Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 35, Número: spe, Publicado: 2019
  • O Processo de Construção e a Experiência da Parentalidade em Casais Homossexuais Artigo Original

    Araldi, Marina Ortolan; Serralta, Fernanda Barcellos

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo visa compreender o processo de construção e a experiência da parentalidade em quatro casais homossexuais. Foram entrevistados três casais de homens e um casal de mulheres, com idades entre 30 e 50 anos, que tinham filhos nessa relação. Os dados foram examinados por meio de uma análise qualitativa consensual (CQR), que gerou 29 categorias, resultando em quatro domínios: identidade sexual, vínculo conjugal, processo da parentalidade e exercício da parentalidade. Os resultados sugerem que a parentalidade é exercida com satisfação e responsabilidade; é um meio de inserir o casal na sociedade; é facilitada pelo apoio e complicada pelo preconceito social; caracteriza-se pela flexibilidade nos papéis parentais e prioriza a transmissão de valores de liberdade e respeito às diferenças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aims to understand the process of constitution and experience of parenthood in four same-sex couples. We interviewed three gay couples and a lesbian couple, aged between 30 and 50 years who had children in this relationship. We analyzed the data by Consensual Qualitative Research (CQR) and generated 29 categories, grouped into four domains: sexual identity, marital bond, parenting process and parenting experience. Overall results suggest that parenting is experienced with satisfaction and responsibility; is a way of inclusion in society; is facilitated by social support and complicated by social prejudice; is characterized by flexibility in parental roles; gives priority the transmission of values of freedom and respect for differences.
  • A Experiência de Mães e Pais no Relacionamento com o Filho Diagnosticado com Autismo Artigo Original

    Fadda, Gisella Mouta; Cury, Vera Engler

    Resumo em Português:

    Resumo Buscou-se compreender fenomenologicamente a experiência de mães e pais no relacionamento com o filho diagnosticado com autismo. A partir de encontros dialógicos com 11 participantes, narrativas foram construídas, considerando os principais elementos significativos da sua experiência. Os resultados principais foram: (a) o diagnóstico é desencadeador de uma nova compreensão sobre o filho; (b) as mães desenvolvem uma relação de exclusividade com o filho; (c) as mães descuidam de si para cuidarem bem do filho; (d) brincadeiras tornam o relacionamento mais gratificante; (e) a escola é percebida como uma parceira no cuidado do filho. Conclui-se que o relacionamento afetivo entre pais e filhos ultrapassa as limitações que a patologia impõe e pode ser potencializado pela atenção psicológica aos pais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We aimed to understand the phenomenological experience of parents in the relationship with their child diagnosed with autism. From dialogical encounters with 11 participants, we wrote narrative descriptions considering the main elements of relevance in their experiences. Results show that: (a) diagnosis triggers a new understanding of their child; (b) mothers develop a relationship of exclusiveness with their child; (c) mothers neglect themselves to take good care of their child; (d) playing together makes their relationship more rewarding; (e) school is perceived as a partner in the care of the child. Therefore, we concluded that affectionate parent-child relationships go beyond the limitations imposed by the pathology and can be enhanced by psychological care for the parents.
  • Relação Pai-Filha e Transtornos Alimentares: Revisando a Produção Científica Artigo Original

    Santos, Manoel Antônio dos; Costa-Dalpino, Lilian Regiane de Souza

    Resumo em Português:

    Resumo Investigou-se a produção científica dedicada ao estudo da relação entre pai e filha com transtornos alimentares. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases PsycINFO, CINAHL, PubMed e LILACS, no período de janeiro de 2000 a junho de 2014. Foram selecionados 27 artigos, a maioria proveniente de países europeus e constituída de estudos quantitativos. A vinculação pouco segura com a figura paterna e o relacionamento emocionalmente distante entre pai e filha foram aspectos recorrentes nas publicações selecionadas. Os estudos apontaram a importância de se investigar e assegurar a participação do pai no tratamento. Porém, nenhum dos artigos revisados investigou o envolvimento paterno no contexto da assistência. Destaca-se a necessidade de investir em estudos qualitativos e no contexto brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We investigated the scientific production dedicated to the analysis of the relationship between daughters with eating disorders and their fathers. An integrative review was performed on PsycINFO, CINAHL, PubMed and LILACS databases. We reviewed studies published between January 2000 and June 2014. Twenty-seven studies were included in the review. Most were from European countries and were comprised of quantitative studies. An unstable relationship with the father figure and an emotionally distant relationship between father and daughter were recurring themes in the selected publications. Studies showed the importance of investigating and ensuring the participation of fathers in the treatment of eating disorders, but none of them investigated father involvement in terms of assistance. Further research is needed in order to explore qualitative studies in the Brazilian context.
  • Adaptação dos Familiares Cuidadores de Idosos com Doença de Parkinson: Processo de Transição Artigo Original

    Nunes, Simony Fabíola Lopes; Alvarez, Angela Maria; Valcarenghi, Rafaela Vivian; Hammerschmidt, Karina Silveira de Almeida; Baptista, Rafaela

    Resumo em Português:

    Resumo Descreveu-se e interpretou-se a repercussão da transição para o exercício do papel de cuidador em familiares de idosos com doença de Parkinson, à luz da teoria das Transições. O método exploratório de abordagem qualitativa foi empregado com 20 familiares cuidadores de idosos com doença de Parkinson. Emergiram como temas: tendo consciência e reconhecimento da doença de Parkinson na família; envolvendo-se com o processo de cuidar; tornando-se um familiar cuidador; percebendo as mudanças e diferenças significativas no estilo de vida; acontecimentos e pontos críticos envolvidos na adaptação ao papel. Constatou-se que a transição de familiares para o papel de cuidador inicia-se com a conscientização dos primeiros sintomas e do diagnóstico, envolvendo mudanças e caracterizando-se pelas ações de cuidar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract We described and interpreted the transition to the role of caregiver of elderly relatives with Parkinson's disease in the light of the Transitions Theory. We used an exploratory method of qualitative approach, and conducted the study with twenty caregivers of elderly relatives with Parkinson's disease. The themes found were as follows: awareness and recognition of Parkinson's disease in the family; engaging with the process of care; becoming a family caregiver; realizing the significant changes and differences in lifestyle; events and major issues resulting from adaption to the role. We found that the transition from relative to the role of family caregiver begins with awareness of the first symptoms and with the diagnosis and involves changes by way of special care.
  • A Vivência de Mães e Pais de Bebês Prematuros com Doença Ocular Artigo Original

    Messa, Alcione Aparecida; Mattos, Ricardo Belfort; Sallum, Juliana Maria Ferraz

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa tem por objetivo identificar os aspectos psicológicos da experiência de mães e pais em relação à retinopatia da prematuridade (ROP) de seus filhos através de entrevista psicológica. As entrevistas foram transcritas e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. O impacto do diagnóstico variou de acordo com a expectativa dos pais e a compreensão sobre a doença, sendo amenizado pelo suporte familiar e profissional. As dificuldades foram sentidas em relação ao posicionamento social da criança e suas limitações. Mães e pais adiaram projetos, apresentaram insegurança e receio de sequelas futuras. A assistência psicológica pode ocorrer desde o momento do diagnóstico, levando em consideração os significados compartilhados, promovendo a adequação de expectativas e priorizando a qualidade de vida da família.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to identify the psychological aspects of how parents experience their child’s retinopathy of prematurity (ROP), through a psychological interview. The interviews were transcribed and analyzed according to the content analysis method. The impact of the diagnosis varied according to the expectations of parents and their understanding of the disease, being softened by family and professional support. The difficulties were felt regarding the social positioning of the children and their limitations. Parents postponed projects, presented insecurity and fear of future sequels. Psychological assistance can occur since the time of diagnosis, considering the shared meanings, promoting the adequacy of expectations and prioritizing the family’s quality of life.
  • Relação conjugal: Desafios e possibilidades do “nós” Artigo Original

    Porreca, Wladimir

    Resumo em Português:

    RESUMO A relação conjugal é constituída por três realidades distintas que interagem e se mantêm. O estudo buscou compreender os significados da permanência na relação conjugal de quatro casais brasileiros. A obtenção dos dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas e grupo focal. Para a interpretação dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo, considerando três tópicos temáticos: a concepção de família e o amor conjugal; o casal e a relação conjugal; o permanecer casados. A família nuclear e o amor conjugal permanecem idealizados e desejados; a relação conjugal constitui uma terceira realidade, um “nós” conjugal, que com o passar dos anos de convivência, modifica as individualidades e colabora para que os casais permaneçam unidos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The conjugal relationship is constituted by three distinct realities that interact and hold each other. This study sought to understand the meanings of staying in the conjugal relationship of four Brazilian couples. Data were obtained through semi-structured interviews and focus group. Content analysis was used for data interpretation, taking into account three thematic topics: family conception and conjugal love; the couple and the conjugal relation; staying married. The nuclear family and conjugal love remain idealized and desired; the conjugal relation constitutes a third reality, a "we" conjugal, that over the years living together, modifies the individualities and collaborate so that the couples remain united.
  • A Vivência Materna da Função de Cuidar no Período de Dependência da Criança Artigo Original

    Sehn, Amanda Schöffel; Lopes, Rita de Cássia Sobreira

    Resumo em Português:

    RESUMO Buscou-se investigar a vivência materna da função de cuidar no período de dependência da criança. Participaram desse estudo de caso múltiplo três duplas mãe-criança. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas em seis momentos do desenvolvimento infantil (6º, 12º, 18º, 24º, 36º, 48º mês), cujos dados foram analisados por meio do relato clínico. Evidenciou-se que a função de cuidar exige grande disponibilidade materna, especialmente quanto aos movimentos de dependência e independência da criança. Apesar da satisfação ao cuidar, as mães se depararam com dificuldades e cansaço. Ainda, encontraram a possibilidade de autocuidado e de reeditar os cuidados recebidos na infância ao cuidarem do bebê. Assim, destaca-se a importância de encorajar o saber materno e legitimar a vivência de sentimentos ambivalentes no cuidado com crianças.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study investigated the maternal experience of the caring function during child dependence period. Three mother-child pairs participated in this multiple case study. Semi-structured interviews were conducted in six distinct moments of child development (6th, 12th, 18th, 24th, 36th, 48th month). Data were analyzed by clinical report. It was evidenced that the caring function requires great maternal availability, especially regarding the child's dependence and independence movements. Despite the satisfaction in caring, mothers faced difficulties and tiredness. Still, they found the possibility of self-care and to reedit the care received in childhood when taking care of the baby. Thus, it is important to encourage maternal knowledge and legitimizing the experience of ambivalent feelings in caring for children.
  • Ambiente Familiar e Rendimento Escolar de Adolescentes Artigo Original

    Mahendra, Fénita Manuel; Marin, Angela Helena

    Resumo em Português:

    Resumo O ambiente familiar tem importante ressonância no percurso escolar dos filhos. Portanto, este estudo teve como objetivo avaliar a relação entre diferentes dimensões do ambiente familiar (coesão, conflito, expressividade, independência, assertividade, orientação cultural/intelectual, lazer, religião; organização e controle) e o rendimento escolar de adolescentes com e sem histórico de reprovação. Trata-se de um estudo correlacional e comparativo, de corte transversal e caráter quantitativo, do qual participaram 24 pais e 18 adolescentes com histórico de reprovação escolar, e 19 pais e adolescentes sem histórico de reprovação, os quais responderam a Escala de Ambiente Familiar. A análise de comparação indicou que a dimensão lazer, para os pais, e coesão, para os filhos, foram mais presentes no grupo sem repetência. Além disso, a análise de correlação revelou que a dimensão conflito foi associada ao maior número de reprovações. Conclui-se que um ambiente familiar funcional pode promover o rendimento escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Family environment has a significant impact on the school path of children. This study aimed to evaluate the relationship between different dimensions of family environment (cohesion, conflict, expressiveness, independence, assertiveness, cultural / intellectual orientation, leisure, religion; organization and control) and school performance of adolescents with and without history of school failure. It´s a correlational and comparative cross-sectional and quantitative study, in which 24 parents and 18 adolescents with a failure history participated, as also 19 parents and adolescents without the same history. They answered the Family Environment Scale. The comparison analysis indicated that leisure, in parents' assessment, and cohesion, in adolescents’ assessment, were more present in the group without failure. In addition, correlation analysis revealed that when more family conflict was perceived by the adolescents; greater was the number of failures they experienced. The results suggest that an appropriate family environment can stimulate school success.
  • Vivências e Expectativas de Mulheres Solteiras Habilitadas para Adotar Artigo Original

    Porta, Daniele Dalla; Leão, Flávia Elso; Antoniazzi, Marina Peripolli; Siqueira, Aline Cardoso

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou conhecer a vivência de mulheres solteiras que estão na fila de espera para adoção. Participaram três mulheres com idades acima de 50 anos, boa escolaridade e boas condições financeiras. Foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista. A análise de conteúdo evidenciou que as mulheres se sentiam preparadas para serem mães, afirmando que não precisavam de apoio para o cuidado do filho. As características da criança eram semelhantes às do perfil predominante dos casais adotantes e diferentes do perfil dos jovens elegíveis à adoção, favorecendo a morosidade do processo. São apresentadas propostas de aprimoramento do processo de adoção, como melhoramento no trabalho das equipes técnicas e maior debate quanto às características das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to know the experience and expectations of single women who are in the queue for adoption. Three women aged over 50, with good educational level and high income participated. A sociodemographic questionnaire and an interview were used. Content analysis showed that women felt ready to be mothers, saying that they did not need support for childcare. The characteristics of the child were similar to those of the predominant profile of the adoptive couples and they were different from the profile of the young eligible for adoption, favoring the slowness of the process. Proposals to improve the adoption process, such as improvement in the work of staff and greater debate about the characteristics of children are presented.
  • Intervenções Preventivas com Casais: O que Podemos Aprender com a Experiência Internacional? Artigo Original

    Sardinha, Aline; Féres-Carneiro, Terezinha

    Resumo em Português:

    Resumo A dissolução da unidade conjugal é um desafio familiar e para os diversos sistemas sociais a esta relacionados. O objetivo deste artigo é revisar a literatura sobre programas preventivos com casais, visando a identificar os formatos de sucesso, as lacunas existentes no que é oferecido no Brasil e o que podemos aprender com a experiência internacional. Os dados são apresentados e discutidos privilegiando os estudos que se mostraram teórica e empiricamente relevantes para o desenvolvimento de um programa adaptado à realidade brasileira. Os estudos encontrados apontam para a eficácia das intervenções preventivas na promoção de habilidades relacionadas à resiliência conjugal. Entretanto, os mecanismos de mudança implicados nesse processo e sua repercussão na qualidade conjugal ainda não foram esclarecidos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The dissolution of a marital unit challenges not only the family but also a great range of social systems related to it. The article aimed to review the literature on preventive programs with couples, willing to identify the elements of success, the gaps in the interventions offered in Brazil, and summarize what we should learn from the international experience. Data will be presented and discussed, highlighting the studies found to be theoretically and empirically relevant to the development of a program targeting the prevention of crisis and the promotion of marital resilience adapted to the Brazilian reality. Results point to the efficacy of preventive interventions in promoting relational skills associated with marital resilience. However, the mechanisms of change implicated in this process, as well as its impact on marital quality, are still to be further clarified.
  • Dimensões Negativas da Coparentalidade e Sintomas Internalizantes: A Regulação Emocional como Mediadora Artigo Original

    Machado, Mariana Rodrigues; Mosmann, Clarisse Pereira

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste estudo foi testar um modelo estrutural no qual a regulação emocional é mediadora entre dimensões negativas da coparentalidade e sintomas internalizantes em adolescentes. A amostra foi composta de 229 adolescentes entre 11 a 18 anos. Modelagem de equações estruturais foi utilizada para testar a validade empírica do modelo teórico proposto. Os resultados indicaram que regulação emocional é mediadora da associação entre dimensões negativas de coparentalidade e sintomas internalizantes em adolescentes. Em contraste, associação direta entre coparentalidade e sintomas internalizantes não se manteve significativa no modelo com mediação. Conclui-se que a regulação emocional possui papel determinante para o desenvolvimento de sintomas internalizantes no contexto de dificuldades coparentais.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to test a structural model in which emotional regulation mediates the negative dimensions of coparenting and internalizing symptoms in adolescents. The sample consisted of 229 adolescents aged 11 to 18 years. Structural equations modeling was used to test the empirical validity of the proposed theoretical model. The results indicated that emotional regulation mediates the association between negative dimensions of coparenting and internalizing symptoms in adolescents. In contrast, a direct link between coparenting and internalizing symptoms did not remain significant in the mediation model. It is concluded that emotional regulation plays a determining role in the development of internalizing symptoms in the context of coparental difficulties.
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com