Acessibilidade / Reportar erro
Educação em Revista, Volume: 26, Número: 2, Publicado: 2010
  • Editorial Editorial

    Mortimer, Eduardo Fleury; Marinho, Marildes; Paraíso, Marlucy Alves
  • Para um outro arquétipo de escola: a necessidade de mudar as políticas e as práticas curriculares Artigos

    Morgado, José Carlos

    Resumo em Português:

    As mudanças que têm procurado instituirse no domínio educativo requerem, pelo menos ao nível dos normativos que as determinam, uma maior participação das escolas e dos agentes comunitários nas decisões educativas e na construção de um projeto pedagógico comum capaz de conciliar os propósitos de âmbito nacional com os anseios e as necessidades de cada comunidade. Procurase que a escola se assuma como uma instituição de referência, capaz de encontrar respostas favoráveis e garantir a diversidade formativa, o que implica a assunção de maiores margens de autonomia, uma (re)atualização constante e a inovação das práticas curriculares que se desenvolvem no seu interior. No entanto, muitas das mudanças que hoje se "exigem" às escolas dependem tanto de um conjunto de decisões oriundas do seu exterior, algumas delas sucessivamente adiadas, como daquilo que se passa no interior da instituição escolar. É sobre algumas dessas questões que refletimos ao longo do texto, indicando alguns caminhos que poderão, eventualmente, contribuir para essas mudanças.

    Resumo em Inglês:

    The changes that have been taking place in the educational domain require greater participation of schools and communities in educational decisions and in the construction of a common pedagogical project that will articulate national goals with the needs and expectations of each community. This is what happens at the level of normative discourse. The school is expected to become a model institution that will comply with normative demands and, at the same time, ensure curriculum diversity. This implies greater autonomy for schools, continuous updating, and innovation on curriculum practices that take place within those schools. However, many changes that are 'required' of schools nowadays are determined both by decisions that come from the outside - some of which constantly postponed - and by what happens inside schools. This text presents some reflections on these issues, pointing out some ways that might contribute to the expected changes.
  • Um centro de educação e formação de adultos que aprende Artigos

    Loureiro, Armando Paulo Ferreira

    Resumo em Português:

    O presente artigo resulta de uma investigação etnográfica realizada junto de uma equipe técnica de educação de adultos de um centro de educação e formação do norte de Portugal. Um dos objetivos dessa pesquisa, retratado no presente texto, foi tentar perceber se e como uma equipe de educação de adultos pode ela própria aprender em local de trabalho e, dessa forma, tentar verificar se a instituição que enquadra a sua atividade se constituía como uma organização que aprende. Os resultados mostram que essa equipe aprende de diversas formas no desenrolar da sua ação e que está presente, naquele contexto, uma forte dimensão coletiva da aprendizagem. Na base desse processo estão suas regras de ação, ou seja, as formas características de fazer naquele local: a entreajuda, a reformulação do fazer, a generalização do fazer, os processos de reflexão na e sobre a ação. Perante tais resultados, concluise que estarmos perante uma comunidade de aprendizagem e uma organização que aprende.

    Resumo em Inglês:

    This article results from an ethnographic investigation carried out in a technical team of adult education in an educational and development centre in the north of Portugal. One of the aims of this research, reported in this article, was the attempt to understand if and how a team of adult education can itself learn in their working place and in this way, try to verify if the institution, which frames its activity, may turn into an organization that learns. The results show that this team can learn in many different ways during the development of its action and that, in such a context, a strong collective dimension of learning is present. In the base of that process are the action rules, that is, the characteristic forms of doing in that particular place: mutual help, reformulation and generalization of doing, and the processes of reflection in and on the action. Before such results we may come to the conclusion that we are in presence of a learning community and an organization that learns.
  • Poemas na escola: análise de textos de aluno Artigos

    Val, Maria da Graça Costa; Marcuschi, Beth

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos poemas elaborados em 2006 por alunos do Ensino Fundamental (com duração, à época, de oito anos), de quarta e quinta série de escolas públicas de vários estados brasileiros, no contexto do Programa Escrevendo o Futuro. Esse programa é desenvolvido pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, a partir de prêmio instituído pela Fundação Itaú Social. Mais do que um concurso de redação, o Escrevendo o Futuro se volta para a formação de professores, fornecendo às escolas inscritas fascículos com orientações para a realização de oficinas de produção de textos dos gêneros poema, memórias e artigo de opinião. A perspectiva deste trabalho é identificar como se apresentam os textos de alunos submetidos a um processo sistemático de formação quanto ao gênero em pauta. Para tanto, trazemos uma discussão inicial a respeito da noção de gênero textual, em seguida introduzimos o contexto em que as produções foram realizadas, para, na sequência, analisarmos os poemas dos alunos quanto à adequação ao gênero.

    Resumo em Inglês:

    In this study, we analyze poems written in 2006 by fourth and fifth graders from public elementary schools (8 years old at the time) from several Brazilian states, for the Programa Escrevendo o Futuro. This program, developed by the Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC, is part of a prize created and sponsored by the Itaú Social Foundation. More than a mere writing contest, Escrevendo o Futuro is a teacher training program, which provides the participating schools with guidance booklets for the development of writing workshops on the genres poem, memoir and opinion articles. The study's perspective is to identify how the texts are written by students undergoing a systematic learning process regarding a specific genre. With this purpose, we begin with an initial discussion on the conception of genre followed by a presentation of the context in which the texts were written, and then analyze the students' poems considering their adequacy to the genre.
  • Algumas aprendizagens construídas durante a brincadeira de pipa: o que está em jogo Artigos

    Melo, Maria de Fátima Aranha Queiroz e

    Resumo em Português:

    Como recorte de pesquisa assentada em objeto lúdico tradicional, mapeamos algumas atividades eliciadas pela brincadeira de pipa, focalizando as aprendizagens informais e os brinquedos-ponte como forma privilegiada de transmissão cultural. Potentes em sua capacidade de aglutinação, esses brinquedos encontram traduções singulares para cada brincante, com significativo impacto em sua bagagem vivencial, por colocarem em jogo aprendizagens de corpo inteiro, cotidianas e situadas, emergentes da articulação entre pessoas, objetos e outros elementos que se afetam mutuamente na produção de efeitos. Utilizando a Teoria Ator-Rede como suporte teórico-metodológico, seguimos grupos de brincantes durante as temporadas dos anos de 2005 e 2006 e realizamos entrevistas com pessoas que tiveram a pipa como objeto privilegiado de suas infâncias, tomando os fragmentos desse material para operar misturas entre textos acadêmicos e textos não-acadêmicos.

    Resumo em Inglês:

    As part of the research on about a traditional playful object, we tried to register some kinds of learning produced by kite flying, focusing on informal learning, as well as bridge-toys as a privileged transmission. Powerful in its capacity of joining people of different ages together, these toys can represent singular translations for each player with meaningful impact in their life experience once they place full body quotidian learning at stake, emergent from the articulation between people, objects and other elements that affect one another mutually in the production of effects. Using the ActorNetwork Theory as the theoretical methodological support, we followed some playing groups during the 2005 and 2006 flying kite seasons and interviewed people who had kite as a privileged object in their childhood. This material's fragment was mixed with academic and non academic texts.
  • Educar e cuidar do corpo: biopolítica no atendimento à pequena infância Artigos

    Richter, Ana Cristina; Vaz, Alexandre Fernandes

    Resumo em Português:

    Partindo de uma pesquisa de abordagem etnográfica realizada em um ambien te educacional de atendimento à pequena infância, o presente trabalho trata de dispositivos pedagógicos que transpassam o corpo nos momentos de higiene e nos demais tempos que compõem a rotina das instituições de educação infantil. Os resultados revelam discursos e ações que se dirigem à cultura de uma infância asséptica já presente nas concepções higienistas do século XIX. Os momentos que conformam a rotina institucional se fazem fortemente marcados pela presença de ações e estratégias vinculadasà higiene, à saúde e à "qualidade de vida". Os discursos e práticas que ali circulam aparecem em meio a um conjunto de normas que funcionam como braço pedagógico de uma biopolítica que atua na constituição da vida nua.

    Resumo em Inglês:

    Through an ethnographic research in a Kindergarten, this paper aims tostudy the pedagogical axes that cross the body in its moments of hygiene and other moments of institutional routine towards children education. The results show discourses and actions concerning the culture of an "aseptic childhood", already present in the hygienic conceptions of the XIX Century. The stations of institutional routine are conformed by actions and strategies aimed at hygiene, health and "life quality". Such discourses and practices are amongst a set of norms working as a pedagogic arm of the biopolitics acting in the constitution of a nude life.
  • A construção dos tempos escolares Artigos

    Parente, Claudia da Mota Darós

    Resumo em Português:

    O presente estudo analisa a concepção de tempo, considerando sua construção sócio-histórica e cultural. Apresenta algumas heranças dos tempos escolares, mostrando que estes são construções humanas e, por isso mesmo, passíveis de transformações. Os tempos escolares fazem referência ao início e à duração da escolarização (tempos de escola); à organização da escolarização (tempos de escolarização); às construções consolidadas no interior das instituições escolares (tempos na escola). Ao apresentar a abrangência da noção de tempos escolares, o presente estudo incita a busca de inovações políticas e escolares que produzam alternativas aos tempos escolares vigentes e indica a necessidade de construir tempos escolares mais humanos, mais atentos às necessidades dos sujeitos da educação.

    Resumo em Inglês:

    This study examines the concept of time, given its socio-historical and cultural construction. It presents some legacies of school time, showing that these are human constructions and therefore are subject to change. The school time refers to the starting and the duration of schooling (school term), the organization of schooling (schooling time), and the consolidated constructions within the educational institutions (school time). In presenting the scope of the concept of school time, this study encourages the pursuit of innovation and educational policies that produce alternatives to the current school time and indicate the build a more humanistic and careful school approach towards the needs of the educational subjects.
  • Uma análise crítica dos ideários pedagógicos contemporâneos à luz da teoria de A. N. Leontiev Artigos

    Eidt, Nadia Mara

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva demonstrar o alcance das "pedagogias do aprender a aprender" (DUARTE, 2001), uma vez que elas fundamentam as propostas educacionais no âmbito nacional e no internacional, na atualidade; bem como apresentar suas principais premissas, que mantêm sua filiação ao pragmatismo e ao irracionalismo e, no limite, submetem o desenvolvimento humano à ordem do capital. Tais proposições se contrapõem ao objetivo humanizador da educação escolar pressuposto na produção teórica do psicólogo soviético Alexis Leontiev. Como resultados, temos que, dessas produções, é possível extrair subsídios para o enfrentamento do processo de esvaziamento do ensino escolar e do papel do professor engendrado pelas referidas pedagogias. Além disso, pretendese evidenciar a impossibilidade de aproximações entre as produções da psicologia histórico-cultural com outras correntes pedagógicas que estão a serviço da legitimação e do revigoramento da sociedade capitalista.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to demonstrate the extent of the "pedagogies of learning to learn" (DUARTE, 2001), since they support the current educational proposals nationally and internationally, and also present their main assumptions, which keep their membership to pragmatism and irrationalism, and in the limit, submit human development to the order of the capital. These propositions go against the goal of humanizing education's assumption in the theoretical production of the Soviet psychologist Alexis Leontiev. As a result, we concluded that, from these productions it is possible to extract subsidies to face the process of empting the school education and the teacher's role engendered by these pedagogies. Moreover, it is intended to highlight the impossibility of the approaches between historical-cultural psychology productions with other pedagogical currents aimed at the legitimacy and the reinvigoration of the capitalist society.
  • Capital e interior: manifestações em prol da instrução pública em Ouro Preto e Uberabinha (MG) nos anos iniciais da República Brasileira Artigos

    Gonçalves Neto, Wenceslau

    Resumo em Português:

    Parte-se do princípio de que as cidades mineiras promoveram debates sobre a instrução popular, principalmente a partir de março de 1892, quando foram reabertas as Câmaras Municipais. As fontes utilizadas são Livros de Atas das Câmaras, livros de leis e documentação variada envolvendo os trabalhos dos vereadores. Em Uberabinha, onde havia carência gritante de escolas públicas, a edilidade assume essa preocupação como central, votando, ainda no ano de 1892, as leis de instrução pública, do regulamento escolar, das aulas noturnas e das circunscrições literárias, além de criar diversas escolas municipais. Em Ouro Preto, como a cidade era servida de escolas estaduais, as atenções da Câmara não se detêm firmemente na instrução elementar. Percebemos que a preocupação com a instrução pública estava difundida entre os municípios mineiros, embora não de forma homogênea.

    Resumo em Inglês:

    It is taken for granted that the towns of Minas Gerais carried out debates about popular education, mainly starting from March, 1892, when the town-halls were reopen. The sources used were the town council protocol books, law books and varied documents of the works of the representatives. In Uberabinha, wherein there was a clear lack of public schools, the council of representatives considered this function a major duty, whereupon laws of public education, school regulations, evening classes and literary circumscriptions were voted in 1892, while schools in the town were founded. In Ouro Preto, where there already were public schools, the attention of the town council was not on primary education. It must be observed that public education as a main concern did not present a homogeneous form in every town of Minas Gerais.
  • Infância, raça e "paparicação" Artigos

    Oliveira, Fabiana de; Abramowicz, Anete

    Resumo em Português:

    Atualmente, o campo das discussões que se referem às relações étnico-raciais vem se ampliando em um espaço político-educacional considerável e que contribui para desmontar um forte campo discursivo que se hegemonizou como verdade e que afirmava a existência de uma democracia racial. Este artigo é o resultado de uma pesquisa desenvolvida numa instituição de educação infantil durante um semestre letivo, com visitas diárias. A coleta de dados foi realizada utilizando os seguintes recursos: observação, realização de um diário de campo e entrevistas com as profissionais da creche. O obje tivo foi analisar as práticas educativas que ocorrem na creche, verificando as maneiras como essas práticas produzem e revelam a questão racial. A presente pesquisa constitui mais um subsídio para o questionamento das relações raciais no Brasil, desde a educação infantil, visando ao enfrentamento de práticas pedagógicas de homogeneidade e racismo.

    Resumo em Inglês:

    Currently the field of discussions on ethnic-racial relationship is expanding into a political-educational space that contributes to dismantle a strong discursive field that became hegemonic as truth and stated the existence of a racial democracy. This article is the result of a qualitative research developed at an infant school during a school term with daily visits. The data collection was performed using the following resources: observation, preparation of a field diary and interviews with professionals of the nursery school. The objective was to analyze the educational practices that occur in the nursery schools, verifying the ways in which these practices produce and reveal a racial issue. This research is subsidy for the questioning of racial relationship in Brazil since the early stages of child education aimed at coping with teaching practices of homogeneity and racism.
  • Famílias e acesso diferenciado a escolas públicas prestigiadas: um estudo de caso Artigos

    Costa, Márcio da

    Resumo em Português:

    Este trabalho traz resultados de uma pesquisa realizada em escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro que desfrutam de reputações contrapostas. Foram realizadas observações, entrevistas e surveys em três pares de escolas, em regiões distintas da cida de, segundo critério de demanda por parte da população e de prestígio diante da buro cracia educacional. A pesquisa busca conhecer mecanismos pelos quais a reputação das escolas se constrói e mantém, com base na percepção de que essa reputação é relevante na distribuição de oportunidades escolares e se associa intimamente a fatores de estratificação social. Hierarquias são destacadas em um ambiente que é tradicionalmente pensado como homogêneo: as escolas "comuns" das redes públicas. A literatura pertinente é trazida, especialmente aquela que trata de escolhas escolares e de diferenciação entre e intraescolas. Neste artigo, foram selecionados resultados que destacam a força dos con dicionantes familiares na compreensão do fenômeno em foco.

    Resumo em Inglês:

    The article brings up results from a piece of research carried out in six municipal schools holding opposed reputations. We accomplished structured observa tions, interviews and questionnaires in three very different areas of Rio de Janeiro. The demand for the schools and the perception of the educational bureaucracy were the cri teria for their school's selection. The research seeks to understand how the school pres tige arises and is sustained, considering that this prestige is a relevant factor for the dis tribution of educational opportunities and is strongly tied to social hierarchies and strat ification. We highlight hierarchies and social inequalities within social contexts that are usually thought of as homogenous: the "ordinary" public schools. The pertinent litera ture was reviewed with special attention to school choice and segmentation among and within schools. Some results were selected stressing the strength of the family condition ing to help comprehending the phenomenon under our focus.
  • A possibilidade de incorporar a pesquisa na prática cotidiana do professor do ensino fundamental Artigos

    Oligurski, Eliana Maria; Pachane, Graziela Giusti

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva discutir a possível articulação entre ensino e pesquisa na prática pedagógica dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Baseado na concepção de Demo da pesquisa como princípio educativo e pela compreensão de Freire e Giroux sobre o papel social da escola, o estudo foi realizado em uma escola da Rede Municipal de CampinasSP, que, por sua localização geográfica e por sua história recente, viu-se impelida a buscar alternativas para aprimorar a aprendizagem dos alunos, para resolver problemas estruturais e conflitos sociais originados pela demanda por vagas para alunos moradores de uma ocupação. Encontrando na pesquisa uma alternativa para seu trabalho, a experiência relatada nos leva a concluir que é possível desenvolver, na escola básica, uma prática pedagógica que articule ensino e pesquisa, tornando esta última fonte catalisadora de desenvolvimento integral e intelectual dos alunos, bem como de integração entre escola e comunidade.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to discuss the possible link between teaching and research in the teacher's practice in the first years of the Elementary School. The study was based on the conception of research as an educational principle, developed by Demo, on Freire and Giroux' understanding of the social role of the school. The research was conducted in a Municipal Elementary School in the city of Campinas. The geographic localization and the recent history of this school motivated the search for alternatives to improve students' learning, to solve structural problems and social conflicts originated by the claim for vacancies for students living in an occupied area. Taking research as an alternative for their work, the experience reported here lead to conclude that it is possible to develop a pedagogical practice in the Elementary School articulating teaching and research, and taking research as a way to promote the student's intellectual and integral development, as well as the integration between the school and its community.
  • Leitura de imagens da mídia e educação ambiental: contribuições para a formação de professores Artigos

    Silva, Rosana Louro Ferreira

    Resumo em Português:

    Esta investigação, de caráter qualitativo, teve como objeto de estudo as imagens de capas de revistas de grande circulação, associadas à questão ambiental. Os objetivos principais foram: identificar as concepções da questão ambiental presentes nas imagens e verificar de que forma os professores em formação interpretam, ressignificam e se apropriam das mensagens expressas nessas imagens. A análise das imagens identificou uma preponderância da concepção pragmática e antropocêntrica da questão ambiental. O trabalho de leitura de imagens em cursos de formação de professores orientouse pela perspectiva crítica da educação ambiental. A partir dos resultados, argumentamos que o processo interpretativo de imagens na formação inicial e continuada, bem como na esco la, poderia possibilitar uma ferramenta a mais na construção da cidadania, formando observadores menos ingênuos e mais críticos diante das imagens com que se deparam na vida cotidiana, em especial as associadas à questão ambiental.

    Resumo em Inglês:

    This qualitative research was aimed at studying the images regarding environ mental issues on the front cover of popular magazines. The main objectives were to identify the conceptions of environmental issues portrayed in the images and under stand how teachers under training interpreted, revalued and kept the messages therein. The analysis of the images led to a dominantly pragmatic and anthropocentric concep tion of the environmental issue. The images interpretation in teacher training courses was performed from a critical point of view of the environmental education. Based on these results, we believe that the interpretative process of the images in graduation and further education courses, as well as at elementary schools, could provide another tool to contribute to the achievement of citizenship, developing less naive and more critical observers in the face the images they are exposed to throughout their daily lives, espe cially images concerning environmental issues.
  • Educação, paranoia e semiformação Artigos

    Bueno, Sinésio Ferraz

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda a relação entre semiformação, segundo Theodor Adorno, e a paranoia no campo do conhecimento. Para Adorno, a emancipação orienta-se pela crítica da semiformação e da paranoia no conhecimento. Nessa direção, é feita uma análi se crítica das ideias de Adorno sobre a semiformação no campo educativo. Essa análise é inserida no contexto de uma crítica aos pressupostos epistemológicos atualmente hege mônicos no campo dos estudos sobre educação e conhecimento. Nessa categoria do conhecimento assim concebida, pela perspectiva educacional, a razão instrumental é concretamente questionada na sua forma restritiva de conhecimento. Assim, é possível mostrar algumas questões referentes ao problema da educação contemporânea sob a ótica das formulações de Adorno.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims at showing the relationship between semi-formation by Adorno and the paranoia in the field of knowledge. According to Adorno, the emancipation is oriented by the dialectical criticism of the semi-formation and the para noia in knowledge. A critical analysis of Adorno's concepts of the semi-formation in knowledge is presented. This critical analysis is inserted in the critical context of the cur rently hegemonic epistemological ideas in the field of studies on education and knowl edge. In this category of knowledge considered through the educational perspective, the instrumental reason is concretely questioned in its restrictive form of knowledge. Thus, it is possible to show some issues about contemporary education matters discussed under the perspective of the thoughts of Adorno.
  • A classe hospitalar como instrumento de participação política na construção coletiva da associação de pais e pacientes da hematooncologia Artigos

    Ortiz, Leodi Conceição Meireles; Garcia, Simone Hoerbe; Zardo, Sinara Pollom; Schmidt, Denise Pasqual; Castro, Sabrina Fernandes de; Meinen, Carina Vizzotto; Rodrigues, Eliane de Oliveira; Freitas, Soraia Napoleão

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo anunciar os marcos metodológico-vivenciais da pesquisa-ação, que, como instrumento de escuta, foi registrando os sonhos, a coragem, o desejo de crescimento e a participação tecida coletivamente de informantes aprendizes movidos pela busca da garantia de direitos. Este estudo, portanto, estandar diza a principal interface da pesquisa-ação: a relação de equivalência entre o aprendiza do da cidadania e as conquistas sociais.

    Resumo em Inglês:

    This article is aimed to announce the methodological and experiential land marks of a research-action. As an instrument of listening, the research has recorded the dreams, the courage and the growth of the desire, as well as the collective participation of the informant-learners, driven by the search for the rights assurance. Therefore, this study standardizes the main interface of the research-action: the equivalence relationship between citizenship learning and social achievements.
  • Educação corporativa: A proposta empresarial no discurso e na prática Artigos

    Cruz, Daniele

    Resumo em Português:

    Análise do modelo de Educação Corporativa adotado pela Leader Magazine e as expectativas dos funcionários sobre suas trajetórias em termos de apropriação de conhecimentos e crescimento profissional. Um estudo de caso crítico, com análise documental e entrevistas. O referencial abordou as mudanças que influenciaram o cenário global e a influência do empresariado sobre as políticas de educação nas três últimas décadas. Nos resultados, vemos que, embora a empresa, no discurso, apresente a Escola de Varejo como uma política formal de EC, na prática se reduz a ações isoladas, com cursos na maioria comportamentais. A proposta voltou-se para objetivos estratégicos, focando no mercado, não levando em conta os interesses dos funcionários. Apesar de a empresa considerar sua política relevante, os funcionários desconhecem a EC como um modelo educacional e encaram as ações como cursos pontuais, acreditando, porém, que o trabalho desenvolvido pela empresa de fato contribui para o seu crescimento.

    Resumo em Inglês:

    To analyze the Corporate Educational (CE) model adopted by Leader Magazine and the employees expectations about their development due to knowledge acquisition and professional improvement. A critical case study, with documental analysis and inter views. The referential discussed the changes occurred in the last three decades that influ enced the global scenario and the influence of business people upon educational poli cies. As a result, we noticed that, although companies speak of the Retail Education as a formal CE policy, in practical terms it is reduced to a few isolated actions, offering behavioral courses on its majority. The proposal was aimed at strategic objectives, focus ing on the market and without considering the interests of the employees. Although the company regards its policies as relevant, the employees have failed to recognize the CE as an educational model and regard the actions as specific courses, believing however, that the work developed in the company really contributes for their personal and profes sional development.
  • História, regulação e poder disciplinar no campo da supervisão escolar Artigos

    Leal, Adriana Bergold; Henning, Paula Corrêa

    Resumo em Português:

    Este artigo tem como tema a supervisão escolar, sendo ela questionada por ângulos diferentes daqueles recorrentemente anunciados nas bibliografias específicas e até então raramente colocados sob suspeita. Como resultado das análises, problematiza a história da supervisão como uma narração linear que continua regulando o trabalho docente, mesmo negando essa função. Entendendo a regulação como uma forma de conduzir a ação docente, aproxima desta o conceito de poder disciplinar e os instrumentos de que, segundo Michel Foucault, esse poder faz uso para agir sobre os sujeitos: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Ressalta ainda a produtividade do fazer docente como justificativa da regulação provocada pela função supervisora. Interrompendo o curso natural da história da supervisão, é possível perceber que, embora pertencendo a ordens discursivas diferentes, as fases históricas narradas atendem à mesma estratégia de ação reguladora e ao mesmo solo epistêmico.

    Resumo em Inglês:

    The presented article is about School Supervision, which is questioned by different angles from those announced again and again in specific bibliographies and until now rarely having been put under suspicion. As a result of the analysis, we problematize the history of supervision as a linear narrative that continues regulating the work of teaching, even denying this function. Regulation being understood as a way of conducting the act of teaching approximates, from this act of teaching, the concept of disciplinary power and the instruments which, according to Michel Foucault, are used by this power to act upon the individuals: hierarchical vigilance, normalizing sanction and exam. This study also emphasizes the productivity of teaching as a justification for the regulation provoked by the supervising function. When the natural course of supervision history is interrupted, it is possible for us to see that the historical phases narrated, even though belonging to different discursive orders, answer to the same strategy of regulating action and to the same epistemic ground.
  • A questão da experiência no ensino da filosofia: um problema contemporâneo Artigos

    Gelamo, Rodrigo Pelloso

    Resumo em Português:

    Os problemas que afetam a sociedade não estão mais centrados no âmbito da reflexão sobre a cultura, a política e em uma inflexão a si mesmos. A vida, um dos principais elementos da reflexão filosófica, tornou-se destituída de valor e passou a ser medida pelo "desejo" do mercado. Por isso, segundo Foucault, é difícil criar condições de resistência, uma vez que não se sabe de onde vem o poder, onde estamos e qual o nosso desejo: tudo o que pertencia ao sujeito está capturado pelo biopoder. Assim, vivemos (sobrevivemos, nos termos de Agamben) num momento de empobrecimento da experiência, da vida, dos valores e de nós mesmos. O problema que se coloca é, então, como resistir a esse empobrecimento? Pensamos que uma possível chave para pensar esse problema esteja na procura por compreender como nos tornamos empobrecidos dessa capacidade de fazer experiência. Nossa intenção é compreender como o ensino da filosofia se posiciona face à pobreza de experiência, apontada por Benjamin.

    Resumo em Inglês:

    The problems that affect society are no longer focused on the scope of reflection about culture, politics and on a turnaround in itself. Life, one of the main elements of philosophical reflection, has become devoid of value and now is measured by the "desire" of the market. Hence, according to Foucault, it is difficult to create conditions of resistance, since it is not known where power comes from, where we are and what we want: everything that belonged to the subject is captured by biopower. Thus, we live (survive, according to the terms used by Agamben) at a time of impoverishment from culture, life, values and ourselves. The problem that arises, then, is how to resist to that impoverishment? We believe that a possible key to think this problem is the attempt to understand how we have become impoverished from that capacity to do an experience. Our intention is to comprehend how the teaching of philosophy faces the poverty of experience, pointed by Benjamin.
  • Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales: diálogos con américa latina

    Guerrero Tejero, Irán Guadalupe
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br