Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 27, Número: 2, Publicado: 2011
  • Revelando sentidos na prática docente: a abordagem de corpus na análise do discurso Artigos

    Viana, Vander; Menezes, Danielle; Mendes, Milena

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a viabilidade da utilização de ferramentas da Linguística de Corpus na análise do discurso pedagógico. Para tanto, são apresentados dois estudos de caso. O primeiro focaliza o discurso de professores de língua inglesa de um renomado curso de idiomas do Rio de Janeiro acerca da implementação de recursos tecnológicos na sala de aula. O segundo estudo, por sua vez, busca perceber qual é o posicionamento de professores universitários de literaturas em língua inglesa sobre literatura e seu ensino. Os resultados apontam para a riqueza dos dados contextuais que podem ser depreendidos a partir de uma análise linguística de base empírica. Em última análise, o artigo revela a importância e a flexibilidade da abordagem de corpus na análise do discurso, que pode ser aplicada a inúmeros contextos.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the feasibility of using Corpus Linguistics tools in the analysis of pedagogic discourse. For doing this, two case studies are presented. The first one focuses on the discourse of English language teachers of a well-known languages course in Rio de Janeiro about the implementation of technological resources in the classroom. The second study, in its turn, seeks to realize the position held by university professors of literatures in English language with regard to literature and its teaching. The results point out to the richness of contextual data which can be inferred from a linguistic analysis with an empirical basis. All in all, the paper uncovers the importance and flexibility of the corpus approach in discourse analysis, which may be applied to several contexts.
  • Textos argumentativos em materiais didáticos: que proposta seguir? Artigos

    Campos, Maria Inês Batista

    Resumo em Português:

    Neste trabalho, o objetivo é descrever detidamente algumas propostas didáticas de produção de textos argumentativos em dois livros didáticos de Língua Portuguesa dirigidos ao Ensino Médio com diferentes perspectivas linguístico-discursivas. A finalidade é analisar essas atividades à luz dos pressupostos teórico-metodológicos definidos pelos autores no "livro do professor" e estabelecer confrontos nas duas abordagens. Finalmente, buscaremos identificar alguns conceitos linguísticos, como linguagem, texto e argumentação, que sustentam essas atividades para a escrita de textos argumentativos, reconhecendo que algumas delas pouco ou nada contribuem para a produção de um texto argumentativo que defenda um ponto de vista com clareza.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at describing in detail some teaching suggestions for the creation of argumentative texts in two Portuguese language course books for the teaching of Portuguese developed for highschool students from different linguistic-discursive perspective. The objective is to analyze these activities under the view of the theoretical-methodological assumptions defined by the authors in the "teacher's book" and compare the two approaches. Finally, we seek to identify some linguistic concepts, such language, text, and argumentation, which support the activities for the writing of argumentative texts, recognizing that some of them provide little or no contribution to the production of an argumentative text that clearly supports a point of view.
  • Vizinhança global ou proximidade imposta? Impactos da comunicação intercultural mediada por computador sobre o papel da cultura no ensino de língua inglesa Artigos

    Salomão, Ana Cristina Biondo

    Resumo em Português:

    Muitas práticas educacionais no ensino e aprendizagem de línguas parecem ainda dominadas por uma visão de cultura essencialista, na qual os alunos, suas habilidades e atitudes de aprendizagem são caracterizadas por estereótipos problemáticos e/ou imaginários de suas culturas religiosas, étnicas e nacionais. As novas ferramentas e aplicativos para comunicação trazidos pela internet têm contribuído para o aumento de práticas comunicativas entre indivíduos de diferentes culturas e o uso da língua inglesa entre falantes não nativos, o que também tende a trazer impactos sobre a maneira como entendemos e ensinamos cultura na aprendizagem de tal língua. Este artigo pretende explicitar a visão de cultura presente nos conceitos de competência comunicativa e competência intercultural, e discutir a necessidade de reformulação do componente cultural no ensino e aprendizagem de línguas, para que ele objetive a exploração da complexidade advinda do pragmatismo dos encontros interculturais na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Many educational practices in foreign language teaching and learning still seem to be controlled by an essentialist view of culture, in which the students, their abilities, and learning attitudes are characterized by problematic and/or imaginary stereotypes of their religious, ethnical, and national cultures. The new tools and devices for communication provided by the internet have contributed to the increase of communicative practices between individuals of different cultures and the use of the English language among non-native speakers, something which also tends to cause impacts on the way we understand and teach culture in the learning of such a language. This paper aims at clarifying the view of culture present in the concepts of communicative competence and intercultural competence, and discussing the need for reformulating the cultural component in language teaching and learning, so that it aims to explore the complexity from the pragmatism of intercultural meetings in contemporaneity.
  • Análise de citações em textos acadêmicos escritos Artigos

    Macedo, Tatiana S. de; Pagano, Adriana Silvina

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta um estudo de citações em escrita acadêmica na perspectiva da análise de citações e dos estudos de gêneros do discurso (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). O estudo enfoca o uso de citações por membros expertos e membros novatos da comunidade acadêmica de Linguística e consistiu na análise e comparação de nove artigos acadêmicos e treze trabalhos finais de disciplina. Os resultados mostram que as escolhas linguísticas que orientam a escrita das citações são em grande parte compartilhadas pelos membros expertos (autores dos artigos acadêmicos) e pelos novatos (alunos de curso de pós-graduação, autores dos trabalhos finais de disciplina), haja vista que ambos fazem uso de citações confirmativas, em detrimento de negativas. Todavia, membros expertos, ao contrário dos novatos, utilizam a própria voz para confrontar outros autores. As implicações deste estudo reiteram a necessidade de os Cursos de Letras terem uma abordagem de ensino e aprendizagem de escrita acadêmica baseada em gêneros do discurso visando desenvolver a consciência retórica dos alunos em relação à escrita acadêmica e, consequentemente, ao uso de citações em textos escritos, de maneira a empoderar os alunos a construir um posicionamento autoral em sua comunidade discursiva.

    Resumo em Inglês:

    This article reports on a study of citations in academic writing from the perspective of citation analysis and genre analysis (Moravcsik & Murugesan, 1975; Swales, 1986, 1990, 2004; Bhatia, 2004). The study focuses on the use of citations by expert and novice members of the Linguistics community and presents a comparative analysis of nine research articles and thirteen student term papers in that area. The results show that the linguistic choices that guide the writing of citations are largely shared by the expert members (authors of the research articles) and the novice ones (graduate students authoring the papers) in that both tend to choose confirmative over negative citations. Unlike novices, however, expert members tend to use their own voices to confront other authors. The implications of this study reinforce the need for Language Teaching Education Programs to offer a genre-based approach to discourse aimed at developing students' rhetorical consciousness about academic writing, and consequently about the use of citations in written texts, thereby enabling novices to build up an authorial positioning within their discourse community.
  • Intérpretes e confessionários como expressões de políticas linguísticas da Igreja voltadas à confissão Artigos

    Barros, Cândida

    Resumo em Português:

    O objetivo do trabalho foi analisar a política linguística da Igreja em relação à confissão em contexto multilíngue entre os séculos XVI e XVIII. As fontes documentais utilizadas na análise foram as discussões teológicas europeias a respeito da legitimidade (ou não) do intérprete nesse contexto religioso e os confessionários em línguas indígenas produzidos pela evangelização espanhola e portuguesa. Os confessionários nas línguas indígenas foram observados pelas marcas gráficas usadas para guiar o missionário no diálogo com o penitente. A forma de organização dos confessionários nas línguas indígenas foi a de um gênero textual voltado para o aprendizado de língua estrangeira. Em particular, foram comparadas as posições dos jesuítas no Brasil em relação ao intérprete em duas conjunturas, antes e depois da fixação de um confessionário tupi. Na conclusão, foram observadas as adaptações que a discussão europeia a respeito do intérprete recebeu na evangelização dos índios.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to analyse the linguistic policy of the Church with regard to confession in a multilingual context between the 16th and 18th Centuries. The documents used in the analysis included theological discussions in Europe about the legitimacy (or not) of the interpreter in this religious context, as well as confessionaries in indian languages during the evangelisation period carried out by the Spanish and the Portuguese. The confessions in indian languages were examined through their use of orientation signals used to guide the missionary in the dialogue with the penitent. The form of organization of the confessionaries in the Indian languages was a textual genre appropriate for learning a foreign language. In particular, we have compared the position of the Jesuits concerning the interpreter in two settings: before and after the establishment of a confessionary in Tupi. In conclusion, we examine the adaptations in the European discussion on the role of the interpreter brought about by the evangelisation of the Indians.
  • Mulheres, política e mídia: algumas incursões em torno da representação sociocultural de Dilma Rousseff Artigos

    Gomes, Maria Carmen Aires; Barbara, Leila

    Resumo em Português:

    Tomando por base estudos desenvolvidos na Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), neste trabalho, investigamos a representação do ator social da então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, em revistas semanais brasileiras de informação geral (Veja, Época e Istoé), em sua versão on line, com o objetivo de discutir a forma como essas revistas representam a referida atora social, apoiando, principalmente, no inventário sócio-semântico proposto por Theo van Leeuwen (1996, 1997, 2008).

    Resumo em Inglês:

    Based on research in Systemic Functional Linguistics (SFL) this paper studies the representation of the social actor Dilma Rousseff, when she was Minister of "casa Civil" of the Brazilian Government and was a pre-candidate to the presidency of the country. The data are taken from the on line version of the weekly magazines of general information Veja, Época e IstoÉ. The purpose of the paper is to discuss the magazines' representation of that social actor, based on Theo van Leeuwen's (1996, 1997, 2008) socio-semantic inventory.
  • Uma ciência da linguagem para as ciências humanas

    Bronckart, Jean-Paul

    Resumo em Português:

    Neste artigo o autor começa por apresentar uma análise da evolução das ciências da linguagem durante as últimas décadas, que aponta para a dificuldade para identificar um arcabouço epistemológico que possa constituir uma alternativa ao agora extinto programa Chomskiano. Em segundo lugar, argumenta que o maior desafio a ser enfrentado pelas ciências humanas é entender a emergência e desenvolvimento de noseologia especificamente humana; a esse respeito examina as contribuições da ciência cognitiva, do construtivismo Piagetiano e do sóciointeracionismo. A seguir o autor prossegue detalhando a descrição de várias contribuições das ciências da linguagem: a concepção de Saussure do status do signo e da interação entre linguas naturais e textos; a concepção de Volochinov do papel do discurso no desenvolvimento social; diferentes abordagens da arquitetura do texto. Finalmente, com base nisso, o autor demonstra em que sentido as ciências da linguagem podem trazer uma contribuição definitiva às ciências humanas.

    Resumo em Francês:

    L'auteur de cet article propose d'abord une analyse de l'évolution des sciences du langage au cours des dernières décennies, qui fait apparaître la difficulté d'identifier un cadre épistémologique susceptible de se substituer au défunt programme chomskyen. Il soutient ensuite que l'enjeu central des sciences sociales est de comprendre comment s'est constitué, et comment se développe, l'espace gnoséologique proprement humain, et il examine à ce propos les apports des courants du cognitivisme, du constructivisme (de Piaget) et de l'interactionnisme social. L'auteur procède alors à une description détaillée de divers apports des sciences du langage: la conception saussurienne du statut des signes ainsi que les rapports entre textes et langues; la conception de Volochinov du rôle des discours dans le développement social; les approches de l'architecture des textes. Sur ces bases, il démontre enfin en quoi les sciences du langage peuvent fournir un appui décisif aux sciences de l'homme.

    Resumo em Inglês:

    In this article, the author first of all presents an analysis of the evolution of language sciences during the past few decades, which points to the difficulty of identifying an epistemological framework which could constitute an alternative to the now extinct Chomskyan programme. Secondly, he claims that the major issue that the social sciences have to deal with is to understand the emergence and development of specifically human gnoseology; in this respect, he examines the contributions of cognitive science, of Piagetian constructivism and of social interactionism. The author then proceeds to a detailed description of several contributions of the language sciences: Saussure's conception of the status of signs and of the interactions between natural languages and texts; Volochinov's conception of the role of discourse in social development; different approaches of text architecture. Finally, on these grounds, the author demonstrates in what sense the language sciences can bring a decisive contribution to the human sciences.
  • Gramática do Português Culto Falado no Brasil - Volume III: A construção da sentença Resenhas

    Marins, Juliana Esposito
  • Nova Pragmática: fases e feições de um fazer Resenhas

    Pinto, Joana Plaza
  • Linguagem, gênero, sexualidade: clássicos traduzidos Resenhas

    Pereira, Maria das Graças Dias
  • Autobiografias na (re)construção de identidades de professores de línguas: o olhar crítico-reflexivo Resenhas

    Szundy, Paula Tatianne Carrera
  • Notas Sobre Livros

    Matos, Francisco Gomes de
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br