Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 28, Número: 3, Publicado: 2012
  • Estudo comparativo das associações semânticas de palavras entre adultos jovens e idosos

    Zortea, Maxciel; Salles, Jerusa Fumagalli de

    Resumo em Português:

    Associações de palavras vêm sendo investigadas recentemente, porém há pouco consenso acerca das mudanças nestas associações entre faixas etárias. Este estudo comparou associações semânticas de palavras entre 108 adultos jovens universitários (M = 22,17; DP = 6,04) e 57 idosos (M = 70,89; DP = 6,87). Uma tarefa de associação semântica foi utilizada. A força de associação direta entre estímulos e palavras mais fortemente associadas permaneceu constante entre os grupos. O tamanho do conjunto total e o número de respostas diferentes foram maiores para o grupo de adultos. O índice de diversidade de respostas foi maior para os adultos. Estas diferenças podem ser consideradas na construção de tarefas com estímulos verbais para avaliar memória e linguagem em diferentes faixas etárias.

    Resumo em Inglês:

    The number of studies on word associations have increased recently. However, little agreement exists about age differences in relation to these associations. The semantic word associations of 108 adult college students (M = 22.17; SD = 6.04), and 57 elderly (M = 70.89; SD = 6.87) were compared using a semantic word association task. The strength between the stimuli and the strongest word associated were similar for both groups. The number of different words and the total amount of associated words were higher for the adults. Finally, the diversity index of responses was higher for the adults. Future research on memory and language can consider these age differences when developing tasks with verbal stimuli.
  • Efeitos de instruções preliminares sobre o seguimento de regras

    Teixeira Júnior, Ronaldo Rodrigues; Paracampo, Carla Cristina Paiva

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo testar os efeitos de diferentes instruções preliminares sobre o seguimento de regras. Dezoito estudantes universitários foram expostos a um procedimento modificado de escolha de acordo com o modelo e distribuídos em três grupos, que diferiram quanto às instruções preliminares recebidas (completa, sem trechos sobre materiais ou sem trechos sobre conseqüências). Os participantes de cada grupo foram divididos em duas condições experimentais, em que instruções correspondentes ou discrepantes foram apresentadas. Os resultados mostraram que a ausência de trechos sobre materiais dificulta a realização da tarefa e a ausência de trechos sobre as conseqüências diminui a variação de respostas, porém todos os participantes que realizaram corretamente a tarefa seguiram tanto instruções correspondentes quanto discrepantes.

    Resumo em Inglês:

    The present work had as objective to test the effects of different general instructions on rule following. Eighteen college students were exposed to a modified match-to-sample task and divided in three groups, which differed in the presentation of preliminary instructions (complete, without passages about materials or without passages about consequences). Subjects of each group were divided in two experimental conditions, in which accurate and inaccurate instructions were presented. Results showed that absence of sections about materials in the instructions complicates the learning task while absence of sections about consequences decreases the variety of responses. Notwithstanding, all subjects that performed the task correctly followed both accurate and inaccurate instructions.
  • A estrutura fatorial do Teste de Criatividade Figural Infantil

    Nakano, Tatiana de Cássia; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    Com o objetivo de investigar evidências de validade do Teste de Criatividade Figural Infantil, instrumento que visa avaliar 12 características criativas (Fluência, Flexibilidade, Elaboração, Originalidade, Expressão de Emoção, Perspectiva Incomum, Perspectiva Interna, Fantasia, Movimento, Uso de Contexto, Extensão de Limites e Títulos Expressivos), uma análise fatorial foi realizada visando uma melhor compreensão acerca do agrupamento dessas características. Estudantes de 1a a 8a séries do Ensino Fundamental (n=1253, 599F / 654M) responderam ao instrumento. A análise fatorial apontou uma estrutura composta por quatro fatores (enriquecimento de idéias, aspectos cognitivos, emotividade e preparação criativa), que foi adotado como modelo de interpretação do instrumento devido à sua consistência com a literatura científica.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to investigate the validity evidence of the Test of Figural Creativity for Children. Factor analysis was performed for a better understanding of the 12 characteristics of creativity assessed by the instrument (Fluency, Flexibility, Elaboration, Originality, Expression of Emotion, Uncommon Perspective, Internal Perspective, Fantasy, Movement, Use of Context, Extension of Boundaries and Expressive Titles). The instrument was administered to students from 1st to 8th grades of elementary school (n=1253, 599 females and 654 males). Factor analysis indicated a structure consisting of four factors (cognitive aspects, enrichment of ideas, cognitive aspects, emotional and creative preparation) which was adopted as a model for interpretation of the instrument considering its consistency with the scientific literature.
  • A influência dos valores humanos no compromisso religioso

    Santos, Walberto Silva dos; Guerra, Valeschka Martins; Coelho, Jorge Artur Peçanha de Miranda; Gouveia, Valdiney Veloso; Souza, Luana Elayne Cunha de

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa analisou a relação entre o compromisso religioso e os valores humanos. Dois estudos específicos foram realizados. No primeiro participaram 535 estudantes, com idade média de 15,5 anos (DP = 3,24), a maioria do sexo feminino (63,1%). No segundo, participaram 431 estudantes, com idade média de 15,4 anos (DP = 3,29), a maioria do sexo feminino (59%). As hipóteses propostas foram corroboradas, indicando uma relação direta entre o compromisso religioso e os valores sociais, assim como uma relação inversa estabelecida com os valores de experimentação. Um efeito de supressão foi observado dos valores normativos sobre os valores de existência, sugerindo uma maior complexidade na interação entre os valores como explicadores do compromisso religioso.

    Resumo em Inglês:

    In the current research the relation between religious commitment and human values was analyzed. Two studies were conducted. In Study 1, 535 school and university students took part, with a mean age of 15.5 years (SD = 3.24), mostly women (63.1%). In Study 2, participants were 431 school and university students, with a mean age of 15.4 years (SD = 3.29), mostly women (59%). Proposed hypotheses were corroborated, indicating a direct relation between religious commitment and social values, as well as an opposite relation established with experimentation values. A suppression effect was observed from normative values on existence values, suggesting a higher complexity in the relation established among values as predictors of religious commitment.
  • Reatividade ao automonitoramento em uma portadora da síndrome do intestino irritável

    Bohm, Carlos Henrique; Gimenes, Lincoln da Silva

    Resumo em Português:

    O automonitoramento (AM) é usado para a observação, avaliação e intervenção em problemas comportamentais e de saúde. Neste estudo, utilizou-se AM na avaliação de comportamentos de uma mulher de 44 anos de idade com a síndrome do intestino irritável (SII). Durante um período de 19 semanas a paciente preencheu formulários diários de AM de atividades diárias, sintomas intestinais e consumo alimentar. Uma melhora não programada nos sintomas foi observada, que pode ser explicada como um efeito de reatividade ao AM. Inicialmente as atividades diárias da paciente aconteciam de forma ininterrupta e eram associadas à constipação intestinal; com a ajuda de AM ela aprendeu a realizar interrupções dessas atividades quando dos sinais de motilidade intestinal, aumentando assim a frequência de evacuação.

    Resumo em Inglês:

    Self-monitoring (SM) is used for observation, assessment and intervention in behavioral and health problems. In this study SM was used in the behavior assessment of a 44 year old female with an irritable bowel syndrome (IBS). During a period of 19 weeks this patient filled in daily SM forms related to general activities, bowel functioning and food intake, A not foreseen improvement of the symptoms was observed, which can be explained as a reactivity effect to SM. Initially, the activities of the participant occurred in a uninterruptedly manner and were associated with bowel constipation; with the SM recording the participant learned to interrupt her activities as response to signals of bowel movements, increasing, therefore, the frequency of defecation.
  • Envolvimento paterno aos três meses de vida do bebê

    Piccinini, Cesar Augusto; Silva, Milena da Rosa; Gonçalves, Tonantzin Ribeiro; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Tudge, Jonathan

    Resumo em Português:

    O presente estudo investigou o envolvimento paterno aos três meses de vida do bebê. Foram entrevistados 38 pais primíparos, com idades entre 20 e 40 anos. Realizou-se uma análise de conteúdo baseada nas dimensões do conceito de envolvimento paterno: interação, acessibilidade e responsabilidade. Os pais revelaram envolverem-se nas atividades de cuidado, embora nem sempre de maneira rotineira. Também relataram preocupações e envolvimento nas decisões relativas aos cuidados, educação e saúde do bebê. Contudo, consideravam que sua participação estava aquém da ideal em função das restrições impostas pelo trabalho. Os resultados apontam para um aumento no envolvimento paterno nos primeiros meses do bebê e para a necessidade de apoio aos pais neste momento de transição familiar.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the involvement of fathers when their baby was three months old. Participants included 38 primiparous fathers with ages from 20 to 40 years. The fathers' interviews were content analyzed, based on three dimensions of father involvement: interaction, accessibility and responsibility. Fathers reported their involvement in many care activities, although not always routinely. They also mentioned worries and a much involvement in decisions related to care, education and baby's health. However, fathers considered their participation less than desired due to work-related time restrictions. These results indicated an increase in father involvement during the baby's third month and the need for emotional support for the fathers during this family transition.
  • Competência social, inclusão escolar e autismo: um estudo de caso comparativo

    Camargo, Síglia Pimentel Höher; Bosa, Cleonice Alves

    Resumo em Português:

    A presente pesquisa analisou o perfil de competência social (CS) de uma criança pré-escolar com autismo, na escola comum comparado a uma criança com desenvolvimento típico e investigou a influência do ambiente escolar (sala de aula ou pátio) no perfil de CS de ambas. As interações sociais com seus pares foram filmadas, na escola, e a codificação dos vídeos foi realizada por um avaliador independente. Utilizou-se como instrumento a versão adaptada da Escala Q-sort de CS. Os resultados demonstraram que enquanto o perfil de competência social da criança com desenvolvimento típico pouco variou entre os contextos, a criança com autismo demonstrou maior frequência de comportamentos de cooperação e asserção social e menor frequência de agressão e desorganização do self, no pátio.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to investigate the social competence ((SC) profile) of a child with autism in a regular in school, comparing it with a typically developing child and to investigate the influence of the school context (classroom or playground) on their SC profile. The social interactions with their peers were recorded at school and an independent judge coded the videos. The adapted version of the Q-Sort SC scale was used. The results demonstrated that while the SC profile of the typically developing child practically did not vary between contexts, the child with autism demonstrated a higher frequency of cooperation and social assertion behavior and a lower frequency of aggression and disorganization of the self in the playground.
  • Familiares de pessoas diagnosticadas com transtornos alimentares: participação em atendimento grupal

    Souza, Laura Vilela e; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    O discurso biomédico com foco no diagnóstico frequentemente tem sido utilizado como recurso exclusivo para informar a assistência aos familiares de pessoas diagnosticadas com anorexia nervosa e bulimia nervosa. Este estudo buscou compreender como essas famílias constroem justificativas para participação em um grupo de apoio no contexto de tratamento dos transtornos alimentares. Uma sessão desse grupo, que abordava a temática de nosso interesse, foi analisada com apoio do discurso construcionista social. A análise empreendida destacou os sentidos coproduzidos sobre a ausência de alguns familiares no grupo, a diminuição de frequência de participação dos pais, a função desse grupo no tratamento, a periodicidade ideal de participação da família e a possibilidade de familiares e coordenadores do grupo coconstruírem o espaço conversacional.

    Resumo em Inglês:

    The biomedical discourse focused on diagnosis has often been used as an exclusive alternative to inform treatment modalities for families of patients with anorexia nervosa and bulimia nervosa. This study aims to increase the understanding of how these families build justifications for their participation in a family support group in the eating disorder treatment context. Social constructionist discourse was used to analyze a session of the group in which the topic of our interest was addressed. The analysis highlighted co-produced meanings about the absence of some families in the group, the decrease of frequency of parent participation, the function of the group, the ideal frequency of family members, and the possibility of family members and coordinators co-construct the group conversational setting.
  • Direitos sexuais e reprodutivos na escola: avaliação qualitativa de um estudo piloto

    Murta, Sheila Giardini; Rosa, Isabela Oliveira; Menezes, Jordana Calil Lopes de; Rieiro, Marcella Regina Silva; Borges, Ohary de Sousa; Paulo, Silvia Guimarães de; Oliveira, Verônica de; Ribeiro, Danilo Cruvinel; Del Prette, Almir; Del Prette, Zilda

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve a avaliação de um programa preventivo para adolescentes, professores e familiares, focado em direitos sexuais e reprodutivos, resiliência e habilidades sociais assertivas. Foram conduzidas dez sessões psicoeducacionais com os adolescentes (N = 54), três oficinas com os docentes (N = 11) e duas visitas domiciliares às famílias (N = 7). Os resultados, avaliados por medidas qualitativas de autorrelato, mostram que os familiares buscaram serviços da comunidade recomendados na intervenção, os docentes relataram disposição para atuar no fortalecimento da rede social dos adolescentes e estes relataram melhoria na qualidade da comunicação com os pais, prática de sexo seguro e tolerância à diversidade. São discutidas as limitações e possibilidades de intervenções ecológicas e uma agenda de pesquisa na área.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the evaluation of a preventive program for adolescents, teachers and family members, focused on sexual and reproductive rights, resilience and assertive social skills. Ten psychoeducational sessions were conducted with adolescents (N = 54), three workshops with teachers (N = 11) and two home visits to the families (N = 7). The results, evaluated by self report qualitative measures, pointed that families searched community services recommended during the intervention, teachers demonstrated sensitiveness to strengthening the adolescents' social support network, and adolescents reported improvement related to quality of adolescents-parents communication, safe sex practice and tolerance toward the human diversity. Possibilities and limits of ecological interventions are discussed, as a research agenda in this field as well.
  • Relacionamentos de amizade e coping entre jovens adultos

    DeSousa, Diogo Araújo; Cerqueira-Santos, Elder

    Resumo em Português:

    Este artigo descreve um estudo de relações que existem entre características dos relacionamentos de amizade de jovens adultos e suas estratégias e recursos de coping. Participaram 98 jovens adultos, com idades entre 18 e 30 anos (M=23,01; DP=6,57), 45,9% homens. A amostragem se baseou na técnica do Respondent Driven Sampling. Foram aplicados um questionário sociodemográfico e três escalas autoaplicáveis (abordando relacionamentos de amizade, estratégias de coping e percepção de suporte social). Estratégias de coping por confronto e reavaliação positiva se associaram às amizades com mulheres, enquanto que o autocontrole se correlacionou positivamente a amigos homens. Qualidades da amizade se correlacionaram positivamente à percepção de suporte social. Quanto melhores as qualidades das amizades, mais os amigos provêm recursos de coping.

    Resumo em Inglês:

    This article describes a study of existing relations between friendship characteristics of young adults and their coping resources and strategies. The participants of this study were 98 young adults, aged 18 to 30 years (M=23.01; SD=6.57), 45.9% man. The sampling was based on the Respondent Driven Sampling technique. A self-assessment questionnaire composed of socio-demographics and three self-report scales (concerning friendship relationships, coping strategies and social support perception) were administered. Confrontive and positive reappraisal coping were positively correlated with friendships toward female friends. Self-controlling was correlated positively with male friends. Friendship qualities showed a positive correlation with perceived social support. The higher the quality of the friendships, the more friends are able to provide coping resources.
  • Adolescência e jovem adultícia: crescimento pessoal, separação-individuação e o jogo das relações

    Mota, Catarina Pinheiro; Rocha, Magda

    Resumo em Português:

    O presente artigo procura problematizar a importância das dinâmicas relacionais no crescimento pessoal. Tendo como ponto de partida a teoria da apego, o desenvolvimento pessoal é pautado por processos de separação-individuação; são estes os processos que permitem a construção de um sentido de autonomia. Recentemente o conceito de "adultos emergentes" tem vindo a ganhar destaque, gerindo a discussão em torno dos factores internos e externos que eventualmente potenciam a entrada na adultícia. Pais, irmãos e pares assumem relevância neste processo, o que implica posteriormente um alargamento da rede social ao contexto de trabalho e às relações amorosas. As implicações desta transição serão discutidas à luz do processo de separação-individuação e dos factores moderadores do crescimento pessoal.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of the present article is to discuss the importance of the relationship dynamics in personal development. Taking the attachment theory as a starting point, the personal development path is guided by separation-individuation processes; these processes allow building a sense of autonomy. Recently the concept of "emerging adults" has gained importance, managing the debate around the internal and external factors that may enhance the entry into adulthood. Parental figures, siblings and peers assume a relevant role in the process, supporting the adolescent's inclusion in broader social contexts like work and romantic relationships. The implications of this transition will be discussed according to the separation-individuation process and moderating factors of personal growth.
  • O lugar da análise do comportamento no debate científico contemporâneo

    Laurenti, Carolina

    Resumo em Português:

    A ciência sofreu várias transformações ao longo da história. Assiste-se no terreno científico-filosófico contemporâneo a mais uma mudança: a crise do modelo de ciência moderno e a emergência de uma diferente proposta científica, a ciência pós-moderna. Skinner disse que a Análise do Comportamento e sua filosofia, o Behaviorismo Radical, são capazes de instruir o discurso da filosofia da ciência. Não obstante, o texto skinneriano tem uma abertura para dialogar tanto com o modelo de ciência moderno quanto pós-moderno. O objetivo deste texto é examinar alguns compromissos filosóficos (ontológicos, epistemológicos e éticos) das diferentes propostas de ciência skinneriana a fim de esclarecer possibilidades de inserção da Análise do Comportamento nesse debate.

    Resumo em Inglês:

    Science has experienced several changes in the course of history. The contemporary scientific-philosophical field is witnessing a new change: the crisis in the modern science model and the emerging of a different scientific proposal, the post-modern science. Skinner affirmed that Behavior Analysis and its philosophy, Radical Behaviorism, are able to enlighten the discourse of philosophy of science. Nevertheless, Skinner's work permits discussing not only the modern science model but the post-modern as well. This text intends to examine some philosophical commitments (ontological, epistemological and ethical) of the diverse Skinnerian scientific proposals in order to clarify possibilities of placing Behavior Analysis in this debate.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com