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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 20, Número: 1, Publicado: 2004
  • Editorial

  • Sistemas de valores e atitudes democráticas de estudantes universitários

    Pereira, Cícero; Torres, Ana Raquel Rosas; Barros, Thaís S.

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os sistemas de valores de estudantes universitários e a relação desses sistemas com a atitude em relação à democracia. Para tanto, aplicou-se o Questionário de Valores Psicossociais e a Escala de Atitudes em Relação à Democracia a 284 estudantes de uma universidade da cidade de Goiânia (Brasil). Na análise das dimensões subjacentes à estrutura e ao conteúdo dos sistemas de valores, considera-se a teoria de Schwartz sobre os tipos motivacionais e a teoria de Inglehart sobre os valores materialistas e pós-materialistas. Os resultados mostram que os valores se organizam em função de quatro sistemas: o hedonista, o religioso, o materialista e o pós-materialista. Constata-se também que a adesão aos valores materialistas contribui para uma atitude negativa em relação à democracia, enquanto que a adesão aos valores pós-materialistas contribui para uma atitude positiva. A discussão girou em torno da similaridade entre estes resultados e os obtidos em estudos anteriores.

    Resumo em Inglês:

    This study analyses university students' value systems and the relationships among these systems and their attitudes towards democracy. Two hundred and eighty-four university students from Goiânia (Brazil) answered the Psychosocial Values Questionnaire and the Scale of Attitudes Towards Democracy. Schwartz's Theory about motivational types of values and Inglehart's Theory on materialist and pos-materialist values were used to analyse the underlying dimensions of structure and content of students' value systems. The results showed that the values were organized according to four systems: hedonist, religious, materialist and pos-materialist. Besides this, the results also indicated that adhesion to materialist values was negatively correlated to democracy while the adhesion to pos-materialist values contributes to a positive attitude towards democracy. The similarities among these results and previous studies are discussed.
  • Sucesso social, branqueamento e racismo

    Lima, Marcus Eugênio O.; Vala, Jorge

    Resumo em Português:

    Este estudo investiga os efeitos da cor da pele percebida e do sucesso social no branqueamento e na infra-humanização. Para a consecução deste objetivo, indivíduos brancos deveriam avaliar um grupo de pessoas negras e um grupo de pessoas brancas (representados por fotografias), que obtinham sucesso social ou que eram mal sucedidos socialmente. O delineamento utilizado continha duas variáveis independentes inter-participantes (cor da pele: brancos versus negros) e desempenho social (sucesso versus fracasso). Os resultados indicaram que os negros que obtêm sucesso social são percebidos como mais brancos do que os negros que fracassam. Uma análise de mediação indicou que quanto mais os negros com sucesso são percebidos como brancos mais características tipicamente humanas lhes são atribuídas. O inverso se passa para os negros mais percebidos como negros. Estes resultados são analisados e discutidos à luz das teorias sobre racismo no Brasil e sobre as novas expressões de racismo.

    Resumo em Inglês:

    This study investigates the effects of perceived skin colour and of the social success on the whitening and on the infra-humanization. In this sense, white subjects evaluated a group of black people or a group of white people (represented by photographs), which obtained social success or that fail. The design contains two between subject's independent variables (white versus black) and social performance (success versus failure). The results indicate that blacks that obtain social success are perceived as whitener than the blacks that fail. A mediation analysis indicated that as much the blacks with success are whitened, more typically human characteristics are attributed to them. The inverse happens for blacks less whitened. These results are analysed and discussed in according to the theories about racism in Brazil and the new expressions of racism.
  • Identidade e pluralismo: identidade religiosa em adeptos brasileiros de novas religiões japonesas

    Paiva, Geraldo José de

    Resumo em Português:

    Descreve-se pesquisa acerca dos processos psicológicos da constituição da identidade religiosa de brasileiros do sexo feminino adeptos de novas religiões japonesas. São utilizados os referenciais da teoria da identidade social e da estruturação segundo o simbólico e o imaginário. Os dados, obtidos mediante entrevistas semi-estruturadas, são apresentados sob forma de quatro relatos típicos, os quais demonstram ser a pertença grupal por via da categorização e/ou da prototipicalidade e a estruturação simbólica os processos psicossocial e pessoal, convergentes, responsáveis pela constituição da identidade. Discute-se o papel positivo e negativo do sincretismo que acompanha a transformação da adesão religiosa.

    Resumo em Inglês:

    A research about the psychological processes of religious identity constitution of female Brazilian followers of Japanese new religions is here described. Social identity and structural theories are focused, according to the symbolic and imaginary. Data, obtained through semi-structured interviews, are presented under the form of four typical reports, which show that group belonging by categorization and/or prototypicality and symbolic structuration are the convergent psychosocial anersonal processes responsible for the constitution of religious identity. Positive and negative aspects of syncretism that -follows the religious adhesion transformation are discussed.
  • Estudo empírico dos antecedentes de medidas de impacto do treinamento no trabalho

    Pilati, Ronaldo; Borges-Andrade, Jairo Eduardo

    Resumo em Português:

    O foco dos pesquisadores no campo do Treinamento e Desenvolvimento (T&D) tem sido a mudança de comportamento no trabalho. O objetivo do presente estudo é comparar dois modelos de predição desta mudança, denominada, aqui, impacto do treinamento no trabalho. Participaram da pesquisa 426 ex-treinandos de quatro organizações. Foram utilizadas escalas validadas para a mensuração das variáveis de estudo e os dados obtidos foram submetidos a análises multivariadas. Os principais resultados apontaram uma diferença de predição entre impacto de treinamento em profundidade e impacto em largura. Além disso, uma variável situacional distal indicou uma relação preditiva com estes dois impactos, mediada por uma variável situacional proximal. Com base nesses resultados, argumenta-se que impactos em amplitude e em profundidade possuem preditores distintos, sendo facetas diferentes da mudança de comportamento no trabalho resultante de T&D.

    Resumo em Inglês:

    The focus of researchers in the Training and Development (T&D) field is behavior change at work. The objective of the present study is to compare two predictive models for this change, called here, training impact at work. The research participants were 426 ex-trainees from four organizations. Validated scales were used to measure the variables in this study and the collected data have been treated by multivariate analytical procedures. The main results have shown a difference in prediction between training impact in depth and impact in breadth. Furthermore, a distal situational variable showed a predictive relationship with these two impacts, mediated by a proximal situational variable. Based on these results, it is argued that training impacts in depth and in breadth have different predictors, being different facets of the behavior change at work resulting from T&D.
  • Avaliação de intervenção em estresse ocupacional

    Murta, Sheila Giardini; Tróccoli, Bartholomeu Torres

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi identificar fontes de satisfação e insatisfação para com um programa em manejo de estresse ocupacional baseado no modelo cognitivo-comportamental. Duzentos e dez trabalhadores de um hospital participaram de 24 sessões dirigidas ao desenvolvimento de estratégias individuais de enfrentamento ao estresse, através de vivências, ensaio comportamental, relaxamento, reestruturação cognitiva, solução de problemas e automonitoramento. Os relatos verbais dos participantes foram registrados ao fim de cada sessão e submetidos a análise de conteúdo. As principais fontes de satisfação foram em relação a: técnicas e instrumentos usados, temas discutidos, suporte social, aprendizagem de habilidades sociais, sentimentos agradáveis e desenvolvimento de habilidades de solução de problemas. A principal fonte de insatisfação foi relativa à curta duração das sessões. A análise qualitativa do programa revelou um processo terapêutico potencialmente favorecedor de impacto positivo sobre a saúde, o que poderá ser verificado em estudos futuros.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to identify sources of satisfaction and dissatisfaction toward an occupational stress management program, which was based on a cognitive-behavioural model. Two hundred and ten hospital workers attended 24 sessions targeted to development of individual strategies of coping to stress, through group dynamics, role playing, relaxation, cognitive restructuring, problems solution and self monitoring. The participant's verbal report were registered in the end of each session and submitted to content analysis. The main sources of satisfaction were toward techniques and instruments used, themes discussed, social support, learning of social skills, pleasant feelings, and development of problem solution skills. The main source of dissatisfaction was related to the short duration of the sessions. The qualitative analysis of the program revealed a therapeutic process potentially favourable to positive impact on health, which could be verified in future studies.
  • Linguagem no Discurso de Roma: programa de leitura da psicanálise

    Sales, Léa Silveira

    Resumo em Português:

    O mais característico programa lacaniano de leitura da psicanálise - aquele que conclama retornar a Freud - é paradigmaticamente anunciado em 1953 no Discurso de Roma. Nessa conferência capital, a psicanálise é submetida a uma "tradução" baseada em instrumentais bastante específicos, notadamente, nos que provêm das filosofias de Kojève e de Heidegger e da antropologia de Lévi-Strauss. Com uma análise interna desse texto, buscaremos acompanhar alguns componentes desse programa - especialmente os que se relacionam aos temas da oposição fala vazia/fala plena, da intersubjetividade e da ordem simbólica - com o intuito de promover uma aproximação de seu sentido.

    Resumo em Inglês:

    The most characteristic lacanian program of reading psychoanalysis - the one which claims a return to Freud - is paradigmatically announced in 1953 in the Rome Discourse. In this capital conference, psychoanalysis is submitted to a "translation" based on very specific instruments, mainly those which come from Kojève's and Heidegger's philosophies and from Lévi-Strauss's anthropology. With an internal analysis of this text, we will try to follow some components of this program - specially those related to the opposition empty speech/full speech, the intersubjectivity and the symbolic order - with the purpose of promoting an approaching to its meaning.
  • A memória dos idosos em tarefas complexas

    Erven, Terezinha de Jesus C. G. van; Janczura, Gerson A.

    Resumo em Português:

    Dois experimentos compararam o desempenho de jovens e idosos nos testes de recuperação livre, recuperação com pista extra-lista e recuperação com pista intra-lista. No primeiro experimento, foi avaliada a influência da complexidade da tarefa, do tempo de apresentação dos estímulos e da faixa etária sobre a recuperação livre de palavras apresentadas no contexto de sentenças. No segundo, jovens e idosos foram comparados para verificar os efeitos da complexidade da tarefa, do tipo de teste, do tamanho do conjunto do alvo e da força associativa da pista sobre a memória de palavras no contexto de sentenças do teste de recuperação com pista extra-lista e intra-lista. Os resultados mostraram uma redução na evocação em função do aumento da idade dos participantes. Também indicaram que a magnitude da diferença variou, dependendo do tipo de teste de memória aplicado e da presença de contexto relacionado ao alvo durante a codificação.

    Resumo em Inglês:

    Two experiments tested young and elderly participants in free recall, intra-list and extra-list cued recall. The first study investigated the effects of task complexity, age and stimulus presentation rate on free recall of words presented within sentences. In the second experiment cued recall for words were investigated as a function of age, type of memory test, target set size and associative strength. The results revealed poorer recall for older than younger people. This difference varied according to the type of memory test and to the presence of context related to targets during encoding.
  • A avaliação da consciência sintática na criança: uma análise metodológica

    Correa, Jane

    Resumo em Português:

    Desde a década de 1970, observa-se o interesse crescente na investigação do desenvolvimento das habilidades metalingüísticas na criança, bem como pelo papel de tais habilidades na aquisição da leitura e na escrita. Dentre tais habilidades, destaca-se a consciência sintática. O presente trabalho objetiva realizar uma revisão metodológica da literatura a respeito da consciência sintática de forma a descrever as tarefas utilizadas para sua mensuração, bem como discutir a validade e propriedade de tais instrumentos na investigação do desenvolvimento das habilidades metassintáticas na criança. Na presente análise, discute-se a eficácia das tarefas clássicas de consciência sintática (tarefas de julgamento, correção, repetição e localização) e tarefas de uso recente na literatura (tarefas de analogias sintáticas e de replicação) para efetivamente acessar a manipulação intencional do conhecimento sintático pela criança.

    Resumo em Inglês:

    Since the 1970s, there is an increasing interest in the investigation of children's metalinguistic development and the role played by metalinguistic abilities to reading and writing. Among such abilities, one can name the syntactic awareness. The present study aims to carry out a methodological literature review on syntactic awareness in order to describe the tasks used to measure it and to discuss the validity and the appropriateness of such instruments to the research on the development of metasyntactic abilities in children. In the present analysis, we discuss the efficacy of the classical syntactic awareness tasks (judgment, correction, repetition and localization) as well as tasks of recent use in literature (analogy and replication tasks) in effectively access children's intentional manipulation of their syntactic knowledge.
  • A motivação de alunos no contexto da progressão continuada

    Neves, Edna Rosa Correia; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve como objetivo investigar as orientações motivacionais intrínsecas e extrínsecas de alunos no contexto da progressão continuada. A amostra foi composta de 160 estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do ensino fundamental. Os dados foram coletados mediante a apresentação de duas pranchas com histórias envolvendo a motivação intrínseca, extrínseca e a progressão continuada. Os participantes foram entrevistados individualmente. As respostas foram transcritas na íntegra e submetidas à análise de conteúdo. Os resultados indicaram que uma porcentagem expressiva de estudantes não conhecem o sistema de progressão continuada. Quanto à motivação para estudar, mesmo sabendo que não irão repetir de ano, os alunos apresentaram uma orientação motivacional predominantemente intrínseca com o avançar da idade e da escolaridade. Conclui-se pela importância do aprofundamento dos conhecimentos acerca do impacto da progressão continuada na motivação para aprender dos alunos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the intrinsic and extrinsic motivacional orientations of students in the context of the educational continuous progression. The sample was composed of 160 subjects of second, fourth, sixth and eighth grades of the elementary school. Data was collected by means of the presentation of histories involving the intrinsic, extrinsic motivation and the educational continuous progression system. Subjects were interviewed individually. Their answers were transcribed verbatim and submitted to content analysis. Results indicated that a expressive percentage of students did not know the educational system of continuous progression. Students revealed a predominantly intrinsic motivation orientation with advances in age and in school grade level, even though knowing that they will not repeat any school grade. This study pointed out the importance of deepening our knowledge concerning the impact of the educational continuous progression in students' motivation to learn.
  • Resenha: Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem:questões conceituais, avaliação e intervenção

    Soares, Maria Rita Zoéga
  • Notícia: V Congresso Nacional da Psicologia: protagonismo social da psicologia

    Pinheiro, Marcus Adams de A.
  • Notícia: Josef Brozek (1913-2004): somos todos herdeiros

    Massimi, Marina; Campos, Regina Helena de Freitas
  • Notícia: Centenário de B. F. Skinner (1904-1990): uma ciência do comportamento humano para o futuro do mundo e da humanidade

    Cunha, Rachel Nunes da; Verneque, Luciana Patrícia Silva
  • Notícia: Wilma da Costa Torres (1934-2004): pioneira da tanatologia no Brasil

    Kovács, Maria Júlia
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