Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 27, Número: 3, Publicado: 2011
  • Self de carreira: estudo longitudinal com estudantes universitários

    Silva, Ana Daniela; Taveira, Maria do Céu; Ribeiro, Eugénia

    Resumo em Português:

    O self de carreira constituí um subconjunto organizado do universo cognitivo de uma pessoa, responsável pelo carácter subjetivo que a mesma confere à carreira. Este estudo pretende avaliar mudanças no conteúdo do self de carreira de estudantes universitários, do início para o final do último ano de graduação. Para tal, recorreu-se a medidas repetidas dos índices da Grelha de Repertório da Carreira (Silva & Taveira, 2005; Silva, 2008). Na investigação, participaram 80 estudantes, dos quais 49 são mulheres (61,25%) e 31 são homens (38,75%), com idades entre os 21 e os 45 anos (M= 23,9, DP= 4,31). Os resultados indicam que, no final da licenciatura, os estudantes diminuem a distância como se constrõem em relação aos outros e mantêm uma construção positiva do self de carreira.

    Resumo em Inglês:

    The career self constitutes an organized subset of the person's cognitive universe, responsible for the subjective character that the person attributes to career. This study aims to evaluate changes in the content of the career self of college students, from the beginning to the end of last year's graduation. Therefore, we used repeated measurements of the indices of the Career Repertory Grid (Silva & Taveira, 2005; Silva, 2008). Eighty students participated in this study, 49 women (61.25%) and 31 men (38.75%), aged between 21 and 45 years (M = 23.9, SD = 4.31). The results indicate that at the end of graduation students decrease the distance they build towards others and maintain a positive construction of the career self.
  • As relações de vinculação e a imagem corporal: exploração de um modelo

    Barbosa, Maria Raquel; Matos, Paula Mena; Costa, Maria Emília

    Resumo em Português:

    Pretende-se analisar a contribuição diferencial dos principais contextos de desenvolvimento (relação parental e de pares) na forma como os adolescentes experienciam a relação com o seu corpo. A amostra é constituída por 690 adolescentes e jovens adultos (242 meninos e 448 meninas), com idades compreendidas entre os 15 e os 23 anos (M= 17,8 e DP=2,00). Os resultados do modelo de predição revelaram que o gênero e a vinculação romântica foram as variáveis que mais contribuíram para a variação da variável imagem corporal. Foi observado um efeito de mediação entre a vinculação aos pais e a imagem corporal através da relação romântica e de amizade. Os resultados sublinham a necessidade de se compreender a vivência corporal nos contextos interpessoais.

    Resumo em Inglês:

    The present study explored the differential effects of the principal development contexts (attachment to parents and peers) on the way in which adolescents experience their bodies. Six hundred and ninety adolescents and young adults (242 male and 448 female) participated in this study, with ages varying between 15 and 23 years (M = 17,8 and SD= 2,00). The results of the prediction model revealed that gender and romantic attachment were the variables that showed the strongest effect on the variation in body image. A mediation effect was observed among attachment to parents and body image through romantic and friendship relationships. The results highlight the need of understanding body experience in an interpersonal context.
  • Indicadores cognitivos, lingüísticos, comportamentais e acadêmicos de pré-escolares nascidos pré-termo e a termo

    Oliveira, Christyne Gomes Toledo de; Enumo, Sônia Regina Fiorim; Queiroz, Sávio Silveira de; Azevedo Jr, Romildo Rocha

    Resumo em Português:

    Este estudo comparou o desenvolvimento de crianças, aos cinco anos de idade, nascidas prematuras e com baixo peso (PTBP), com crianças nascidas a termo (AT), avaliando-se indicadores acadêmicos (IAR), comportamentais (CBCL-1½-5 anos), linguísticos (LAVE-expressiva; TVIP-receptiva) e cognitivos (testes psicométricos: Columbia e Raven-MPC; prova assistida: CATM). A amostra foi composta por 34 crianças distribuídas em dois grupos: G1-PTBP: 17 crianças pré-termo (<37 semanas de gestação) e baixo peso; e G2-AT: 17 crianças a termo e peso >2.500g. G1-PTBP apresentou desempenho inferior nas áreas acadêmica, lingüística expressiva, comportamental e cognitiva (Columbia e CATM: operações cognitivas e comportamentos facilitadores). Confirmaram-se outros estudos indicativos de que crianças PTBP podem apresentar mais problemas no curso de seu desenvolvimento do que crianças nascidas a termo.

    Resumo em Inglês:

    This study compared the development of 5 years old premature and low weight born children, with full term born children of the same age. The following indicators were evaluated: academic (IAR), behavioral (CBCL-1½-5 years), language (LAVE-expressive, TVIP-receptive) and cognitive (Columbia, Raven-MPC and CATM). The sample consisted of 34 children: 17 premature and low weight born children (<37 weeks' gestation), and 17 full-term born children who weighed >2.500g as newborns. The premature children showed a lower performance on academic, expressive language, behavioral and cognitive areas (Columbia and CATM: cognitive operations and facilitating behaviors). The study confirmed other studies indicating that premature children can present more problems in the course of their development than full term born children.
  • Aprendizagem autorregulada da leitura: resultados positivos de uma intervenção psicopedagógica

    Gomes, Maria Aparecida Mezzalira; Boruchovitch, Evely

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de uma intervenção psicopedagógica na compreensão leitora de alunos de quarta série de uma escola pública do Ensino Fundamental. Participaram duas turmas, com 28 estudantes cada, que foram sorteadas para compor dois grupos: Experimental e Controle. Os estudantes foram avaliados por meio de questionário Informativo, de Escala de Estratégias de Aprendizagem e de Testes Cloze, em três momentos. O Grupo Experimental participou de sete sessões de intervenção recebendo instrução em estratégias de aprendizagem gerais e específicas para a leitura, estímulos à metacognição, apoio motivacional e orientação para estudo. Os resultados mostram progressos em compreensão leitora nos dois grupos, porém os ganhos foram maiores e mais consistentes no Grupo Experimental.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to evaluate the effects of a pedagogical intervention to improve the reading comprehension of fourth grade students of a public primary school. Two classes of 28 students were randomly assigned to an experimental or control group. The students were assessed during three different moments by means of an informative questionnaire, a Learning Strategies Scale and two cloze tests for reading comprehension. The intervention consisted of seven sessions which included learning strategies instruction, reading strategies instruction, meta-cognition activation, motivational support and study guidance. Results showed improvement in meta-cognition and in reading comprehension in both groups. However, gains were higher and more consistent in the experimental group.
  • Efeitos de instruções sobre respostas de checagem

    Abreu, Paulo Roberto; Hübner, Maria Martha Costa

    Resumo em Português:

    O estudo teve o objetivo de testar o controle verbal de diferentes instruções sobre respostas de checagem. Dois participantes adultos foram instruídos a separar quatro tipos de sementes misturadas. Utilizou-se um delineamento sujeito único ABCA na apresentação das instruções. Os resultados mostraram que a instrução C com descrição de conseqüências aversivas aumentou a freqüência das respostas de checagem, sendo que o participante um o fez em relação à instrução B com autoclítico e o participante dois em relação à instrução A de linha de base. Na fase de reversão ambos os participantes diminuíram a freqüência após a apresentação de uma instrução A sem descrição de conseqüências aversivas. Sugere-se que a instrução C especificando toda a contingência pode ter estabelecido função aversiva para as respostas de separação não-efetivas.

    Resumo em Inglês:

    The study had the objective of testing the verbal control of different instructions on checking responses. Two adult participants were instructed to separate four types of mixed seeds. An ABCA single-subject design was used in the presentation of the instructions. The results showed that instruction C with description of aversive consequences increased the frequency of checking the responses. Participant one showed an increase in relation to instruction B with autoclitic and participant two in relation to instruction A of the base line. In the reversion phase both participants reduced the frequency after the presentation of an instruction A without description of aversive consequences. The results suggest that instruction C that specifies the whole contingency established an aversive function for the non-effective separation responses.
  • Integração de três conceitos: função executiva, memória de trabalho e aprendizado

    Mourão Junior, Carlos Alberto; Melo, Luciene Bandeira Rodrigues

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute o conceito de função executiva enquanto um processo de integração temporal, envolvendo funções como o ajuste preparatório, o controle inibitório e a memória de trabalho. Em seguida questiona o modelo multicomponente de Baddeley para a memória de trabalho e propõe uma nova classificação da função executiva que engloba os modelos de Fuster e de Baddeley. Finalmente revisita o conceito neurobiológico de aprendizado e sugere uma abordagem para se avaliar os déficits de aprendizagem que leve em conta a função executiva como a pedra angular do processo cognitivo.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the concept of executive function as a temporal integration process, involving tasks like preparatory adaptation, inhibitory control and working memory. Next, Baddeley's multicomponent model for working memory is criticized and a new classification of executive function is proposed which incorporates both the model of Fuster as well as that of Baddeley. Finally, this paper revisits the neurobiological concept of learning and suggests an approach to appraise the learning deficits that take into account the executive function as the cornerstone of the cognitive process.
  • Paradigma Deese-Roediger-McDermott: efeito da evocação prévia e tipo de tarefa de memória

    Pimentel, Eduarda; Albuquerque, Pedro B.

    Resumo em Português:

    Pretendeu-se averiguar se a activação dos itens críticos no paradigma de Deese-Roediger-McDermott também ocorreria numa tarefa de completamento. Para analisar a contaminação explícita explorámos a existência de resultados dissociados em função da manipulação do nível de processamento. Na tarefa de completamento, a primação semântica foi estatisticamente superior à primação directa. A ausência do efeito do nível de processamento demonstra que o teste foi de memória implícita. Também avaliámos o impacto de uma tarefa de evocação numa tarefa de memória posterior. Verificámos que a evocação prévia anulou o efeito do nível de processamento na tarefa de reconhecimento. Na tarefa de completamento de inícios de palavras, o incremento de inícios de palavras completados com associados só foi expressivo quando as palavras foram codificadas superficialmente.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to verify whether the activation of critical items in the Deese-Roediger-McDermott paradigm of producing false memories could also occur in the word stem completion task. The finding that the level of processing did not seem to have any effect on the word stem completion task supported the conclusion that the stem completion task was in fact an implicit memory test. The impact of a previous recall in a following memory task was also evaluated. The results indicated that the previous recall inhibited the effect of the processing level in the recognition task. In the word stem completion task the increase of stems completed with associates was only relevant when words were encoded superficially.
  • Aplicação dos princípios analítico-comportamentais para alterar o comportamento de uma esquizofrênica

    Miranda, Elaine; Britto, Ilma A Goulart de Souza

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou o comportamento de uma esquizofrênica crônica via princípios da análise do comportamento. A participante era do sexo feminino, 57 anos, solteira e com histórico de várias internações desde os 18 anos de idade. As classes de comportamentos-problema que sofreram intervenção: contato olho a olho, isolar-se no pátio, participar dos eventos da instituição, etc. Para o controle dos procedimentos foi utilizado o delineamento de reversão do tipo ABAB, seguido de follow-up. O delineamento foi iniciado com a fase de linha de base I. Nas fases de intervenções I e II foram utilizados procedimentos de reforçamento positivo, modelagem e extinção. Os resultados demonstraram que os procedimentos da análise do comportamento foram efetivos para controlar os comportamentos-problema apresentados pela participante.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated the behavior of a chronic schizophrenic using the principles of behavior analysis. The participant was female, age 57, single and has had multiple hospitalizations since the age of 18. The types of problematic behavior that received intervention were: eye contact, self isolation in the yard, participation in the events of the institution, and others. To control the effect of the intervention procedures the ABAB reversal design followed by a follow-up was used. The experiment started with the baseline of phase I. In intervention phases I and II positive reinforcement, modeling and extinction procedures were used. The results indicated that the procedures of behavior analysis were effective to control the problematic-behavior displayed by the participant.
  • Avaliação de necessidades para a implementação de um programa de transição para a parentalidade

    Murta, Sheila Giardini; Rodrigues, Andréia Crispim; Rosa, Isabela Oliveira; Paulo, Silvia Guimarães; Furtado, Keila

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve uma avaliação de necessidades para um programa de transição para a parentalidade, feita em dois estudos. Participaram do primeiro estudo treze casais, cujo bebê contava entre 18 a 36 meses. Entrevistas revelaram como estressores os cuidados com o bebê, as mudanças nos papéis familiares e a intrusividade da rede de apoio. Um segundo estudo investigou, através de entrevistas, o conhecimento de oito casais, com filhos recém-nascidos, sobre as suas experiências pessoais de apego e práticas educativas parentais, capacidades sensoriais do bebê, estressores e enfrentamento usado. Os resultados apontaram a exposição a práticas educativas parentais coercitivas e apego inseguro como fatores de risco para a relação pais-bebê. São discutidas as implicações para o planejamento de programas preventivos.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes a needs assessment for the implementation of a parenthood transition program. Two studies were realized using interviews. Thirteen couples, with babies of 18 to 36 months, participated in the first study. This study revealed the following stressors: taking care of the baby, changes in family roles and intrusiveness of the social support group. In the second study eight couples with a newborn baby participated. In this study diverse topics were addressed: personal attachment experiences, parental educational practices, sensorial capacities of the baby, stressors and coping methods used. The results indicated coercive educational practices and insecure attachment as risk factors in the relation between parents and baby. The implications for the planning of preventive programs are discussed.
  • Desenvolvimento de role-playing game para prevenção e tratamento da dependência de drogas na adolescência

    Araujo, Renata Brasil; Oliveira, Maíra Maria de Alencar; Cemi, Jeferson

    Resumo em Português:

    O objetivo desse estudo é apresentar o desenvolvimento do Role-Playing Game (RPG) Desafios por uma pesquisa qualitativa que adotou como estratégias: grupos focais, observação direta e questionários. Participaram adolescentes, de ambos os sexos: quatro internados para a dependência química e quatro estudantes do Ensino Médio. Os instrumentos foram: RPG Desafios, entrevista estruturada e escalas analógico-visuais. Após seu desenvolvimento, o jogo foi aplicado em estudo piloto, corrigido, avaliado por juízes e sua versão final foi testada. Conclui-se que o RPG Desafios é útil no tratamento e prevenção da dependência de drogas na adolescência pelo treinamento das habilidades para o enfrentamento de situações-problema e mudança da crença de que o uso de drogas é uma estratégia para resolução de conflitos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study is to present the development of the Role-Playing Game (RPG) Challenges by a qualitative study that adopted the following strategies: focus groups, direct observation and questionnaires. Adolescents of both sexes participated; four hospitalized for chemical dependency and four high school students. The instruments were: RPG Challenges, structured interviews and visual-analogies scales. After the development phase the game was used in a pilot study, was adjusted, and was evaluated by judges and the final version was tested. The results indicate that the RPG Challenges is useful in the treatment and prevention of drug dependence in adolescence through the training of skills dealing with problem situations and changing the belief that drug use is a strategy for conflict resolution.
  • O efeito da violência contra crianças e o tratamento na adolescência

    Brigitte, Blanquet

    Resumo em Português:

    Neste artigo a autora argumenta que os efeitos da violência contras as crianças são, muitas vezes, percebidos apenas anos mais tarde, especialmente durante a adolescência. Nesta fase é possível recuperar e tratar os efeitos provocados pela violência na psique da criança. Por meio do processo de criação-repetição o adolescente pode agir sobre os vestígios de antigas experiências traumáticas que não foram assimilados e tentar tratá-los. Para demonstrar esta hipótese a autora utiliza uma situação clínica, extraída de dois anos de tratamento psicoterapêutico. Este exemplo torna possível explicar o fenômeno de recuperação agindo e os efeitos do tratamento psicoterápico anos depois da experiência traumática.

    Resumo em Francês:

    A travers cet article, l'auteur explique que les effets de la violence sur l'enfant ne s'observent bien souvent, que dans l'après coup et notamment à l'adolescence. L'adolescence constitue une opportunité qui permet que se reprennent et se traitent les nombreux traumatismes qui ont marqué la psyché de l'enfant. Grâce au processus de répétition-création, l'adolescent remet en scène les traces d'anciens vécus traumatiques non assimilés pour essayer de les traiter. Pour démontrer ce postulat, l'auteur s'appuie sur une situation clinique, extraite de deux ans de prise en charge psychothérapique. Cet exemple permet ainsi, de rendre compte de ce phénomène de reprise, de mise en scène et des effets du travail psychique après coup.

    Resumo em Inglês:

    In this article the author argues that the effects of violence against children are often noticed only years later, especially during adolescence. Adolescence is an opportunity that allows to regain and treat the many injuries that have affected the psyche of the child. By means of the process of repetition-creation, the teenager can act out traces of old traumatic experiences which were not assimilated and try to treat them. To demonstrate this assumption, the author uses a clinical situation, extracted from two years of psychotherapeutic treatement. This example makes it possible to account for the phenomenon of recovery, acting out and the effects of psychotherapeutic treatment years afterwards the traumatic experience.
  • Reflexões sobre a queixa muda da anoréxica

    Tfouni, Leda Verdiani; Mouraria, Cláudia Grisi; Ferriolli, Beatriz Helena Vieira Maranghetti

    Resumo em Português:

    Considerando-se que o caráter primordial do significante se exerce em relação ao sujeito, buscamos compreender o sujeito anoréxico através da investigação do significante "corpo". O material foi constituído por uma entrevista semi-estruturada, de noventa minutos, realizada com uma paciente diagnosticada como anoréxica. A análise dos dados foi qualitativa, seguindo a análise do discurso "francesa" e a psicanálise lacaniana, e permitiu constatar que o significante "corpo" atrelou-se a "peso" e "alimentação" na mesma cadeia discursiva. Desse modo, essa cadeia significante veio compor a ordem da identidade e da alteridade do sujeito, sob a égide do (sem) controle. Concluímos que a queixa muda da anoréxica, que se materializou como a recusa alimentar, era dirigida ao Outro como uma tentativa de alcançar sua alteridade.

    Resumo em Inglês:

    Taking into consideration that the main characteristic of the signifier is practiced in relation to the subject, we attempted to understand the anorexic subject through an investigation of the specific signifier "body". The study material was formed by a ninety minutes semi-structured interview with a patient diagnosed as anorexic. Data analysis was qualitative, following the "French" discourse analysis and Lacanian psychoanalysis. The analysis indicated that the signifier "body" was linked to "weight" and "feeding" in the same discursive chain. Thus, this significant chain established the order of identity and alterity, governed by (lack of) control. The conc1usion is that the anorexic´s silent complaint, materialized through a refusal to eat, is directed at the Other in an attempt to attain alterity.
  • A concepção freudiana de experiência

    Rotstein, Eduardo; Bastos, Angélica

    Resumo em Português:

    O tema deste artigo é a concepção de experiência na obra de Freud, problematizada pela indissociabilidade entre pesquisa e tratamento psicanalítico. Com a premissa de que a psicanálise possui fundamento empírico e a constatação da inexistência de definição explícita de 'experiência' no texto freudiano, seus objetivos consistem em circunscrever a concepção freudiana de experiência, examinar os critérios científicos assumidos por seu fundador e demarcar a natureza de sua práxis. A investigação da etimologia do termo 'experiência', da distinção conceitual entre esta e a vivência na trama conceitual freudiana, do caráter empírico da investigação em psicanálise, bem como de sua natureza clínica, ambos reiterados na referida obra, levam a concluir por um duplo sentido do termo.

    Resumo em Inglês:

    The theme of this article is the conception of experience in Freud's work, which is problematic due to the inseparability between research and psychoanalytic treatment. With the premise that psychoanalysis has an empirical foundation and establishing the lack of an explicit definition of 'experience' in the Freudian text, the objectives of this study are to circumscribe the Freudian conception of experience, to examine the scientific criteria given by its founder and to determine the nature of its praxis. The etymological study of the word 'experience', the conceptual distinction between this conception and the one used in the Freudian conceptual scheme, the empirical character of research in psychoanalysis, as well as its clinical nature, both reaffirmed Freud's work, lead to the conclusion of a two-way term.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com