Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2009
  • Novidade Editorial

    Abreu-Rodrigues, Josele
  • Modelo geral da criatividade

    Pinheiro, Igor Reszka

    Resumo em Português:

    Através de um ensaio crítico-analítico, este artigo revisa o entendimento da criatividade, propondo um modelo que se sustenta nas mais recentes contribuições das ciências cognitivas. Partindo da lógica do processamento de distribuição paralela, o Modelo Geral da Criatividade organiza os vetores da fluência e do grau de divergência, oferecendo uma base conceitual comum para os diversos estudos da criatividade, assim como, indicações mais precisas para a definição de métricas e métodos na pesquisa neurológica. A análise dos vetores da criatividade, seus limites e sua dilatação temporal, se apropria de diversos termos para culminar na assertiva de que o estado de criação consiste de um determinado equilíbrio e não da mera dispersão.

    Resumo em Inglês:

    By means of a critical-analytical essay, this paper reviews the understanding of creativity, and proposes a model supported by cognitive sciences latest contributions. Starting from the parallel distribution processing logic, the General Model of Creativity organizes both vectors of fluency and divergence degree, offering an unified conceptual basis for creativity's studies, as well as some precise directions for methodological definitions in neurological research. The analysis of creativity's vectors, their limitations, and temporal repercussions, appropriates itself of many terms in order to underline that the state of creation consists on a specific equilibrium instead of divergent thinking.
  • O modelo de tomasello sobre a evolução cognitivo-linguística humana

    Állan, Sylvio; Souza, Carlos Barbosa Alves de

    Resumo em Português:

    O presente trabalho buscou apresentar o modelo de Michael Tomasello sobre a evolução da cognição humana e uma teoria, derivada desse modelo, sobre a aquisição e o desenvolvimento de competências linguístico-simbólicas. Tomasello propõe que a aquisição e o desenvolvimento simbólico dependem de uma cognição cultural exclusivamente humana, mas derivada de adaptações biológicas características da cognição primata. Essas propostas constituem alternativas para as abordagens tradicionais do desenvolvimento cognitivo e linguístico-simbólico humano, uma vez que: (1) destacam aspectos biológicos e culturais como determinantes da cognição humana; (2) consideram as atividades humanas como essencialmente simbólicas; (3) fornecem uma nova concepção de linguagem.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aimed to present Tomasello's approach about human-cognition evolution and a derived theory of acquisition and development of linguistic-symbolic competences. Tomasello proposes that symbolic acquisition and development depend on an exclusively human cultural cognition derived, however, from primate biological adaptations. These approaches represent some alternatives to traditional treatments for human cognitive and linguistic-symbolic development, considering that they: (1) highlight biological and cultural features as determinants of human cognition; (2) consider human activities as essentially symbolic; (3) offer a new conception of language.
  • Testes de identidade generalizada com objetos em macaco-prego (Cebus apella)

    Souza, Carlos Barbosa Alves de; Borges, Rubilene Pinheiro; Goulart, Paulo Roney Kilpp; Barros, Romariz da Silva; Galvão, Olavo de Faria

    Resumo em Português:

    Macacos-prego demonstram identidade generalizada (IG) quando os testes são precedidos de treino de discriminações simples com mudanças sucessivas (DSMS) da função dos estímulos usados nos testes. O presente estudo avaliou se esse efeito facilitador deve-se exclusivamente ao contato prévio com os estímulos. Submeteu-se um macaco-prego a quatro testes de IG com objetos: Teste 1 - diretamente com estímulos novos em uma tarefa de discriminação condicional por identidade; Teste 2 - com os mesmos estímulos do teste anterior após o treino de indução de controle condicional via DSMS; Teste 3 - com estímulos novos previamente manipulados livremente pelo sujeito; e Teste 4 - com os mesmos estímulos do Teste 3 após terem sido apresentados em treino de DSMS. O desempenho do sujeito atingiu o critério de aprendizagem nos testes 2 e 4. O treino de indução de controle condicional via DSMS com os estímulos de teste foi mais efetivo para produzir IG do que a livre manipulação.

    Resumo em Inglês:

    Capuchin monkeys show generalized identity (GI) when tests are preceded by repeated shifts of simple discrimination training (RSSD) with stimuli used in tests. The present study evaluated if that facilitating effect of RSSD training could be due exclusively to the previous contact with the testing stimuli. It was given to a male capuchin monkey four GI tests with objects: Test 1 - an identity conditional discrimination task with new stimuli; Test 2 - with the same stimuli used in Test 1 after RSSD training to induce conditional control; Test 3 - with new stimuli, freely manipulated by the subject previously; and Test 4 - with the same stimuli used in Test 3 after RSSD training. The subject's performance reached the learning criterion in Tests 2 and 4. RSSD training was more effective than free manipulation to produce immediate matching to sample with new stimuli.
  • Sobre a observação enquanto procedimento metodológico na análise do comportamento: positivismo lógico, operacionismo e behaviorismo radical

    Dittrich, Alexandre; Strapasson, Bruno Angelo; Silveira, Jocelaine Martins da; Abreu, Paulo Roberto

    Resumo em Português:

    A Análise do Comportamento adota duas posições distintas sobre a observação enquanto procedimento metodológico. Na análise experimental, tende-se a aceitar apenas a descrição de relações funcionais entre variáveis observáveis. Na análise interpretativa, contudo, relações funcionais entre variáveis observáveis e não-observáveis são inferidas. A posição da filosofia behaviorista radical sobre a questão torna-se mais clara quando examinada a partir da influência do operacionismo sobre a Psicologia, em especial nas décadas de 30 e 40. O presente artigo propõe-se a realizar tal exame, apoiando-se na literatura dedicada ao assunto e nos escritos de Skinner. Concluiu-se que a análise de eventos privados, proposta por Skinner: (1) é de natureza interpretativa; (2) refere-se, pelo menos em parte, a eventos inobserváveis publicamente; (3) lança mão, em alguma medida, da introspecção enquanto método; (4) lança mão, em alguma medida, de inferências sobre o mundo privado do outro.

    Resumo em Inglês:

    Behavior Analysis adopts two distinct viewpoints about observation as a methodological procedure. In the experimental analysis, it tends to accept only the description of the functional relations among observable variables. In interpretive analysis, however, it infers functional relations among observable and unobservable variables. The radical behaviorist stance about this topic becomes clearer when examined from the influence of operationism over Psychology, especially in the 30's and 40's. This paper aims to accomplish such an examination, based on the specialized literature about the topic and on Skinner's texts. It concludes that the analysis of private events proposed by Skinner: (1) has an interpretive nature; (2) refers, partly at least, to publicly unobservable events; (3) in some measure, employs introspection as a method; (4) to a certain extent, makes inferences about the private world of the other.
  • Detecção de estímulos concêntricos mesópicos em crianças surdas e ouvintes

    Santos, Natanael Antonio dos; Mendes, Liana Chaves; França, Valtenice de Cássia Rodrigues de Matos; Lacerda, Aline Mendes

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi medir curvas de sensibilidade ao contraste de 10 crianças ouvintes e de 10 crianças com surdez pré-lingual, de 7 a 12 anos, utilizando frequências radiais circularmente concêntricas (FSCr) de 0,25-2,0 cpg em níveis baixos de luminância (0,7 cd/m²). Todos os participantes apresentavam acuidade visual normal e estavam livres de doenças oculares identificáveis. A FSCr foi medida com o método psicofísico da escolha forçada. Os resultados mostraram sensibilidade máxima na faixa de frequência radial de 0,25 cpg para os dois grupos. Os resultados mostraram ainda diferenças significantes entre as curvas de FSCr de crianças ouvintes e de crianças com surdez pré-lingual. Isto é, as crianças ouvintes precisaram de menos contraste do que as crianças surdas para detectar as frequências radiais. Esses resultados sugerem que, em níveis baixos de luminância, a FSCr das crianças ouvintes foi melhor do que a das crianças com surdez pré-lingual.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to measure contrast sensitivity curves in 10 hearing children and 10 children with prelingual deafness (from 7 to 12 years old), using concentric circular patterns with radial frequencies (rCSF) of 0.25-2.0 cpd at low levels of luminance (0.7 cd/m²). All participants were free from identifiable ocular disease and had normal visual acuity. The rCSF was measured with the psychophysical forced-choice method. The results showed maximum sensitivity in the frequency range of 0.25 cpd for the two groups. The results showed yet significant differences between the rCSF of deaf and hearing children. That is, hearing children needed less contrast than deaf children to detect radial frequencies. These results suggest that at low levels of luminance the rCSF of hearing children was better than the rCSF of children with prelingual deafness.
  • O brincar na hospitalização de crianças com paralisia cerebral

    Souza, Bianca Lopes de; Mitre, Rosa Maria de Araújo

    Resumo em Português:

    O processo de interação social da criança com paralisia cerebral (PC) se configura como um desafio, especialmente durante a hospitalização, quando as habilidades motoras, cognitivas, afetivas e emocionais encontram-se ainda mais comprometidas. A partir disso, este estudo dedicou-se a investigar o papel do brincar, enquanto linguagem própria da infância, no processo de hospitalização de crianças com PC. Foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando a observação participante do brincar livre de crianças com PC internadas numa enfermaria pediátrica e entrevistas com os acompanhantes. A partir da análise de conteúdo, foi concluído que o brincar na hospitalização tem papel fundamental no reconhecimento da autonomia, na re-significação do conceito da PC, no ganho de visibilidade e na inclusão dessas crianças.

    Resumo em Inglês:

    The social interaction process of children with cerebral palsy poses as a true challenge, especially during hospitalization, when motor, cognitive, affective and emotional abilities are even more debilitated. From this point of view, the present study investigated the role of playing, as childhood's language, in hospitalization of children with CP. The research adopted a qualitative methodology using participant observation during free playing of nine hospitalized children with CP, and interviews with the supporting companions. Based on the content analysis, it was concluded that playing in hospitalization has a fundamental role in the recognition of autonomy, the ressignification of the CP concept, the increase of visibility, and the inclusion of those children.
  • O processo saúde-doença e a dependência química: interfaces e evolução

    Pratta, Elisângela Maria Machado; Santos, Manoel Antonio dos

    Resumo em Português:

    O uso de drogas atualmente é considerado um grave e complexo problema de saúde pública. Falar sobre drogadição é discutir o processo saúde/doença, considerando-se os modelos que contribuem para a compreensão do fenômeno no momento atual e das estratégias de intervenção estabelecidas. Discutir a dependência química hoje exige uma reflexão sobre como a droga foi encarada ao longo da história, tendo em vista as questões de saúde/doença e os paradigmas hegemônicos em cada momento. Este estudo visa: a) mostrar as bases teórico-conceituais de três eixos (saúde, doença e dependência química) e suas interseções; b) propiciar uma reflexão crítica sobre a questão da promoção da saúde frente à dependência de drogas, de acordo com o modelo biopsicossocial presente na atualidade. Esse modelo considera o ser humano integral, dotado de subjetividade, de saberes e fazeres próprios, ativo no processo saúde/doença, ressaltando a necessidade de rompimento com o modelo cartesiano ainda predominante na saúde.

    Resumo em Inglês:

    The drug addiction today is considered a complex and a serious Public Health problem. The discussion about drug addiction concerns the health/illness process, considering the models that contribute to the comprehension of this phenomenon at the current moment and to the established intervention strategies. Discussing the drug addiction today demands a reflection on how drug was faced throughout history, based on the health/illness issues and the hemogenic paradigms in each historical moment. This study intends to: a) show the theoretical-conceptual basis of three axes (health, illness and chemical dependence) and their intersections; b) activate a critical reflection about the health promotion issue in the context of chemical dependence, according to the biopsychossocial model currently present. This model considers the human being as a whole, gifted of subjectivity, knowledge and own tasks, active on the health/illness process, emphasizing the necessity of breaking the Cartesian model still dominant at health studies.
  • Variáveis familiares preditoras do comportamento anti-social em adolescentes autores de atos infracionais

    Pacheco, Janaína Thaís Barbosa; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi investigar variáveis individuais e familiares preditoras do comportamento anti-social. Os participantes foram 148 adolescentes, autores de atos infracionais, e 163 adolescentes não-infratores. Os adolescentes responderam individualmente a uma entrevista estruturada, que investigou estratégias educativas parentais, variáveis familiares e aspectos relacionados ao desenvolvimento do comportamento infrator. Uma análise de conteúdo das respostas permitiu a delimitação das principais práticas educativas relatadas pelos jovens. Uma análise de regressão indicou que o comportamento anti-social de familiares, o número de irmãos, o uso de drogas pelo adolescente, os conflitos na família e as práticas educativas parentais explicaram 53% da variância do comportamento infrator. Os resultados apontaram a importância da família no desenvolvimento da conduta infratora.

    Resumo em Inglês:

    The aim of the present study was to investigate individual and family variables that might predict delinquent behavior. The participants were 148 adolescents, institutionalized for committing criminal transgressions, and 163 adolescents who did not commit criminal transgressions. The participants were interviewed about parental practices, family variables, and other factors related to the development of the delinquent behavior. A content analysis of the answers allowed the delimitation of the main educational practices identified by the adolescents. Regression analysis showed that antisocial behavior of family members, number of siblings, drug use, conflicts within the family, and parental educational practices explained 53% of the variance of delinquent behavior. These results pointed to the importance of the family in the development of the delinquent behavior.
  • Pedro e o lobo: o criminoso perverso e a perversão social

    Sequeira, Vania Conselheiro

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é promover uma reflexão sobre a perversão, em sua relação com a criminalidade, e contribuir para a compreensão da perversão como um mecanismo amplo, como sintoma social, não apenas restrita ao âmbito individual. A perspectiva adotada é psicanalítica, segundo a qual a perversão é entendida como uma posição subjetiva, e não como uma aberração sexual. No presente trabalho, a perversão social é vista como uma recusa da castração, que aparece no âmbito social. A hipótese é de que vivemos sob um desmentido social em dois aspectos complementares: a negação da castração, pelo imperativo do gozo, e a contradição do contrato social, pela falácia da cidadania, o que gera consequências nas formas de subjetivação da atualidade.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to promote a reflection on perversion and its relation with criminality, and to contribute to the comprehension of perversion as a broad mechanism, as a social symptom, and not as something that concerns only the individual. It is adopted the psychoanalytical perspective, in which perversion is understood as a subjective position, and not as a sexual aberration. In the present study, social perversion is viewed as a refuse of the castration, which appears in the social context. The hypothesis is that we live under a social denial, which has two complementary aspects: the negation of the castration by the imperative of the sexual joy, and the contradiction of the social contract by the fallacy of the citizenship. Both aspects generate consequences concerning the nowadays subjectivation.
  • Percepção da imagem corporal e representações sociais do corpo

    Secchi, Kenny; Camargo, Brigido Vizeu; Bertoldo, Raquel Bohn

    Resumo em Português:

    O aumento do número de pessoas com transtornos ligados à imagem corporal destacou o assunto nos âmbitos científico e midiático. Neste sentido, objetivou-se investigar a relação entre representações sociais e imagem corporal entre estudantes de diferentes cursos universitários. Participaram 278 acadêmicas dos cursos de Psicologia, Educação Física e Moda. Aplicou-se um questionário para investigar a imagem e satisfação corporal, além das representações sociais do corpo. Os resultados sugerem que apesar de apresentarem uma auto-percepção corporal normal, as estudantes estão em geral insatisfeitas com sua aparência. As representações sociais apresentaram três contextos: (1) importância da aparência e da expressão do corpo nas relações pessoais; (2) beleza e saúde corporal ligadas à magreza e à prática de exercícios físicos; e (3) aparência enquanto indicadora de potencialidades nos campos pessoal e profissional. Concluiu-se que há uma incompatibilidade entre as representações sociais e a vivência subjetiva em termos de imagem corporal.

    Resumo em Inglês:

    The increasement of people with body image disorders highlighted the issue both in science and in the media. This study's goal was to search the relation between social representations and body image among female university students from different courses. The participants were 278 students from the Psychology, Physical Education and Fashion courses. The applied questionnaire intended to investigate body's satisfaction and also social representations. The results suggest a general student's dissatisfaction with their body image, even though they perceive their body as normal. The representations of the body presented three contexts: (1) the importance of the body's look and expression in interpersonal relations; (2) beauty and health related to thinness and physical activity; (3) appearance indicating potentialities in both personal and professional fields. It was concluded that the students' social representations of the body seem to be incompatible with their body image.
  • As mulheres no mundo do trabalho: ação das mulheres, no setor fabril, para a ocupação e democratização dos espaços público e privado

    Teixeira, Cíntia Maria

    Resumo em Português:

    Este trabalho consiste em fragmentos de um estudo sobre os sentidos do trabalho e do curso técnico de vestuário na vida das mulheres da cidade de Divinópolis/MG, cuja profissionalização está vinculada ao curso pós-técnico de vestuário do CEFET/EnED - Divinópolis/MG. Foram feitos três grupos focais, sendo um com estudantes do primeiro ano do curso de técnico de vestuário do CEFET-UnED/Divinópolis-MG, o segundo com técnicas formadas no curso e o terceiro com integrantes dos grupos citados anteriormente. As transcrições das discussões de grupo foram submetidas à análise do discurso. As análises apontam que a feminização da profissão e a desvalorização do trabalho feminino perpassam a divisão clássica entre os espaços público e privado. Perceber a feminização como produto de construções sociais pode inviabilizar a organização de um movimento das mulheres trabalhadoras, inclusive do setor de vestuário, na busca de remuneração adequada e reconhecimento de seu trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This article consists of a piece of a study on the meanings of work and on the technical clothing course in the Divinópolis/MG's women's life, whose professionalization is tied to CEFET/EnED's post-technical clothing course at Divinópolis/MG. Three focal groups were proposed. The first focal group was composed by first-year-students of the technical clothing course; the second group, by women who have graduated in the same course; and the third group, by women from the previous two groups. The transcriptions of the group discussions were submitted to discourse analysis. The analyses suggest that this profession feminization and the feminine work devaluation are related to the classical division public-private. Perceiving feminization as a product of social constructions may hinders the organization of a working women movement, including the clothing sector, in searching of adequate remuneration and acknowledgment of their work.
  • Mal-estar no trabalho: análise da cultura organizacional de um contexto bancário brasileiro

    Ferreira, Mário César; Seidl, Juliana

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi examinar as variáveis que compõem o mal-estar no trabalho correlacionando-as com aspectos da cultura/cultura organizacional e com uma perspectiva taxonômica dos fatores constituintes de um contexto de trabalho. Tais variáveis foram obtidas por meio da análise dos resultados de uma pesquisa empírica em um contexto organizacional bancário do serviço público brasileiro. Os participantes foram 1.164 bancários, sendo 78% do sexo masculino. Para o tratamento de dados, foi utilizado um software de análise quantitativa de dados textuais: Alceste. Os resultados evidenciaram cinco núcleos temáticos e dois eixos estruturadores do discurso dos bancários que revelaram traços da cultura organizacional. Esses elementos foram correlacionados com as noções de Bem-estar no trabalho (BET) e de Contexto de Produção de Bens e Serviços (CPBS) e serviram de base para delinear os principais focos do mal-estar no trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The goal of the present study was to examine the variables that compose work malaise by correlating them with aspects of the culture/organizational culture and with a taxonomic perspective of the factors that constitute a work context. Those variables were obtained after the analysis of an empirical research conducted at a Brazilian public banking institution. The participants were 1,164 bank employees (78% male). For the data treatment, a software for quantitative analysis of textual data was used: Alceste. The results showed five theme cores and two axes that oriented the banking employees' speech, which revealed traits of the organizational culture. These elements were correlated to the concepts of well-being, and the goods and services production context that served as the basis to outline the main focuses of work malaise.
  • Sofrimento e adoecimento dos vendedores de uma empresa de material de construção

    Antloga, Carla Sabrina; Mendes, Ana Magnólia

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou o prazer e o sofrimento dos vendedores de uma empresa de material de construção, utilizando a abordagem da psicodinâmica do trabalho. Prazer refere-se a vivências de realização profissional e liberdade de expressão; sofrimento, por outro lado, refere-se a vivências de esgotamento emocional e de falta de reconhecimento. O sofrimento, quando vivenciado, é mediado por estratégias defensivas, de compensação e de mobilização subjetiva. No presente estudo foram realizadas entrevistas coletivas semi-estruturadas com dois grupos de sete vendedores, as quais foram posteriormente submetidas à análise de conteúdo categorial temática. As categorias resultantes foram "ressentimentos", "pressão no trabalho", "cansaço", "ambiguidade na relação com a chefia", "medo" e "desconfiança". Com base nas categorias resultantes, identifica-se o predomínio do sofrimento em função das pressões, da sobrecarga e da ausência de espaço para falar sobre o trabalho. As estratégias defensivas utilizadas pelos trabalhadores, entretanto, não têm sido suficientes para protegê-los do adoecimento físico e mental. Conclui-se o estudo com recomendações para a empresa e sugestões de novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated pleasure and suffering of the sellers of a construction material company using the approach of psychodynamic of work. Pleasure consists of professional experience achievement and freedom of speech. Suffering refers, on the other hand, to emotional exhaustion and lack of recognition. During suffering experiences, it is possible to identify defensive, compensational and subjective mobilization strategies. In this study, collective semi-structured interviews were conducted with two groups of seven sellers each. After that, the interviews were submitted to a thematic categorical content analysis. The results pointed out that the categories were "resentment", "pressure at work", "tiredness", "ambiguity in the relationship with their bosses", "fear" and "distrust". Based on the resulting categories, it is possible to identify the prevalence of suffering at work related to the pressure, the overload and the lack of freedom to speak about the work. The defensive strategies applied by the sellers, however, have not been enough to protect them from mental and physics illness. This study is concluded with some recommendations to the company and suggestions of new studies.
  • Construção e fidedignidade teste-reteste de escalas de silhuetas brasileiras para adultos e crianças

    Kakeshita, Idalina Shiraishi; Silva, Ana Idalina Paiva; Zanatta, Daniela Perocco; Almeida, Sebastião Sousa

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi desenvolver escalas de silhuetas para crianças e adultos brasileiros de ambos os sexos e iniciar a avaliação de suas qualidades psicométricas. Foram fotografados adultos e crianças com Índice de Massa Corporal (IMC) previamente conhecidos, desenhadas as silhuetas e construídas as escalas por computação gráfica. Para avaliação da fidedignidade, procedeu-se ao teste-reteste com intervalo de um mês. As escalas foram aplicadas e reaplicadas a 90 adultos (18 a 60 anos) e 69 crianças (7 a 12 anos). As escalas apresentaram coeficientes de correlação entre teste e reteste positivos e significativos para o IMC real e IMC percebido como atual por adultos (r=0,84; p<0,01) e crianças (r=0,61, p<0,01). Concluiu-se que as escalas desenvolvidas constituem instrumentos apropriados à aplicação clínica e epidemiológica para avaliar a percepção da imagem corporal de crianças e adultos brasileiros.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this work was to develop figure rating scales to evaluate the body image of Brazilian adults and children. Adults and children with known Body Mass Index (BMI) were photographed and had their silhouettes drawn. Based on that, the scales were made by computer graphics. To evaluate the reliability of the scales, test-retest was applied with a gap of one month. Participants included 90 adults (18-60 years old) and 69 children (7-12 years old) of both genders. The instruments presented positive and significant correlations between test and retest for the actual BMI and those perceived as current by adults (r=0,84; p<0,01) and children (r=0,61, p<0,01). It was concluded that the developed scales represent useful instruments for clinical and epidemiological research involving body image perception of Brazilian adults and children.
  • Validação das escalas de habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica (SSRS-BR) para o ensino fundamental

    Bandeira, Marina; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir; Magalhães, Thiago

    Resumo em Português:

    Não obstante o interesse crescente em habilidades sociais, há carência de escalas de medida no Brasil para avaliá-las. Esta pesquisa validou a escala SSRS, que avalia habilidades sociais, comportamentos problemáticos e competência acadêmica de estudantes do Ensino Fundamental. Participaram 416 estudantes (224 meninos e 192 meninas), da primeira a quarta série de escolas públicas e particulares, em cinco cidades de quatro estados brasileiros, 312 pais e 86 professoras. Os resultados mostraram uma estrutura de componentes que explicaram de 40% a 62% da variância dos dados. A análise da consistência interna indicou os seguintes valores de alfa de Cronbach, para as escalas de habilidades sociais (estudante=0,78; pais=0,86; professores=0,94), comportamentos problemáticos (pais=0,83; professores=0,91) e competência acadêmica (0,98). A análise da estabilidade temporal indicou correlações teste-reteste positivas e significativas para os escores globais das escalas de habilidades sociais (estudantes: r=0,78; pais: r=0,69; professores: r=0,71), comportamentos problemáticos (pais: r=0,75; professores: r=0,80) e competência acadêmica (r=0,73).

    Resumo em Inglês:

    Besides the growing interest on social skills, there are few scales available in Brazil. This research validated the SSRS scale, which evaluates social skills, behavior problems, and academic competence of elementary school students. The participants were 416 students (224 boys and 192 girls) from the first to the fourth elementary school grades, from public and private schools of five cities of four Brazilian states as well as 312 parents and 86 teachers of these children. The results showed some components structure explaining 40% to 62% of data variance. The internal consistency analysis, measured by Cronbach coefficients, showed the following values for each scale: social skills (student=0,78; parents=0,86; teachers=0,94), behavior problem (parents=0,83; teachers=0,91), and academic competence (0,98). Concerning on the temporal stability, results showed positive and significant correlations between test-retest applications for the global scores of the social skills (students: r=0,78; parents: r=0,69; teachers: r=0,71), behavior problems (parents: r=0,75; teachers: r=0,80), and academic competence (r=0,73) scales.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com