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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2011
  • Nota do Editor

  • Problemas de comportamento em crianças com Transtorno Autista

    Marteleto, Márcia Regina Fumagalli; Schoen-Ferreira, Teresa Helena; Chiari, Brasília Maria; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve por objetivo identificar problemas de comportamento apresentados por crianças com Transtorno Autista. Participaram 118 mães de crianças de três a quinze anos, divididas em três grupos: crianças autistas; crianças com distúrbios de linguagem; e crianças sem patologias informadas. As mães responderam ao Child Behavior Checklist. Os grupos Transtorno Autista e Distúrbios de Linguagem tiveram escores médios significantemente maiores que o grupo de crianças sem patologias informadas. O grupo com Distúrbios de Linguagem teve escores médios maiores em comportamento agressivo e comportamentos externalizantes. As crianças com transtorno autista tiveram escores médios maiores em Problemas de Pensamento e menores em Ansiedade. Crianças com transtorno autista apresentam problemas de comportamento diferentes de crianças sem patologias informadas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was the identification of behavioral problems in children with autism disorders. In total 118 mothers of children between three and fifteen years of age responded to the Child Behavior Checklist. Three groups of children were differentiated: children with autism, children with language disorders, and typical schoolchildren. The autism and language disorder groups had significantly higher average total scores than the typical schoolchildren. The language disorder group had higher average scores on aggressive behavior and externalizing behavior. The children with autism disorders had higher average scores on thought problems and lower scores on anxiety. Children with autism showed different behavioral problems in comparison with the two remaining groups of children.
  • Abuso físico infantil: analisando o estresse parental e o apoio social

    Bérgamo, Lílian Paula D.; Bazon, Marina Rezende

    Resumo em Português:

    Verificou-se se o estresse parental e o apoio social relacionar-se-iam ao abuso físico infantil, comparando-se G1 - cuidadores notificados por abusos, e G2 - não-agressores. Utilizou-se um Questionário de caracterização socio-demográfica e econômica e um sobre Apoio Social e o Índice de Estresse Parental. Obteve-se diferença significativa no escore geral de estresse e na dimensão Criança Difícil, com G1 vivenciando mais estresse. Ademais, G1 apresentou menor nível de apoio, no geral e nas dimensões Afetiva e de Interação Social Positiva. G1 também relatou menos satisfação com o bairro de residência e, em média, era mais jovem quando do nascimento do primeiro filho. Essas variáveis devem receber investimentos em programas de prevenção e de tratamento dirigidos a tal problemática.

    Resumo em Inglês:

    This study verified the existence of a relationship between parental stress, social support, and physical child abuse. Two groups were compared, G1 - caregivers reported for abuse, and G2 - caregivers not reported for abuse. Three questionnaires were applied: one assessing social demographic and economic variables, one measuring Social Support, and one assessing the Parental Stress Index. Results indicated that G1 not only showed higher levels of stress and lower levels of social support, but also lower values on the dimensions "Affective" and "Positive Social Interaction". The parents of G1 were younger when their first child was born, and reported less satisfaction with their neighborhood. The investigated variables should be incorporated in prevention and treatment programs directed to reduce physical child abuse.
  • Relações entre capacidade de segmentação lexical, consciência morfossintática e desempenho em leitura e escrita

    Guimarães, Sandra Regina Kirchner

    Resumo em Português:

    A partir do estágio alfabético de aquisição da escrita o aprendiz precisa enfrentar questões relativas à ortografia, entre elas a segmentação do escrito em palavras gráficas. Este estudo investiga relações entre a segmentação convencional de palavras, a consciência morfossintática, a ortografia e a compreensão da leitura de alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental em escolas públicas de Curitiba. Resultados revelam maior dificuldade na identificação oral de palavras do que na segmentação da escrita. Análises estatísticas mostraram correlações positivas e significativas entre todas as variáveis investigadas. Infere-se que as habilidades morfossintáticas favorecem o estabelecimento da noção convencional de palavra e sugere-se que os professores promovam o desenvolvimento dessas habilidades, para garantir aos alunos maior domínio na linguagem escrita.

    Resumo em Inglês:

    Since the alphabetic stage of reading acquisition the learner faces issues related to orthography, including the segmentation of the writing in graphic words. This study investigates the relationships between conventional segmentation of words, morphosyntactic awareness, orthography and reading comprehension of 4th and 5th year pupils from public elementary schools in Curitiba. The results reveal a greater difficulty in the oral identification of words than in the segmentation of writing. Statistical analysis show positive and statistically significant correlations between all investigated variables. The results indicate that morphosyntactic skills promote the establishment of the conventional word concept and suggest that teachers who encourage the development of these skills can warrant a greater ability of pupils in written language.
  • Auto-eficácia, raciocínio verbal e desempenho escolar em estudantes

    Soares, Adriana Benevides; Oliveira, Mariana Bernardo de

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa a relação entre auto-eficácia, raciocínio verbal e desempenho acadêmico em estudantes. Foram avaliados 57 alunos da rede particular de ensino do sexto e do sétimo ano do ensino fundamental de escolas particulares da cidade do Rio de Janeiro, com faixa etária variando de 10 a 14 anos; 34 do sexo masculino e 23 do sexo feminino. Os instrumentos utilizados foram o Roteiro de Avaliação de Auto-eficácia, a prova de raciocínio verbal da BPR-5 e as notas das avaliações escolares de Português e Redação. Os resultados mostram que tanto a auto-eficácia quanto o raciocínio verbal predizem o desempenho dos alunos. A auto-eficácia demonstra-se tão importante quanto as demais variáveis para um bom desempenho escolar.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the relationship between self-efficacy, verbal reasoning and school performance. 57 primary school pupils (34 boys and 23 girls), with ages varying from 10 to 14 years, from private schools in Rio de Janeiro participated in the study. The following instruments were used: a test evaluating self-efficacy, a subtest of verbal reasoning from the BPR-5 test, and two Portuguese language grades obtained by school evaluations. Results show that both self-efficacy and verbal reasoning predict the school performance of the pupils. Feeling confident and able to face assessments seem to be as essential and important in attaining good school achievements as being intelligent and able to reason about the proposed problems.
  • Danças brasileiras e psicoterapia: um estudo sobre efeitos terapêuticos

    Lima, Déborah Maia de; Silva Neto, Norberto Abreu e

    Resumo em Português:

    Esta investigação foi um estudo de natureza exploratória e qualitativa sobre efeitos terapêuticos em participantes do Grupo Baiadô: Pesquisa e Prática de Danças Brasileiras da Universidade Federal de Uberlândia. A pesquisa utilizou um questionário englobando: a) compreensão do conceito de Cultura Popular; b) modificações advindas pela permanência no grupo; c) informações pessoais dos participantes; d) efeitos terapêuticos auto-identificados pelos membros. As perguntas abertas foram analisadas por meio de análise de conteúdo. Os resultados indicam a existência de efeitos positivos em decorrência da participação no grupo. Foi também encontrado que, independentemente da atuação em um contexto de danças brasileiras, o vínculo entre seus integrantes tem fundamental relevância nas modificações descritas pelos mesmos.

    Resumo em Inglês:

    The present exploratory and qualitative study aimed to verify the existence of therapeutic effects related to participation in the Baiadô project of the Federal University of Uberlandia. In the study a questionnaire was used which topics included: a) comprehension of the project members concerning popular culture; b) intrapersonal changes regarded as consequence of participation in the project; c) personal information about the participants; d) individual therapeutic effects self-identified. The open questions were analyzed using the method of content analysis. The results indicated that a substantial part of the project participants recognized the existence of positive effects due to the project participation. It was found that the bond between the members and the relationship among them were of fundamental importance for the described changes.
  • Religião e espiritualidade de idosos internados em uma enfermaria geriátrica

    Duarte, Flávia Meneses; Wanderley, Kátia da Silva

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa avaliou a influência da religião e espiritualidade no enfrentamento da hospitalização em pacientes idosos. A amostra foi composta por 30 idosos hospitalizados numa enfermaria geriátrica. Os instrumentos utilizados foram um questionário sociodemográfico e a Escala de Religiosidade DUREL - Duke Religious Index. Religião e espiritualidade são recursos relevantes aos quais idosos recorrem no enfrentamento da hospitalização. Reconhecer o bem-estar que estes aspectos proporcionam aos idosos é prestar atendimento humanizado. Sugere-se o desenvolvimento de mais pesquisas e instrumentos de avaliação acerca do tema, bem como a inclusão de disciplinas que abordam religião e espiritualidade na formação dos profissionais de saúde, dada a importância que a população idosa atribui às suas crenças religiosas e espirituais em momentos de dificuldades.

    Resumo em Inglês:

    This study evaluated the influence of religion and spirituality on the way in which elderly patients cope with their hospitalization. A total of 30 elderly living in a geriatrics ward participated in the study. The instruments used were: a socio-demographic questionnaire and the DUREL Religious Scale (Duke Religious Index). Results indicate that the elderly attach much importance to their spiritual and religious beliefs to cope with their hospitalization. Recognizing the well-being that these aspects provide for the elderly is to provide humanized care. In order to do that, the development of further research and evaluation tools on the theme is suggested, as well as the inclusion of disciplines of religion and spirituality in the training of health professionals.
  • Mudança do comportamento de fumar em participantes de grupos de tabagismo

    Martins, Karla Cristina; Seidl, Eliane Maria Fleury

    Resumo em Português:

    Este estudo descritivo-exploratório buscou identificar características do comportamento tabagista e fatores associados à sua mudança. Participaram 63 pessoas, de 30 a 73 anos (M=49,63), egressas de grupos de tabagismo. A coleta de dados incluiu roteiro de entrevista semi-estruturado e escalas validadas para a população brasileira. Procedeu-se às análises estatística e de conteúdo. Trinta e seis pessoas não estavam fumando (57,1%). Fumantes e não fumantes não se diferenciaram quanto às variáveis sociodemográficas; ansiedade, depressão e tempo de uso de tabaco na vida foram as variáveis que mais se aproximaram da significância estatística, atingindo valores limítrofes. O conhecimento de fatores envolvidos no tabagismo e sua cessação podem ser úteis às ações de apoio à mudança comportamental do fumante.

    Resumo em Inglês:

    This exploratory and descriptive study attempted to identify characteristics of smokers' behavior and the factors associated to its change. Sixty-three persons from 30 to 73 years (M=49,63) who left a tobacco cessation group participated in the study. The data collection included a semi-structured interview and validated scales for the Brazilian population. Both statistical and content analyses were realized. Thirty six of the participants were not smoking (57.1%). There was no difference between smokers and non smokers in relation to sociodemographic variables; anxiety, depression and time of tobacco use during life were variables that came closer to statistical significance. The awareness of factors involved in smoking and its cessation can be useful to support actions to change smoking behavior.
  • Competência percebida e atribuição de causalidade em jogadores juniores de futebol

    Sá, Lucas Guimarães Cardoso de; Coleta, Marilia Ferreira Dela; Coleta, José Augusto Dela

    Resumo em Português:

    O modelo motivacional da atribuição de causalidade prevê que sentimentos e expectativas gerados pelo tipo de causa utilizada pelo indivíduo, para explicar o que acontece com ele mesmo, podem influenciar sua motivação. Assim, pretendeu-se investigar as causas atribuídas por 111 jogadores juniores de futebol ao próprio nível de competência e sua influência nos sentimentos, expectativas e disposição para agir. Os resultados indicaram que aqueles que avaliaram ter alto nível de competência utilizaram causas mais internas, mais estáveis e igualmente controláveis, em comparação àqueles que avaliaram ter um nível menor de competência. Isso pode explicar a ausência de diferenças significativas nas emoções negativas, expectativas e disposições para a ação dos atletas.

    Resumo em Inglês:

    The motivational model of causal attribution predicts that emotions and expectations generated by the type of cause utilized by a person, to explain what happens to himself, can influence his motivation. Therefore, the present study aimed to investigate the causes attributed by 111 junior football players to their competence level and its influence on their emotions, expectations and disposition for the action. The results showed that those who evaluated having a high competence level utilized more internal, more stable and equally controllable causes comparing to those who evaluated having a lower competence level. This may explain the absence of significant differences in negative emotions, expectations, and dispositions for the action of athletes.
  • Preconceito contra homossexuais e representações sociais da homossexualidade em seminaristas católicos e evangélicos

    Pereira, Cícero Roberto; Torres, Ana Raquel Rosas; Pereira, Annelyse; Falcão, Luciene Campos

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisa as relações entre o preconceito contra os homossexuais e as representações sociais sobre a homossexualidade. Trata-se de um estudo correlacional com 374 estudantes de teologia (207 evangélicos e 167 católicos) que responderam um questionário sobre crenças e atitudes em relação aos homossexuais. Os resultados indicam duas formas de expressão do preconceito: sutil e flagrante. O preconceito sutil está relacionado com a crença numa natureza biológica e psicossocial e com a descrença numa representação ético-moral da homossexualidade. O preconceito flagrante está relacionado com a descrença na natureza biológica e psicossocial e com uma representação ético-moral. A hipótese de que as representações sociais sobre a natureza dos grupos minoritários estão na base do preconceito e da discriminação é corroborada.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the relationship between prejudice against homosexuals and social representations about homosexuality. Participants were 374 theology students (167 catholic and 207 evangelic) who individually answered a questionnaire about beliefs and attitudes toward homosexuals. Results allowed to identify two forms of prejudice: Subtle and blatant. The subtle prejudice is related to biological and psychosocial representations about homosexuality and to the disbelief in an ethical and moral nature of homosexuality. The blatant prejudice is related with the disbelief in a biological and psychosocial nature as well as with ethical and moral representations about homosexuality. In the discussion it is argued that social representations about the nature of minority groups can form the basis of prejudice and discrimination.
  • Desenvolvimento de modelo de avaliação de programa de incentivo à agricultura

    Rocha, Francisco Eduardo de Castro; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres; Albuquerque, Francisco José Batista de

    Resumo em Português:

    Um modelo de avaliação de programa (ProGrIA) é utilizado como base para a avaliação do Pronaf no Estado da Paraíba. O ProGrIA propõe a avaliação da implantação, dos produtos da implantação e dos resultados do programa social. Para avaliar sua adequação, foram aplicados questionários, por meio de entrevistas, aos beneficiários do Pronaf. Uma análise fatorial confirmatória revelou índices de ajuste razoáveis do ProGrIA quando aplicado ao grupo de assentados da reforma agrária e índices de ajustes muito bons para o grupo dos agricultores familiares. Os resultados também mostraram que, para situações específicas, típicas da agricultura familiar, a etapa produtos da Implantação não é adequada e não deveria fazer parte do modelo ProGrIA.

    Resumo em Inglês:

    A program evaluation model (ProGrIA) was used to evaluate two small samples of farmers who participated in the Brazilian Family Farming Program (Pronaf). ProGrIA proposes the evaluation of the input, the implementation products, and the final outcome of the social program. To evaluate this model, questionnaires were applied to the beneficiaries of Pronaf. A confirmatory factor analysis revealed reasonable goodness-of-fit indexes for the model ProGrIA when applied to the group of agrarian reform settlers and very good goodness-of-fit indexes for the group of small farmers. The results also showed that for specific agricultural situations, like the ones typical for the group of small farmers, the evaluation of the implementation products is not adequate and should not be part of the ProGrIA model.
  • Avaliação do processo de aconselhamento vocacional: revisão da literatura

    Faria, Liliana da Costa; Taveira, Maria do Céu

    Resumo em Português:

    As questões acerca do processo de intervenção têm sido cada vez mais alvo de atenção e estudo na Psicologia. Este artigo apresenta uma revisão da literatura acerca da panorâmica atual do processo de aconselhamento vocacional. Deste modo, são abordados, uma descrição do processo de aconselhamento vocacional e das variáveis comuns ao aconselhamento psicológico pessoal e vocacional, seguindo-se uma breve caracterização das investigações sobre o processo da intervenção psicológica vocacional. Por último, apresenta-se um conjunto de sugestões para futuras pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    Questions concerning the intervention process have been increasingly target of attention and research within Psychology. This article presents a review of the literature related to the process of career counseling. In this context, the process of career counseling, and the common characteristics of career and personal counseling are analyzed. Additionally, a brief characterization is presented of the main research studies of the career counseling process. Finally, suggestions for future research are outlined.
  • Bases epistemológicas da psicologia cognitiva experimental

    Neufeld, Carmem Beatriz; Brust, Priscila Goergen; Stein, Lilian Milnitsky

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo analisar as bases epistemológicas da Psicologia Cognitiva Experimental. Inicialmente serão traçados alguns dos pressupostos da Psicologia Cognitiva, dentro da abrangência da Ciência Cognitiva e sua relação com o Cognitivismo. Serão retomados alguns aspectos históricos que serão relacionados com os pressupostos das teorias e suas influências na aplicação das mesmas. A partir destes aspectos, serão levantados alguns dos pressupostos filosóficos que marcaram a transição de modelos em ciência, enfocando por fim a emergência da Ciência Cognitiva. O presente trabalho conclui enfocando os argumentos pró e contra a revolução cognitiva enquanto quebra de paradigma com o Behaviorismo.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the epistemological basis of Cognitive Experimental Psychology. Initially, some of the presuppositions of cognitive psychology within the realm of cognitive science and its relation to cognitivism will be discussed. Secondly, the relation between historical aspects and theoretical presuppositions are considered. In light of these aspects, some philosophical ideas are raised in order to highlight the transition from the original models of science to the appearance of cognitive science as it is known today. Finally, arguments contrary to and in favor of the cognitive revolution are discussed as a rupture with the paradigm of behaviorism.
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