Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 27, Número: 4, Publicado: 2011
  • Perfil de adolescentes talentosos e estratégias para o seu desenvolvimento

    Chagas, Jane Farias; Fleith, Denise de Souza

    Resumo em Português:

    O objetivo dessa pesquisa foi examinar características cognitivas, acadêmicas, afetivas e sociais de adolescentes talentosos e identificar fatores que favorecem ou dificultam o desenvolvimento de suas habilidades, a partir da percepção dos indivíduos talentosos, de seus familiares e professores. Participaram do estudo quatro adolescentes talentosos, 12 familiares e cinco professoras. A entrevista semiestruturada foi utilizada como instrumento. Os resultados indicaram que as características cognitivas e acadêmicas mais reconhecidas foram: autodidatismo, facilidade para aprender e dedicação aos estudos. Entre as características afetivas e sociais, destacaram-se: determinação, timidez e preferência pelo isolamento social. Os fatores promotores do desenvolvimento do talento mais frequentes foram: suporte familiar e atendimento em sala de recursos. A principal barreira identificada foi o acesso a serviços especializados.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to examine cognitive, academic, affective and social characteristics of talented adolescents, and to identify factors that promote or inhibit the development of their abilities, based on their perception and of their family and teachers. Four talented students, 12 family members and five teachers participated in the study. A semi-structured interview was used as instrument. The results indicated that the most acknowledged cognitive and academic characteristics were: Autodidactism, easiness to learn, and dedication to studies. Among the affective and social characteristics, the ones highlighted were: determination, shyness, and preference for social isolation. Frequently indicated factors that promote talent development were: Family support and services in the resources room. The main barrier was the access to specialized services.
  • Rendimento académico: influência do autoconceito e do ambiente de sala de aula

    Paiva, Maria Olímpia Almeida de; Lourenço, Abílio Afonso

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem como objectivo verificar se o autoconceito dos alunos, avaliado pela escala PHCSCS-2, e o ambiente da sala de aula, analisado pela escala APSA, são relevantes na explicação do rendimento académico. Participaram 217 alunos (112 rapazes e 105 raparigas) do 3.º Ciclo do Ensino Básico, de uma escola pública do norte de Portugal. Para o tratamento dos dados recorreu-se a modelos de equações estruturais. Constatou-se que o autoconceito e o ambiente de sala de aula têm um impacto positivo e significativo no rendimento académico dos alunos (Língua Portuguesa e Matemática), bem como o autoconceito afecta positivamente esse mesmo ambiente. São discutidas implicações educativas dos resultados.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is verify whether the self-concept of students, measured by the scale PHCSCS-2, and the classroom environment, assessed with the APSA scale, are relevant factors explaining academic achievement. 217 students (112 males and 105 females) of a public school in north of Portugal participated in this study. Structural Equation Modeling was used to analyze the data. The results indicated that self-concept and classroom environment have a significant and positive impact on the language and mathematics achievement of the students and that self-concept positively affects the classroom environment. The educational implications of the results are discussed.
  • Síndrome de Burnout em professores: prevalência e fatores associados

    Carlotto, Mary Sandra

    Resumo em Português:

    A Síndrome de Burnout é uma reação ao estresse excessivo relacionada ao trabalho. O objetivo do estudo foi identificar a prevalência da Síndrome de Burnout em 882 professores de escolas da região metropolitana de Porto Alegre-RS. Foram utilizados como instrumentos de pesquisa: um questionário elaborado especificamente para levantamento de variáveis demográficas, laborais e o MBI- Maslach Burnout Inventory (HSS-ED). Os resultados obtidos evidenciam 5,6% de professores com alto nível de exaustão emocional, 0,7% em despersonalização e 28,9% com baixa realização profissional. Mulheres, sem companheiro fixo, sem filhos, com idade mais elevada, que possuem maior carga horária, que atendem maior número de alunos e trabalham em escolas públicas apresentam maior risco de desenvolvimento de Burnout.

    Resumo em Inglês:

    The burnout syndrome is a response to prolonged occupational stress. The aim of this study was to identify the prevalence of the Burnout Syndrome in 881 teachers from schools in the metropolitan region of Porto Alegre-RS. Two research instruments were used: a questionnaire to evaluate sociodemographic and professional variables and the MBI-Maslach Burnout Inventory (HSS-ED). Results showed that 5.6% of the teachers showed high levels of emotional exhaustion, 0.7% depersonalization, and 28.9% low professional accomplishment. Older women without children, who are not engaged in a steady relationship, who have heavier workloads, teach lots of students and work in public schools show a higher risk of developing burnout.
  • Educação inclusiva e alunos com transtorno mental: um desafio interdisciplinar

    Sanches, Antonio Carlos Gonsales; Oliveira, Márcia Aparecida Ferreira de

    Resumo em Português:

    Esse estudo possui seu enfoque nas representações sociais das famílias dos alunos com diagnóstico de Transtorno Mental, frente à perspectiva de sua inclusão em classe comum da rede de ensino e, matriculados em Programa de Educação Especial no município de Indaiatuba, cujo objetivo central era a política sociopedagógica da inclusão. Realizaram-se dois estudos de casos, de natureza descritiva, a partir de entrevistas semi-estruturadas e gravadas, com duas mães com filhos nessa condição. Nos depoimentos, as mães revelaram que os profissionais de educação e saúde passam ao largo das proposições da Educação Inclusiva e, sobretudo, não há discussões intersetoriais e complementaridade de ações que facultam ao aluno o direito de que sua existência-sofrimento seja minimizada e ampliados os contextos sociais inclusivos.

    Resumo em Inglês:

    This study is focusing on the social representations of families with students with a mental disorder, in the light of their inclusion in a regular school class. The students participated in a special education program in the city of Indaiatuba: the central objective of this program is the inclusion of their students in a regular school class. Two descriptive case studies were realized, based on a recorded, semi-structured interview with the mothers of a program participant. The mothers declared that the education and health professionals ignored the objectives of Inclusive Education and that no intersectoral discussions took place and no complementary actions were taken to reduce the suffering of the students and to broaden the context of their social inclusion.
  • Práticas educativas maternas e paternas aos 24 e aos 72 meses de vida da criança

    Marin, Angela Helena; Piccinini, Cesar Augusto; Tudge, Jonathan R. H.

    Resumo em Português:

    Este estudo investigou as práticas educativas indutivas, coercitivas e de não interferência maternas e paternas aos 24 e 72 meses de vida da criança. Participaram 24 mães e pais de um único filho/a, que responderam uma entrevista para avaliação dessas práticas. Análises estatísticas revelaram que as mães foram significativamente mais indutivas que os pais aos 24 meses, mas aos 72 meses não houve diferenças. Enfatiza-se que as mães tendem a conversar mais com seus filhos/as, expressar sentimentos, opiniões, estabelecer limites e elogiar comportamentos adequados. As mães também apresentaram médias mais elevadas no total de práticas relatadas, o que pode ser explicado pelo papel predominante que ainda exercem na socialização infantil, embora os pais venham participando mais da educação dos filhos/as.

    Resumo em Inglês:

    The present study investigated mothers' and fathers' inductive, coercive and non-interference child-rearing practices with 24- and 72-month-old children. Twenty-four mothers and fathers with an only child were interviewed about their child-rearing practices. Statistical analyses revealed that the mothers described significantly more inductive practices than did the fathers at 24 months, but at 72 months there were no differences. These results indicate that the mothers talked, expressed feelings and opinions, established limits and praised appropriate behaviors more with their children. The mothers, on average, also used a greater total of child-rearing practices than did fathers, which can be explained by the predominant role that they still exercise in the children's socialization, although fathers are participating more in their children's education.
  • Práticas educativas parentais em mulheres vítimas e não vítimas de violência conjugal

    Sani, Ana Isabel; Cunha, Dália Maria Moreira da

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa o impacto da violência conjugal exercido contra as mulheres nas práticas educativas parentais. A amostra é constituída por 60 mães divididas em dois grupos, vítimas de violência conjugal (n=30) e não vítimas de violência conjugal (n=30), com idades entre os 21 e os 60 anos, a maioria casadas ou a viver em união de facto, com baixas habilitações literárias e pertencentes a famílias desfavorecidas de uma região do Norte de Portugal. Os dados recolhidos através do "Inventário de Práticas Educativas" revelaram que as mulheres vítimas de violência utilizam de modo mais corrente práticas educativas inadequadas na interacção com os seus filhos, classificando-as também como adequadas, mais do que as mulheres não vítimas de violência conjugal.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the impact of domestic violence against women on parenting practices. The sample consists of 60 mothers divided into two groups, victims of domestic violence (n = 30) and non victims of domestic violence (n = 30). The mothers were between 21 and 60 years of age, mostly married or living together, with low qualifications and belonging to poor families from a province in the North of Portugal. The data collected with the Inventory of Educational Practices revealed that in comparison to women who were not victims of domestic violence, abused women more often use inadequate educational practices in the interaction with their children, while classifying these practices more frequently as being adequate.
  • Fala materna dirigida à criança em cenários comunicativos específicos: um estudo longitudinal

    Pessôa, Luciana Fontes; Moura, Maria Lucia Seidl de

    Resumo em Português:

    Esse estudo longitudinal analisa as características da fala materna dirigida à criança, identificando a transição de cenários comunicativos específicos. Quatro díades mães-bebê foram filmadas dos 13 aos 24 meses da criança. As instâncias de fala materna foram classificadas em sentenças afirmativa, negativa, imperativa e interrogativa e os cenários comunicativos classificados como atencional, convencional ou simbólico. Percebeu-se que há uma tendência do cenário atencional diminuir e do simbólico aumentar sua percentagem de tempo ao longo do desenvolvimento da criança em todas as díades observadas. Tipos específicos de sentenças maternas predominaram em determinados períodos do desenvolvimento. O estudo traz uma contribuição para a literatura relativa à fala materna no desenvolvimento inicial, com dados do contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    This longitudinal study aimed to analyze characteristics of maternal speech directed to children, identifying transitions of mother-child communication settings. Four children from 13 to 24 months old and their mothers were observed longitudinally. The instances of maternal speech were classified as affirmative, negative, imperative and interrogative sentences and the mother-child communication settings were classified as attentional, conventional or symbolic. The percentage of time in attentional and symbolic settings showed a linear relation with the increase of baby's age in all mother-child dyads. Different types of maternal sentences presented diverse patterns of development across time and in the four dyads. The study offers a contribution to the literature on maternal speech and initial language development with data from a Brazilian context.
  • Relação conjugal no contexto de reprodução assistida: o tratamento e a gravidez

    Silva, Isabela Machado; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    Neste estudo de caso coletivo, investigou-se a relação conjugal de três casais que conceberam com o auxílio das Técnicas de Reprodução Assistida (TRA). Os dados, obtidos a partir de entrevistas individuais semiestruturadas, foram submetidos à análise de conteúdo qualitativa, embasada em três categorias: coesão, sexualidade e comunicação, durante o tratamento e a gravidez. O tratamento mostrou-se fonte potencial de dificuldades nas três dimensões. Durante a gravidez, permaneceram algumas dificuldades, especialmente na sexualidade, mas relataram-se aumento na coesão e redução de conflitos. Identificou-se a interação das três dimensões, de forma que uma pode tanto compensar dificuldades nas demais como contribuir para o funcionamento destas. Destaca-se, assim, a importância de considerar as diferentes dimensões da relação conjugal, em estudos com casais.

    Resumo em Inglês:

    This collective-case study investigated marital relationship during pregnancy, in three couples who conceived through assisted reproduction techniques. The data, derived from individual semi-structured interviews, were submitted to a qualitative content analysis, based on three categories: cohesion, sexuality and communication, during treatment and pregnancy. The treatment was a source of potential difficulties in the three categories. During pregnancy, some difficulties remained, especially in couples' sexuality, but there was an increase in cohesion and a reduction in conflicts. An interaction of the three dimensions was identified, so that one dimension could either compensate difficulties in the other dimensions or contribute to their functioning. The importance of investigating different dimensions of the marital relationship in studies with couples is highlighted.
  • Sobrecarga emocional e qualidade de vida em mães de crianças com erros inatos do metabolismo

    Pontes-Fernandes, Angela Cristina; Petean, Eucia Beatriz Lopes

    Resumo em Português:

    Este estudo objetivou investigar a sobrecarga emocional e a percepção da própria qualidade de vida em mães de crianças com Erros Inatos do Metabolismo (EIM). Participaram 21 mães de crianças com EIM, com comprometimento neurológico grave, de ambos os sexos, com idade até dez anos. A coleta de dados foi realizada por meio dos instrumentos WHOQOL-Bref e Burden Interview. Os dados foram analisados estatisticamente e comparados. Foi observado que os cuidados com a criança com EIM interferem negativamente na qualidade de vida das mães, sobretudo no domínio relações sociais, acarretando uma sobrecarga emocional, de tal forma que quanto maior a sobrecarga, mais baixa a percepção sobre a própria qualidade de vida.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to investigate the perception of women having children with Inborn Errors of Metabolism (IEM) about the experienced emotional burden and their own quality of life. The participants were 21 mothers of children with IEM, with serious neurological injury. The children were of both sexes, up to ten years old. Data collection was accomplished through instruments WHOQOL-Bref and Burden Interview. The data were statistically analyzed and compared. The care of children with IEM interfere in a negative way in the quality of life of the mother, especially in the domain of their social relations, resulting in an emotional burden; the greater the burden, the lower the perceived quality of life.
  • A revelação de abuso sexual: as medidas adotadas pela rede de apoio

    Habigzang, Luísa Fernanda; Ramos, Michele da Silva; Koller, Sílvia Helena

    Resumo em Português:

    O presente estudo identificou e analisou as medidas adotadas pela rede de apoio de crianças e adolescentes após a revelação de abuso sexual. Participaram 40 meninas, entre oito e 16 anos, vítimas de abuso sexual. As medidas de proteção adotadas pela rede foram mapeadas através de entrevista semi-estruturada. A revelação foi feita aos pais em 42,5% da amostra e 92,5% das pessoas acreditaram. O abrigamento ocorreu em 35% dos casos e o restante permaneceu com a família que afastou o agressor. A atitude de confiança da família na revelação e a denúncia da violência constituíram-se em um fator de proteção. Contudo, o alto índice de abrigamento e o não acompanhamento efetivo do afastamento do agressor representaram fatores de risco.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to identify the measures adopted by the social and emotional support network of children and adolescents after disclosure of sexual abuse. Forty victims of sexual abuse, eight to sixteen years old girls, responded to an interview that mapped the measures adopted by the network. Disclosure to the parents took place in 42.5% of the cases, and 92.5% of the parents believed it to be true. 35% of the girls went to a shelter home and the rest remained with the family after exclusion of the aggressor. The trustworthiness of the family in disclosure and reporting of violence was a protective factor. However, the high shelter rate and absence of effective monitoring of the aggressor removal were risk factors.
  • Vivências de familiares de mulheres com câncer de mama: uma compreensão fenomenológica

    Ambrósio, Daniela Cristina Mucinhato; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivo compreender a vivência de familiares de mulheres acometidas pelo câncer de mama em relação à possibilidade de morte, considerando-se o estigma de doença fatal que envolve a doença. Participaram sete filhos, quatro maridos, uma nora e um entrevistado na dupla condição de genro e marido. Foram realizadas entrevistas individuais, ancoradas no referencial fenomenológico, seguindo a questão norteadora: "Como foi, para você, ter um familiar com câncer de mama?". Os resultados demonstraram que a consciência da mortalidade da ente querida se aguça para os familiares, que se percebem como seres-para-a-morte e sentem a necessidade de serem-com-um-profissional-especializado, o que sugere a importância de estender os cuidados à unidade familiar.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to understand the experience lived by family members of women with breast cancer regarding their possibility of facing death. Participants were family members of women with cancer: seven children, four husbands, one daughter-in-law and one son-in-law. Individual open interviews were realized, grounded on a phenomenological research framework, according to the following guiding question: "What was it like for you to have a family member with cancer?" The results showed that since the moment of the diagnosis, the consciousness about death of their loved one becomes stronger among the family members, who realize they are beings-towards-death and feel the need to be-with-a-specialized-professional, which suggests it is important to extend patient care to the family unit.
  • Revisão da literatura sobre a eficácia da intervenção psicológica no tratamento do lúpus eritematoso sistêmico

    Cal, Sílvia Fernanda Lima de Moura

    Resumo em Português:

    Manifestações neuropsiquiátricas são comuns no lúpus eritematoso sistêmico (LES), especialmente depressão, ansiedade e psicose. O estresse psicológico e o uso de corticóide têm sido responsabilizados pelas manifestações psicopatológicas. Objetivou-se realizar revisão de literatura sobre a eficácia da intervenção psicológica no tratamento do LES, utilizando-se pesquisas em bases de dados, através dos descritores "psychotherapy" and "lupus", incluindo-se os ensaios clínicos randomizados e os estudos prospectivos. Foram encontrados seis artigos, sendo quatro ensaios clínicos randomizados e dois estudos prospectivos. Cinco artigos encontraram evidências de acentuada melhora nos pacientes que tinham acompanhamento psicológico e apenas um não encontrou tal evidência. Concluiu-se que a intervenção psicológica pode ser uma ferramenta importante no tratamento do LES.

    Resumo em Inglês:

    Neuropsychiatric manifestations, especially depression, anxiety and psychosis, are common in systemic lupus erythmatosus (SLE). The psychological stress and the use of corticoids have been blamed for these psychopathological manifestations. A literature review was realized on the efficacy of psychological interventions in the treatment of SLE, using research data bases, through the descriptors "psychotherapy" and "lupus", including randomized clinical trials and prospective studies. Six articles were found, of these, four were randomized clinical trials, and two prospective studies. Five articles related evidence of pronounced improvement in patients that had psychological follow-up and one article did not found such evidence. Psychological intervention can be an important tool in the treatment of SLE.
  • Estratégias de coping de pacientes oncológicos em tratamento radioterápico

    Paula Júnior, Wanderley de; Zanini, Daniela Sacramento

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa estresse, estratégias de coping, resiliência e bem-estar subjetivo em pacientes oncológicos em tratamento radioterápico. Sessenta pessoas, com idades entre 26 a 82 anos (20 homens e 40 mulheres) responderam as escalas de Bem-Estar Subjetivo, Inventário de Resiliência e de Sintomas de Estresse e Coping Response Inventory - Adult Form (CRI-A). Os resultados apontam que o uso da estratégia de coping direta esteve associado a nível mais elevado de resiliência e afeto positivo, enquanto o uso da estratégia de evitação pode aumentar a percepção de afeto negativo e diminuir o relato de afeto positivo. Conclui-se que as estratégias de coping podem interferir no bem-estar subjetivo e podem estabelecer relação significativa com fatores de resiliência em paciente oncológico em radioterapia.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes stress, coping strategies, resilience and subjective well-being of cancer patients undergoing radiotherapy. Sixty subjects, between 26 to 82 years old (20 man and 40 woman), answered the Subjective Well-Being Scale, the Resilience and the Stress Symptoms Inventory and the Coping Response Inventory - Adult Form (CRI-A). The results showed that the use of approach coping strategies is associated with a higher level of resilience and with positive affect, while using avoidant coping strategies can lead to an increased perception of negative affect and to a lower report of positive affect. The results of this study suggest that coping strategies are related to resilience factors and can interfere with the subjective well-being of cancer patients undergoing radiotherapy treatment.
  • Adesão ao tratamento por cuidadores de crianças e adolescentes soropositivos para o HIV

    Salles, Caroline Mota Branco; Ferreira, Eleonora Arnaud Pereira; Seidl, Eliane Maria Fleury

    Resumo em Português:

    Objetivou-se investigar o padrão de adesão ao tratamento por cuidadores de crianças e adolescentes HIV positivos e identificar as estratégias de enfrentamento adotadas diante de estressores da soropositividade. Participaram 30 cuidadores e utilizou-se entrevista semiestruturada, Escala Modos de Enfrentamento de Problemas e prontuário clínico, este como fonte de dados secundários. Os cuidadores foram classificados em Grupo Adesão e Grupo Não-Adesão com base em seus relatos sobre condutas de uso dos medicamentos antirretrovirais e outros critérios. Vinte e cinco cuidadores foram incluídos no Grupo Adesão. Não se observaram diferenças significativas quanto ao enfrentamento entre os grupos, excetuando a busca de práticas religiosas/pensamento fantasioso. Os resultados dão subsídios para intervenções visando reduzir impactos psicossociais da soropositividade a cuidadores, crianças e adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to investigate the pattern of adherence of caregivers of HIV seropositive children and adolescents and to identify the coping strategies against the stressors of seropositivity. The 30 caregivers that participated in the study responded to a semi-structured interview and a scale of how to cope with problems. A clinical record was used as a secondary data source. The caregivers were classified in an adhesion group (n=25) and non-adhesion group (n=5), based on their behavior related to the use of antiretroviral medicaments and other criteria. No significant differences were found in coping strategies between the groups, except in the strategy based on religiosity/fantasy thinking. The results provide a basis for interventions aimed at reducing psychosocial impacts of HIV.
  • Adaptação de um questionário de autoconfiança relacionado a situações-problema em Odontopediatria

    Nascimento, Camila Lima; Batista, Cecília Guarnieri; Rolim, Gustavo Sattolo; Rocha, Renata Salvitti de Sá; Moraes, Antonio Bento Alves de

    Resumo em Português:

    É relatada a adaptação do questionário de Milgrom sobre autoconfiança e formas de lidar frente a situações-problemas em odontopediatria. A adaptação foi aprovada por especialistas e analisada em termos da quantidade, coerência e qualidade das respostas suscitadas. Considerou-se o questionário como instrumento que pode contribuir para a formação do odontólogo.

    Resumo em Inglês:

    This work describes the adaptation of Milgrom's questionnaire on self-confidence and ways of dealing with behavior problems faced during pediatric dental treatment. The adaptation of the instrument was approved by experts and was analyzed in terms of quantity, coherence and quality of responses. The results of this study suggest that the questionnaire can contribute to dentist's education.
  • Características sócio-econômicas e saúde em pessoas pobres e refugiadas

    Juárez, Fernando; Guerra, Ángela

    Resumo em Português:

    Foi estudada a relação entre aspectos socioeconômicos, deslocamento, eventos traumáticos, saúde, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) e co-ocorrência em 93 pessoas de baixa renda. Foi aplicada a Escala de Trauma Davidson (DTS) e o Questionário de Saúde Geral de Goldberg (GHQ-28). 50,5% dos participantes foram descritos com TEPT e 74,2% apresentaram problemas de saúde. Existiu co-ocorrência entre o TEPT e os problemas de saúde, sendo a associação elevada para a ansiedade (GHQ-28) e a hiperreatividade (DTS). Na existência de problemas de saúde houve influemcia da pontuação do DTS. Na existência de TEPT houve influencia da pontuação no GHQ-28, o estado de origem e o tipo de deslocamento. A pontuação na DTS e o departamento de origem influenciaram na existência da co-ocorrência.

    Resumo em Espanhol:

    Se estudió la relación entre aspectos socioeconómicos, desplazamiento, eventos traumáticos, salud, trastorno por estrés postraumático (TEPT) y coocurrencia, en 93 personas pobres. Se aplicó la Escala de Trauma Davidson (DTS) y el Cuestionario de Salud General de Goldberg (GHQ-28); 50,5% de los participantes tuvieron TEPT y 74,2% tuvo problemas de salud. Existió coocurrencia entre el TEPT y los problemas de salud, siendo la asociación elevada para la ansiedad (GHQ-28) y la hiperreactivación (DTS). En la existencia de problemas de salud, influyó la puntuación en el DTS. En la existencia de TEPT influyó la puntuación en el GHQ-28, el departamento emisor y el tipo de desplazamiento. La puntuación en la DTS y el departamento emisor influyeron en la existencia de coocurrencia.

    Resumo em Inglês:

    The relationship between social and economic aspects of displacement, traumatic events, health, posttraumatic stress disorder (PTSD) and co-occurrence was studied in a sample of 93 poor and displaced people. The Davidson Trauma Scale (DTS), and Goldberg's General Health Questionnaire (GHQ-28) were applied. Of all the participants, 50.5% had PTSD and 74.2% had health problems. Co-occurrence was observed between PTSD symptoms and health problems, with a strong relation between anxiety (GHQ-28) and hyper-reactivation (DTS). Scores on the DTS were related to the existence of health problems; the scores on the GHQ-28, the issuing department and the type of displacement, all of these were related to PTSD. Scores on the DTS and the issuing department influenced the existence of co-occurrence.
  • Critérios de construção e relato da análise prototípica para representações sociais

    Wachelke, João; Wolter, Rafael

    Resumo em Português:

    A análise prototípica é uma convenção de apresentação bastante difundida para caracterizar a estrutura de uma representação social a partir de dados de evocações livres. O presente texto visa a sistematizar e indicar algumas dessas informações que deveriam estar presentes na descrição de resultados da análise prototípica, discutindo brevemente os prós e contras de algumas opções de realização da análise. Para tanto, é feita uma breve introdução da análise e posteriormente passa-se a considerações técnicas, finalizando com um exemplo de relato.

    Resumo em Inglês:

    Prototypical analysis is a largely diffused convention of presentation to characterize the structure of a social representation based on free association data. However, occasionaly the results of that analysis do not contain the essential information to guarantee its transparency. The present text aims at systematizing and indicating some of the information that should be present in the description of prototypical analysis results, briefly discussing the pros and cons of some analysis options. For that purpose, a brief introduction of the analysis is made, then moving on to technical considerations and closing the text with an example of an report.
  • Auto-eficácia para abstinência e tentação para uso de drogas ilícitas: uma revisão sistemática

    Freire, Suzana Dias; Oliveira, Margareth da Silva

    Resumo em Português:

    Estudos sobre o processo de mudança nos comportamentos aditivos abordam a auto-eficácia para abstinência e a tentação para o uso de substâncias como aspectos centrais ao entendimento das adições. Este estudo buscou a revisão sistemática de artigos que avaliaram a auto-eficácia (AE) para abstinência e a tentação para uso de drogas ilícitas. Nas bases de dados PubMed, PsychInfo e LILACS, foram utilizados termos: abstinence, self-efficacy, temptation e scale na busca de publicações que relacionassem os descritores a drogas ilícitas. Dos 13 artigos selecionados, cinco aplicaram o mesmo instrumento, três adaptaram medidas e os demais, diferentes escalas. Grande parte dessas ferramentas apresenta situações para serem avaliadas quanto à tentação para o uso ou auto-eficácia para abstinência de drogas em geral.

    Resumo em Inglês:

    Studies on the process of change in addictive behaviors address self-efficacy for abstinence and temptation to use drugs as central aspects. This study conducted a systematic review of scientific literature about abstinence self-efficacy (AE) and temptation to use illegal drugs. At the databases PubMed, PsychInfo and LILACS the terms abstinence, self-efficacy, temptation and scale were used in the search process for publications that related the descriptors to illicit drugs. Of the 13 selected articles, five used the same instrument, three adapted measures used to assess other behaviors, and the remaining five used different scales. Most of these tools presented risk situations to be answered according to the abstinence self-efficacy or temptation to use drugs in general, with no distinction among substances.
  • A crise na Psicologia: análise da contribuição histórica e epistemológica de L. S. Vigotski

    Lordelo, Lia da Rocha

    Resumo em Português:

    Este artigo buscou resgatar a importância de L. S. Vigotski como historiador e epistemólogo da Psicologia. Vigotski diagnosticou uma crise e fragmentação na ciência psicológica nos anos de 1920, e destacou no materialismo dialético uma filosofia científica e uma visão de mundo que poderiam realizar a integração metodológica que ele achava necessária à Psicologia, que teria a consciência como objeto principal de estudo. Para isto, são analisados textos de cunho metodológico de Vigotski, em especial "O Significado Histórico da Crise na Psicologia", de 1926. A análise da proposta vigotskiana leva-nos a pensar no sentido da crise e da fragmentação que persiste na própria Psicologia contemporânea, e a refletir mais cuidadosamente sobre a pluralidade metodológica que caracteriza nossa ciência.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to explore L. S. Vigotski's relevance as historian and epistemologist of Psychology. Vigotski diagnosed a crisis and fragmentation in psychological science in the 1920's, and saw in dialectical materialism a scientific philosophy and world vision capable of accomplishing the methodological integration he thought was necessary in Psychology. The main object of study would be consciousness. To accomplish the objective of this study, methodological texts written by Vigotski were analyzed, in particular "The historical meaning of the crisis in Psychology", from 1926. Vigotskian analysis leads us to think about the meaning of the crisis and fragmentation which persist in contemporary Psychology, and invites us to reflect upon the methodological pluralism that characterizes our science.
  • Percalços na história da ciência: B. F. Skinner e a aceitação inicial da Análise Experimental do comportamento entre as décadas de 1930 e 1940

    Cruz, Robson Nascimento da

    Resumo em Português:

    A elaboração inicial do conceito de condicionamento operante e do delineamento experimental de sujeito único define as bases do sistema explicativo skinneriano em meados de 1930. Todavia, essas formulações não foram imediatamente aceitas. Com o objetivo de compreender os motivos envolvidos nesse episódio da história inicial da Análise do Comportamento, discutimos três eventos históricos, quais sejam: a) as dificuldades enfrentadas por Skinner após o seu pós-doutorado; b) a recepção ao seu primeiro livro, The Behavior of Organisms; c) a disputa com outros modelos explicativos do comportamento. Uma história constituída por determinantes de natureza motivacional, institucional, emocional, econômica e pelas dificuldades de ir na contramão de tendências dominantes na Psicologia Experimental norte-americana é o que se conclui na presente investigação.

    Resumo em Inglês:

    The initial draft of the concept of operant conditioning and of the single-subject experimental design defines the bases of Skinner's explanatory system. However, these formulations were not immediately welcomed. To enable a closer look on the history of formation of Behavior Analysis, three historical facts were highlighted: (a) the difficulties faced by Skinner at the end of his post-graduate studies; (b) the reaction to his first book, The Behavior of Organisms, and (c) the dispute with other explanatory behaviorial models. The conclusion of the present study is that the history of formation of Behavior Analysis is constituted by determinants of motivational, institutional, emotional and economic nature and by difficulties of going against the dominant methodological trends of North-American Experimental Psychology.
  • Notícia

    Rodrigues, Aroldo; Féres-Carneiro, Terezinha
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com