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DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 23, Número: 2, Publicado: 2007
  • Maratona Atenas 2004: a (re)categorização em textos jornalísticos Artigos

    Francisco, Milton

    Resumo em Português:

    O processo de referenciação implica (re)categorizar os objetos discursivamente (cf. Mondada 1997; Mondada e Dubois 2003). Este artigo consiste em uma reflexão epistemológica sobre processo de (re)categorização, voltando-se para o procedimento do enunciador ao referir e (re)categorizar os objetos. Focaliza-se a (re)avaliação que os objetos podem ter a cada designação. Esse processo é analisado em textos jornalísticos escritos de caráter informativo e opinativo, os quais têm como tema o episódio atípico ocorrido com o atleta brasileiro Vanderlei Cordeiro de Lima na prova de Maratona dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004. Os resultados apontam que, no texto informativo, em geral o ponto de vista e valores atribuídos, por exemplo, ao episódio e a Vanderlei, originam-se de discurso alheio, enquanto que, no texto opinativo, o autor geralmente mescla seu ponto de vista e valores com os do discurso alheio. Em ambos os tipos de texto, prevalece grande diversidade de categorias, a qual corresponde à heterogeneidade semântico-referencial dos textos.

    Resumo em Inglês:

    The process of referentiation implies (re)categorizing the objects discursively (Mondada 1997; Mondada and Dubois 2003). This article is an epistemo logical reflection about the process of (re)categorization, focusing at the enunciator's procedure when referring and (re)categorizing objects. It's focused the (re)evaluation that the objects can have in each designation. This process is analyzed in written media informative and opinion texts whose topic is the odd episode that happened to the Brazilian athlete Vanderlei Cordeiro de Lima during the marathon competition at the Olympic Games in Athens, in 2004. The results show that in informative texts, in general, point of view and attributed values, for example, to the episode and to Vanderlei, originated from a third person; whereas in opinion texts, the author usually mixes his/her point of view and values with the ones of a third person's. In both sorts of text it prevails a great diversity of categories, which corresponds to the semantic-referential heterogeneity in the texts.
  • Lexicografia pedagógica: atores e interfaces Artigos

    Duran, Magali Sanches; Xatara, Claudia Maria

    Resumo em Português:

    Os dicionários para aprendizes de línguas estrangeiras são obras relativamente recentes no mercado editorial e atendem uma demanda por obras pedagógicas que foi ignorada pelos lexicógrafos durante muito tempo. Esse segmento do mercado lexicográfico vem se revelando promissor, com diversas possibilidades de inovações. A fim de delinear o campo de desenvolvimento da Lexicografia Pedagógica, este artigo analisa-a sob duas perspectivas: a de suas interfaces com outras áreas da Lingüística e a de seus atores, pessoas cuja atuação influencia a produção de suas obras. Esta exposição tem o objetivo de despertar o interesse de pesquisadores brasileiros pela Lexicografia Pedagógica e, indiretamente, promover a produção nacional de dicionários pedagógicos.

    Resumo em Inglês:

    Foreign learners' dictionaries have been brought out in the last thirty years and fill a need for pedagogical works that lexicographers ignored for a long time. This is a promising market, as it offers several possibilities of innovations. To better understand pedagogical lexicography, we propose in this article to identify the major actors and interfaces that affect its production. Such an exposition aims to arouse interest from Brazilian researchers about pedagogical lexicography and indirectly promote national production of pedagogic dictionaries.
  • A variação na aquisição de regras de sândi externo em português brasileiro Artigos

    Komatsu, Mariana; Santos, Raquel

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa a variação na aquisição do sândi externo por uma criança adquirindo português brasileiro. Nossos resultados mostram que essas regras aparecem tão logo a criança começa a combinar duas palavras, mas não são uniformes durante o período de aquisição, estabilizando-se somente por volta de 3;6 anos. Mostramos que a criança usa a elisão como estratégia default, que as exigências segmentais das regras são adquiridas posteriormente às exigências prosódicas e que o uso dessas regras para implementação rítmica não ocorre nos períodos iníciais. Finalmente, nossa análise corrobora a proposta de Scarpa (1997) de que a aquisição prosódica se inicia nos níveis mais altos da hierarquia.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the acquisition of external sandhi rules by one child learning Brazilian Portuguese. We show that these rules appear as soon as the child start putting two words together, but the rules are not uniform in the beginning of the process and are adult-like only around 3;6 years-old. We also show that the child use elision as a default strategy, that the prosodic properties of the rules are acquired before the segmental ones, and that the rules are not used for rhythmic optimization in the beginning of the acquisition process. Finally, our analysis provides support for Scarpa's analysis that prosodic acquisition proceeds from the higher to the lower levels.
  • As metáforas primárias na aquisição da linguagem: um estudo interlingüístico Artigos

    Siqueira, Maity; Lamprecht, Regina Ritter

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta um estudo interlingüístico e evolutivo da compreensão de oito metáforas primárias sob a perspectiva da Teoria da Metáfora Conceitual. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças de 3 a 10 anos de idade, monolíngües, falantes nativas de português brasileiro ou de inglês norte-americano, bem como com adultos das mesmas comunidades lingüísticas. Os resultados de duas tarefas (verbal e não-verbal) aplicadas revelaram que a compreensão de metáforas primárias é uma habilidade que emerge cedo na infância e está relacionada ao tipo de mapeamento envolvido em cada metáfora conceitual. Tanto para os participantes brasileiros quanto para os participantes norte-americanos, a compreensão de metáforas primárias se deu em três estágios.

    Resumo em Inglês:

    Situated within the framework of the Conceptual Metaphor Theory, this research focuses on the comprehension of primary metaphors, using a crosslinguistic-developmental perspective. Data come from interviews with monolingual Brazilian Portuguese and American English native speakers at the ages of 3 to 10, along with adult native speakers. The results obtained from two tasks (verbal and non-verbal) revealed that the comprehension of primary metaphors is an ability that emerges early in life and is linked to the kind of mapping involved in each conceptual metaphor. The comprehension of primary metaphors followed three stages both for the Brazilian and the American participants.
  • O ensino de línguas para crianças no contexto educacional brasileiro: breves reflexões e possíveis provisões Artigos

    Rocha, Cláudia Hilsdorf

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir acerca do ensino de línguas estrangeiras (LE) para crianças. Respaldando-nos em princípios da teoria Sócio-cultural (Vygotsky, 1978) e do Comunicativismo (Almeida Filho, 1993, 2005), voltados para o ensino de línguas (inglês) para crianças (Cameron, 2001; Brewster, Ellis & Girard, 2002; entre outros), teceremos reflexões sobre a importância da aprendizagem de línguas na infância, sobre a relevância motivação e da qualidade das interações para um ensino cujo objetivo principal recai na formação integral do aluno, como também sobre o papel da gramática, da oralidade e da língua materna no processo. Serão também feitas considerações acerca da importância da formação (contínua) do professor atuante nesse contexto e de possíveis procedimentos no ensino em pauta, quando serão apresentadas breves proposições orientadas pela noção bakhtiniana de gêneros.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at discussing about the foreign language teaching to young learners, taking the principles of the Sociocultural Theory (Vygotksy, 1978) and of the Communicative Approach (Almeida Filho, 1993, 2005) related to Primary English teaching (Cameron, 2001; Brewster, Ellis & Girard, 2002) as a theoretical references. Considerations about the importance of language learning in childhood will be made, as well as about the role of the grammar, oral language and mother tongue in the process. Likewise, the importance of Teacher Education will be briefly approached. This work is ended with the discussion about some possible procedures in the language teaching processes followed by a brief presentation of possible guidelines based on the bakhtinian notion of discourse genres.
  • Valência do nome deverbal e nominalidade prototípica Artigos

    Camacho, Roberto Gomes

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é mostrar que os nomes deverbais preservam a estrutura argumental do verbo input correspondente e que a especificação ou não dos argumentos no interior do termo nominal depende de um conjunto de fatores pragmáticos, especialmente relacionados a informação de curto termo compartilhada pelos participantes da interação. Como implicação teórica, a análise preserva a idéia de que há um processo gradual de descategorização verbal, que se reflete nos diferentes tipos de marcação gramatical. Conforme o predicado verbal ganha estatuto nominal, as marcações tipicamente oracionais dão lugar a outros mecanismos, como marcação argumental por preposição, modificação por adjetivo, uso de pronomes possessivos, que acompanham apropriadamente um núcleo nominal.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to show that deverbal nouns preserve the argument structure of the corresponding input verb and that the overt or non-overt expression of their arguments within the term depends on a set of semantic and pragmatic factors, mainly related to the shared short-term information by the speech act participants. As a theoretical implication, this analysis preserves the idea that there is a gradual process of verbal decategorization, which is reflected in the different kinds of grammatical relation markings. As the verbal predicate gradually gains nominal status, the clausal markings (agreement, word order and the like) give way to prepositional marking or some other device, like adjectival modification or the use of possessive pronouns which are perfectly appropriate to follow a nominal head.
  • O Discurso da ciência e da tecnologia da imprensa escrita chilena: aproximação ao corpus DICIPE-2004

    Parodi, Giovanni; Ferrari, Silvana

    Resumo em Português:

    A comunicação na ciência e na tecnologia (C&T) assumiu grande relevância nos últimos anos, inicialmente através de artigos e posteriormente através dos meios de comunicação de massa. Neste contexto, os objetivos deste artigo são: a) determinar e quantificar, em termos comparativos, o espaço que um grupo de jornais chilenos destina à divulgação de temas de C&T; b) determinar os tipos de texto jornalpisticos através dos quais se divulga a C & T na imprensa escrita; c) identificar os macrotemas, subtemas e disciplinas presentes no corpus. O corpus foi coletado durante três meses e é formado por 411 textos. Foram calculados e normatizados as ocorrências de textos e palavras, os tipo de textos, os macrotemas, temas e disciplinas nas quais se insere cada texto. Os achados mostram, entre outros, que a divulgação de C & T ocupa, em média, 1% do que se publica nesses jornais e que predominam textos relacionados com ciências médicas, astronomia, astrofísica e ciências da vida.

    Resumo em Espanhol:

    La comunicación de la ciencia y la tecnología (C&T) ha cobrado gran relevancia en los últimos años, inicialmente a través de artículos científicos y actualmente através de los medios masivos de comunicación. En este contexto, los objetivos de este artículo son: a) determinar y cuantificar, en términos comparativos, el espacio que un grupo de cinco periódicos chilenos destinan a la divulgación de temáticas de C&T; b) determinar los tipos de textos periodísticos a través de los cuales se divulga la C&T en la prensa escrita; c) identificar los macrotemas, subtemas y disciplinas presentes en el corpus. El corpus fue recolectado durante tres meses y quedó formado por 411 textos. Se calculó y normalizó la ocurrencia de textos y palabras, los tipos textuales, los macrotemas, temas y disciplinas en las cuales se inscribe cada texto. Los hallazgos muestran, entre otros, que la divulgación de la C&T ocupa en promedio un 1% de lo que se publica en estos cinco periódicos y que, mayoritariamente, predominan textos relacionados con ciencia médicas, astronomía y astrofísica y ciencias de la vida.

    Resumo em Inglês:

    Science and technology dissemination discourse in Chilean newspapers: approaching the Corpus DICIPE-2004. Science and technology (C&T) dissemination has become a mayor field of study during last years, initially through the investigation of scientific research articles and more recently through different mass media. Our present research objectives are: a) to determine comparatively the space a group of five Chilean newspapers devote to disseminate C&T topics; b) to determine newspaper text types through which C&T is disseminated in written press; c) to identify macrotopics, subtopics, and disciplines to which all texts of the corpus can be adscribed. The DICIPE Corpus was collected during three months and is formed by 411 documents. Mayor findings show that C&T dissemination texts are given a mean of 1% from all texts published in the five newspapers studied and that, basically, most of these texts are related to medical sciences, astronomy, astrophysics, and what could be called "life sciences".
  • Resenhas

    Lopes, Rodrigo Esteves de Lima; Vian Jr, Orlando
  • Lingüística de Corpus Resenhas

    Martins, Izabella dos Santos
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
  • Notas Sobre Livros

    Fuzer, Cristiane
  • Ensino de Gramáticas: descrição e uso Notas Sobre Livros

    Kato, Mary A.
  • Quinhentos anos de História Lingüística do Brasil Notas Sobre Livros

    Carvalho, Nara Maria Pereira
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
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