Acessibilidade / Reportar erro
Educação em Revista, Volume: 28, Número: 1, Publicado: 2012
  • Documento sem título Editorial

    Cirino, Sérgio; Galvão, Ana; Leão, Manuela David Geraldo; Versiani, Zélia
  • O magistério de ensino secundário e a regulamentação da profissão (1931-1946) Artigos

    Dias, Amália

    Resumo em Português:

    Apresentamos as políticas públicas destinadas a regular o estatuto econômico do magistério particular de Ensino Secundário, em face do contexto histórico de organização das relações trabalhistas e da expansão do setor privado no ensino no pós-1930. A partir da atuação do associativismo docente, examinamos as correlações de força entre órgãos do governo, empregadores e magistério particular na definição de contratos de trabalho e registro profissional, posto que a legislação é produto de relações sociais e de poder. Sob a égide do governo federal, essas relações foram canalizadas para o interior das agências estatais, o que, contudo, não anulou as dimensões de conflito intraestatais e entre sujeitos coletivos organizados que encaminharam suas propostas, manifestaram resistências, articularam alianças e disputaram a hegemonia do processo decisório.

    Resumo em Inglês:

    The public policies intended to regulate the economic state of private teaching in secondary education are presented, with the historical context of its (secondary education's) organization, in mind, including its working relations and the expansion of the private sector in teaching post-1930. From the teaching association's performance, we are able to examine the correlative forces between the government agencies, employers and the teaching profession, in the definition of work contracts and professional register, since it follows that legislation is a product of social relations and power. Under the aegis of the federal government, these relations have become part of the remit of state agencies, but this, in actual fact, hasn't eradicated the dimension of interstate conflict and, between the organized collective subjects that have forwarded their proposals, resistance has become apparent, alliances have been articulated and the hegemony of the decision-making process has been disputed by them.
  • Dos temores ao encanto: o cotidiano escolar na literatura brasileira Artigos

    Rocha, Heloísa Helena Pimenta; Pinto Neto, Pedro da Cunha

    Resumo em Português:

    Entre os registros culturais que participam do processo de produção de representações sobre a escola e o cotidiano escolar, a literatura brasileira dos séculos XIX e XX ocupa um lugar privilegiado. Tomando a escola como tema de fabulação, algumas das obras publicadas no período compõem imagens que remetem o leitor à vida cotidiana dessa instituição, em suas relações com a vida familiar e o mundo que a cerca. Ao referir-se aos objetos materiais, ao trabalho dos professores, à organização escolar, aos impressos que ali circulam, às relações que se estabelecem entre os seus integrantes, aos medos, angústias, alegrias, sensações e sentimentos que acompanham tal vivência, essas obras produzem representações que permitem uma identificação e uma aproximação entre a vida dos personagens e a do leitor. As representações sobre a escola e suas práticas, postas em circulação por meio das obras literárias, adquirem múltiplos sentidos e, de alguma forma, participam dos processos pelos quais atribuímos sentidos à nossa própria experiência escolar. Por meio da leitura de registros literários sobre a experiência da escolarização, este texto procura flagrar a escola em sua cotidianidade, indagando sobre os modos como os sujeitos representam a instituição escolar.

    Resumo em Inglês:

    Among the cultural records included in the (historical) account of schooling (worldwide) and of daily life in school, the Brazilian literature from the 19th and 20th Centuries, occupies a privileged position. Taking the school as a literary theme, some of the works published during this period paint a picture that allow the reader to enter into the daily life of this institution, its relation to family life and the world surrounding it. By referring to school materials, the teacher's work and duties, school organization, printed papers in circulation, the relationships established among the school members, the fears, anxieties, moments of joy and other typical feelings and sensations of the period, these works make presentations that allow us to identify with, and permit a proximity between, the life of the characters and the reader. These presentations about the school and its practices, put in circulation by way of these literary works, acquire multiple feelings and, in some way, contribute to the process whereby we uncover our feelings about our own schooling experience. Through the reading of literary records of the schooling experience, this article attempts to portray the school in its day to day reality, investigating the way in which the subjects represent the educational institution.
  • O lugar simbólico da criança no Brasil: uma infância roubada? Artigos

    Gurski, Roselene

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa o lugar simbólico da infância no Brasil. Partimos da reflexão sobre o conceito de experiência em Walter Benjamin e de algumas noções da Psicanálise. Inicialmente, revisamos a construção sócio-histórica do conceito de infância no mundo ocidental e no país. Para tal, fizemos um breve percorrido sobre as principais ações e políticas públicas do Estado desde o século XIX. Uma das interrogações do escrito remete à reflexão sobre a simultaneidade da posição de majestade/dejeto das crianças brasileiras, especialmente no que se refere à histórica diferença no tratamento dado às crianças de diferentes estratos sociais. O artigo sugere a ausência de um estatuto simbólico da criança, no que se refere às duas facetas da infância; questionamos, sobretudo, a existência de uma espécie de roubo da infância, na medida em que não são ofertadas às crianças condições passíveis de realizar a experiência da infância.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the symbolic place of childhood in Brazil, having as a starting point a reflection upon Walter Benjamin's concept of experience, as well as some notions from Psychoanalysis. Firstly, there is a review of the social-historical construction of the concept of childhood in this country and in the occidental world, which is achieved by carrying out a brief overview of the state's main actions and public policies from the 19th century onwards. One of the questions raised here leads to a reflection on the simultaneously existing positions of majesty/dejection that Brazilian children occupy, particularly regarding the historical difference in the treatment given to children from different social strata. The article suggests that what is missing is a symbolic statute for childhood concerning its two facets, questioning whether childhood is "stolen", once children are not offered appropriate conditions to live the experience of childhood.
  • A interiorização da assistência à infância durante a primeira república: de São Paulo a Ribeirão Preto Artigos

    Fonseca, Sérgio C.

    Resumo em Português:

    A interiorização em análise neste texto refere-se a uma região e sua cidade expoente, Ribeirão Preto, que, entre o final do século XIX e o início do XX, se recriou devido à cafeicultura, à ferrovia, ao trabalho assalariado, à imigração e ao aumento demográfico, motivador de sua urbanização. Devido a esses processos, a cidade experimentou diversos problemas sociais, entre os quais o abandono de crianças. Para resolver o abandono de crianças, assim como prover os cuidados médicos e higiênicos com a infância e lidar com a delinquência infanto-juvenil, os modelos institucionais adotados na cidade imitaram ou incorporam elementos das práticas assistenciais vigentes no início da Primeira República, sobretudo daquelas estabelecidas na capital paulista. Assim, o propósito deste artigo é demonstrar que o Asilo Anália Franco, o Instituto de Proteção e Assistência à Infância e o Patronato "Diogo Feijó" são exemplos do processo de interiorização da assistência à infância em Ribeirão Preto.

    Resumo em Inglês:

    The internalization, in analysis in this text refers to a region and its exponent city, Ribeirão Preto, from late nineteenth to early twentieth century, which was reformed/altered due to coffee farming, the arrival of the railroad, paid labor, immigration and the resultant increase of population, leading to it becoming urbanized. Due to these processes, the city experienced many social problems, including the abandonment of children. To respond to the abandonment of children, as well as providing medical care, and hygiene, to children and to deal with juvenile delinquency, the institutional models adopted by the city, imitated or incorporated elements of existing care practices utilized at the beginning of the First Republic, especially those established in the state capital, São Paulo. Thus, the purpose of this paper is to demonstrate that the Asilo Anália Franco, the Institute for Protection and Assistance of Children, and the Patronage of "Diogo Feijó" are examples of this process of child care in Ribeirão Preto.
  • Além da lama e do lixo: movimentos de escolarização em São Pedro, Vitória/ES (1977-2007) Artigos

    Nunes, Kezia Rodrigues; Ferreira Neto, Amarílio

    Resumo em Português:

    Discute o processo histórico de escolarização da infância no bairro São Pedro I, em Vitória/ES. Relaciona-o com o movimento de constituição da região na década de 1970. Toma como lócus o CMEI da Amizade, instituição que acompanha a primeira referência de espaço educativo. Privilegia como fonte o relato dos sujeitos residentes no bairro, expressos em dois livros sobre o movimento de constituição da região, escritos por uma moradora, e uma obra produzida por pesquisadores, moradores e a Prefeitura de Vitória. Também destaca as narrativas de uma cozinheira e de uma auxiliar de serviços gerais, profissionais da instituição pesquisada. As fontes são analisadas como "testemunhos", como conhecimento através de "vestígios". Procura compreender os "usos táticos" e "estratégicos" praticados pelos sujeitos na mobilização popular, na organização das moradias e instituições educativas, bem como os reflexos dessa experiência para os que permanecem no CMEI educando crianças, atualmente.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses the historical process of schooling in childhood in the neighborhood of San Pedro I, in Victoria, E.S. It looks at the constitutional movement of the 1970s in the (E.S.) region. As its focal point, it takes "CMEI da Amizade", an institution that follows the first reference to educational space. It has as a privileged source, the accounts of residents of the neighborhood. These subjects' accounts, are expressed in two books on the region's constitutional movement, one written by a resident, and another, a work produced by researchers, residents and the local government of Victoria. It also highlights the narratives of a cook and a general services assistant, professionals of the institution being investigated. The sources are analyzed as witness accounts providing remnants of knowledge and therefore comparative data. What it seeks to understand are the "practical strategies" and "tactics" employed by the subjects in these popular movements: the housing organizations; the educational institutions; to reflect on these experiences to assist those that remain in CMEI teaching children currently.
  • Reflexões sobre a influência de Maquiavel na educação e na formação do Estado Moderno Artigos

    Oliveira, Terezinha; Rubim, Sandra Regina Franchi

    Resumo em Português:

    Este texto tem como objetivo analisar algumas formulações de Nicolau Maquiavel sobre a teoria política, bem como refletir sobre a contribuição de suas ideias, expostas na obra O Príncipe, para a formação do Estado Moderno Absoluto. Essa obra foi resultado de suas reflexões sobre os problemas do seu tempo: séculos XV e XVI, na Itália. O Príncipe expressava o desenvolvimento dos Estados Nacionais, a dessacralização do político, a independência do poder temporal em relação ao poder religioso e a primazia do Estado frente à religião. Consideramos que a obra de Maquiavel é de suma relevância para a história das ideias, principalmente, no campo da ciência política. Dessa forma, destacamos a importância do estudo de seu pensamento sob a perspectiva da Educação, o qual nos possibilita a compreensão dos fundamentos políticos da modernidade e, por conseguinte, o entendimento da formação do homem político-moderno.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to analyze some of Nicolas Machiavelli's formulations on political theory, as well as to reflect on the contribution of his ideas to the formation of the Absolute Modern State, in his work The Prince. The Prince was the result of his reflections on the problems of his time: the fifteenth and sixteenth centuries in Italy. His work expressed the development of Nation States, the removal of the sacred dimension from the political one, the independence of temporal power from religious power and the primacy of the state over religion. Machiavelli's work is considered to be highly important for the history of ideas, especially in the field of political science. Therefore, the importance of studying his thinking within an educational perspective is highlighted, enabling us to understand these political principles, so formative of modern society, and hence, understand the formation of the modern political man.
  • A psicologia e o Programa "Ler e Escrever": a formação de professores na escola Artigos

    Sawaya, Sandra Maria

    Resumo em Português:

    O artigo traz dados de uma investigação cujo objetivo foi contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o "Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º Ano", analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas ideias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado "ensino tradicional". Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura.

    Resumo em Inglês:

    The article presents data from an investigation, having as its objective, a deepening of our comprehension of how psychology is being applied in educating teachers, who are already in service. By examining the São Paulo training program "The Reading and Writing Project, Priority in school" and "The Project, All Power to the First Year", the way children are conceived of, based upon psychological concepts, is analyzed, alongside their learning achievements and initiation into our writing culture in response to projects designed to facilitate this. Because of new ways we have of conceptualizing the learning process, where learning is now considered a consequence of the constructive nature of the young mind, it is pertinent to ask, to what extent these ideas break with previous ones, those belonging to so-called "traditional teaching". To answer this question, some contributions from the history of reading, were reviewed.
  • A escrita de diários na formação docente Artigos

    Souza, Ana Paula Gestoso de; Carneiro, Reginaldo Fernando; Perez, Silvia Maria; Oliveira, Evaldo Ribeiro; Reali, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; Oliveira, Rosa Maria Moraes Anunciato de

    Resumo em Português:

    Este artigo buscou investigar as contribuições da escrita de diários para estudantes de um curso de Pedagogia que já haviam cursado as disciplinas de estágio supervisionado para a docência, em que uma das atividades se referia à elaboração de diários de campo. Os dados foram coletados por meio de questionários com perguntas abertas. A análise dos dados evidenciou que os alunos registravam os acontecimentos no diário logo após o estágio e realizavam uma descrição detalhada deles. Para a maioria dos estudantes a escrita dos diários possibilitou a reflexão sobre a prática observada e sobre a sua própria prática, configurou-se como um apoio à memória e possibilitou o distanciamento das experiências vividas, permitindo a análise mais densa destas. Além disso, evidenciou-se a importância de o formador oferecer feedbacks, orais ou escritos, e de a reflexão sobre os acontecimentos ser pautada no referencial teórico.

    Resumo em Inglês:

    This article investigated the contribution that keeping a diary, made to pedagogy students who had already attended a course with a supervised teaching stage, in which one of the activities involved the development of field diaries. Data was collected from questionnaires with open questions. Data analysis showed that the students recorded the events in the diary shortly after the supervised lesson/teaching period and that they produced a detailed description of the facts/events. For most students, keeping a diary allowed them to reflect on the practice (of other students) they observed, and on their own practice, while also assisting their memory of events and permitting some detachment from their experiences, thereby allowing a more profound analysis of what took place. Moreover, it provided evidence of the importance of the supervisor offering feedback, written or oral, and also the importance of referring to theoretical literature while reflecting on one's teaching.
  • Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores Artigos

    Gariglio, José Ângelo; Burnier, Suzana

    Resumo em Português:

    Tendo como referência a histórica desregulamentação da docência na Educação Profissional e Tecnológica, além de uma restrita produção científica sobre a matéria, fazemos uma discussão inicial sobre os saberes mobilizados pelos docentes da EP, analisando, a partir das representações dos sujeitos docentes de diversas instituições, os saberes acionados e demandados nas suas atividades educativas e as concepções de formação profissional subjacentes a tais saberes. Autores como Gauthier, Tardif, Lessard, Oliveira e Peterossi ancoram nossas análises, que apontam para a necessidade de se avançar o debate tanto sobre o modelo quanto sobre o lócus da formação desses professores, dando atenção às suas especificidades. Aponta-se para a urgência de definição de políticas de Estado na área: regulamentação do exercício da docência na EP, estratégias de profissionalização, definição de carreiras, salários e avaliação.

    Resumo em Inglês:

    Having as its reference the historical teaching de-regulation in technological and vocational education, along with a restricted (rare or scarce) scientific publication on the matter, we carry out an initial discussion concerning the knowledge base mobilized by the TVE teachers. We do this by means of an analysis of: 1) presentations by teachers from several TVE institutions; 2) the knowledge base activated and/or called into demand by these educational activities. Authors like Gauthier, Tardif, Lessard, Oliveira and Peterossi, strengthen (by way of a theoretical base) our analysis, while at the same time making it clear that a debate needs to be launched, as much for the sake of defining the model, as for defining the locus (focal point) in the training that TVE teachers receive. Attention needs to be given to the specificities encountered in providing training for teachers training in this field. The urgent need for the state to define its policies in this area, is also pointed out. For example, there is a need for: 1) the regulation (or standardizing) of TVE teaching practices; 2) strategies to make TVE teaching more professional: defining careers; setting salaries; assessment procedures.
  • Capacidade, dotação, talento, habilidades: uma sondagem da conceituação pelo ideário dos educadores Artigos

    Guenther, Zenita Cunha; Rondini, Carina Alexandra

    Resumo em Português:

    Embora o escopo deste trabalho seja de origem teórica, relata um estudo exploratório que busca situar a base de conceituação em Educação Especial para alunos Dotados e Talentosos, no Brasil, captando as definições compreendidas por profissionais da educação pela sondagem de sua opinião sobre que termos e expressões são usados, com que significados e em que situações. Os sujeitos incluíam 80 educadores interessados ou envolvidos na área (Grupo A) e 107 professores da rede pública no interior de São Paulo (Grupo B). Há poucas diferenças de opinião entre os sujeitos, nos dois grupos, com algumas exceções, principalente em questões relacionadas a nível de conhecimento e familiaridade com referencial teórico. Ambos os grupos indicam conceituação confusa, notadamente para os termos oficiais, superdotação e altas-habilidades; a maior carga de rejeição e exploração na mídia é alocada a superdotação. Os conceitos alta capacidade, alto desempenho e dotação são definidos em consonância com o referencial básico, que diferencia capacidade natural de capacidade adquirida; Talento reflete a ambiguidade encontrada na área, referindo-se, ao mesmo tempo, a capacidade natural e capacidade adquirida.

    Resumo em Inglês:

    The present study, while arising from a theoretical basis, is nonetheless, an exploratory study that attempts to identify the Basic Concepts of Special Education for is gifted and talented students of Brazil. The definitions and notions understood by the subjects, all professionals in the field of education, are captured by probing them, about their opinions on which terms and expressions are commonly used, with which meanings, and in which specific settings. The sample is comprised of 80 educators studying or involved within the area, (Group A), and 107 regular school teachers from a state school system in São Paulo State (Group B). Very few differences of opinion are registered between the two groups, save a few exceptions, mainly in relation to a knowledge of, and familiarity with, the theoretical framework. Both groups indicate conceptual confusion, in particular with the following official terms: super-giftedness and highly-skilled, with the largest rejection load (erroneous understanding) and also the highest media exploitation being allocated to the term, super-gifted. The concepts high ability, high performance and giftedness are defined according to the theoretical framework which differentiates natural ability from acquired ability; The word talent reflects the ambiguity encountered in the area, being referred to, at the same time, as natural ability and also as acquired ability.
  • Educação ambiental em unidades de conservação: políticas públicas e a prática educativa Artigos

    Valenti, Mayla Willik; Oliveira, Haydée Torres de; Dodonov, Pavel; Silva, Maura Machado

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo exploratório sobre as ações de educação ambiental desenvolvidas em unidades de conservação (UCs) brasileiras em relação a público, parcerias, linha pedagógica, objetivos, atividades, temas, avaliação e documentos de referência. Além disso, analisamos uma possível influência do Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA) nessas práticas. Utilizamos dados de 56 UCs brasileiras coletados em questionário distribuído em 2007. Analisamos o total de UCs e dois grupos distintos: as que citaram e as que não citaram o ProNEA como referência. As ações educativas apresentam alguns princípios das novas tendências da educação ambiental e das políticas públicas elaboradas nos últimos anos no Brasil. Concluímos que embora uma política pública de larga escala, como o ProNEA, seja importante para orientar as mudanças desejadas, não é suficiente para que essas mudanças sejam incorporadas às práticas educativas.

    Resumo em Inglês:

    This paper presents the results of an exploratory study on actions in environmental education, developed in protected areas (PAs) of Brazil in relation to: the public; to partnership organizations; current pedagogical practice; intended objectives; activities realized; subject areas covered; assessments made and reference documents utilized. We also analyzed the influence on environmental education, of the National Environmental Education Program (ProNEA). We made use of data relating to 56 Brazilian PAs, collected from a questionnaire distributed in 2007. We analyzed all PAs together and also the PAs divided into two groups: PAs that cited and those that did not cite ProNEA as a reference document. The educational actions represent some of the principles emerging, as new trends in environmental education arise, and are reflected in public policy developed in Brazil over recent years. We conclude that although a large scale public policy, like ProNEA, is important in providing guidance for the desired changes, it is not sufficient to ensure that these changes be incorporated into educational practice.
  • Performance e educação: relações, significados e contextos de investigação Artigos

    Pereira, Marcelo de Andrade

    Resumo em Português:

    Esta investigação consiste na apresentação e na discussão do conceito de performance em vista de sua relação com a prática educativa. Para tanto, parte de uma investigação metafilosófica - ao abranger antropologia, teoria literária, linguística, artes e pedagogia - como forma de reter significações adequadas de performance que possibilitem redefinir a prática educativa desde um princípio estético. A pesquisa conforma, ainda, a apresentação dos contextos de investigação da performance - arte, comunicação e cultura -, a fim de justificar uma teoria da performance na educação, como também a proposição de uma prática pedagógica performativa, sinalizando para o caráter expressivo da ação educativa. O texto trata, ao fim e ao cabo, da materialidade da comunicação docente, como também, de maneira colateral, da experiência e da formação estéticas.

    Resumo em Inglês:

    The following article presents and discusses the concept of performance. It intends to relate the meanings of performance to educational practice. As a meta-philosophical investigation this paper tries to analyze performance (making performance itself the object of investigation) considering the contributions of anthropology, theory of literature, linguistics, arts and pedagogy. To this extent this text makes an attempt to retain the meaning of pedagogical practice as based in aesthetical principles. As one might expect, the investigation takes place in the context of performance - art, communication and culture - the purpose being, to prove (justify) a theory of performance in education, because by taking the proposition of a practical performance pedagogy further, it points the way for educational action of an expressive character/nature. As well as qualitatively evaluating the aesthetic experience, and an aesthetic education, the investigation also intends to measure the teacher's communication, empirically (another words, quantitatively).
  • Conteúdo básico comum: ensino de arte em escolas públicas estaduais de Belo Horizonte/MG Artigos

    Bessa, Pedro Pires; Mendes, Vanderlei

    Resumo em Português:

    Procuramos captar como se dá, na prática, a implementação do Conteúdo Básico Comum, o CBC, de Arte - atual Proposta Curricular do Estado - no primeiro ano do Ensino Médio, em duas escolas públicas estaduais localizadas na cidade de Belo Horizonte/MG. Optou-se por pesquisar somente escolas (pólo de Ensino Médio), uma classificada como Escola Referência, a outra, não. Visamos a mostrar as conclusões relativas à proposta pedagógica em Arte das escolas pesquisadas; o planejamento do arteeducador, verificando as possibilidades de um diálogo entre este e o CBC/Arte; a colaboração dos agentes informadores; bem como a perspectiva do alunado quanto aos aspectos conceituais, procedimentais e atitudinais oferecidos nas aulas de Arte. Longe de se querer, a partir da análise de duas escolas, generalizar os resultados, pretende-se que, ao elucidar questões presentes nas escolas pesquisadas, possam elas servir de reflexão e signifiquem uma contribuição a outras escolas, a professores e pesquisadores.

    Resumo em Inglês:

    We try to capture, as it is happening, the practical implementation of "Common Basic Contents, CBC, of Art - the current Curricular Proposal of the State - in the 1st year of secondary school, in two state public schools, both located in the city of Belo Horizonte/MG. We chose to research only schools (two secondary schools, poles apart in performance levels) one classified as a Reference School; the other, not. We aim to draw our conclusions with relation to the pedagogical Art proposal of the school being studied; the art educator's planning process providing the opportunity for exploring what possibilities exist for a dialogue between the school proposal and that of CBC/Art; the cooperation of all agents able to inform (shed light on) the process; not least, the perspective of the student body, but equally the conceptual, procedural and attitudinal aspects presented in Art classes. Far from intending to generalize results, having only analyzed two schools, the intention is rather to elucidate current (and contemporary) issues in the surveyed schools, such that they can be reflected on and be colocated alongside contributions from other schools, teachers and researchers.
  • O papel dos relacionamentos interpessoais na internacionalização de instituições de ensino superior Artigos

    Duarte, Roberto Gonzalez; Castro, José Márcio de; Cruz, Ana Luiza Albuquerque; Miura, Irene K.

    Resumo em Português:

    A literatura sobre internacionalização de IES negligencia dois aspectos desse processo: as diferenças dos processos de internacionalização na graduação e na pós-graduação e o papel das redes de relacionamentos dos docentes no processo de internacionalização. O propósito deste artigo é discutir o papel dessas redes de relacionamentos no processo de internacionalização da pós-graduação. Para tanto, realizou-se um estudo comparativo de casos de duas universidades confessionais brasileiras (PUC-RS e PUC-SP). Os resultados mostram que, em ambos os casos, as políticas de internacionalização são formuladas para as IES como um todo, não contemplando as especificidades da graduação e da pós-graduação, e que as redes de relacionamento dos docentes podem ter um papel relevante no processo de internacionalização de IES, sobretudo no nível da pós-graduação.

    Resumo em Inglês:

    The literature on internationalization of higher education institutions has disregarded two aspects inherent in this process: differences between the internationalization processes of undergraduates and graduates and the role of academic interpersonal networks in assisting this process. The aim of this article is to discuss the role these networks have with respect to the internationalization process at the post-graduate level. A comparative study has been developed in two Brazilian universities (PUC-RS and PUC-SP). Results have shown that in both cases internationalization policies are designed for the universities as a whole, without looking at any specifics for the process at the undergraduate level verses the graduate one, another-words, they are not treated as two separate cases. Results have also demonstrated that academics' networks may have a relevant role for the internationalization process, especially at the post-graduate level.
  • Interdisciplinaridade na escola: subsídios para uma Zona de Desenvolvimento Proximal como espaço simbólico Artigos

    Frade, Cristina; Meira, Luciano

    Resumo em Português:

    Este artigo visa a contribuir com subsídios teórico-empíricos sobre a concepção de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) como um espaço simbólico, de mediação semiótica, apresentada por Meira e Lerman (2010). Tais subsídios são extraídos da análise de uma pesquisa realizada por duas professoras-pesquisadoras, uma de Matemática, a outra de Ciências, de uma mesma turma de alunos do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte. Nesta pesquisa, executou-se um trabalho interdisciplinar entre as duas professoras, em que se investigou como e sob quais circunstâncias tal trabalho poderia encorajar os alunos a "cruzar as fronteiras" das duas disciplinas. A partir da ilustração de dois episódios de aprendizagem, a noção de ZDP como espaço simbólico é reforçada e a questão da fragilidade e da instabilidade de uma ZDP é discutida.

    Resumo em Inglês:

    Ments to the conceptualization: the Zone of Development in Proximity (ZDP), as a symbolic space that has a semiotic aspect (that mediates meaning of language and symbols), as proposed by Meira and Lerman (2010). Such elements are derived from the analysis of an interdisciplinary piece of research carried out by two teacher-researchers one a mathematician, the other a scientist, both teaching the same year nine secondary class, at a public school in Belo Horizonte, Brazil. This analysis shows how, and under which circumstances, such interdisciplinary work challenges or encourages the students to "cross the boundaries" between the two disciplines. Based on two learning episodes, the notion of ZDP as a symbolic space is reinforced, and the fragility and instability of ZDPs are discussed.
  • Juventudes, conectividades múltiplas e novas temporalidades Artigos

    Schwertner, Suzana Feldens; Fischer, Rosa Maria Bueno

    Resumo em Português:

    O artigo trata das relações entre juventudes e novas temporalidades, num tempo marcado por diferentes modos de sociabilidade e de conexão digital. Discutimos efeitos das mudanças tecnológicas nos modos de relacionamento jovem, partindo de dados de uma pesquisa sobre o uso do tempo em relação ao consumo cultural de jovens de uma escola pública da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Para pensar tais questões, utilizamos as bases teóricas de Carles Feixa, Carmen Leccardi, Maria Rita Kehl, Néstor García Canclini, Paulo Carrano e Juarez Dayrell, entre outros estudiosos. O foco está nos grupos jovens, em relação a indagações sobre tempo e protagonismo, tempo e desejo de conexão permanente, tempo e imediatismo das relações, tempo e nostalgia precoce.

    Resumo em Inglês:

    This study deals with relations between youth and new temporalities, in a digital connectivity era. We discuss the effects of technological changes in youth relationship from research data about time use in relation to cultural consumption of young people in a public school in the metropolitan region of Porto Alegre (Rio Grande do Sul). To think on those issues, we consider the theoretical framework of Carles Feixa, Carmen Leccardi, Maria Rita Kehl, Néstor García Canclini, Paulo Carrano, Juarez Dayrell and others. We focus on youth groups, on questioning time and significant subjects for contemporary youth, as role, desire for permanent connection, immediacy of the relationship, and early nostalgia.
  • Práticas socializadoras em famílias populaes e a longevidade escolar dos filhos Artigos

    Viana, Maria José Braga

    Resumo em Português:

    Este trabalho inscreve sua problemática no contexto mais amplo de compreensão de condições que possibilitam o fenômeno da longevidade escolar em famílias populares, discutindo alguns resultados de uma pesquisa que investigou a relação entre práticas socializadoras familiares e a constituição de disposições facilitadoras de sobrevida escolar nesses meios. A análise empreendida, construída a partir de dados extraídos de sete entrevistas em profundidade e de autobiografias escolares, direcionou o olhar para o modo de autoridade parental e para traços disposicionais dos sujeitos/alunos(as) entrevistados(as), mais especificamente, para as disposições à autonomia e temporais de futuro. No que concerne aos achados da pesquisa, o presente texto verticaliza num dos sete casos estudados e traz alguns temas transversais.

    Resumo em Inglês:

    The present work attempts to understand the phenomenon of schooling longevity, while looking in the broadest possible context at the conditions making this choice probable in low-income families, then discussing some research results that investigated the relationship between family socializing practices and the establishment of a disposition capable of facilitating schooling survival in this social class. The analysis was made, based on data collected during seven in-depth interviews and school reports. The focus was directed towards the quality of parental authority, identifiable and towards personality traits suggestive of the above-mentioned disposition that could be recognized in the interviewed subjects/students, in-particular, the following: autonomy; considerations about the future. Regarding these research findings, this article then chooses to focus in on one of the seven cases, and elucidates some common themes.
  • A desatenção como um eco da paixão pelo real Artigos

    Rodrigues, Luciana Azevedo; Farias, Márcio Norberto

    Resumo em Português:

    Este artigo discute como a virtualização do real, promovida pela atual indústria cultural, vem conduzindo ao enfraquecimento da capacidade das pessoas de prestarem atenção na leitura de textos. O trabalho argumenta que a paixão pelo real produz, como um de seus resíduos, a dificuldade das pessoas em se deterem perante algo, ao mesmo tempo em que torna a desatenção um índice da angústia do particular, que não encontra formas de expressão. A primeira parte aborda as reflexões adornianas sobre o pseudorrealismo; a segunda retoma as explicações freudianas sobre o sistema perceptivoconsciente e a abordagem de Zuin acerca delas; a terceira parte discute as análises de Zizek sobre o efeito espetacular do Real; e a quarta parte, além da abordagem de Türcke sobre o processo da leitura, reflete os ecos da universalização da irrealidade sobre a desatenção na leitura de textos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses how reality has become (intentionally) "virtualized", or rather turned into something virtual, by our contemporary Culture Industry, and how this, in turn, has been leading to a weakening of people's reading attention-spans. The work argues that in their passion for something real a residue is left (or a side-effect is felt), of a reduced ability to give anything one's full attention, while, at the same time, this inattention becomes a measure of a person's anguish as he/she fails to find a way of expression (a way to express him or herself). The first part is about Adornian's reflections on pseudorealism; the second, summarizes Freudian explanations concerning the perception-consciousness system, and Zuin's approach to them; the third part discusses Zizek's analyses of the outstanding effect of "The Real"; the fourth, as well as exploring Türcke's approach towards the process of reading, reflects on the universal/ubiquitous echoes of unreality (or pseudo-reality) where inattention to the reading of texts, is concerned.
  • Educação do campo: embate entre Movimento Camponês e Estado Artigos

    Ribeiro, Marlene

    Resumo em Português:

    O artigo trata do embate entre os diferentes movimentos sociais populares do campo, identificados na unidade provisória Movimento Camponês, que demandam a educação do campo voltada aos seus modos de vida e de trabalho, e o Estado brasileiro, no que concerne aos programas governamentais oferecidos em resposta a essa demanda¹ . Visa a apontar potencialidades da educação do campo, enquanto conquista do Movimento Camponês, e os limites que esta enfrenta, no Brasil, em que o capital agrário e financeiro, relacionado ao agronegócio, disputa a propriedade da terra e exerce pressão sobre o Estado. A importância deste trabalho está em promover uma reflexão sobre os desafios colocados ao Movimento Camponês, enquanto este orienta suas ações por um projeto societário em visível confronto com o modelo neoliberal de sociedade no qual se sustentam as ações do Estado brasileiro.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the conflicts between the Brazilian state and the different popular social movements of the countryside, especially the ones identified in the Peasant Movement’s provisional unit, which call for education to support a return to a rural way of life and work, looking for government policies that respond to this demand. It also aims to point out the potential, (as a Peasant Movement of conquest), that the rural education movement has, and the limits it faces, in Brazil, where it comes head to head with (in direct conflict with) agrarian and financial capital (or funding, e.g. of the state), associated with agro-business. At the same time, agri-business’s protagonists dispute the (peasant) movement’s ownership of, or right to, land and put pressure on the State to back their agenda. The importance of this paper is in providing a reflection on the challenges facing the Peasant Movement as it directs its actions in accordance with a socially-geared project, clearly in opposition to the neoliberal model of society while this model continues to exercise its influence on the Brazilian state.
  • Gestores escolares da rede pública em Minas Gerais: fatores de satisfação no trabalho Artigos

    Santana, Luiza Lúcia e Silva; Cunha, Nina Rosa da Silveira; Ferreira, Marco Aurélio Marques; Moura, Luiz Rodrigo Cunha; Oliveira, Adriel Rodrigues de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar a presença ou ausência de satisfação no trabalho dos diretores/gestores da educação básica pública, bem como sua interferência na gestão escolar. Tomou-se como referencial as categorias de Qualidade de Vida no Trabalho sugeridas por Walton. A pesquisa é descritiva, numa abordagem qual-iquantitativa, usando um questionário semiestruturado. A amostra consistiu de 124 casos distribuídos em 52 cidades de Minas Gerais. Os resultados indicam que há sentimento de satisfação por parte dos diretores/gestores com relação aos fatores relevância do trabalho, integração social na organização, uso e desenvolvimento de capacidades, constitucionalismo e oportunidade de crescimento profissional, o que propicia interferência considerada positiva na gestão escolar. Todavia, existe um sentimento de ausência de satisfação com relação aos fatores associados à remuneração; e um sentimento de indiferença, considerando os fatores associados às condições de trabalho e ao equilíbrio trabalho e vida.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to investigate the presence or absence of satisfaction at work of the directors/managers of basic state/public education, as well as its influence on school management. The category suggestions made by Walton in his "Quality of Work life", were referred to. This research is descriptive, with a qualitative and quantitative approach, using a semi-structured questionnaire. The sample consisted of 124 cases distributed across 52 municipalities of MG. The results indicate that there is a sense of satisfaction on the part of directors / managers with regard to the relevance of their work. Social integration in the organization, use of (and development of) employees’ capacities, constitutionalism and opportunities for professional growth, all provide proof of their positive influence on school management. However, there is a feeling of dissatisfaction with respect to factors associated with remuneration (salary), and a feeling of indifference regarding working conditions (and their associated factors) and concerning the work-life/home-life balance.
  • Apontamentos: a revista que não existe Artigos

    Balinhas, Vera Lúcia Gainssa; Veiga Júnior, Álvaro; Cunha, Álvaro Luís Ávila da

    Resumo em Português:

    O texto oferece aos/às leitores/as um processo simultâneo de produção de conhecimento e reinvenção do currículo. Ao relativizar ciência e cultura, concebendo a educação de maneira fluida, argumenta sobre a cientificidade de uma experiência político-pedagógica. O gesto de criação da revista Apontamentos permite desdobrar o espaçotempo pessoal e social; com isso, vem refletir sobre influências na subjetivação, construindo um texto amalgamado entre escrituras, buscando resistir criativamente às relações hegemônicas de poder. Teoriza seu fazer e seus percursos, compondo método em antinomia ética e estética com as posições que representam a verticalização do poder. A investigação projeta o currículo nas relações filosóficas entre o conhecimento e o cuidado de si, apoiando, prioritariamente, o estudo em Michel Foucault. Dentro dessa concepção, não haveria conteúdos pretendidos, separados das formas, da estética e de seu constituir, mas sim uma escritura conjugada em tempos e deslocamentos, vivência curricular construída com encontros em diferentes contextos e instituições educacionais, entre distintos grupos de professores/as e acadêmicos/as.

    Resumo em Inglês:

    The text offers the reader, simultaneously, knowledge production and curriculum reinvention. By relating science and culture to one another (letting their different standpoints influence one another), conceiving of education as a fluid process, it argues for the scientific validity of the political-pedagogical experience. The gesture of creating the journal, Apontamentos, allows the unfolding of a personal and social space-time; by doing so, it permits reflection on the influences involved in the process of subjectivity (allowing a personal experience and individual interpretation of events). It does so, by amalgamating the texts of various authors, in an attempt to resist hegemonic power relations, in a creative way. The process and the route are theorized to compose a method which is both ethically and aesthetically in opposition to hierarchical structures. The investigation lances the curriculum into a philosophical relationship between knowledge and the care of the self, which gains theoretical support from the work of Michel Foucault. Within this concept, there would be no intentional curricular content, separated according to its form (quality), nor of the aesthetic from the constitution (since it [the constitution] gives shape to the aesthetic experience of living), rather a journal of writing contributions, co-located (and conjugated) with reference to time and in spite of spatial separation (dislocation), hence a curricular living experience, built through the meeting of distinct groups of teachers and students, in different educational contexts and institutions.
Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais Avenida Antonio Carlos, 6627., 31270-901 - Belo Horizonte - MG - Brasil, Tel./Fax: (55 31) 3409-5371 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revista@fae.ufmg.br