Acessibilidade / Reportar erro
DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, Volume: 35, Número: 2, Publicado: 2019
  • Contribuições para uma didática da escrita acadêmica baseada em gêneros discursivos Artículos

    Navarro, Federico

    Resumo em Português:

    RESUMO A noção bakhtiniana de gênero discursivo como classe de textos situada, dinâmica e tipificada, de ampla influência nos estudos da escrita na América Latina, mas fonte de frequentes confusões, desenvolve-se com diferente ênfase nos aspectos linguísticos ou contextuais nas correntes teóricas: Línguas para Fins Específicos, Linguística Sistêmico-Funcional, Sociorretórica e Interacionismo Socio-discursivo. Após traçar um panorama crítico sobre essas tradições de estudo, são propostas cinco características para uma didática baseada em gêneros discursivos para o ensino da escrita acadêmica no ensino superior: significativa, articulada, socioconstrutivista, crítica e explícita.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN La noción bajtiniana de género discursivo como clase situada, dinámica y tipificada de textos, de amplia influencia en los estudios de la escritura en Latinoamérica, pero fuente de frecuentes confusiones, es desarrollada con distinto énfasis en aspectos lingüísticos o contextuales por las Lenguas para Fines Específicos, la Lingüística Sistémico-Funcional, los Estudios Retóricos del Género y el Interaccionismo Socio-Discursivo. Luego de ofrecer un panorama crítico sobre estas tradiciones de estudio, se proponen cinco rasgos de una didáctica basada en géneros discursivos para la enseñanza de la escritura académica en educación superior: significativa, articulada, socioconstructivista, crítica y explícita.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Bajtinian notion of genre as a situated, dynamic and typified class of texts, widely influential in Latin American writing studies, but a source of frequent confusions, has been developed with a linguistically or contextually-oriented perspective by Languages for Specific Purposes, Systemic-Functional Linguistics, Rhetorical Genre Studies and Socio-Discursive Interactionism. After a critical panorama of these traditions, I offered five features of a genre-based pedagogy for academic writing in higher education: meaningful, articulated, socioconstructivist, critical, and explicit.
  • Harmonia vocálica e coarticulação vogal a vogal em duas variedades do português brasileiro Artigos

    Barbosa, Plinio A.; Papa, Paula Benassi; Silva, Bruno Andrade; Mourão, Natasha

    Resumo em Português:

    RESUMO Este trabalho apresenta um estudo de vogais pré-tônicas em trissílabos paroxítonos em quatro falantes, sendo dois da região de Campinas e dois do Recife. O corpus de 58 palavras enunciadas em frases-veículo e divididas entre familiares e não familiares avalia as frequências de F1 e F2 e a duração de vogais pré-tônicas e tônicas para investigar a harmonia vocálica como consequência da coarticulação antecipatória. Os resultados apontaram assimetrias quanto à harmonia vocálica: ela ocorre com maior frequência em palavras familiares, com maior frequência disparada por vogal tônica baixa e média-baixa no Recife. Além disso, a tônica /u/ serve de gatilho a um menor número de vogais harmonizadas e a vogal pré-tônica /e/ harmoniza mais que /o/.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This work presents a study of Brazilian Portuguese pre-stressed vowels in penultimate, trisyllabic words with four informants, two from Campinas region (South-Eastern) and two from Recife (North-Eastern Brazil). A corpus of 58 familiar and unfamiliar words within carrier phrases evaluated the duration, F1 and F2 frequencies of pre-stressed and stressed vowels. The goal was to examine vowel harmony as a possible consequence of Vowel-to-Vowel anticipatory coarticulation. Results point to asymmetries of vowel harmony: its frequency is higher in familiar words; in Recife, the harmony with low and mid-low stressed vowels is more frequent; stressed /u/ triggers less harmony than the other stressed vowels and pre-stressed /e/ undergoes more harmony than pre-stressed /o/.
  • Construções da voz média e alternâncias da transitividade na língua toba (Flia. Guaicuru) Artículos

    Zurlo, Adriana Alicia

    Resumo em Português:

    RESUMO Em este trabalho, analisam-se construções da voz média na língua toba (família Guaicuru), seguindo uma perspectiva tipológico-funcional. Ao contrário de estudos prévios, explica-se aqui que a voz média é expressa com o paradigma flexional verbal n e mostra características típicas de um sistema de voz básica ativa-média (Klaiman 1991). O objetivo deste estudo é descrever dentro do continuo heterogêneo de construções médias na língua toba, várias alternâncias de transitividade tais como aplicativos, reflexivo (-laɁt) e recíproco (-aɁt), que co-ocorrem com verbos médios alternados. A voz média nesta língua é uma categoria semântica complexa que nem sempre envolve a destransitivação semântico-sintática.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN Este artículo analiza desde una perspectiva tipológico-funcional construcciones de voz media en lengua toba (familia guaycurú). A diferencia de otros estudios previos, se argumenta que la voz media, expresada a través del paradigma verbal n-, muestra características típicas de un sistema de voz básica activa-media (Klaiman 1991). El objetivo es describir, dentro del continuo heterogéneo de construcciones medias alternantes del toba, varias operaciones de ajuste de valencia o alternancias de la transitividad con morfemas verbales aplicativos, el sufijo reflexivo (-laɁt) y el sufijo recíproco (-aɁt). La voz media en esta lengua es una categoría semántica compleja que no siempre involucra detransitivización semántico-sintáctica.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article analyzes middle constructions in toba language (Guaycuruan family) from a typological and functional approach. It is argued here that middle voice is coded with verbal paradigm n- and shows typical characteristics of a basic voice system (Klaiman 1991). The aim of this study is to describe within the heterogeneous continuum of middle constructions in this language, several transitivity alternations such as applicatives, reflexive (-laɁt), reciprocal (-aɁt), which coocurres with middle alternates verbs. The middle voice in this language is a complex semantic category that does not only involve semantic-syntactic detransitivization.
  • A interação do verbo suporte DAR com os processos de construção da significação no português brasileiro Artigos

    Pria, Albano Dalla

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo é apreender o funcionamento de DAR em contexto explícito. O trabalho está fundamentado pela Teoria da Operações Predicativas e Enunciativas cuja metodologia propõe a articulação de processos generalizáveis com a especificidade de conteúdos formalizáveis na prática de construção de significação. Na atividade linguageira, DAR é marca da alteridade constitutiva e do bloqueio ao movimento que busca encarnar um outro termo. São as marcas de asserção do contexto encaixante que dão a exata medida da distância entre a representação visada e o ponto em que se encontra a representação numa situação enunciativa particular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Apprehending the functioning of DAR in explicit context is the objective. Theoretically we are supported by the Theory of Predicative and Enunciative Operations and his methodology that articulates generalization processes (theory) with formalization of specific contents in the practice of meaning construction. Constitutive alterity and his blocking to the movement that takes place by another term are marked by DAR. Assertion give us the exact distance between the projected representation and the point the representation is stabilized in a particular situation of uttering.
  • Multimodalidade no contexto brasileiro: um estado de arte Artigos

    Gualberto, Clarice Lage; Santos, Záira Bomfante dos

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste trabalho, lançamos um olhar panorâmico sobre contribuições e os desdobramentos da Abordagem da Multimodalidade nas pesquisas no contexto brasileiro. No primeiro momento, centramos o diálogo nas postulações de Kress (2010); Kress e van Leeuwen (2001); Bezemer e Kress (2016), para compreender a paisagem semiótica. No segundo momento, descrevemos como essa perspectiva tem se colocado no cenário brasileiro, trazendo contribuições para o desenvolvimento de pesquisas. A parte quantitativa deste artigo utilizou as plataformas de busca, como Google Acadêmico e o banco de dados virtual CAPES - Coordenação para o Melhoramento do Pessoal de Educação Superior.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, we launch a panoramic view on contributions and the unfolding of the Multimodality Approach in the Brazilian context. In the first moment, we focus the dialogue on the postulations of Kress (2010); Kress and van Leeuwen (2001); Bezemer and Kress (2016), seeking to interact with a social-semiotic perspective on communication in order to understand the semiotic landscape. Then, we describe how this perspective has been placed in the Brazilian scenario. The quantitative study was based on two main search engines: Google Scholar and the online database of CAPES - The Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel.
  • O corpo na elaboração Saussuriana do conceito de língua: um ponto paradoxal Artigos

    Carvalho, Glória Maria Monteiro

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, proponho-me colocar em discussão o lugar ocupado pela noção de corpo do falante na concepção saussuriana de língua como sistema. Filio-me à proposta de vários linguistas, segundo a qual, ao longo do percurso de elaboração do conceito saussuriano de signo, as oscilações e ambiguidades terminológicas, até chegar aos termos significante e significado, consistem em uma tentativa do genebrino de excluir do signo qualquer vestígio de substancialidade sonora ou conceitual. Dando destaque ao significante, assumo a proposta de que a tentativa de excluir, do conceito de signo, qualquer resquício de som significa uma tentativa de excluir, desse conceito, o corpo do falante. O corpo excluído, entretanto, retornaria à formulação da língua como sistema na forma de paradoxos, alguns dos quais pretendi abordar, realçando aqueles que podem ser indicados no CLG.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this article, I propose to put in discussion the place occupied by the notion of the speaker’s body in the Saussurean conception of language as a system. I join the proposal of several linguists, according to which, throughout the course of elaborating the Saussurean concept of sign, the terminological oscillations and ambiguities, until arriving at the terms signifier and signified, consist of an attempt of Genevan to exclude from the sign any trace of sound or conceptual substantiality. By pointing out the signifier, I take up the proposition that the attempt to exclude any trace of sound from the concept of a sign implies an attempt to exclude the body of the speaker from this concept. The excluded body, however, would return to the formulation of language as a system in the form of paradoxes, some of which I intended to address, highlighting those ones that may be indicated in the CLG.
  • Processamento do Input na didática de línguas afins: Um estudo baseado na Instrução do Processamento para o ensino das orações concessivas a aprendizes brasileiros Artículos

    Romero, Gregorio Perez de Obanos

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo aplica a Instrução do Processamento no ensino para estudantes brasileiros da seleção modal nas orações concessivas em espanhol com a conjunção aunque. Para tanto, foram comparados dois grupos num desenho experimental com pretest e dois postest: um grupo tinha também atividades de inferência contrastiva e de prática da tradução entre a L1 e a L2. Os resultados mostram que o grupo com abordagem contrastiva apresenta em geral maiores índices de respostas corretas independentemente do modo verbal, o tipo de avaliação e o tempo entre as duas probas após instrução.

    Resumo em Espanhol:

    RESUMEN El estudio aplica la Instrucción de Procesamiento a la enseñanza a estudiantes brasileños de la selección modal en las oraciones concesivas en español con la conjunción aunque. Para ello, se compararon dos grupos en un diseño experimental con pretest y dos postest: uno contenía también actividades de inferencia contrastiva y de práctica de la traducción entre la L2 y la L1. Los resultados indican que el grupo con enfoque contrastivo presenta en general mayores índices de respuestas correctas independientemente del modo verbal, del tipo de evaluación y del tiempo entre la prueba inmediata y la aplazada. Estos hallazgos son consistentes con trabajos precedentes.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study is based on Processing Instruction for the teaching of the mode selection on the concessive sentences with aunque conjunction to the Brazilian learners. They were organized in two experimental groups: one with inferential and translation contrastive between L1/L2 activities. After prior assessment and two post-grammar instruction evaluations, the performance and evaluation of learners were analyzed. Results, in general, show a positive and progressive development in the number of correct answers of the group that used the contrastive approach, regardless the verbal mode, the type of test and the times of data collection.
  • Estratégias de impolidez como propriedades definidoras de interações polêmicas Artigos

    Cunha, Gustavo Ximenes

    Resumo em Português:

    RESUMO Adotando contribuições teórico-metodológicas da Análise do Discurso interacionista, partimos da hipótese de que as interações polêmicas possuem três propriedades estruturais características: 1) expansão da interação com reações negativas e contra-proposições, 2) ausência de ratificação e 3) processos de negociação secundários. Por meio da análise de um excerto de uma sessão do Superior Tribunal Federal, verificamos que essas propriedades atuam como estratégias de impolidez que permitem caracterizar uma interação como polêmica ou conflituosa.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Using theoretical-methodological contributions from interactionist Discourse Analysis, we start from the hypothesis that the polemical interactions have three characteristic structural properties: 1) expansion of interaction with negative reactions and counter-propositions, 2) lack of ratification and 3) secondary negotiation processes. With the study of an excerpt from a session of the Federal Superior Court, we verified that these properties function as impoliteness strategies that allow to characterize an interaction as controversial or conflictual.
  • Um retrato do pretérito mais-que-perfeito de 1887 a 2012 Artigos

    Coan, Márluce; Lima, Ester Vieira de; Sampaio, Mariana Freire

    Resumo em Português:

    RESUMO À luz de pressupostos sociofuncionalistas, tratamos, neste artigo, dos pretéritos mais-que-perfeito simples e mais-que-perfeito composto em revistas históricas do Instituto do Ceará do período de 1887 a 2012, em volume textual de, aproximadamente, quinze mil páginas. Detectamos 6.238 ocorrências distribuídas em seis funções: passado do passado, passado em relação ao momento de fala, passado discursivo, desiderativa, conjuntiva e condicional. Dessas funções, a de passado do passado foi investigada em perspectiva variacionista, sendo a forma simples condicionada, de modo recorrente, por terceira pessoa discursiva e ausência de modificador verbal. Também motivam a forma simples os fatores gênero textual efemérides, verbo irregular e oração coordenada.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Under the Sociofuncionalist approach, we deal in this article with simple and compound pluperfect in historical journals of the Institute of Ceará from 1887 to 2012, with a textual length of fifteen thousand pages approximately. We detected 6,238 occurrences distributed in six functions: past before another past, past before a speech reference, discursive past, desiderative, subjunctive and conditional. Of these, the past before another past was investigated in variationist perspective, being the simple form conditioned, on a recurrent way, by discursive third-person and absence of verbal modifier. Also motivate the simple form the factors ephemerides, irregular verb and coordinate clause.
  • Análise de padrões de colocações de itens lexicais como identificadores do perfil estilístico tradutório de heart of darkness Artigos

    Castro, Mayelli Caldas de

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo deste artigo é descobrir se os quatro tradutores de Heart of Darkness para o espanhol capturaram os marcadores de temática de incerteza apontados por Stubbs (2003, 2005). A pesquisa se afilia aos Estudos da Tradução Baseados em Corpus (BAKER, 2000; OLOHAN, 2004) e parte dos achados de Stubbs (2003, 2005) sobre preferências estilísticas do texto-fonte. A visão de estilo adotada é a de Saldanha (2011) e fez-se uso da metodologia de corpus para a investigação dos itens selecionados. Os resultados mostraram diferenças significativas nas escolhas individuais por padrões de colocações dos itens analisados, possibilitando a criação de um perfil estilístico individual das traduções e dos tradutores estudados.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aims to discover whether the four translators of Heart of Darkness into Spanish have captured the theme markers of vagueness and uncertainty pointed out by Stubbs (2003, 2005). The research is based on Corpus-Based Translation Studies (BAKER, 2000; OLOHAN, 2004) and it is motivated by Stubbs’ studies (2003, 2005) on stylistic preferences of the source-text. This investigation is based on the concept of style proposed by Saldanha (2011) and corpus methodology was used to look at the chosen lexical items. The results showed significant differences in the individual choices of collocational patterns of the analyzed lexical items, which enabled the creation of an individual stylistic profile of the studied translations and their translators.
  • O emprego do modo subjuntivo nas orações adverbiais no português popular do interior do Estado da Bahia: um estudo sociolinguístico Artigos

    Lucchesi, Dante; Meira, Vivian

    Resumo em Português:

    RESUMO Desenvolveu-se uma análise sociolinguística da variação no emprego do subjuntivo nas orações adverbiais no português popular do interior do Estado da Bahia. O encaixamento da estrutura linguística revelou que as formas do subjuntivo são mais frequentes em duas situações: (i) uma de base morfológica; (ii) outra de base semântica. No plano do encaixamento social, observou-se um quadro de mudança em progresso, em que o subjuntivo é mais frequente na fala dos mais jovens, o que corrobora a hipótese de que a variação no uso das formas marcadas do subjuntivo teve sua origem no processo de transmissão linguística irregular.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In this paper, it was developed a sociolinguistic analysis of the variation in the use of the subjunctive mood in the adverbial clauses in the Brazilian Popular Portuguese based on a sample of vernacular speech in a city of Bahia. From the linguistic point-of-view, the subjunctive-mood forms occur more widely in two situations: (1) one of a morphological component; (ii) the other of semantic component. From the social embedding point-of-view, the research points to a change in progress, in which there is an increased occurrence of usage of subjunctive mood forms in the grammar of younger people, what asserting the idea of a reduction of a flexional morphology in the usage of subjunctive mood by means of Irregular Linguistic Transmission process.
  • BORBA, Rodrigo (2016) O (Des)Aprendizado de Si: transexualidades, interação e cuidado em saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz. Resenha

    Silva, Daniel do Nascimento e
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP PUC-SP - LAEL, Rua Monte Alegre 984, 4B-02, São Paulo, SP 05014-001, Brasil, Tel.: +55 11 3670-8374 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: delta@pucsp.br