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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 15, Número: 2, Publicado: 1999
  • Sobre artigos derivados de dissertações e teses Editorial

    Silva Neto, Norberto Abreu e
  • Escala de significado do dinheiro: desenvolvimento e validação Artigos

    Moreira, Alice; Tamayo, Álvaro

    Resumo em Português:

    A carência de instrumentos de mensuração confiáveis tem atrasado o desenvolvimento da pesquisa psicológica sobre dinheiro e fenômenos relacionados. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e validar uma Escala de Significado do Dinheiro. Para desenvolver a escala, dados preliminares foram coletados com amostra heterogênea de 61 sujeitos e organizados através de procedimento incluindo análises de conteúdo, combinatória, semântica e de juízes. A compreensão teórica baseou-se em referencial das ciências sociais, resultando em um modelo hipotético com 10 fatores. A escala foi validada em amostra heterogênea com 1.464 sujeitos de todas as regiões brasileiras. Os resultados apontaram uma estrutura multifatorial ortogonal, confirmada separadamente para homens e mulheres, e constituída por 9 componentes: os alpha de Cronbach variaram entre 0,70 e 0,88 para 6 componentes; os demais foram 0,66, 0,67 e 0,57. Comparada aos estudos anteriores, esta escala apresenta avanços e abre novas possibilidades para pesquisas psicológicas em temas relacionados a dinheiro.

    Resumo em Inglês:

    The lack of reliable measurement tools has delayed the development of psychological research about money and related phenomena. The aim of this study was to develop and validate a Meaning of Money Scale. To develop the scale, preliminary data were collected using a heterogeneous sample of 61 subjects and organised through procedure including content, combinatory, semantic, by judges, and based on social sciences theoretical analysis. This resulted in a 10 factors hypothetical model. The scale was validated in a heterogeneous sample with 1464 subjects from all Brazilian regions. Results pointed to an orthogonal multifactorial structure, separately confirmed to men and women, and composed by 9 components: Cronbach alpha ranged from 0,70 to 0,88 to 6 components, and the others were 0,66, 0,67 and 0,57. Comparing to previous studies, this scale presents advances and generates new possibilities to psychological research about money related subjects.
  • Conseqüências do externalismo behaviorista radical Artigos

    Tourinho, Emmanuel Zagury

    Resumo em Português:

    O artigo discute a proposta de Skinner para a ciência do comportamento, caracterizando-a como "externalista" (voltada para as relações do organismo com eventos que lhe são externos). Examina-se o discurso de Skinner sobre diferentes explicações para o comportamento, em obras de 1938, 1953 e 1990, a fim de indicar sua preocupação permanente com a definição das fronteiras entre análise do comportamento e (neuro)fisiologia. Apontam-se aspectos da elaboração skinneriana que a tornam insuficiente para sustentar uma declaração coerente sobre a autonomia de uma ciência do comportamento e procura-se ilustrar como essa dificuldade se reflete na literatura contemporânea da área.

    Resumo em Inglês:

    Skinner's approach to a science of behavior is discussed with reference to the concept of "externalism" (the search for relations between the organism and external events). Skinner's works, respectively, from 1938, 1953 and 1990, whose discourses deal with different explanations of behavior, are examined in order to emphasize his persistent concern with drawing a clear distinction between behavior analysis and (neuro)physiology. Certain aspects of Skinner's writings, that seem to provide insufficient support for any definitive statement regarding the autonomy of a science of behavior, are highlighted along with resultant difficulties that have arisen in the literature of the field.
  • Estilos parentais e desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência Artigos

    Pacheco, Janaína T. B.; Teixeira, Marco A. P.; Gomes, William B.

    Resumo em Português:

    Este estudo examinou a relação entre estilos parentais e o desenvolvimento de habilidades sociais na adolescência. Os sujeitos foram 193 adolescentes secundaristas de duas escolas públicas de Porto Alegre. Foram utilizados um questionário para o levantamento da percepção de desempenho em dez habilidades sociais e duas escalas (Responsividade e Exigência) para a classificação dos estilos parentais em quatro categorias: autoritário; autoritativo; indulgente e negligente. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, os adolescentes relatam apresentar as habilidades sociais necessárias às situações investigadas. As habilidades que apresentaram maiores dificuldades foram iniciar relacionamento interpessoal; solicitar mudança no comportamento do outro e expressar sentimentos. Não foram encontradas diferenças (MANOVA) quanto à presença de habilidades sociais entre os adolescentes que identificaram seus pais em diferentes estilos parentais. No entanto, foram encontradas entre esses grupos diferenças significativas quanto às variáveis que estão relacionadas às habilidades sociais, como ansiedade e agressividade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine the relationship between parenting styles and development of social skills during adolescence. A total of 193 high school students (ages 14-17) from two public schools in Porto Alegre answered a questionnaire to evaluate perception of performance in ten social skills, as well as, two scales (Responsiveness and Demandingness) allowing to classify parental attitudes in four types: authoritarian, authoritative, indulgent and negligent. Generally, the results indicate that the adolescents have the necessary social skills for the investigated situations. The skills for which they presented more difficulties were the following: beginning interpersonal relationship; asking for change on someone else's behavior and expressing feelings. Significant differences on the presence of social skills among the adolescents who identified their parents according to different parenting styles were not found. However, significant differences on variables related to social skills, as anxiety and aggressiveness, were noticed among these groups.
  • A afetividade a partir de uma perspectiva da subjetividade

    Rey, Fernando L. González

    Resumo em Português:

    A reflexão apresentada pelo autor tem como ponto de partida o conceito de subjetividade, o qual retoma desde uma perspectiva complexa, dialógica e dialética, na qual a subjetividade se define pelos processos de significação e sentido subjetivo que caraterizam ao sujeito, a personalidade e as diferentes instâncias sociais nas quais o sujeito atua. A necessidade se apresenta em um relacionamento recorrente com as emoções, no qual ambas aparecem em momentos diferentes como causas e produtos das relações que estabelecem entre si. O motivo é definido como configuração constituinte da personalidade e, simultaneamente, como sistema por ela constituído.

    Resumo em Espanhol:

    La reflexión presentada por el autor tiene como punto de partida el concepto de subjetividad, el cual retoma desde una perpectiva compleja, dialógica y dialéctica, en la cual la subjetividad se define por los procesos de significación y sentido subjetivo que caracterizan al sujeto, la personalidad y las diferentes instancias sociales en las cuales el sujeto actúa. La necesidad se presenta en un relación recursiva con las emociones, en la cual ambas aparecen, en momentos diferentes, como causas y productos de las relaciones que establecen entre si. El motivo es definido como configuración constituyente de la personalidad y, simultáneamente, como sistema constituido por ella.

    Resumo em Inglês:

    The theoretical elaborations presented by the author are drawn upon the concept of subjectivity, here used within a dialogical, dialectic and complex framework. Subjectivity is defined by processes of meaning and subjective senses that configure the subject and the personality, and the different social dimensions in which the subject acts. The concept of need is understood in a recurring relationship with emotions, i.e, both of them are simultaneously the "cause"and the "result", along their reciprocal relationship. Motive is here defined as a subjective configuration which is constituted by, and at the same time constitutes, the personality.
  • Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola Artigos

    Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Recursos do ambiente familiar, que favorecem o desempenho escolar, incluem materiais educacionais e envolvimento parental. Realizou-se um estudo com o objetivo de investigar esses recursos em uma amostra clínica de 100 crianças, encaminhadas por dificuldades na aprendizagem escolar. Os dados foram coletados durante entrevista com a mãe, por meio de um roteiro para sondagem de recursos e circunstâncias adversas. À criança era solicitado um texto a partir de um desenho. A análise estatística incluiu análise de regressão, correlação e comparação entre médias de subgrupos constituídos segundo idade, atraso escolar e desempenho na escrita. Os resultados indicaram que o nível de elaboração da escrita está positivamente associado à disponibilidade de livros e brinquedos, enquanto o atraso escolar está negativamente associado à organização das rotinas e à diversidade de atividades compartilhadas com os pais. Circunstâncias adversas têm associação positiva com atraso. Os resultados são discutidos quanto à sua aplicabilidade em programas de orientação psicopedagógica às famílias.

    Resumo em Inglês:

    Home resources which promote school achievement include educational materials and parent involvement with children's schooling. A study was performed with the aim of investigating these resources in a clinical sample of 100 children, who were referred for school learning problems. The data were collected with the mother, by means of a interview designed for the assessment of home resources and adversities. The child was asked to write a text from a drawing. Statistical analysis included regression analysis, correlation and comparisons between groups formed by age, school backwardness, and writing performance. Results indicated that writing level is positively related with the provision of books and toys, while school backwardness is negatively related with regularity in the use of time and with diversity of activities shared with parents. Adverse life circumstances have a positive association with backwardness. These results are discussed with respect to their contribution to educational programs for the families.
  • Construção e validação fatorial de uma medida de inteligência emocional Artigos

    Siqueira, Mirlene Maria Matias; Barbosa, Nilton Cesar; Alves, Matianny Thyssen

    Resumo em Português:

    O estudo teve como objetivo construir e validar uma medida que aferisse cinco habilidades da inteligência emocional. Dentre os 126 itens elaborados para representar as cinco habilidades, 97 deles que apresentaram consistência após análise teórica foram aplicados a uma amostra de 972 sujeitos dos sexos masculino e feminino, com idade média de 22,41 anos. Os dados foram submetidos à analise dos componentes principais e extraídos sete fatores com eigenvalues superiores a 2,0. A rotação dos fatores, através do método ortogonal (varimax), revelou que apenas os cinco primeiros apresentaram agrupamentos de itens teoricamente consistentes com as definições das cinco habilidades da inteligência emocional. O fator 1 cobre o conceito de empatia (14 itens, a = 0,87), o fator 2 o de sociabilidade (13 itens, a = 0,82), o fator 3 representa automotivação (12 itens, a = 0,82), o fator 4 o conceito de autocontrole (10 itens, a = 0,84) e o fator 5 a autoconsciência (10 itens, a= 0,78). A versão da medida da inteligência emocional, resultante deste estudo, abre perspectivas para futuras pesquisas nacionais sobre o assunto, visto que a MIE possui validade fatorial e fatores com índices de precisão que a indicam para aplicações no âmbito científico.

    Resumo em Inglês:

    This study was set up to construct and validate a measurement of five skills of emotional intelligence. Among the 126 items elaborated to represent the five skills 97, which demonstrated consistency after theoretical analysis, were applied to a sample of 972 individuals, both male and female, with an average age of 22,41 years. The data were submitted to analysis of the principal components and seven factors were taken with eigenvalues over 2,0. The rotation of these factors, using the orthogonal method (varimax), showed that only the first five factors presented grouping of consistent items with the definitions of the five emotional intelligence skills. Factor 1 covers empathy (14 items, alpha = 0,87); factor 2 sociability (13 items, alpha = 0,82); factor 3 self-motivation (12 items, alpha = 0,82); factor 4 self-control (10 items, alpha = 0,84), and factor 5 self-consciousness (10 items, alpha = 0,78). The method for measuring emotional intelligence resulting from this study opens possible avenues for future national research on the subject seeing that the measurement is factorially valid and has factors with levels of accuracy which indicate this measure to scientific applications.
  • Aspectos afetivos e o desempenho acadêmico de escolares Artigos

    Jacob, Adriana Vilela; Loureiro, Sonia Regina; Marturano, Edna Maria; Linhares, Maria Beatriz M.; Machado, Vera Lúcia Sobral

    Resumo em Português:

    Objetivou-se caracterizar através do Desenho da Casa-Árvore-Pessoa (HTP) e do Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister (TPC) o funcionamento afetivo de 50 crianças com idade entre 8 e 12 anos, de ambos os sexos, com nível intelectual médio. Elas foram distribuídas em dois grupos de 25 sujeitos, um deles com atraso escolar, e o outro grupo apresentando desempenho escolar satisfatório e idade compatível à série cursada. Observou-se através destas técnicas que o rendimento escolar rebaixado nas crianças do grupo com atraso escolar pareceu relacionado a sentimentos de fracasso e a uma auto-imagem depreciativa. No grupo de crianças sem atraso escolar predominou, uma melhor utilização dos recursos intelectuais e afetivos, contudo associado a elevado nível de exigência. O estudo das variáveis afetivas e sua associação ao rendimento escolar puderam favorecer uma compreensão mais aprofundada da maneira como as crianças estão experimentando esta etapa do desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    Using the House-Tree-Person Drawing (HTP) and the Color Pyramid Test (CPT) we aimed at characterizing the affective behavior of 50 children of average intellectual level, male and female, aged from 8 to 12 years. Two groups of 25 subjects each were formed: one presenting school delay and another with satisfactory school performance and age compatible with school grade. The used techniques showed that low school performance among the children with school delay seemed to be related to feelings of failure and a low self-esteem. In the group with no school delay prevailed a better use of affective and intellectual resources, but associated to high demand. The study of affective variables and their association with school performance lead to a deeper understanding of the way the children are experiencing their developing stage.
  • A propósito do segredo Artigos

    Florence, Jean

    Resumo em Português:

    O artigo pretende estudar uma questão central da clínica psicanalítica e de qualquer outra psicoterapia: o segredo. Para tanto, o segredo é estudado em quatro etapas evocando algumas de suas dimensões: a história da palavra dentro da nossa linguagem; a questão do nascimento do pensamento e da psicose; as dramaturgias do segredo conforme alguns escritores; o paradoxo da famosa regra psicanalítica e suas conseqüências: o trabalho do segredo.

    Resumo em Inglês:

    The article intends to study a central subject of the clinical psychoanalysis and of any other psychotherapy: the secret. For so much, the secret is studied in four stages evoking some of its dimensions: The history of the word inside our language; The subject of the birth of the thought and of the psychosis; The dramaturgies of the secret according to some writers; The paradox of the famous psychoanalytical rule and its consequences: the work of the secret.
  • Inconsciente e linguagem comum na teoria freudiana Artigos

    Furlan, Reinaldo

    Resumo em Português:

    Este ensaio procura explorar a relação entre a linguagem comum e a noção freudiana de inconsciente. Procura, sobretudo, estabelecer pontos em comum entre as semânticas do inconsciente e das práticas lingüísticas socialmente organizadas, para, por fim, apontar para o lugar de sua provável ruptura.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to explore the connection between common language and Freud's notion of unconscious. It is specially concerned in establishing common points between unconscious' semantics and socially organized language-practices, pointing finally to the place of their possible break-down.
  • A fobia e o pânico em suas relações com a angústia Artigos

    Besset, Vera Lopes; Nigri, Kátia Kac; Almeida, Leonardo Pinto de

    Resumo em Português:

    Nesse texto, objetivou-se indicar as relações da angústia com as manifestações patológicas da fobia e do pânico, demonstrando a adequação da proposta de intervenção terapêutica, dentro de uma perspectiva psicanalítica. Esse trabalho se refere a resultados parciais de pesquisa teórica sobre a angústia, onde o método utilizado é o de análise crítica dos conceitos. Neste, buscamos investigar a coerência entre as formulações teóricas de S. Freud e J. Lacan, já clássicas, com o que se observa na clínica hoje. Para tanto, valemo-nos da referência a dados da experiência clínica. A investigação aponta para a adequação da concepção psicanalítica da fobia e do pânico, pois confirma o caráter de substituto que tem o objeto temido. É esta mesma natureza que o torna permeável à ação da fala, no dispositivo de linguagem que é o da clínica psicanalítica.

    Resumo em Inglês:

    The paper seeks to point out the relationship between anguish and the pathological manifestations of phobia and panic, and to demonstrate the adequacy of a proposal of therapeutic intervention within a psychoanalytical perspective. It reflects the parcial results of a theoretical research on anguish based on the formulations of Freud and Lacan. It is also reflexive of observations derived from present-day clinical practice. To this, data of clinic experience were used as reference. The results point to the usefulness of the psychoanalytic notion of phobia and panic since they confirm that the object of fear has a nature of substitute. This very nature makes the object fear permeable to the action of speech within the language device of the psychoanalytic clinic.
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