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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 32, Número: 1, Publicado: 2016
  • O Naturalismo Biológico de Searle e a Relação Mente-cérebro Articles

    Lyra, Carlos Eduardo de Sousa; Mograbi, Gabriel José Corrêa; El-Hani, Charbel Niño

    Resumo em Português:

    RESUMO Apresentamos o 'naturalismo biológico' de John Searle enquanto possível referencial filosófico para um estudo da mente em diálogo com a neurociência contemporânea. O método utilizado baseia-se em uma revisão crítica e sistemática das principais obras de John Searle sobre a consciência e o problema mente-corpo, com eventuais consultas a outros autores. Nosso objetivo principal é demonstrar que a resolução apresentada por Searle ao problema mente-corpo acaba por introduzir um dualismo de propriedades ou de perspectivas que não resolve, de fato, o problema. Apesar disso, reconhecemos a posição apresentada por Searle como um avanço importante na tentativa de enfrentar a tradição cartesiana e alguns de seus caudatários contemporâneos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper we present John Searle's 'biological naturalism' as a possible philosophical reference for a study of the mind in dialogue with contemporary neuroscience. The method used in the present study is based on a critical and systematic review of John Searle's major works on consciousness and the mind-body problem, with occasional recourse to other authors. Our main goal is to show, though the analysis of arguments and original citations, that Searle's alleged resolution to the mind-body problem introduces a kind of property dualism or perspectival dualism, which in fact does not solve that problem. Notwithstanding, we recognize that Searle's account presents an important advance in the attempt to challenge the Cartesian tradition and some of its contemporary advocates.
  • Custos e Benefícios de Recordar em Colaboração: Breve Revisão da Literatura Articles

    Saraiva, Magda; Albuquerque, Pedro B.; Arantes, Joana

    Resumo em Português:

    RESUMO Após anos de pesquisa sobre o funcionamento da memória humana como um processo de armazenamento e recordação individual de informação, surgem cada vez mais estudos focados na compreensão da memória como um processo também vivido em grupo: a memória colaborativa. Nesse sentido, o presente artigo pretendeu, através de uma revisão da literatura, sintetizar algumas das questões mais relevantes do estudo da memória colaborativa. Para tal, apresentamos o paradigma experimental mais usado nesse tipo de estudos, bem como os custos e benefícios que resultam da partilha e recordação de informação em grupo. A redação deste artigo permitiu-nos concluir que, apesar do número crescente de estudos nessa área, ainda existem algumas lacunas, nomeadamente no que se refere à produção de falsas memórias, bem como acerca da real implicação prática do uso de diferentes tarefas de memória.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT After years of research on the functioning of human memory as an individual process of retention and retrieval of information, currently an increasing number of studies is appearing focused on the understanding of memory as a group process - collaborative memory. This paper aims, by means of a literature review, to summarize some of the most relevant issues raised about the study of collaborative memory. To accomplish this aim we present the most frequently used experimental paradigm in collaborative memory studies, as well the costs and benefits that arise from sharing and retrieving information in group. The redaction of this article has enabled us to conclude that despite the growing number of studies in this area there are still some gaps, particularly with regard to the production of false memories, and in relation to the actual practical implications of using this type of tasks.
  • A Teoria do Self Dialógico em Perspectiva Articles

    Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado; Branco, Angela Uchoa

    Resumo em Português:

    RESUMO A Teoria do Self Dialógico vem apresentando alternativas ao estudo da pessoa em processos de mudança por meio de recursos teóricos, conceituais e metodológicos que enfatizam o aspecto relacional e plural do self.No presente artigo, objetiva-seapresentar e analisar os fundamentos, aplicações e desdobramentos da teoria no intuito de ampliar a discussão teórica acerca do self em uma perspectiva dialógica e desenvolvimental. Analisam-see discutem-se os desafios conceituais e metodológicos enfrentados atualmente pela expansão da abordagem dialógica de self. Destaca-se a necessidade de conceder mais ênfase aos processos semiótico-afetivos e à perspectiva desenvolvimental, bem comode ampliar os contextos de aplicação com alternativas teórico-metodológicas para além da narrativa, considerando situações de intensa socialização, como família e escola.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Dialogical Self Theory, since its publication in the early 1990s, has presented alternatives to the study of personsundergoing psychological changes by offering theoretical, conceptual and methodological resources that emphasize self's relational and plural aspects. This paper aims at presenting and analyzing the theoretical and methodological foundations, applications and possibilities of the theory in order to enrich the discussion about the self towardsa perspective that integrates both, dialogical and developmental dimensions involved in psychological changes. The critique underlines the need for emphasizing semiotic-affective and developmental processes, and offering resources that go beyond narrative analyses that enable the study of human development within diverse settings like family and school.
  • Práticas Educativas e Indicadores de Ansiedade, Depressão e Estresse Maternos Articles

    Rodrigues, Olga Maria Piazentin Rolim; Nogueira, Sária Cristina

    Resumo em Português:

    RESUMO Compararam-se práticas educativas parentais positivas e negativas de 100 mães de bebês, com e sem indicadores de ansiedade, depressão e estresse. Utilizou-se o Inventário de Estilos Parentais de Mães de Bebês, o BDI-III, o IDATE e o ISSL. Com o Teste t de Student, compararam-se os grupos relativamente à presença/ausência de cada indicador e à quantidade de indicadores presentes. Considerou-se como grupo controle as mães sem nenhum dos indicadores emocionais avaliados. Observou-se a presença das práticas negativas punição inconsistente e disciplina relaxada em todos os indicadores avaliados. A presença de dois ou mais indicadores aumentou a frequência da prática negativa de punição inconsistente. Identificar o tipo de prática educativa presente pode contribuir para intervenções pontuais mais eficientes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Positive and negative parenting educational practices of 100 mothers of babies with and without indicators of anxiety, depression and stress were compared. In this study the Inventory of Parental Styles of Baby's Mothers, the BDI-III, STAI and ISSL were administered. Groups with and without the presence of indicators and with different amounts of indicators were compared using the Student's t-test. Mothers without any of the evaluated emotional indicators were considered as a control group. The presence of the negative practices Inconsistent Punishment and Relaxed Discipline was observed in all evaluated indicators. The results indicate that the presence of two or more increased the frequency of negative practice Inconsistent Punishment. Identifying the type of educational practices can contribute to more efficient punctual interventions.
  • Reflexões Teórico-Metodológicas acerca da Pesquisa em Compreensão de Textos com Crianças Articles

    Spinillo, Alina Galvão; Hodges, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas; Arruda, Alberto Santos

    Resumo em Português:

    RESUMO Dada sua natureza multifacetada, a compreensão de textos tem sido investigada a partir de uma grande variedade de recursos metodológicos. O presente artigo tece uma reflexão de natureza teórico-metodológica acerca dos principais métodos de investigação adotados nas pesquisas realizadas com crianças sobre esse tema. A análise recai sobre as principais características desses métodos, seus limites e possibilidades que apresentam ao examinar diferentes aspectos envolvidos na compreensão de textos. Dois parâmetros foram considerados: as unidades linguísticas investigadas e o momento em que a compreensão é avaliada. As análises e discussões conduzidas ilustram a estreita relação entre método e dado, contribuindo para que o pesquisador tenha uma visão mais clara daquilo que os métodos efetivamente permitem examinar sobre a compreensão de textos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Due to its multifaceted nature, reading comprehension has been investigated from a variety of methods. This paper focuses on a theoretical-methodological discussion about the methods usually adopted in studies with children. The analysis focused on the main characteristics of these methods, their limits, and possibilities they present in examining different aspects involved in reading comprehension. Two parameters were considered: the linguistic units investigated, and the moment at which comprehension is evaluated. The analyses and discussions conducted illustrate the close relationship between method and data, helping the researcher to have a clearer view of what methods effectively allow the examination about text comprehension.
  • Evidências de validade e fidedignidade da Escala Internacional de Inteligência Leiter-R para crianças dos 6 aos 8 anos Articles

    Mecca, Tatiana Pontrelli; Carvalho, Lucas de Francisco; Simões, Mário Rodrigues; Macedo, Elizeu Coutinho

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo verificou os parâmetros psicométricos da escala não-verbal de inteligência Leiter-R. Esta foi administrada em 213 crianças com idade entre 6 e 8 anos. Análise fatorial exploratória e índices de ajustes confirmatórios mostraram adequação da estrutura interna para dois fatores conforme a versão original do instrumento. Foi verificada estabilidade temporal, com correlações de magnitude moderada a alta entre teste e re-teste. Coeficientes de Kuder-Richardson e Spearman-Brown variaram entre os subtestes em função das diferentes idades. Maiores valores foram observados nos subtestes Sequências e Padrões Repetidos para todas as idades. Aumento significativo dos escores ocorreu apenas dos 6 para os 7 e 8 anos. Foram verificadas evidências de validade convergente com a WISC-III e as Matrizes Progressivas Coloridas de Raven.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study verified psychometric parameters of the Leiter-R, a nonverbal intelligence scale. The scale was administered to 213 children between 6 and 8 years. Exploratory factor analysis and confirmatory indexes showed adequacy for a two factor structure according to the original version. Moderate and high correlations between test-retest measures indicated the stability of the test scores. The values of Kuder-Richardson and Spearman-Brown coefficients varied between subtests according to the age of the children. In all age groups the highest values were observed for the subtests Sequential Order and Repeated Patterns. Significant increase in scores occurred only from 6 to 7 and 8 years. Evidence of convergent validity was obtained between the Leiter-R with the WISC-III and the Raven Colored Progressive Matrices.
  • Preditores do Comportamento Antissocial em Adolescentes Articles

    Nardi, Fernanda Lüdke; Hauck Filho, Nelson; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo investigou preditores do comportamento antissocial em 142 adolescentes em medida socioeducativa de internação (G1) e 691 estudantes de escolas públicas (G2), que responderam a um questionário. Foram observadas diferenças significativas entre os grupos quanto ao comportamento antissocial, violência intra e extrafamiliar, uso de drogas e eventos estressores, com médias mais altas em G1. Dentre as variáveis investigadas, grupo, uso de drogas e eventos estressores, juntamente com a covariável sexo, explicaram 66,5% da variável dependente. Um modelo de path analysis demonstrou que as variáveis sexo e ambiente estressor, computado pelos eventos estressores, qualidade do relacionamento familiar e violência intra e extrafamiliar predizem o uso de drogas e comportamentos antissociais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this study we investigated predictors of antisocial behavior in 142 young offenders (G1) and 691 public school students (G2), who answered a self-report questionnaire. Significant between-group differences were observed regarding antisocial behavior, intra- and extra-familial violence, drug use and stressor events, with higher scores for G1. The investigated variables, group, drug use, and stressful events, along with the covariate sex, explained 66.5% of the dependent variable. A path analysis model showed that gender and environmental stressor, computed by stressful events, quality of family relationships and intra and extra familial violence, predict drug use and antisocial behaviors.
  • O que os adolescentes brasileiros e portugueses pensam quando pensam em comprar? Articles

    Lins, Samuel Lincoln Bezerra; Poeschl, Gabrielle

    Resumo em Português:

    RESUMO O consumo e a aquisição de bens materiais desempenham um papel determinante na vida das pessoas e a exposição aos produtos através da mídia influencia principalmente o público adolescente. No intuito de identificar as representações sociais do ato de comprar dessa faixa etária, pedimos a 482 adolescentes brasileiros e a 238 adolescentes portugueses para se expressarem sobre a palavra "comprar" através de uma tarefa de associação de palavras. As respostas recolhidas foram analisadas por meio do programa de análise textual Alceste que extraiu seis classes relacionadas a produtos típicos do público adolescente, aos aspectos da compra (emocional e cognitivo) e ao ambiente de compra. Verificou-se um efeito do sexo de pertença e do contexto socioeconómico sobre as representações formadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Consumption and the acquisition of material goods play an important role in the life of people and media exposure of products has a particular influence on adolescent public. In order to identify the social representations of buying in this age group, we asked 482 Brazilian adolescents and 238 Portuguese adolescents to express themselves on the word "buying" in a task of word association. The responses were analyzed by means of the program of textual data analysis Alceste that extractedsix classes of words associated to products that are typical of the adolescent public, and classes related to aspects of buying (emotional and cognitive) and to the buying environment. Sex belongingness and socioeconomic context also showed an effect on the formed representations.
  • Associações entre Bullying Escolar e Conduta Infracional: Revisão Sistemática de Estudos Longitudinais Articles

    Silva, Jorge Luiz da; Oliveira, Wanderlei Abadio de; Bono, Elvio Luciano; Dib, Marina Azôr; Bazon, Marina Rezende; Silva, Marta Angélica Iossi

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo consiste de uma revisão sistemática de estudos longitudinais que investigaram a associação entre bullying escolar e conduta infracional na adolescência e criminosa na idade adulta. Realizou-se uma busca bibliográfica em cinco bases de dados internacionais (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO e Web of Science) e uma biblioteca eletrônica nacional (Scielo). Foram selecionados 13 estudos que atenderam aos critérios de inclusão. A maioria dos trabalhos encontrou associação estatisticamente significativa entre bullying e cometimento de atos contrários à lei por adolescentes e adultos. Em alguns deles, a associação permaneceu significativa após o controle de outros fatores de risco na infância, sinalizando, assim, ser o bullying um fator de risco independente. Isso reforça a necessidade de se prevenir e enfrentar precocemente o bullying escolar.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study consists of a systematic review of longitudinal studies investigating the association between school bullying and offensive behavior during adolescence and criminal behavior in adulthood. A bibliographic search was conducted in five international databases (ERIC, LILACS, Scopus, PsycINFO and Web of Science) and a national electronic library (Scielo). A total of 13 studies that met the inclusion criteria were selected. Most studies report a statistically significant relationship between bullying and illegal actions committed by adolescents and adults. In some of the analyzed studies a significant relationship remained after controlling for other risk factors during childhood, indicating that bullying is an independent risk factor and reinforcing the need to address and prevent school bullying at an early stage.
  • Caracterização das Pesquisas sobre Eficácia Coletiva Docente na Perspectiva da Teoria Social Cognitiva Articles

    Ramos, Maély Ferreira Holanda; Fernandez, Ana Patrícia Oliveira; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Silva, Simone Souza Costa e

    Resumo em Português:

    RESUMO A eficácia coletiva de professores refere-se ao modo como os membros do corpo docente julgam as capacidades desse grupo para realizar as tarefas específicas de sua função. Este estudo objetivou revisar sistematicamente pesquisas sobre a eficácia coletiva docente, na perspectiva social cognitiva. Para tanto, foram realizadas buscas de artigos publicados entre 2010 a 2014, na base de dados da CAPES. O levantamento resultou em 12 artigos que contemplavam os critérios de inclusão pré-estabelecidos. Os resultados indicaram, por meio da análise dos objetivos dos artigos selecionados, que as variáveis mais utilizadas para estudar a eficácia coletiva foram: autoeficácia e satisfação no trabalho. Notou-se ainda que a maioria das pesquisas utilizou abordagem quantitativa, sendo necessário ampliar os estudos, aplicando técnicas qualitativas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Collective efficacy of teachers refers to the way faculty members judge the capabilities of this group to perform the specific tasks of the ir function. This study aimed to systematic ally review studies on collective teacher efficacy from a social cognitive perspective. The refore, articles in the CAPES database published between 2010 to 2014were reviewed .The survey resulted in 12 articles which contemplated pre-established inclusion criteria. The results indicated by means of analysis of the objectives of the articles that the variables most commonly used to study the collective teacher efficacy were: self-efficacy and job satisfaction. It was also noted that the majority of the studies useda quantitative approach, indicating a necessity to expand the studies applying qualitative techniques.
  • O Desafio de Conciliar Trabalho e Escola: Características Sociodemográficas de Jovens Trabalhadores e Não-trabalhadores Articles

    Dutra-Thomé, Luciana; Pereira, Anderson Siqueira; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo investigou características educacionais e sociodemográficas em jovens brasileiros trabalhadores e não-trabalhadores. Participaram do estudo 7425 jovens (45,8% homens), entre 14 e 24 anos (M=16,19; DP= 1,82). O grupo de jovens não-trabalhadores apresentou índices superiores em relação às variáveis Série em que Estuda, Vezes por Semana em Média que Vai para Escola e Percepção sobre a Escola Atual; e menores índices de Reprovação com relação aos jovens trabalhadores. Além disso, observou-se que os pais dos jovens não-trabalhadores apresentaram escolaridade superior aos pais de jovens trabalhadores. Constatou-se uma relação entre dificuldades acadêmicas e trabalho juvenil, bem como a necessidade de os jovens estarem psicologicamente preparados para administrar exigências laborais e escolares, de maneira a não prejudicar seu desempenho nessas atividades.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study aimed to investigate educational and sociodemografic characteristics of young Brazilians workers and non-workers. The sample was composed of 7,425 individuals (45.8% male), between 14 and 24 years old (M=16.19; SD=1.82). Results indicated that the group of non-workers presented higher frequencies and mean scores for the variables School Grade, Weekdays Frequenting School, and Perception of School; and lower frequencies in the variable School Failing when compared with the group of workers. Further, non-worker's parents presented higher educational level than the workers' parents did. These results demonstrated the existence of a relationship between school difficulties and youth labour, and the necessity of young individuals to be psychologically prepared to manage school and work activities without injuring their performance.
  • Resiliência e Justiça Organizacional como Antecedentes da Percepção de Desenvolvimento Profissional Articles

    Monteiro, Ana Claudia; Mourão, Luciana

    Resumo em Português:

    RESUMO O mercado competitivo da atualidade tem exigido mais qualificação dos trabalhadores, o que aumenta a relevância do construto desenvolvimento profissional. O objetivo deste estudo foi testar um modelo de predição da percepção do desenvolvimento profissional. Participaram da pesquisa 320 trabalhadores de diferentes categorias profissionais de organizações públicas e privadas. O questionário continha três escalas, todas com bons indicadores psicométricos. Os resultados apontados a partir da regressão múltipla confirmaram que percepção de justiça organizacional e resiliência predizem positivamente a percepção de desenvolvimento profissional, sendo que esta demonstra maior poder preditivo. Os resultados foram discutidos de acordo com a teoria do desenvolvimento profissional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The success or failure of an organization depends on employee performance. Hence, organizations are investing a great amount of money in employee development. The aim of this study was to test a prediction model of perception of professional development. 320 employees from different professional categories of public and private organizations participated in the survey. The questionnaire contained three scales, all of them with good indicators of psychometric validity. The results obtained by multiple regression confirmed that perceived organizational justice and resilience positively predict perception of professional development, and that resilience has a greater predictive power. Results were discussed according to the professional development theory.
  • Sentido do Trabalho em Situação de Desemprego de Curta Duração Articles

    Bendassolli, Pedro F.; Coelho-Lima, Fellipe; Pinheiro, Rafaele de Araújo; Gê, Pollyanna Carvalho de Siqueira

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é relatar os resultados de uma investigação sobre sentidos atribuídos ao trabalho por pessoas desempregadas. A amostra foi composta por 358 desempregados de curta duração (de um a seis meses). Utilizou-se instrumento associado a um modelo de sentidos do trabalho composto por cinco dimensões teóricas, e previamente adaptado ao contexto brasileiro. Os dados foram submetidos a uma análise fatorial confirmatória. Os resultados indicam que parecem não haver especificidades nos sentidos atribuídos ao trabalho por desempregados, haja vista que a estrutura fatorial do modelo de sentidos, concebido para trabalhadores empregados, foi empiricamente confirmada. As variáveis tempo de desemprego, número de empregos formais, idade, e escolaridade mostraram-se significativamente relacionadas com dimensões do modelo de sentidos do trabalho adotado.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This paper reports the results of an investigation of the meanings unemployed people attribute to their work. The sample comprised 358 short-term (from one to six months) unemployed workers. Data were collected using a standardized questionnaire based on a five-dimensional meaning of work model that was previously adapted to the Brazilian context. The data were submitted to a confirmatory factor analysis. The results suggest that there might not be specificities in the meanings unemployed workers attribute to their work, considering that the five-factor structure of the meaning of work model was empirically supported. The results indicate that the variables length of unemployment, number of formal jobs, age, and schooling were significantly correlated with the number of dimensions of the meaning of work model.
  • Estigmatização e Riscos no Trabalho dos Necrotomistas Articles

    Silva, Frankleudo Luan de Lima; Souza, Paulo Cesar Zambroni de; Araújo, Anísio José da Silva; Pinto, Francinaldo do Monte

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetivou compreender de que maneira a estigmatização é vivenciada por necrotomistas e a relação que eles desenvolvem com os riscos de sua atividade. Quanto à teoria, utilizaram-se os conceitos de estigma e risco, articulando-os com elementos da Psicodinâmica do Trabalho. Metodologicamente, combinaram-se entrevistas semiestruturadas individuais e observações na sala de necropsias. Para a análise dos dados, a opção foi pela análise de conteúdo temática. Participaram deste estudo os necrotomistas do Departamento de Medicina Legal de uma capital do Nordeste brasileiro. Evidenciou-se que a intensa estigmatização está associada ao desconhecimento popular sobre sua atividade e à natureza de seu trabalho. A relação dos necrotomistas com os riscos, inclusive aqueles produzidos pela vivência do estigma, está mediada por um uso intensivo de estratégias defensivas que podem não contribuir para transformar positivamente as situações de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aimed to understand how stigma is experienced by necrotomists and the relationship they develop concerning risks of their activity. As regards to theory, we used the concepts of stigma and risk, linking them with elements of psychodynamics of work. Methodologically, individual semi-structured interviews and observations in the necropsy room were scheduled. For the data analysis, the option was for thematic content analysis. Necrotomists of the Department of Forensic Medicine of a Brazilian Northeastern city have participated in this study. Results indicated that: the intense stigmatization is associated with the popular ignorance about their activity and the nature of their work; the relationship of necrotomists with risks, including those produced by the experience of stigma, is mediated by an intensive use of defensive strategies that cannot contribute to positively transform work situations.
  • Percepções e Práticas dos Profissionais da Atenção Primária à Saúde na Abordagem sobre Drogas Articles

    Laport, Tamires Jordão; Costa, Pedro Henrique Antunes da; Mota, Daniela Cristina Belchior; Ronzani, Telmo Mota

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve como objetivo analisar as percepções dos profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em relação às práticas de prevenção e à abordagem ao usuário de álcool e outras drogas, levantando desafios e possibilidades da APS. Através de grupos focais, participaram 18 profissionais da APS de um município de pequeno/médio porte do estado de Minas Gerais, Brasil. Os resultados sugerem que há um discurso a favor das práticas preventivas, mas enfoque no curativismo; limitada participação dos usuários nas atividades preventivas; dificuldade na abordagem aos usuários de drogas; sobrecarga de trabalho; ausência de engajamento dos médicos; cobertura assistencial insuficiente; falta de suporte da gestão, entre outros fatores que obstaculizam o desenvolvimento das ações preventivas e interferem na abordagem aos usuários de drogas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to analyze the perceptions of the professionals of Primary Health Care (PHC) in relation to prevention practices and the approach to users of alcohol and other drugs, raising challenges and possibilities of PHC. Through focus groups, 18 PHC practitioners of a city of small / medium-sized state of Minas Gerais, Brazil, participated. The results suggest that there is a general opinion in favor of preventive practices, but the focus is on curative practices; limited user participation in preventive activities; difficulties in approaching drug users; work overload, lack of engagement of doctors; insufficient health care coverage; lack of support management, among other factors that hinder the development of preventive actions and the approach of drug users.
  • "Quero Entregar meu Bebê para Adoção": O Manejo de Profissionais da Saúde Articles

    Faraj, Suane Pastoriza; Martins, Bruna Maria Corazza; Santos, Samara Silva dos; Arpini, Dorian Mônica; Siqueira, Aline Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo qualitativo objetivou compreender como profissionais da saúde de hospitais públicos manejam e conduzem os casos de mães que decidem entregar o filho para adoção. Entrevistas foram realizadas com sete profissionais da área de saúde. As profissionais relataram que a maioria das mulheres que entregaram seus filhos para adoção nessas instituições possuíam baixa condição socioeconômica e não tinham realizado um bom acompanhamento pré-natal durante a gestação. As entrevistas também demonstraram suas tentativas de convencer as mães a desistir de entregar seu filho, além de sua percepção de não possuírem preparo para lidar com esses casos. Dessa forma, torna-se necessário discutir esse tema junto às equipes de saúde, como também incluir na equipe profissionais da Psicologia e do Serviço Social que possam realizar o acompanhamento da gestante e da puérpera.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This qualitative study aimed to understand how healthcare professionals of public hospitals deal with the case of mothers who decided to give their child up for adoption. Interviews were conducted with seven healthcare professionals. The professionals related that most of the women who gave their children up for adoption were from low-income conditions and they had not done a good prenatal care during pregnancy. The interviews also evidenced their attempts to convince mothers to renounce giving their children up for adoption, besides their perception that they do not have preparation to deal with such cases. Therefore, it is necessary to bring this theme into discussion in the health care teams, as well as including Psychology and Social Services professionals in the team, so that follow-up of the pregnant and puerperal women can be accomplished.
  • Análise Fatorial Exploratória do Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ) Articles

    Nogueira, Graziela Sousa; Seidl, Eliane Maria Fleury; Tróccoli, Bartholomeu Torres

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi proceder à análise fatorial exploratória da versão brasileira do Questionário de Percepção de Doenças Versão Breve (Brief IPQ). Participaram 325 pessoas adultas portadoras de enfermidades crônicas. A análise pelo método dos eixos principais, com rotação varimax, extraiu dois fatores: o Fator 1 (quatro itens; alfa de Cronbach = 0,80) denominado representação emocional e o Fator 2 (três itens; alfa de Cronbach = 0,52) nomeado representação cognitiva. Embora a solução fatorial encontrada no presente estudo tenha diferido, em parte, da proposta teórica do Modelo de Autorregulação de Leventhal, a versão brasileira do Brief IPQ pode ser considerada válida e confiável para avaliar a percepção de doenças no contexto de enfermidades crônicas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The objective of this study was to conduct an exploratory factor analysis of the Brazilian version of the Brief Illness Perception Questionnaire (Brief IPQ). Participants were 325 adults with chronic illnesses. A principal axis factoring analysis with varimax rotation extracted two factors: Factor 1 (four items, alpha = 0.80) named emotional representation and Factor 2 (three items, alpha = 0.52) named cognitive representation. Although the factor solution found in the present study differed in part from the Leventhal's Self-Regulation Model, the Brazilian version of the Brief IPQ can be considered a valid and reliable measure to assess the perception of illness in the context of chronic diseases.
  • O Percurso e seus Percalços: Itinerário Terapêutico nos Transtornos Alimentares Articles

    Valdanha-Ornelas, Élide Dezoti; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo teve por objetivo delimitar o itinerário terapêutico - busca por cuidados à saúde, diagnóstico e tratamento - percorrido por mães cujos filhos foram diagnosticados com anorexia nervosa (AN). Trata-se de estudo do tipo exploratório, descritivo e transversal, no enfoque qualitativo de pesquisa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. A análise de conteúdo temática foi utilizada como estratégia de organização dos dados. Os resultados apontaram diversas barreiras no acesso a serviços especializados para o tratamento da AN. O limitado conhecimento dos profissionais acerca dessa psicopatologia retarda o diagnóstico, o que tem consequências negativas para o prognóstico. O conhecimento produzido sobre a trajetória de busca de ajuda para o problema pode contribuir para aprimorar a oferta e qualificação dos cuidados oferecidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to delimit the therapeutic itinerary - the search for healthcare, diagnosis and treatment - taken by mothers whose children were diagnosed with anorexia nervosa (AN). This is an exploratory, descriptive cross-sectional study with a qualitative approach. A semi-structured interview was used for data collection. Thematic content analysis was used to organize the data. The results indicate there are many barriers in accessing specialized services for the treatment of AN. The limited knowledge of professionals concerning this psychopathology delays diagnosis, which has negative consequences for prognosis. Knowledge acquired in this field will contribute to improve the delivery and qualification of the available care.
  • Terapia Cognitivo-Comportamental para Compras Compulsivas: Um Estudo de Caso Sistemático Articles

    Brandtner, Maríndia; Serralta, Fernanda Barcellos

    Resumo em Português:

    RESUMO O presente estudo de caso sistemático examinou o processo e os resultados da terapia cognitivo-comportamental (TCC) de uma compradora compulsiva. A duração do tratamento foi pré-definida em 12 sessões. Todas as sessões foram codificadas com o Psychotherapy Process Q-Set (PQS), um método empírico de avaliação do processo terapêutico. Medidas de resultados incluíram a avaliação de sintomas de depressão, ansiedade e compras compulsivas, bem como do ajustamento social. Houve mudança clinicamente significativa e confiável nos sintomas e no ajustamento social, após o tratamento. A análise do processo indicou que fatores da terapeuta (empatia e responsividade), fatores da paciente (colaboração), fatores da relação (aliança terapêutica) e fatores técnicos (apoio e tarefas de casa) contribuíram para as mudanças observadas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present systematic case study examined the therapeutic process and results of a cognitive-behavioral therapy (CBT) of a woman with compulsive buyer disorder. The treatment had a fixed duration of 12 sessions. All sessions were rated using the Psychotherapy Process Q-Set (PQS), an empirical method for evaluating the therapeutic process. Outcome measures included assessment of symptoms of depression, anxiety and compulsive buying, and social adjustment. After therapy, there were clinically significant and reliable change in symptoms and social adjustment. The process analysis indicated that therapist's factors (empathy and responsiveness), patient's factors (collaboration), relationship factors (therapeutic alliance) and technical factors (support and homework) contributed to the observed changes.
  • A Referência a Marx no Ensino de Lacan Articles

    Cardoso, Mauricio José d'Escragnolle; Darriba, Vinicius Anciães

    Resumo em Português:

    RESUMO A referência a Marx forma uma constante no ensino de Lacan. Rastreando o conjunto de tais referências, vemos Marx surgir, desaparecer, para, logo em seguida, ressurgir no interior do pensamento lacaniano. Tal diálogo manifesta a persistência de um núcleo central. Nesse sentido, consideramos que o interesse de Lacan em formalizar a relação existente entre os conceitos de sujeito do significante, de Outro e de gozo constitui o núcleo de tal diálogo do começo ao fim. Nosso artigo tratará da recorrência desse núcleo temático, percorrendo sucessivamente três diferentes momentos desse diálogo na obra de Lacan.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The reference to Marx forms a constant in Lacan's teachings. Tracing all these references we see Marx emerge, disappear, then reappear in Lacanian thought. Such dialogue expresses the persistence of a central core. In this sense, we consider that the interest of Lacan to formalize the relationship between the concepts of subject of the signifier, Other and enjoyment is the core of this dialogue from beginning to end. Our paper will address the recurrence of this thematic cluster, successively traversing three different moments of dialogue in Lacan's work.
  • Representação social da indisciplina escolar Articles

    Ferreira, Adriano Charles; Santos, Edvanderson Ramalho dos; Rosso, Ademir José

    Resumo em Português:

    RESUMO O artigo analisa comentários de professores (n=414), em duas redes sociais, sobre a temática da indisciplina escolar. A abordagem é plurimetodológica, com caráter exploratório-descritivo e procedente análise de conteúdo. Para análise textual dos comentários, utilizou-se o software Alceste, que repartiu o corpus em três classes: classe 1, problemas disciplinares encontrados no cotidiano docente, em sala de aula; classe 2, causas extraescolares para indisciplina; classe 3, ações coercitivas para reprimir a indisciplina. Pelos comentários, conclui-se que há uma representação social dominante pautada em atitudes defensivas, compreensão heterônoma e explicação exógena ao ambiente escolar e pedagógico, e outra minoritária, de natureza relacional, que leva em consideração a interação dos fatores que a produzem.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The article analyzes the commentaries of teachers (n=414) in two social networks on the topic of school indiscipline. The approach is pluri-methodological, with an exploratory-descriptive character based on content analysis. For the textual analysis of commentaries, the software Alceste was employed, which divided the corpus in three classes: Class 1, disciplinary problems encountered in everyday teaching in the classroom; class 2, extracurricular causes of indiscipline; class 3, coercive actions to curb indiscipline. On the basis of the commentaries the conclusion was made that there is a dominant social representation guided by defensive attitudes, heteronomous understanding and explanation exogenous to the school and educational environment, and another minor one, of relational nature that takes into account the interaction of the factors that produce it.
  • Estereótipos sociais do idoso para diferentes grupos etários Articles

    Torres, Tatiana de Lucena; Camargo, Brigido Vizeu; Bousfield, Andréa Barbará S.

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste estudo foi identificar estereótipos de idosos para diferentes grupos etários. Foram realizados oito grupos focais com cinco integrantes cada. Foram utilizadas 12 fotografias de pessoas e 70 cartões com adjetivos atribuídos ao idoso. Os participantes (40) foram divididos por sexo e grupo etário. Destes, 30 relataram contato diário com idosos. Para os idosos, idade foi o principal critério de categorização, seguido de etnia. Para os outros grupos, o principal critério foi sexo, seguido de idade. Em média, cada grupo constituiu três categorias, todos evidenciaram a idade como critério utilizado. Categorias consensuais emergiram sobre "idosos": culto, depressivo, ranzinza, positivo e negativo. O efeito de homogeneidade do out-group ocorreu na maioria dos grupos, mas o favoritismo intergrupal não aconteceu.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to identify stereotypes of elderly for different age groups. Eight focus groups with five participants each were conducted. 12 pictures of persons and 70 cards were used with adjectives regarding to elderlies. The participants (40) were separated by gender and age groups. Among them, 30 reported daily contact with elderlies. For the elderly participants, age was the main criterion of categorization, followed by ethnicity, for the other groups the main criterion was gender, followed by age. In average, each group developed three categories and all reported age as the used criterion. Consensus of categories emerged on "old-aged": cult, depressed, grumpy, positive and negative. The homogeneity effect of the out-group occurred in most groups, but the intergroup favoritism did not take place.
  • A desumanização Presente nos Estereótipos de Índios e Ciganos Articles

    Lima, Marcus Eugênio Oliveira; Faro, André; Santos, Mayara Rodrigues dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Analisamos, em dois estudos realizados em Sergipe e Alagoas, a desumanização de duas minorias étnicas: índios e ciganos. Participaram 678 não indígenas de ambos os sexos. No primeiro estudo, foram 378 moradores de cinco cidades de Sergipe e uma de Alagoas, dos quais 104 viviam perto da única tribo indígena do estado de Sergipe. No segundo, participaram 300 não-ciganos, dos quais 153 viviam perto de comunidades ciganas. Realizaram-se entrevistas individuais sobre as representações sociais e crenças coletivas acerca de ciganos e índios. Verificamos que os índios são representados como exóticos e invisíveis, predominando crenças coletivas neutras ou de exclusão moral. Quanto aos ciganos, o processo de desumanização foi mais flagrante, predominando a exclusão moral e a deslegitimação.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We analyzed, in two studies carried out in Sergipe and Alagoas, the dehumanization of Gypsies and Indians. A total of 678 male and female subjects participated. In the first study 378 non-Indians from five cities in Sergipe and Alagoas collaborated, 104 of them living close to the only indigenous tribe in Sergipe. The second involved 300 non-gypsies, 153 of them living close to Gypsy communities. The studies consisted of individual interviews inquiring about social representations and neutral collective beliefs about Gypsies and Indigenous People. We found that indigenous people were represented as exotics and invisible, and neutral collective beliefs or moral exclusion predominated. In relation to gypsies, the dehumanization process was more blatant, predominating moral exclusion and delegitimization.
  • Concepções do Alcoolismo na Atualidade: Pesquisas Hegemônicas, Avanços e Contradições Articles

    Moraes, Renata Jacintho Siqueira; Barroco, Sonia Mari Shima

    Resumo em Português:

    RESUMO O texto resulta de uma revisão da literatura a respeito das concepções e formulações hegemônicas atuais sobre o alcoolismo, com vistas a identificarmos as principais proposições em relação à sua etiologia. Os resultados obtidos foram analisados segundo as formulações da saúde mental com base na epidemiologia crítica marxista, com objetivo de historicizar as concepções encontradas. Identificou-se que a etiologia bio-psico-social, com prevalência na determinação biológica, apresentou-se como proposta recorrente para explicação do alcoolismo. Tal enfoque aponta a uma individualização do problema do abuso do álcool e a uma fragmentação das múltiplas determinações que compõem tal problema.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text is the result of a literature review about the current conceptions and hegemonic formulations on alcoholism, in order to identify the principal propositions to its etiology. The obtained results were analyzed according to the mental health formulations based on a Marxist critical epidemiology, with the objective to place the identified concepts in a historical context. The results indicated that that the bio-psycho-social etiology, with prevalence in biological determination, has been proposed for recurrent explanation of alcoholism. This explanation demonstrates an individualization about alcohol abuse and a fragmentation of the multiple determinations that compose this problem.
  • Escala de Atitudes frente à Arma de Fogo (EAFAF): Evidências de Sua Adequação Psicométrica Articles

    Nascimento, Thiago Gomes; Pimentel, Carlos Eduardo; Adaid-Castro, Breno Geovanni

    Resumo em Português:

    RESUMO Este artigo objetivou verificar a validade de construto da Escala de Atitudes Frente à Arma de Fogo (EAFAF). No Estudo 1, participaram 200 policiais militares do Distrito Federal, com idade média de 27,75 anos (DP=2,98), dos quais 88,8 % eram homens. Eles responderam a EAFAF e perguntas demográficas. A análise dos componentes principais indicou uma estrutura tri-fatorial, cujos alfas de Cronbach foram 0,81 (direito), 0,76 (proteção) e 0,65 (crime). No Estudo 2, participaram 220 estudantes universitários, com idade média de 24,37 anos (DP=7,58), dos quais 53,0% eram mulheres. Testou-se a estrutura tri-fatorial por meio de análise fatorial confirmatória. Os indicadores de ajuste foram satisfatórios. Os alfas de Cronbach foram 0,81, 0,76, 0,75. O estudo indicou que mulheres tendem a associar armas de fogo a crime, enquanto homens as associam a proteção e direito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to verify the construct validity of the Attitude Towards Guns Scale (ATGS). The sample in study 1 was composed by 200 policemen, with a mean age of 27.75 years (SD=2.98), 88.8% being men. They responded to the ATGS questionnaire and to demographic questions. A principal components analysis indicated a three-factor structure, with Cronbach's alphas of .81 (justice), .76 (protection) and .65 (crimes). The sample in Study 2 was composed by 220 college students, with a mean age of 24.37 years (SD=7.58), 53% being females. The three-factor structure was tested using confirmatory factor analysis. The fit indexes were satisfactory. Cronbach's Alphas of the Study 2 were .81, .76 and .75. The study indicates that women tend to associate guns with crime while men tend to associate them with protection and justice.
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