Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2005
  • Pronomes resumptivos em Português Brasileiro adulto e infantil Artigos

    Grolla, Elaine

    Resumo em Português:

    Neste estudo, explorarei a emergência de pronomes resumptivos na fala de uma criança adquirindo o Portugês Brasileiro (PB) como língua nativa. Adoto a hipótese que toma os pronomes resumptivos nas línguas naturais como sendo uma estratégia de último recurso e proponho que se investigue tais elementos na fala da criança como tal. O comportamento da criança neste ponto é crucial para assumirmos que o PB também respeita este que pode ser considerado como um princípio que opera em todas as línguas, ou seja, a estratégia de último recurso aplicada aos pronomes resumptivos faria parte de um conhecimento inato. Concluo o artigo, discutindo as vantagens que as análises aqui realizadas trazem para uma melhor descrição do Português Brasileiro adulto.

    Resumo em Inglês:

    In this study, I investigate the emergence of resumptive pronouns in the spontaneous production of a child acquiring Brazilian Portuguese as her native language. I adopt a theory of resumptive pronouns in which these elements are taken to be a last resort strategy. The child's behavior in this respect, together with an analysis of resumptive pronouns in adult BP, lead to the conclusion that the Brazilian Portuguese data is in accordance with a last resort analysis of resumptive pronouns, although it may look otherwise on the surface. I assume this last resort nature of resumptives is part of an innate knowledge. I conclude this paper discussing the advantages that the analysis presented here brings to a better description of adult Brazilian Portuguese.
  • De que modo os textos oficiais prescrevem o trabalho do professor? Análise comparativa de documentos brasileiros e genebrinos Artigos

    Machado, Anna Rachel; Bronckart, Jean-Paul

    Resumo em Português:

    Neste artigo, são apresentados os resultados de análises de dois documentos produzidos por instâncias oficiais para orientar o trabalho dos professores no Brasil e na Suíça. De um lado, buscamos detectar as características da textualização da prescrição do trabalho do professor. Os resultados mostram que, além das propriedades comuns aos textos prescritivos (apagamento do enunciador, contrato de felicidade etc.), esses documentos se caracterizam por apresentar uma estrutura temática mais complexa, articulando um agir prescritivo, um agir-fonte e um agir - prescrito. Além disso, buscamos identificar as formas de construção do objeto da prescrição, o que permitiu verificar que, nos dois contextos, esse objeto se configura como uma proposta pedagógica global e não como trabalho concreto dos professores, não estando eles representados, nesses textos, como atores que têm uma real responsabilidade no desenvolvimento das propostas e, paralelamente, apresentando-se os alunos como alvos inertes. Esse trabalho também nos permitiu levantar algumas diferenças das formas de textualização das prescrições examinadas, diferenças essas que relacionamos ao contexto político-econômico dos dois países. Ao final, chegamos a questionamentos referentes às razões da não-consideração do trabalho efetivo dos professores nesse tipo de documento.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present the results of two documents produced by official agencies that aim at guiding the teachers' work in Brazil and in Switzerland. On the one hand, we focused on detecting the textualization features used to prescribe the teacher's work. Results show that besides the common prescriptive features of the two texts (enunciator's erasure, felicity contract etc), these documents carry a more complex thematic structure, articulating a prescriptive doing, a source-doing and a prescribed-doing. We have also tried to identify the forms of building the object of prescription, which led us to see in both contexts that such object embeds a global pedagogical proposal rather than the actual work of the teachers, the latter not being represented in the texts as actors with a real responsibility in the development of the proposals and, at the same time, presenting the students as inert targets. This work also enabled us to raise some differences in the textualization forms of the prescriptions examined in a way of relating them to the political-economic contexts of the two countries. Eventually, we raise some possibilities about the reasons for the non-consideration of the actual work carried out by teachers in such kind of document.
  • As relações entre saber e poder em testes psicodiagnósticos a partir de M. Foucault Artigos

    Caron, Monica

    Resumo em Português:

    No presente artigo tenho o objetivo de abordar algumas questões relativas aos testes utilizados nos processos psicodiagnósticos de crianças consideradas portadoras de dificuldades de aprendizagem. Tomando como pano de fundo histórico, principalmente, o livro de Foucault Vigiar e Punir (1975/1986), pretendo investigar a hipótese de que a criança é considerada doente, anormal devido a fatores relacionados às normas impostas e não a organicidade e/ou patologia neurológica. Interessa-me refletir sobre os indícios que permitem apontar a concepção de linguagem escrita subjacente aos testes, linguagem esperada e privilegiada, mas que pode não ser a linguagem que a criança usa, vive e experiencia.

    Resumo em Inglês:

    In this article my main objective is to approach some questions related to the tests used in psychodiagnostics processes of children who are considered as having learning difficulties. Having the book Discipline and Punish (1975/1986) by Foucault as theoretical basis, I intend to investigate the hypothesis that the child is considered ill or abnormal due to the factors related to imposed norms and not to organic aspects and/or neurological pathology. My interest is to analyse the signs that allow us to point out the written language conception of tests. This language is expected and privileged, however it may not be the language that the child uses and experiences every day.
  • Como encontrar as palavras-chave mais importantes de um corpus com WordSmith tools Artigos

    Berber-Sardinha, Tony

    Resumo em Português:

    Um dos procedimentos mais delicados envolvidos numa análise de corpus via palavras-chave com WordSmith Tools KeyWords é a seleção de um sub-conjunto de palavras para serem investigadas em detalhe. A seleção se faz necessária, via de regra, porque o tamanho do léxico chave de um corpus de estudo é em geral muito grande, em geral em torno de 1500 palavras ou até mais. Uma maneira de fazer esse recorte consiste na extração de palavras-chave exclusivas. O léxico chave exclusivo é composto das palavras-chave que ocorrem somente no corpus de estudo em questão em comparação com palavras-chave de outros corpora de estudo. Contudo, comparar a lista de palavras-chave com várias outras é um procedimento custoso e complicado, que não pode ser exigido da maioria dos usuários de WordSmith Tools KeyWords. Uma alternativa para este cenário seria a aplicação de um ponto de corte generalizado baseado em tendências de retorno de palavras-chave observadas através da aplicação do banco de palavras-chave existente. Tal ponto de corte indicaria a região da lista de palavras-chave na qual há maior probabilidade de ocorrência do léxico chave exclusivo. Os resultados obtidos aqui indicam um ponto de corte entre 31% a 53% das palavras da lista, a partir da primeira de uma lista ordenada por chavicidade.

    Resumo em Inglês:

    One of the most sensitive issues surrounding a keywords analysis with WordSmith Tools is the selection of a subset of words in a corpus that deserve being looked at in greater detail. This selection is normally needed because the size of the key word list can reach several hundred, up to 1,500 or more. One way to extract a selection consists of the pulling out 'exclusive key words'. This key lexis is made up of keywords that only in a single corpus only, in comparison with a bank of keyword lists. Nevertheless, comparing several keyword lists together is a demanding task, which most users of WordSmith Tools are not expected to cope with. An alternative would be the application of a general cut-off point, established through previous uses of the keyword bank. Such a cut-off point would indicate the section of a keyword list where it would be more likely to find exclusive keywords, with a certain degree of likelihood. The results obtained here suggest that the area corresponding to the top 31% to 53% of a keyword list are more likely to contain exclusive keywords.
  • Qualquer e o conceito de livre-escolha Artigos

    Oliveira, Roberta Pires de

    Resumo em Português:

    Este artigo desenvolve a hipótese de Peres (cp) de que sintagmas 'qualquer' não são quantificados, mas indefinidos (Heim 1982). Argumenta-se que há um item 'qualquer' e que as diferenças entre as estruturas 'qualquer N' e 'um N qualquer' devem-se à presença do artigo indefinido 'um'. Comparado ao sintagma-'um', sintagmas-'qualquer' expressam "livre-escolha" que, na análise proposta, é uma pressuposição de alternativas possíveis. Formalmente, ela se deve à presença de 'qual', que necessita, para ser feliz, que um conjunto de alternativas já esteja no fundo compartilhado, e 'quer', que indica contexto modal. Ignorância e indiferença, característicos da livre-escolha, são apreendidos através de diferentes bases modais. Explora-se, na conclusão, algumas conseqüências desta abordagem. O quadro teórico se enquadra na reflexão contemporânea da semântica formal das línguas naturais.

    Resumo em Inglês:

    The paper develops the idea that 'qualquer'-phrases in Brazilian Portuguese (PB) are indefinites (Heim 1982), a hypothesis introduced by Peres (pc). It is shown that there is just one item 'qualquer', and that the differences between the two syntactic configurations in which it appears - 'um N qualquer' and 'qualquer N' -, are due to the presence of the indefinite 'um'. The comparison between 'um' and 'qualquer' phrases highlights the semantic contribution of the later: it conveys free-choiceness. These facts strongly support the thesis that free choiceness is a feature independent of quantificational force. Free choiceness is, then, explained as a presupposition triggered by 'qualquer'. A formal characterization of this presupposition is presented. It relies upon a decomposition of 'qualquer' in 'qual', a D-linked wh-word, and 'quer', a modal verb. Indifference and ignorance are explained via the assessment of different modal bases. It is shown that the hypothesis also explains other uses of 'qualquer'. The theoretical approach is in consonance with formal analysis of natural language.
  • Reparo iniciado e levado a cabo pelo outro na conversa cotidiana em português do Brasil Artigos

    Garcez, Pedro M.; Loder, Letícia Ludwig

    Resumo em Português:

    Apresentam-se resultados de pesquisa sobre o reparo iniciado e levado a cabo pelo outro em interações cotidianas em português do Brasil. Com o intuito de verificar se a organização dessa trajetória de reparo se apresentaria conforme a descrição já consolidada dos fenômenos de reparo entre falantes de inglês norte-americano, 15 horas de gravação foram analisadas segundo a perspectiva teórico-metodológica da Análise da Conversa Etnometodológica. Conclui-se que, na conversa em português brasileiro, o fenômeno também é raro e apresenta marcas de despreferência. Além disso, observamos que essas trajetórias de reparo pelo outro criam um constrangimento com o qual o participante reparado lida antes de a ação prosseguir.

    Resumo em Inglês:

    This is a research report on other-initiated other-repair in ordinary conversation conducted in Brazilian Portuguese. With the aim of investigating whether the organization of this repair trajectory in Brazilian Portuguese interaction matches that described for conversationalists interacting in North-American English, 15 hours of interaction were analyzed within the framework of Conversation Analysis. Despite minor differences in some practices, the trajectory is found to be as dispreferred in this corpus as it is in English interaction. Additionally, it was observed that the repaired participant is constrained to acknowledge the repair movement on his/her prior turn.
  • Reflexões sobre a análise crítica do discurso Resenha

    Martins, Izabella dos Santos
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Gêneros textuais, tipificação e interação Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br