inglês:

    We consider the problem of scheduling jobs on two parallel identical machines where an optimal schedule is defined as one that gives the smallest total flowtime (the sum of the completion time of all jobs) among the set of schedules with optimal makespan (the completion time of the latest job). Utilizing an existing optimization algorithm for the minimization of makespan, we propose an algorithm to determine optimal schedules for this problem. We empirically show that the proposed algorithm can quickly find optimal schedules for problems containing a large number of jobs.
  • Algoritmo de programação de máquinas individuais com penalidades distintas de adiantamento e atraso

    Colin, Emerson C.; Shimizu, Tamio

    Resumo em Português:

    Neste trabalho consideramos o problema de máquina única, com datas de entrega e penalidades de adiantamento e atraso distintas para cada ordem. Considerando que a seqüência seja predefinida, o objetivo a ser alcançado é a minimização da soma das diferenças (adiantamentos ou atrasos) penalizadas das ordens. Este trabalho é apresentado como uma generalização do algoritmo de programação de Garey et al. (1988). Através de uma estrutura computacional denominada fila de prioridade, este novo algoritmo permite a elaboração de um programa em tempo O(nlogn), enquanto que o melhor encontrado na literatura atualmente é de tempo O(n²).

    Resumo em Inglês:

    In this work we consider the one machine problem, with distinct due-dates and penalties for earliness and tardiness. For a previously defined sequence, we utilize the sum of weighted lateness (earliness or tardiness) as objective function. This work is presented as a generalization of the Garey et al. (1988) scheduling algorithm. Using a computational structure called heap, this algorithm allows a schedule construction in O(nlogn) time while the best found in literature runs in O(n²).
  • Uma heurística de trocas para o problema de sequenciamento de tarefas em processadores uniformes

    Müller, Felipe Martins; Limberger, Sergio João

    Resumo em Português:

    O sequenciamento de tarefas independentes de forma não preemptiva em sistemas de processadores uniformes, com o objetivo de minimizar o tempo total de execução (makespan), é o assunto do presente artigo. Considera-se um conjunto de n tarefas, onde cada tarefa possui um tempo de processamento, e um conjunto m > ou = 2 de processadores com velocidades de processamento sigma1 = 1<FONT FACE=Symbol>£s</FONT>2<= ...<FONT FACE=Symbol>£s</FONT>m. Sendo o problema de encontrar o mínimo makespan considerado NP-difícil, desenvolveu-se uma heurística de trocas poderosa para resolvê-lo. A heurística proposta é composta de três fases: alocação inicial, balanceamento de carga e fase de dupla troca. A principal característica desta nova heurística é a de prescindir de uma pré-ordenação das tarefas. A heurística desenvolvida foi comparada com um limitante inferior da solução ótima e também com outras três heurísticas apresentando um desempenho superior, encontrando a solução ótima em um grande número de casos as custas de um baixo esforço computacional.

    Resumo em Inglês:

    This paper examines the nonpreemptive assignment of independent jobs to a system of uniform processors with the objective of reducing makespan, or the time required from the start of execution until all jobs are completed. We consider a set of n jobs, each having an execution time and a set of m > or = 2 processors which are assumed to have different speeds (say sigma1 = 1<FONT FACE=Symbol>£s</FONT>2<= ... <FONT FACE=Symbol>£s</FONT>m). Since the problem of finding a minimal makespan has been show to be NP-hard, we develop a powerful interchange heuristic. The heuristic proposed is composed by three phases: initial assignment, job reassignment and job interchange. The main feature of this method is not perform a pre-classification of the tasks. Some comparison are made with other heuristic schemes and a lower bound that validates the results obtained. The heuristic achieve optimal solutions for several instances in a short computational time.
  • GRASP para o PQA: um limite de aceitação para soluções iniciais

    Range, Maria Cristina; Abreu, Nair Maria Maia de; Boaventura-Netto, Paulo Oswaldo

    Resumo em Português:

    O Problema Quadrático de Alocação (PQA) pertence à classe dos problemas NP-Hard e desafia os pesquisadores tanto em sua teoria quanto em sua parte computacional. Pela sua alta complexidade muitos métodos heurísticos têm sido desenvolvidos para tentar resolvê-lo aproximadamente. A metaheurística GRASP (greedy randomized adaptive search procedures) se mostrou bastante eficiente. Neste trabalho, uma proposta para descartar soluções iniciais supostamente ruins é apresentada com base na normalização de custos calculadas num intervalo entre limites de solução. Para este GRASP restrito, foi observada uma redução do tempo computacional para encontrar as soluções ótimas ou soluções viáveis de boa qualidade quando comparado ao GRASP original.

    Resumo em Inglês:

    The Quadratic Assignment Problem (QAP) is an NP-hard problem which has been defying researchers both in theoretical aspects and in what concerns computational results. Owing to its high complexity, several heuristics have been developed trying to approximate its solution. The GRASP metaheuristic (greedy randomized adaptive search procedures) shows a good efficiency with it. In this work a proposal to discard initial supposedly bad initial solutionsis based on cost normalization is presented. A reduction of computational time to find optimal or near-optimal solutions was observed with this GRASP, when compared with the original version.
  • Um modelo para analisar o problema de filas em caixas de supermercados: um estudo de caso

    Morabito, Reinaldo; Lima, Flavio C. R. de

    Resumo em Português:

    Neste estudo aplicamos teoria de filas para analisar o problema de congestão em caixas de supermercados. Estamos particularmente interessados em modelar o tempo médio de espera em fila, aqui entendido como uma componente importante do nível de serviço ao consumidor, em função da capacidade do sistema (i.e., o número de caixas num dado período de tempo). Três modelos são explorados: (i) representar o sistema por meio de um simples modelo M/M/m de fila única, onde m é o número de caixas, (ii) representar o sistema por meio de m modelos M/M/1 paralelos e independentes, e (iii) representar o sistema por meio de um modelo Markoviano mais geral, onde os dois modelos anteriores podem ser vistos como casos particulares. Para avaliar o desempenho destes modelos, realizamos um estudo de caso num dos supermercados da rede Jaú-Serve, localizado no interior de São Paulo. Os resultados mostraram que o terceiro modelo pode resultar numa boa aproximação para o problema, ao contrário dos dois primeiros.

    Resumo em Inglês:

    In this study we applied queueing theory to analyze the problem of congestion in supermarket check-outs. We are particularly concerned with modeling the mean user waiting time in the queue, viewed as an important component of the user service, as a function of the capacity of the system (i.e., the number of cashiers in a given time period). Three models are explored: (i) to represent the system by means of a simple M/M/m queueing model, where m is the number of cashiers, (ii) to represent the system by means of m parallel and independent M/M/1 queueing models, and (iii) to represent the system by means of a more generic Markovian model, where the former models can be viewed as particular cases. In order to evaluate the performance of the models, we developed a case study in one of the supermarkets of Jaú-Serve chain located in São Paulo State. The results showed that the third model can yield a good approximation for the problem, different from the first two ones.
  • Estimação do parâmetro "d " em modelos arfima

    Trevisan, Elma Suema; Souza, Reinaldo Castro; Souza, Leonardo Rocha

    Resumo em Português:

    Os modelos ARFIMA caracterizam-se por sua longa dependência e por possuírem o parâmetro d do modelo ARIMA (grau de diferenciação) assumindo valores fracionários. Quando no caso d <FONT FACE=Symbol>Î</FONT> (-0,5; 0,5), há estacionariedade. A longa dependência aparece quando d é positivo. Este trabalho visa testar e comparar duas metodologias para o processo de estimação de d, baseadas na função Periodograma e na função Periodograma Suavizado. Através de séries sintéticas geradas para este fim, foram realizadas simulações em quatro diferentes estruturas ARFIMA, a saber : (0,d,0), (1,d,0), (0,d,1), (1,d,1) para três possíveis valores de d, (0,0; 0,10; 0,25 e 0,40).

    Resumo em Inglês:

    ARFIMA models are characterized by both their long-range dependence and fractional values for the ARIMA model differencing parameter. Stationarity is achieved for d <FONT FACE=Symbol>Î</FONT> (-0.5, 0.5) and the long memory appears whether d is positive. This work tests and compares two methodologies for the differencing parameter estimation based on, respectively, Periodogram and Smoothed Periodogram functions. Through synthetic series generated to this purpose, simulations were ran to four different ARFIMA structures: (0,d,0), (1,d,0), (0,d,1), (1,d,1) and three values of d (0,0; 0,10; 0,25 and 0,40).
  • O problema de roteamento no transporte escolar

    Steiner, Maria Teresinha Arns; Zamboni, Luzia Vidal S.; Costa, Deise M. Bertholdi; Carnieri, Celso; Silva, Arinei Lindbeck da

    Resumo em Português:

    O presente trabalho aborda o problema de roteamento no transporte escolar e descreve algumas técnicas da Pesquisa Operacional que podem ser utilizadas para solucioná-lo. O problema considera além das distâncias a serem percorridas por m veículos, a disponibilidade e capacidades destes e, além disso, as demandas em cada um dos n pontos de demanda. A implementação a um problema real é estudada e os resultados analisados.

    Resumo em Inglês:

    This paper deals with the vehicle routing problem for school children transportation and describes some Operations Research techniques that can be used to solve it. The problem considers, besides the distances to be traveled by m vehicles, the vehicle availabilities and capacities and the demands in each of the n points. The implementation to a real problem is studied and the results are analised.
  • Uma análise da influência da estocasticidade das informações sobre um modelo de programação linear

    Volpi, Neida Maria Patias; Carnieri, Celso; Sanquetta, Carlos Roberto

    Resumo em Português:

    Neste trabalho foi discutido o impacto de perturbações estocásticas em um modelo de planejamento florestal. Foi desenvolvido um modelo de programação linear e uma abordagem, através de simulações estocásticas, para analisar e quantificar a variabilidade que ocorre nos valores da função objetivo, perante a natureza estocástica dos dados que alimentam o modelo. Um programa para efetuar tais simulações foi desenvolvido. O conceito de razão de variabilidade objeto-sistema foi introduzido para medir a suscetibilidade do sistema em relação às variações ocorridas no objeto.

    Resumo em Inglês:

    The impact of stochastic perturbations in a forest planning model was discussed in this work. It was developed a linear programming and an approach, through stochastic simulations, to analyse and quantify the variability that occurs in the values of the objective function, because of the nature of the data that are used in the model. A program to do such simulations was developed. A new concept was introduced, called object-system ratio of variability, in order to measure the sensitivity of the response of the system when variations occur in the object.
  • An algorithm for determining the K-best solutions of the one-dimensional Knapsack problem

    Yanasse, Horacio Hideki; Soma, Nei Yoshihiro; Maculan, Nelson

    Resumo em Português:

    Neste trabalho apresenta-se um esquema enumerativo para se determinar as K-melhores (K > 1) soluções para o problema da mochila unidimensional. Se n é o número total de itens diferentes e b é a capacidade da mochila, a complexidade computacional do esquema proposto é limitado por O(Knb). O algoritmo foi implementado em uma estação de trabalho e testes computacionais foram realizados variando-se diferentes parâmetros do problema.

    Resumo em Inglês:

    In this work we present an enumerative scheme for determining the K-best solutions (K > 1) of the one dimensional knapsack problem. If n is the total number of different items and b is the knapsack's capacity, the computational complexity of the proposed scheme is bounded by O(Knb) with memory requirements bounded by O(nb). The algorithm was implemented in a workstation and computational tests for varying values of the parameters were performed.
  • Sistemas computacionais para o gerenciamento estratégico da logística Seção De Software

    Cavalcanti Netto, Maria Aparecida
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