Acessibilidade / Reportar erro
História (São Paulo), Volume: 31, Número: 2, Publicado: 2012
  • Apresentação

  • Interview with the historian Timothy J. Coates - College of Charleston - USA

    Ferreira, Ricardo Alexandre
  • Os indígenas do Brasil entre a razão de Estado e o Direito Natural: as contribuições de André Thévet e Jean de Léry Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Wehling, Arno

    Resumo em Português:

    Análise da percepção, em André Thévet e Jean de Léry, das questões do estado de natureza, bondade natural e direito natural nos indígenas brasileiros com os quais os cronistas da França Antártica tiveram contato. Indaga-se se já existe nos autores clara consciência dessas questões, ou se foram deduzidas ou mesmo treslidas por autores posteriores, que já partiam de concepção apriorística sobre o assunto. Faz-se referência à trajetória do direito natural de Maquiavel a Locke, com a emergência de um novo jusracionalismo e são estudadas as informações dos dois autores. Conclui-se com a avaliação da recepção dos cronistas, do significado por eles atribuído às questões e ao papel do direito natural em seu discurso. Os textos aparecem então como elemento empírico num longo processo de estabelecimento do novo direito natural, o do "direito racional" na classificação de Bobbio, processo que por sua vez se conflita com outra doutrina emergente no século XVI - a da razão de Estado.

    Resumo em Inglês:

    Analysis of perception, in André Thévet and Jean de Léry, of the issues of the State of Nature, natural law and natural goodness in Brazilian indigenous who the chroniclers of Antarctic France had contact. Here, we inquire if the authors have already the clear awareness of those issues, or if it has been deducted by aftermost authors, who have an a priori conception on the subject. Reference is made to the trajectory of the natural law from Maquiavel to Locke with the emergence of a new jusracionalismo and the information of the two authors is contemplated. It concludes with an evaluation of the reception of the chroniclers, the meaning assigned by them to the issues and the role of natural law in their speech. The texts are shown as empirical element in a long process of establishment of the new natural law, the "rational law" in Bobbio's classification, a process which conflicts with other emerging doctrine in the sixteenth century - the Reason of State.
  • Uma tipologia compósita do conhecimento imperial Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Curto, Diogo Ramada
  • Ilustração e império colonial Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Raminelli, Ronald

    Resumo em Português:

    Entre 1780 e 1808, as principais reflexões sobre o império colonial lusitano partiam de colonos e de reinóis radicados no Brasil. A perspectiva luso-brasileira vinculava-se tanto à formação na Universidade de Coimbra quanto à vivência na América portuguesa. Pensar o império, nessa conjuntura, era analisar a centralidade de Lisboa e do Brasil, avaliar os nexos entre o reino, as terras brasílicas e as demais possessões na África. Para os ilustrados, aos poucos, o Brasil tornava-se um centro para os domínios lusitanos em Angola e Moçambique. Aliás, muito antes da vinda corte, as terras lusas na América já ganhavam centralidade na produção visual e escrita dos súditos de Sua Majestade.

    Resumo em Inglês:

    Between 1780 and 1808, the main reflections on the colonial Portuguese empire came from settlers and reinois living in Brazil. The Portuguese-Brazilian prospect was linked to both training at the University of Coimbra and living experience in Portuguese America. Thinking about the empire, at this juncture, used to be associated to examine the centrality of Lisbon and Brazil, to evaluate the links between the kingdom, the Brazilian lands and other possessions in Africa. Slowly, for those illustrated, Brazil became a center for Portuguese domains in Angola and Mozambique. Indeed, long before the Portuguese court arrived in Americ, ita has gained centrality in the production of written and visual subjects of His Majesty.
  • Na Bahia Setecentista, um pioneiro do abolicionismo? Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Fr. Hugo Fragoso, OFM

    Resumo em Português:

    No ano de 1992, foi republicado por Paulo Suess Etíope Resgatado, de autoria do Pe. Manuel Ribeiro Rocha. Tratava-se de obra raríssima, pois, quanto consta, só havia em todo o Brasil um único exemplar, na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Já vinha eu fazendo pesquisas em torno do Pe. Ribeiro Rocha, a quem costumava qualificar de "pioneiro do abolicionismo" no Brasil. Com a reedição de Etíope Resgatado, tomei conhecimento da leitura de Paulo Suess, numa direção quase totalmente contrária. Para este, Ribeiro Rocha não passaria de um simples "reformista", que nada acrescentara de ideia libertária ao problema da escravidão negra. Aliás, essa tinha sido a tese de Ronaldo Vainfas e José Honório Rodrigues, que veem na obra de Ribeiro Rocha mais um exemplar do "pensamento escravista", que apenas condenava, como o faziam todos os homens de Igreja, os excessos e barbaridades da escravidão negra. Todo este nosso trabalho se orienta, portanto, na direção de uma leitura "abolicionista" do Etíope Resgatado, embora admita as evidências claras de "concessões" feitas por Ribeiro Rocha à situação escravocrata de seu tempo.

    Resumo em Inglês:

    In 1992, there was republished by Paulo Suess "Etíope resgatado", written by Father Manuel Ribeiro Rocha. It was very rare work, because, as stated, there was a single copy in the National Library of Rio de Janeiro in Brazil. I had, at this point, already started a research about the Father Ribeiro Rocha, whom used to be described as "a pioneer of abolitionism" in Brazil. With the reissue of "Etíope resgatado", I took notice about Paulo Suess lecture, in an almost completely opposite direction. According to Suess, Ribeiro Rocha was nothing more than a simple "reformer" who had added nothing to the problem of libertarian idea of black slavery. Incidentally, this was the thesis Vainfas Ronaldo and Jose Honorio Rodrigues argued, who saw the work of Ribeiro Rocha another copy of "slavery thought" which only condemned, as did all the men of the Church, the excesses and atrocities of black slavery. This work is orientate, therefore, toward an "abolitionist" reading of "Etíope resgatado", although it admits the clear evidence of "concessions" made by Ribeiro Rocha to the slave situation of his time.
  • Modelos explicativos da chamada economia colonial e a ideia de Monarquia Pluricontinental: notas de um ensaio Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Fragoso, João

    Resumo em Português:

    O texto apresenta ideias debatidas no grupo Antigo Regime nos Trópicosdo CNPq e com investigadores portugueses (Universidade de Lisboa, Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Évora) sobre o Brasil e o império luso entre os séculos XVI e XVIII. Entre tais ideias temos a de Monarquia Pluricontinental, cuja intensão é de ultrapassar a tese da sociedade da América lusa como um simples canavial escravista submetido aos humores de um suposto capitalismo comerciale de um Estado Absolutista. Ao invés, disto, grosso modo, compreende-se as relações periferia e centro na Monarquia lusa ("metrópole e colônia") pautadas na concepção de mundo predominante na Europa do Sul daquela época, qual seja uma visão corporativa e polissinodal. Segundo esta concepção o príncipe era a cabeça da sociedade, porém não se confundia com ela. Dai a possibilidade de existir negociações entre os Poderes locais, inclusive os das Conquistas ultramarinas, e o Poder Central. A ideia de Monarquia Pluricontinetal sublinha ainda que as histórias do Brasil e de Portugal da época moderna devem ser compreendidas através da dinâmica do império ultramarino luso. Ou seja, uma das chaves (mas, não a única) para a compreensão da sociedade americana eram os traços do Antigo Regime, tais como a hierarquia social estamental, a disciplina católica e o autogoverno dos municípios. Da mesma forma, para Portugal, aquele conceito implica em sublinhar a existência de um reino e de uma aristocracia dependentes do ultramar. A partir deste cenário o artigo desenvolve a hipótese de Antigo Regime nos trópicos. Através dela tenta-se ver as tensões e a dinâmica de uma sociedade baseada, ao mesmo tempo, no Antigo Regime católico e na escravidão africana. Um dos resultados de tal dinâmica era o entrelaçamento da hierarquia estamental com a mobilidade social na forma de grupos sociais saídos da escravidão (forros, mestiços etc) e de uma nobreza da terra (sem ser solar, mas baseada na conquista da terra e práticas costumeiras desta América). O texto ainda apresenta uma rápida discussão historiográfica e chama atenção para novas fontes empíricas.
  • A busca inglesa pelo curso do Rio Níger: do problema geográfico à possessão potencial Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Gebara, Alexsander Lemos de Almeida

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o corpo de textos produzidos por expedições inglesas na região do rio Niger entre primeira viagem de Mungo Park (1795) e a expedição oficial britânica de 1841 procurando notar as semelhanças e diferenças nas representações ao longo do tempo. O período em questão apresenta grandes transformações no contexto atlântico, incluindo o final do tráfico de escravos pela Inglaterra, e marca também uma alteração no equilíbrio das forças na costa e no interior da África Ocidental. Desta forma, o trabalho procura mostrar como as ideias inglesas sobre escravidão e tráfico de escravos interferem nas dinâmicas de representação e nas práticas diplomáticas europeias para com as sociedades próximas ao curso do rio Niger. Finalmente, o artigo também aponta para a forma como as preocupações quase exclusivamente geográficas das primeiras viagens paulatinamente adquiriram o caráter intervencionista de um discurso de posse ao mesmo tempo em que as novas condições materiais e técnicas desequilibravam as relações de força em favor da Inglaterra.

    Resumo em Inglês:

    This paper analyzes a set of texts written during English expeditions in the region of the Niger River between first trip of Mungo Park (1795) and the 1841 official British expedition, looking for the similarities and differences in representations over time. The period in question encompassed transformations in the Atlantic context, including the end of the slave trade in England, and also assigns a change in the balance of forces on the coast and in the interior of West Africa. Thus, the paper aims to show how British ideas about slavery and the slave trade affect the dynamics of diplomatic representation and practices towards European societies near the course of the Niger River. Finally, the article also points to how the almost exclusively geographical concerns of the first trips gradually acquired the character of an interventionist inaugural address at the same time that the new material and technical conditions unbalanced the power relations in favor of England.
  • O séjour de D. Pedro I em Paris e a imprensa francesa: familiaridade e exotismo Dossiê: Imagens Dos Novos Mundos Na Cultura Ocidental

    Lustosa, Isabel

    Resumo em Português:

    A imagem de d. Pedro I na imprensa francesa, durante o período em que viveu em Paris (de agosto de 1831 a janeiro de 1832), foi fundamental para o sucesso que ele alcançou na busca de apoios para a expedição com que retomaria a coroa de D. Maria II usurpada por D. Miguel. Graças ao empenho de estudiosos do Brasil, já circulava na Europa um considerável volume de informações sobre o país. Ao caráter liberal que d. Pedro dera ao modelo político brasileiro que lhe garantiria o apoio dos liberais franceses, juntavam-se aspectos míticos de sua trajetória e do país onde vivera. A familiaridade com que d. Pedro tratava a todos, nobres e plebeus, também seria um fator importante para a conquista de adesões à causa de d. Maria.

    Resumo em Inglês:

    The image of d. Pedro I in the French press during the period he lived in Paris (August 1831 to January 1832) was essential to the success he has achieved in seeking support for the expedition to retake the crown with D. D. Maria II usurped by Miguel. Thanks to the efforts of scholars from Brazil, a considerable amount of information about the country has already circulated in Europe. To the liberal character who d. Pedro gave the Brazilian political model that would guarantee the support of the French Liberals, joined mythical aspects of his career and the country where he lived. The familiarity with d. Pedro attended all, nobles and commoners would also be an important factor for achieving membership to the cause of d. Maria.
  • Isaías e Jeremias: os profetas de Isidoro de Sevilha em Sentencías

    Castro, Dolores

    Resumo em Português:

    O texto bíblico representa uma parte fundamental da Sentencias de Isidoro de Sevilha. Este trabalho, escrito por volta do ano 633, contém um grande número de citações bíblicos. Embora Isidoro conseguiu utilizar uma variedade de referências de ambos os testamentos, alguns livros, passagens e episódios bíblicos são mencionados de forma mais sistemática do que outros. Este é o caso da literatura profética, especialmente os livros de Isaías e Jeremias. Este artigo irá se concentrar principalmente na análise desses dois profetas e como suas vozes foram utilizados e introduziu na obra de Isidore. O objetivo principal é analisar a relação entre a mensagem profética e as razões que Isidoro motivados para dar Isaías e Jeremias uma posição predominante dentro de seu trabalho. Durante o século VII, o contexto político e religioso levantou a questão da unidade do Reino. Neste cenário, a mensagem profética permitiu Isidoro para comunicar suas preocupações sobre temas fundamentais, como a desobediência, o Juízo Final e da organização da Igreja.

    Resumo em Espanhol:

    El texto bíblico representa una parte fundamental de las Sentencias de Isidoro de Sevilla. En efecto, esta obra escrita en torno al año 633, despliega una gran cantidad de citas bíblicas tanto del Antiguo como del Nuevo Testamento. A pesar de advertirse allí un conjunto variado de referencias, algunos libros, pasajes o episodios bíblicos son mencionados con mayor frecuencia que otros. Tal es el caso de la literatura profética, en especial de los Libros de Isaías y Jeremías. Este artículo se centrará principalmente en el análisis de aquellos profetas: cómo sus voces fueron empleadas e introducidas dentro de la obra de Isidoro. El principal objetivo será analizar la relación entre el mensaje profético y las razones que llevaron a Isidoro a otorgarles a Isaías y a Jeremías, una posición predominante en Sentencias. Durante el siglo VII, el contexto político y religioso hizo visible la cuestión de la unidad del reino. En este escenario, el mensaje profético permitió a Isidoro de Sevilla comunicar sus propias preocupaciones acerca de interrogantes como la desobediencia, el Juicio Final y la organización de la Iglesia.

    Resumo em Inglês:

    The biblical text represents a fundamental part of Isidore of Seville´s Sentencias. This work, written towards the year 633, contains a large number of biblical quotations. Although Isidore managed to use a variety of references from both testaments, some books, passages and biblical episodes are mentioned more systematically than others. This is the case of the prophetic literature, especially the Books of Isaiah and Jeremiah. This article will focus mainly in the analysis of these two prophets and how their voices were used and introduced in the work of Isidore. The main purpose is to analyze the relation between the prophetic message and the reasons that motivated Isidore to give Isaiah and Jeremiah a predominant position inside his work. During the VIIth century, the political and religious context raised the question of the Kingdom´s unity. In this scenario, the prophetic message allowed Isidore to communicate his preoccupations regarding fundamental topics such as disobedience, the Final Judgment and the organization of the Church.
  • Francisco Ferreira Saturnino Braga: negócios e fortuna em Campos dos Goytacazes Artigos Livres

    Pereira, Walter Luiz Carneiro de Mattos

    Resumo em Português:

    O artigo pretende investir no estudo da dinâmica da economia em Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, nas duas décadas que antecedem a abolição da escravatura no Brasil, a partir dos negócios e da fortuna de Francisco Ferreira Saturnino Braga, proprietário de terras, escravos, usineiro, industrial, concessionário de ferrovias e banqueiro, figura-chave para se perceberem as transformações ocorridas em uma área de produção açucareira voltada para o mercado interno. As singularidades e particularidades obtidas pela observação em escala reduzida podem revelar a possibilidade de perceber uma articulação mais ampla com as estruturas de uma economia de mercado.

    Resumo em Inglês:

    The article intends to invest in the study of the dynamics of the economy in Campos dos Goytacazes, Rio de Janeiro, in the two decades preceding the abolition of slavery in Brazil, from the business and fortune of Francisco Ferreira Saturnino Braga, owner of land, slaves, mill owner, industrial, railroad dealer and banker, a key figure to understand the changes occurred in an area of the sugar production directs to the domestic market. The singularities and particularities obtained by observation in small scale may reveal the possibility of perceiving a broader articulation with the structures of a market economy.
  • Zeferino Ribamar das Mercês: uma representação do ator revolucionário na ditadura militar brasileira Artigos Livres

    Pires, Maria da Conceição Francisca

    Resumo em Português:

    O artigo analisa o personagem Zeferino Ribamar das Mercês, criada pelo caricaturista Henrique de Souza Filho durante os anos 1970, explorando a representação do sujeito revolucionário proposta pelo autor. No intuito de demonstrar o caráter político e crítico da produção humorística de Henfil, serão explorados os recursos visuais e discursivos empregados, bem como as temáticas abordadas por esse personagem.

    Resumo em Inglês:

    The paper analyzes the character of Zeferino Ribamar das Mercês, created by cartoonist Henrique de Souza Filho during the 1970s, exploring the representation of the revolutionary subject proposed by the author. In order to demonstrate the political and critical production of humorous Henfil, will explore the visual and discursive employees as well as the issues addressed by this character.
  • Los hombres del imaginario nacionalista: representaciones de la masculinidad en publicaciones periódicas nacionalistas de derecha argentinas durante la larga década del sesenta (1956-1969)

    Galván, María Valeria

    Resumo em Espanhol:

    Luego de la caída del peronismo en 1955, se inició en la Argentina un proceso de cambios políticos, ideológicos y sociales que afectaron el escenario político y las identidades de sus protagonistas. En este contexto, el nacionalismo argentino se vio obligado a redefinir su identidad y su rol político en el nuevo campo de acción. Así, se percibe en las ublicaciones periódicas más representativas (AyB y los boletines de Tacuara) la manera en que el nacionalismo llevó a cabo estas reconfiguraciones a través del uso de dos estereotipos masculinos contrapuestos: el del militante ideal y su opuesto, el ser infrahumano identificado con el adversario político.

    Resumo em Inglês:

    After the fall of the Peronist government in 1955, the Argentine political scenario and the identities of its main protagonists underwent several political, ideological and social changes. In this context, Argentine Nationalism was forced to redefine its own identity and its new role in the new scenario, in order to survive. Thus, the most representative periodicals (AyB and the Tacuara magazines) demonstrate how these reconfigurations were made with the help of a particular masculine stereotype and its countertype; i.e., the ideal activist and its opposite, the subhuman that represented the political adversary.
  • Modernismo, historiografia e sociabilidade intelectual: apontamentos sobre o quinto volume da coleção Biblioteca Histórica Brasileira (1931-1940) Artigos Livres

    Silva, Rafael Pereira da

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como pano de fundo pensar a trajetória do livro Memórias de um colono no Brasil, do imigrante suíço Thomas Davatz, o quinto volume publicado pela Coleção Biblioteca Histórica Brasileira, com base nas discussões do campo da História Intelectual. Para tanto, o texto é dividido em duas partes. Primeiro, levo em conta a circulação do livro entre os modernistas paulistas e sua repercussão na imprensa a partir dos artigos publicados no Diário Nacional em 1931. Em seguida analiso um pequeno conjunto de cartas recebidas por Sérgio Buarque de Holanda, em que é possível perceber as dificuldades enfrentadas na tradução e publicação da obra, anos depois, pela Coleção. Nas cartas, verificam-se ainda indícios da construção de um projeto de história nacional que em muito se assemelhava à do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

    Resumo em Inglês:

    This article is in the background thinking the trajectory of the book Memórias de um colono no Brasilthe Swiss immigrant Thomas Davatz, the fifth volume published by the Brazilian Historical Library Collection, based on the discussions of the field of Intellectual History. To this end, the text is divided into parts. First, take into account the circulation of the book between the modernists and its repercussion in the press through articles published in Diário Nacionalin 1931. Then I analyze a small set of letters received by Sérgio Buarque de Holanda where you can see the difficulties in the translation and publication of the work year after the collection. In the letters there is still evidence of the construction of a national history project that greatly resembled that of the Historical and Geographic Brazilian Institute (IHGB).
  • Reclamos da lavoura: a definição do programa de prioridades da indústria sacarina no Primeiro Congresso Nacional de Agricultura Artigos Livres

    Meira, Roberta Barros

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe-se a refletir sobre a influência da Sociedade Nacional da Agricultura na introdução de melhoramentos técnicos tanto na lavoura quanto nas usinas açucareiras, na Primeira República. Ao analisarmos as falas dos comícios rurais, das assembleias agrícolas e das exposições organizadas pela SNA ou das manifestações dos agricultores, técnicos e estadistas, nos diversos trabalhos publicados no período, percebemos que a Sociedade poderia ser definida como um centro disseminador das ideias de modernização agrícola, defendida pelos chamados "agricultores progressistas". Assim, deu-se ênfase às ideias levantadas durante o Primeiro Congresso Nacional da Agricultura. Neste sentido, procura-se mostrar a influência dos princípios do associativismo e qual seria o seu papel após a sua adequação à necessidade sentida pelos usineiros de modernizar a produção agrícola, arregimentar uma mão de obra livre no pós-abolição e barrar a ação dos especuladores. Ademais, indaga-se sobre as decisões dos chamados "agricultores progressistas" em renovar a lavoura por meio dos novos métodos de cultivo propagados pelos institutos agronômicos, fazendas-modelo, escolas práticas, dentre outros. Assim, o objetivo desta comunicação é relacionar as ideias defendidas pela SNA e pelos chamados "agricultores progressistas" no Primeiro Congresso Nacional de Agricultura e a atuação destes na "crise" da indústria sacarina no Brasil.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a reflection on the influence of the National Society of Agriculture in the implementation of technical improvements in the agriculture and in the modern sugar mills in the "Primeira República". In analyzing the speech of rural rallies, assemblies and agricultural exhibitions organized by the SNA or the manifestations of farmers, technicians and statesmen in the various studies published in the period, we see that the Society could be defined as a disseminator of ideas center of agricultural modernization, advocated by so-called "progressive farmers". Thus, emphasis was placed on the ideas raised during the First National Congress of Agriculture. In this sense, it attempts to show the influence of the principles of association and what their role would be after their suitability by the owners felt the need to modernize agricultural production, deploying a hand-free labor in the post-abolition and stop the action of speculators. Furthermore, we look into the decisions on the so-called "progressive farmers" to renew the plantation, through new methods of cultivation propagated by agronomic institutes, model farms, schools practices, among others. The objective of this communication is to relate the ideas advocated by the SNA and so-called "progressive farmers" and his role in "crisis" sugar industry in Brazil.
  • Resenha

    Avila, Carlos Federico Domínguez
Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, Campus de Assis, 19 806-900 - Assis - São Paulo - Brasil, Tel: (55 18) 3302-5861, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, UNESP, Campus de Franca, 14409-160 - Franca - São Paulo - Brasil, Tel: (55 16) 3706-8700 - Assis/Franca - SP - Brazil
E-mail: revistahistoria@unesp.br