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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 22, Número: spe, Publicado: 2006
  • Apresentação

  • Ensaios sobre a metáfora na linguagem e no pensamento Preface

    Zanotto, Mara Sophia; Nardi, Maria Isabel Asperti; Vereza, Solange Coelho
  • A lingüística cognitiva e a pesquisa sobre metáfora: sucessos passados, questionamentos céticos, futuros desafios Articles

    Gibbs, Jr, Raymond W.

    Resumo em Português:

    Uma importante razão para o grande interesse pela metáfora nos últimos 20 anos está na pesquisa realizada pela Lingüística Cognitiva. Os lingüistas cognitivos adotam a idéia de que a metáfora não é meramente uma parte da língua, mas reflete uma parte fundamental da nossa maneira de pensar, raciocinar e imaginar.Um grande número de estudos empíricos em Lingüística Cognitiva tem, de diferentes modos, oferecido suporte a essa idéia. Meu objetivo neste artigo é descrever os fundamentos empíricos do trabalho da Lingüística Cognitiva sobre a metáfora, apresentar vários questionamentos sobre esse trabalho, e responder algumas dessas questões/críticas. Eu também aponto vários desafios que a Lingüística Cognitiva deveria encarar em futuros trabalhos sobre a metáfora na língua, no pensamento e na cultura.

    Resumo em Inglês:

    An important reason for the tremendous interest in metaphor over the past 20 years stems from cognitive linguistic research. Cognitive linguists embrace the idea that metaphor is not merely a part of language, but reflects a fundamental part of the way people think, reason, and imagine. A large number of empirical studies in cognitive linguistics have, in different ways, supported this claim. My aim in this paper is to describe the empirical foundations for cognitive linguistic work on metaphor, acknowledge various skeptical reactions to this work, and respond to some of these questions/criticisms. I also outline several challenges that cognitive linguists should try to address in future work on metaphor in language, thought, and culture.
  • A metáfora na lingüística aplicada: quatro abordagens cognitivas Articles

    Steen, Gerard

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta algumas considerações sobre a metáfora na língua e no pensamento - "o tópico e título da primeira conferência desse tipo no Brasil". Focaliza as discussões apresentadas nas falas da plenária, que são principalmente direcionadas para a pesquisa empírica sobre metáfora na Lingüística Aplicada. Esta reflexão retrospectiva que integra os trabalhos apresentados é conduzida a partir da perspectiva do debate sobre a relação entre metáfora na língua e no pensamento. Esta questão é central na minha proposta de quatro diferentes abordagens da metáfora, com base na interdependência entre língua e pensamento como sistema e como uso: 1) metáfora na língua como sistema; 2) metáfora no pensamento como sistema; 3) metáfora na língua em uso; 4) metáfora no pensamento em uso. A metáfora deveria ser estudada a partir dessas categorias, com um certo grau de autonomia, de modo que as sua interdependência possa ser melhor entendida.

    Resumo em Inglês:

    This article presents some considerations into metaphor in language and thought- 'the topic and title of the first conference of its kind in Brazil'. The paper focuses on the discussions presented in the round table, which were mostly directed to the empirical research on metaphor in Applied Linguistics. This integrative and retrospective reflection on the papers presented will be conducted from the perspective of the debate into the relationship between metaphor in language and in thought. This central issue is at the core of my proposal for four different approaches to metaphor, based on the interdependence between language and thought as system and as use:1) metaphor in language as system; 2) metaphor in thought as system; 3) metaphor in language as use and 4) metaphor in thought as use. It is within the framework of these categories that metaphors should be studied, with a certain degree of autonomy, so that their interdependence can be better understood.
  • Metáfora e atividade Articles

    Mey, Jacob L.

    Resumo em Português:

    Este artigo considera a metáfora um tipo de atividade no espírito dos " Tipos de Atividades" de Levinson ou dos "Atos Pragmáticos" de Mey. Contrariando o que tem sido sugerido pela literatura, as metáforas não pertencem exclusivamente ao domínio do raciocínio abstrato (por exemplo, por analogia; Max Black), nem são elas meramente processos lingüísticos e/ou psicológicos (da cognição; George Lakoff). As metáforas não tem sua origem e vivem apenas no cérebro, nem pertencem exclusivamente a algum domínio conceitual, a partir do qual elas possam estabelecer relações ou fusões com outros domínios.As metáforas são primordialmente atividades pragmáticas. Na minha contribuição, eu me concentrarei na pragmática do que tem sido denominado "embodiment" : apesar de metáforas representarem, respectivamente sustentarem ou ilustrarem uma atividade realizada pelo ser humano total, a parte corporal do empreendimento metafórico tem sido freqüentemente negligenciada. Ainda assim, como muitos pesquisadores nas ciências têm demonstrado, o papel do corpo na solução de problemas por meio da metaforização apropriada não pode ser superestimado. Uma perspectiva que considere o papel do corpo no pensamento, e especialmente na metáfora, nos permitirão compreender melhor os atos que realizamos com palavras , quando usamos palavras para realizar atos.

    Resumo em Inglês:

    This paper considers metaphor as a kind of activity in the spirit of Levinson's 'Activity Types' or of Mey's 'Pragmatic Acts'. Contrary to what has been suggested in the literature, metaphors neither belong exclusively to the domain of abstract reasoning (such as by analogy; Max Black), nor are they merely linguistic and/or psychological processes (of cognition; George Lakoff). Metaphors do not originate and live in the brain only, neither do they exclusively belong to some conceptual domain from which they can establish relations to other domains, or blend with them. Metaphors are primarily pragmatic activities.In my contribution, I will concentrate on the pragmatics of what is called 'embodiment': while metaphors represent, respectively support or illustrate, an activity that is performed by the total human being, the body part of the metaphoric deal is often neglected. Yet, as many researchers in the humanities and the sciences have shown, the role of the body in solving problems through appropriate metaphoring cannot be overestimated. An embodied perspective on thought, and especially on metaphor, will allow us to form a better understanding of the things we do with words, when we use words to do things.
  • Metáfora e metonímia na formação de palavras Articles

    Basilio, Margarida

    Resumo em Português:

    Este trabalho investiga a relevância de padrões analógicos, metonímia e metáfora em processos de formação de palavras e seus produtos. Aborda-se inicialmente a face semântica do mecanismo de analogia proporcional no fenômeno de re-estruturação morfológica. Em seguida, o trabalho focaliza o papel da metonímia na formação de nomes de agente e instrumentais. A parte final do trabalho é dedicada ao papel da metáfora em processos de composição. O principal objetivo do trabalho é mostrar como a metáfora é fundamental para a constituição do léxico e, consequentemente, quão lamentável é o fato de que raramente processos de formação de palavras são levados em conta na discussão sobre a metáfora na linguagem.

    Resumo em Inglês:

    This work investigates the relevance of analogy, metonymy and metaphor in word formation patterns and their products. Initially, the semantic side of proportional analogy in morphological restructuring is analyzed. The work then concentrates on the role of metonymy in the formation of instrumentals and agent nouns. The last part of the work is dedicated to the role of metaphor in compounding. The main point of the paper is to show how metaphor is fundamental to the constitution of the lexicon and, consequently, how unfortunate for the discussion of metaphor in language is the relative disregard to word-formation processes.
  • Os fatores conceituais e os lingüísticos no uso de metáforas Articles

    Moura, Heronides Maurílio de Melo

    Resumo em Português:

    A representação puramente cognitiva da metáfora apresenta alguns problemas. Propõe-se que essas dificuldades podem ser superadas pelo enfoque alternativo apresentado neste artigo, de acordo com o qual há uma interdependência de fatores conceptuais e lingüísticos no uso da metáfora. Identificam-se algumas regularidades lingüísticas na interpretação de certos tipos de metáforas, como a personificação, e tenta-se mostrar que uma descrição mais rica desses tipos de metáfora pode ser obtida se o conhecimento lingüístico e a composicionalidade semântica de tópico e veículo são levados em conta na descrição.

    Resumo em Inglês:

    The purely cognitive representation of metaphor poses some difficulties. It is proposed that these difficulties can be tackled down in the alternative view proposed in this article, according to which there is an interdependence of conceptual and linguistic factors in the use of metaphor. Some linguistic regularities are identified in the interpretations of some types of metaphor, such as personification, and is argued that a richer description of these types of metaphor is obtained if the linguistic knowledge and semantic compositionality of topic and vehicle are taken into account.
  • Mudanças de significados, significados perdidos: a metáfora como uma força na evolução das línguas Articles

    Holmquist, Kelly

    Resumo em Português:

    Todas as línguas vivas estão em constante evolução. O processo metafórico tem um papel importante nessa evolução; a fusão de conceitos em uma metáfora leva à diversificação da referência de palavras usadas metaforicamente. Um uso metafórico de uma palavra pode tornar-se convencional, o que pode , por sua vez, levar a mudanças nos significados dessa palavra. O uso metafórico pode ocorrer de várias formas, incluindo metonímia, sinédoque e eufemismo. Os efeitos do uso metafórico - e da figura estreitamente a ele relacionada, o símile- podem ser percebidos até mesmo na evolução de estruturas gramaticais de muitas línguas. Eu apresento vários exemplos que evidenciam o papel do uso metafórico na evolução dos significados das palavras e estruturas gramaticais desde o Proto-indoeuropeu até línguas modernas indo-européias.

    Resumo em Inglês:

    All living languages are in a constant state of evolution. Metaphorical usage is an important driving factor in that process of evolution; the blending of concepts within metaphor leads to the diversification of the reference of words used metaphorically. It can occur that a metaphorical usage becomes conventionalized. This, in turn, leads to shifts in the meanings of those words. Metaphorical usage can occur in a variety of forms, including metonymy, synecdoche, and euphemism. The effects of metaphorical usage-and the closely related figure, simile-can even be seen in the evolution of the grammatical structures of many languages. I present various examples which demonstrate the role of metaphorical usage in the evolution of word-meanings and grammatical structures from PIE to modern Indo-European languages.
  • Sobre metáforas primárias Articles

    Lima, Paula Lenz Costa

    Resumo em Português:

    Uma contribuição importante para a Teoria Contemporânea da Metáfora foi a Hipótese da Metáfora Primária de Grady (1997), que sugere que a geração e natureza das metáforas conceituais geralmente baseiam-se em padrões metafóricos mais experienciais, chamados metáforas primárias. A nova hipótese muda consideravelmente as idéias sobre a geração de metáforas em comparação com a visão anterior. Neste artigo, discutimos algumas das mudanças principais hipotetizadas por Grady com relação às características dos domínios fonte e alvo, ao construto fundamental e ao licenciamento de expressões metafóricas.

    Resumo em Inglês:

    One important contribution to the Contemporary Theory of Metaphor is Grady's Primary Metaphor Hypothesis (1997), which claims that the emergence and nature of conceptual metaphors are often grounded in more experiential metaphorical patterns, called primary metaphors. The new hypothesis changes considerably the ideas concerning the generation of metaphors, in comparison to the former view. In this paper we discuss some of these main changes, namely the characteristics of source and target domain, the fundamental construct, and the licensing of metaphorical expressions.
  • Metáfora nova e estabilidade conceptual Articles

    Martins, Helena

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute três abordagens radicalmente diferentes para a questão da metáfora nova: a visão clássica, segundo a qual a metáfora é definida pela sua novidade em relação a sistemas conceituais estabelecidos; a visão cognitivista, em que metáforas conceituais novas são consideradas um fenômeno possível mas relativamente raro; e a visão desconstrucionista, em que a novidade na metáfora é vista como impossível ou uma não-questão. A possibilidade de se reconciliar reflexões valiosas provenientes de cada uma dessas abordagens é explorada e a proposta de se abordar o problema a partir de uma perspectiva wittgensteiniana é defendida.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses three radically different approaches to the issue of novel metaphor: the classic view, according to which metaphor is itself defined by its novelty with respect to our established conceptual systems; the cognitivist view, in which novel conceptual metaphors are considered a possible but relatively rare phenomenon; and the deconstructionist view, in which novelty in metaphor is seen as either impossible or a non-issue. The possibility of reconciling valuable insights yielded in each of these approaches is explored, and the case is made for taking the matter under a non-representationalist, Wittgensteinian angle.
  • Raciocínio metafórico com um conjunto econômico de mapeamentos Articles

    Wallington, A.M.; Barnden, J.A.; Glasbey, S.R.; Lee, M.G.

    Resumo em Português:

    Este trabalho discute a natureza da transferência metafórica entre domínio fonte e domínio alvo. Argumenta-se que, para grande parte das metáforas, não seria correto afirmar que todos os elementos do domínio alvo sejam mapeados para os elementos do domínio fonte, e que um conjunto bem mais econômico de mapeamentos é utilizado.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the nature of the metaphorical transfer from the source domain to the target domain. More specifically, it explores the question as to how the mapping links between features of the source and the target are created. It is argued that, for many metaphors, it is incorrect to assume that all the elements of the source domain map to elements of the target domain, and that a much more economical set of mappings should be used instead.
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