Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 16, Número: 2, Publicado: 2000
  • Editorial Editorial

    Silva Neto, Norberto Abreu e
  • A interdependência entre os subsistemas parental e marital: uma análise da pessoa-processo-contexto

    Bigras, Marc; Paquette, Daniel

    Resumo em Português:

    Neste estudo, nós buscamos compreender os mecanismos de transmissão de dificuldades sócio-afetivas considerando, por um lado, o efeito do estresse contextual, como a pobreza das famílias, e, por outro lado, as características pessoais dos membros dessas famílias, como o sexo e a idade da criança. Uma amostra de casais com e sem filhos permitiu estimar, em um primeiro estudo, o impacto da presença da criança sobre o casal, enquanto os outros dois estudos colocam a questão complementar do impacto do casal sobre a criança. Os resultados dos três estudos contribuem para demonstrar a interdependência entre o casal e a criança e a importância de se considerar cada membro da família como uma fonte de influência sobre os demais. Nós argumentamos que uma resposta aversiva a problemas extrafamiliares favorece o estresse nas relações intrafamiliares, embora esta associação dependa, sobretudo, das características dos membros da família.

    Resumo em Francês:

    Dans le présent article nous étudions les mécanismes de transmission des difficultés socioaffectives entre les systèmes conjugal et parental sous l'effet d'une part de stress contextuels comme la pauvreté des familles et, d'autre part, des caractéristiques personnelles des membres de ces familles comme le sexe et l'âge de l'enfant. Un échantillon de couples avec ou sans enfant permet dans une première étude d'estimer l'impact de la présence de l'enfant sur le couple alors que deux autres études posent la question complémentaire de l'impact du couple sur l'enfant. Les résultats de ces études contribuent à démontrer l'interdépendance entre le couple et l'enfant alors que chaque membre de la famille peut-être une source d'influence sur les autres. Nous argumentons qu'une réponse aversive à des problèmes extrafamiliaux favorise des stress intrafamiliaux mais que cela se révèle surtout selon les caractéristiques des membres de la famille.

    Resumo em Inglês:

    In this article we study the mecanisms of the transmission of socioaffective problems between two family subsystems, that is marital and parent-child relationship, under contextual stresses such as low income, and family member's characteristics such as child's age and gender. A sample of couples with or without a child allowed a first study to estimate the impact of the presence of the child on the marital relationship when the two other studies addressed the complementary issue of the impact of marital relationships on the child. Results of these studies contributed to demonstrate the interdependency of family's subsystems and underline the importance to consider each family member as source of influence on others. We also argue that an aversive response to extrafamilial stresses might lead to intrafamial relationship stresses, but the strenght of this link depends on characteristics of family members.
  • Função dos comportamentos parentais: revisão do conceito de sensibilidade materna

    Gosselin, Catherine

    Resumo em Português:

    O papel exercido pela mãe na adaptação da criança e os cuidados maternos dispensados a ela durante a infância são aspectos centrais para a teoria do apego. Embora os estudos empíricos mostrem uma associação entre o apego seguro e o desenvolvimento de competências na criança, os dados sobre a continuidade da função parental para além do período da infância são, ainda, raros. Visando uma melhor compreensão da continuidade do papel de proteção parental no desenvolvimento da criança, este artigo teórico apresenta uma revisão do conceito de sensibilidade materna que integra a noção de regulação de objetivos pessoais, sociais e empáticos. A revisão efetuada é baseada na teoria do apego desenvolvida por John Bowlby, no conceito de sensibilidade materna de Mary Ainsworth e no modelo de regulação de objetivos parentais de Théodore Dix.

    Resumo em Francês:

    Le rôle exercé par la mère dans l'adaptation de l'enfant et la prépondérance des soins maternels prodigués à l'enfant en bas âge représentent une des pierres d'assise de la théorie de l'attachement. Bien que les études empiriques aient largement démontré le lien entre la sécurité de l'attachement et le développement des compétences chez l'enfant, peu d'information sur les comportements liés à la continuité de la fonction parentale est disponible. Dans la perspective d'une meilleure compréhension de la continuité du rôle de protection parentale chez la mère, cet article théorique propose une révision de la sensibilité maternelle selon un modèle de régulation des buts empathiques, socialisants et personnels. La présentation de ce modèle s'appuie sur la théorie de l'attachement élaborée par John Bowlby, sur le concept de sensibilité maternelle développée par Mary Ainsworth et sur le modèle de la régulation des buts parentaux de Théodore Dix.

    Resumo em Inglês:

    The role of the mother on child adaptation and maternal care during infancy are central to the theory of attachment. Although, numerous studies have shown an association between security of attachment and child development of competencies, data on the continuity of parental function after infancy are rather scant. For a better understanding of the enduring role of parental protection on child development, I propose a revision of the concept of maternal sensitivity that integrate the notion of empathic, social and personal goal regulation. This revision is based upon Bowlby's attachment theory, Ainsworth's maternal sensitivity concept, and Dix's model of maternal goal regulation.
  • Sentimentos de injúria e socialização da personalidade na família Special Section: Family & Development Issues

    L'Abate, Luciano

    Resumo em Português:

    O objetivo desse artigo é apresentar, resumidamente, uma teoria desenvolvimentista e relacional da socialização da personalidade na família e em outros contextos. Esta teoria consiste de dois pressupostos sobre espaço e tempo, dos quais são derivados dois processos respectivos sobre as habilidades de amar e negociar. Os conteúdos da teoria consistem de três modalidades: Ser, Fazer e Ter. A partir desses processos e conteúdos, são desenvolvidos outros modelos sobre o continuum de similaridade, tendências de personalidade e temor de ser injuriado, prioridades e intimidade. Esta teoria pode ser avaliada em laboratório, através de testes de auto-relato e de lápis e papel, e em contextos aplicado ou clínico, através de programas de enriquecimento, livros e tarefas terapêuticas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to summarize a developmental, relational theory of personality socialization in the family and other settings. This theory consists of two assumptions about space and time, from which are derived two respective processes about the ability to love and the ability to negotiate. The contents of the theory consist of three modalities: Being, Doing, and Having. From these processes and contents other models about a continuum of likeness, selfhood and personality propensities, priorities, and intimacy are developed. This theory can be evaluated in the laboratory through self-report, paper-and-pencil tests, and in applied or clinical settings through enrichment programs, workbooks, and therapeutic tasks.
  • Relações de equivalência após treino com pareamento consistente de estímulos sob controle contextual

    Assis, Grauben José Alves de; Baptista, Marcelo Quintino Galvão; Kato, Olívia Misae; Alves, Keila Regina

    Resumo em Português:

    Alguns estudos têm produzido relações condicionais que se mostraram também equivalentes, através do treino com pareamento consistente de estímulos. O presente estudo buscou verificar se essas relações podem ocorrer também sob controle contextual. Quatro universitários foram submetidos ao treino AB, AC e AD, intercalado aos testes de simetria correspondentes BA, CA e DA. Em seguida, ao treino AD e ao teste de simetria DA sob controle contextual. Por último, foram testadas as relações de equivalência BC, CB, BD, DB, CD e DC, na ausência de estímulos contextuais, e DB e DC, com estímulos de contexto. Os participantes alcançaram o critério de acerto em todos os treinos. Três participantes apresentaram as relações simétricas, na ausência de estímulos contextuais, e a relação DA, em sua presença. Estes resultados replicam e expandem estudos anteriores, mostrando que mesmo sem conseqüências diferenciais, é possível obter um desempenho consistente sob controle condicional de segunda ordem.

    Resumo em Inglês:

    Some studies, using stimulus matching consistent training, had produced conditional relations that have also yielded equivalence relations. The objective of this experiment was to ascertain whether the same type of discriminations would occur under contextual control. Four university students were submitted to sequential relationships. AB, AC, and AD, interspersed with corresponding tests for symmetry: BA, CA, and DA. Subsequently, AD was tested with the DA test for symmetry. Finally, the equivalence relations BC, CB, BD, DB, CD, and DC were evaluated without the contextual stimuli, whereas the relations DB and DC were tested with contextual stimuli. The participants reached the criterion for accuracy in all training sessions. Three participants presented symmetrical relations without contextual stimuli, while the DA relationship was obtained in the presence of contextual cues. These results replicate and extend previous studies showing that even without differential consequences, it was possible to obtain consistent performance under second-order conditional control.
  • Análise da noção de variabilidade comportamental

    Hunziker, Maria Helena Leite; Moreno, Rafael

    Resumo em Português:

    O presente trabalho faz uma análise do conceito de variabilidade comportamental com o objetivo de padronizar as diferentes definições e usos do termo. Propomos: 1) uma definição que recorra ao ponto comum dentre os diversos conceitos de variabilidade existentes na literatura, e 2) a descrição e sistematização dos aspectos específicos de cada uso do termo, utilizando os seguintes critérios: conteúdo e estrutura de cada conceito, níveis de análise empírico/teórico, molar/molecular, e tipos de medida e códigos com que são especificados. Essa análise é uma tentativa inicial para a construção de uma taxonomia da variabilidade comportamental.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to analyze the concept of behavioral variability aiming at standardizing the different conceptions and uses of the term. We propose 1) a definition that resorts to the common characteristics underlying current variability concepts reported in the literature, and 2) the description and systematization of specific aspects of each one of those uses of the term by means of the following criteria: the content and structure of each concept, its empirical/theoretical and molar/molecular levels of analysis, and types of measurement and codes under which they are specified. The present analysis is an initial attempt at obtaining a behavioral variability taxonomy.
  • A psicologia social nos tempos de S. Freud

    Mello Neto, Gustavo Adolfo Ramos

    Resumo em Português:

    Trata-se de uma revisão dos textos psicossociais citados por Freud em Psicologia de massas e análise do eu. O objetivo é propor ao leitor algum conhecimento desses textos que já se perdem no tempo. São referidos textos de Wilfred Trotter, William MacDougall, Gustave Le Bon e Gabriel Tarde. Alude-se também a Durkheim, autor não citado por Freud, mas cuja referência permite contrastar uma visão psicologizante do fenômeno social, que é a de Freud e dos autores que ele cita, com um aporte em que o social é visto como independente do psicológico.

    Resumo em Inglês:

    This is a review of the psychosocial texts mentioned by Freud in his Group Psychology and analysis of the Ego. Its aim is to propose to the reader some knowledge of those texts that get lost in the time. Texts of Wilfred Trotter, William MacDougall, Gustave Le Bon and Gabriel Tarde are referred. Durkheim is also alluded, although he is not referred by Freud, but that reference allows to contrast a psychologically centered vision of the social phenomenon, which is the one of Freud and of the authors mentioned by him with a contribution in that the social is seen as independent of the psychological.
  • As emoções como caminho para uma epistemologia complexa da psicologia

    Neubern, Maurício S.

    Resumo em Português:

    A partir do estudo das emoções são desenvolvidas reflexões que apontam para a marcante influência do paradigma simplificador no estudo de objetos complexos da subjetividade humana, como também nos diversos momentos de construção do conhecimento. Os movimentos dominantes da terapia familiar apresentam-se como momentos importantes dessa discussão por apresentarem ao mesmo tempo potencialidades e limitações para a construção de uma epistemologia complexa. Diante disso, a partir das contribuições provenientes de diversas propostas epistemológicas além dessas, busca-se promover um conjunto de articulações iniciais para uma epistemologia complexa da psicologia que abranja não apenas uma compreensão das emoções e do cenário da construção do conhecimento, mas principalmente a integração da subjetividade do cientista como um momento fundamental da construção da ciência.

    Resumo em Inglês:

    As a result of the study of emotions, reflections have been developed pointing at the marking influence that the simplifier paradigm has on the study of complex objects on human subjectivity, besides its influence on the various moments of knowledge construction. The family therapy dominant moves are presented as important moments in this discussion, since they concurrently illustrate possibilities and limitations on the construction of a complex epistemology. On these grounds and considering the contributions from different epistemological proposals, there is an effort in trying to promote a set of initial articulations for a complex psychological epistemology, that may not only account for a complex understanding of emotions, but also comprehend the complexity of the setting of knowledge construction itself, and particularly integrate the scientist's subjectivity as a fundamental moment at the construction of knowledge.
  • Estudo de validação da bateria de provas de raciocínio (BPR-5)

    Primi, Ricardo; Almeida, Leandro S.

    Resumo em Português:

    Esse estudo investiga a validade e precisão da BPR-5, versão reduzida da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD) de Almeida (1988), composta por cinco subtestes: Raciocínio Abstrato, Raciocínio Verbal, Raciocínio Numérico, Raciocínio Espacial e Raciocínio Mecânico. A BPR-5 foi aplicada em 1243 alunos brasileiros (N=771) e portugueses (N=472) da sexta série do ensino fundamental até a terceira série do ensino médio. Os coeficientes de consistência interna variaram de 0,62 a 0,84 e os de precisão pelo método das metades de 0,65 a 0,87. Encontrou-se um único fator explicando aproximadamente 55% da variância representando uma medida composta de inteligência fluida, cristalizada, processamento visual e habilidade quantitativa e conhecimento prático de mecânica. As correlações da BPR-5 com as notas escolares foram, no geral, positivas chegando a atingir 0,54 (p < 0,01). Conclui-se que a BPR-5 constitui um instrumento eficiente e rápido para avaliação simultânea do raciocínio geral e das aptidões podendo ser útil aos profissionais em suas diversas áreas de atuação.

    Resumo em Inglês:

    This research investigates reliability and validity of the Reasoning Battery Tests (BPR-5), a reduced version of the Battery of Differential Reasoning Tests (BPRD; Almeida, 1988). It is comprised by five subtests: Abstract Reasoning, Verbal Reasoning, Numerical Reasoning, Spatial Reasoning and Mechanical Reasoning. The participants were 1243 sixth grade to high school students from Brazil (N=771) and Portugal (N=472). The internal consistency coefficients varied from 0,62 to 0,84 and split-half coefficients 0,65 to 0,87. The factor analysis indicated an unidimensional solution accounting for approximately 55% of the total variance representing a composite score based on fluid intelligence, crystallized intelligence, visual processing ability, quantitative ability and practical-mechanical knowledge. The criterion validity coefficients based on the correlation with school success were around 0,54 (p < 0,01). It was concluded that the BPR-5 constitutes an efficient and fast way to assess general and specific abilities and could be a valuable instrument for professionals in their assessment needs.
  • Inventário dos esquemas de gênero do autoconceito (IEGA)

    Giavoni, Adriana; Tamayo, Álvaro

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta a construção e validação do Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito (IEGA). Este instrumento avalia dois componentes do autoconceito <FONT FACE=Symbol>-</FONT> os esquemas masculino e feminino. Na etapa de construção foram levantadas e analisadas estatisticamente, características designadas à masculinidade e à feminilidade. Na etapa de validação, estas características passaram a compor as escalas masculina e feminina do IEGA. Em ambas as etapas, as amostras utilizadas foram compostas por estudantes universitários. Para a validade de construto foram realizadas análises fatoriais para ambas as escalas e análises da consistência interna dos fatores. Através do método Principal Axis Factoring (PAF) e rotações oblíquas, as escalas masculina e feminina apresentaram estruturas multidimensionais. Devidamente validado, o IEGA pode ser utilizado para avaliar os esquemas masculino e feminino do autoconceito.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article was the construction and validation of Gender Schemas of Self-Concept Inventory (IEGA). This instrument evaluates two components of the self-concept <FONT FACE=Symbol>-</FONT> masculine schema and feminine schema. In the construction phase, the characteristics of the masculinity and femininity were explored and statistically analyzed. In the validation phase, two scales were composed by these characteristics <FONT FACE=Symbol>-</FONT> the masculine scale and the feminine scale of the IEGA. In both phases, the samples used were composed by university students. For the construction validity, factors analysis were performed for both scales and coefficient alpha was computed for all factors. The results of factors analysis using Principal Axis Factoring and oblique rotation showed that both scales were multidimensional. Properly validated, IEGA could be used in the evaluation of the masculine and feminine schemas of the self-concept.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com