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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 26, Número: 1, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Abreu-Rodrigues, Josele
  • Discursos sobre a surdez: deficiência, diferença, singularidade e construção de sentido

    Bisol, Cláudia; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir diferentes abordagens teóricas que têm orientado o estudo da surdez. Publicações dos campos da psicologia, psiquiatria, psicanálise, estudos surdos e teorias da narrativa são utilizadas como base para discussão. Os modelos clínico-terapêutico e socioantropológico, já tradicionais, são apresentados inicialmente e exemplificados por meio da questão da inteligência e da saúde mental. Em seguida, apresenta-se a crescente contribuição da psicanálise e das teorias da narrativa para a compreensão do sujeito surdo. Argumenta-se que essas duas perspectivas teóricas redimensionam a centralidade de alguns conceitos, contribuindo para ampliar a compreensão da surdez.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this article is to discuss different theoretical approaches that have guided the study of deafness. Publications in the fields of psychology, psychiatry, psychoanalysis, deaf studies and theories of narrative are used as basis for discussion. The clinical-therapeutical and socio-anthropological models, now traditional, are initially presented and exemplified trough the questions of intelligence and mental health. After that, the increasing contribution of psychoanalysis and the theories of narrative for the comprehension of the deaf subject is presented. It is argued that these two theoretical perspectives resize the centrality of some concepts, contributing to expand the comprehension of deafness.
  • Alexitimia: dificuldade de expressão ou ausência de sentimento? Uma análise teórica

    Freire, Luís

    Resumo em Português:

    O objetivo deste ensaio é apresentar uma base conceitual para diferenciar emoções de sentimentos, a partir das ideias de LeDoux e Damásio, e usar essa base numa abordagem sobre o conceito e as origens da alexitimia, constructo recentemente desenvolvido para retratar a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. Nessa abordagem, é questionado se o alexitímico não expressa ou não tem sentimentos. A conclusão deste ensaio é que no alexitímico as emoções ocorrem normalmente, mas os sentimentos, que requerem circuitos cerebrais adicionais em relação aos acionados pelas emoções, não são desenvolvidos de forma adequada. São apresentadas as limitações do trabalho e sugestões para um programa de pesquisa.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this essay is to present a conceptual basis to differentiate emotions from feelings, based on LeDoux and Damasio's ideas, and to use this basis for an approach to Alexithymia's concept and origins, a construct recently developed to explain the difficulty of expressing emotions and feelings. In this approach, it is questioned whether alexithymic individuals do not express or do not have feelings. The conclusion of this essay is that emotions occur normally in alexithymic individuals, but that feelings, which require additional brain circuits in relation to those driven by emotions, are not developed properly. Limitations of this work and suggestions for a research program are presented.
  • Revisitando alguns conceitos da teoria do apego: comportamento versus representação?

    Ramires, Vera Regina Röhnelt; Schneider, Michele Scheffel

    Resumo em Português:

    Este artigo propõe uma releitura de alguns conceitos da teoria do apego, especialmente os de apego, comportamento de apego e modelo representacional interno. Visa discutir tais conceitos à luz das concepções de Bowlby e de autores contemporâneos. A dicotomia entre comportamento e representação do apego é questionada, bem como a estabilidade e unicidade do modelo representacional interno, com base na análise das contribuições dos principais teóricos desse campo, especialmente na vertente psicanalítica. Discute-se a importância da dimensão representacional e seu papel regulador das emoções e organizador do self, as implicações desses papéis para a Psicologia Clínica e do Desenvolvimento e para futuros estudos.

    Resumo em Inglês:

    This paper proposes a revision of some attachment theory concepts, especially those about attachment, attachment behavior, and internal representational model. It discusses such concepts according to the ideas of Bowlby and some contemporary authors. The dichotomy between behavior and attachment representation is questioned, as well as the stability and specificity of the internal representational model, based on the main theoreticians of this field, especially the psychoanalytical ones. It is evaluated the relevance of the representational dimension and its role as emotions' regulator and self organizer, and the implications of such roles for Clinical and Development Psychology and for future studies.
  • Pesquisa & psicanálise: algumas referências lacanianas

    Bernardes, Angela Cavalcanti

    Resumo em Português:

    Este estudo propõe uma discussão sobre alguns dos parâmetros que orientam a pesquisa no campo da psicanálise, levando-se em conta que esta não se reconhece nos critérios estatísticos e experimentais do discurso da ciência. Nesse sentido, são destacados dois aspectos específicos desse campo: o valor metodológico da singularidade do caso e a relação entre a formulação conceitual e o contexto enunciativo. Examina-se, ainda, duas referências de Jacques Lacan ao dito de Picasso: "Eu não procuro, eu acho". A perspectiva freudiana da indissociação entre pesquisa e prática é assimilada aqui à proximidade entre o trabalho investigativo e o trabalho do analisante na experiência analítica.

    Resumo em Inglês:

    This paper suggests a discussion about some parameters that guide the research in the field of psychoanalysis, taking into account that such research is not based on the statistical and experimental criteria of the discourse of science. Two specific aspects of that field are pointed out: the methodological value of the case's singularity and the relation between the conceptual proposition and the enunciation context. It is also examined two Jacques Lacan's references to the Picasso's sentence: "I don't look for it, I find it". The Freudian indissociation perspective between research and practice is assimilated in relation to the proximity between the investigative work and the psychoanalyst work in the psychoanalytical experience.
  • Reforma psiquiátrica e transição paradigmática no interior do estado de São Paulo

    Mondoni, Daniel; Rosa, Abílio da Costa

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga o aspecto qualitativo da Reforma Psiquiátrica no interior do estado de São Paulo, por meio da análise dos discursos presentes no campo da Saúde Mental. Balizamo-nos no referencial da Atenção Psicossocial enquanto corpo teórico-prático e ético para transformação paradigmática em Saúde Mental. Como método, utilizamos entrevistas semi-dirigidas com coordenadores de CAPS e coordenadores municipais de Saúde Mental, e observações participantes, analisadas por meio do método dialético de análise de discurso. Foram encontradas três matrizes teóricas principais dos discursos (Psiquiatria Tradicional, Psiquiatria Preventivo-Comunitária, Atenção Psicossocial) coexistindo no espaço institucional. A vertente Preventivo-Comunitária mostrou-se bem instalada e superando técnica e teoricamente a Psiquiatria Tradicional, porém dificultando o avanço da Atenção Psicossocial em termos éticos.

    Resumo em Inglês:

    This article investigates the Psychiatric Reform's qualitative aspect at São Paulo countryside by analyzing the discourses in the Mental Health field. This work is based on the Psycho-Social Attention referential as a theoretical, practical and ethical framework for the paradigmatic transformation on Mental Health. With respect to the methodology, we applied semi-directed interviews to CAPS coordinators and municipal Mental Health coordinators, and also performed participative observations, which were analyzed through the dialectical method of discourse analysis. It was observed three main theoretical discourses' streams (Traditional Psychiatry, Community-Preventive Psychiatry and Psycho-Social Attention) coexisting at the institution. Community-Preventive Psychiatry has been well established, but although it is overcoming some technical and theoretical constraints of Traditional Psychiatry, it is also imposing some difficulties to the ethical advances of Psycho-Social Attention.
  • Inconsciente e cotidiano na prática da atenção psicossocial em saúde mental

    Vieira Filho, Nilson Gomes; Rosa, Miriam Debieux

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar as concepções sobre o inconsciente ligadas ao cotidiano da prática terapêutica de rede, como contribuição à clínica em saúde mental. A pesquisa participante foi realizada em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) na cidade de São Paulo. Os resultados mostraram as concepções mais frequentes: o inconsciente como inconsciência, o inconsciente como desconhecimento e o inconsciente como método de escuta do sujeito e das relações na instituição. Demonstram uma flexibilidade teórica que pode permitir articulações complexas nas diversas intervenções no cotidiano da equipe referentes às subjetividades e saberes sobre o inconsciente, psicanalíticos ou não. Conclui-se que a elucidação desse saber prático sobre o inconsciente contribui para o aprofundamento dessa temática no campo da reforma psiquiátrica.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this article is to analyze the conceptions about the unconscious connected with the everyday life of the therapeutic practice network, as a contribution to the mental health clinical approach. The participant research took place in a Psychosocial Care Center at São Paulo countryside. The results showed the most frequent conceptions: unconscious as unconsciousness, unconscious as ignorance, and unconscious as a method to listen to the subject and to the relationships in the institution. Those results demonstrate a theoretical flexibility that allows complex articulations in diverse interventions in the everyday life of the team referring to subjectivities and knowledge about unconscious, related or not to psychoanalysis. It is concluded that practical knowledge elucidation about unconscious contributes to this subject deepening in the psychiatric reform.
  • Questionário de Situações Domésticas: comparação entre pré-escolares clínicos e não clínicos

    Moura, Cynthia Borges de; Silva, Leidiany Cristina da; Sampaio, Ana Claudia Paranzini; Grossi, Renata

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi comparar os resultados do Questionário de Situações Domésticas (QSD) respondidos por mães de crianças clínicas e não clínicas, para identificar diferenças no número de situações em que enfrentam problemas de obediência com as crianças e intensidade desses problemas. Foram coletados dados de 56 mães de crianças pré-escolares, entre 3 e 6 anos, com e sem problemas de comportamento opositor. As mães responderam ao Child Behavior Checklist (CBCL), para divisão dos grupos, e ao QSD. O grupo clínico apresentou, em média, 3,2 situações problema a mais que o grupo não clínico, e em média 2,1 pontos a mais na avaliação da severidade. Tais diferenças foram estatisticamente significantes, indicando o QSD como um instrumento sensível no diagnóstico clínico.

    Resumo em Inglês:

    The goal of this study was to compare the results of the Home Situations Questionnaire (HSQ), which was answered by mothers of clinical and non-clinical children, in order to identify differences on the number of situations related to child compliance problems and the severity of these problems. Data were collected of 56 mothers of preschool children (aged from 3 to 6 years), with and without problems of oppositional behavior. The mothers answered to the Child Behavior Checklist (CBCL), for their distribution into groups, and to the HSQ. The clinical group presented an average of 3.2 more problem situations than the non-clinical group, and an average of 2.1 more points in severity scores. These differences were statistically significant, indicating the HSQ as a sensitive instrument for clinical diagnosis.
  • Relacionamento conjugal, problemas de comportamento e habilidades sociais de pré-escolares

    Bolsoni-Silva, Alessandra Turini; Marturano, Edna Maria

    Resumo em Português:

    Variáveis do relacionamento conjugal e relacionamento pais-filhos podem afetar o comportamento das crianças. O objetivo deste trabalho é comparar relatos de pais e mães de pré-escolares com e sem problemas de comportamento, quanto ao relacionamento conjugal. Participaram 48 casais, distribuídos em dois grupos: pais biológicos de crianças com problemas de comportamento e pais biológicos de crianças socialmente habilidosas, segundo avaliação de professores. Os pais foram entrevistados, individualmente, sobre expressão de carinho, comunicação conjugal, características positivas e negativas do cônjuge e qualidade do relacionamento conjugal. Foram encontrados alguns resultados na direção esperada. Os casais com criança socialmente habilidosa foram mais positivos quanto à comunicação e características do cônjuge. Não foram encontradas diferenças na expressão de carinho.

    Resumo em Inglês:

    Variables related to conjugal relationship and parents-children relationship can affect children's behavior. The aim of this work is to compare the reports of fathers and mothers of preschool children, with or without behavioral problems, regarding to conjugal relationship. Participants were forty-eight couples that were distributed into two groups: biological parents of children with behavior problems and biological parents of socially skillful children, according to the teachers' evaluation. The parents were individually interviewed about affection expression, conjugal communication, spouse's positive and negative characteristics, and conjugal relationship quality. It was found some results in the expected direction. Parents with a socially skillful child were more positive in relation to the conjugal communication and spouse characteristics. There were no differences in the affection expression.
  • Casa do pai, casa da mãe: a coparentalidade após o divórcio

    Grzybowski, Luciana Suárez; Wagner, Adriana

    Resumo em Português:

    A coparentalidade implica num interjogo de papéis que se relaciona com o cuidado global da criança, envolvendo responsabilidade conjunta dos pais pelo bem-estar desta. Foi realizado um estudo qualitativo com pais e com mães separados/divorciados, enfocando a temática da educação e da coparentalidade após o divórcio. Os resultados apontaram para a importância das variáveis conjugalidade e vínculos pais-filhos no exercício da coparentalidade, sendo esta atravessada também pela coabitação, o sexo dos pais e filhos e as condições financeiras dos progenitores. Revelaram, também, pais mais participativos ou desejosos de participar na educação dos filhos, bem como mães mais satisfeitas com a guarda e menos culpadas com suas escolhas, comparados com outros relatos da literatura, evidenciando um novo cenário pós-divórcio.

    Resumo em Inglês:

    Co-parenting implies an interplay of roles that is related to the child global care, and involves parents' joint responsibility for the child well being. It was carried a qualitative study with separated\divorced fathers and mothers, focusing on the theme of education and co-parenting after divorce. The results pointed to the importance of connubial relations and parents-children bonds in the exercise of co-parenting. Moreover, co-parenting is also crossed over by cohabitation, parents and children's gender and the financial conditions of the progenitors. In this study, as compared to the literature, fathers were more participative or willing to participate in the education of their children, and mothers were more satisfied with the guard of their children and less guilty of their choices, thus demonstrating new post-divorce scenery.
  • Vínculos afetivos de adolescentes borderline e seus pais

    Jordão, Aline Bedin; Ramires, Vera Regina Röhnelt

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou as características dos vínculos afetivos entre adolescentes com indicadores de organização de personalidade borderline e seus pais. Esses adolescentes foram avaliados por meio do procedimento de estudo de casos múltiplos. Além de entrevistas, foram aplicados o Teste Projetivo Rorschach, o Teste do Desenho da Família e o Inventário de Vínculos Parentais. Os resultados apontaram para vinculações afetivas fragilizadas, permeadas por representações de negligências, abandonos, falta de amparo e proteção. Foram identificadas histórias de vida com vivências traumáticas e violências de diversas ordens. A dimensão transgeracional apareceu em destaque na compreensão dos casos avaliados. Ressaltou-se a necessidade de estudos sobre a adolescência borderline e da ampliação de pesquisas qualitativas sobre o assunto.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the characteristics of affective bonds between teenagers with borderline personality disorder and their parents. These adolescents were evaluated by means of the multiple cases study procedure. Beyond the interviews, the Rorschach Test, the Family Drawing Test and the Parental Bonding Inventory were applied. The results pointed to fragile affective bonds, permeated by representations of negligence, affective abandonment, lack of assistance and protection. Life histories with traumatic experience and violence of several orders were identified. The transgeracional dimension appeared as relevant in the comprehension of the evaluated cases. The need of studies about borderline adolescence were marked as well as qualitative researches about this subject.
  • Fenomenologia das motivações do adolescente em conflito com a lei

    Jost, Maria Clara

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa a avaliar as motivações mobilizadoras do comportamento do adolescente em conflito com a lei, adotando o conceito interativo do ato infracional. Entrevistas, individuais e semi-estruturadas, foram realizadas com adolescentes do sexo masculino, privados de liberdade. Os conteúdos obtidos foram organizados em núcleos temáticos, analisados fenomenologicamente e articulados às motivações subjacentes. Os resultados revelaram uma ambivalência vivencial que corrompe as subjetividades e fragmenta os relacionamentos intersubjetivos, forjando angústia existencial. Essa angústia se expressa em ações contra si mesmo e a sociedade. Pontua-se a necessidade de intervenções psicossociais que considerem o problema não somente a partir dos determinismos simbólicos e culturais que o engendram, mas que também incluam a busca de respostas desses adolescentes ao seu sofrimento humanístico-existencial.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to assess the mobilizing motivations of the adolescent's behavior in conflict with the law, adopting the interactive concept of infringement. Individual and semi-structured interviews were conducted with male adolescents deprived of freedom. The obtained contents were organized into thematic groups, analyzed phenomenologically, and articulated to the underlying motivations. The results revealed a living ambivalence that corrupts the subjectivities and fragments the intersubjective relationships, forging existential distress. This distress is expressed as actions against himself and the society. Attention is called to the need for psychosocial interventions that consider the problem not only from the symbolic and cultural determinism that engender it, but that also includes the adolescents´ search for answers to their humanistic-existential suffering.
  • Violência contra a mulher e representações mentais: um estudo sobre pensamentos morais e sentimentos de adolescentes

    Arantes, Valéria Amorim; Sastre, Genoveva; González, Alba

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa analisamos processos psicológicos subjacentes às formas de situar-se diante da violência contra a mulher. Participaram 120 adolescentes brasileiros, estudantes de escolas públicas da cidade de São Paulo, de ambos sexos, com 12, 14 e 16 anos. O instrumento consistiu no relato de um conflito com episódios de violência física e verbal vivido por uma adolescente e seu namorado. Identificamos cinco maneiras de posicionar-se diante da violência contra a mulher e uma relação entre as estratégias de resolução propostas, os pensamentos e sentimentos atribuídos aos protagonistas e a dinâmica imaginada para essa relação. Foi observado que a violência se dá mais entre os homens do que entre as mulheres, e mais entre os mais novos do que entre os mais velhos.

    Resumo em Inglês:

    In this research we analyzed the psychological processes underlying some forms of facing violence against women. The participants were 120 Brazilian adolescents from public schools of São Paulo, of both genders, and aged 12, 14 and 16 years old. The instrument was a report of a conflict with episodes of verbal and physical violence experienced by an adolescent and her boyfriend. We identified five different ways to understand the violence against women and a relation among the proposed resolutions' strategies, thoughts and feelings attributed to the protagonists, and the imagined dynamics for this relation. It was observed that violence occurs more among men than among women, and more among younger than among older people.
  • Intervenção cognitivo-comportamental e adesão ao tratamento em pessoas com HIV/Aids

    Faustino, Quintino de Medeiros; Seidl, Eliane Maria Fleury

    Resumo em Português:

    Foram investigados efeitos da intervenção cognitivo-comportamental sobre a adesão inadequada à terapia antirretroviral. Participaram dois homens (P1 e P2) acometidos pela Aids. Uma mulher soropositiva (P3) funcionou como controle. Foram comparadas avaliações de comportamento de adesão, estratégias de enfrentamento, expectativa de autoeficácia para aderir à terapia e variáveis biológicas de três momentos - linha de base (LB), imediatamente após (M2) e três meses depois (M3) da intervenção. Os participantes P1 e P2 relataram aumentos nos níveis de adesão à terapia, nos escores de autoeficácia e no enfrentamento focalizado no problema. A participante P3 manteve adesão insuficiente e baixos escores de autoeficácia. Conclui-se que a intervenção cognitivo-comportamental teve efeitos positivos sobre a adesão à terapia antirretroviral.

    Resumo em Inglês:

    The study investigated the effects of cognitive-behavioral intervention on inadequate adherence to the antiretroviral therapy. The participants were two men with AIDS (P1 and P2). A HIV positive woman (P3) was a control subject. It was compared behavior adherence evaluation, strategies of coping, expectation of self-efficacy and biological variables of three periods - baseline (BL), immediately after (M2) and three months after (M3) the intervention. The participants P1 and P2 reported increases on the levels of adherence to the therapy, on the scores of self-efficacy and on problem-focused coping. The participant P3 maintained unsatisfactory levels of adherence and low scores of self-efficacy. It was concluded that cognitive-behavioral intervention has positive effects on the adherence to the antiretroviral therapy.
  • Exposição por realidade virtual no tratamento do medo de dirigir

    Costa, Rafael Thomaz da; Carvalho, Marcele Regine de; Nardi, Antonio Egidio

    Resumo em Português:

    Um crescente número de pesquisas têm surgido sobre a aplicação da terapia de exposição por realidade virtual (VRET) para transtornos ansiosos. O objetivo deste estudo foi revisar algumas evidências que apoiam a eficácia da VRET para tratar fobia de dirigir. Os estudos foram identificados por meio de buscas computadorizadas (PubMed/Medline, Web of Science e Scielo databases) no período de 1984 a 2007. Alguns achados são promissores. Índices de ansiedade/evitação caíram entre o início e o fim do tratamento. VRET poderia ser um primeiro passo no tratamento da fobia de dirigir, uma vez que pode facilitar a exposição ao vivo, evitando-se os riscos e elevados custos dessa exposição. Entretanto, mais estudos clínicos randomizados/controlados são necessários para comprovar sua eficácia.

    Resumo em Inglês:

    A growing number of researches has appeared on virtual reality exposure therapy (VRET) to treat anxiety disorders. The purpose of this article was to review some evidences that support the VRET efficacy to treat driving phobia. The studies were identified through computerized search (PubMed/Medline, Web of Science, and Scielo databases) from 1984 to 2007. Some findings are promising. Anxiety/avoidance ratings declined from pre to post-treatment. VRET may be used as a first step in the treatment of driving phobia, as long as it may facilitate the in vivo exposure, thus reducing risks and high costs of such exposure. Notwithstanding, more randomized/controlled clinical trials are required to prove its efficacy.
  • Análise funcional de comportamentos verbais inapropriados de um esquizofrênico

    Britto, Ilma A. Goulart de Souza; Rodrigues, Ivanildes Santos; Alves, Sheila Luciano; Quinta, Talva Lana Sampaio S.

    Resumo em Português:

    O presente estudo registrou as verbalizações inapropriadas de um esquizofrênico adulto e do sexo masculino. Os comportamentos verbais inapropriados foram observados durante breves períodos de exposição a quatro condições: atenção, atenção não contingente, demanda e sozinho. Os resultados indicaram que as condições afetaram os comportamentos verbais inapropriados diferentemente. Esses resultados são discutidos em termos das suas implicações para as avaliações funcionais antes de intervenções psicológicas.

    Resumo em Inglês:

    The present study registered the inappropriate verbalizations of a schizophrenic male adult. The inappropriate verbal behaviors were observed during periods of brief exposure to four conditions: attention, non-contingent attention, demand and alone. Results indicated that these conditions affected the inadequate verbalizations in different ways. These results are discussed in terms of their implications for functional evaluations before the psychological interventions.
  • Variáveis de procedimentos de ensino e de testes na construção de sentenças com compreensão

    Sampaio, Maria Elizângela Carvalho; Assis, Grauben; Baptista, Marcelo Quintino Galvão

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi verificar o efeito de dois procedimentos de ensino sobre a composição e compreensão de sentenças em crianças. No Estudo 1, cinco crianças foram expostas ao ensino de relações condicionais, testes de equivalência, ensino por encadeamento de respostas, testes de produção de sentenças, testes de conectividade e testes de leitura com compreensão. No Estudo 2, quatro crianças foram expostas apenas ao ensino por encadeamento de respostas e testes subsequentes. Utilizou-se três conjuntos de estímulos: desenhos, palavras maiúsculas e minúsculas. Em ambos os estudos, todos os participantes construíram as novas sentença, mas a leitura com compreensão só foi observada no Estudo 1. Esses resultados demonstraram a emergência de novas sentenças. Conclui-se que os estímulos utilizados foram funcionalmente equivalentes.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to verify the effect of two teaching procedures for comprehension and composition of sentences with children. In the Study 1, five children were exposed to conditional relations training, equivalence tests, training through response chaining, sentences production tests, connectivity tests and reading with comprehension tests. In the Study 2, four children were exposed only to the training through response chaining and subsequent tests. Three sets of stimuli were used: drawings, upper case words and lower case words. In both studies, all participants produced the new sentences, but reading with comprehension was observed only in the Study 1. These results demonstrated the emergency of new sentences. It is concluded that the used stimuli were functionally equivalents.
  • A expectativa do professor e o desempenho dos alunos

    Soares, Tufi Machado; Fernandes, Neimar da Silva; Ferraz, Mariana Santos Botarro; Riani, Juliana de Lucena Ruas de

    Resumo em Português:

    Este trabalho enfoca dois aspectos fundamentais na interação professor-aluno: a sintonia entre o professor e sua turma, e a expectativa do professor quanto ao desempenho dos alunos. Cruzando-se informações de diferentes instrumentos contextuais, aplicados aos professores e alunos, com os resultados dos testes cognitivos dos alunos, pôde-se identificar os fatores que distorcem a percepção do professor acerca da turma e influenciam sua expectativa. Constatou-se que a expectativa do professor é influenciada por suas percepções em relação ao ambiente escolar e pelas características sociodemográficas dos alunos. Observou-se que a expectativa do professor provoca um impacto positivo na proficiência do aluno, mesmo considerando-se o efeito de variáveis sociodemográficas tradicionalmente associadas ao desempenho. Essas conclusões foram obtidas a partir da construção de modelos hierárquicos.

    Resumo em Inglês:

    This work focus on two basic aspects on teacher-student interaction: the tune between teacher and their class, and teacher's expectation with regard to students' performance. When cross analyzing the information of different contextual instruments, applied to teachers and students, with results of the students' cognitive tests, it was possible to identify the factors that distort the teacher's perception about the class and influence his/her expectation. It was noticed that the teacher's expectation is influenced by his/her perceptions in relation to the school environment and the students' social-demographic characteristics. It was observed that the teacher's expectation provokes a positive impact on the student's proficiency, even when it is considered the effect of social-demographic variables, which are traditionally associated to the performance. All these conclusions were obtained by constructing hierarchical models.
  • Desenvolvimento e estrutura interna de uma escala de competências gerenciais

    Brandão, Hugo Pena; Borges-Andrade, Jairo Eduardo; Freitas, Isa Aparecida de; Vieira, Fernanda Teles

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou desenvolver uma escala para avaliar competências gerenciais. Buscou-se identificar competências relevantes ao desempenho de gestores de um banco, bem como verificar em que medida tais gestores expressam essas competências no trabalho. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários estruturados. Estes foram respondidos por 331 gestores da organização estudada, sendo os dados submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 31 competências gerenciais, agrupadas em seis fatores denominados "estratégia e operações", "resultado econômico", "clientes", "comportamento organizacional", "processos internos" e "sociedade". Na autoavaliação, em geral, os participantes indicaram expressar razoavelmente tais competências no trabalho, a exceção daquelas associadas ao fator "sociedade", que parecem necessitar de aprimoramento.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed at developing a scale to evaluate management competencies. It was intended to identify competencies that would be relevant to the performance of bank managers, as well as to verify whether such managers express those competencies at work. The data were collected through documental search, interviews and structured questionnaires. The questionnaires were answered by 331 bank managers, and the data were submitted to descriptive and factorial analysis. Results revealed 31 management competencies, which were grouped into six factors named "strategy and operations", "economic output", "customers", "organizational behavior", "internal processes" and "society". In the participant's self-evaluation, in general, they indicated to reasonably express those competencies at work, except for those associated to the "society" factor, which seem to need improvement.
  • Comportamento social, produção agregada e prática cultural: uma Análise Comportamental de fenômenos sociais

    Sampaio, Angelo Augusto Silva; Andery, Maria Amalia Pie Abib

    Resumo em Português:

    A Análise do Comportamento deve e tem lidado com os fenômenos sociais: fatos ou eventos envolvendo as ações de mais de uma pessoa. A partir da literatura, buscou-se distinguir três eventos rotulados como fenômenos sociais: comportamento social - contingência tríplice cujas consequências são mediadas pelo comportamento operante de outro(s) indivíduo(s); produção agregada - conjunto de comportamentos de mais de um indivíduo que geram um produto agregado; e prática cultural - comportamentos aprendidos similares propagados por sucessivos indivíduos. Características e complexidades destes três fenômenos são discutidas. Possibilidades de diálogo com as Ciências Sociais são ressaltadas.

    Resumo em Inglês:

    Behavior Analysis ought to deal with and has effectively dealt with social phenomena: facts or events involving actions of more than one person. Based on the published literature, this paper seeks to distinguish three events labeled as social phenomena: social behavior - three-term contingencies whose consequences are mediated by the operant behavior of another organism(s); aggregated production - sets of behaviors of more than one individual that result in an aggregated product; and cultural practice - similar learned behaviors propagated by successive individuals. Characteristics and complexities of these three phenomena are discussed. Dialogue possibilities with Social Sciences are highlighted.
  • A religião e o discurso de mulheres sobre o abortamento

    Silva, Daniela Vitti Ribeiro da; Flora, Marilene Cabello Di

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo verificar a proximidade entre o discurso religioso e o de fiéis a respeito da prática abortiva, analisando os discursos cristãos (católico e espírita) e não-cristãos (mórmon e Seicho-No-Ie). Por meio da análise de 40 entrevistas, confirmou-se a proximidade dos discursos e percebeu-se que a religião é um fator que pode exercer alguma influência sobre a decisão da mulher de realizar um abortamento, apesar de outros fatores (econômicos e sociais) terem aparecido com maior frequência. O discurso de algumas mulheres revelou a importância da religião como fonte de conscientização a respeito da importância da vida, caracterizando um fator de proteção do abortamento.

    Resumo em Inglês:

    This research aimed at verifying the proximity between the religious and the faithful women speech on the abortive practice, analyzing the speeches of Christians (Catholic and Spiritualistic) and no-Christians (Mormon and Seicho-No-Ie) religions. Through the analysis of 40 interviews, it was confirmed the proximity of these speeches. It was also noticed that religion is one factor that can exert some influence in the decision of having an abortion, in spite of other factors, such as economical and social ones, have appeared more frequently. The speech of some women showed the importance of religion as a source of awareness with regard to the importance of life, characterizing a protection factor against abortion.
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