Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 22, Número: 1, Publicado: 2006
  • A literatura e o ensino de línguas não-maternas: um conflito assumido como harmonia Artigos

    Pedroso, Sergio Flores

    Resumo em Português:

    Através da história do ensino de línguas não-maternas, a relação entre essa especialidade e a literatura tem sido favorecida por uma aprovação consensual cuja pertinência é questionada aqui. Tal aprovação se apresenta mais fincada no imaginário e na tradição do que em contribuições que a literatura realmente possa trazer para essa especialidade. Isso, considerando as prioridades a partir das quais as diversas teorias hoje atuantes no ensino de línguas não-maternas organizam o trabalho didático. Este trabalho discute a legitimação do funcionamento do literário nesse tipo de ensino porque considera que os próprios conceitos genéricos tradicionais de literatura com que ainda se opera não são consistentes com o que exige a prática pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    Throughout the history of foreign language teaching, the relationship between literature and foreign language teaching has been assumed as pertinent. This paper questions that assumption and explains its consensual bases as supported more by the imagination and by the tradition than by the contributions that literature can bring to foreign language teaching. Considering the priorities at the foundations of the several theories that organize the didactic work, the own generic concepts of literature with which those theories work are not consistent with the pedagogic practice needs. This paper discusses a way of approach to literature having in view to meet those needs.
  • Análise de conteúdo e análise do discurso: o lingüístico e seu entorno Artigos

    Rocha, Décio; Deusdará, Bruno

    Resumo em Português:

    A partir de um histórico da Análise de Conteúdo e de uma reflexão acerca de suas implicações no contexto do behaviorismo americano do início do século XX, procuraremos neste artigo abordar o conceito de condições de produção enquanto meio de apreensão da relação entre texto e contexto. Os resultados obtidos indicam que, no que concerne à noção de condições de produção, não houve nem uma total ruptura, nem uma simples continuidade entre os trabalhos produzidos segundo a tradição da Análise de Conteúdo e da Sociolingüística, por um lado, e, por outro, a Análise do Discurso concebida por Pêcheux.

    Resumo em Inglês:

    Based on a historical review of Content Analysis and a debate about its implications in the context of American behaviourism of the beginning of the XX century, the aim of this paper is to focus on the concept of conditions of production as a means of approaching the relationship between text and context. The results show some evidence that, in what concerns the notion of conditions of production, there has been neither total disruption nor simple continuity between tradition (works in Content Analysis and Sociolinguistics) and Discourse Analysis as conceived by Pêcheux.
  • Aquisição de sentenças matrizes infinitivas no Português Brasileiro em uma criança de 20-24 meses Artigos

    Conceição, Sanir da

    Resumo em Português:

    Neste estudo, fazemos a análise das sentenças matrizes infinitivas do PB em uma criança no período de 20-24 meses. Levantamos como hipótese que, nesta fase, a gramática infantil tem as categorias funcionais, conforme aponta a corrente continuísta. Porém, Agr não foi acionado ainda com todos os traços relevantes. Consideramos que no PB infantil, ele é fraco, como proposto por Galves (1993).

    Resumo em Inglês:

    This paper conducts an analysis of infinitive matrix sentences in Brazilian Portuguese in a 20-24-month period. The hypothesis is that children's grammar has the functional categories, as proposed by the continuist approach. However, Agr has not been triggered with all its relevant features. This study considers that in children's Brazilian Portuguese, it is weak, as proposed by Galves (1993).
  • As mensagens de advertência nos maços de cigarro: um olhar de lingüística discursiva comparativa

    Sabaj M., Omar

    Resumo em Português:

    As mensagens de advertência nos maços de cigarro são uma manifestação textual de uma relação que se estabele entre as autoridades da Saúde, os fabricantes e os consumidores dos produtos do tabaco. Ainda que sejam numerosos os estudos desse tipo de texto, quase não existem aproximações de um ponto do vista discursivo, semântico ou lingüístico. A partir de uma integração das categorias de análise do discurso, da semântica cognitva e da modalização lingüística, analisou-se um corpus multilingue e determinou-se as semelhanças e diferentas que emergiram das divições geográficas do mesmo. Para análise da coletânea foram estabelecidas um conjunto de oito categorias que nela foram sucessivamente aplicadas. Dos resultados da análise se infere que, enquanto algumas categorias se mostram distintas em algumas regiões geográficas, outras de comportam de forma homogêna em todo o corpus. Tanto as diferenças assim como as semelhanças encontradas permitem-nos caracterizar as diferentes condições de produção destes discursos nas zonas geográficas estudadas.

    Resumo em Espanhol:

    Los mensajes de advertencia de las cajetillas de cigarrillos son una manifestación textual de una relación que se establece entre las autoridades sanitarias, las compañías tabacaleras y los consumidores de los productos del tabaco. Aunque son numerosos los estudios de este tipo de textos, casi no existen aproximaciones desde un punto de vista discursivo, semántico o lingüístico. A partir de la integración de categorías del análisis discurso, la semántica cognitiva y el estudio de la modalización lingüística, se analizó un corpus multilingüe y se determinó las similitudes y las diferencias que emergieron entre las divisiones geográficas del mismo. Para el análisis, se establecieron un conjunto de 8 categorías que fueron aplicadas sucesivamente en el corpus. De los resultados se infiere que, mientras algunas categorías distinguen claramente las zonas geográficas, otras se comportan de forma homogénea en todo el corpus. Tanto las diferencias como las similitudes encontradas nos permiten caracterizar las distintas condiciones de producción de dichos discursos en las zonas geográficas estudiadas.

    Resumo em Inglês:

    Warning messages in the cigarette packages are a textual manifestation of a relation that establishes between the sanitary authorities, the tobacco companies and the consumers of tobacco products. Although the studies of this type of texts are numerous, almost do not exist approaches from a discursive, semantic or linguistic point of view. From the integration of categories of discourse analysis, cognitive semantics and the study of the linguistic hedging, a multilingual corpus was analyzed to determine the similarities and the differences that emerged between the geographic divisions of the corpus. For the analysis, a set of 8 categories were determined which were applied successively in the corpus. From the results, it can be inferred that, while some categories distinguish the geographic zones clearly, others behave of homogenously in all subdivisions of the corpus. As much the differences as the found similarities allow us to characterize the different production conditions of these texts in the studied geographic zones.
  • Reavaliando o estatuto silábico das seqüências obstruinte+lateral em português europeu Artigos

    Veloso, João

    Resumo em Português:

    Segundo as descrições fonológicas e as normas ortográficas do português, todas as sequências Obstruinte+Líquida constituiriam, nesta língua, sequências tautossilábicas (Ataques ramificados), sendo heterossilábicas todas as restantes sequências C1C2. Porém, aplicando às sequências Obstruinte+Lateral alguns dos critérios que levam à classificação à parte das sequências heterossilábicas - origem histórica e certas manifestações externas do conhecimento fonológico (CF) dos falantes -, verificamos que as sequências Obstruinte+Lateral se comportam frequentemente como as sequências heterossilábicas, sobretudo quando, no tocante às manifestações do CF, se olha a dados obtidos com sujeitos sem conhecimento ortográfico. Esta verificação leva-nos a caracterizar as sequências Obstruinte+Lateral do português europeu como genuinamente heterossilábicas e, paralelamente, a aceitar a interferência do conhecimento ortográfico sobre o conhecimento fonológico dos falantes.

    Resumo em Inglês:

    According to the phonological descriptions and the orthographic rules of Portuguese, all Portuguese Obstruent+Liquid clusters are licensed as branching onsets, whilst all the other C1C2 strings are classified as heterosyllabic. Nevertheless, if Obstruent+Lateral clusters are subject to the criteria that keep the heterosyllabic clusters apart - such as their historical origin and certain externally observable aspects of the speakers' phonological knowledge - it becomes apparent that the Obstruent+Lateral clusters share some common features with the heterosyllabic clusters, namely when data from subjects without orthographic knowledge are taken into account. Therefore, we propose that European Portuguese Obstruent+Lateral clusters should be classified as genuinely heterosyllabic. In addition, we accept the influence of orthographic knowledge on the subjects' phonological knowledge.
  • A construção/apropriação da escrita nas salas de aula da escola fundamental e nas salas de bate-papo na internet Artigos

    Costa, Sérgio Roberto

    Resumo em Português:

    Na escola, a criança usa um código abreviado, sincopado, em sua escrita inicial, para construir seu discurso, porque ainda não tem domínio do sistema de escritura; também, na internet, os adolescentes usam, nos chats informais, abreviações, síncopes, alongamentos, caixa alta - semelhantes à forma escrita escolar inicial. A partir dessas observações, este artigo descreve e analisa os fenômenos apontados acima, tentando explicar as possíveis semelhanças e diferenças dos dados coletados em circunstâncias e espaços enunciativos diversos, o que poderia contribuir com a compreensão dos processos cognitivos de apropriação e produção da escrita por crianças e adolescentes, destacando-se as possíveis similaridades e divergências desses fenômenos e processos.

    Resumo em Inglês:

    At school, children build their initial written discourse by using an abbreviated, syncopated code because they do not master the written system yet; on the internet, in their informal chats, teenagers' use of abbreviations, syncopes, expansions, upper case also remind us of the initial school writing form. This article describes and analyses the phenomena mentioned above by trying to explain the possible similarities and differences in the data collected in varied circumstances and enunciatory environments in an attempt to contribute to the understanding of the cognitive processes of appropriation and production of writing by children and adolescents. Special emphasis will be given to the similarities and differences of those phenomena and processes.
  • Desconstrução vernacular: subscrevendo a leitura propalada Articles

    Martin, J. R.

    Resumo em Português:

    Este artigo trata da forma como três textos da cultura popular são construídos para desafiar o discurso que naturaliza a guerra. Cada texto mobiliza recursos ideacionais para chamar a atenção para o custo material da guerra e recursos interpessoais para realinhar os leitores/observadores em comunidades que buscam a paz. Além disso, os textos constroem deslocamentos semióticos abruptos para mudar a compreensão e a avaliação dos leitores/observadores sobre a luta armada. Essa análise é oferecida como uma contribuição ao campo da análise do discurso positiva e à sua interpretação dos textos que têm como função transformar o mundo em um lugar melhor.

    Resumo em Inglês:

    This paper is concerned with the way in which three popular culture texts are deployed to challenge discourse which naturalises war. Each text mobilises ideational resources to draw attention to the material cost of war and interpersonal resources to re-align reader/viewers into peace seeking communities; in addition, each text deploys dramatic shifts in semiosis to re-focus reader/viewers' understanding and evaluation of armed struggle. The analysis is offered as a contribution to the field of positive discourse analysis and its interpretation of texts which function to make the world a better place.
  • Recortes interculturais: na sala de aula de línguas estrangeiras Resenhas

    Rajagopalan, Kanavillil
  • Multimodal transcription and text analysis: A multimedia tookit and coursebook with associated on-line course Notas Sobre Livros

    Ikeda, Sumiko Nishitani
  • Dicionário UNESP do português contemporâneo Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Grammar of English: a comprehensive guide. spoken and written english grammar and usage Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Classroom discourse analysis: a functional perspective Notas Sobre Livros

    Arsiolli, Maria Auxiliadora Vieira de Lima
  • Understanding minimalism Notas Sobre Livros

    Kato, Mary Aizawa
  • Linguistics and the language of translation Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Que gramática estudar na escola?: norma e uso na língua portuguesa Notas Sobre Livros

    Trindade, Zélia do Socorro Pinto
  • Doa-se lindos filhotes de poodle: variação lingüística, mídia e preconceito Notas Sobre Livros

    Rubio, Cássio Florêncio
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br