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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 24, Número: 1, Publicado: 2008
  • Editorial: mais um recomeço

  • Condições experimentais facilitadoras para a aprendizagem de discriminação por bebês

    Oliveira, Thais Porlan de; Gil, Maria Stella C. de Alcântara

    Resumo em Português:

    A investigação sobre a aprendizagem de discriminações simples e condicionais por bebês requer um planejamento experimental com variáveis e características da situação apropriadas às peculiaridades da população. Foi descrito o desempenho de quatro bebês de 12 a 24 meses em relação a: tarefas de discriminação, reversão e remediativos; condições gerais dos procedimentos experimentais - brincadeiras entre tentativas; brincadeira após o encerramento da sessão; número de tentativas por sessão ou de respostas corretas para atingir o critério de aprendizagem. Os bebês participaram de um entre dois experimentos em uma creche onde foi instalado um aparato para ensino de discriminação. Análises continuadas do comportamento dos participantes permitiram identificar relações entre as respostas deles e a natureza do contato social com experimentador e a variedade dos estímulos com função prevista ou não no planejamento experimental. A manipulação das variáveis selecionadas produziu: aumento do tempo de permanência dos bebês na situação; aumento das respostas dos bebês direcionadas ao aparato e o aumento do número de acertos.

    Resumo em Inglês:

    The investigation of the infant's simple and conditional discrimination learning demands an experimental planning that involves variables and appropriate situation features to population peculiarities. It was described the performances in discrimination tasks of four 12 until 24 month old infants in relation to: discrimination tasks, general conditions of the experimental procedure - to play between attempts; to play after sessions' conclusion; attempts' number or correct responses to reach learning criterion. The infants participated in one of two experiments, in a daycare center, where one apparatus to teach discrimination were located. Constant analysis of the participants' behavior allowed identifies relations between the infants' responses and the nature of the social contact with the experimenter and the variety of stimuli with functions predicable or not in experimental planning. The manipulation of selected variables produced: the expansion of the infants' time in the experimental situation; the increase of the infants' responses directed to the apparatus and the increase of infants' correct choices.
  • A concepção das mães sobre o desenvolvimento da comunicação mãe-bebê

    Lyra, Maria C. D. P.; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    Comparamos duas abordagens teórico-metodológicas distintas e investigamos a concepção que mães apresentam acerca do processo de desenvolvimento da comunicação mãe-bebê. Lyra e colaboradores propõem o modelo EEA, que integra uma seqüência de três padrões de organização do desenvolvimento da comunicação, denominados estabelecimento, extensão e abreviação (EEA). Esse modelo está baseado na observação longitudinal e na análise microgenética de estudos de caso a partir da perspectiva dos sistemas dinâmicos. Utilizando o procedimento de classificação múltipla, investigamos como esses três períodos do desenvolvimento da comunicação (EEA) são conceituados pelas mães. Foram pesquisadas 48 mães pertencentes a dois níveis sócio-econômicos. Os resultados encontrados fortalecem o modelo EEA, confirmando: a distinção entre as trocas face-a-face e aquelas mediadas pelo objeto (MOB); a diferenciação dos três períodos do desenvolvimento da comunicação (EEA) em ambas as trocas; e a distribuição ordenada (axial) desses três períodos, exceto, nesse último caso, para as trocas MOB, quando analisadas separadamente.

    Resumo em Inglês:

    Two theoretical-methodological distinct perspectives are compared in order to study mother's conceptualization of the process of mother-infant development of communication. Based on dynamic systems perspective and relying on longitudinal microanalysis of case studies observations, Lyra and collaborators propose the EEA model for studying this process of development. This model integrates a sequence of three periods of development of this process, conceived as developmental patterns of organization: establishment, extension and abbreviation (EEA). Using a "multiple sorting procedure", we investigated mothers' conceptualization of these three periods of development. We examined 48 mothers, from two socioeconomic levels. The results support the EEA model confirming: the distinction between face-to-face and the exchanges mediated by the object (MOB); the differentiation among the three periods of communication development (EEA) in both type of exchanges; and, an order distribution (axial) of these three periods, except for the specific analysis of the MOB type of exchanges.
  • Ansiedade e depressão de mães de recém-nascidos com malformações visíveis

    Perosa, Gimol Benzaquen; Silveira, Flávia Cristina Pereira; Canavez, Isabela Cristina

    Resumo em Português:

    Este estudo teve como objetivo comparar as condições emocionais de mães cujos filhos nascem com malformações visíveis, em dois momentos: após o nascimento e três meses após alta hospitalar. Para tanto, foram avaliados os sinais de ansiedade e depressão de 17 mães desses recém-nascidos pelo Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade Traço-Estado - IDATE. Confirmando a literatura, com outras crianças de risco, observaram-se altos índices de ansiedade e depressão no pós-parto imediato, uma redução significativa da ansiedade-estado, da depressão e dos sinais clínicos de ansiedade, três meses após a alta. Pode-se supor que estava ocorrendo uma adaptação gradual dessas mães, que contavam com suporte social e grupo de apoio, à medida que tinham um contato íntimo com a criança e percebiam suas habilidades como cuidadoras. Discutem-se as limitações do estudo e necessidade de investigações orientadas para aprofundar a identificação dos fatores que potencializam ou dificultam a adaptação materna.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at comparing anxiety and depression symptoms in mothers of malformed babies soon after their births and three months after hospital discharge. Seventeen mothers were assessed using Beck Depression Inventory and IDATE State-Trait Anxiety Inventory. These results indicated, as in others studies, that the mothers presented an increased anxiety and depression state soon after delivery and a significant reduction in these conditions and in clinical signs of anxiety three months after discharge. These results support the suggestion that there is a gradual adaptation of the mothers as they have a close contact with the child and a sense of maternal competence. Methodological limitations of the study are discussed as well as and the need of future researches to investigate which factors potentializes or moderated maternal adaptation.
  • As contribuições do papel do pai e do irmão do indivíduo com necessidades especiais na visão sistêmica da família

    Nunes, Célia Cristina; Silva, Nancy Capretz Batista da; Aiello, Ana Lúcia Rossito

    Resumo em Português:

    O presente artigo revê a literatura sobre as principais contribuições do pai e do irmão do indivíduo com necessidades especiais tendo como base a visão sistêmica da família. O objetivo é aprofundar o tema famílias de indivíduos deficientes, focalizando aqueles elementos que têm sido deixados em segundo plano nos estudos da área, pai e irmão, mostrando sua importância no desenvolvimento desses indivíduos. Assim, são discutidos aspectos da relação pai-indivíduo com necessidades especiais e irmão-indivíduo com necessidades especiais existentes na literatura, elucidando os desafios práticos e metodológicos de estudos investigando tais relações. Espera-se contribuir, nesta análise, para o aumento de interesse na referida área.

    Resumo em Inglês:

    The present article reviews the literature about the main contributions of fathers and siblings to the disabled individual development based on the family systems perspective. The purpose is to deepen the subject families of disabled people, focusing those elements that have been left in a second plan in studies of this area, father and siblings, showing their importance in the development of these individuals. Thus, aspects of the relation father-individual with special needs and siblings-individual with special needs in literature are argued, elucidating the practical and methodological challenges of these studies that investigate such relations. One expects to contribute, in this analysis, for the interest increase in the related area.
  • Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura

    Hanna, Elenice S.; Kohlsdorf, Marina; Quinteiro, Regiane S.; Fava, Virgínia M. D.; Souza, Deisy das Graças de; de Rose, Júlio C.

    Resumo em Português:

    Este estudo relata o emprego de um sistema lingüístico em miniatura para investigar a aprendizagem de leitura. Vinte estudantes de graduação (10 da área de exatas e 10 de humanas) aprenderam a relacionar figuras e pseudo-palavras impressas às correspondentes pseudo-palavras ditadas, em tarefas de discriminação condicional realizadas em computador. Sessões de ensino foram intercaladas com testes de leitura de palavras novas, formadas pela recombinação de elementos das palavras ensinadas (generalização recombinativa). Nove estudantes de exatas e quatro de humanas apresentaram leitura recombinativa após a aprendizagem de 12 palavras. Os escores em leitura de palavras novas aumentaram à medida que aumentava o número de palavras ensinadas. Ambos os achados podem ser interpretados como efeitos de experiências de aprendizagem com relações simbólicas. As diferenças entre estudantes das áreas de humanas e exatas podem também refletir fatores motivacionais.

    Resumo em Inglês:

    This study reports the use of a miniature linguistic system in order to investigate reading acquisition. Twenty college students, 10 from Natural Sciences and Engineering (NSE) and 10 from Health and Social Sciences (HSS) courses, learned to relate pictures and printed pseudo-words to dictated pseudo-words in conditional discrimination tasks presented by a computer. Teaching sessions were interspersed with tests of reading new words formed by recombination of elements of taught words (generative recombination). Nine students from NSE and four from HSS developed generalized reading after learning 12 relations with pseudo-words. Reading scores of new words increased as number of taught words increased. Both findings could be interpreted as effects of learning experiences with symbolic relations. Differences between the NSE and the HSS students could also reflect motivational factors.
  • Barreiras à promoção da criatividade no ensino fundamental

    Alencar, Eunice M. L. Soriano de; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é investigar a percepção de professores do ensino fundamental sobre barreiras que os dificultam a propiciar condições favoráveis ao desenvolvimento da capacidade criativa de seus alunos. Participaram do estudo 398 professores de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, de escolas públicas e particulares localizadas no Plano Piloto de Brasília e em outras regiões administrativas do Distrito Federal, os quais responderam a uma checklist de barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. As barreiras mais indicadas foram relativas ao aluno, como elevado número de alunos em sala de aula e alunos com dificuldades de aprendizagem. Um maior número de barreiras foi apontado por professores de escolas públicas localizadas em regiões administrativas do Distrito Federal distantes do Plano Piloto de Brasília e que lecionavam na 3ª série.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate elementary school teachers' perception of obstacles for the promotion of favorable conditions to the development of their students' creative capacity. The participants were 398 1st to 4th grade elementary school teachers from public and private schools located in the Pilot Plan of Brasilia and other administrative regions of the Federal District, who completed a checklist of obstacles for the promotion of creativity in the classroom. The more frequent obstacles were related to the students, such as a great number of students in the classroom and students with learning difficulties. A greater number of obstacles were pointed out by teachers from public schools, from schools located far from the Pilot Plan of Brasilia and who taught to 3rd grade.
  • Avaliação de um modelo de intervenção psicológica para meninas vítimas de abuso sexual

    Habigzang, Luísa F.; Hatzenberger, Roberta; Dala Corte, Fabiana; Stroeher, Fernanda; Koller, Sílvia

    Resumo em Português:

    O abuso sexual contra crianças e adolescentes é considerado um importante problema de saúde pública. Dessa forma, é necessário o desenvolvimento de estudos que avaliem a efetividade de modelos de intervenção psicológica. O presente estudo tem como objetivo avaliar um modelo de grupoterapia cognitivo-comportamental para meninas vítimas de abuso sexual. Participaram 10 meninas com idade entre 9 e 13 anos, vítimas de pelo menos um episódio de abuso sexual intrafamiliar. O tipo de abuso sexual variou entre os casos, sendo que, em sete, ocorreram manipulação de genitais e assédio e, em três, relações sexuais com penetração. O delineamento utilizado foi medidas repetidas, realizadas antes, durante e depois da intervenção. Foram avaliados sintomas de depressão, ansiedade, estresse e transtorno do estresse pós-traumático. O modelo avaliado é constituído por 20 sessões com atividades semi-estruturadas. Os resultados apontaram a redução significativa dos sintomas e a reestruturação de crenças disfuncionais relacionadas ao abuso.

    Resumo em Inglês:

    The sexual abuse against children and adolescents is an important public health problem. In this way, it is necessary to develop studies that evaluate the models effectiveness of psychological intervention. The present study aimed to evaluate a group therapy, based on cognitive-behavioral approach to the girls who are victims of sexual abuse. Ten girls from 9 to 13 years old intrafamilial victimized by sexual abuse participated in this study. The type of sexual abuse varied among the cases: manipulation of genital and sexual harassment appeared in seven cases, and complete intercourse with penetration on the other three. The group therapy model evaluated was constituted by 20 sessions with semi-structured activities. Repeated measures were used to analyze the before, during and after intervention data on depression, anxiety, stress, and posttraumatic stress symptoms. A significant reduction of those aspects was found, as well as the restructuring of faiths related to the abuse.
  • Psicologia evolucionista e a seleção sexual: o caso da linguagem

    Carvalho, Fernando Orphão de

    Resumo em Português:

    Na tentativa de entender o caráter adaptativo e a história evolucionária dos processos cognitivos subjacentes ao comportamento lingüístico, uma série de mecanismos e conceitos advindos da teoria evolucionária tem tido, recentemente, sua potencial relevância aferida em uma série de estudos, entre eles, o chamado "Efeito Baldwin" e a teoria da seleção inclusiva (Kin Selection Theory). No presente trabalho, é oferecida, além de uma breve revisão do conceito de seleção sexual e do seu uso e status na Psicologia Evolucionista, uma crítica de uma proposta particular acerca do papel que o processo de seleção sexual possa ter tido no desenvolvimento da capacidade de linguagem na linhagem do Homo sapiens sapiens. Além de pontos específicos à hipótese sujeita à análise, são levantados também problemas e questões de natureza mais ampla e relevante para pesquisas posteriores.

    Resumo em Inglês:

    Within the broader project that strives to understand the evolutionary history of the processes that brought about the emergence of the cognitive capacities underlying the linguistic behavior of our species, a number of concepts and theoretical accomplishments from evolutionary biology have been subject to scrutiny. Among them, the so-called "Baldwin Effect" and the theory of kin-selection have figured prominently. In the present study we will develop a short review about the concept of sexual selection, its use and status in Evolutionary Psychology, as well as a critical assessment of a particular hypothesis that calls on sexual selection to explain some features of the human language faculty. Besides the specific points regarding this hypothesis, some general issues and directions for future research will be discussed.
  • A perturbação psicossomática: peso dapassagem, vestígio traumático a espera de subjetivação

    Dumet, Nathalie

    Resumo em Português:

    O presente artigo propõe discutir a hipótese de que a perturbação psicossomática constitui um vestígio traumático de uma experiência passada na espera de subjetivação. Os casos de três pacientes que apresentam manifestações somáticas específicas (Sra. Hera, obesidade; Christiane, dores físicas; Philippa, somatização ginecológica) permitem colocar em evidência a maneira como a história subjetiva e principalmente os estados traumáticos não-elaborados materializam-se através de seus males somáticos. As perturbações psicossomáticas aparecem nesses sujeitos como um vestígio remanescente de uma experiência vivida e não registrada psiquicamente, mas suscetível de simbolização por meio do dispositivo da linguagem verbal.

    Resumo em Francês:

    Le présent article propose de mettre en travail l'hypothèse selon laquelle le trouble psychosomatique constitue la trace traumatique d'une expérience passée en attente de subjectivation. Les cas de trois patientes, présentant chacune des manifestations somatiques spécifiques (obésité chez Mme Hera, douleurs physiques pour Christiane, somatisation gynécologique chez Philippa), permettent en effet de mettre en évidence la manière dont l'histoire subjective et surtout un vécu traumatique inélaboré prennent corps à travers leurs maux. Le trouble psychosomatique apparaît à ce titre chez ces sujets comme la rémanence d'une expérience vécue et non enregistrée psychiquement, mais susceptible de symbolisation à la faveur d'un dispositif d'invitation à la parole.

    Resumo em Inglês:

    This text proposes to discuss the hypothesis according to psychosomatic trouble constitute a traumatic trace of a past experience looking forward to subjectivation. Three patients' cases with specific somatic manifestations (obesity for Mrs. Hera, aches for Christiane, genital somatization for Philippa) permit to show how subjective history and a traumatic state materialize with somatic troubles. The psychosomatic trouble appears as the trace of an experience psychically undiscribed. Symbolisation appears possible when there is a situation to favour verbal language.
  • Habilidades sociais na agorafobia e fobia social

    Levitan, Michelle; Rangé, Bernard; Nardi, Antonio E.

    Resumo em Português:

    Os transtornos ansiosos são freqüentemente associados ao déficit de habilidades sociais (HS). A fobia social é o quadro mais relacionado a esse déficit, enquanto a agorafobia é desconsiderada. O objetivo deste artigo é investigar essa associação por meio de uma revisão da literatura. Foi realizada uma busca eletrônica nas bases de dados PsycINFO, MEDLINE e SCIELO, além das referências dos trabalhos selecionados. O déficit de HS mostrou-se mais presente nos estudos que avaliaram o desempenho de indivíduos socialmente ansiosos em tarefas não estruturadas. A agorafobia parece estar associada a um déficit de assertividade, embora poucos estudos tenham sido conduzidos.

    Resumo em Inglês:

    Anxiety disorders are commonly associated to social skills deficits. Social phobia is often related to this deficit, while agoraphobia is not considered. The purpose of this review is to investigate the literature on this association. An electronic search was conducted in the following databases: PsycINFO, MEDLINE and SCIELO, besides the references of some selected articles. Social skills deficit were more frequent in the studies that evaluated the performance of anxious individuals on unstructured tasks. Agoraphobia appears to be associated to an assertiveness deficit, although few studies were conducted.
  • Análise comportamental do discurso: fundamentos e método

    Borloti, Elizeu; Iglesias, Alexandra; Dalvi, Camila Mattedi; Silva, Renata Danielle Moreira

    Resumo em Português:

    Este estudo descreve uma Análise Comportamental do Discurso (ACD), apresenta seus fundamentos e um método para efetivá-la, inferido de O Comportamento Verbal, de Skinner. Propõe a tese de que a ACD possa ser uma vertente de Análise do Discurso (AD), devido aos seus fundamentos epistemológicos: anti-mentalismo, anti-realismo e contextualismo. Discurso é um conjunto de comportamentos verbais sob controle das contingências de reforço (históricas e atuais) cujo sentido advém desse controle. Ao construir seu discurso, o falante combina operantes essenciais (mandos e tatos) em grupos temáticos intraverbais (emitidos às vezes como se fossem tatos) que são modificados com autoclíticos apropriados.

    Resumo em Inglês:

    This study describes a Behavioral Analysis of Discourse (BAD). It presents the basis of BAD, describing a method to effect it, inferred from Skinner's Verbal Behavior. It proposes that BAD could be a modality of Discourse Analysis (DA) due to its epistemological basis: anti-mentalism, anti-realism and contextualism. Discourse is a set of verbal behaviors under the historical control and current contingencies of reinforcement, whose sense come upon that control. In the point of constructing his/her discourse, the speaker combines essential operants (commands and tacts) in intraverbal thematic groups (sometimes emitted as if they are tacts) that are modified with appropriated autoclitics.
  • Pesquisas em psicoterapia: seções especiais de periódico (1981 a 1994)

    Enéas, Maria Leonor Espinosa

    Resumo em Português:

    O artigo apresenta pesquisas em psicoterapia e pretende oferecer uma visão qualitativa do desenvolvimento e das tendências da área. Analisa nove seções especiais sobre o tema publicadas no período de 1981 a 1994 em um periódico da American Psychological Association (APA) considerado de ponta em pesquisas em psicoterapia. Verifica ênfase na busca de evidência científica e na articulação da pesquisa com a prática clínica. Observa grande produção no período e avanços na área principalmente quanto a pesquisas de caso único. Verifica que os questionamentos centrais seguem desafiando os pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    The article presents psychotherapy researches and it intends to offer a qualitative view of the field development and tendencies. It analyses nine special sections about this issue, published from 1981 to 1994, in a journal of the American Psychological Association (APA), which is considered the top in psychotherapy research. It verifies the emphasis on scientific evidences searching and the articulation of research and clinical practice. The article also observes a great production in this period of time and a progress in this field, especially in single-case methodology. The core questionings still challenge the researchers.
  • Atendimento psicológico e direção espiritual: semelhanças, diferenças, integrações e... confusões

    Aletti, Mario

    Resumo em Português:

    A psicoterapia e o aconselhamento espiritual têm algumas características comuns: ambos são relações nascidas de um pedido de ajuda e seu escopo se refere ao crescimento gradual da pessoa. Porém muitas são também as diferenças, evidentes quando a referência é a psicoterapia psicanalítica. Esta é uma relação funcional e temporária, livre e assimétrica; prevê um setting preciso e a observância rigorosa das regras de abstinência e de neutralidade. Essas características estão apenas parcialmente presentes na direção espiritual que, além disso, difere também pela finalidade (salvação vs. bem-estar psíquico) e pelos meios (diálogo consciente vs. interpretação dos desejos inconscientes). A interação entre as duas modalidades de ajuda (por exemplo, a psicoterapia desenvolvida por um profissional religioso) oferece algumas possibilidades de integração, mas também muitos riscos de confusão e de sobreposição de papéis.

    Resumo em Inglês:

    Psychotherapy and religious counselling have some common features: both are relations based on a help request and their intent is a gradual and personal growth. However, the differences are many and they become clearly visible with reference to the psychoanalytic psychotherapy. Psychoanalytic psychotherapy is a functional and temporary relationship, it is also free and asymmetric; it supposes a specific setting and an abstinence and neutrality rules compliance. These features are just partially present in the spiritual direction which, moreover, there is another purpose (salvation vs psychical well-being) and other means (conscious dialogue vs interpretation of unconscious desires). The interaction between these two help modalities (e.g. the psychotherapy pursued by a religious professional) gives some possible integration, but also many risks of confusion and overlapping roles.
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