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Pesquisa Operacional, Volume: 21, Número: 1, Publicado: 2001
  • METODOLOGÍA CIENTÍFICA EN VALORACIÓN Y SELECCIÓN AMBIENTAL

    Moreno Jiménez, José María; Aguarón Joven, Juan; Escobar Urmeneta, María Teresa

    Resumo em Espanhol:

    El paradigma de la racionalidad sustantiva ha dominado la investigación científica durante la mayor parte del siglo XX. No obstante, cuando se trabaja con aspectos intangibles y múltiples criterios, como sucede en valoración y selección ambiental, esta filosofía positivista orientada a la predicción y el control presenta serias limitaciones, lo que ha llevado desde comienzo de los 70 a la búsqueda de nuevas aproximaciones. El constructivismo y la ciencia postnormal son algunas de las más extendidas en el campo de la economía ecológica. En lo que sigue, se analiza su relación con una de las aproximaciones más recientes en este ámbito: la racionalidad procedimental multicriterio, intentando establecer un marco para la metodología científica en selección ambiental.
  • CONVERGÊNCIA DOS MODELOS DE ÁRVORES BINOMIAIS PARA AVALIAÇÃO DE OPÇÕES

    Baidya, Tara Keshar Nanda; Castro, Alessandro de Lima

    Resumo em Português:

    Black & Scholes (1973) desenvolveram um modelo para a avaliação de opções de compra e venda do tipo Europeu. Merton (1973) estendeu o modelo para ações que pagam dividendos. Muitos outros desenvolvimentos foram feitos acerca dos dois trabalhos citados, mas talvez um dos mais importantes foi proposto por Cox, Ross & Rubinstein (1979), onde o processo estocástico (para o preço da ação objeto) em tempo e estado contínuo (Movimento Geométrico Browniano) proposto por Black & Scholes foi aproximado por um processo de tempo e estado discreto (Random Walk). O modelo de Cox, Ross & Rubinstein, hoje conhecido como Modelo Binomial, tornou-se um dos métodos mais utilizados para calcular o valor de opções, principalmente opções americanas, devido a sua simplicidade e fácil implementação computacional. Mas, o modelo binomial possui uma convergência fraca, em forma oscilatória, para o valor verdadeiro. Este artigo pretende mostrar as principais soluções encontradas na literatura para acelerar a convergência.

    Resumo em Inglês:

    Black & Scholes (1973) developed a model for pricing European call options on assets that do not pay dividends. Merton (1973) extended it to include assets that pay dividends. Many other developments have been made after that. Perhaps one of the most important work in this area was proposed by Cox, Ross & Rubinstein (1979), where the stochastic process for the price of the underlying asset proposed by Black & Scholes was approximated by a discrete time binomial process. The method proposed by Cox, Ross & Rubinstein became very popular because of its simplicity and easy implementation. But the convergence of the binomial model is weak and oscillatory. This work pretends to explain the main solutions found in the literature to accelerate convergence.
  • HOW TO ESTIMATE THE AMOUNT OF IMPORTANT CHARACTERISTICS MISSING IN A CONSUMERS SAMPLE BY USING BAYESIAN ESTIMATORS

    Mingoti, Sueli A.

    Resumo em Português:

    Pesquisas de mercado são conduzidas freqüentemente com o propósito de obter informações sobre a opinião dos consumidores em relação a produtos já existentes no mercado, protótipos, ou determinados tipos de serviços prestados pela empresa. Em muitas situações deseja-se identificar as características que são consideradas importantes pelos consumidores no que se refere à tomada de decisão de compra do produto ou de opção pelo serviço prestado pela empresa. Como as pesquisas são feitas com amostras de consumidores do mercado potencial, algumas características consideradas importantes pela população podem não estar representadas nas amostras. O objetivo deste artigo é mostrar como a quantidade de características presentes na população e que não estão representadas nas amostras, pode ser facilmente estimada através de estimadores Bayesianos propostos por Mingoti & Meeden (1992) e Mingoti (1999). Como ilustração apresentamos um exemplo de uma pesquisa de mercado sobre um modelo de automóvel.

    Resumo em Inglês:

    Consumers surveys are conducted very often by many companies with the main objective of obtaining information about the opinions the consumers have about a specific prototype, product or service. In many situations the goal is to identify the characteristics that are considered important by the consumers when taking the decision of buying or using the products or services. When the survey is performed some characteristics that are present in the consumers population might not be reported by those consumers in the observed sample. Therefore, some important characteristics of the product according to the consumers opinions could be missing in the observed sample. The main objective of this paper is to show how the amount of characteristics missing in the observed sample could be easily estimated by using some Bayesian estimators proposed by Mingoti & Meeden (1992) and Mingoti (1999). An example of application related to an automobile survey is presented.
  • OTIMIZAÇÃO DO PROCESSO DE INSERÇÃO AUTOMÁTICA DE COMPONENTES ELETRÔNICOS EMPREGANDO A TÉCNICA DE TIMES ASSÍNCRONOS

    Rabak, Cesar Scarpini; Sichman, Jaime Simão

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um sistema computacional que busca otimizar o processo de inserção automática de componentes eletrônicos com a máquina Panasert AVK, baseada na técnica de times assíncronos (A-Teams). É feita a formulação do problema de inserção e apresentada a arquitetura do sistema. Por último, são apresentados os resultados obtidos e conclusões inferidas, demonstrando a viabilidade da utilização desta técnica nesta classe de problemas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a computational system which aims to optimize the automatic insertion process of electronic components with the Panasert AVK machine, based on asynchronous teams (A-Teams). A formulation of the insertion problem is proposed and the architecture of the system is presented. Finally, the obtained results and inferred conclusions are presented, showing the viability of this technique when applied in this class of problems.
  • PROPRIEDADES ESTATÍSTICAS DAS SÉRIES DE RETORNOS DAS PRINCIPAIS AÇÕES BRASILEIRAS

    Costa, Paulo Henrique Soto; Baidya, Tara Keshar Nanda

    Resumo em Português:

    O artigo analisa seis séries de retornos, escolhidas entre as mais líquidas do mercado e de setores diferentes da economia. São estudadas a estacionariedade, a distribuição incondicional e a independência; de maneira geral as séries podem ser consideradas estacionárias, com distribuição não normal (leptocúrtica) e dependentes no tempo. A estacionariedade é analisada através do teste ADF, através dos coeficientes de modelos GARCH ajustados aos dados, pelos coeficientes de bicorrelação e com o uso de regressão localmente ponderada. A normalidade é rejeitada pelo teste de Jarque e Bera. A dependência (linear e não linear) é constatada pelas autocorrelações dos retornos e dos seus quadrados: tenta-se modelar a dependência com modelos ARMA, de amortecimento exponencial e GARCH mas os resíduos dos modelos, testados pelo teste BDS, mostram que nenhum deles representa bem o processo gerador dos dados

    Resumo em Inglês:

    This paper studies the returns of six Brazilian stocks, chosen among the most liquid and from different economic sectors. Stationarity, unconditional distribution and independence are studied, and the conclusion is that the series are stationary, have non-normal (leptokurtic) distribution and are dependent. Stationarity is studied with the help of the ADF test, of the coefficients of GARCH models adjusted to the data, of bicorrelation coefficients and of locally weighted regression. Normality was rejectec using the Jarque and Bera test. Dependence (linear and non-linear) was indicated by the autocorrelations of returns and squared returns: ARMA, exponential smoothing, and GARCH models are used to try to capture the dependence, but the BDS tests of the model’s residuals show that they do not represent well the data generating process
  • THE STRATEGY OF EMPIRICAL RESEARCH AND OPTIMIZATION PROCESS

    Brossard Perez, L.E.; Cortez, L.A.B.; Mesa, J.; Bezzon, G.; Olivares Gómez, E.

    Resumo em Inglês:

    Empirical modeling is considered from the perspectives of a general scheme for the Strategy of Empirical Research and Optimization Process (SEROP). This approach intends to facilitate the understanding of the necessary steps to arrive to mathematical models able to appropriately describe the behavior of a group of controllable independent variables related to a certain response. Aspects connected with definition of the problem, variable’s identification and optimization stages are discussed. As an example of SEROP application, it is presented the empirical modeling of the basic extraction of alginic acid from brown algae.
  • UM PROCEDIMENTO PARA CALCULAR ÍNDICES A PARTIR DE UMA BASE DE DADOS MULTIVARIADOS

    Kubrusly, Lucia Silva

    Resumo em Português:

    Este trabalho trata do problema de se estabelecer um índice I que possibilite ordenar um conjunto de n objetos, segundo critério definido por um conjunto de m variáveis. De um modo geral, é necessário escolher o conjunto de variáveis adequadas, e também, os pesos atribuídos a cada variável. A Análise de Grupamento é usada para seleção de variáveis, e a Análise de Componentes Principais é usada para fornecer as ponderações. São apresentadas duas aplicações do procedimento proposto.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents a solution to the problem of finding an index number I for ranking a set of n objects, according to criteria defined by a set of m variables. In general, it is necessary to choose a suitable set of variables, and weights for each variable. Cluster Analysis is used for variable selection, and Principal Component Analysis is used to attain weights. Two applications are presented.
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